Jump to content
Sign in to follow this  
Leho.

Há 25 anos o Oasis debutava no Rock: Definitely Maybe

Recommended Posts

Leho.
Quote

25 anos de Definitely Maybe: 9 fatos essenciais sobre a estreia do Oasis
Em 1994, os irmãos Gallagher lançavam o disco que entraria para a história do rock, e colocaria a banda britânica no topo do mundo da música
 

REDAÇÃO PUBLICADO EM 29/08/2019, ÀS 11H03

Nesta quinta, 29 de agosto, o disco Definitely Maybe completa 25 anos. O trabalho de estreia do Oasis não apenas lançou a banda inglesa para o sucesso mundial e absoluto, mas também se instaurou como um marco na história do rock.

Só na semana do lançamento, lá em 1994, foram vendidas 86 mil cópias, recorde que o grupo detinha até 2006, quando o Arctic Monkeys estreou no mundo da música com Whatever People Say I Am, That's What I'm Not.
 

📍Leia mais: Há 10 anos, o fim do Oasis chegou depois de uma briga intensa entre Liam e Noel Gallagher
 

E todo esse sucesso proveniente do disco não veio à toa. A tracklist conta com clássicos absolutos que continuam até hoje nas playlists de muita gente, como "Supersonic", "Rock 'n' Roll Star", "Live Forever" e "Cigarettes & Alcohol".

Além de todos esses motivos pelos quais os irmãos Gallagher podem se gabar (e com certeza eles o fazem), a capa de Definitely Maybe também é uma obra à parte, com vários detalhes importantes e representativos do trabalho como um todo. Dá uma olhada na imagem abaixo, com os destaques que mencionaremos a seguir.

spacer.png
(Foto: Reprodução/Telegraph)

Então vamos lá:

Burt Bacharach

No canto inferior esquerdo é possível ver Burt Bacharach, pianista e compositor norte-americano do qual Noel é fã declarado.

Mas além de ser apenas uma homenagem, o próprio posicionamento da imagem na capa tem um significado: ao ser colocada ali, a foto remete à arte do disco Ummagumma, lançado pelo Pink Floyd em 1969, em que a banda colocou a capa da trilha sonora do musical Gigi.

Manchester United x Manchester City

Na janela mais próxima da televisão, foi colocada uma foto de George Best, ex-jogador do time de futebol Manchester United. Esse detalhe foi uma forma do guitarrista Boneheaddeixar claro para todo mundo que nem todos os integrantes do Oasis torciam para o Manchester City.

Três Homens em Conflito

A TV, por sua vez, exibe o filme Três Homens em Conflito (ou The Good, the Bad and the Ugly, título original e mais popular). Algum tempo depois do lançamento de Definitely Maybe, Noelcontou que esse clássico do velho-oeste dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood está na lista dos seus filmes favoritos.

Manchester City x Manchester United

Que os irmãos Gallagher são teimosos, não é novidade para ninguém. Então como o guitarrista deixou a marca de um torcedor do Manchester United com uma pequena foto, Liam e Noel fizeram questão de colocar uma maior de Rodney Marsh, jogador que fez história no Manchester City. 

A foto pode ser vista perto da lareira.

Cigarettes & Alcohol

Perto da foto de Burt Bacharach, está uma referência direta a um dos hits do disco, e um dos maiores da carreira do Oasis: um maço de cigarro e uma taça de vinho, elemetos obviamente relacionados a "Cigarettes & Alcohol", 8ª faixa do álbum.

As curiosidade e detalhes que envolvem Definitely Maybe vão muito além da capa. A letra de "Live Forever", por exemplo, é uma resposta de Noel ao movimento grunge que, segundo ele, era desnecessariamente depressivo.

Outro fato surpreendente diz respeito ao baixista Paul McGuigan. Poucos sabem, mas ele não gravou nenhuma das faixas do disco. 

E talvez o mais curioso disso tudo, seja o fato de Definitely Maybe fazer aniversário exatamente um dia após o aniversário de término do Oasis, com apenas 15 anos entre uma data e outra.

https://rollingstone.uol.com.br/noticia/25-anos-de-definitely-maybe-9-fatos-essenciais-sobre-estreia-do-oasis/

Oasis faz parte da playlist de mt gente da minha geração, mesmo a pessoa gostando ou não hahahaha. Presente em trilhas sonoras ou sucessos que tocaram mt em rádios na época, os caras cavaram um lugarzinho aí no meio do Rock.

25 anos do primeiro álbum dos caras, como o tempo passa.

 

 

🤘🏽

Share this post


Link to post
Share on other sites
Leho.

E toma essa outra aí porque hoje é sexta:

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Similar Content

    • Leho.
      By Leho.
      Essa vai especialmente para meu amigo @Vitor Jaú, hahahaha... e ae? Algo a dizer?
    • Leho.
      By Leho.
      Quem diria que, esse maluco cabeludo e desafinado se tornaria um dos maiores frontman's que o Rock já viu, hein?
      Hahahaha lembrança boa.
    • Leho.
      By Leho.
      Linha do tempo bacana, pra notar algumas mudanças na pegada do nosso rock desde os anos 50.
    • Leho.
      By Leho.
      https://globoplay.globo.com/v/7800104/ (em melhor qualidade!)
      -=-=

      Estréia no Brasil: 15 de Agosto
      -=-=
      Já tinha visto a matéria do Fantástico no dia que passou (Julho), e até ali eu conhecia mt pouco desse maluco delirante do Manson (só de ouvir falar). Que história escrota e maldita, impressionante. 
      E nessa semana estreou o nono filme do mestre Tarantino, que tem como pano de fundo justamente esse período dos assassinatos da "Família Manson" em Los Angeles, no final da década de 60. Dizem que segue o padrão altíssimo do diretor, tô me programando pra conferir nos cinemas, certamente...
      Mas enfim, pra quem já assistiu fica o espaço para o debate. Assim como pra falar dessa história do horror moderno aí, hahaha.
       
    • Leho.
      By Leho.
      Rapaz... é assim que começa a loucura, hahahaha.
      30 Seconds To Mars era uma PUTA banda, lá no comecinho dos caras, mas que tá cada vez mais se perdendo. E pelo visto a gente tá vendo quem é o responsável por essa "queda" aí. Triste.
×
×
  • Create New...