Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

África, o berço da bola


Bruno Trink

Posts Recomendados

spacer.png

 

apC3kvrOD5r8E1xhOk0FOt7dOvF4rQXMpSt6Ess9d--7vrRfSdt4LM3qYyFeNH0P1mQzpbwBzp4SjZbWs-jg-6yiSEv1GWG6_vsg9SGX4ihGsdjXzwqTkMN8fHTyTQuEm6QZG7AX_uh-uNJRjXef7jeviWF_rRiMD-bz3YEj0zwMQheTLt-XyDfa88u3UOG8L2mlSaucLLNZ9Jg55V5OBB1p-tFct8MoJKVoBGtn-pccBIrNeIEEbrVAAaKiWVPkeQIHkDRy0cRf65vlGMwqUpC5vYYDxO8Y7S2uW4TEAmSAVp0Gcp0431HvYjE3m-pgQ5YQ7qj6yRS9_AAV0I9LtvSeRlVgprFTuoAcQqb8M0zZODoTFbV7T-0GomgDoU9yfX5lpMMgzUtPqd__e7qTV65BzKAjHHXH0E91bydSpmxENbModFx9SqvJLSXNL0TbItZLAOoaM5lqghlT8Jge1Xb69MzF-4aWLd1FcOleaGEG8G7AxmY26pD-leeGLZE08DwJDKMO0ouLbo4kNkE1obOu2uEMpvk-MuG2JK4ca4XgtsXX-8r_J-HFK6kXM7RaaOfXm2h2d0bvUJxZkYk_O-xxrT5Mzdcy6KVQPNvxOZkmbJrFJMqb_YC1cytY5s12QDdhADuNNyEZsHT5oKDbBQ7XO2isHVqVRYsHuoWXvcERE2XBeYCiEg=w696-h473-noEm janeiro de 2013, às vésperas de mais uma edição da Copa Africana de Nações, Stephen Keshi, então treinador da seleção da Nigéria, reacendeu uma enorme polêmica. O nigeriano criticou duramente o trabalho de técnicos estrangeiros nas seleções africanas. Segundo ele, os "caras brancos" rumam para a África apenas para ganhar dinheiro. Ele também criticou o tratamento diferenciado das federações com treinadores locais e estrangeiros – segundo ele, os expatriados recebem mais tempo para se adaptar desenvolver seu trabalho – e afirmou que isso estava aniquilando o futebol africano.

Keshi faleceu em 2016 e hoje, seis anos depois daquela declaração, muito pouco mudou. É fato que os treinadores de Argélia e Senegal, finalistas da competição de seleções africanas, defendem seus próprios países de nascimento. A bem da verdade, o argelino Djamel Belmadi nasceu em Champigny-sur-Marne, na França. No entanto, no total, 66% dos treinadores, 15 de 24, eram estrangeiros.

A ideia é simples: explorar o futebol no continente africano com um treinador de nacionalidade africana. Para isso, foram adicionadas, além das ligas da África do Sul, originais do jogo, as ligas de outros nove países utilizando o update do @Timo@. Não pretendo me prender a objetivos. Encarnarei um treinador mauriciano, com um perfil inexperiente e começo desempregado. A nacionalidade foi escolhida por dois motivos. Primeiro, um país que não está entre as ligas selecionadas para o save. Segundo, não queria uma nação envolvida com ditaduras sanguinárias. As Ilhas Maurício, muito pelo contrário, que já foram colônia holandesa, depois francesa e, então, britânica, hoje são um exemplo de democracia, mesmo com algumas questões de corrupção, e tem um dos maiores índices no ranking da Freedom House.

spacer.png

Não vou sair do continente, a intenção é fortalecer o futebol africano. A ver até onde posso chegar...

 

Índice:

 

Histórico:

Spoiler

Odupong Ofaakor Unistar Soccer Academy

  • Temporada 2019
    • MTN FA Cup: eliminado na 3ª rodada
    • GN Bank Division One League: campeão do grupo C
  • Temporada 2020
    • deixei o clube por causa de um bug no update

Diambars FC de Saly

  • Temporada 2020/21
    • CAF Confederation Cup: eliminado na 1ª fase eliminatória
    • Ligue 1: campeão
    • Coupe du Sénégal: semifinalista
    • Coupe de la Ligue: semifinalista
  • Temporada 2021/22
    • CAF Champions League: campeão
    • Ligue 1: campeão
    • Coupe du Sénégal: campeão
    • Coupe de la Ligue: eliminado nas quartas de final
  • Temporada 2022/23
    • CAF Super Cup: campeão
    • CAF Champions League: eliminado nas quartas de final
    • Ligue 1: campeão
    • Coupe du Sénégal: campeão
    • Coupe de la Ligue: campeão

Sohag FC

  • Temporada 2023/24
    • Egyptian Cup: eliminado na 2ª rodada
    • Egyptian Premier League: 8º colocado

Al-Ahly Sporting Club

  • Temporada 2024/25
    • Egyptian Premier League: campeão
    • Egyptian Cup: semifinalista
    • CAF Confederation Cup: campeão
    • CAF Champions League: campeão
  • Temporada 2025/26
    • Egyptian Premier League: campeão
    • Egyptian Cup: campeão
    • CAF Super Cup: campeão
    • Mundial Interclubes: 3º colocado
    • Egyptian Super Cup: vice-campeão
    • CAF Champions League: campeão
  • Temporada 2026/27
    • Egyptian Premier League: campeão
    • Egyptian Cup: campeão
    • CAF Super Cup: campeão
    • Mundial Interclubes: campeão
    • Egyptian Super Cup: campeão
    • CAF Champions League: campeão

Raja Club Athletic

  • Temporada 2027/28
    • Botola Pro: campeão
    • Coupe du Trône: semifinalista
    • CAF Champions League: semifinalista

 

Ligas selecionadas:

Spoiler

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, maiconandrade disse:

Boa diversão!

 

1 hora atrás, PauloLima13 disse:

Boa sorte, tudo pra ser uma historia impar 

 

1 hora atrás, Khroiskantis disse:

Boa sorte

Obrigado, @maiconandrade, @PauloLima13 e @Khroiskantis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Neynaocai disse:

Show de bola. Na expectativa.

Valeu!

 

19 horas atrás, Andreh68 disse:

Ah, ia ser meu futuro save, que está há 4 anos esperando sua hora!

Menos mal que está em boas mãos!

Ah, pena! Mas depois que o @Johann Duwe foi pra Escandinávia e o @vinny_dp "roubou" minha ideia de América do Sul, sobrou a África na minha listinha. Queria fugir um pouco da Europa, dar um tempo desse roteiro campeonato nacional/Champions League.

Espero fazer jus à expectativa!

 

18 horas atrás, ggpofm disse:

Gostei da proposta do save e da escolha da nacionalidade do treinador. Mais do que nunca, a democracia se faz necessária. Boa sorte, Bruno.

Fundamental. Estava quase certo de fazer um treinador etíope mas esse ranking da Freedom House mudou meus planos. Vi que a democracia lá não é assim tão democrática, que só mudou um pouco nos últimos anos.

 

18 horas atrás, Lanko disse:

Acompanhando!

👍🏻

18 horas atrás, Thiago Snitram disse:

gostei

boa sorte

Obrigado!

17 horas atrás, El Ligero disse:

Desafio sensacional, vou acompanhar!

Seja bem vindo!

13 horas atrás, Jirimias disse:

Acompanhando desde o início. Boa sorte neste safari, quer dizer, neste save!

Nem tinha me lembrado de safári, podia ter usado isso para nomear o save...😉

 

11 horas atrás, Bigode. disse:

Desafio interessante. Estarei aqui acompanhando também. Boa sorte!

O desafio vai ser grande, especialmente para mim que me acostumei a jogar com "famosos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Andreh68 disse:

Ah, ia ser meu futuro save, que está há 4 anos esperando sua hora!

Ninguém saí da Rússia, meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro de ter visto algum save na África. Eu mesmo, jogo a mais de 10 anos, e só joguei com seleções africanas, nunca com clubes (e geralmente só em um ciclo). Realmente inovador, parabéns pela escolha, e bom jogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Àfrica literalmente é um continente a ser explorado. Aqui na área foram poucos saves por lá - teve o Tributo a Ernst Happel e eu fiz um no FM 09 (não concluído), mas ambos começavam na África do Sul e tinham como meta ir para a Europa.

Gostei muito da proposta, vai ser bem interessante ver esse passeio pelos diversos países e mesmo a busca por reconhecimento mundial.

Bom save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, managersergipano disse:

Não lembro de ter visto algum save na África. Eu mesmo, jogo a mais de 10 anos, e só joguei com seleções africanas, nunca com clubes (e geralmente só em um ciclo). Realmente inovador, parabéns pela escolha, e bom jogo!

Também não me lembrava de save na África, foi um dos motivos para ter escolhido o continente. Espero me divertir jogando por lá.

 

16 horas atrás, Tsuru disse:

A Àfrica literalmente é um continente a ser explorado. Aqui na área foram poucos saves por lá - teve o Tributo a Ernst Happel e eu fiz um no FM 09 (não concluído), mas ambos começavam na África do Sul e tinham como meta ir para a Europa.

Gostei muito da proposta, vai ser bem interessante ver esse passeio pelos diversos países e mesmo a busca por reconhecimento mundial.

Bom save!

Acho que faltam saves na África por causa da questão das ligas licenciadas. Como só tem a África do Sul, temos que depender dos updates. Eu mesmo fiquei bem com o pé atrás antes de começar esse aqui com medo de precisar interromper no meio por causa de erros. Mas resolvi arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spacer.png

 

Odupong Ofaakor Unistar Soccer Academy

30 de novembro de 2018

Duas decisões a se tomar ao iniciar essa aventura na África. A primeira, mais simples, dizia respeito ao perfil do treinador. Como havia dito, optei por um treinador mauriciano, desempregado e inexperiente. O jogo me sugeriu começar com uma licença Nacional A mas, para tornar ainda mais próximo da realidade, Vincent Appadoo, 31 anos, nascido em Curepipe, não tem nenhuma licença e nunca jogou futebol, a não ser nas peladas de fim de semana nos campinhos das Ilhas Maurício.

spacer.png

 

Assim, passamos para a segunda decisão, onde trabalhar. O save começa no fim de novembro de 2018 e as ligas dos países selecionados se encontram em momentos diferentes de suas temporadas. Algumas seguem o calendário europeu, outras atuam com calendários anuais. Havia algo em torno de 150 clubes sem treinadores, não tinha a menor condição de aplicar para todos os empregos e esperar entrevistas deles, mesmo que fossem algumas dezenas. A estratégia escolhida, então, foi de buscar os clubes amadores ou semiprofissionais, especialmente as famosas academias. No final, fiquei reduzido a cinco opções em quatro países diferentes e apliquei para todas elas.

spacer.png

 

Só quatro haviam me chamado para entrevistas quando a primeira proposta chegou. Coincidentemente, foi do único país que joga com calendário anual, que seria minha preferência por poder iniciar um trabalho sem vícios. A Odupong Ofaakor Unistar Soccer Academy, ou Unistar Academy, é um clube de futebol de Gana que atua na GN Bank Division One League. A Division One League, equivalente à segunda divisão, tem 48 clubes divididos em três grupos de dezesseis times que se enfrentam duas vezes. O primeiro colocado de cada grupo sobe para a primeira divisão.

A Unistar Academy, como o próprio nome indica, é uma academia e somente pode contratar jogadores com até 20 anos. Encontrei um elenco com 19 jogadores, a grande maioria com apenas 17 anos, todos bastante promissores de acordo com a avaliação do assistente técnico. Três são os destaques: o meia atacante Bright Owusu e dois meias que jogam pela esquerda, Eric Yeboah e Joseph Diallo. Já é a primeira dor de cabeça, como encaixar esses dois, que fazem a mesma função, no time titular. Como esperado, falta profundidade ao elenco e existem algumas claras carências no grupo, sendo a principal na faixa central do meio de campo. A ver como reforçar o time, uma vez que não há dinheiro para transferências e pouquíssima margem no orçamento salarial.

spacer.png

 

Para isso, será fundamental o primeiro passo, que será estruturar a comissão técnica da equipe. Hoje o clube conta apenas com o assistente técnico, o olheiro chefe e o fisioterapeuta chefe. Precisaremos de olheiros minimamente razoáveis para encontrar reforços a custo zero, talvez empréstimos de clubes da primeira divisão. Além disso, há espaço para três preparadores que poderão ser um físico, um de goleiros e um geral. Ao menos teremos tempo para buscar isso tudo com calma já que o time estreia apenas em fevereiro de 2019.

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bruno Trink changed the title to África, o berço da bola [02.08]
4 horas atrás, Bruno Trink disse:

Três são os destaques: o meia atacante Bright Owusu e dois meias que jogam pela esquerda, Eric Yeboah e Joseph Diallo. Já é a primeira dor de cabeça, como encaixar esses dois, que fazem a mesma função, no time titular. Como esperado, falta profundidade ao elenco e existem algumas claras carências no grupo, sendo a principal na faixa central do meio de campo. A ver como reforçar o time, uma vez que não há dinheiro para transferências e pouquíssima margem no orçamento salarial.

O Owusu parece bem raazoável. Bem vindo a Africa. Não sei se os times são tão mal montados assim, ou se é um problema de pesquisa ou de database, mas o improviso é a regra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Owusu é um bom jogador, consigo imaginar ele sendo o craque desse time.

Vai ter trabalho. Eu imaginava mesmo que os times na África, ainda mais em divisões inferiores, fossem completamente esgotados em grana. Vamos ver o que você arruma por ai na Gana.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Owosu parece craque mesmo, tem tudo para ser o destaque do time.

Vai ter trabalho, falta grana e só consegue subir se for campeão. Por outro lado o nível dos adversários deve ser bem ruim, então encaixando o time as coisas devem caminhar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo desafio. É legal ver que o futebol sempre sobreviveu na África mesmo com todas as adversidades. É legal de ver também a evolução de algumas seleções e as surpresas que a Copa Africana de nações nos traz a cada edição. Espero que tenha uma boa diversão, estarei acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎02‎/‎08‎/‎2019 em 20:23, Andreh68 disse:

O Owusu parece bem raazoável. Bem vindo a Africa. Não sei se os times são tão mal montados assim, ou se é um problema de pesquisa ou de database, mas o improviso é a regra!

Não reparei se todos os times são assim mas não vou reclamar. A maioria dos garotos são newgens, devo ter dado azar. Terei que dar meu jeito.

 

Em ‎02‎/‎08‎/‎2019 em 20:49, marciof89 disse:

Owusu é um bom jogador, consigo imaginar ele sendo o craque desse time.

Vai ter trabalho. Eu imaginava mesmo que os times na África, ainda mais em divisões inferiores, fossem completamente esgotados em grana. Vamos ver o que você arruma por ai na Gana.

Boa sorte!

Não imaginava que o início fosse ser muito diferente disso. Estou encontrando algumas dificuldades nas contratações, tanto de jogadores quanto de staff. O que vier é lucro.

 

5 horas atrás, Tsuru disse:

Owosu parece craque mesmo, tem tudo para ser o destaque do time.

Vai ter trabalho, falta grana e só consegue subir se for campeão. Por outro lado o nível dos adversários deve ser bem ruim, então encaixando o time as coisas devem caminhar bem.

Todos falando do Owusu, ele é o melhorzinho do time, sim.

Não estou pensando em acesso ainda não, muito complicado para um time que é academia, que tem limitação de idade. Mas vamos até onde der.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to África, o berço da bola
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Danut locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Alguém acompanhando a liga dos campeões africanos?
      Até que são competitivos.
      Nesse jogo, p. ex., o Sundows que lidera com sobra o sul-africano, perdeu fora para o time angolano pelas quartas. 
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...