Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais


Fujarra

Posts Recomendados

essa fase final foi espetacular e repleta de sucesso.  Cristiano e Jailton estiveram sem duvida em destaque. Sais em grande do Remo e pegar no Atltico Paranaense seria fantastico, mesmo sendo na Serie C. Bela oportunidade para recuperar um clube grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria assumir o Botafogo, isso sim.

Bem vindo de volta, Digão.

Que vacilo hein menino Elliot, caiu no golpe do baú invertido. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caiu uma lágrima em meus olhos ao ver o retorno de Digão! Que falta ele fez a essa história, muito embora eu não tenha engolido a história de que o pequeno Rodrigo não seja o Diguinho. No fim das contas eu espero que seja a mafia russa de Arapiraca querendo enganar o Mac.

No mais, a Série B é sempre louca né? Sai da zona de rebaixamento para o sonho distante do acesso. Se tivesse mais 3 ou 4 rodadas de campeonato pode ser que o Remo chegasse na Série A, entretanto, seria muito triste subir com um time tão improvável pro acesso e abandonar o barco. A 9ª colocação é mesmo a colocação mais justa pensando por esse lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estava apostando no plot do Digão reencarnando no filho, que não é mais filho. Era bonito e até previsível, mas a vileza humana e a burocracia celeste falaram mais alto. 

Foi, no todo, uma senhora volta por cima. O Remo fez uma boa campanha de recuperação, ainda que tenha oscilado um pouco. Entrega para a diretoria uma digna posição no meio da tabela e Mac sai com prestígio do Pará. Vou nem falar do Botafogo caindo de mãos dadas com o Atlético (pré-TH). No caso do alvinegro, não duvido que isso possa acontecer na vida real. Alô Mac, vai ajudar lá!

Falando no time do rebranding, querendo ou não, assumir um clube desse calibre seria mesmo um capítulo novo do já mais que rodado treinador. Se rolar, seria bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa atualização podia se chamar "aí sim, fomos surpreendidos novamente". Digão não é o Diguinho, Diguinho não é o Mac Jr, Mac não é pai pela segunda vez, o Remo ia subir, depois ia cair, depois quase subiu de novo e depois acabou no meio da tabela...enfim. E a Júlia não foi corna...quer dizer, foi sim, mas abafa.

A hora de treinar os grandes está chegando, que venha o Atlético PR e o aprazível clima parananese. Só não esquece de levar alguns casacos - porque se tá frio é que você ainda não foi a Curitiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/05/2021 em 15:10, Cadete213 disse:

essa fase final foi espetacular e repleta de sucesso.  Cristiano e Jailton estiveram sem duvida em destaque. Sais em grande do Remo e pegar no Atltico Paranaense seria fantastico, mesmo sendo na Serie C. Bela oportunidade para recuperar um clube grande.

Jaílton mais ainda. Me surpreendi demais com o jogador. O curioso é que eu fiquei um bom tempo sem jogar o save, então quando abri novamente ele, esqueci da importancia de alguns jogadores. Foi uma grata surpresa.

Sobre ir para o Atlético, de certo só a entrevista. hahahah mas vamos torcer!

Obrigado pelo comentário 🙂 

 

Em 26/05/2021 em 16:10, Nei não cai (38D) disse:

Deveria assumir o Botafogo, isso sim.

Bem vindo de volta, Digão.

Que vacilo hein menino Elliot, caiu no golpe do baú invertido. 

Se fosse uma opção no momento, eu tentaria mesmo.

Bela observação, o golpe do baú invertido. parece até nome de golpe dos cavaleiros do zodíaco.

 

Em 26/05/2021 em 17:50, Peepe disse:

Caiu uma lágrima em meus olhos ao ver o retorno de Digão! Que falta ele fez a essa história, muito embora eu não tenha engolido a história de que o pequeno Rodrigo não seja o Diguinho. No fim das contas eu espero que seja a mafia russa de Arapiraca querendo enganar o Mac.

No mais, a Série B é sempre louca né? Sai da zona de rebaixamento para o sonho distante do acesso. Se tivesse mais 3 ou 4 rodadas de campeonato pode ser que o Remo chegasse na Série A, entretanto, seria muito triste subir com um time tão improvável pro acesso e abandonar o barco. A 9ª colocação é mesmo a colocação mais justa pensando por esse lado.

Desde o início eu tirei o Digão de propósito pra poder dar foco em outros desenvolvimentos da história. Foi tudo premeditado e eu fico feliz como escritor (?) que um personagem tenha caído tanto nas graças de quem acompanha hahaha. Quanto ao resto, ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte maluca que é a vida do McCinquentenário.

É exatamente o que você disse. E eu não sei se abandonaria o barco. Pela primeira vez ficaria dividido entre sair ou tentar o improvável na Série A. Também por que o Remo foi o único clube até agora que aceitou pagar curso pro Mac. Isso pesaria, até pra tentar fazer outro. Mas no fim, não fugiu do que eu achei que o time faria e eu acho que eles tem time pra seguir nessa toada.

Valeu Peepe!

 

Em 27/05/2021 em 09:54, LuisSilveira disse:

Também estava apostando no plot do Digão reencarnando no filho, que não é mais filho. Era bonito e até previsível, mas a vileza humana e a burocracia celeste falaram mais alto. 

Foi, no todo, uma senhora volta por cima. O Remo fez uma boa campanha de recuperação, ainda que tenha oscilado um pouco. Entrega para a diretoria uma digna posição no meio da tabela e Mac sai com prestígio do Pará. Vou nem falar do Botafogo caindo de mãos dadas com o Atlético (pré-TH). No caso do alvinegro, não duvido que isso possa acontecer na vida real. Alô Mac, vai ajudar lá!

Falando no time do rebranding, querendo ou não, assumir um clube desse calibre seria mesmo um capítulo novo do já mais que rodado treinador. Se rolar, seria bem interessante.

É o que eu sempre falo por aqui: #prayfordigao. Rezaram tanto que o bicho voltou. Mas o plot do filho ainda vai render. Aguarde hahahah

Eu acho que a passagem pelo Remo foi uma das melhores do técnico. Não só pelo time estar na Série B, mas por todo o contexto envolvido. Segurar esse time na Série B 2 vezes foi muito intenso. Acho também que foi a primeira vez que o estadual não teve tanto foco (afinal, foi ridiculamente fácil).

Agora, o Botafogo caindo com o Athletico foi lindo demais. Será que 2043 vai ser assim na vida real? Esse ano eu duvido que o Fogão caia, subir já são outros 500 (mas ai duvido até do Vasco e do Cruzeiro kkkkk).

Vamos ver né? Por enquanto é só especulação, entrevista não é garantia de emprego. Mas é com certeza um local que marcaria uma boa guinada na carreira do técnico.

Valeu Luis!

 

Em 27/05/2021 em 10:55, Tsuru disse:

Essa atualização podia se chamar "aí sim, fomos surpreendidos novamente". Digão não é o Diguinho, Diguinho não é o Mac Jr, Mac não é pai pela segunda vez, o Remo ia subir, depois ia cair, depois quase subiu de novo e depois acabou no meio da tabela...enfim. E a Júlia não foi corna...quer dizer, foi sim, mas abafa.

A hora de treinar os grandes está chegando, que venha o Atlético PR e o aprazível clima parananese. Só não esquece de levar alguns casacos - porque se tá frio é que você ainda não foi a Curitiba.

Poderia mesmo ahuhauahuah mas a verdade é que na hora eu tava sem criatividade. Pela dúvida, dei foco no Digão da massa. Sobre Júlia, errada ela não tá. Mas falar de traição mais de 4 anos fora do país é complicado também. O problema foi fazer um filho mesmo hahaha (que na real não foi feito, mas ela não sabe). A vida desse cara é a definição exata de sorte no jogo, azar no amor.

Tem que preparar o blazer pra entrevista com Petraglia Neto. Vamos ver se o Mac consegue o emprego.

Valeu Tsuru!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OOOOOOOOO O DIGÃO VOLTOU O DIGÃO VOLTOOOOOOOOOU,  meu Deus se a Julia voltar eu juro que choro viu, mas venha para o melhor estado de todos Mac e se possível não ganhe o estadual no primeiro ano para ficar mais tempo aqui no Paraná hueheuheu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é um simples save, é um épico ao estilo Rainha da Sucata, Roque Santeiro! Homero olha pra cá e fala "puta merda, veio, os cara vem e escreve melhor que eu", o Anjo +18 Nelson Rodrigues dá cambalhotas a cada capítulo.

Eu não vou fazer o trocadilho de "remou, remou e morreu na praia". Não. Eu me recuso a baixar o nível desta casa (Bate na mesa ao estilo Lima Duarte)! Vou me focar nessa Série B toda cheia de cabeças e o fato de que eu só fui reparar o Parnahyba depois do referido cacete. Aflético na Série C é uma coisa que eu faria. Diria até que é a decisão mais fácil, mas quem sou eu pra me meter na capacidade de se enfiar em roubada do Elliot? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LAGARTO:

Um período bem maluco ali. Foi top aquelas conquistas.

 

CSA:

Achei que teria menos difioculdade. Até que sofreu para ser campeão estadual hein?! Parabéns pelo titulo!

 

Remo:

Tu é o manager mais doido que já conheci kkkk...pegar o Remo na lanterna do nacional com pouquíssimos jogos. Que bom, que reagiram. Para mim já era lato risco de rebaixamento! E ser rebaixado as vezes desanima até.

Agora que série fantástica! Quantos estados passou e quantos faltam passar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2020 em 20:04, marciof89 disse:

075961e0c9a61673fe.png

Mas algo incrível aconteceu. Lembram do jogo da Juazeirense, então...

Amigo achei linda essa skin para postar alguns jogos específicos. É algumas das Heffen ou qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, andava distante do tópico e quando peguei pra ler de novo, lembrei porque gosto tanto de acompanhar. A leitura flui bem demais, inclusive a ficcção, parabéns. 

Dito isso, fez um bom trabalho em Alagoas e ganhou a credencial para treinar um gigante regional, o Remo. Se o Estadual não te ofereceu dificuldades, a Série B acabou por trazer o épico, nas duas temporadas e em situações opostas. Foi bem legal a trajetória. 

Agora pelo jeito vem o Furacão. É um time que tenho zero simpatia, mas que estou curioso para ver como é a situação no Estado. Imagino que já não haja a dominância no paranaense. 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz o Digão fez falta hein, que saudade. Mas não sei não esse Lúcio aí, ta se fazendo de morto pra comer o cu do coveiro, Elliot que fique esperto hein.

Fez um campeonato bem irregular e no fim a não promoção foi o mais justo, mas não pra negar que quando o time chega tão perto assim da promoção é muito frustrante não conseguir a mesma. Uma pena, mas vida que segue, e já está fechado mesmo com Aflético?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2021 em 21:37, Guilhererme disse:

OOOOOOOOO O DIGÃO VOLTOU O DIGÃO VOLTOOOOOOOOOU,  meu Deus se a Julia voltar eu juro que choro viu, mas venha para o melhor estado de todos Mac e se possível não ganhe o estadual no primeiro ano para ficar mais tempo aqui no Paraná hueheuheu

DIGÃO ESTÁ VIVO! Digo, está morto, mas de volta! hahahahaha

Caaaaaalma que é só uma entrevista, não tem nada certo. Tudo pode babar hahahaha

 

Em 28/05/2021 em 22:03, lucaspmartins disse:

Isso não é um simples save, é um épico ao estilo Rainha da Sucata, Roque Santeiro! Homero olha pra cá e fala "puta merda, veio, os cara vem e escreve melhor que eu", o Anjo +18 Nelson Rodrigues dá cambalhotas a cada capítulo.

Eu não vou fazer o trocadilho de "remou, remou e morreu na praia". Não. Eu me recuso a baixar o nível desta casa (Bate na mesa ao estilo Lima Duarte)! Vou me focar nessa Série B toda cheia de cabeças e o fato de que eu só fui reparar o Parnahyba depois do referido cacete. Aflético na Série C é uma coisa que eu faria. Diria até que é a decisão mais fácil, mas quem sou eu pra me meter na capacidade de se enfiar em roubada do Elliot? 

Rapaz, que isso! Eu fico até sem graça lendo isso, obrigado! Eu não me acho tão bom na ficção e sempre faço questão de enaltecer o @Jirimias, pois foi ele que me inspirou a escrever ficção na área. Dá trabalho? MUITO! Mas eu gosto demais.

O trocadilho é ruim, mas não deixa de ser verdade né? Porém, se parar pra pensar, no fim era isso mesmo: meio de tabela. E a gente chegou lá. O objetivo foi concluido hahaha agora, sobre assumir o Aflético, é importante dizer que é só uma entrevista e muita água pode rolar debaixo dessa ponte. Mas Atlético e Botafogo são 2 times que eu faria fácil tbm em condições normais!

Valeu!

 

Em 01/06/2021 em 08:26, tricolor de coraçao disse:

LAGARTO:

Um período bem maluco ali. Foi top aquelas conquistas.

 

CSA:

Achei que teria menos difioculdade. Até que sofreu para ser campeão estadual hein?! Parabéns pelo titulo!

 

Remo:

Tu é o manager mais doido que já conheci kkkk...pegar o Remo na lanterna do nacional com pouquíssimos jogos. Que bom, que reagiram. Para mim já era lato risco de rebaixamento! E ser rebaixado as vezes desanima até.

Agora que série fantástica! Quantos estados passou e quantos faltam passar?

Lagarto ainda tá no top melhores passagens que eu tive. No CSA foi difícil por conta da força do CRB, mas no fim deu!

Sobre o Remo, peguei mais pelo estadual mesmo, mas o desafio da Série B me parecia muito legal tbm! No fim, deu certo e a gente trouxe o caneco "não rebaixado" hahahhaa se fosse rebaixado, saberia que não entraria pra minha conta, e se salvasse o time, sabia que era mérito total meu. É uma decisão difícil, mas boa.

Rapaz, eu passei por 14 estados, faltam 13. Posso dizer que cheguei na metade do desafio agora! (isso pq comecei em 2019, eu to morando na terceira casa diferente no período hahahahah)

Valeu!

 

Em 01/06/2021 em 08:27, tricolor de coraçao disse:

Amigo achei linda essa skin para postar alguns jogos específicos. É algumas das Heffen ou qual?

Cara, te dizer que é a skin padrão do FM19, acredita? 🤣

 

Em 01/06/2021 em 12:08, #Vini disse:

Rapaz, andava distante do tópico e quando peguei pra ler de novo, lembrei porque gosto tanto de acompanhar. A leitura flui bem demais, inclusive a ficcção, parabéns. 

Dito isso, fez um bom trabalho em Alagoas e ganhou a credencial para treinar um gigante regional, o Remo. Se o Estadual não te ofereceu dificuldades, a Série B acabou por trazer o épico, nas duas temporadas e em situações opostas. Foi bem legal a trajetória. 

Agora pelo jeito vem o Furacão. É um time que tenho zero simpatia, mas que estou curioso para ver como é a situação no Estado. Imagino que já não haja a dominância no paranaense. 

Boa sorte.

A distância tbm se explica pelo tempo que eu tava levando pra postar né? 30 anos pra postar 3 atualizações foi de ferrar hahahah mas obrigado pelo elogio!

O trabalho no ASA foi sensacional. Eu gostei demais de passar por lá e ficou guardado. No Remo, o que fica é a épica permanência na Série B (por 2 anos, mas a primeira foi sensacional). O estadual foi mamata (e disseram que ela acabaria neste país).

Também tenho zero simpatia pelo aflético, mas já até treinei eles no FM (16) com direito a Nenê com 38 anos como crack. Mas sobre ir pra lá, não tá nada definido ainda, é só uma entrevista 😛

Valeu!

 

Em 02/06/2021 em 16:57, AllMight disse:

Rapaz o Digão fez falta hein, que saudade. Mas não sei não esse Lúcio aí, ta se fazendo de morto pra comer o cu do coveiro, Elliot que fique esperto hein.

Fez um campeonato bem irregular e no fim a não promoção foi o mais justo, mas não pra negar que quando o time chega tão perto assim da promoção é muito frustrante não conseguir a mesma. Uma pena, mas vida que segue, e já está fechado mesmo com Aflético?

haahhahahah sensacional a analogia, poderia ser isso mesmo, ein? Mas aí só na próxima att pra saber melhor.

Foi, com certeza o Remo não mereceu subir. Mas também não mereceu descer. Se caísse seria tão injusto quanto. Mas Série B é uma caixinha de surpresas, tudo pode acontecer de verdade e ainda bem que o objetivo foi cumprido: Manter o time.

Sobre se vou pro aphetico: nada definido ainda. Foi só uma entrevista. O que vier dali é lucro hahaha

Valeu Diogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, marciof89 disse:

Sobre o Remo, peguei mais pelo estadual mesmo, mas o desafio da Série B me parecia muito legal tbm! No fim, deu certo e a gente trouxe o caneco "não rebaixado" hahahhaa se fosse rebaixado, saberia que não entraria pra minha conta, e se salvasse o time, sabia que era mérito total meu. É uma decisão difícil, mas boa.

aaah verdade saquei, nesse caso não faria diferença pois no fim teu objetivo é o estadual. Isso que eu acho massa ler as historias. Ah muitos clubes, torneios e possibilidades  pelo mundo de fazer save.Essa tua ideia de passar todos estaduais do Brasil é muito top, tenho feito muito save por sul, sudeste e um ou outro de curtissima passagem pelo Nordeste e ai ler essa tua saga em outras regioes do Brasil esta sendo bem legal. É uma das minhas favoritas de ler. Parabéns, sempre que possível tentarei continuar.Ah e cuidado com a Mafia hahahah

To com umas ideias em mentes mas por enquanto to focado em finalizar a saga do S.E.R. CAXIAS, SER. Glorioso. Boa sorte na sequencia. Estarei acompanhando-te e dando os pitacos hehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais
  • 1 ano depois...

Minha visão estava bastante turva. Eu não conseguia entender direito o que estava acontecendo, apenas que algo estava, de fato, acontecendo. Luzes, sons, arrepios... eu tentava levantar mas não sentia as pernas. Eu tentava esfregar os olhos, mas não sentia os braços nem minhas mãos. Forçava abrir os olhos, mas os olhos teimavam em ficar fechados. Onde eu estava? O que eu estava fazendo ali? Minha cabeça não parava de maquinar e tudo o que eu conseguia fazer era nada. O mais absoluto nada. Tentei então ficar calmo, apesar dos pesares. Me faltava ar mas me sobrava tempo, o relativo tempo que passa mas não podemos tocá-lo. Porém se não o tocamos, pelo menos nós o sentimos, e

- Mac... ô Mac...
- Quifoi
- Cara, ce apagou forte ein.
- Eu tava dormindo... então foi tudo um sonho?
- Bom, depende. O save tava respirando por aparelhos, mas parece que você tá de volta.
- Err... o que é um sav... enfim, deixa pra lá. Parece que eu acordei de um sono profundo, eu mal me lembro do que estava acontecendo.
- Rapaz, muita coisa aconteceu até o Marcio te botar em estágio de hibernação, nem os leitores devem lembrar mesmo.

(Digão ainda cismava que minha vida era apenas uma história ficcional se passando em um fórum sobre Football Manager. Decidi então entrar na pilha)

- Então resume para os leitores, Rodrigo do céu.
- Do céu mesmo viu? Ainda estou mortinho da silva, tinha dado uma sumida mas voltei pra te atasanar. A chefia lá do céu me mandou pra cá sem hora pra te largar, me parece que você só faz merda sozinho.
- Não estou aqui para discordar, decerto.
- Pois bem... você não é papaiiiiiii!!!
- NÃO???? MAS E A JULIA
- Ah não, esse filho você tem sim. Inclusive ela não te responde mais pois você foi burro de contar pra ela que seria pai de outra criança. E o melhor plot twist é que nem vai ser! Incrível não? Você é muito burro cara, mas eu fico feliz por ti.
- Obrigado e vtnc.
- Aliás novidades: A Cláudia foi presa.
- COMO?
- Ah, pros leitores que já devem ter esquecido: Cláudia era a esposa do prefeito de Arapiraca. Esse daí morreu.
- MUITAS INFORMAÇÕES NOVAS, DIGÃO, MUITAS INFORMAÇÕES NOVAS.
- Resumindo: a muié foi presa por tráfico de pessoas e fakenews de telegram. O marido teve um infarto fulminante de desgosto. Inclusive esbarrei com ele no corredor do umbral, mas ele tá descendo pra um lugar estranho que eu não tenho acesso.
- Meu Deus...
- E o filho não é seu, óbvio.

A porta então se abriu, um rapaz entrou e me questionou

- La preleción de fin de temporada, mister??
- Ahn? Já vou, já vou...

- Cara, eu sai do Remo?
- Saiu sim, tu tá em Pernambuco mas... não vou dizer o time pro pessoal do fórum ficar na curiosidade.
- Que pessoal do f... ah que se dane. Enfim.

Levantei então daquele sofazinho velho, um gosto amargo de café com cigarro impregnado na minha boca me alertava de que talvez, só talvez, eu precisasse de um banho. Com a cara e coragem que sempre tive, eu bati a poeira, ajeitei o blazer e abri a porta do vestiário. Com a maior cara lavada de quem não está entendendo porra nenhuma do que está rolando, eu olhei para todos aqueles jogadores desconhecidos e falei a única coisa que me veio em mente:

- Senhoras e senhores, acho que me caguei... mas ESTOU DE VOLTA! E ah... qual é o nome do nosso time mesmo?

 

DOOIAPOQUEPARTE2f51965d149268f39.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AAAAEEEEEEE!

O brabo, o icônico, o ébrio McNamara está de volta!

O que aguarda o treinador? Como será a interação com Digão, o fantasminha camarada? Será que Julia pode ser reconquistada? Qual é o time atual do treinador? Algum dia ele irá ao Rio treinar o São Cristóvão?

Muitos questionamentos permeiam a extensão desse querido save da área. Espero que você responda a todas.

Boa sorte e estarei acompanhando assiduamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Previously on the King of States. E veio com um teaser da temporada, é muita netflix na cabeça.

Em 13/04/2023 em 21:27, Fujarra disse:

inclusive esbarrei com ele no corredor do umbral, mas ele tá descendo pra um lugar estranho que eu não tenho acesso.

É por esses detalhes que eu pago a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2023 em 22:05, LuisSilveira disse:

AAAAEEEEEEE!

O brabo, o icônico, o ébrio McNamara está de volta!

O que aguarda o treinador? Como será a interação com Digão, o fantasminha camarada? Será que Julia pode ser reconquistada? Qual é o time atual do treinador? Algum dia ele irá ao Rio treinar o São Cristóvão?

Muitos questionamentos permeiam a extensão desse querido save da área. Espero que você responda a todas.

Boa sorte e estarei acompanhando assiduamente!

Ébrio definitivamente!

Seria o plot dos plots né, o cara vai pro São Cristóvão... Que até lá já vai ter vencido 3 champions. Aliás, o save já tá uma zona nas divisões, eu me amarro nisso HAUHSAUHAS seu Botafogo inclusive caiu pra quarta divisão 🤪

Mas o Rio ainda é um destino distante. Estamos aonde nenhuma Adriana jamais Esteves

Valeuuuuu

 

Em 13/04/2023 em 22:52, #Vini disse:

🤠 olha só quem voltou dos mortos

Digão segue morto, pô! hahahahhaha

Valeu Vini

 

Em 14/04/2023 em 09:28, LC disse:

Seja novamente welcomido Fujarra. Que essa continuação seja longa e bem sucedida.

Vida longa e próspera, já diria aquele pessoal espacial lá!

Valeu LC!

 

Em 18/04/2023 em 14:18, Nei of disse:

Previously on the King of States. E veio com um teaser da temporada, é muita netflix na cabeça.

É por esses detalhes que eu pago a internet.

Aqui nós trabalhamos com dramaturgia avançada, naipe Game of Thrones. Espero que ngm meta o mindinho na minha história

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais está de volta!
  • Vice-Presidente

Save ressuscitado, se não ganhar save do ano e não for eleito via comissão, sai das HMs pro recanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2023 em 20:01, Henrique M. disse:

Save ressuscitado, se não ganhar save do ano e não for eleito via comissão, sai das HMs pro recanto?

Ah pronto agora tem rebaixamento na PM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2023 em 20:01, Henrique M. disse:

Save ressuscitado, se não ganhar save do ano e não for eleito via comissão, sai das HMs pro recanto.

Apoio o Relator.🤣

E cadê as atualizações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, LC disse:

Apoio o Relator.🤣

E cadê as atualizações?

Torcedores, calma hahahahha

Vai sair em breve e já com prazo pra outra sair na sequência, tudo sob controle (porém depende)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DOOIAPOQUEPARTE2f51965d149268f39.png

Interlúdio 3: Times, muitos times.

<<--- Capítulo Anterior | Próximo Capítulo --->>

- Mac, antes de você ir pra preleção, que tal a gente dar uma olhada nos times que você já treinou?
- Ah, não seria má ideia. Mas você sabe como eles estão hoje?
- Cara, eu fiquei quase 2 anos em hibernação, eu tive mais do que tempo de dar uma olhada pra ver como estão os clubes, não acha?
- Você tem um ponto.
- Além do mais, você vai ser entrevistado e o seu entrevistador ainda não elaborou as perguntas. Parece que rolou um problema no nexus temporal e ele está perdido tentando se situar.
- Entrevista?
- É, mas deixa essa merda pra lá, cê não vai entender nada mesmo se eu te explicar.
- Eu nem sei mais quem eu sou, eu tô birutinha.
- Então é isso, fica sentado aí que eu vou começar a falar.

 

aaa70d6034515b61d7f.jpg (2018/2019)

- Caramba, o Marcio vai reaproveitar os gráficos antigos, que preguiçoso.
- Que gráficos? Do que você está falando?
- Deixa quieto. Tá ligado no Vilhenense? Primeiro clube que você dirigiu?
- Claro, saudoso seu Brenno, me deu a primeira oportunidade da minha vida.
- Poisé, papai morreu já faz tempo, mas nunca esbarrei com ele nos corredores, eu acho que deve haver algum tipo de proibição pra encontrar parentes. A essa altura já deve até ter reencarnado.
- Foda a vida. Você sabe do que ele morreu?
- Papai era coração valente. O pessoal do fórum vai entender.
- ... (eu não sei se eu sou louco por falar com um fantasma ou por ter que ouvir o fantasma falando coisa que não existe)
- Enfim, vamos ao que interessa. Depois que você ganhou os primeiros estaduais do clube, eles venceram mais 12, e agora são o clube com mais títulos rondonienses da era profissional do estado e estão a apenas 3 de ultrapassar o Ferroviário, que não existe mais.
- Eu deixei uma boa base no clube, afinal.
- Cara, de fato. Eu queria te zuar, mas realmente o trabalho foi bem feito por lá. Eles chegaram até a subir pra Série C em 2028, mas não conseguiram se manter lá. De qualquer forma, disputaram quase que initerruptamente a Série D, até que começaram a decair. Não disputaram em 41, 42 e 44.

image.thumb.png.27fdfbca13d8d31bc84d1d9462c21fec.png

 

aaa68b860096ab7fac4.jpg (2020)

- E o São Raimundo?
- Rapaz, o São Raimundo é disparado o time que mais está bem depois da sua saída, viu?
- Tenho certeza que a contratação de Jean Chera foi primordial para isso
- É Mac... foi sim, confia.
- E então, o que rolou por lá?
- Eles venceram nada menos que 17 estaduais depois que você saiu de lá. Hoje estão em segundo no quadro geral com 26 títulos e empatado com o Atlético e atrás apenas do Baré que tem 35.
- O Atlético tinha uma vantagem astronômica quando assumi, eu me lembro bem.
- Poisé, mas os caras ficaram sem vencer o estadual por quase 3 décadas. Aí justo quando o São Raimundo empatou no número de títulos, o tricolor ressurgiu e meteu um tricampeonato. Mas tá tudo safo, o São Raimundo também meteu um tricampeonato logo após e voltou a ficar empatado com eles.
- E eles ganharam mais alguma coisa?
- Nada menos que 4 Copa Verde e ainda foram campeão da Série D em 2040. Não por menos, você os enfrentou na Série B recentemente.
- Enfrentei?
- Sim! Você não lembra, mas entregaram até uma placa pra você na ocasião.
- Que... legal?

image.thumb.png.71a5bd3600bed6ae6a11809a3bb61d8d.png

 

do-oiapoque-ao-chuidb8aa170d86e4830.jpg (2021)

- Cara, o Ypiranga...
- O que tem eles, Digão?
- Se o São Raimundo está bem hoje, o Ypiranga é o oposto.
- Fala logo, pô
- Bom, eles nunca mais venceram nada. Na real, nunca mais nem foram finalistas do campeonato. O negócio tá feio pra eles. O Ypiranga era um clube tradicional, com alguns títulos estaduais, mas agora o domínio é do Macapá com 28 e do Santos, com 20.
- E chegaram a disputar alguma Série D depois que classifiquei eles?
- Cara... Chega a ser engraçado, mas só conseguiram classificar a 2 anos atrás. E só foram pois ficaram em 3º lugar e o Santos estava na Série C, aí abriu uma vaga pra eles.
- Que doideira.

image.thumb.png.3a5bbd803a03aaf5e27b2fcfdc522fa3.png

 

aaa53f0133ac08c1be0.jpg (2022)

- Lembra aquela época bacana em que você levava porrada por não querer perder jogos?
- Detesto lembrar daquela época. A única coisa boa na minha vida era a minha profissão, mas aquele lance de máfia foi um inferno.
- Pensa positivo, você levou o Paraíso ao segundo título estadual, não é legal?
- Muito pô, me lembro bem, foi um título impensável, mas...
- Poisé, mas estão na merda também.
- Porra, sério?
- Bota sério nisso. Vivem caindo no estadual, ping-pong total. Aliás, eu errei, o Ypiranga não tá no ranking dos piores times pós-Mac não, é o Paraíso. O Ypiranga ainda conseguiu ir a outra Série D, eles nem isso. Disputaram em 2023 e ficou por aí mesmo.
- Que droga...
- Na vida real o time nem existe, deve ser por isso.
- Ué, desativaram o time?
- Na vida real.
- Sim, nossa vida.
- Não porra, a vida real.
- Ah... enfim.

image.thumb.png.cb55814e5f3c20d72d10d2681877b5a2.png

 

A2c4501072fa76f51d.jpg (2023/2024)

- O período no Serra deve te trazer calafrios né Digão?
- Que nada, morrer já prescreveu pra mim. Águas passadas.
- Você é estranho.
- Tu que fala com fantasma e eu sou estranho?
- Fala logo sobre o Serra...
- Então, pra dar uma quebrada nos outros times, o Serra até que se saiu bem nos últimos anos. Venceram mais 12 estaduais depois que você saiu, e ainda foram vice 2 vezes na Série D.
- Milico deve estar feliz.
- Rapaz, nunca mais ouvi falar nele. Sei que jogou lá fora, teve uma carreira boa, mas sumiu. Também, agora existem 302930 Milicos no FM, nem dá pra pesquisar ele.
- Err...
- Enfim, desde 2024, quando você venceu a Série D, eles nunca mais ficaram sem divisão nacional. Quase sempre na Série D é bem verdade, mas não dá pra reclamar!

image.thumb.png.930ef1b7cdf97e4345e6d258fece8058.png

 

capitulo-668bdf41a6e298c19.jpg (2025)

- O Corumbaense também teve alguns momentos de glória, viu?
- Ah... te falar que não foi um lugar que deixou muitas saudades.
- Mas você chegou a disputar uma Série D com eles, lembra?
- Lembro pô, eu peguei o time no ano que foram rebaixados da C.
- Isso, e não conseguiu subir com eles, muito incompetente kkkkk
- Olha, você vá se f...
- Calma, vamo lá. O Corumbaense venceu mais 8 estaduais e ainda venceram também uma Copa Verde. E sabe o mais engraçado?
- O que?
- Eles venceram os 8 estaduais em sequência. Se contar o seu título, foram eneacampeões.
- Eneacampeão é um nome muito engraçado.
- Demais, nem faz sentido!
- Enea parece nome de órgão público!
- Cala a boca Mac, mó nada a ver isso ae. Enfim, por lá eles são atualmente o maior campeão estadual, com 17 títulos. Logo atrás vem o Operário com 15 e o Comercial com 10. Mas nesse meio tempo muitos times ganharam o estadual: Costa Rica, Ivinhema, SERC, Naviraiense e o próprio Operário. Mas nenhum com uma sequência tão imponente no estado.
- Devem estar na Série C hoje em dia, então.
- Ih, nem. Desde 2037 não frequentam nem a Série D mais. Andam meio mal das pernas ultimamente.
- Que coisa...

image.thumb.png.e4d3b8130cef2dd7f0cfbaa1858e7c80.png

 

Comercial-22b18652517710464.jpg (2026/2027/2028)

- O próximo time foi... o Comercial, né?
- Até que tua memória tá boa, Mac. Tem tomado Gingko Biloba?
- Isso nem deve existir mais, mas o Comercial, ainda existe?
- Existe. Venceram mais 4 estaduais depois que você saiu, disputou algumas Série D, mas nada demais, viu.
- Piauí só serviu pra que eu conhecesse Júlia.
- Imagine se você não tivesse ficado com ela? Como seria sua vida hoje?
- Ruim. Definitivamente, uma merda.
- Que homem apaixonado... nem parece que não a vê a anos e que quase embonecou outra no meio do caminho.
- Shiu.

image.thumb.png.a7d9847466cc7e4dc3ac04b9699c5324.png

 

Para24ad20d8880a74a25.jpg (2029)

- Dizia ele estou indo pra Brasília...
- Neste Brasil lugar melhor tem aos montes, né Mac? Puta lugar merda Brasília, ninguém aguenta mais Bolsonaro Neto presidente desse país.
- É que eu fico nostálgico, me lembro bem do Paracatu, apesar das coisas terem sido rápidas por lá.
- E bota rápidas, viu? Foi uma atualização só. Só deu pra contar a história do Thiago nascendo.
- Rapaz, nem me lembra que o nome dele nasceu daquela história.
- Aquilo foi difudê kkkkkkkkkk
- Antes eu tivesse dado a ele o nome de Neuton Sérgio Goulart McNamara
- Grande Neuton... Diferente do Paracatu né, nunca mais foram nem perto de relevantes no estado. Venceram com você e sumiram do mapa. Aliás, foram rebaixados e não voltaram mais risos.
- Não criei muito vínculo com eles, não vou dizer que estou triiiiiiiiste.
- Mas seu filho é candango né, podia ter mais respeito pelo time.
- Bom... é uma forma de ver as coisas.
- Na vida real o time inclusive voltou a se chamar Unaí.
- Vida real é tipo a tal "vida no mundo real que o Marcio que posta esta história vive", né?
- Isso Mac, quanto mais cedo você perceber que está sendo controlado por uma pessoa que digita sua história, mais fácil será pra você.
- (grunhido)

image.thumb.png.5c9657a5d4c1100a19ed2cca980e4fed.png

 

C1085e011dd3050d05.jpg (2030/2031/2032)

- FAST!
- A memória tá afiada mesmo. Lembra o que mais rolou por lá, no Amazonas?
- Lembro que foi onde descobri que Júlia estava me enganando, que fiquei 3 temporadas tomando porrada e que foi aonde todo o lance da máfia russa enfim foi elucidada pra mim.
- E foi onde o crashdump salvou sua história, seu safado.
- Crashdump? Não sei do que está falando.
- Mas quem está lendo provavelmente sabe. Pilantra.
- Tá, e como foi o clube após minha saída?
- Igual vários outros.
- Glória e títulos?
- Nunca mais ganhou nada.
- Ah.

image.thumb.png.8812c24beb240f587bdf5c5eb56e0b7a.png

 

20d9e7248978094f9.png (2033)

- Agora não lembro qual é o próximo time.
- Foi o Andirá.
- Ah tá, não lembro por isso, foi muito rápido.
- Foi, foi uma passagem relâmpago. Tão relâmpago que ninguém nem deve lembrar. E o próprio time também, viu? Nunca mais ninguém viu ela no estado. Caem e sobem toda hora, nunca mais venceu nada e só disputou a Série D de 34 por sua causa.
- E o que aconteceu naquela época na minha vida?
- Absolutamente nada, Mac. Ninguém liga.
- Bom, pelo menos provei que o Acre existe.
- Mas existe mesmo?

image.thumb.png.facdb525543701e5b290b9b96caa4cad.png

 

36d94e2d6b26ab6af.png (2034)

- O primeiro clube de massa ninguém esquece, pode falar.
- Sampaio Corrêa, eu lembro que quase me caguei.
- Foi lindo cara, foi lindo.
- O time se manteve bem depois que eu sai, né?
- Porra nenhuma. Só venceram o estadual de novo esse ano.
- Jura? Mas decaíram tanto assim?
- Na verdade não. Estiveram em todas as finais de 34 até 44, mas sempre ficaram com o vice. Perderam o título para o Americano, Imperatriz e São José.
- E o Moto Club?
- Cara, vivem a mais de 2 décadas sem um título e pior, ultimamente nem a Série D eles frequentam mais.
- Safoda eles. E o quarteto vavavavá?
- Não achei eles, desculpa.
- Mas que inútil ein?
- Culpa o cara que não conseguiu prosseguir o save, pô. Eu só estou fazendo o meu trabalho aqui.
- E a nível nacional?
- Cara, depois que você saiu, eles caíram da Série C em 2037, e desde 2039 não disputavam nem a Série D também. Mas vão disputar ano que vem, venceram o estadual né?
- Ah tomara que subam de novo, gosto muito deles.

image.thumb.png.6ca269377d863e29c8296d464404d307.png

 

A1eda297945276576.png (2035/2036/2037)

- E o Lagarto ein?
- Bons tempos. Apanhei feito pau podre pro Confiança.
- Exatamente. Mas se orgulhe cara. Aquele time que você montou e foi campeão estadual rendeu frutos. O Lagarto ainda venceu mais 5 estaduais depois disso e só perdeu outras 2 sendo também finalista. Ou seja, o clube agora frequenta as cabeças.
- Cara, eu lembro que foi doideira, deu trabalho...
- Foi sofrido, mas valeu a pena. Acho que em questão de legado recente, é o seu melhor trabalho.
- Tem um trabalho que eu me orgulho mais.
- É, qual?
- Calma que você vai falar deles agora.

image.thumb.png.07b98f5ab9f036714b7dfbd872e00b6d.png

 

do-oiapoque-ao-chui-3e875e475b087a883.pn (2038/2039)

- Ah, o Atlético né?
- Pô, o time era amador, cara.
- É... realmente, foi um título e tanto. Ainda mais se considerar que o estado é tradicional.
- Merda.
- Merda o que?
- Merda que eu lembrei o que rolou no fim daquela temporada.
- Ah, verdade... e você faria merda no próximo lugar também, lembra?
- Cala a boca...
- Bom, o Atlético só viveu aquilo contigo. Nunca mais conseguiram nada. Aliás, escaparam do rebaixamento essa temporada nos playoffs.
- Uma pena. O profissionalismo não é pra todos.

image.thumb.png.4d19c8262746377235fcb2064f2b2cf6.png

 

A009a060ef996a54984.png (2039/2040/2041/2042)

- Arapiraca... argh
- Não vamos tocar nesse assunto aqui, Mac. Pode deixar que não vou falar sobre o prefeito, a esposa, seu pseudo-filho e toda a merda em que você se meteu após já ter vivido aquela porcaria de máfia russa.
- Imagina se fosse falar, né?
- Bom, o ASA não renovou o título estadual de 42, mas se orgulhe, eles quase subiram da Série C em 43.
- Eu me lembro, caímos com o ASA no nacional e subi.
- Subiu campeão Mac, foi seu segundo título nacional!
- Até então só de Série D, né?
- E quem liga? Você é o rei dos estaduais, não dos nacionais, nem dos continentais, nem dos mundiais.
- Rarara, engraçadão.
- Pô, pensa na ironia que é você treinar um time com apelido de fantasma...
- Odeio fantasmas
- Aí magoa

image.thumb.png.cee0cc0b08e842533c8e7fef2a4364ad.png

 

barra384d2bbc79aa6f23f.png (2042/2043)

- E aí foi a vez do Remo, né?
- Isso. E teve a minha volta também, lembra?
- Porra, até agora não entendi essa ideia de você sumir do nada.
- Eu não sumi do nada, eu já tinha cumprido meu objetivo. Só que o pessoal do fórum ficou com saudade e eu voltei! /o/
- E quem é que sente sua falta, desgraça?
- Ah, você sente, vai?
- Sinto, não sou tão idiota assim de negar isso.
- E tu salvou o time do rebaixamento, lembra?
- Lembro, e fizemos um bom campeonato no ano seguinte também!
- É, foram rebaixados esse ano?
- Aff
- Pensa positivo, seu time atual quase foi rebaixado também, mas você conseguiu manter o time.
- Elliot o bombeiro.
- Adora segurar numa mangueira né.
- Negodi mangueira o que rapá, eu ein

image.thumb.png.7b53a5dbf3de6861b7e8520b2ce4e6ba.png

 

- E qual é o time atual, afinal de contas?
- Ah, só na próxima atualização que a gente vai saber. Mas relaxa, vai sair em breve.
- Quanta coisa eu vivi...
- E teve mais coisa, é que a gente não falou de tudo.
- Poisé... por onde será que Julia e Thiago andam?
- Isso fica pra outro dia...
- Estou cinquentão, Digão. 53 anos pra ser exato. Será que eu dou conta? Eu quero uma família de volta.
- Você anda falando disso a um bom tempo... Uma hora a sua felicidade vai chegar, Mac.
- Tomara, meu amigo, tomara...
- Aproveitando essa vibe de relembrar bons momentos, lembra daquela vez em Búzios que a gente
- AH NÃO

aaa5cdaafc7e47e6825.jpg

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • FelipeRodr
      Por FelipeRodr
      Olá, estou editando as regras do Brasil, para fazer novas divisões do br, no entanto, me deparei com uma questão
      Se eu editar as regras do zero, perco todos os formatos de competições do pais, tendo q recria-los, (leva tempo mas da pra fazer) ...porem n consigo colocar o formato do paulistão que consiste em 4 grupos de 4, sendo q os do msm grupo n se enfrentam, apenas se passarem para as quartas. e se eu copiar as regras atuais, n consigo editar os estaduais e as series A,B e C...impossibilitando meu interesse de alterar qualquer coisas nestas ligas, incluindo premiações.
      Gostaria de saber se alguem ja dominou pelo menos um pouco o editor avançado pra poder fazer as regras reais dos estaduais do zero?
    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico único dedicado aos campeonatos estaduais do Nordeste para esse ano de 2022.
×
×
  • Criar Novo...