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Charles Manson, Beatles e Tarantino: a Los Angeles dos hippies


Leho.

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Disco “White Album”, dos Beatles, “inspirou” série de assassinatos
O serial killer Charles Manson usou o “White Album” para formular teorias homicidas

POR PAULO CAVALCANTI,
PUBLICADO EM 22/11/2018, ÀS 07H30

 

Resultado de imagem para beatles white album


Charles Manson foi o criminoso mais conhecido de todos os tempos. Graças à sua ligação com a contracultura e com astros do rock, por um curto período de tempo, ele também virou um ícone pop, mas de uma forma maligna.

Nascido Charles Milles Madoxx, no dia 12 de novembro de 1934, em Cincinnati, Ohio, Manson (o sobrenome foi adotado do padrasto, William Manson) permaneceu praticamente toda a vida adulta, encarcerado após ser condenado por crimes diversos.

Em março de 1967, ele tinha 32 anos: era um sujeito semianalfabeto, ladrão de carros, cafetão e falsário.

Manson foi parar em São Francisco e, lá, envolveu-se no universo da contracultura. Manson, um músico amador que conhecia preceitos da cientologia, falava com desenvoltura e era muito carismático.

Ele formou uma comunidade de jovens desajustados e que tinham abandonado suas respectivas casas. O grupo era chamado de Família. Os desajustados viviam de pequenos golpes e comiam restos de comida jogados fora pelos supermercados.

A Família Manson escolheu como lar um lugar nos arredores de Los Angeles chamado Spahn Ranch, que tinha sido usado para filmagens, anteriormente.

No final de 1968, Dennis Wilson, baterista dos Beach Boys, deu carona para Ella Jo Bailey e Patricia Krenwinkel, duas integrantes da Família Manson.

Ele as levou para a casa dele, no número 14400 da Sunset Boulevard. Foi assim que o músico ficou sabendo da existência de Charles Manson, que era chamado pelas garotas de “O Mago”. Na manhã seguinte, Wilson retornava para casa e viu que havia uma movimentação lá dentro.

Manson e seu séquito tinham invadido o local. Quando chegou à porta, Dennis se deparou com Manson. Ele encontrou um homem de menos de 1,60m, ligeiramente corcunda, barbudo e com o cabelo até os ombros. Com um olhar intenso, perturbador e hipnótico, o criminoso mais parecia um hippie saído de um filme gótico.

Wilson perguntou ao invasor: “Você vai me machucar?”. E ele respondeu: “Eu tenho jeito que vou machucar você?”. Em seguida, se ajoelhou e beijou os pés de Wilson. O baterista perguntou: “Quem é você?” E Manson respondeu: “Um amigo”.

Wilson ficou chocado com os acontecimentos inesperados, mas não se chateou, tampouco se preocupou em chamar a polícia. A Família Manson era integrada por um grande número de garotas jovens e bonitas prontas para o sexo.

Assim, o beach boy não se importou que Manson e seus parasitas morassem com ele por tempo indeterminado. Grande fã dos Beatles, Manson queria ser astro do rock e achou em Dennis Wilson o instrumento perfeito para conseguir o que queria.

Wilson começou a levar Manson para lugares badalados, como o lendário clube de LA Whisky a Go Go, e o apresentou para Neil Young e John Phillips (The Mamas and The Papas).

No final, Dennis Wilson tomou um prejuízo gigantesco: os “hóspedes” roubaram os discos de ouro dele, roupas caras e ainda estragaram seus carros. Wilson, então, acabou se cansando de Manson e companhia e conseguiu que eles fossem expulsos de sua mansão. Manson e seus comandados voltaram para o deserto, com planos diabólicos na cabeça.

Manson tinha teorias alucinadas sobre o destino da humanidade – e o dele, e de seus comandados. Ele acreditava que os brancos e negros iriam entrar em uma guerra racial e acabariam se exterminando. Achava que, após o assassinato de Dr. Martin Luther King Jr., em 1968, este seria o caminho lógico.

E somente ele, Manson, e sua Família, escondidos no deserto, sobreviveriam. Ao conceber esta teoria, misturava preceitos da Bíblia com as canções do White Album, que ele ouvia ininterruptamente dia e noite. Para ele, cada canção tinha um significado apocalíptico – tanto que batizou de “Helter Skelter” o eminente conflito. Na Inglaterra, a expressão era um sinônimo para roda gigante. Mas para Manson, era o fim do mundo, literalmente.  

A psicopatia de Manson entrou em ação no dia 8 de agosto de 1969. A atriz Sharon Tate e seus amigos Jay Sebring (um famoso cabeleireiro de Hollywood), Wojciech Frykowski (ator polonês) e Abigail Folger (herdeira de uma marca de café e namorada de Frykowski) foram massacrados na mansão localizada no número 10050 da Cielo Drive.

Foi um dos crimes mais sádicos e marcantes do século 20. No dia seguinte, foi a vez de Leno LaBianca (empresário do ramo de supermercados) e sua esposa Rosemary, que foram brutalizados no número 3301 da Waverly Drive. Manson organizou e ordenou os dois assassinatos, mas ele não participou deles pessoalmente.

Sharon Tate e seus hóspedes foram mortos porque Manson tinha noção de como entrar na casa onde ela morava. Já o casal LaBianca foram escolhidos aleatoriamente. Os assassinatos de Sharon Tate e amigos foram cometidos por Charles “Tex” Watson (braço direito de Manson), Patricia Krenwinkel e Susan Atkins – Linda Kasabian acompanhou os matadores, mas não participou diretamente do crime, permanecendo do lado de fora da casa.

O casal LaBianca foi morto por Watson, Krenwinkel e Leslie Van Houten. Manson ficou animado: ele realmente achava que ao analisar a aterrorizante e dúbia cena do crime, a polícia iria pensar que os massacres teriam sido executados pelos negros e assim a guerra racial que ele preconizava começaria.

Nos locais dos massacres, a gangue de Manson escreveu com o sangue das vítimas as palavras “Healter Skelter” (sic), “Death to Pigs” e “Arise”. Os investigadores não sabiam que as expressões tinham sido retiradas de faixas do White Album.

Levou um tempo para a polícia montar o quebra-cabeça relacionado aos Beatles e enquadrar a turma de Manson. Foi graças ao trabalho meticuloso do promotor Vincent Bugliosi que os hippies assassinos foram presos.

O horrível incidente dos assassinatos instigados por Manson jogou uma luz sombria na contracultura e por um tempo, o White Album também ganhou uma aura de “maldito”. Manson foi condenado à morte, mas a pena foi comutada - ele ficou a vida inteira atrás das grades. Ele morreu no dia 19 de novembro de 2017, aos 83 anos.

Anos após os assassinatos, John Lennon foi perguntado sobre Charles Manson. “Ele é um pirado”, disse o beatle. “Ele é como qualquer outro fã dos Beatles que vê misticismo em tudo. Nós costumávamos levar isto na brincadeira, especialmente quando algum intelectual começava a enxergar coisas simbólicas nas letras, falando sobre os anseios da nossa geração e coisas assim. Mas eu não sei o que ‘Helter Skelter’ tem a ver com esfaquear alguém. Eu nunca notei isso na letra. Para mim, a música sempre foi algum tipo de barulho”.

@Rolling Stone

Já tinha visto a matéria do Fantástico no dia que passou (Julho), e até ali eu conhecia mt pouco desse maluco delirante do Manson (só de ouvir falar). Que história escrota e maldita, impressionante. 

E nessa semana estreou o nono filme do mestre Tarantino, que tem como pano de fundo justamente esse período dos assassinatos da "Família Manson" em Los Angeles, no final da década de 60. Dizem que segue o padrão altíssimo do diretor, tô me programando pra conferir nos cinemas, certamente...

Mas enfim, pra quem já assistiu fica o espaço para o debate. Assim como pra falar dessa história do horror moderno aí, hahaha.

 

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Aproveitando o gancho, a Wondery está produzindo uma série de episódios em podcast no formato storytelling para esmiuçar a juventude de Charles Manson e os motivos que o levaram a cometer a série de assassinatos. 

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  • Diretor Geral
18 hours ago, P.S.Y. said:

Aproveitando o gancho, a Wondery está produzindo uma série de episódios em podcast no formato storytelling para esmiuçar a juventude de Charles Manson e os motivos que o levaram a cometer a série de assassinatos. 

Pô, maneiro demais hein! Pena que é em inglês 😔

Mas é isso aí. O espaço aqui serve pra isso, bora reunir conteúdo e debater sobre esse "guru" lunático aí.

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  • 2 semanas depois...
8 horas atrás, Dinheiro Tardelli disse:

Só hoje vi o filme. Parece uma sátira de um filme do Tarantino... ops

Eu vi semana passada e tenho que dizer que foi entediante para mim. Gosto dos filmes dele e dos atores, mas não consegui me envolver com a historia.

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On 9/3/2019 at 9:51 AM, boblk said:

Eu vi semana passada e tenho que dizer que foi entediante para mim. Gosto dos filmes dele e dos atores, mas não consegui me envolver com a historia.

Que história?

😛 

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  • 9 meses depois...
  • Diretor Geral

Assisti ontem. Gostei sim, mas dentre os filmes que já vi do Taranta, esse é o que menos leva as assinaturas dele hahaha. E o que menos te envolve na história também, é fato. Faltou "dar mais corpo" à esse enredo, que até tinha potencial, mas não se desenvolveu.

As atuações são boas, mas acompanham essa questão do enredo. São "só" boas, nada mt além. Pro tamanho e importância desse elenco, poderiam ter ido bem mais longe (e é aqui que o enredo prejudicou a porra toda).

Com relação à direção em si, o filme mantém o "padrão Taranta de qualidade" haha, mas como já disse, esse é o filme que menos vi suas características marcantes sendo colocadas na tela. Talvez de propósito mesmo. Ele pouco floreia dentro do filme, vai no básico e nisso acerta em cheio. É extremamente bem filmado, e a caracterização do ambiente e da cidade em si talvez seja o ponto forte disso tudo.

 

No mais, achei bem interessante o paralelo que ele estabeleceu entre seu roteiro e os assassinatos da Cielo Drive. Fugiu do que parecia óbvio. Confesso que acabou me surpreendendo, principalmente pelo ato final do filme, hahahaha!

 

7.0/10
(bom filme, mas nada grandioso como foi pintado).

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  • Vice-Presidente
8 hours ago, Leho. said:

Assisti ontem. Gostei sim, mas dentre os filmes que já vi do Taranta, esse é o que menos leva as assinaturas dele hahaha. E o que menos te envolve na história também, é fato. Faltou "dar mais corpo" à esse enredo, que até tinha potencial, mas não se desenvolveu.

As atuações são boas, mas acompanham essa questão do enredo. São "só" boas, nada mt além. Pro tamanho e importância desse elenco, poderiam ter ido bem mais longe (e é aqui que o enredo prejudicou a porra toda).

Com relação à direção em si, o filme mantém o "padrão Taranta de qualidade" haha, mas como já disse, esse é o filme que menos vi suas características marcantes sendo colocadas na tela. Talvez de propósito mesmo. Ele pouco floreia dentro do filme, vai no básico e nisso acerta em cheio. É extremamente bem filmado, e a caracterização do ambiente e da cidade em si talvez seja o ponto forte disso tudo.

 

No mais, achei bem interessante o paralelo que ele estabeleceu entre seu roteiro e os assassinatos da Cielo Drive. Fugiu do que parecia óbvio. Confesso que acabou me surpreendendo, principalmente pelo ato final do filme, hahahaha!

 

7.0/10
(bom filme, mas nada grandioso como foi pintado).

Podia ter dados uns centésimos aí, hein?

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  • Diretor Geral
3 hours ago, Henrique M. said:

Podia ter dados uns centésimos aí, hein?

Meme Think GIF

 

7.3/10 tá bom pra você? Seu viado, hahaha... assistiu ao filme?

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  • Vice-Presidente
12 hours ago, Leho. said:

Meme Think GIF

 

7.3/10 tá bom pra você? Seu viado, hahaha... assistiu ao filme?

Centésimos, amigo. Isso aí são só décimos. hahhaha

Algo tipo, 7,03.

Nem vi.

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  • Diretor Geral
8 minutes ago, Henrique M. said:

Nem vi.

Então assiste antes de ficar enchendo meu saco, cacete... hahahahahah!

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Eu achei um dos filmes mais fracos do Tarantino. O que segura são as excepcionais atuações...

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  • Diretor Geral
1 hour ago, ZaMBiA said:

Eu achei um dos filmes mais fracos do Tarantino. O que segura são as excepcionais atuações...

Concordo quanto a ser um dos mais fracos, mas não achei excepcionais as atuações não haha. Como falei acima, achei que pelo enredo ser limitado, isso acabou "podando" muito do que poderia ser a atuação do Di Caprio, do Pitt e principalmente do Al Pacino, por exemplo.

Não foram ruins, mas poderia ter sido algo magistral, do nível dos filmes TOP do Taranta.

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On 6/15/2020 at 1:48 PM, Leho. said:

Concordo quanto a ser um dos mais fracos, mas não achei excepcionais as atuações não haha. Como falei acima, achei que pelo enredo ser limitado, isso acabou "podando" muito do que poderia ser a atuação do Di Caprio, do Pitt e principalmente do Al Pacino, por exemplo.

Não foram ruins, mas poderia ter sido algo magistral, do nível dos filmes TOP do Taranta.

Acho que o único defeito foi que o Tarantino caiu na armadilha de fazer um filme sobre uma história que todo mundo já conhece, por isso o filme é todo centrado em construir os únicos personagens fictícios e em fazer com que quem assiste torça por eles. Confesso que o ritmo é bem lento para o tempo de filme.

O "charme" está, além de nas atuações (ainda que não tenham sido lá muito exigentes), na construção do mundo Hollywoodiano daquela época, nas aparições de gente já famosa atualmente interpretando personagens então famosos e passando aquela vibe de nostalgia do cinema e da música, com certo enfoque no auge do movimento Hippie e em como isso afetou a sociedade naqueles tempos. Tudo isso me convenceu sobre o filme.

Não concordo que seja o mais fraco ainda que não tenha assistido tantos filmes dele quanto gostaria, mas realmente não chega ao nível de suas melhores obras, ainda que seja um filme no mínimo bom.

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  • Diretor Geral
2 hours ago, Paulo Henrique VNP said:

Acho que o único defeito foi que o Tarantino caiu na armadilha de fazer um filme sobre uma história que todo mundo já conhece, por isso o filme é todo centrado em construir os únicos personagens fictícios e em fazer com que quem assiste torça por eles. Confesso que o ritmo é bem lento para o tempo de filme.

O "charme" está, além de nas atuações (ainda que não tenham sido lá muito exigentes), na construção do mundo Hollywoodiano daquela época, nas aparições de gente já famosa atualmente interpretando personagens então famosos e passando aquela vibe de nostalgia do cinema e da música, com certo enfoque no auge do movimento Hippie e em como isso afetou a sociedade naqueles tempos. Tudo isso me convenceu sobre o filme.

Não concordo que seja o mais fraco ainda que não tenha assistido tantos filmes dele quanto gostaria, mas realmente não chega ao nível de suas melhores obras, ainda que seja um filme no mínimo bom.

Então, acho que nem foi uma "armadilha" em si, creio que o Taranta já foi sabendo disso e de propósito escolheu essa exata história pra poder desenvolver o que ele realmente queria: o ambiente. Como você bem disse, o "charme" do filme é a ambientação e o "mundo" criado ali, e isso não exatamente acaba agradando a todos né, já que enredo é um fator bastante importante de avaliação do público em geral.

Enfim, eu não disse que é 'O' filme mais fraco dele, mas dos que eu vi, certamente foi o que menos me encheu os olhos. É diferente, hehe. Tanto que, mesmo colocando todos esses pontos sobre ele, eu ainda dei uma bela nota...

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      Por Leho.
      30 anos sem Kurt Cobain: “Ele fez”
      O suicídio do líder do Nirvana foi a realização de uma tragédia anunciada por ele mesmo nos dois anos e meio em que foi um astro de primeira linha do rock
      por Marcelo Orozco,
      01 de abril de 2024
       
      “Ele fez”.
      Foram as duas palavras que vieram à mente e à boca assim que soube da notícia da morte de Kurt Cobain. Era a tarde de 8 de abril de 1994. Estava de férias do jornal “Notícias Populares”, onde trabalhava, e estava com a TV ligada na MTV Brasil.
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      E Kurt era capaz de cantar suave e também rugindo, berrando do fundo da alma – tal qual os melhores gritadores como do fundo da alma como Little Richard, James Brown, John Lennon, Eric Burdon, John Fogerty e Johnny Rotten, entre outros.
      Minha admiração e a curiosidade para pesquisar me renderam a autoria de um livro: “Kurt Cobain: Fragmentos de Uma Autobiografia”, publicado em 2002 pela Conrad Editora e atualmente esgotadíssimo há anos. Nele, traduzi letras das músicas do Nirvana e estabeleci contextos e ligações com a vida de Kurt.
       
      Hoje eu não repetiria a experiência, tanto que o livro nunca foi reeditado nestes 22 anos. Mergulhar na complexa personalidade de alguém sem ser um profissional de psicologia ou psiquiatria não é algo que eu recomende. Tem seu peso. E, prestes a fazer 57 (idade que Kurt já teria se sobrevivesse até agora), minha vida é muito diferente de quando escrevi a obra.
      Mas o espaço aqui é para falar de Cobain, não de mim. Passemos para as vezes em que ele chegou perigosamente perto da morte até que finalmente conseguiu atingi-la.
      Overdoses
      Kurt descobriu a heroína na fase de experimentar drogas variadas, no fim da adolescência. Descobriu que a droga acalmava a dor e queimação que sentia no estômago, com a qual ele conviveu até morrer sem que algum médico diagnosticasse a causa.
      Também havia toda a mitologia romantizada da heroína no rock com junkies como Lou Reed, o rolling stone Keith Richards, John Lennon e Yoko Ono, Marianne Faithfull, Janis Joplin, Iggy Pop, Johnny Thunders, Dee Dee Ramone, Sid Vicious e seus contemporâneos em outras bandas grunge de Seattle.
      Sem falar no escritor beat William Burroughs, autor de “Junky” e “Almoço Nu” nos anos 1950. O apreço de Cobain pelo velho junkie sem remorsos levou-o a tocar guitarra enquanto Burroughs narrava uma história curta no single independente “The ‘Priest’ They Called Him”, lançado em 1993.
      Cobain se viciou em heroína e nunca conseguiu se livrar. E as overdoses começaram a se suceder de maneira alarmante assim que o Nirvana ficou famoso.
      Em 11 de janeiro de 1992, com a música “Smells Like Teen Spirit” e o álbum “Nevermind” nas colocações altas da parada Billboard, o Nirvana se apresentou ao vivo no programa humorĩstico-musical “Saturday Night Live”, da emissora americana NBC.
      Um triunfo (o “SNL” ainda era um programa de prestígio na época) que Kurt estragou horas depois ao ter uma overdose na festa pós-programa com o elenco. Foi salvo pela ainda namorada e futura esposa Courtney Love, que tinha medicação de emergência obtida ilegalmente.
      O consumo de heroína de Cobain ao longo daquele ano foi uma ignorância em seu excesso. Tanto que, em agosto de 1992, o casal se internou ao mesmo tempo num hospital – Courtney para dar à luz a menina Frances Bean, Kurt para fazer detox e quem sabe se livrar do vício.
      Courtney estava limpa de heroína desde que soube que estava grávida. Já Kurt exagerava e, sentindo-se culpado, passou a pensar que seu lindo bebê teria uma vida melhor sem seus pais problemáticos.
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      Reta final
      Em setembro de 1993, o Nirvana lançou “In Utero”. Em novembro, gravou o programa “MTV Unplugged”. Logo a banda sairia em turnê por EUA e Europa. Mas, em vez de se sentir feliz, Kurt estava amargo e se sentia consumido pela “máquina” da indústria de entretenimento.
      Na Europa, o Nirvana fez o que seria seu último show em 1º de março de 1994 em Munique, Alemanha. Kurt foi diagnosticado com bronquite e laringite, e shows seguintes foram remarcados.
      Kurt foi para Roma para se recuperar e, no dia 3, Courtney Love chegou de Londres, onde estava com sua banda Hole. O casal dormiu.
      Na manhã seguinte, Courtney encontrou Kurt estirado no chão e uma folha de papel com uma nota de suicídio escrita. Ele teve uma overdose com uma mistura de champanhe com o sonífero Rohypnol.
      Kurt passou cinco dias no hospital em Roma. Liberado, voltou para casa em Seattle. O resto da turnê europeia foi cancelado.
      Em 18 de março, uma desesperada Courtney ligou para a polícia, dizendo que Kurt tinha se trancado num quarto com algumas armas e uma atitude suicida. Os policiais conseguiram evitar a tragédia e confiscaram as quatro armas na casa.
      Perdido, Kurt perambulava por Seattle buscando mais e mais heroína. Traficantes amigos não queriam que ele se aplicasse em suas casas, com medo de que Kurt tivesse uma overdose ali e lhes arrumasse complicações.
      A situação era tão crĩtica que Courtney, membros do Nirvana e outros amigos praticaram uma intervenção e exigiram que Kurt fosse para um rehab – no caso, a clínica Exodus em Los Angeles.
      Mesmo se sentindo acuado naquela sala e traído em sua confiança, Kurt concordou em ir para a clínica.
      Antes de ir para Los Angeles, em 30 de março, pediu para que seu velho amigo Dylan Carlson (o cara que “gosta de dar uns tiros” do refrão de “In Bloom”) lhe comprasse uma arma. Para supostamente proteger seu lar.
      Kurt pegou a arma que Dylan arrumou e a escondeu em casa. No dia seguinte, se internou na clĩnica Exodus.
      O rehab durou um dia. Em 1º de abril, Kurt escalou o muro da clínica, fugiu, pegou um avião em Los Angeles e voltou para casa em Seattle.
      Courtney Love estava em compromissos com a banda Hole longe de Seattle. Quando soube que Kurt fugiu da clínica, alertou muita gente em Seattle para tentar encontrá-lo.
      Kurt vagou, comprou heroína e não foi visto por ninguém que o procurava. Também não ocorreu nem mesmo à polícia verificar se ele estava em casa.
      Em 5 de abril, ele estava em casa. Foi para um quarto nos fundos. Colocou o CD “Automatic for the People”, do R.E.M., para tocar.
      Escreveu uma carta de despedida. Aplicou-se uma dose gigantesca de heroína que bastaria para matá-lo. Mas não quis esperar e, com a arma comprada dias antes, deu um tiro na boca.
      Três dias depois, um eletricista que iria fazer um serviço na casa encontrou o corpo e chamou a polĩcia. Kurt já fazia parte do Clube dos 27 – integrado por artistas lendários que morreram de causas variadas aos 27 anos, como Robert Johnson, o rolling stone Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e, anos depois, Amy Winehouse.
      Uma pena. Kurt não resistiu a si mesmo.
      @Gizmodo
      Marcelo Orozco,
      Jornalista que adora música, cultura pop, livros e futebol. Passou por Notícias Populares, TV Globo, Conrad Editora, UOL e revista VIP. Colaborou com outros veículos impressos e da web. Publicou o livro "Kurt Cobain: Fragmentos de uma Autobiografia" (Conrad, 2002)
    • Thiago_Marques
      Por Thiago_Marques
      Gostaria primeiro de me apresentar. Sou Thiago(a.k.a. ReiShaman ou, antigamente, Tarantino), jogador de Football Manager desde o FM06. Passei muito tempo nos fóruns do Orkut jogando, discutindo e até entrando na LFM B por um tempo. Fiz algumas histórias em outro fórum (aparentemente, alguns daqui devem conhecer) no Itaporã e no Americano. Essa segunda, do Americano, me fez ter vontade de fazer uma parecida com essa por aqui, mas dessa vez em São Paulo. Era uma história do time em conjunto do técnico. Mais coisas serão esclarecidas com o tempo, não se preocupem! Aviso rápido antes de começar: essa é uma obra de ficção que cita pessoas reais, mas os acontecimentos são falsos. Também terá linguajar adulto. Obrigado a todos e agora vamos a história!
       
      Prefácio – O Garoto Mimado
         A memória que explica minha infância se passou quando tinha nove anos de idade. Era meu aniversário, dia 4 de Maio de 1996. Estava acompanhando quase que diariamente o desenho do X-Men, aquele classicão. Meu pai entra na sala, desliga a TV. Esperava finalmente meu presente dos sonhos: a coleção dos bonecos da série. Falei isso durante toda a semana pra ele. Mas o vi de mãos vazias.
         Meu pai é o Hernesto Silva Souza, dono da Hern And Esto, um chocolate que ganhou popularidade em vários países pelo mundo e fez de minha família completamente rica. Doutor Hernesto, como era chamado pelos outros (mesmo não sendo doutor, já que nem estudar estudou) se fez sem a ajuda de ninguém. Tudo o que conseguiu, conseguiu por mérito próprio. E gostava de esbanjar. Morávamos em uma mansão gigantesca, parecia uma daquelas casas de nobre da Inglaterra. De tão grande, nem todos os quartos eu entrei. Não por proibição, mas pelo absurdo tamanho mesmo. Nele viviam muitos empregados, da cozinha até a entrada.
         Quando meu pai chegou, desligou a TV e me chamou.
         - Filho – disse, em um tom calmo e sereno que sempre demonstrou – Seu presente de aniversário, virá quando você descobrir a charada.
         - Charada? – perguntei incrédulo.
         - Sim. Você encontrará seu presente com quem descobriu o Brasil.
         Não entendi. Fiquei com cara de interrogação. Ele saiu sem dizer uma palavra, nem meu choro de querer o presente ele se importou. Quando fiquei irritado e fui atrás do presente, comecei a revirar a casa toda. Não achava. Tinha que descobrir o maldito enigma. Fui atrás de meu pai. Não o achei em lugar algum.
         Caindo a noite, ficava cada vez mais irritado. Até que esbarrei com Seu Pedro, que cuidava do andar de baixo. 
         - Não, não vou contar – disse Seu Pedro. Peguei o balde que ele carregava e joguei ao chão. Comecei a chorar e ameaça-lo.
         - SE NÃO ME CONTAR EU FALO QUE VOCÊ ME BATEU! – gritei. Estava acostumado a ganhar tudo na base do grito. Seu Pedro, temendo pelo seu trabalho, me disse a resposta. Por um momento achei que fosse com ele, pois seu nome é o mesmo do português que chegou ao Brasil, mas era com o silencioso rapaz da portaria. Peguei o presente, abri e lá estava os meus bonecos dos sonhos. Meu pai nunca soube que eu consegui ele na base do ‘poder’ que tinha sobre as outras pessoas.
         Mais pra frente, quando já tinha meus 20 anos, fui mandado para a Inglaterra fazer faculdade. Escolhi Educação Física pois ‘achava mais fácil’ e era minha matéria favorita na escola. Não queria trabalhar, queria esbanjar o dinheiro que (meu pai) tinha. Nem ao menos fiz os estudos, devo ter ido na aula umas 10 vezes, todas para saber aonde será a próxima festa. Paguei um outro rapaz pra fazer os trabalhos e as provas pra mim. Basicamente comprei o diploma. Quando terminei a faculdade, resolvi estender um pouco mais a estadia, apesar de meu pai já se encontrar fortemente debilitado. Uma semana antes da volta, veio a falecer. ‘Já era, ganhei uma bolada do velho’ pensava. Voltei ao país apenas para ver o funeral do coroa. Estavam todos os empregados lá, inclusive Seu Pedro. Após o enterro, veio a hora do testamento. Fui chamado em uma sala com o advogado de meu pai, o Doutor Peçanha.
         - Veja só – disse Peçanha – Seu querido pai fez o testamento e aqui irei lê-lo.

      “Filho. Por anos eu fiz o pior para você. Eu o criei, pensando que fosse ser um homem digno, mas não passa de uma criança irresponsável. Descobri que toda sua vida, você mentiu para mim. Pagava para os outros fazerem seu dever, chantageava os oprimidos por conta do seu poder, do dinheiro. Pois bem. Para arrecadar todo o dinheiro e a fábrica, você tem que fazer um trabalho. O Peçanha tem uma lista com conquistas que você deve fazer. Torço, desde sempre, pelo Francana. Sempre patrocinei o clube. Com algum dinheiro, consegui fazer com que eles chamassem você para ser técnico do clube. Lá, você deve conseguir as conquistas que separei, a quais você não descobrirá até fazê-los, para ficar com o dinheiro que herdaria. Não será de forma fácil. Agora você vai ter que trabalhar. HÁ!”
      Assinado: Hernesto Silva Souza

         - PORRA! Como assim? Me dá meu dinheiro, Peçanha!
         - Nada disso. Seu pai deixou bem claro!
         - Então me dê a lista do que fazer! Se não...
         - Você vai ser burro o suficiente pra ameaçar um advogado? – disse, com um sorriso maroto.
         Não continuei a briga. Fui atrás do Francana ver que porra de história é essa. E assim começou a minha história.
      FIM DO PREFÁCIO.

      Breve Resumo - Associação Atlética Francana
       

      Apelido: Veterana
      Mascote: Feiticeira

      Estádio: Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho. Para os mais íntimos, 'Lanchão', com 18 mil lugares (segundo FM23)
      Títulos: Série A2 do Paulistão em 1977
      Jogadores notórios: Geninho (sim, o técnico), William (ex diretor de Corinthians, Santos e Bahia), Assis (ídolo do Fluminense) e Tonho Rosa, maior ídolo do clube. Inclusive esse, uma vez, ficou tão irritado com um pênalti que se aposentou do futebol. Fonte: página do Francana no facebook).
      O Técnico:

      Informações importantes:
      (em construção)

      Estou utilizando uma database com Seletiva para Série D e Estaduais até a Quinta Divisão.
      Não estou utilizando editor ou Genie Scout mas não é um 'save ultra hardcore difícil pra caramba', tá mais pra um save 'difícil pra caramba'. Em breve o Capítulo 1! Não estarei utilizando também as regras da LLM.
       
      Conquistas do Dr. Hernesto:
       
      EM CONSTRUÇÃO.
    • grollinho
      Por grollinho
      Finalmente está saindo a sequência do grande filme do James Cameron (o original também demorou mil anos).
      O lançamento é dia 15/12.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Inteligência artificial criada para prever crimes promete acerto de até 90%
      por Hemerson Brandão,
      publicado em 25 de agosto de 2022
       
      Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova IA (Inteligência Artificial) que promete prever crimes com uma precisão entre 80% e 90%. O assunto gerou polêmica por parte de alas da sociedade que questionam essa eficácia.
      Segundo o estudo, publicado na Nature, essa tecnologia tem a função de otimizar políticas públicas e alocar recursos para áreas que mais precisam de assistência policial. O modelo preditivo de IA já foi testado em oito grandes cidades dos EUA, incluindo Chicago.
      O algoritmo funciona a partir do histórico de crimes de uma determinada cidade. Tendo como base registros de eventos disponíveis em domínio público, o sistema analisa o tipo de crime, onde aconteceu, assim como data e hora. Em seguida, a IA usa aprendizado de máquina para gerar séries temporais e prever onde e quando esses crimes ocorrem com maior frequência.
      O modelo pode informar, por exemplo, “provavelmente haverá um assalto à mão armada nesta área específica, neste dia específico”. Porém, isso não significa necessariamente que esse crime ocorrerá de fato.
      Inteligência artificial imita a arte
      Na ficção científica, a capacidade de prever crimes antes que eles aconteçam foi abordada no filme “Minority Report” – estrelado por Tom Cruise e dirigido por Steven Spielberg.
      No longa-metragem de 2002, pessoas eram colocadas na prisão antes mesmo delas cometerem crimes, a partir de um sistema policial batizado de “Pré-crime” – que utiliza uma mistura de tecnologia e paranormalidade para prever e evitar assassinatos. No sistema preditivo ficcional, o suspeito é preso quando ele já está próximo ao local do crime, segundos antes dele cometer o homicídio.
      Porém, na vida real, o professor Ishanu Chattopadhyay — o pesquisador líder do estudo — explica que o algoritmo desenvolvido não tem a capacidade de identificar pessoas que vão cometer crimes ou a mecânica exata desses eventos. A IA prevê apenas os locais que são mais propensos a acontecer crimes.
      Segundo Chattopadhyay, a IA pode ser um aliado para a polícia, pois permite otimizar a logística do policiamento, permitindo intensificar a fiscalização em locais mais propensos a ocorrerem crimes. Ele diz que o sistema não será mal utilizado.
      “Meus companheiros e eu temos falado muito que não queremos que isso seja usado como uma ferramenta de política puramente preditiva. Queremos que a otimização de políticas seja o principal uso dele”, disse o pesquisador à BBC.
      Repercussões
      Porém, conforme lembrou o site IFLScience, algoritmos anteriores já tentaram prever comportamentos criminosos, incluindo a identificação de potenciais suspeitos. O software, claro, foi duramente criticado, por ser tendencioso, não ser transparente, além de gerar preconceito racial e socioeconômico.
      Um grupo com mais de mil especialistas de diversas áreas assinaram uma carta aberta afirmando categoricamente que esses tipos de algoritmos não são confiáveis e trazem muitas suposições problemáticas.
      Nos EUA, por exemplo, onde as pessoas de cor são tratadas com mais severidade do que os brancos, esse comportamento poderia gerar dados distorcidos, com esse preconceito também sendo refletido na IA.
      Como bem demonstrou o filme de Spielberg, o uso de grandes bases de dados para prever crimes pode gerar não apenas benefícios, mas também muitos malefícios.
      @via Gizmodo
      ⇤--⇥
       
      E aí, qual a vossa opinião?
    • Cesarrock9
      Por Cesarrock9
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