Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

g1MNgpw.png

O Football Manager 2019 trouxe uma grande renovação no modelo de tutoria para a edição desse ano. O que era conhecido como tutoria virou mentoria e a progressão ficou diferente. Ou seja, todo o conhecimento que havia sobre a mentoria acabou por ficar defasado. Isto é, até estabelecermos se as bases anteriores permaneciam as mesmas. Felizmente, muita coisa se mantém a mesma, conforme você pode conferir aqui. Entretanto, a progressão da mentoria no FM 2019 é diferente do que os jogadores estavam habituados.

Alguns podem saber e outros não, mas meu save atual no FM 2019 depende muito das categorias de base. No "A Veterana", eu assumi a Caldense e a missão é levar a equipe ao todo do futebol brasileiro e mundial apenas utilizando a base da equipe. As estruturas iniciais não são as melhores e em seis temporadas não houve muita evolução. Contudo, como modificar as personalidades negativas é importante para maximizar o desenvolvimento dos jovens atletas, a progressão da mentoria era muito importante para mim nesse FM 2019.

A abordagem inicial

Como eu ainda não sabia o que esperar do novo sistema, continuei com aquilo que eu já conhecia. Entretanto, a tutoria de um jogador veterano com um jogador mais velho tinha acabado, agora era necessário ao menos três jogadores em um grupo de mentoria. Logo, montei o grupo de mentoria baseado nos jogadores de mentalidade positiva, acomodando as outras personalidades em volta desses jogadores. Como agora é possível saber qual a influência que cada jogador tem, eu achava que seria mais fácil mensurar como a progressão ocorreria.

AA-Caldense_-Mentoringbe35d8c7f17ada78.p

A influência é dividida em três grupos: Ligeiro, média significativa. Jogadores com hierarquia de Outros Jogadores sempre resultaram na menor influência dentro do grupo, enquanto jogadores com a hierarquia de Líder da Equipa resultaram no maior impacto. Jogador Influente e Jogador de Grande Influência irão gerar impactos médios. Isso em condições normais, entretanto, uma personalidade muito marcante, seja negativa ou positiva, pode ter um impacto maior além do que a hierarquia supostamente permite.

Achando que estava tudo correndo bem, continue com a mesma estratégia para o ano seguinte, mas trabalhando com ainda mais grupos, mesmo com alguns fora do processo e uma nova leva de jogadores entrando. Falcão viu sua personalidade mudar de Bastante Leal para Equilibrado. Charles passou de Mercenário para Inconstante. Enquanto Hebert passou de Equilibrado para Bastante Profissional. Como Hebert surgiu como o melhor jogador da sua fornada, na empolgação com sua evolução, não havia notado que um atleta tinha passado de uma personalidade positiva para uma neutra.

AA-Caldense_-Orientar4a11113f3ea2e33f.pn

Duas temporadas depois e enfim, a epifania

Em 2022, eu ainda estava distribuindo minhas equipes da mesma maneira. Assim como no caso de Hebert, eu me focava mais nos talentos que tinham personalidades ruins e ficavam positivas ou neutras do que no fenômeno oposto, jogadores com personalidades positivas que passaram para neutros, ou como no caso de Rômulo, que passou de Bastante Leal em 2019, para Acomodado em 2022. Entre as fornadas de 2021 e 2022 eu poderia ter enxergado que estava ocorrendo uma estabilização em volta de equilibrado, o que prejudicava os atletas com personalidades positivas. Mas eu ainda estava muito preso nas convicções antigas. Só fui mudar para o ano seguinte.

AA-Caldense_-Orientar70478f8e101c88ed.pn

A compreensão da progressão da mentoria no FM 2019

Com a epifania que tive entre 2022 e 2023, pude focar no que importava. Contudo, um grupo cheio de jogadores com a mesma personalidade neutra não ajudaria a construir mentalidades positivas e desejadas nos jogadores. Então, tive que trabalhar com o que tinha, que era um ou outro com uma personalidade que eu queria que os jogadores tivessem, balanceadas com um jogador neutro de grande influência.

AA-Caldense_-Orientar4b877b1186fcaf30.pn

Com isso, para o ano seguinte, eu já pude ter jogadores com personalidades positivas e influência significativa dentro do grupo de mentoria. Talvez se eu tivesse notado os padrões mais cedo, poderia ter começado esse tipo de mudança mais cedo. Entretanto, quando uma mudança muito significativa ocorre e o que temos é algo de certa forma similar ao que foi substituído, acabamos nos fixando nas ideias que já conhecemos. Isso ocorre porque primeiro é mais fácil, e segundo, nem sempre temos tempo e total dedicação para testar todas as facetas conforme gostaríamos.

AA-Caldense_-Orientarb8a010fb372d1297.pn,

As lições aprendidas

Com esse novo desafio, pude compreender melhor como a progressão da mentoria ocorre no FM 2019. Ela é bastante diferente daquilo que existia no antes da atual versão. Mesmo que não pareça, e seja fácil cair no erro de que é a mesma coisa, mudou muita coisa. É preciso muito mais do que ter alguém com a personalidade que você deseja no seu elenco. Antigamente, era impossível um jovem jogador influenciar negativamente a personalidade de um atleta mais experiente. Agora é.

Além disso, a velocidade de progressão é bem diferente. Muitas vezes, era possível ter resultado com apenas três meses de tutoria. Agora, em duas ou três temporadas você ainda não pode ver os efeitos desejados surgindo. Com isso, a progressão de personalidade é mais lenta, tanto para cima, quanto para baixo. Portanto, é bastante importante observar atentamente como está indo o desenvolvimento dos seus atletas nos grupos de mentoria.

Outra coisa importante é que grandes grupos não são a melhor maneira de modificar as personalidades negativas, já que você irá perder algumas positivas pelo meio do caminho. Infelizmente, o caminho é focar em quem realmente importa e escolher bem quem vai estar no grupo com ele.

O que observar na hora de montar seus grupos de mentoria?

Para ser bastante completo e preciso, irei adicionar que a primeira coisa que você deve observar são as personalidades do jogador. Selecione aqueles jovens jogadores que você quer mudar a personalidade e coloque para treinar no time principal, já que isso agora é uma obrigatoriedade na mentoria. Não existe mais isso de colocar um jogador do time principal para acompanhar um jogador no sub-20.

A segunda coisa a se observar é a posição dos atletas na hierarquia do clube, se um jogador tiver uma hierarquia muito maior, maior a chance dele exercer maior influência na mentoria. Líderes do vestiário ou jogadores de grande influência são a melhor pedida. Como o novo jogador provavelmente estará na base da pirâmide social do clube, o ideal é tentar buscar um jogador que esteja bem acima que ele na hierarquia do vestiário. Dessa forma, você maximiza a influência da personalidade positiva, enquanto impede que a personalidade negativa possa passar para outros jogadores.

Outros fatores na progressão da mentoria no FM 2019

Por fim, existem mais duas coisas importantes de se observar naquilo que afeta a progressão da mentoria no FM 2019: a mentalidade média do seu time e a mentalidade média do grupo social onde seu jogador está inserido. Ou seja, agora é importante fatorar a mentalidade média do elenco e do grupo social do jogador na hora de avaliar como ele vai progredir. A força da pressão social em ambos os casos acaba afetando os jovens jogadores e gerando impactos positivos ou negativos, dependendo de onde o jogador estiver inserido.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol

Link para o comentário

Uma coisa que observei em elencos maiores (30+ jogadores) e passei a tentar fazer também por volta de 2022 (3+ temporadas no save) no caso de jovens com grande potencial e personalidade ruim é formar grupos com dois ou três jogadores de status alto no elenco porque aí se houver prejuízo ele é dividido entre os líderes e não vai ser sempre o mesmo jogador. Só não pude observar se isso se mantém ao longo de várias temporadas já que não completei 2022/23 ainda mas as perdas parecem mais raras.

Em cima disso, pra jogadores com personalidades medianas, aí coloco só pra tentar aumentar a Determinação. Mesmo em grupos com todos com mentalidade Balanceada, a Determinação ainda é influenciada pelos líderes do elenco.

 

Pra definir minhas prioridades na hora de me livrar de personalidades prejudiciais, a cola: https://community.sigames.com/topic/247494-the-ultimate-personalitymedia-handling-guide/

Não é perfeita (talvez tenham mudado alguma coisa aqui e ali) mas é o melhor formato pra consulta rápida.

 

E aqui o guia mais descritivo: https://www.guidetofm.com/players/personalities

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
12 horas atrás, Douglas. disse:

Uma coisa que observei em elencos maiores (30+ jogadores) e passei a tentar fazer também por volta de 2022 (3+ temporadas no save) no caso de jovens com grande potencial e personalidade ruim é formar grupos com dois ou três jogadores de status alto no elenco porque aí se houver prejuízo ele é dividido entre os líderes e não vai ser sempre o mesmo jogador. Só não pude observar se isso se mantém ao longo de várias temporadas já que não completei 2022/23 ainda mas as perdas parecem mais raras.

Em cima disso, pra jogadores com personalidades medianas, aí coloco só pra tentar aumentar a Determinação. Mesmo em grupos com todos com mentalidade Balanceada, a Determinação ainda é influenciada pelos líderes do elenco.

 

Pra definir minhas prioridades na hora de me livrar de personalidades prejudiciais, a cola: https://community.sigames.com/topic/247494-the-ultimate-personalitymedia-handling-guide/

Não é perfeita (talvez tenham mudado alguma coisa aqui e ali) mas é o melhor formato pra consulta rápida.

 

E aqui o guia mais descritivo: https://www.guidetofm.com/players/personalities

O guia mais descritivo se encontra traduzido no FManager Brasil: http://www.fmanager.com.br/topic/117163-lidando-com-as-personalidades/

Link para o comentário
  • Perissé featured this tópico
  • 1 ano depois...

O mais interessante do FM é que quando você acha que domina o jogo você descobre mais um "pá" de funcionalidades. Muito bom o artigo, como todos os outros. Só uma pergunta, quando o jogador chega na fornada com uma mentalidade positiva, seja como determinado ou bastante determinado, não vale a pena colocá-lo em nenhum grupo de orientação? Falo isso porque ele pode modificar sua mentalidade para uma mais baixa.

Show de bola, Henrique. Meus parabéns!!

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
On 6/9/2020 at 7:47 PM, ElPeroMG said:

O mais interessante do FM é que quando você acha que domina o jogo você descobre mais um "pá" de funcionalidades. Muito bom o artigo, como todos os outros. Só uma pergunta, quando o jogador chega na fornada com uma mentalidade positiva, seja como determinado ou bastante determinado, não vale a pena colocá-lo em nenhum grupo de orientação? Falo isso porque ele pode modificar sua mentalidade para uma mais baixa.

Show de bola, Henrique. Meus parabéns!!

É melhor evitar memso.

Link para o comentário
  • Diretor Geral

Então @Henrique M., em linhas gerais os grupos de mentoria servem basicamente pra melhorar a personalidade de jogadores jovens que possuem personalidade negativa, e só. É isso mesmo? Porque não vejo mais nenhuma outra vantagem além disso.

Aliás, esse novo sistema é até perigoso pra transferir traços negativos de personalidade para o restante do grupo, né? Aqui eu acho que aconteceu o seguinte: um jogador possuía o traço negativo "não gosta de grandes jogos", e estando dentro de um grupo de mentoria ele acabou passando isso para outros atletas, que até então não tinham esse atributo. É possível isso acontecer, correto?

 

Porque eu acho que foi exatamente isso que ocorreu aqui, e eu me fodi hahahaha... meu time que era pra ter ótimos jovens se tornando titulares, acabou ganhando bons jogadores sim mas que em jogos difíceis, espanam e se escondem.

Link para o comentário
11 horas atrás, Leho. disse:

Então @Henrique M., em linhas gerais os grupos de mentoria servem basicamente pra melhorar a personalidade de jogadores jovens que possuem personalidade negativa, e só. É isso mesmo? Porque não vejo mais nenhuma outra vantagem além disso.

Aliás, esse novo sistema é até perigoso pra transferir traços negativos de personalidade para o restante do grupo, né? Aqui eu acho que aconteceu o seguinte: um jogador possuía o traço negativo "não gosta de grandes jogos", e estando dentro de um grupo de mentoria ele acabou passando isso para outros atletas, que até então não tinham esse atributo. É possível isso acontecer, correto?

 

Porque eu acho que foi exatamente isso que ocorreu aqui, e eu me fodi hahahaha... meu time que era pra ter ótimos jovens se tornando titulares, acabou ganhando bons jogadores sim mas que em jogos difíceis, espanam e se escondem.

Isso apareceu do nada em meu centroavante, nem uso mentoria e não tem ngm no clube com esse atributo além dele. Fm e seus mistérios 

Link para o comentário
  • Diretor Geral
11 hours ago, Leonardo Castello said:

Isso apareceu do nada em meu centroavante, nem uso mentoria e não tem ngm no clube com esse atributo além dele. Fm e seus mistérios 

Ô louco, sério isso? Porra... que merda então hein? E eu achando que era oriundo do grupo de mentoria, hahahahah!

Que bosta. Pior que apareceu isso num ponta da base aqui extremamente promissor e que já vem jogando bem há um tempo (inclusive renovei com ele), e em um lateral argentino que eu captei bem jovem e que virou um monstrinho (valor de mercado acima dos €70M, e joga de volante também). Os dois tem o negativo do "não gosta de grandes jogos"; fiquei mt puto quando vi!

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
23 hours ago, Leho. said:

Então @Henrique M., em linhas gerais os grupos de mentoria servem basicamente pra melhorar a personalidade de jogadores jovens que possuem personalidade negativa, e só. É isso mesmo? Porque não vejo mais nenhuma outra vantagem além disso.

Aliás, esse novo sistema é até perigoso pra transferir traços negativos de personalidade para o restante do grupo, né? Aqui eu acho que aconteceu o seguinte: um jogador possuía o traço negativo "não gosta de grandes jogos", e estando dentro de um grupo de mentoria ele acabou passando isso para outros atletas, que até então não tinham esse atributo. É possível isso acontecer, correto?

 

Porque eu acho que foi exatamente isso que ocorreu aqui, e eu me fodi hahahaha... meu time que era pra ter ótimos jovens se tornando titulares, acabou ganhando bons jogadores sim mas que em jogos difíceis, espanam e se escondem.

Também serve para passar alguns MPJs, entretanto, você não tem mais controle sobre quais MPJs são passados. Ou seja, o atleta pode aprender algo que você não queria que ele aprendesse. Além, é claro, de ser um processo mais lento e que pode trazer repercussões diferentes do que o antigo sistema. Na real, a Mentoria juntou todos os aspectos do antigo sistema e unificou em um só, que se tornou (na minha opinião), menos realista. Duvido muito que no futebol real tenha um grupo de treino entre atletas para que eles absorvam a personalidade. Mas tenho quase certeza que um treinador pode colar num atleta mais velho e pedir ele para dar umas dicas para fulano. Mas, entendi a opção da SI pelo novo sistema, antes era muito fácil passar as personalidades desejadas, agora existem mais coisas para se considerar.

Sim, é possível. Essa que é a grande sacada desse novo sistema, existem riscos, diferentemente do que acontecia no passado. Mas duvido muito que todos seus jogadores pegaram o mesmo traço.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
12 minutes ago, Henrique M. said:

Também serve para passar alguns MPJs, entretanto, você não tem mais controle sobre quais MPJs são passados. Ou seja, o atleta pode aprender algo que você não queria que ele aprendesse. [...]

Bom, então no frigir dos ovos é só pra modular personalidades ruins de jovens jogadores newgens gerados pelo jogo. Porque MPJ eu posso setar manualmente, hehe. Vlw amigo!

Quanto aos traços ruins sendo repassados, pode ser isso mesmo, e agora que eu aprendi a grande importância desse novo sistema de mentoria, vou reduzir drasticamente os grupos aqui dentro do elenco. Antes eu setava pro Adjunto fazer isso por mim, e ele separava em uns 3~4 grupos com uns 4 atletas em cada um deles. Muita coisa. Tinha jovem ali que já tinha boa personalidade e tava lá só pra aprender traços ruins dos outros, jogador mais velho idem.

Vou deixar somente o jogador jovem com personalidade ruim e seus tutores. Nada mais.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
11 minutes ago, Leho. said:

Bom, então no frigir dos ovos é só pra modular personalidades ruins de jovens jogadores newgens gerados pelo jogo. Porque MPJ eu posso setar manualmente, hehe. Vlw amigo!

Quanto aos traços ruins sendo repassados, pode ser isso mesmo, e agora que eu aprendi a grande importância desse novo sistema de mentoria, vou reduzir drasticamente os grupos aqui dentro do elenco. Antes eu setava pro Adjunto fazer isso por mim, e ele separava em uns 3~4 grupos com uns 4 atletas em cada um deles. Muita coisa. Tinha jovem ali que já tinha boa personalidade e tava lá só pra aprender traços ruins dos outros, jogador mais velho idem.

Vou deixar somente o jogador jovem com personalidade ruim e seus tutores. Nada mais.

Sim, mas, por exemplo, te permite que um jogador copie o estilo de outro mais rapidamente também. Ou seja, dá para ele aprender simultaneamente mais que um MPJ.

Quanto a quantidade, o ideal é ter pelo menos dois atletas com a mesma personalidade (ou parecidas) e que são líderes do elenco, para aumentar a significância deles dentro do grupo. Ajuda a agilizar o processo.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
5 minutes ago, Henrique M. said:

Sim, mas, por exemplo, te permite que um jogador copie o estilo de outro mais rapidamente também. Ou seja, dá para ele aprender simultaneamente mais que um MPJ.

Quanto a quantidade, o ideal é ter pelo menos dois atletas com a mesma personalidade (ou parecidas) e que são líderes do elenco, para aumentar a significância deles dentro do grupo. Ajuda a agilizar o processo.

Hummm, excelente. Vlw por mais essa!

 

edit // outra dúvida, eu adicionei direitinho os jogadores jovens do time reserva e Sub-19 pra treinarem com os profissionais, mas na hora de criar os grupos eles não aparecem como opção pra eu setar. O que estou fazendo de errado?

Editado por Leho.
Link para o comentário
  • Vice-Presidente
1 hour ago, Leho. said:

Hummm, excelente. Vlw por mais essa!

 

edit // outra dúvida, eu adicionei direitinho os jogadores jovens do time reserva e Sub-19 pra treinarem com os profissionais, mas na hora de criar os grupos eles não aparecem como opção pra eu setar. O que estou fazendo de errado?

Você colocou eles no elenco mesmo?

Link para o comentário
  • Diretor Geral
5 hours ago, Henrique M. said:

Você colocou eles no elenco mesmo?

Não, no elenco não... coloquei somente pra treinarem com os profissionais, nas unidades de treino lá na seção 'TREINO'.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
12 minutes ago, Leho. said:

Não, no elenco não... coloquei somente pra treinarem com os profissionais, nas unidades de treino lá na seção 'TREINO'.

Tem que colocar no elenco.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
22 minutes ago, Henrique M. said:

Tem que colocar no elenco.

Mas eu não tenho a intenção de dar minutos de jogo a eles, e aí? Deixo eles lá e coloco disponíveis para o Sub-19/Sub-23?

Link para o comentário
4 horas atrás, Leho. disse:

Mas eu não tenho a intenção de dar minutos de jogo a eles, e aí? Deixo eles lá e coloco disponíveis para o Sub-19/Sub-23?

Se vc tiver falando de mentoria, sim, tem q fazer isso msm

Link para o comentário

Além de colocar no plantel principal mas disponível pros reservas, você ainda pode salvar escalações pra garantir que o jogador vai ser escalado nos times de base. Não influi na mentoria diretamente mas quanto melhores os atributos, mais fácil eles aprenderem PPMs.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
30 minutes ago, Douglas. said:

Além de colocar no plantel principal mas disponível pros reservas, você ainda pode salvar escalações pra garantir que o jogador vai ser escalado nos times de base. Não influi na mentoria diretamente mas quanto melhores os atributos, mais fácil eles aprenderem PPMs.

Como assim "salvar escalações"? Explica melhor isso aí.

Link para o comentário
9 minutos atrás, Leho. disse:

Como assim "salvar escalações"? Explica melhor isso aí.

Eu fazia isso mais pra manter os reservas em condição de jogo mas desde que começamos a ter que subir os jovens pro plantel principal, reparei que isso servia também pra garantir que eles continuassem tendo experiência de jogo, mesmo que seja na categoria de base. Quando começam os newgens eu acabo usando até mais pra retreinar posição que qualquer outra coisa.

 

OSLC2jC.png

 

Aí toda vez que aparece aquela mensagem pra selecionar os jogadores disponíveis pro time de base eu vou lá e uso a escalação salva e faço ajustes se necessário.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
3 hours ago, Douglas. said:

Aí toda vez que aparece aquela mensagem pra selecionar os jogadores disponíveis pro time de base eu vou lá e uso a escalação salva e faço ajustes se necessário.

Mas aí você escala o time dos reservas? Não entendi ainda. Pra que salvar a escalação então?

Link para o comentário
Em 12/06/2020 em 08:05, Leho. disse:

Bom, então no frigir dos ovos é só pra modular personalidades ruins de jovens jogadores newgens gerados pelo jogo. Porque MPJ eu posso setar manualmente, hehe. Vlw amigo!

Quanto aos traços ruins sendo repassados, pode ser isso mesmo, e agora que eu aprendi a grande importância desse novo sistema de mentoria, vou reduzir drasticamente os grupos aqui dentro do elenco. Antes eu setava pro Adjunto fazer isso por mim, e ele separava em uns 3~4 grupos com uns 4 atletas em cada um deles. Muita coisa. Tinha jovem ali que já tinha boa personalidade e tava lá só pra aprender traços ruins dos outros, jogador mais velho idem.

Vou deixar somente o jogador jovem com personalidade ruim e seus tutores. Nada mais.

Passei pelo mesmo problema aqui, e como to tentando o YC vou ter que me virar com os jovens problemáticos hahah. O melhor da fornada recente tinha uma personalidade "Bastante determinado" e por isso resolvi deixar ele fora da mentoria, enquanto coloquei outros 2 dessa fornada em mentoria. Acabou que ele não tem treinado muito bem, e a nota média de treino dele não passa de 6 há algum tempo, enquanto os outros colegas que estava na mentoria têm evoluído bem. Coloquei ele na mentoria agora, vamos aguardar pra ver qual será o resultado.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
10 hours ago, ElPeroMG said:

Passei pelo mesmo problema aqui, e como to tentando o YC vou ter que me virar com os jovens problemáticos hahah. O melhor da fornada recente tinha uma personalidade "Bastante determinado" e por isso resolvi deixar ele fora da mentoria, enquanto coloquei outros 2 dessa fornada em mentoria. Acabou que ele não tem treinado muito bem, e a nota média de treino dele não passa de 6 há algum tempo, enquanto os outros colegas que estava na mentoria têm evoluído bem. Coloquei ele na mentoria agora, vamos aguardar pra ver qual será o resultado.

Pô, mas será que o grupo de mentoria influencia dessa forma no rendimento dos jovens nos treinos? Aí 'tâmo fudido' hein? hahahaha

Link para o comentário
Em 13/06/2020 em 20:14, Leho. disse:

Mas aí você escala o time dos reservas? Não entendi ainda. Pra que salvar a escalação então?

Na medida do possível, sim. O encarregado de escalar pode querer rodar o elenco ou ter avaliações diferentes sobre os jogadores, então se você tem certeza que precisa que um certo jogador tenha o máximo possível de minutos de jogo pra evoluir os atributos, é melhor você fazer o microgerenciamento. Salvar escalações só economiza algum tempo.

 

Em 14/06/2020 em 09:52, ElPerroMG disse:

Passei pelo mesmo problema aqui, e como to tentando o YC vou ter que me virar com os jovens problemáticos hahah. O melhor da fornada recente tinha uma personalidade "Bastante determinado" e por isso resolvi deixar ele fora da mentoria, enquanto coloquei outros 2 dessa fornada em mentoria. Acabou que ele não tem treinado muito bem, e a nota média de treino dele não passa de 6 há algum tempo, enquanto os outros colegas que estava na mentoria têm evoluído bem. Coloquei ele na mentoria agora, vamos aguardar pra ver qual será o resultado.

Veja se ele tem jogado e se está com ritmo de jogo (pelo menos uns 85%). Quanto menos o jogador entra em campo, mais ele tende a treinar de forma apática, aí vai ficar na faixa abaixo de 7.0 nos treinos.

Se ele estiver em forma e treinando mal, aí pode ser o contrário, dele estar cansado pelo ritmo, aí tenta deixá-lo no banco ou mesmo fora da escalação por 1 ou 2 jogos e acompanha se a nota mudou na semana seguinte.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
15 hours ago, Douglas. said:

Na medida do possível, sim. O encarregado de escalar pode querer rodar o elenco ou ter avaliações diferentes sobre os jogadores, então se você tem certeza que precisa que um certo jogador tenha o máximo possível de minutos de jogo pra evoluir os atributos, é melhor você fazer o microgerenciamento. Salvar escalações só economiza algum tempo.

Ah não, mas aí é trabalheira demais hahahahah... quero não.

Eu só tenho subido aos profissionais — e, dependendo do caso e da personalidade, encaixado dentro da mentoria também — os jovens de grande potencial e que eu já tenho pretensão de utilizar durante a temporada (dar minutagem). Subir o caboclo só pra moldar personalidade ruim eu não tô fazendo não.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
×
×
  • Criar Novo...