Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discurso de Greta Thunbereg na ONU


Dr.Thales

Posts Recomendados

15 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Bom, quanto ao primeiro caso, é difícil responder pelo Governo. Mas o que o Salles AFIRMOU é que a ORIGEM do óleo é venezuelano. Se é fato ou não, se estão mentindo, aí é com o governo. Agora, partindo do pressuposto de que a informação é verídica, informar o fato é DEVER do governo para com a sua população/povo. Poderia ser com a Venezuela, EAU, EUA. Informar é o mínimo. 

Consequências Localizadas? Cara, são 2000 quilômetros de costa afetadas! E isso pq ninguém sabe até onde vai. Há biomas ali que levarão 20, 30, 40 anos para se recuperar. Argumento raso? Por favor, se informe sobre o fato! 

Bom, eu não sei teu conceito de efeito cascata, mas pra mim um bioma todo afetado, num polo turístico extremamente importante (e rentável) para o país, com várias cidades/populações que vivem em torno e em função da região, numa faixa de 2000 km que atinge recifes, extensas áreas de pesca, patrimônios ambientais importantíssimos (como Abrolhos, por exemplo) se enquadra em efeito cascata sim. Mas aí é questão de opinião e ponto de vista.

Se não afeta regiões não tocadas fisicamente pelo desastre, não é efeito cascata. O desastre em Brumadinho (ou Mariana antes), por exemplo, não gera efeito cascata porque só o estado em que ocorreram foi prejudicado diretamente.

 

 

15 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Vamos lá, Douglas. Penso que um defensor ambiental (digo quem realmente se empenha no fato, e não os esporádicos/midiáticos) provavelmente irá se preocupar com catástrofes ambientais, correto? O fato se enquadra como uma catástrofe ambiental. Ok, talvez não tão importante como a Amazônia (acho ridículo comparar desastres ambientais, mas vou seguir teu raciocínio), mas merece atenção. Seguindo tua linha de raciocínio, seria como um presidente de uma Federação Estadual (Minas) dar mais atenção e defender os interesses de clubes maiores em detrimento a outros menores, simplesmente pq a situação dos menores não importa tanto. Não sei se foi a intenção do Thales de especificar este nicho, mas realmente eu vi uma menor movimentação de quem realmente se importa (ou diz importar).

 

Depende de quem você está considerando nesse grupo então, porque o que eu vi foram menos "leigos" engajados enquanto os ambientalistas se organizaram de maneira muito melhor e mais rápida, seja pra dar o grito ou fornecer informações.

 

 

 

 

 

-----

 

 

 

 

15 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Agora, quanto a questão de ser falacioso, raso, é muito subjetivo. Na minha visão ser raso é utilizar justamente o argumento do "eu faço o que eu quiser", como você fundamentou. Mas aí é questão de opinião.

 

É um argumento raso porque sempre haverá algo pra ser apontado como "não está recebendo a mesma atenção então não estão sendo consistentes". É impossível se preocupar com todas as coisas de maneira igual, principalmente pra quem não lida com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 57
  • Criado
  • Última resposta
14 horas atrás, Dr.Thales disse:

As pessoas se importam com o que quiserem e eu sou ouve para apontar quando se importam APENAS ao que lhe aprouverem (e suas incoerências).

É disso que se trata liberdade de expressão, seja no libertarianismo (este é o termo correto) ou não.

Libertarianismo talvez seja um conceito que lhe torne ignorante, mas ainda há tempo de conhecê-lo

O pouco que eu conheço só me faz me sentir menos esperançoso com a humanidade. Tem mais? 😰

 

Em todo caso, qual a virtude de exercer sua liberdade e apontar essas supostas incoerências na sua visão libertária (ou libertariana)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desastre ambiental no nordeste é o maior da história do Brasil. Não tem justificativa alguma pra omissão do governo federal, que devia tá tratando isso como prioridade máxima. Não tem justificativa pra falta de notícia, isso é caso pra ter no mínimo uma edição inteira do Jornal Nacional dedicada. 

O Nordeste tá se acabando e a turma ao invés de tentar resolver tá culpando ONG e cobrando menina de 15 anos. Se fosse em Copacabana, meu deus do céu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Dr.Thales disse:

(não sei quanto tempo demora pra floresta se regenerar também, mas imagino que seja um processo rápido).

 

Na realidade, no caso da amazônia, o solo dela é pobre em nutriente. A floresta se mantém por conta da decomposição da matéria orgânica da própria floresta, do húmus. O desmatamento na amazônia acarreta muita perda de biodiversidade e de chuvas no sudeste, pq a vegetação secundária que cresce, cresce em um solo pobre. É bem longo o processo pra se regenerar, se não me engano existe até um ponto de não-retorno: https://acervo.socioambiental.org/acervo/noticias/amazonia-esta-se-aproximando-de-um-ponto-sem-retorno-mas-nao-e-tarde-demais 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há solução definitiva para questões ambientais. O que existem são paliativos, que podem prolongar a existência humana, o equilíbrio ambiental e a existência das espécies animais e seres vivos.

Saneamento básico é realmente importante e deveria ser prioridade para políticas ambientais urbanas.

O óleo no oceano e desmatamento de floresta remanescente são problemas gigantes e infelizmente vai nos custar qualidade de vida. Infelizmente teremos de lidar com um século cheio de problemas sociais, ambientais, existenciais, morais e psicológicos, convivendo com avanços tecnológicos antes impensados ao mesmo tempo que as pessoas continuam se preocupando com questões políticas obsoletas, pautando-se pelo que aprenderam do passado e do presente, não conseguindo mentalizar como poderia ser melhor no futuro.

Pode ser que estejamos destinados às rixas e ao espírito de oposições e discórdia, mesmo que seja direito e liberdade das pessoas, mesmo que não tenha um sentido objetivo e fiquemos perdidos com esse tipo de condicionamento "respeitar a opinião dos outros sem preocupar-se em investigar a coisa em si" enquanto todos ficam tentando matar o debate como o lado correto, ou fingindo-se que respeitam os posicionamentos alheios e evitando o debate e o confronto de ideias como algo positivo para perscrutar os segredos da existência, da realidade em que estamos submetidos, ao mesmo tempo que nossas ciências continuam a descobrir as origens do universo, as propriedades da matéria e quem sabe, uma Engenharia Ambiental capaz de gerenciar de forma eficaz os problemas que estamos causando (mesmo quando não somos os responsáveis por vazar óleo no oceano e são outras as pessoas que tacam fogo nas florestas).

A natureza não precisa ser salva. Nós e as espécies que existem atualmente é que precisam sermos/em salvos/as. Não é ativismo político ou ambiental que vai nos salvar, pois barulho irracional só atrapalha. É pesquisa científica e boa diplomacia que podem manter o atual arranjo ambiental estável. No entanto, a política tem que estar disponível para o que importa, e não sendo reduzida a discursos demagógicos focadas em objetivos eleitoreiros, cujos fins justificam sempre os meios que normalmente são (1) promessas descabidas, (2) políticas voltadas somente para agradar as pessoas (saneamento básico não é visto), (3) mentir e espalhar notícias falsas sobre os adversários. Isto tudo torna a política uma zona de ações irracionais, quando na verdade deveria ser relacionada à atividades racionais, de gente que sabe pensar a realidade para ajudar a sociedade.

No momento devemos lamentar que o nosso futuro a médio e longo prazo não tem boas perspectivas. É melhor não ter uma expectativa otimista do futuro, para não deixar-se iludido de que a nossa realidade daqui há 10 anos será boa. Muitas pessoas se preocupam apenas quando pesa no bolso, mas nada impede de preocupar-se com a questão ambiental e o bolso. Infelizmente será mais caro comer peixe. E perigoso também, visto que o óleo está contagiando o habitat dos animais que adoramos comer e contém tanta proteína.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveriam soltar aquelas bactérias que comem óleo no mar ou encontrar um jeito de estancar o óleo derramado.

 

Citar

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/11/02/borreator-ecologico-e-capaz-de-despoluir-o-equivalente-a-um-acre-de-arvores.htm

Resumo da notícia:

  • Startup criou um biorreator compacto, que se serve para prédios e casas
  • Como formato de um caixote, ele abriga algas que sugam o CO2
  • A eficiência dele na captura do gás é similar à de 400 árvores

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pela primeira vez é registrada uma temperatura acima de 20ºC no continente antártico. Ah..e a pesquisa foi realizada por cientistas brasileiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A guria pode ser alamista e o pessoal odiar até. Ela pode ser chata no que faz e deve ser até uma pirralha, bitolada e propositalmente criada por pais ativistas para ser uma ativista, como dizem. Mas pode ter certeza: estamos todos indo viver um inferno de clima porque os reacionários que negam as evidências continuarão a se apegarem em suas próprias crenças sem embasamento. Talvez por acharem que encontrarão uma forma de pagar com seu dinheiro uma forma de se salvar. Outros por talvez acharem que há um Deus para nos salvar se pedirmos perdão por sermos tão estúpicos. A única certeza que temos é de que iremos morrer um dia, e assim como cada um de nós nascemos, a espécie humana também nasceu. E assim nascido, a única certeza que tenho da humanidade é que um dia deixará de existir. Só não sei quando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • jonnyjones81
      Por jonnyjones81
      Estava lendo uma matéria sobre a tal ligação do Kajuru na IstoÉ e a matéria termina assim:
      “Finalmente, uma observação sobre o sistema eleitoral brasileiro, que o Congresso está querendo alterar. O sistema vigente hoje já dá bastante espaço para que políticos como Jorge Kajuru se elejam. São pessoas que não têm outras credenciais além da fama e de algum sentimento de indignação, ou desejo vago de “fazer o bem”, mas que nunca perdeu um minuto da vida pensando sobre políticas e administração públicas.
      Se o Congresso fizer o que deseja, e implantar o tal sistema do “distritão”, em que apenas os candidatos mais votados são eleitos, só haverá gente famosa na política. Aquele sujeito que passou a vida lutando em silêncio por uma causa, ou estudando gestão pública, nunca mais chegará ao parlamento, pois costuma ser eleito pelos votos concedidos aos partidos no sistema proporcional.
      Hoje, existe um Kajuru a mais do que o necessário no Senado. Imagine agora um Congresso feito só de Kajurus. Gostou?”
      Ou seja, uma clara critica à mudança.
      Então fui pesquisar e ler um pouco melhor sobre o tema do voto distrital e distrital misto. Achei uma matéria sobre o assunto muito, mas muito bem escrita (IMO). Vou deixar aqui para a leitura e um debate saudável.
      Como o voto distrital misto pode mudar as eleições no país
    • Henrique M.
    • Guilherme Faria
      Por Guilherme Faria
      https://oglobo.globo.com/brasil/torcidas-organizadas-saem-as-ruas-em-defesa-da-democracia-em-sao-paulo-minas-rio-1-24455430
      Seriam, talvez, o início de muitas outras? 
    • DEREK ROCHA
      Por DEREK ROCHA
      Boa noite queridos,
      Gostaria da opinião de vocês.
      Quem foi melhor? Romário ou Ronaldo Fenômeno? Alguns números oficiais:
      [ROMÁRIO]
      ELEITO 1X MELHOR DO MUNDO
      PROTAGONISTA E CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE 1994
      MELHOR JOGADOR DA COPA DO MUNDO DE 1994
      DISPUTOU AS COPAS DE 1990 E 1994
      8 JOGOS E 5 GOLS em COPAS DO MUNDO
      GOLS PELA SELEÇÃO: 70 JOGOS 55 GOLS
      GOLS PELOS CLUBES: POUCO MAIS DE 1000 JOGOS, 860 GOLS
      [RONALDO]
      ELEITO 3X MELHOR DO MUNDO
      PROTAGONISTA E CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE 2002
      MELHOR JOGADOR DA COPA DO MUNDO DE 1998
      DISPUTOU AS COPAS DE 1994, 1998, 2002 E 2006
      19 JOGOS E 15 GOLS EM COPAS DO MUNDO
      GOLS PELA SELEÇÃO: 99 JOGOS 67 GOLS
      GOLS PELOS CLUBES: POUCO MAIS DE 500 JOGOS, 414 GOLS
      Comenta aqui!
       
       

    • Aleef
      Por Aleef
      Podcast Presidente da Semana conta a história de Jair Bolsonaro; ouça
       
      Fatos relevantes
      01 de novembro de 2018 - Moro aceita convite de Bolsonaro para comandar Ministério da Justiça
      22 de novembro de 2018 - Bolsonaro anuncia Ricardo Velez Rodriguez como ministro da Educação
      06 de dezembro de 2018 - Coaf aponta que ex-motorista de Flávio Bolsonaro movimentou mais de R$ 1,2 milhão em operações suspeitas
      08 de janeiro de 2019 - Filho de Mourão assume assessoria especial da presidência do Banco do Brasil
      14 de janeiro de 2019 - Coaf aponta que Flávio Bolsonaro recebeu 48 depósitos suspeitos em 1 mês, no total de R$ 96 mil
      18 de fevereiro de 2019 - Governo anuncia demissão de Bebianno; Floriano Peixoto assume Secretaria-Geral
      20 de fevereiro de 2019 - Governo apresenta proposta de Reforma da Previdência para a Câmara
      08 de abril de 2019 - Vélez Rodríguez é demitido e Bolsonaro anuncia novo ministro da Educação
      17 de junho de 2019 - Em novo diálogo vazado, Moro orienta força-tarefa da Lava Jato a contestar na imprensa depoimento de Lula
      09 de setembro de 2019 - “Isso não é a atitude de presidente”, diz Macron sobre Bolsonaro em vídeo
      08 de novembro de 2019 - Congresso promulga reforma da Previdência nesta terça-feira
      21 de novembro de 2019 - Bolsonaro faz ato de lançamento de novo partido em Brasília
      16 de dezembro de 2019 - Pacote anticrime é sancionado com vetos
       
×
×
  • Criar Novo...