Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

África, o berço da bola


Bruno Trink

Posts Recomendados

21 horas atrás, jeanslay disse:

Baita campanha na champions. Esse Al-ittihad e de qual pais? Nao é aquele mais conhecido nao né?

É da Líbia, como o @arecibo8 disse aí embaixo.

 

21 horas atrás, Vannces disse:

Vi na penúltima atualização que seu foco estava direcionado para suprir a ausência de jogadores importantes. A campanha é muito boa e a subida de Thierno parece acertada, o jogador tem bons requisitos para posição e poderá crescer ainda  mais se for usado. Classificação média dos jogadores estão em alta e isso mostra que o trabalho é fantástico. Considera estar tirando leite de pedra ou os adversários não estão no mesmo nível?

O Diambars é melhor que os adversários da liga senegalesa. Por isso até que eu fiquei um tanto quanto insatisfeito por não ter ganho mais facilmente na temporada passada. Dessa vez, o time parece estar sobrando mais. Sobre a reposição, acabei não encontrando ninguém interessante no mercado, por isso até que o Thierno Gomis subiu. 

 

14 horas atrás, arecibo8 disse:

Líbia 

 

 

 

Campanha consistente na liga e no continental, na copa me guardarei o direito do silêncio. Vamos ver agora se confirma a liga e se não acontece a mesma coisa no mata mata do continental que aconteceu na copa. 

Essa queda na Copa da Liga, como eu disse, não estava nos planos, mesmo que a diretoria não ligue muito para ela. O foco é e sempre foi a liga mesmo, a campanha na Champions que meio que me direcionou para essa competição continental. Agora, entre os oito, virou minha prioridade particular.

 

8 horas atrás, Jirimias disse:

Gomis me surpreendeu positivamente pelos atributos, creio que possa ajudar. Me impressionou ainda o grande número de problemas para montar o time, agora  que se prova a capacidade do manager de gerir problemas. Feliz pelo desempenho na competição continental que agora afunila e a exigência aumenta. Pena a eliminação na Copa, mas respondeu muito bem ao adversário pela Liga. Na torcida pelo título nacional e que continua surpreender no continente.

É, como eu já disse outras vezes, o time reserva ainda deixa a desejar. Ainda mais quando os desfalques se amontoam. Olha que vai piorar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time segue voando demais, mesmo com dificuldades em relação a reposição do elenco, tendo que recorrer a camada de jovens. Com nenhum jogador com média abaixo de 7 (o que julgo até assustador), acho muito pouco provável que o time desanime nessa temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que bacana a Champions africana, um clube de cada país, na Europa depois de um tempo cheguei a ter até meia dúzia de ingleses nas oitavas (o que nem pode, mas aconteceu)...

No mais vai indo muito bem nas competições, e quem sabe os garotos vingam. Uma pena que o presidente esteja passando por cima de você, mas fazer o quê né...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2019 em 01:29, marciof89 disse:

O time segue voando demais, mesmo com dificuldades em relação a reposição do elenco, tendo que recorrer a camada de jovens. Com nenhum jogador com média abaixo de 7 (o que julgo até assustador), acho muito pouco provável que o time desanime nessa temporada.

Impressionante mesmo essa média acima de sete pra todo mundo, nem tinha percebido. Confesso que não me lembro de já ter acontecido comigo alguma vez e olha que eu jogo FM há muitos anos.

 

22 horas atrás, Lanko disse:

Nossa que bacana a Champions africana, um clube de cada país, na Europa depois de um tempo cheguei a ter até meia dúzia de ingleses nas oitavas (o que nem pode, mas aconteceu)...

No mais vai indo muito bem nas competições, e quem sabe os garotos vingam. Uma pena que o presidente esteja passando por cima de você, mas fazer o quê né...

 

 

Essa Champions está bem diversificada mesmo. No meu save passado com o Sunderland também tive "enxame" de ingleses nas competições continentais. Sobre o presidente, é chato mas também é verdade que eu deixei a situação financeira bem de lado apostando nas premiações por jogo da CCL. São 110 mil euros por vitória, paga várias folhas. Só que acabou vindo tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spacer.png

 

Loucura em Soweto

30 de abril de 2022

 

O conto de fadas continua. E o capítulo de hoje foi escrito com canetas de fortes emoções.  Voltando um pouquinho, surpreendentemente passamos sem dificuldades pelo Enyimba International. Vencemos na Nigéria uma partida cheia de viradas e também em casa num jogo mais consistente da nossa defesa. Então pegamos outro adversário tradicional, o Kaizer Chiefs, que havia sido vice-campeão sul-africano na temporada passada e fazia um campeonato pior nessa. Mesmo assim, estava bem acima do nosso nível. O empate em casa foi um freio na nossa empolgação, ainda mais porque ficamos mais de um tempo inteiro com superioridade numérica. Só que, na volta em Soweto, cheio de desfalques, fizemos um jogo maluco em que acabamos nos classificando nos minutos finais pelo critério de gols fora. A final, também em dois confrontos, ainda não tem adversário definido. No primeiro jogo, no Congo, o AS Vita venceu o ASEC Mimosas por 2 a 1.

spacer.png

 

Enquanto isso, seguimos com chances de título nas competições nacionais que nos restam. Estamos na final da Coupe du Sénégal. Na Ligue 1, deixamos escapar a possibilidade da conquista antecipada com a derrota para o Génération Foot. Foi um risco calculado, escalei reservas e sofremos o gol no último lance. De qualquer forma, ainda temos quatro rodadas para confirmar a vantagem que colocamos na liderança. Questão de tempo.

 

spacer.png

spacer.png

[SL1] Diambars FC 1 x 0 Stade de Mbour
Com o time descansado, voltamos a atenção para a liga. Como de costume, a posse da bola era nossa. No entanto, o primeiro gol saiu num contra-ataque. De Fofana para Moussa Diop, do ponta para Diallo, 1 a 0. Mas foram 45 minutos de pouca inspiração de ambos os lados. Não jogamos mal, apenas a pontaria não estava funcionando. Os três pontos contam do mesmo jeito.

[SL1] Diambars FC 4 x 1 Casa Sport
Apenas uma mudança em relação ao time da última rodada, Keba Coly no lugar do Moussa Diop que saiu com uma lesão muscular. Foi dele a assistência para o gol de Doumbia, uma escorada para trás após cobrança de escanteio. Badji, num chute de fora, empatou mas, em seguida Keba Coly marcou 2 a 1. O rapaz estava on fire, quase todas nossas jogadas de ataque passavam por ele. Continuamos em cima no segundo tempo, perdemos algumas oportunidades até que Diallo ampliou. No final, de pênalti, Doumbia marcou o quarto e sacramentou a vitória.

[CdS] Diambars FC 2 x 0 Niary-Tally
O time sentiu dois jogos, quarta e sábado, e estava esgotado após a última partida. Como era jogo de copa, poupei todo mundo. E, por isso e por ter poucas opções para o ataque, iniciei com Amoateng e Ndao improvisados. No meio do primeiro tempo, recuei os dois para suas posições originais. Em ambas as formações, o que houve foi dificuldade para chegar no gol adversário. A melhor chance, inclusive, foi deles. O gol saiu. Como aconteceram muitos na temporada passada, em um belo chute de fora da área do Amoateng. O segundo também, numa jogada de escanteio. Suficiente para chegar à semifinal da competição.

[SL1] SONACOS 1 x 1 Diambars FC
Vez dos titulares, em Diourbel, contra um inconstante mas 4º colocado SONACOS. Mtonga era o desfalque, ainda se recuperando de um estiramento do ligamento do tornozelo. Numa partida disputada basicamente no terço central, poucas finalizações aconteciam. As três até o nosso primeiro gol, inclusive, surgiram em lances de bola parada. O empate deles também, surgiu numa cobrança de falta direta. Merecido, eles foram melhores nos primeiros 45 minutos. Diminuí a intensidade para tentar equilibrar a posse da bola. Não adiantou tanto. Continuamos menos com a bola mas finalizamos mais. Não foi o ideal só que, como o Génération Foot também empatou, mantivemos a distância

[SL1] Dakar Sacré-Coeur 1 x 2 Diambars FC
De olho na Champions League, poupei alguns jogadores, em especial o trio de meio de campo. Mais de 80% do tempo com a bola, muitas finalizações erradas, o gol saiu com Fofana, de cabeça. Faye falhou e, no segundo chute a gol, eles empataram. O panorama se manteve depois do intervalo, tínhamos a bola mas não conseguíamos concretizar as oportunidades. Avancei o time, troquei um meia mais defensivo, Moustapha Diallo, por outro mais atacante, Ndao. Nos minutos finais, Johnson recebeu o segundo amarelo. Em condições normais, recuaria a equipe. Mas não, mantive o time ofensivo e fomos recompensados com o gol do Diallo nos acréscimos.

[CCL] Enyimba 2 x 3 Diambars FC
Força máxima, só Emmanuel, não inscrito, fora. Jogo muito equilibrado em todos os aspectos. Doumbia sofreu uma lesão no calcanhar, não suficiente para tirá-lo de campo. Mesmo tentando jogar com o controle, nossas maiores chances foram criadas em contra-ataques. Num deles, Seck cruzou e Diallo completou para as redes. O VAR confirmou que o atacante estava milimetricamente em condição. Folorunsho, num belo chute da meia lua, empatou. Num vacilo da defesa, um recuo errado, e Lukman Zakari virou a partida. Mais uma vez o VAR foi chamado para confirmar um pênalti para nós. Ndiaye deslocou o goleiro e cobrou no meio do gol para empatar. Cobrando falta com extrema categoria, Moussa Diop nos colocou novamente na frente. Que jogaço!

[SL1] AS Linguère 0 x 1 Diambars FC
Perdemos Diallo e Niang, lesionados, no último jogo. Babacar Diop e Fofana se contundiram nos treinos. Além deles, poupei mais uma galera pensando no jogo de volta da Champions League. Mtonga era o único titular mas, certamente, alguns outros teriam que jogar contra o Enyimba. O primeiro tempo foi muito parecido com os outros em que o time reserva atuou: faltou colocar a bola na casinha. O panorama mudou pouco ou quase nada na segunda etapa. Até que, nos acréscimos, Ndao achou um espaço mínimo entre a trave e a mão do goleiro Sarr. Vitória importantíssima na corrida pelo bicampeonato.

[CCL] Diambars FC 3 x 0 Enyimba
Um quebra-cabeças para montar o time para essa partida de volta na Champions League. Os nigerianos começaram em cima mas logo demos uma ducha de água fria. Diop bateu, a bola pegou em Oladapo e enganou o goleiro Dauda. O gol trouxe o jogo para o nosso lado. Diallo aumentou. Uma bola longa fantástica de Diop e Diallo fez seu segundo. Apesar da grande vantagem, foi o triunfo de uma defesa forte e um ataque competente. Estamos nas semifinais.

[CdS] AS Pikine 1 x 5 Diambars FC
Continuando o quebra-cabeças, teríamos essa semifinal da Coupe du Sénégal e mais uma partida pela Ligue 1 antes de retornar à Champions League. Como a distância entre as próximas duas era de uma semana, preferi ir de reservas aqui, mesmo arriscando as chances de conquistar esse título. O primeiro gol saiu rápido, com Dame Guèye. Só que, no lance seguinte, Ibrahima Faty empatou. Tivemos o mérito de não sentir. Voltamos ao ataque e Sène marcou o segundo. Mais um gol de cabeça, o terceiro, de Johnson. Num contra-ataque, no final da partida, Sène fez mais um. Papa Faty, que marcou quase 40 gols com a base nos últimos dois anos, fez seu primeiro no time de cima e fechou o caixão do Pikine.

[SL1] Diambars FC 2 x 0 Guédiawaye
Titulares em campo sendo preparados para a primeira partida da semifinal da Champions League. Sofremos um susto logo no começo quando Sylla, sozinho, bateu para fora. Logo voltamos a jogar nosso futebol e até os 28 minutos, quando saiu o pênalti no Diop, já tínhamos finalizado doze vezes. Doumbia marcou seu 15º gol na temporada. O ritmo, que havia caído um pouco depois do gol, aumentou um pouco na volta do intervalo. Diallo ampliou. Só que, mais uma vez, depois do gol, paramos de jogar. Precisaremos jogar mais contra os sul-africanos.

[CCL] Diambars FC 1 x 1 Kaizer Chiefs
Os amakhosi, vice na temporada passada, fazem uma campanha mais modesta na liga nacional. Ainda se recuperando de uma lesão contraída na última partida, Moussa Diop ficou no banco. O grande problema eram os seis jogadores pendurados por cartão amarelo. Já no primeiro minuto, Thioune recebeu o seu. Doumbia faria 1 a 0 no rebote de uma cobrança de falta mas o árbitro anulou, indicando um impedimento de Dame Guèye que, talvez, teria atrapalhado o goleiro. Niang, num lindo sem pulo, aí sim sem VAR, abriu o placar. No final da primeira etapa, Maluleka foi expulso por um carrinho desmedido. Mesmo com um a mais, não fizemos valer a superioridade. Pelo contrário, Ngcobo empatou. Não foi o resultado ideal, ainda mais dadas as condições do jogo. Teremos que buscar o resultado em Soweto.

[SL1] Diambars FC 0 x 1 Génération Foot
Em jogo isolado, tínhamos a chance de confirmar o bicampeonato com uma vitória no Stade Fodé Wade. No entanto, como ainda faltariam outros quatro jogos para o fim do campeonato, preferi guardar alguns jogadores para a volta da Champions. Como eu esperava, a partida era muito equilibrada e jogada no meio do campo. Isso até os 38 minutos. Ndao recebeu cartão amarelo aos 38:27. A falta foi cobrada e, trinta SEGUNDOS depois, ele fez outra falta e foi expulso. Daí pra frente, o que viesse era lucro.  Seguramos com honra o empate até o último lance da partida. A cobrança de falta especial de Ameth Sané selou a nossa primeira derrota na liga.

[SL1] Kaizer Chiefs 4 x 4 Diambars FC
Thioune, Seck e Ndiaye, suspensos, estavam fora. A lateral esquerda era o maior problema, tive, mais uma vez, que improvisar Gaye. Um fantástico contra-ataque, no entanto, nos colocou em vantagem com Diallo. O atacante, aos dez, ampliou. Nem nos meus melhores sonhos eu poderia esperar por isso. Só que, em seguida, Moussa Diop cometeu pênalti e Moon diminuiu. O VAR que confirmou esse lance, nos negou outro. Um vacilo no meio da zaga e Ben Pitso empatou. O time sentiu. Dois minutos depois, Ngcobo virou esse jogo maluco. E que continuou maluco no segundo tempo. Mtonga salvou duas boas chances dos sul-africanos antes de Johnson empatar. Alguns minutos depois, fiz uma substituição para fechar um pouco a casinha: Ndao no lugar do Dame Guèye. No lance seguinte, falta, bola na área, gol de Zulu. Voltei a mexer, precisava de mais um gol. E ele saiu aos 42 minutos com o menino que entrou, Thierno Gomis.

 

spacer.png

h57pYLLkXIfd-C4MPjXo_21aw2gRSpXYFGnalAAM

Difícil apontar um destaque individual do elenco nesses últimos dois meses. O trio de ataque, mesmo com o importantíssimo desfalque do Fofana, continua funcionando bem. Dame Guèye não deixou a desejar e Thierno Gomis, o garoto que subiu em janeiro, já valeu apenas pelo gol decisivo em Soweto. Dos lados Sène e Keba Coly são bons substitutos para os titulares Niang e Moussa Diop. Da mesma forma, Seck não deixou o nível cair quando precisou substituir o Emmanuel na Champions League. É claramente um grupo mais equilibrado que o da temporada passada. 

Em março, saiu a nova "fornada" de jovens para as categorias de base do Diambars. Idrissa Guèye, que é atacante e não volante, é o maior destaque e já até ficou no banco numa partida de copa. Ele, o meia atacante Mamadou Niang, o goleiro Moussa Ndiaye e mais outros três receberam contratos de formação. Além disso, finalmente, com a melhora na situação financeira pelos prêmios da Champions League, a diretoria aceitou pagar um curso para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spacer.png

 

Que ano, amigos!

5 de junho de 2022

 

Vocês já sabem, no início da temporada, eu não tinha a menor expectativa em relação à CAF Champions League além de passar para a fase de grupos. E não é pra jogar pra galera, não tinha mesmo. Conforme os resultados iam acontecendo nessa fase, vitórias sobre adversários maiores que o Diambars, passei a mudar meu olhar sobre essa competição. Ora, se vencemos bem o Wits e o Wydad Casablanca, por que não poderíamos mais? Foi assim que eu encarei, em sequência, o Enyimba International, o Kaizer Chiefs e, enfim, na decisão, o ASEC Mimosas. Claro, com o devido respeito e prevenções que se refletiram em abordagens táticas mais cautelosas. 

Nas competições nacionais, veio nesse ano a superioridade que eu já esperava na minha temporada de chegada. Terminamos a Ligue 1 com nove pontos de vantagem na frente mesmo deixando alguns jogos de lado para priorizar a Champions League. O mesmo aconteceu com a Coupe du Sénégal que conquistamos com reservas de ponta a ponta. O tropeço na outra copa foi apenas a "exceção que confirma a regra". Estou com a sensação do dever cumprido e, mesmo com contrato renovado por mais um ano, pensei em fechar o ciclo. E explico mais os detalhes quando falar do elenco. Só que não posso deixar passar a oportunidade de disputar o Mundial Interclubes.

 

spacer.png

spacer.png

[SL1] Mbour Petite Côte 1 x 2 Diambars FC
Força quase máxima para dar mais um passo rumo ao título que ainda não poderia sair nessa rodada. Fofana era o único desfalque, preparado para voltar 100% na decisão da Champions League. O gol demorou a sair, acertamos a trave duas vezes antes de Diallo marcar. Chances não faltaram, só a pontaria não funcionava. Até que, no último minuto da primeira etapa, Cheikh Niang empatou. Num bate-rebate na área depois de cobrança de escanteio, Cheikh Ndoye fez 2 a 1. Como nos 45 minutos iniciais, continuamos criando mas finalizando mal. Dos 22 chutes que demos, apenas seis foram na direção do gol. Mas, ok, vencemos e nos aproximamos do título.

[SL1] Diambars FC 2 x 0 ASAC Ndiambour
Como a primeira partida da final da Champions League seria só em sete dias, fomos de time titular novamente para o que podia ser o jogo do título senegalês. Poupei apenas a dupla de zaga. Até Fofana, inclusive, foi pro jogo, já liberado pelo DM. E foi dele o primeiro gol, logo aos cinco minutos. E parou por aí. No segundo tempo, o gigante marfinense fez o segundo, de cabeça. No último minuto ele teve a chance de fazer o hat-trick mas o pênalti cobrado com força parou no goleiro adversário. 

[CCL] ASEC Mimosas 0 x 2 Diambars FC
Com o bicampeonato garantido, podíamos focar completamente na decisão da Champions League. Mtonga teve uma intoxicação alimentar durante a semana, ainda não estava 100% recuperado mas foi para o jogo. Por ser a primeira partida fora de casa, optei pela mentalidade mais cautelosa, apostando nos contra-ataques. As melhores chances eram nossas, nenhuma, no entanto, muito clara. Até que, aos 31, Niang pegou um rebote de um escanteio, levou a bola pela direita e cruzou para Diallo, em duas tentativas, marcar o primeiro gol. Na volta do intervalo, obviamente, o Mimosas veio para cima. Verdade seja dita, não ameaçou tanto mas Mtonga fez um par de boas defesas. E quem marcou foi Ndiaye, cobrando uma falta com extrema categoria. Passo gigante para a conquista do título continental.

[SL1] Diambars FC 1 x 1 ASC Diaraf
Depois da fantástica vitória em Abidjan e já com o título nacional conquistado, dei folga aos titulares. Só jogou Mtonga, plenamente recuperado. O foco e a atenção não eram mais os mesmos. Mesmo assim, não estávamos tão mal. Só que quem abriu o placar foi o Diaraf. Melhoramos no segundo tempo. Thierno Gomis empatou com um golaço de fora da área. E ficou por isso mesmo.

[SL1] AS Pikine 1 x 4 Diambars FC
Já que o jogo de volta da Champions seria só no sábado seguinte, não faria sentido deixar os titulares tanto tempo sem jogar. Diallo, sempre ele, abriu o placar. E fez também o segundo. Thioune vacilou e Mamadou Guèye, nas suas costas, diminuiu. Aos dez do segundo tempo, o hat-trick, um golaço de voleio. De cabeça, foi a vez de Doumbia marcar. Uma exibição consistente, sem sustos, para fechar bem o bicampeonato senegalês.

[SL1] Diambars FC 2 x 3 ASEC Mimosas
Tínhamos uma grande vantagem mas dois desfalques pesados: Niang e Doumbia. As opções, Sène e Dame Guèye eram óbvias. A estratégia funcionou lá e, como sabia que o Mimosas teria que vir para cima, mantive o que deu certo. No primeiro lance, no entanto, Wassetouba cobrou falta, a bola foi na trave, Moussa Diop tirou mal e Tapsoba marcou. Nosso gol de empate saiu, ao contrário do esperado, a partir de uma marcação pressão. Johnson, avançado na linha do meio campo, roubou uma bola, deu a Diallo que passou por cobertura. Fofana dominou e bateu cruzado. Em seguida, Ndoye lançou bola comprida para Diallo. Na cara do goleiro, o artilheiro não foi egoísta, passou para Fofana marcar, livre, seu segundo gol. Segunda etapa rolando, jogo controlado e Thioune resolveu dar emoção: pênalti em Sangaré. Okonkwo cobrou e empatou. Nougbelé ainda fez o terceiro, batendo bem de fora da área. Só que o tempo era insuficiente para mais um.

[SL1] Diambars FC 1 x 0 Stade de Mbour
Difícil manter a concentração numa copa nacional depois de vencer a Champions League. Achei que seria injusto com quem levou o time até essa decisão se escalasse o time titular agora. Deixei alguns no banco apenas porque os sub-23 haviam atuado na véspera. Primeiro tempo foi bem morto, sem nada de muito empolgante acontecendo. Aos seis da segunda etapa, Abdoulaye Guèye deu um carrinho criminoso no Amoateng e ficamos com um a mais em campo. Tivemos algumas oportunidades, o gol não saía. Com 28 minutos, outra entrada dura, de Dramé que recebeu o segundo amarelo. Com onze contra nove, sobrou espaço. O gol, no entanto, só saiu nos acréscimos. Sène cruzou da direita, Keba Coly bateu cruzado, de primeira. 

 

spacer.png

spacer.png

Como já mencionei algumas vezes, consegui montar um elenco bem mais equilibrado do que na temporada anterior e os resultados do campo são as maiores provas disso. Já comentaram e eu enfatizo, terminamos o ano com praticamente todos os jogadores com média acima de sete. O único abaixo foi o Faye, com 6,98, ou seja, quase sete. Fica difícil até destacar alguém. O trio de ataque titular marcou, juntos, 55 gols. O grande garçom foi, mais uma vez, Moussa Diop, com uma média maior do que uma assistência a cada dois jogos. Impressionante. A defesa também foi bastante sólida e tivemos a boa surpresa do Thioune que barrou com tranquilidade o veterano Matar Kanté.

Para o próximo ano, entretanto, talvez precise mexer mais do que eu gostaria. Certas já são as saídas do Emmanuel, do Faye e do Ndoye. Alguns contratos terminam agora no fim do mês e estou estudando quais renovar. Birahim Gaye é quase certo que saia, Ndao e Amoateng ainda são dúvidas. Matar Kanté deve continuar pela experiência e pela dificuldade de encontrar laterais. A grande questão será o que fazer com Fofana e Doumbia. Os dois, na janela de janeiro, já demonstraram interesse em sair para clubes maiores e países mais relevantes e eu consegui mantê-los prometendo que os deixaria sair se houvesse proposta. Os contratos terminam no fim de 2023 e, muito provavelmente, ambos devem sair. Diallo renovou por mais um ano mas também pode seguir o mesmo caminho pelos mesmos motivos.

Aí entra a questão do fim do ciclo. Senegal não tem se mostrado um nascedouro de craques. É só ver que a maioria dos grandes nomes do Diambars nessa temporada foram os estrangeiros. Mesmo promessas estão difíceis de encontrar. Nesse sentido, inclusive, estou batendo de frente com o presidente do clube. Mesmo com os milhões que entraram com a conquista da Champions League, ele negou meu pedido de investir nas instalações para a base. Continuando assim, não sei até que ponto conseguirei evoluir o futebol no país. De qualquer forma, fico até o fim do ano para a disputa do Mundial. Depois, não sei, dependerá do andamento do ano até lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temporada dos sonhos. Chover no molhado tecer qualquer comentário elogioso, além de que merece todos os parabéns por uma brilhante temporada. O único jogador que terminou a temporada com menos de 7 foi um goleiro, que naturalmente já não pontua muito (e mesmo assim foi quase). Só é triste perceber que o presidente não quer investir na base.

Já sabe quais os times estarão no Mundial?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, marciof89 disse:

Já sabe quais os times estarão no Mundial?

Fui ver para te responder e me lembrei que, no jogo, não tem Mundial em 2022 por causa da Copa do Catar. Decepção define. 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Trink disse:

Fui ver para te responder e me lembrei que, no jogo, não tem Mundial em 2022 por causa da Copa do Catar. Decepção define. 😞

E aí, não joga? Ou joga em 2023? Então parece que terá menos tempo para definir sobre o fim do ciclo. A minha esperança se eu fosse torcedor do seu time era contar que neste tempo até o mundial o presidente ponderasse a decisão, ou que o treinador encontrasse algum sentido em permanecer, pq de fato, presidente e treinador estão rumando em direções diferentes e isso não é nada bom. Torço pela melhor resolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li todo o save. Acho muito legal vc focar toda a carreira no continente africano. Geralmente saves de carreira assim o manager logo se manda pra europa e acaba perdendo a graça e a essência da saga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Bruno Trink disse:

Fui ver para te responder e me lembrei que, no jogo, não tem Mundial em 2022 por causa da Copa do Catar. Decepção define. 😞

Ah que sacanagem 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Jirimias disse:

E aí, não joga? Ou joga em 2023? Então parece que terá menos tempo para definir sobre o fim do ciclo. A minha esperança se eu fosse torcedor do seu time era contar que neste tempo até o mundial o presidente ponderasse a decisão, ou que o treinador encontrasse algum sentido em permanecer, pq de fato, presidente e treinador estão rumando em direções diferentes e isso não é nada bom. Torço pela melhor resolução.

Pelo jeito, não joga mesmo. No save do Sunderland, fui ver, não teve o Mundial em 22. Mas pode ser que Appadoo fique, tivemos reviravoltas na relação com o presidente...

 

19 horas atrás, lakers20 disse:

Li todo o save. Acho muito legal vc focar toda a carreira no continente africano. Geralmente saves de carreira assim o manager logo se manda pra europa e acaba perdendo a graça e a essência da saga. 

Legal, seja bem-vindo.

Quis fazer diferente mesmo nesse save, sair do lugar comum. Até porque, com a proximidade do FM 20, talvez nem dê tempo de chegar no ponto de ir para a Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senegal

Pré-temporada à vera

Cazalbé: Tá cheio de bocó esse time aí.
Pelo que entendi, vai com um esquema muito parecido do que tinha no Uninstar.
E já começa pegando Liga Africana.

Aprendendo uma lição

Poxa, pegar o Etoile já na segunda fase é sacanagem. E não fez feio.
Apesar da derrota inesperada e dolorida, o Generation está invicto e com o melhor ataque. Então, não foi tão pesado assim.
Pra variar teus times tendo uma classificação média alta. Que sonho.

Repatriando estrelas

Eu entraria em parafuso jogando na África. Eu normalmente levo em consideração o nome dos jogadores para saber se são bons ou não. Aí todo mundo tem nome de bom jogador.
Teste, TESTE? Para Yaya Toure? Daqui a pouco até o Rivaldo vai ter que fazer teste aí.

Foi, mas não tão fácil quanto o esperado

Falei que os meninos Toure e Cisse não decepcionariam?
Parabéns pelo merecido título.

Prontos? Ainda não, mas vai assim mesmo

Tá virando o Flamengo de Senegal. Bons nomes, mas veteranos.
Triste com a saída do Yaya, mas confiante que Demba vai destruir.
Negócio é comer esse frango de balde.

Líder, enfim

Que louco, tendo desempenho na Champions melhor que na Confederation...
Falando em desempenho, não teve pra ninguém até agora.
Poxa, mas que sem graça, trazer o Demba Ba e ele não jogar. Ainda bem que não precisou.
Pelo que vi, geral tá tentando tudo quanto é esquema pra superar o Diambars. Sem sucesso.

 Entre os oito

De novo Douanes atrapalhando as coisas.

Loucura em Soweto

Caraca, não sabia qual era desse Enyimba, mas fosse Kaizer Chiefs ou Pyramids não seria fácil. Especialmente os Sulafricanos.
E que jogo foi esse?!? Sensacional classificação.
Pra quem não acreditava em fase de grupos, final? Que loucura.

Que ano, amigos!

Que ano mesmo. E tem que ficar, vai que rola uma mazembada?
Mtonga não decepcionou, Ndiaye dominou o meio campo, Diallo arrebentou. Mas a performance do grupo é absurda.
Rola trazer Moussa Kounaté pra jogar o Mundial?
Cara, duas ligas, duas copas e uma Champions. Teu nome vai correr o continente.
Ah não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, que temporada mesmo. E esse time aí, hahahahahaha imagina jogar contra um time chamado de Mimosas Futebol Clube pqp hahahaha. Já não bastou o Chicken Inn um tempo atrás.

Uma pena que em 2022 não tem mesmo o mundial de clubes por causa da Copa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande temporada! Reinou no âmbito nacional e conseguiu uma campanha sensacional continentalmente. Uma pena que não teremos a disputa do Mundial. Vem mais uma tentativa de Champions League com o clube por aí? Acho até que seria interessante, levando em conta essas incertezas quanto ao elenco e possíveis mudanças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Lanko disse:

Nossa, que temporada mesmo. E esse time aí, hahahahahaha imagina jogar contra um time chamado de Mimosas Futebol Clube pqp hahahaha. Já não bastou o Chicken Inn um tempo atrás.

Uma pena que em 2022 não tem mesmo o mundial de clubes por causa da Copa.

 

Falei que a África é um celeiro de nomes divertidos! 🤣

Decepcionante mesmo essa coisa de não ter o Mundial. Mas vamos lá para o bi da Champions!

 

2 horas atrás, Bigode. disse:

Grande temporada! Reinou no âmbito nacional e conseguiu uma campanha sensacional continentalmente. Uma pena que não teremos a disputa do Mundial. Vem mais uma tentativa de Champions League com o clube por aí? Acho até que seria interessante, levando em conta essas incertezas quanto ao elenco e possíveis mudanças.

Pois é. Já, desde a temporada passada, o Diambars vem com a obrigação de vencer o campeonato nacional e seria assim novamente na próxima. Agora que eu vi que é possível vencer também a Champions League, vou brigar por ela. A grande questão é encontrar o momento de dar um passo adiante na carreira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spacer.png

 

Já que não tem Mundial, vamos pelo bi

2 de outubro de 2022

 

Pois é, estive próximo de sair do Diambars. A interferência do presidente na negociação de dois jogadores na temporada passada me incomodou, apesar de ter noção de que, de alguma forma, eu era parcialmente culpado pela gerência financeira desleixada que vinha fazendo. A verdade é que eu passei a apostar nas premiações por vitórias na Champions League mas a direção não percebeu essa possibilidade. Ok, passou. Quando melhoramos nesse aspecto, mesmo ainda sem a grana do título continental, achei que daria para o clube começar a investir na infraestrutura para as categorias de base. Negado. Com a superioridade nos campeonatos locais e com a conquista da Champions, o que me segurava no clube era a possibilidade da disputa do Mundial Interclubes.

Quando me dei conta de que, por causa da Copa do Mundo de 2022 ser disputada no Catar em novembro e dezembro, o Mundial não acontece nesse ano, estive por um triz de sair. Fiz um teste antes, solicitei, novamente, que a diretoria melhorasse as condições de treinamento para a base. Parecia que o presidente estava pressentindo que perderia seu treinador. Com o aceite, resolvi ficar por mais um ano. Além disso, aproveitei para pedir o curso para a Licença Nacional B. No fim da temporada, repenso a permanência. Proposta eu já tive, só não me interessei em dirigir a seleção sub-23 do Burundi.

spacer.png

 

spacer.png

spacer.png

Já que fico, vamos trabalhar. Tínhamos certas as saídas do Ndoye para o Rennes e do Faye para a Bélgica. Além dos dois, não renovei os contratos do Birahim Gaye e dos meias-atacantes Amoateng e Ndao que, por conta do esquema, jogaram mais improvisados do que nas suas posições de origem. Sabia que teria problemas com assédio aos nossos atacantes. Dos três, Diallo já tinha refeito seu contrato até 2024 e eu aproveitei para ampliar por mais um ano. Fofana e Doumbia já haviam indicado que queriam ir para um clube de maior reputação. Tivemos proposta pelo primeiro. O Raja Casablanca colocou na mesa uma oferta razoável, eu joguei a contraproposta lá em cima esperando por uma desistência. Só que eles toparam negociar. No fim, entendi que os números eram bastante justos para um jogador com apenas mais um ano de contrato e que não tinha intenção de renovar.

A exceção do ataque, as reposições serão feitas com peças do próprio elenco. Para o gol, não vejo necessidade de trazer outro já que a confiança no Mtonga é grande e o Clèment Diop pode ser o goleiro das copas. Na zaga, sobe Christian Eze, que chegou ao clube no fim do ano passado. Já para o ataque, contratei o sudanês Ibrahim Merghani e ainda estou de olho em outro jogador. As demais contratações que fiz até agora vem para compor ou para a base. São eles os zagueiros Ousmane N'Diaye e Amadou Guèye, o lateral esquerdo Sanasi Sy, o meia direita Mor Diop e o meia burkinabé Ibrahima Kouassi.

 

spacer.png

spacer.png

 

spacer.png

spacer.png

A temporada já começou com mais um título, o da CAF Super Cup, jogada entre as fases preliminares da Champions League. Jogando em casa, derrotamos o Raja Casablanca por 2 a 1. Já na principal competição continental, passamos pelo Power Dynamos, de Zâmbia, com mais dificuldade do que eu poderia imaginar. Em seguida, contra o Horoya AC, de Guiné, duas vitórias categóricas. Na fase de grupos, que acontece apenas a partir de janeiro, pegaremos o tradicionalíssimo Al Ahly, multi-campeão egípcio e dez vezes campeão da Champions League, o Al-Hilal Omdurman, do Sudão, e o Club Africain, vice-campeão continental há dois anos. Até lá, teremos oito jogos pela Ligue 1 e poderemos nos concentrar exclusivamente nela.


[CCL] Diambars FC 1 x 0 Power Dynamos
A equipe para a estreia na caminhada pelo bicampeonato continental não apresentava muitas mudanças em relação àquela da temporada passada. Nos lugares de Ndoye e Fofana, jogam Christian Eze, contratado no ano passado e que subiu do sub-23, e Dame Guèye. A primeira chance real de gol aconteceu apenas aos 23 minutos, com uma cabeçada do Diallo em cima do goleiro. Pressionamos, rondamos a área adversária e só tivemos outra chance aos 43 e Doumbia finalizou mal. A primeira deles foi nos acréscimos, uma cabeçada que roçou o travessão. Já no início do segundo tempo, Moussa Diop cobrou falta, Titima defendeu mas Eze marcou no rebote. Vitória simples num jogo muito mais complicado do que eu imaginava.

[CSC] Diambars FC 2 x 1 Raja Casablanca
Uma nova competição, a CAF Super Cup, recebemos o Raja Casablanca, campeão da Confederation Cup. Com os campeões marroquinos, veio também Armand Fofana que não iniciou entre os onze. Niang, que saiu da última partida com uma lesão muscular, começou no banco. Dame Guèye fez, antecipando de cabeça, 1 a 0. El Mimouni, da entrada da área, empatou no lance seguinte. Numa bela cobrança de falta, Moussa Diop nos colocou novamente na frente. A segunda etapa foi mais fria e, para correr menos riscos, trouxe o time um pouco para trás. Nos minutos finais, quase empataram mas Mtonga espalmou para fora. No contra-ataque, Moussa Diop acertou o travessão. Mais um troféu para a galeria.

[CCL] Power Dynamos 0 x 2 Diambars FC
Tínhamos alguns jogadores sem condições para a partida de volta, especialmente os dois laterais pela esquerda. Matar Kanté jogou improvisado ali. Além disso, Mor Diop fez sua estreia como titular na ponta direita. Antes de completar um minuto de partida, pênalti no Dame Guèye. Doumbia cobrou e Titima espalmou para fora. O atacante, no entanto, se recuperou e fez o gol de abertura e a assistência para o segundo. Finalizamos mais de vinte vezes na primeira etapa e poderíamos ter matado o confronto. Normal, nos quarenta e cinco minutos finais o ritmo caiu. Apenas mantivemos a bola e o resultado que nos era favorável.

[CCL] Diambars FC 3 x 0 Horoya AC
Thioune suspenso e Matar Kanté lesionado, dessa vez o problema era a lateral direita, onde Eze jogou improvisado. Não havia acontecido muito nos primeiros 19 minutos até o cruzamento do Seck para finalização à queima-roupa do Diallo. O gol deu uma animada e quase ampliamos num lance muito parecido. O segundo tempo foi menos criativo. Moussa Diop cobrando falta passou perto do gol que saiu apenas aos 37 numa falha do goleiro Nouhan Condé. Ainda deu tempo para o terceiro nos acréscimos, um passo gigantesco em direção à fase de grupos.

[CCL] Horoya AC 0 x 3 Diambars FC
Ndiaye, suspenso, e Niang, ainda abaixo do nível físico, foram os desfalques para a partida em Conakri. E começamos muito bem com um gol de falta de Moussa Diop. A vantagem era enorme e, mesmo sem ser a estratégia, oferecíamos mais perigo nos contra-ataques. Num deles, Dame Guèye abriu na direita e Diallo ampliou. De pé "errado", Moussa Diop marcou o terceiro, seu segundo na partida. Repetimos o placar do jogo de ida e estamos onde queríamos, na fase de grupos da Champions League.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como acho chique gente que contrata pouco kkkk
Vendeu bem o Fofana.

Fez bem me permanecer, é melhor que treinar Burundi, por exemplo. O presidente parece ter acordado do sono profundo. 
Começou a temporada de forma irresistível com Diop e Diallo botando o terror. Um golzinho sofrido apenas, parece que os reforços da defesa encaixaram bem. Esse sudanês é bola, jovem, vai dar muitas alegrias para o Diambars.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, largar o time pra treinar seleção sub-23 do Burundi seria péssimo. hahahah

Vai fazendo um bom início de temporada, apesar de que vai pegar uma senhora pedreira com o Al-Ahly. Mas quem venceu o Raja vence eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro do possível, classificação tranquila. Agora e ver como se sai nesse grupo encardido. Boa Sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, 1,3 milhão de euros na África deve ter sido o mesmo que ter pedido um olho do presidente haha. Até pasmo como aceitaram.

No mais, começa bem novamente e tem tudo pra ganhar tudo novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2019 em 18:02, Jirimias disse:

Como acho chique gente que contrata pouco kkkk
Vendeu bem o Fofana.

Fez bem me permanecer, é melhor que treinar Burundi, por exemplo. O presidente parece ter acordado do sono profundo. 
Começou a temporada de forma irresistível com Diop e Diallo botando o terror. Um golzinho sofrido apenas, parece que os reforços da defesa encaixaram bem. Esse sudanês é bola, jovem, vai dar muitas alegrias para o Diambars.
 

Não sou esse tipo de gente que contrata pouco, foi apenas uma questão de não conseguir ir ao mercado por causa do tamanho do clube. Para contratar jogador mediano, prefiro usar a base.

Moussa Diop tem sido fundamental desde que eu cheguei no Senegal, importantíssimo em todas as temporadas. Diallo foi artilheiro na temporada passada e está indo pelo mesmo caminho. Ou estava...

 

Em 04/10/2019 em 20:58, marciof89 disse:

Realmente, largar o time pra treinar seleção sub-23 do Burundi seria péssimo. hahahah

Vai fazendo um bom início de temporada, apesar de que vai pegar uma senhora pedreira com o Al-Ahly. Mas quem venceu o Raja vence eles.

O grupo é bem complicadinho mas deve dar para ficar na frente dos tunisianos e sudaneses e fazer jogo duro com o Al-Ahli.

 

Em 04/10/2019 em 23:26, jeanslay disse:

Dentro do possível, classificação tranquila. Agora e ver como se sai nesse grupo encardido. Boa Sorte! 

É, o grupo é chatinho mesmo mas acho que é possível passar.

 

17 horas atrás, Lanko disse:

Nossa, 1,3 milhão de euros na África deve ter sido o mesmo que ter pedido um olho do presidente haha. Até pasmo como aceitaram.

No mais, começa bem novamente e tem tudo pra ganhar tudo novamente.

Muita grana mesmo, deu até pra entender porque o presidente demorou para aceitar minhas demandas. O ponto é que, com o dinheiro de premiação da Champions e sem gastar quase nada com reforços, ele não tinha como negar. A não ser que quisesse colocar o dinheiro no bolso! 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spacer.png

 

O saldão continua

4 de janeiro de 2023

 

A temporada começou efetivamente depois das fases preliminares da Champions League e da decisão da Super Cup. Se, dentro do campo,  tudo corre às mil maravilhas, fora dele, a ficha vai caindo que, mesmo com o título continental, o Diambars FC e o futebol senegalês como um todo continuam numa prateleira ainda muito baixa no contexto africano. Jogadores que se destacam aqui querem trocar o clube por mercados de maior visibilidade. Foi assim com Fofana e Mohamed Diallo, nosso artilheiro na última temporada, foi, literalmente, pelo mesmo caminho e acertou sua saída para o Raja Casablanca. Doumbia, que foi o primeiro a demonstrar essa insatisfação, ainda não recebeu proposta mas não deve durar muito mais por aqui, principalmente porque seu contrato termina no fim da temporada e ele não está nem um pouco interessado em renovar.

De qualquer forma, como disse, dentro de campo as coisas estão funcionando bem a contento. Vencemos todas as onze partidas que disputamos até agora, seja na Ligue 1, onde já disparamos na liderança, seja nas copas. Sofremos apenas um gol, na Coupe du Sénégal e, mesmo assim, o time reserva goleou. Só que agora começará a competição que realmente pode nos oferecer dificuldade com adversários qualificados para nos provar. Estreamos no domingo contra o Club Africain lá no Stade Olympique de Radès, na Tunísia, e, no fim de semana seguinte, receberemos o Al-Hilal do Sudão. Aí sim veremos do que somos capazes com as baixas que tivemos.

spacer.png

 

spacer.png

spacer.png

[SL1] Niary-Tally 0 x 1 Diambars FC
Força máxima para a estreia na Ligue 1 com a novidade do sudanês Merghani. Les Galactiques voltaram para a primeira divisão nesse ano e deram trabalho com uma defesa bastante fechada. No primeiro tempo, tivemos 70% da posse da bola, oito finalizações ao gol do Din, nenhuma com grande perigo. Muito pouco para um time tão favorito. O gol, enfim, saiu aos nove minutos numa jogada característica desse time: cruzamento da esquerda completado do outro lado pelo Diallo. Uma atuação muito fraca do atual bicampeão senegalês.

[SL1] Diambars FC 4 x 0 Mbour Petite Côte
Time repetido para estrear em casa. O "gol Diambars" saiu logo cedo com Doumbia cruzando para Diallo. Merghani, cobrando pênalti, marcou pela primeira vez em partidas oficiais. Em um contra-ataque, Niang fez o terceiro. Não fazíamos uma partida brilhante mas éramos cirúrgicos nas oportunidades que conseguimos criar. Em outro pênalti, o sudanês marcou mais uma vez. Goleada para dar moral.

[CdS] Diambars FC 3 x 0 ETICS
O campeonato parou por quase um mês para a disputa da Copa do Mundo e, depois desse tempo todo, reservas para jogar a Coupe du Sénégal. Sérigne Sène fez o primeiro, um belo gol de bate-pronto. Depois desse tento, o time melhorou mas só voltou a marcar aos 37 minutos, num chute de fora de Kouassi, o burkinabé que nem foi inscrito na Ligue 1 por causa do limite de estrangeiros. Antes do fim do primeiro tempo, Keba Coly fez o terceiro. O resultado deu aquela relaxada tradicional na volta do intervalo e pouco ou quase nada aconteceu. 

[SL1] ASC Linguère 0 x 3 Diambars FC
Diallo, que voltou da boa participação de Guiné na Copa do Mundo do Catar, torceu o tornozelo e ficou fora. Na primeira finalização da partida, que aconteceu apenas aos 15 minutos, Doumbia marcou, de cabeça. Melhoramos depois do gol, só que Lamine Faye estava num bom dia. O segundo tento aconteceu só depois da metade do segundo tempo, com Niang, num carrinho dentro da pequena área. Ele mesmo, no rebote de uma falta que ele próprio cobrou, fechou o placar.

[SL1] Diambars FC 2 x 0 ASC Diaraf
Time reforçado com o Diallo e tivemos uma dificuldade enorme para manter a posse da bola na primeira etapa. As melhores chances foram do adversário e Mtonga salvou umas duas. A bronca do intervalo parece ter funcionado e logo aos seis minutos Moussa Diop abriu o placar. Foi do ponta esquerda também, do alto do seu 1,68m, de cabeça, o segundo gol. Numa partida diferente do usual, com menos bola que o adversário, vencemos mesmo assim.

[SL1] ASAC Ndiambour 0 x 2 Diambars FC
Centésima partida de Appadoo na frente de Les Académiciens e tenho que lidar com a insatisfação do Diallo querendo se mudar para o Raja Casablanca. Fiquei incomodado com a pouca posse de bola na partida anterior e fiz uma alteração tática. Funcionou nesse sentido mas faltou finalizar. No final da primeira etapa, voltei para o gegen de sempre. E quem fez o gol que abriu o caminho pra vitória? Sim, ele, Mohamed Diallo. O outro Diallo, Moustapha, ampliou num chute de fora. Mais uma vitória para a conta.

[CdL] Diambars FC 2 x 0 US Ouakam
Estreamos na Coupe de la Ligue contra uma equipe da segunda divisão e, não só por isso, vamos de time reserva. Kouassi fez 1 a 0 num golaço de fora da área, no ângulo. Quase no fim do primeiro tempo, Keba Coly marcou o segundo. A equipe voltou bem desinteressada para o restante da partida e nada aconteceu. Serviu para estrear o volante marfinense Modeste Latte e o goleiro Aboubacar Diakité.

[SL1] Diambars FC 3 x 0 Guédiawaye
Na primeira sem Diallo, Dame Guèye foi seu substituto. De resto, força máxima. Cobrando falta da risca da grande área, Moussa Diop marcou o primeiro gol. Dois minutos depois, ele mesmo, de pé direito, dobrou a vantagem. Pra ser bastante honesto, Moussa chamou para si a responsabilidade, o resto do time ficou muito abaixo no primeiro tempo. Para confirmar, ele fez seu hat-trick aos 24 da segunda etapa. Merghani, cobrando pênalti, acertou a terceira bola na trave na partida. Poderia ter sido muito mais confortável a goleada.

[SL1] Yeggo Foot 0 x 2 Diambars FC
Último jogo do ano, último dia do ano, vamos desfalcados do Doumbia. Assim, ninguém do trio campeão de quase tudo no ano passado estava em campo. Mais uma vez não fazíamos uma má partida. Thierno Gomis havia acertado a trave uma vez e o gol saiu apenas aos 29 minutos. Johnson enfiou bola longa, o goleiro saiu mal e Merghani antecipou e desviou de cabeça. O atacante colocou outra bola nas redes, só que estava adiantado na cobrança de falta do Moussa Diop. Na reta final da partida, Eze ampliou. 

[CdS] Diambars FC 4 x 1 Port Autonome
Com quatro partidas em uma semana, eu não tive a menor dúvida sobre o que fazer nessa rodada da Coupe du Sénégal. Antes de dois minutos, Thierno Gomis abriu a porteira. Ou melhor, era pra ser isso mas o adversário começou a jogar muito mais que nós. E acabou empatando a partida com justiça. Voltamos melhores do intervalo. Mor Diop fez 2 a 1 logo no primeiro minuto. Aí sim começamos a jogar bola. Gomis marcou o terceiro, tivemos mais chances, Mor Diop fez seu segundo, cobrando falta. E foi isso, precisamos atuar apenas meio tempo.

[SL1] Diambars FC 2 x 0 Casa Sport
Teríamos a estreia na fase de grupos da Champions League em alguns dias e, dessa vez, fiquei na dúvida sobre que time escalar. Acabei optando por titulares para enfrentar o terceiro colocado da Ligue 1. Estávamos tendo muitas dificuldades contra um time extremamente fechado pelo meio. As jogadas pelo lado também não estavam funcionando. O gol saiu em um contra-ataque, com Merghani girando e batendo forte de esquerda. Um pênalti meio mandrake e Merghani ampliou. Acertamos duas vezes a trave do goleiro N'Doye e ficou por isso mesmo.

 

spacer.png

spacer.png

Existe vida depois de Diallo? Bem ou mal, tive tempo para buscar o substituto do Fofana e o Merghani tem feito seus golzinhos, mesmo que alguns de pênalti. Já para o guineense, que inclusive jogou a Copa do Mundo do Catar, estou tendo dificuldades para encontrar seu sucessor. Primeiro pelas próprias questões de mercado mas também porque a janela de transferências da Ligue 1 abre apenas no dia 27 de janeiro. Tem também a questão de não poder disputar a fase de grupos da Champions League cujo prazo de inscrições já foi encerrado. Sendo assim, precisarei encontrar soluções dentro do próprio elenco. Por enquanto, quem chamou a responsabilidade foi Moussa Diop, que está jogando demais. O ponta, inclusive, foi um que reclamou bastante da venda do Diallo.

Pensando no futuro e na consolidação do Diambars dentro do futebol local, contratei cinco promessas para as categorias de base: o goleiro malinês Aboubacar Diakité, o volante marfinense Modeste Latte e os locais Moussa Soumaré, Abdoul Sané e Max Sagna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Início de temporada muitíssimo bom, mesmo com as baixas que o elenco teve. É ver agora se alguém dentro desse elenco, como você apontou, chama para si a responsabilidade de substituir bem o Diallo, para que Diop não acabe sobrecarregado.

Sobre esses últimos reforços, me chamaram muita atenção o goleiro e o volante. Creio ter conseguido ali dois ótimos valores - que não devem demorar muito a fazer parte do elenco principal.

No mais, curioso para ver como a equipe irá se portar no real (talvez único?) desafio da temporada, a Champions League.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira impressão é que o time não sentiu tanto as saídas, 100% de aproveitamento. Mas como você menciona que o futebol senegalês está prateleiras abaixo dos demais, nacionalmente pode não fazer diferença, mas realmente vai pesar quando começarem as competições continentais, que a esse ponto é o que importa mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to África, o berço da bola
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Danut locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Alguém acompanhando a liga dos campeões africanos?
      Até que são competitivos.
      Nesse jogo, p. ex., o Sundows que lidera com sobra o sul-africano, perdeu fora para o time angolano pelas quartas. 
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
×
×
  • Criar Novo...