Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais


Fujarra

Posts Recomendados

Mais um caneco para a coleção do treinador que bebe mais que um Opala. Parabéns.

Quero ver como se sairá na série D, mas ao mesmo tempo é bom ficar de olho para não criar raízes demais e acabar tirando o foco do objetivo principal.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 7/16/2019 at 1:38 AM, marciof89 said:

- Digão, eu ando tão concentrado no time que eu não tenho tempo nem de beber, imagina de dar entrevista?
- Rapaz, imagina a visibilidade.
- Tô nem ai. Se eu quisesse aparecer virava vagalume, botava uma lâmpada na bunda e saia piscando.

🤣

Agora sim o treinador emplacou. Esse moleque só veio por 500 reais? Meu Deus do céu kkkk

E esse troféu capixaba é bem maneiro hein. Que estiloso.

Só quero ver o que esse capanga do russo vai acabar aprontando com você, tá tudo bom demais pra ser verdade 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2019 em 01:38, marciof89 disse:

O que dizer desse presidente que conheço tão pouco sobre mas já considero pacas?

Eu me preocuparia mais em como ele entrou na tua casa pra deixar isso... com esse lacinho vermelho então 🤣🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retomando a leitura, como dito antes, boa ideia de save. Como dito e votado vem desenrolando a historia de forma muito boa, parabéns.

Sair dos clubes ao fim dos estaduais no início do save, que vai ser longo, se mostrará logo como a decisão mais acertada, Agora ao fim da série D vejo propostas chegando para Mac mudar de ares!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Adicionou mais um estadual na lista e já pode buscar novos desafios.

Quanto ao zagueiro, é o segundo tipo de negócio desse gênero que surge, com algum grande jogador escondido nos cantões do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2019 em 11:36, Vannces disse:

Eita que a noitada vai ser das boas. Mulher, bebida e mais um título garantido. Fica aqui a decepção por saber que investiu em um grande jogador, apesar de ter pago pouco e daqui a pouco vai embora e vai deixar a pérola para trás. Fiquei rindo sozinho ao imaginar o cara sendo trocado por um pastel de carne e caldo de cana, rsrs. Parabéns por mais um caneco, qual será o destino agora? Falando em destino, o tupi seria uma opção?

Como diz o meme: "Marilene, hoje vai ter muita tainha, vinho e muito sexo. 🤣"

Faz parte da campanha né? A gente tem que reforçar o time pra vencer o estadual, partir para outro clube sempre vai ser triste (as vezes mais, as vezes menos), mas é legal também olhar para trás e ver o legado deixado.

Hahahah mas se parar pra pensar, a gente comprou o cara por menos de um salário mínimo, é ridiculamente barato 🤣

Bom, agora vamos para o nível 4 da pirâmide né. Pode ser qualquer um daqueles estados, vai depender da oportunidade que aparecer

Tupi não, né? Tenho que ser mais criativo hahahaha

Valeu pelo comentário!

 

Em 16/07/2019 em 13:17, StrongAxe disse:

Hahaha mais um belo capítulo dessa história. Meus parabéns pelo título. Deu uma melhorada boa no time nessa segunda temporada, acho até que consiga ir longe na série D.

Triste mesmo será mudar de time com um zagueiro desse aí, que seria facilmente titular em um time de série B. Quem sabe o presidente não dá um vacilo e você leva ele por uma Ypióca e uma bandeja de torresmo.

Que venha a série D e o quarto nivel.

Realmente reforcei mt bem o time, tem uns caras que chegaram com mt nível, igual ao tal zagueiro. A expectativa é lutar por acesso na Série D, apesar de ser uma competição extremamente complicada.

É como falei aqui em cima, faz parte do jogo né, a gente tem que reforçar o clube pra tentar faturar o estadual, partir sempre vai ser triste, ainda mais por conta dos bons jogadores. Foi assim já em uns 2 clubes. hahaha mas o valor dele continua mt baixo, se eu for pra um time levemente estruturado, acho que dá bom.

Vamo que vamo. Valeu pelo comentário!

 

Em 16/07/2019 em 13:32, MitoMitológico disse:

Espera, esse título aí é o sexto, né? Mac já tá se transformando num verdadeiro Rei de Estaduais, logo ele, conquistador, alcoólatra e amigo do Digão hahaha

Mas o título foi merecido pro Serra, a equipe amadureceu e criou forma, e com isso teve tudo para ser campeã. 

Pena que nesse update não tem as divisões inferiores de grande parte dos estaduais (só tem as do RJ e SP), ai acontece essas coisas bizarras de ver um futuro zagueirão na terceirona do Tocantins jogando no Sub-20 da Seleção sem jogar no profissional.

Adoro essa parte do jogo de caçar talentos de times de divisões baixas com muito potencial e/ou capacidade e poder contratar-los por baixo preço. E vendo esse Darian me lembro de um tal de Milton (Doramilton para os íntimos), atacante newgen que contratei de graça do Santa Rita de Alagoas. Levei ele pra Portuguesa na Série D, e ele fazia gol TODO JOGO, e o maluco tinha capacidade de SÉRIE A. Pena que ocorreu um bug no save e tive que encerrar.

Agora é trabalhar pra fazer uma boa competição em âmbito nacional, na Série D.

Boa Sorte na continuação.

Sexto sim, quinto estadual diferente. E vamos considerar que o fato dele ser alcoolatra já o ajudou algumas vezes hahaha e sim, de fato o clube foi bem maduro e conseguiu faturar o título, dominando o estadual do início ao fim.

Poisé, isso é mt triste. Nesse ponto o Brasil Mundi UP acaba sendo "melhor" por causa disso, por conta dessa facilidade com as divisões internas. Alguns estaduais nem rebaixamento tem aqui, isso tirou um pouco do brilho, mas faz parte.

Nem preciso ir mt longe, é só lembrar que no Tupi o Grieger foi o goleador máximo do time e ele veio da Caldense. Jogador PRONTO jogando num time pequeno. É uma das coisas mais legais do jogo sim, mostra que o FM é bem mais complexo do que mostra ser.

Série D o foco é subir. Temos time pra isso!

Valeu pelo comentário MM!

 

Em 16/07/2019 em 14:20, Neynaocai disse:

Tomando Brahma Mac? Venha para o sul tomar cerveja de verdade.
Erick Daltro é uma mistura de Juninho Paulista e Gabriel Jesus.
Depois do goleiro achei que seriam todos craques. Nao eram.
Que é esse Darian???!?!
Sempre confundo o Milico com o Bilica.

Eu ficaria com receio desse presidente com acesso a tua casa. Mas parece ser gente boa.

Marco Damasceno na lista de artilheiros novamente e liderando o Real Noroeste.

Já é Penta!

Antes Brahma do que Itaipava, né @vinny_dp? hahhaha

Cara, o Daltro jogou no Vasco né, na época dele eu olhava pro maluco e sentia pena, ele é mt estranho hahahaha

Não eram EXCETO o Darian né? Vamo considerar

Eu escrevi Milito esses dias. Milico, Bilica, Milito, Bilito, tá tudo em casa.

Todo estado praonde o cara vai ele fica dependente do presidente arrumar casa pra ele. Normal que o chefão tenha acesso a casa do cara. Contanto que não venda drogas ali HAUSHDUSAHD

Damasceno é crack de bola. Estamos de olho.

Hexa se contar q faturamos 2 rondoniões, penta se contar só os titulos diferentes. Mac é um cara vitorioso já.

Valeu!

 

Em 16/07/2019 em 23:19, thyagocda disse:

Favor verificar as reais intenções devido ao lacinho vermelho... hehehe Meus Parabéns pela bela caminhada até aqui...

HAHAHAHAHAHA esse lacinho vermelho pode significar muitas coisas. Mas acho que o Mac só quer sabe da cachaça mesmo hahaha

Valeu Thyago! Volte sempre hahaha 🙂

 

Em 17/07/2019 em 09:33, André Honorato disse:

pega leve com meu Democrata ai Rapaz kkkk

E te falar que o Democrata é o time mais forte desse grupo. É deles que eu tenho mais medo hahaha

 

Em 17/07/2019 em 13:40, LC disse:

Tô falando @thyagocda. Ele vai acabar virando sugar baby do Sugar Daddy do Serra.🤣🤣🤣.

Vamos com calma galera, o Mac é gente boa, ele não vai se meter em mais uma furada.

Ou vai? 🤣

 

Em 17/07/2019 em 17:33, vinny_dp disse:

Mais um caneco para a coleção do treinador que bebe mais que um Opala. Parabéns.

Quero ver como se sairá na série D, mas ao mesmo tempo é bom ficar de olho para não criar raízes demais e acabar tirando o foco do objetivo principal.

Boa sorte.

É o que dizem né: quanto mais o carro bebe, mais potência ele tem.

Acho que o foco é lutar pela subida. O time tem força mais que suficiente pra isso. Quanto a ficar no clube, o Mac precisa ponderar se ele fica no clube ou se ele vai sair em busca de novos objetivos na vida dele.

Valeu Vinny!

 

Em 19/07/2019 em 00:51, Lanko disse:

🤣

Agora sim o treinador emplacou. Esse moleque só veio por 500 reais? Meu Deus do céu kkkk

E esse troféu capixaba é bem maneiro hein. Que estiloso.

Só quero ver o que esse capanga do russo vai acabar aprontando com você, tá tudo bom demais pra ser verdade 🤣

500 mangos cara, muito barato mesmo! hahahaha

Sim sim, é um dos mais bonitos, e tem vários estaduais com troféus bonitos

hahahahah será que vai rolar alguma treta agora? É esperar para ver.

Valeu!

 

Em 20/07/2019 em 12:08, Selat disse:

Eu me preocuparia mais em como ele entrou na tua casa pra deixar isso... com esse lacinho vermelho então 🤣🤣

Hahahahaha esse lacinho vermelho não é nada além de um ornamento 👀 Mac não entraria em uma furada dessas...

ou entraria?

 

Em 20/07/2019 em 12:42, Andreh68 disse:

Retomando a leitura, como dito antes, boa ideia de save. Como dito e votado vem desenrolando a historia de forma muito boa, parabéns.

Sair dos clubes ao fim dos estaduais no início do save, que vai ser longo, se mostrará logo como a decisão mais acertada, Agora ao fim da série D vejo propostas chegando para Mac mudar de ares!

Obrigado André, bom te ver por aqui, inclusive. 🙂

É o melhor a se fazer né, senão vou ficar trezentos anos nos mesmos clubes, vai ser complicado conciliar o tempo. Ainda mais se considerar que nem todo estadual será vencido facilmente (esse já mostrou que não foi fácil na primeira vez).

Vamos ver, depois do Espírito Santo, tem um bom leque de estados para serem visitados.

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique M. disse:

Adicionou mais um estadual na lista e já pode buscar novos desafios.

Quanto ao zagueiro, é o segundo tipo de negócio desse gênero que surge, com algum grande jogador escondido nos cantões do Brasil.

Não tinha visto seu comentário, passei batido hahaha

De fato, a ideia é essa mesma. Mas como não abre vaga pra procurar time antes do calendário chegar ao fim (salvo raros casos), vou testar a sorte na Série D. O que vier depois é lucro.

No meu save? Pq aqui até então foi só o Darian mesmo, mas teve o Grieger no save do Tupi hahaha eu acho isso muita doideira, e nesse caso foi mais absurdo ainda, por conta da qualidade do rapaz e por ele estar tão escondido, e ainda sim jogando pelo sub-20 da seleção. Coisas curiosas do FM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

do-oiapoque-ao-chui987de2cfcea55eeb.jpg

Capítulo 5.4 - A 2 passos do paraíso.

<<--- Capítulo Anterior | Próximo Capítulo --->>

Mal havia acabado a nossa "Champions capixaba" e já estávamos envolvidos com a disputa da Série D. A imprensa achava que a gente mal tinha força pra passar da primeira fase, mas eu achava que dava pra subir. Sei lá, o time foi muito bem no estadual, tínhamos um bom grupo, com bons nomes, dinheiro em caixa e capacidade mais do que suficiente para encarar os grandes medalhões da divisão. Mas como já havia falado: Nada de subir nas tamancas. O que eu acho é bem diferente do que eu falo no vestiário, pregando sempre o respeito com o adversário.

E por falar em vestiário, trouxe alguns nomes para a disputa da Série D, caras que eu estava de olho no início do ano, outros que estavam livres e por aí vai.

Rodolfo veio do Rio Branco-SP por 40m pois eu precisava de um zagueiro reserva para o time. Ele não é nenhum craque, mas marca bem e isso foi um diferencial para requerer sua transferência. Simão é um moçambicano que meu olheiro sugeriu. Veterano, jogador de seleção, com carreira sólida na Europa e Oriente Médio, dispensa comentários sobre o porque o contratei. E por falar em africano, Raphael Kimanzi é um queniano com atributos físicos muito interessantes, fazendo valer a máxima de que lá no país dos caras, eles produzem velocistas como ninguém. Não tem atributos técnicos e mentais que demonstrem que ele será um craque, mas deve aguentar bem o tranco da Série D / Taça Espírito Santo. Carlos Eduardo foi destaque do Real Noroeste e vem pra ser reserva na ponta direita. Mesmo status de Ítalo Raphael, que vem para ser reserva de Milico pelo meio. Agora vem a parte curiosa da coisa toda: Jayme foi contratado para substituir Romário no ataque e ser o homem gol do time, mas se lesionou no primeiro jogo na Série D e só voltaria no fim da temporada. Aí o olheiro me recomendou o Francisco Jaílson, garoto da base do Fortaleza. Nem pedi pra compilar relatório, no sufoco já contratei: O muleque claramente não estava maduro para ser titular. Aí meu amigo, tive que ir pro mercado procurar decentemente um cara com faro de gol. Achei o Latorre, ex-Cruzeiro que estava no Tubarão-SC. Não é um craque, definitivamente não é um jogador vistoso, mas é o que temos.

Sem-titulo1ade4e8f16434c2df.gif

 

aasdasd8e24e7e87584c1a6.jpg

- Gostou do presente, Elliot?
- Ô presida, com certeza né. Qualidade demais, muito obrigado.
- Hahaha você mereceu, fez por onde. E aí, tá preparado para o projeto do acesso?
- Com certeza, acho que subimos sim.
- Excelente. Vou me ausentar por um tempo, tenho que ir à Europa tratar de alguns assuntos, mas estarei acompanhando o time. Se sentir necessidade, me ligue.
- Positivo e operante.

O que aquele cara foi fazer na Europa só Deus sabe, mas ele me paga para treinar o clube, não para questionar as férias dele.

O primeiro jogo do Grupo L já foi clássico: Tiva x Serra. Duelo na nossa casa, que por acaso estava bem cheia. Jogo bem fluído, mas nossos rapazes falharam demais na pontaria durante o jogo, que não via a rede balançar de jeito nenhum. De repente já no finzinho do jogo, os jogadores decidiram esquentar o clássico: Alfinete abriu o placar aos 83', com um chute de canhota no ângulo do goleirão da Desportiva. Aos 88' Noé chutou o tatu-bola direto na arca e empatou o jogo. Já nos acréscimos, Wesley botou o Serra de novo na frente, sacramentando o delicioso 2x1 que garantia a vitória já na primeira rodada.

A10c04183ae714c7e1e.jpg

 

Na segunda rodada, enfrentamos o Democrata de Governador Valadares lá na casa deles. Mesmo roteiro do jogo anterior: Pouca emoção até o finzinho do jogo, onde os jogadores decidiram acordar. Dessa vez porém, Ícaro voou mais alto e decidiu queimar nossas chances de vitória, marcando o gol solitário que garantiu a vitória para o time alvinegro.

Encaramos na terceira rodada o Araxá, conhecido como Ganso lá na cidade deles. Não procurei saber o porque, só estava interessado em jantar um ganso ensopado no fim daquela partida. A partida parecia seguir o meeeeeeeeesmo roteiro de antes. Mas só parecia, pois derrubaram Lucas Francisco na pequena área. O nosso craque do estadual decidiu passar a responsa para Milico, que pegou a pelota e abriu o placar aos 23'. Depois disso, o jogo seguiu bem morno, com poucas chances para cada lado. Não ter batido o pênalti não foi problema para Lucas, já que aos 72' ele fechou o placar. Vitória importantíssima fora de casa, 6 pontos e liderança provisória do grupo.

- Galera, estamos na frente mas o grupo está muito embolado. Temos que focar em faturar os 3 pontos aqui em casa contra o Araxá para encaminhar nossa classificação sem sustos.
- Sim, professor!

- Ô Mac, como cê tá?
- Fala Digão, eu não sabia que você estava aqui, nem te vi chegando. O que você manda?
- Vim acompanhar meu cliente, né? Os caras da Globo querem te entrevistar de novo. Até quando você vai ficar engambelando os caras?
- Ah mano, eu não tô afim de ficar trocando lero com a imprensa.
- Mas ela te ama, Mac! Você tá começando a chamar a atenção da grande massa. Não acha que está na hora de voar mais alto?
- Digão, galinha tem asa e não voa. Já os gansos conseguem voar, mesmo parecendo galinhas. Percebe a beleza disso?
- Do que você tá falando, você andou bebendo?
- Eu to zuando, é só porquê vamos jogar contra o Araxá e o apelido deles é Ganso.
- Sério, para de usar esses negócios estranhos, cara.

A minha fala desconexa parecia o presságio para o desastre, pois o ganso alvinegro empacotou a gente dentro da nossa casa. E não foi qualquer placar, eles meteram 3x0 na gente, com 2 gols de Gláucio, garoto surgido na base do Fluminense. Com isso, o grupo L ficou absolutamente bugado:

 

A12f057e8668ca335b5.jpg

Todo mundo com 6 pontos, e os 3 últimos com o mesmo saldo de gols. Sinal de que o grupo era bem nivelado.

O jogo contra o Democrata foi no Robertão. Nosso desfalque maior era Darian, convocado para o Sub-20 da seleção. Com isso, nossa zaga não era a mesma que impunha respeito, e pra variar André Ricardo, que entrou no lugar do nosso craque, me comete uma falta infantil dentro da área. Vitor Dadalt abriu o placar para os Democratianos, democratenses, democráticos... dane-se. Aliás o time dos caras era um festival de nomes curiosos: Demétrio, Gilberlândio, Mosca, Brinquedo... no ataque tinha um tal de Leonardo Pra. Pra quê?

Esporrinho básico no vestiário, mandei os caras acordarem e foi mais ou menos o que aconteceu: Josué Nascimento recebeu livre e tirou o goleiro da jogada, antes de dar aquele toquinho suave para o gol: 1x1, placar que não se alterou até o fim do jogo. O mais triste é que jogamos mais que o adversário, bem mais. O empate foi injusto, mas no fim futebol é isso, não é?

Bom, o Araxá havia vencido a Desportiva, mas no fim das contas o grupo continuava enrolado, com chance de classificação para todo mundo. Ter que correr atrás do prejuízo contra nosso rival na casa deles seria tarefa difícil, mas...

Pelo Whatsapp, o presidente mandou um recado:

- Elliot, a gente precisa subir nessa temporada ainda. Pelo amor de Deus, não me mete uma eliminação logo agora.
- A gente vai dar um jeito. Estou trabalhando para surpreender a Tiva.
- Ok.

Chegava então o grande dia: Clássico valendo vaga na próxima fase. O Serra estava em segundo, mas se a gente empatasse e o Democrata vencesse, a gente não se classificava. Perder significava terminar provavelmente em último. Vencer era garantia de classificação. Esse jogo eu joguei com o radinho no pé da orelha, ouvindo a narração do embate mineiro. Começa o jogo e já de cara o menino Josué abre o placar para nós. Já dou aquela respirada, esperando pelo melhor. Aos 29' Lucas Francisco vem pela ponta esquerda, recebe passe açucarado de Milico e guarda o segundo do Serra no jogo. Pensei: Garantido. Larguei o radinho, fechei o time e fiquei contando o tempo para o jogo passar.

Mas...

Wladimir marca penal em cima de Gualberto. O próprio zagueiro pega a bola e marca o primeiro da Desportiva no jogo. Aos 83'. De repente eles cresceram no jogo e começaram a atacar infernalmente. Eram 11 caras correndo atrás da bola como se fosse um prato de comida e todos estivessem com fome. Ok, a gente ainda tava vencendo. Liguei o radinho e descobri que o Democrata estava vencendo de 2x1 o Araxá. Naquele momento, a gente permanecia em segundo, mas com o Democrata empatado na pontuação. Araxá seguia em primeiro também com 9 pontos, os 3 times empatados em todos os quesitos. Veio os acréscimos, Desportiva pressionando, metendo bola aérea, que falta o Darian faz... E que falta ele fez, pois no último minuto de jogo, Gabriel Barbosa (sem ser o Gabigol) empatou o jogo para a Desportiva, embaralhando totalmente a classificação. Ali, o Democrata ia se classificando em segundo, a gente ficava em terceiro e... bom. Babou.

A16dad07410026fd449.jpg

 

Fui saindo de campo cabisbaixo, os repórteres vieram na minha direção mas eu falei que não queria papo. Comecei a pensar na desculpa que daria para o presidente, quando um repórter falou:

- Não quer comentar sobre a classificação do Serra?
- Como assim classificação?
- Não está sabendo? O Araxá conseguiu empatar no último instante também.
- Jura?
- Como se sente, agora que sabe disso?
- Porra velho, parece que eu tirei um caminhão de merda das costas. Eu tava preocupadíssimo com o resultado, achei que poderia ser o fim da linha pra mim. Obrigado mesmo por me falar meu caro, porra garotada, é isso daí! Parabéns!!!!
- Bom, desculpem a empolgação do técnico Elliot, eu acho que ele não sabia que estávamos ao vivo... é com vocês aí do estúdio!

 

A1463e0a3da3e0dcbb93f2fbe1b1ab23ad9.jpg

Classificação na risca, literalmente nos acréscimos. E o sorteio da próxima fase já foi no fim do dia, a CBF não quis nem guardar a expectativa. E adivinhem só quem vamos enfrentar? O Araxá. Era a revanche da Cobra coral x o Ganso voador.

Primeiro jogo foi lá na casa deles, e já no início do jogo Alex botou o Araxá na frente. Mas assim como na fase de grupos, o jogo na casa deles era nosso: Milico decidiu parar de ser garçon e encarnou a veia de craque: Marcou 2 golaços no jogo, garantindo a vitória de virada para o Serra. Já no jogo de volta, Ronieli é quem marcou o primeiro do Araxá, também no início do jogo. Pelo amor de Deus, não dava pra repetir o script da primeira fase né? Pra nossa sorte não, pois Josué Nascimento, o ponta-esquerda mais habilidoso da face do planeta, atrás apenas de uns 8000 jogadores, marcou o dele e garantiu o empate que nos classificava para a próxima fase. Feeeeeeeeeesta em Serra. Já saí direto do estádio para o bar, comemorar com Digão.

- Elliot, sempre que a gente bebe eu lembro daqueles caras nos perseguindo e nos cobrindo de porrada.
- Ih rapax relasha qe aqi no expirit samt n vai ter nad pra gnt se preocopar
- Rapaz você já tá muito bêbado, vamo pra casa.
- Hoej a noit soh acab qd eo quiser rapaix. Eo vo fatura essa taça.

Não tenho bem certeza, mas acho que Digão rezou a noite inteira pra não apanhar. Mas se ele estava com medo de apanhar na vida real, eu estava com medo de apanhar em campo, pois nosso próximo adversário era um franco favorito ao acesso, o que me jogou um balde de água fria: O Mirassol. Os caras fizeram uma primeira fase impecável, passaram com vitória em todos os jogos e golearam o Santa Helena-GO na casa deles para chegar até nós. Era certeza de jogo duríssimo contra os paulistas.

Primeiro jogo na nossa casa. Natanael, nosso atacante já esquecido, ganhou a vaga na frente após lesão de Latorre, Romário e Jayme. Quarta opção, e mesmo assim abriu o placar logo aos 7', dando uma tranquilidade para nós. Fomos administrando o jogo conforme era possível, mas aos 62' Paulo Roberto igualou a peleja. O jogo não foi bonito, nenhum time quis ganhar pra ser sincero. Se fosse 0x0 não seria um absurdo. Ah, mas o jogo de volta sim, foi um puta jogaço, daqueles que você guarda no VHS pra reprisar até cansar.

Primeiro tempo só deu Mirassol: Chute pra fora, chute no goleirão, chute no gol: Gabriel Vasconcelos 1x0 para o Mirassol. Aos 37', Judivan amplia, 2x0 Mirassol. Desespero batendo, nervosismo crescendo, até que o craque que andava apagado surgiu, já no finzinho do primeiro tempo: Lucas Francisco diminuiu o placar.

- Garotada, a gente está sendo pressionado. Estamos na casa deles, a torcida está contra nós, é o combustível perfeito para construirmos a virada. Vão lá pra dentro e façam acontecer.

A galera ficou irritadíssima, mas acho que isso serviu mais ainda para aumentar a raiva deles. Latorre desencantou e marcou o primeiro dele pelo Serra: 2x2. Mas aos 59' veio a coroação do garoto Lucas Francisco: Corte para a esquerda, limpa o zagueiro da jogada, chuta forte sem chance para o goleiro. 3x2 Serra, placar final.

- Elliot, como se sente ao chegar com o Serra nas quartas de final?
- É maravilhoso, estamos tornando o sonho em realidade. Esse grupo é muito unido, somos muito fortes e estamos em busca do acesso. Não importa que time enfrentemos, seja na casa deles ou na nossa, nossa postura é a mesma: Posse de bola, transições com paciência, a busca pela oportunidade, com agressividade apenas na hora de concluir.
- Se vencerem a próxima equipe, o Serra retornará a Série C, competição que não jogam desde 2008. Sente a pressão por resultados?
- Bom, o presidente quer o melhor para o time né? Acho que não podemos pensar em nada menos que o acesso.

Mas apesar de toda a preparação, otimismo e confiança para nossa derradeira decisão, eu não estava preparado para o que estava por vir: O nosso próximo adversário era o São Raimundo, minha ex-equipe. Era a primeira vez na minha carreira que eu enfrentaria um clube que eu já havia treinado...

 

moscou+russia+transiberiana

Moscou, 10 de julho de 2024.

- Olá Thiago, como estão os negócios lá no Brasil?
- Estão indo bem, tudo conforme o planejado. Acho que o time vai conseguir subir essa temporada.
- Perfeito. Estou botando muita grana no seu time. E o rapaz, como ele está se saindo?
- O garoto é bom, ele é um dos melhores treinadores jovens do Brasil. Estou acompanhando o time e estamos a 2 jogos do acesso para a Série C nacional.
- Excelente. Esse infeliz me fez perder dinheiro no Brasil. Não que fosse uma quantia relevante para meus cofres, mas eu tenho uma reputação à zelar. A melhor vingança possível foi fazer ele trabalhar para mim indiretamente me fazendo recuperar toda a grana de volta. Está certo, passe na tesouraria e acerte os detalhes da transferência, você terá direito ao de sempre. Precisamos lavar esse dinheiro o quanto antes. Sorte que o Brasil é uma terra de ninguém, aqui na Rússia eu estou sempre sendo vigiado. Entrarei em contato quando tiver novas ordens para você.
- Sim, senhor Yuri.

aaa5cdaafc7e47e6825.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais - c5.4: A 2 passos do paraíso. [Att: 22/07]

Hahaha, sabia que tinha rolo russo por trás. E olha só, quando tá sóbrio o russão até que manda umas artimanhas bem engenhosas.

No mais, que grupo infernal esse da série D hein. Classificou sem saber depois que o seu jogo acabou haha.

E agora vai jogar contra um ex-time. Imagino quantas vezes isso vai continuar acontecendo, afinal vai pegar times em situação semelhante por mais tempo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Série D é essa. O grupo deu ali uma bugada que achei que no fim fosse acabar tudo empatado e o FM ia soltar uma mensagem "infelizmente não sabemos como continuar isto". Hahaha

No fim deu tudo certo, conseguiu avançar e venceu o Mirassol de forma sensacional. Tô achando que o Serra vai subir e que vem título por aí, a primeira taça nacional da carreira do Elliot. 

Espera só até ele descobrir de quem é o dinheiro que tá financiando o Serra...hehehe

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito emocionante a classificação na Série D e agora é torcer para que... Não suba.🤣🤣🤣. Vou dar uma de @ggpofm e torcer contra a subida, pois além de deixar o save melhor, ainda terá o Yuri Kuriechenkov na sua cola.🤣🤣🤣🤣.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ninguém, Mac mandando o Marinho:

image.jpeg.98002eeadd2dd5544c38540ac1ff2fcf.jpeg

E eu, que já tinha pego o spoiler do início do post, na tensão da eliminação.

Tá russo o negócio. Corre, Elliot, Corre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa trama. Mas seria essa uma justificativa para você seguir treinando o Serra? Haha

Jogaço na próxima fase. 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senti a tensão desse grupo aqui, nunca tinha visto grupo com todo mundo empatado em quase tudo.

Até agora ta indo bem no mata mata, acho que o Serra sobe e dessa vez o McNamara ganha uma garrafa de Macallan 25 anos. Com o lacinho vermelho, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que classificação emocionante! Também não tive como não lembrar do Marinho com a explosão do Eliott. Assim como o treinador, fico na expectativa de até onde esse time pode ir. 

Quando vi o Kremlin ali, imediatamente lembrei de um certo Aleksey Romanoff e de várias tretas que acompanhavam. Só falta o tal Yuri ser ligado ao Torpedo Moscow.

Será que vem mais uma surra para Eliott? Será que agora teremos Ivan Drago socando esse fígado que já tanto sofre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LuisSilveira disse:

Quando vi o Kremlin ali, imediatamente lembrei de um certo Aleksey Romanoff e de várias tretas que acompanhavam. Só falta o tal Yuri ser ligado ao Torpedo Moscow.

Aleksey Romanoff is Back, January, 2020.

" All be Back."

 

Sobe a música do Exterminador do Futuro e as cortinas se fecham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Da próxima vez, ou faz a atualização inteira da Série D ou tira o spoiler com suas habilidades de designer. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, os quenianos são fundistas, os reggae night que são velocistas, mas para Marinho Mcnamara acho que não faz diferença 😛

Ja tive esse Latorre em algum FM, não tenho más recordações não. Dificil esse grupo hein. Nesse jogos fico com uma janelinha dos outros resultados aberta, tudo em jogo completo claro.

Como o São Raimundo ta na Série D? Culpa sua?

Não peguei o spoiler do @Henrique M. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique M. disse:

Ele corrigiu depois que eu falei.

Nem tão corrigido assim, eu diria. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora falando sobre a história. Parabéns pelos campeonatos conquistados até aqui. É bom quando você encontra um pouco de dificuldade, pois dá mais emoção ao jogo. Só que ainda não encontrou essa dificuldade nem nos rincões do país.

 

A parte de ficção está bem bacana também e acho que a sorte do Mac é que ele é da cachaça, se fosse de drogas pesadas o Chera te acompanharia na carreira. (Trocadilho muito infame)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava tudo muito bom pro Mac (li desde o começo), uma hora ia aparecer algo (ou um russo) pra embaçar a vida do rapaz. Foi muito bem no estadual e o time manteve a postura na Serie D, mesmo sendo uma competição complicada o que se comprovou na fase de grupos que foi de infartar qualquer torcedor do Serra. No mata-mata tá ali engatilhado pra subir, vamos ver se o acesso vem porém que é bem capaz dado a capacidade do Mac quando chega em fase decisiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, só posso dizer que achei genial o diálogo no fim da partida contra o Democrata entre o treinador e o repórter esclarecendo que o time havia conseguido a classificação enquanto você pensava em qual desculpa dar para o presidente, rs. Até quando a carreira desse genial e louco treinador erá manipulada? Ainda ficará muito tempo no Serra? Bom trabalho na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2019 em 03:03, Lanko disse:

Hahaha, sabia que tinha rolo russo por trás. E olha só, quando tá sóbrio o russão até que manda umas artimanhas bem engenhosas.

No mais, que grupo infernal esse da série D hein. Classificou sem saber depois que o seu jogo acabou haha.

E agora vai jogar contra um ex-time. Imagino quantas vezes isso vai continuar acontecendo, afinal vai pegar times em situação semelhante por mais tempo também.

O russo está onipresente na Profissão Manager hahaha

Grupo dificílimo, foi muito complicado, tanto que foi no limite do limite. No mata-mata o time cresceu, é essa experiência que vamos levar para enfrentar o São Raimundo, que está muito bem e a algumas temporadas já bate na trave pra subir.

Espero que o Elliot enfrente mesmo várias vezes os ex-times. Vai ser ótimo para a história hahaha

Valeu!

 

Em 22/07/2019 em 07:50, Tsuru disse:

Que Série D é essa. O grupo deu ali uma bugada que achei que no fim fosse acabar tudo empatado e o FM ia soltar uma mensagem "infelizmente não sabemos como continuar isto". Hahaha

No fim deu tudo certo, conseguiu avançar e venceu o Mirassol de forma sensacional. Tô achando que o Serra vai subir e que vem título por aí, a primeira taça nacional da carreira do Elliot. 

Espera só até ele descobrir de quem é o dinheiro que tá financiando o Serra...hehehe

Boa sorte na continuação!

hahahaha foi bem suado mesmo, classificação bem a risca. É raro ver um grupo onde todo mundo tem chance de classificação, e seria merecido pq todos os times jogaram bem. Ainda bem que o Serra teve um pouco de sorte também hahaha

Eu achei que ia sofrer contra o Mirassol, mas foi até mais fácil do que o Araxá. O time do Mirassol é bem forte.

Sobre subir, já dei spoilers né? 🤣

Dinheiro de máfia russa é pior do que dinheiro do tráfico. Ou será que não?

Valeu Tsuru!

 

Em 22/07/2019 em 10:50, LC disse:

Muito emocionante a classificação na Série D e agora é torcer para que... Não suba.🤣🤣🤣. Vou dar uma de @ggpofm e torcer contra a subida, pois além de deixar o save melhor, ainda terá o Yuri Kuriechenkov na sua cola.🤣🤣🤣🤣.

hahahahah tem sempre o torcedor que quer zicar o time, mas vamos contra tudo!

E o russo parece bem empolgado pra ferrar com a vida do Elliot. Tadinho do rapaz.

 

Em 22/07/2019 em 13:41, Neynaocai disse:

Como ninguém, Mac mandando o Marinho:

image.jpeg.98002eeadd2dd5544c38540ac1ff2fcf.jpeg

E eu, que já tinha pego o spoiler do início do post, na tensão da eliminação.

Tá russo o negócio. Corre, Elliot, Corre.

Elliot é o tipo de cara que só fala merda nas horas que não pode falar. É bem Marinho mesmo hahaha

O spoiler do título? hahahah eu pensei mesmo em não usar esse título, mas eu quis brincar com o nome do antigo time do Mac

Pior que eu deixei outro spoiler na postagem, mas corrigi pq Henrique foi legal e apontou hahaha

Máfia russa/capixaba. Conexão Torpedo/Serra.

 

Em 22/07/2019 em 16:51, vinny_dp disse:

Boa trama. Mas seria essa uma justificativa para você seguir treinando o Serra? Haha

Jogaço na próxima fase. 

Boa sorte.

Será? hahahaha já dei tanto spoiler, que não vou mais falar nada

O jogo contra o São Raimundo foi memorável mesmo, ótimos jogos.

Valeu Vinny!

 

Em 22/07/2019 em 23:52, Selat disse:

Senti a tensão desse grupo aqui, nunca tinha visto grupo com todo mundo empatado em quase tudo.

Até agora ta indo bem no mata mata, acho que o Serra sobe e dessa vez o McNamara ganha uma garrafa de Macallan 25 anos. Com o lacinho vermelho, claro.

Poisé, eu nunca vi também. Pelo menos quando penso em Copa do Mundo (ou qqr torneio com grupos de 4 times), não lembro de um grupo tão tenso assim.

Coitado do Elliot, vai acabar é sendo entregue pra máfia com o lacinho vermelho hahaha

 

Em 23/07/2019 em 07:50, LuisSilveira disse:

Que classificação emocionante! Também não tive como não lembrar do Marinho com a explosão do Eliott. Assim como o treinador, fico na expectativa de até onde esse time pode ir. 

Quando vi o Kremlin ali, imediatamente lembrei de um certo Aleksey Romanoff e de várias tretas que acompanhavam. Só falta o tal Yuri ser ligado ao Torpedo Moscow.

Será que vem mais uma surra para Eliott? Será que agora teremos Ivan Drago socando esse fígado que já tanto sofre?

Foi incrível, classificação muito à risca, ao ponto de eu mesmo ter ficado perdido, só descobri que nos classificamos quando vi a tela de pós jogo. O time é bom, o dinheiro extra foi um baita adianto, a gente tinha mesmo que ser encarados como favoritos. Agora é ver se sobe mesmo ou não.

Como falei ali em cima, conexão Torpedo/Serra hahaha vai que? A máfia russa vai dominar a PM

Espero pelo bem do nosso querido (talvez não tão querido) Elliot que não seja o Ivan Drago. Mas antes o Drago do que o Drogo. hahaha

 

Em 23/07/2019 em 09:49, LC disse:

Aleksey Romanoff is Back, January, 2020.

" All be Back."

Sobe a música do Exterminador do Futuro e as cortinas se fecham.

🤣

 

Em 23/07/2019 em 13:56, Henrique M. disse:

Da próxima vez, ou faz a atualização inteira da Série D ou tira o spoiler com suas habilidades de designer. hahaha

Mosquei feio mesmo hahahah obrigado pelo toque

 

Em 24/07/2019 em 14:23, Andreh68 disse:

Cara, os quenianos são fundistas, os reggae night que são velocistas, mas para Marinho Mcnamara acho que não faz diferença 😛

Ja tive esse Latorre em algum FM, não tenho más recordações não. Dificil esse grupo hein. Nesse jogos fico com uma janelinha dos outros resultados aberta, tudo em jogo completo claro.

Como o São Raimundo ta na Série D? Culpa sua?

Não peguei o spoiler do @Henrique M. 

hahahahah o técnico tá super louco, deixa ele. O jogador queniano não é mt bom não, mas fez um estrago. Em breve falarei mais sobre ele.

O Latorre é um jovem uruguaio da base do Cruzeiro. Ruuuuuuuuuuuuim de dar dó (pelo menos na vida real).

Eu costumo acompanhar os resultados, mas Série D tem uns 20 mil jogos ao mesmo tempo, daí so me concentrei no meu jogo, e por acaso não notificou a posição do time durante o jogo (como costuma fazer, geralmente). Então só descobri no fim mesmo.

O São Raimundo já tava na Série D quando estava lá, mas lembre-se que se classificam para a Série D os times q vão bem nos estaduais. Então estar na Série D num ano não é garantia de estar lá depois. É igual na vida real mesmo.

Ainda bem que não pegou o spoiler XD

 

Em 24/07/2019 em 20:47, maiconandrade disse:

Agora falando sobre a história. Parabéns pelos campeonatos conquistados até aqui. É bom quando você encontra um pouco de dificuldade, pois dá mais emoção ao jogo. Só que ainda não encontrou essa dificuldade nem nos rincões do país.

A parte de ficção está bem bacana também e acho que a sorte do Mac é que ele é da cachaça, se fosse de drogas pesadas o Chera te acompanharia na carreira. (Trocadilho muito infame)

Fala Maicon, seja bem vindo! 😄 Obrigado pelos elogios, parece que foi fácil, mas teve uns estaduais que foram MUITO difíceis. Tocantinense e amapaense que o digam hahaha

Rapaz... ainda bem que o técnico é careta, senão ele tava perdido mesmo.

 

Em 25/07/2019 em 11:30, PauloLima13 disse:

Tava tudo muito bom pro Mac (li desde o começo), uma hora ia aparecer algo (ou um russo) pra embaçar a vida do rapaz. Foi muito bem no estadual e o time manteve a postura na Serie D, mesmo sendo uma competição complicada o que se comprovou na fase de grupos que foi de infartar qualquer torcedor do Serra. No mata-mata tá ali engatilhado pra subir, vamos ver se o acesso vem porém que é bem capaz dado a capacidade do Mac quando chega em fase decisiva.

Olha, a vida pessoal do Mac é só tristeza, vamos admitir hahaha mas pelo menos o cara está indo bem, conforme pode né. As vezes se afunda na cachaça, as vezes se afunda nas merdas da vida mesmo kkkkkkk

De fato foi como você disse, é uma característica até minha como jogador do FM. Eu jogo mt bem competições de mata-mata, mas pontos corridos sempre sofro. Elliot absorveu essa minha qualidade aparentemente. Vamos ver aonde a gente chega!

Valeu pelos comentários 🙂

 

20 horas atrás, Vannces disse:

Marcio, só posso dizer que achei genial o diálogo no fim da partida contra o Democrata entre o treinador e o repórter esclarecendo que o time havia conseguido a classificação enquanto você pensava em qual desculpa dar para o presidente, rs. Até quando a carreira desse genial e louco treinador erá manipulada? Ainda ficará muito tempo no Serra? Bom trabalho na sequência.

Obrigado Vannces! O técnico é mais genial do que louco. E mais burro do que genial as vezes hahahah

A história a partir daqui vai começar a ficar bem mais profunda. Agora com doses extras de vodka.

Sobre o Serra, já dei mt spoiler esses dias, vou deixar a próxima atualização te responder 😛

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais
  • Nei of unfeatured this tópico
  • Fujarra featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • FelipeRodr
      Por FelipeRodr
      Olá, estou editando as regras do Brasil, para fazer novas divisões do br, no entanto, me deparei com uma questão
      Se eu editar as regras do zero, perco todos os formatos de competições do pais, tendo q recria-los, (leva tempo mas da pra fazer) ...porem n consigo colocar o formato do paulistão que consiste em 4 grupos de 4, sendo q os do msm grupo n se enfrentam, apenas se passarem para as quartas. e se eu copiar as regras atuais, n consigo editar os estaduais e as series A,B e C...impossibilitando meu interesse de alterar qualquer coisas nestas ligas, incluindo premiações.
      Gostaria de saber se alguem ja dominou pelo menos um pouco o editor avançado pra poder fazer as regras reais dos estaduais do zero?
    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico único dedicado aos campeonatos estaduais do Nordeste para esse ano de 2022.
×
×
  • Criar Novo...