Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais


Fujarra

Posts Recomendados

Agora sim papou o Piauiense, e jogando muito bem. Parabéns!

Na vida pessoal Elliot merece outra rodada de parabéns, haha a história tá muito boa!

Mas tá tudo bom demais pra ser verdade (e pra durar). Já tô esperando a contagem regressiva de quando a Júlia morre e Elliot afunda na bebida novamente... além de ter mais um fantasma acompanhando, vai ver o Digão furar o olho 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lanko disse:

Agora sim papou o Piauiense

E papou a piauiense também, kkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tal qual o finado Digão, me ergo entre os mortos para comentar.

Como o Neynaocai deixou óbvio, você se superou nesse post. A mistura de vitórias, humor bem dosado e reviravoltas na história ficou bem legal.

Conseguiu destronar o estiloso Parnahyba e se sagrou campeão dessa várzea miserável desse garboso campeonato! Parabéns!

Como só vou ao Piauí para capotar de carro, não achei a camisa do Comercial, mas desejo sorte a esse time que mal conheço e já considero pakas.

De qualquer forma, estoure a sidra cereser pelo Piauízão e pelo Elliotinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Neynaocai disse:

Marcio.

Nem tenho o que dizer, só agradecer.

O que eu venha a falar pode estragar a beleza deste momento.

Entreguem o Save do Ano, por favor. Ou entregue-se.

Valha-me Digão!

Vindo do autor mais engraçado da PM (minha opinião pessoal e intransferível), sinto-me lisonjeado. Escreveu até meu nome certo. hahahaha

Obrigado, man!

 

12 horas atrás, Bruno Trink disse:

Que beleza, Elliot finalmente parece que vai tomar jeito na vida!

E, em campo, campanha fantástica, nem parece o mesmo time do ano anterior. Para onde será que vai nosso amigo inglês?

Uma hora o homem precisa decidir se vai ou se racha. Solteirão aos 40 é tristeza demais. hahaha

Sim! Manter a espinha dorsal pra temporada seguinte nesses times de divisões inferiores é muito significativo, pois é pouco tempo pra entrosarem. Se você tem um time entrosado, já larga muito na frente, dá pra perceber. Muito gol foi de jogada ensaiada ou de fora da área.

A próxima parada tem tudo pra ser muito difícil. Já dei spoiler no grupo, mas se você não pegou, aguarde e confie. hahah

Valeu Bruno!

 

11 horas atrás, StrongAxe disse:

Cara, que atualização sensacional! Meus parabéns, de verdade. Muitas sacadas boas, muito humor, personagens envolventes e uma puta revelação no final hahahaha. E ainda foi campeão. A gente tem que agradecer bastante por ter a oportunidade de poder ler uma história magnífica dessa.

Não sei nem o que dizer mais, fiquei sem palavras kkk como o @Neynaocai falou:

Namoral, quando essa história tiver concluída, tem que virar leitura obrigatória nós grupos de AA pelo Brasil (além de ir pro histórias memoráveis). Já até imagino as resenhas: "Nessa obra, o treinador Elliot McNamara, conhecido como o Rei dos Estaduais, nos mostra como venceu o alcoolismo através do futebol e do amor."

Tá mandando muito @marciof89! Boa sorte no próximo estadual (e com a Júlia tambem)

Fala Strong, obrigado pelas palavras! Espero que continuem gostando, pois só tá no começo, ainda faltam 20 taças 🤣

Daqui a algum tempo vão achar que o Elliot McNamara é que nem o Tó Madeira: Existe. hahaha

Eu tenho o dom de falar de amor, afinal de contas eu sou o MC Marcinho.

Vamo que vamo, obrigado e volte sempre!

 

8 horas atrás, Lucaix disse:

hahahahaha pouco revoltado com o maluco. 

Mano, toda vez eu rio dessas merdas HAHAHAHA

BA-DUM-TSS

Assino embaixo. Dá muito prazer em ler. Se tivesse 10 capítulos por dia, eu leria os 10. Digitando com os pés pq estou aplaudindo com as mãos 👏👏👏👏

HAHHAHAHAH tem umas paradas que enquanto eu escrevia eu ria, essa do Damasceno eu me imaginei no modo torcedor quando vi o Diego Souza indo pra vários times menos pro Vasco, por exemplo. 🤣

Obrigado Lucaix! Espero continuar agradando daqui pra frente!

 

4 horas atrás, Lanko disse:

Agora sim papou o Piauiense, e jogando muito bem. Parabéns!

Na vida pessoal Elliot merece outra rodada de parabéns, haha a história tá muito boa!

Mas tá tudo bom demais pra ser verdade (e pra durar). Já tô esperando a contagem regressiva de quando a Júlia morre e Elliot afunda na bebida novamente... além de ter mais um fantasma acompanhando, vai ver o Digão furar o olho 🤣

Foi uma ótima temporada mesmo, não sei se foi a melhor do técnico pois não lembro de ter vencido algo invicto. Mas foi muito boa, incrível eu diria.

Agora vem um filho. Será que ele toma jeito de vez? 😮

Ou será que o filho é um alien escondido que vem para dominar o mundo? Tudo pode acontecer num universo onde a morena compra lingerie no Mercado Livre. hahahahah

Valeu Lanko!

 

1 hora atrás, DiegoCosta7 disse:

E papou a piauiense também, kkkkkkkkkkkkkkkk

O bicho é lento na sinuca, mas as vezes encaçapa!

 

34 minutos atrás, LuisSilveira disse:

Tal qual o finado Digão, me ergo entre os mortos para comentar.

Como o Neynaocai deixou óbvio, você se superou nesse post. A mistura de vitórias, humor bem dosado e reviravoltas na história ficou bem legal.

Conseguiu destronar o estiloso Parnahyba e se sagrou campeão dessa várzea miserável desse garboso campeonato! Parabéns!

Como só vou ao Piauí para capotar de carro, não achei a camisa do Comercial, mas desejo sorte a esse time que mal conheço e já considero pakas.

De qualquer forma, estoure a sidra cereser pelo Piauízão e pelo Elliotinho!

Opa Luis, realmente andas sumido. O que aconteces?

Obrigado, de verdade. Tava comentando ainda agora que essa foi a atualização que escrevi mais rápido, achei que ela ficaria ruim, pois escrevi sem freio e sem pensar muito. Parece que meu eu sem pensar é muito retardado e isso é bom pra história, vou investir mais nisso. hahahahaha

Eu também acho esse nome muito estiloso, e eu fico feliz que Elliot guardou o primeiro título no nordeste, ainda mais pois achei que seria bem difícil esse. Mas já adianto que o próximo desafio não vai ser nos rincões do sertão.

Capotou o carro? 😮 (momento onde não sei mais distinguir a realidade da ficção e nem sei mais o que é real e o que é ironia HAHAHAH)

Obrigado Luis! Agora é comemorar a vinda do Elliot McJúnior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, marciof89 disse:

Opa Luis, realmente andas sumido. O que aconteces?

Obrigado, de verdade. Tava comentando ainda agora que essa foi a atualização que escrevi mais rápido, achei que ela ficaria ruim, pois escrevi sem freio e sem pensar muito. Parece que meu eu sem pensar é muito retardado e isso é bom pra história, vou investir mais nisso. hahahahaha

Eu também acho esse nome muito estiloso, e eu fico feliz que Elliot guardou o primeiro título no nordeste, ainda mais pois achei que seria bem difícil esse. Mas já adianto que o próximo desafio não vai ser nos rincões do sertão.

Capotou o carro? 😮 (momento onde não sei mais distinguir a realidade da ficção e nem sei mais o que é real e o que é ironia HAHAHAH)

Obrigado Luis! Agora é comemorar a vinda do Elliot McJúnior.

Acontece um doutorado, que é um troço um bocado extenuante e consumidor de tempo.

Ás vezes o excesso de pensamentos e conjeturas pode prejudicar a fluidez natural das ideias. De qualquer forma, ficou bacana. Experimente outras vezes e veja no que dá.

Até esqueci de dizer o "no aguardo para saber o próximo estado!" mas você já adiantou. Aposto então no eixo sudeste-sul.

Sim, é real, capotei, na divisa de Piauí com Pernambuco. Saí quase ileso, pela benção de São Digão dos Azarados. A vida é selvagem fora desse fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marciof89 disse:

O bicho é lento na sinuca, mas as vezes encaçapa!

George Best ficaria orgulhoso do discípulo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SENSACIONAL! 

Muito legal mesmo! Ficava saudoso aqui lembrando da época em que a área tinha uma história como a história do Marolla, e achava que dificilmente encontraria algo igual: eis aqui. Muito divertida mesmo. Eu não costumo ler textos enormes assim, nem os que eu faço kkkk, mas o seu vale a pena.

E no mais parabéns pelo título e pelo Maczinho kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa temporada! Parnahyba era o favorito claro e conseguiu contornar isso, o que uma saída da vida de cachaça não faz kkk

Quero ver como desenrola com a Júlia agora, a porra ficou séria 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

@marciof89 disse:

Nesse momento, Digão começa a resmungar muito, mas eu não dou bola pro que ele fala.

- Queria estar vivo para poder te dar um abraço agora.

Confesso que senti um aperto com a fala de Digão.

- Digão, onde quer que você esteja, fecha os olhos agora meu parça, que hoje é dia de sucessagem.

Só falei até hoje que amava minha mãe e o Digão.

Eu tô falando. Depois diz que não foi o Digão que chamou os meliantes para estragar a tua noite. Precisou trancar o fantasma no armário para se dar bem e nem camisinha usou. Se fuuuuuu...🤣🤣🤣

Tem 3 opções:

- Fica no Piauí e casa com a guria.

- Foge que é cilada e depois vai preso por não pagar a pensão da criança.

- Ou toma vergonha, acaba com essa relação Homo-fantasmagórica com o Digão e casa com a menina. Vai ser feliz sendo o Rei dos Estaduais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero ver pagar pizza para todos os times que treinar. Afinal, rsrs. Parabéns por mais um título e trata mesmo de se casar, pois pagar pensão não me parece ser uma boa, pois quanto mais ganhar, mais sem grana ia ficar, rsr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2019 em 01:01, LuisSilveira disse:

Acontece um doutorado, que é um troço um bocado extenuante e consumidor de tempo.

Ás vezes o excesso de pensamentos e conjeturas pode prejudicar a fluidez natural das ideias. De qualquer forma, ficou bacana. Experimente outras vezes e veja no que dá.

Até esqueci de dizer o "no aguardo para saber o próximo estado!" mas você já adiantou. Aposto então no eixo sudeste-sul.

Sim, é real, capotei, na divisa de Piauí com Pernambuco. Saí quase ileso, pela benção de São Digão dos Azarados. A vida é selvagem fora desse fórum.

Doutorado, um dia eu chego lá. hahahaha

Será que é sudeste-sul? Se você parar pra pensar, é bem fácil descobrir o próximo estado, mas não vou falar mais nada. hahahaha

Digão sempre está olhando pelos players de FM, por isso você saiu quase ileso. Isso me lembra a história de um amigo meu que bateu com o carro de frente com um caminhão, o carro deu PT e ele saiu sem nenhum arranhão, pq bateu do lado do passageiro (e só tinha ele no carro). Tem gente que nasce de novo quase que literalmente.

 

Em 26/10/2019 em 02:19, DiegoCosta7 disse:

George Best ficaria orgulhoso do discípulo...

🤣🤣

 

Em 26/10/2019 em 09:31, Jirimias disse:

SENSACIONAL! 

Muito legal mesmo! Ficava saudoso aqui lembrando da época em que a área tinha uma história como a história do Marolla, e achava que dificilmente encontraria algo igual: eis aqui. Muito divertida mesmo. Eu não costumo ler textos enormes assim, nem os que eu faço kkkk, mas o seu vale a pena.

E no mais parabéns pelo título e pelo Maczinho kkk

Eu fico sempre preocupado em escrever demais e acabo resumindo algumas ideias, mas é complicado, pois tento relatar meia temporada de uma vez (ainda mais que os times não disputam brasileirão ainda e tal, geralmente só Série D e são poucos jogos). Se eu não aprofundar, a história do Elliot não é desenvolvida bem hahaha.

Mas agradeço os elogios, ainda mais pq vem de alguém que eu admiro muito no ficcional. 🙂 Vamos ver o que o Maczinho vai aprontar né, não dá pra descartar nenhum personagem nesse save 🤣

 

23 horas atrás, Selat disse:

Muito boa temporada! Parnahyba era o favorito claro e conseguiu contornar isso, o que uma saída da vida de cachaça não faz kkk

Quero ver como desenrola com a Júlia agora, a porra ficou séria 🤣

Foi incrível na verdade, pois achei que o Parna não daria chance pra gente. Ver eles entrando recuados pra nos enfrentar nas finais foi muito gratificante, pois mostrou que nos respeitaram e tinham medo. No fim, o medo fez sentido e sapecamos. O 3x1 foi surpreendente pra mim.

Agora não tem jeito, ou vai ou racha pro Mac! hahaha

 

21 horas atrás, LC disse:

Eu tô falando. Depois diz que não foi o Digão que chamou os meliantes para estragar a tua noite. Precisou trancar o fantasma no armário para se dar bem e nem camisinha usou. Se fuuuuuu...🤣🤣🤣

Tem 3 opções:

- Fica no Piauí e casa com a guria.

- Foge que é cilada e depois vai preso por não pagar a pensão da criança.

- Ou toma vergonha, acaba com essa relação Homo-fantasmagórica com o Digão e casa com a menina. Vai ser feliz sendo o Rei dos Estaduais.

HAHAHAHAHAHHAHA coitado do bromance deles, já levam pra maldade.

Pro bem do save, ele vai ser o Rei dos Estaduais. Casando ou não. 🤣

 

11 horas atrás, Vannces disse:

Quero ver pagar pizza para todos os times que treinar. Afinal, rsrs. Parabéns por mais um título e trata mesmo de se casar, pois pagar pensão não me parece ser uma boa, pois quanto mais ganhar, mais sem grana ia ficar, rsr.

Com o salário que o cara ganha nos times (o que eu acho sempre irreal) dá pra ele pagar pizza pro elenco inteiro todo fim de semana e ainda sobrar HAHAHAH eu acho muito sem sentido o FM dar 30 mil pra um técnico e liberar pouca grana pra montagem de elenco, sentido zero.

Mas taí um bom método de fazer o Mac ficar falido: pagar pensão. hahahah

Valeu Vannces!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2019 em 01:01, LuisSilveira disse:

A vida é selvagem fora desse fórum.

Com certeza meu caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caa, o que acontece com o River aí? Kkkk Maior time do Piauí passando sufoco, pelo menos o Altos ainda se mantém nas cabeças.

Depois de um primeiro ano complicado em Campo Maior, Elliotão da Massa conseguiu ganhar o piauiense enfim.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegando ao fim agora, depois de acompanhar tudo e tenho algo a dizer:

MALUCO, QUE SAVE GENIAL. JA ERA BOM, MAS QUANTO MAIS AVANÇA MELHOR FICA. SEU HUMOR E FANTASTICO.

Falando dos feitos futebolisticos, vou ressaltar essa ultima campanha, que talvez foi a mais interessante: pegou um time fraco, evoluiu bastante, ai teve uma queda, isso ja foi dito aqui na area, creio que pelo @Danut, sobre os times recem chegados ao primeiro escalao, e no primeiro ano surpreendem e no segundo decaem. Mas ja no terceiro ano mostrou quem é o Rei. 

Ja na vida pessoal, depois de muita coisa, parece que o grande Mcachaça vai se tornando responsavel.

#RIPDigao

Parabens pelo save e boa sorte futuramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Para quem entende de estadual, tem sempre que estar ganhando. O triste é que não existe aquela continuidade de trabalho, já que o objetivo são os estaduais. Talvez seja por isso que Giva não tenha ido mais alto na carreira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2019 em 23:26, paulo too disse:

grande estadual, superou um grande rival na final,  e jogando bem grande merito ao seu time nessa final.

Obrigado Paulo! Agora é ver o que o próximo estado nos reserva hahaha

 

Em 31/10/2019 em 00:03, PedroJr14 disse:

Caa, o que acontece com o River aí? Kkkk Maior time do Piauí passando sufoco, pelo menos o Altos ainda se mantém nas cabeças.

Depois de um primeiro ano complicado em Campo Maior, Elliotão da Massa conseguiu ganhar o piauiense enfim.

Boa sorte na continuação!

Cara, boa pergunta! Só lembrava do seu save, do galo louco mandando no país. Aqui, até rebaixado eles foram 😞

Eu percebi que a maior parte dos estaduais "pequenos" do país é assim: times tradicionais se ferrando hauhauhauha

Foram 2 anos difíceis no Piauí, só no terceiro a gente garantiu de vez o título. Até aqui, o mais difícil 😛

Valeu Pedro!

 

Em 01/11/2019 em 16:09, jeanslay disse:

Chegando ao fim agora, depois de acompanhar tudo e tenho algo a dizer:

MALUCO, QUE SAVE GENIAL. JA ERA BOM, MAS QUANTO MAIS AVANÇA MELHOR FICA. SEU HUMOR E FANTASTICO.

Falando dos feitos futebolisticos, vou ressaltar essa ultima campanha, que talvez foi a mais interessante: pegou um time fraco, evoluiu bastante, ai teve uma queda, isso ja foi dito aqui na area, creio que pelo @Danut, sobre os times recem chegados ao primeiro escalao, e no primeiro ano surpreendem e no segundo decaem. Mas ja no terceiro ano mostrou quem é o Rei. 

Ja na vida pessoal, depois de muita coisa, parece que o grande Mcachaça vai se tornando responsavel.

#RIPDigao

Parabens pelo save e boa sorte futuramente.

Hahahah obrigado Jean!

Foi realmente bem difícil, o time era recém-subido e tive mais dificuldade para acertar o clube, ainda mais por ter outros times já estabelecidos no cenário estadual, mas o bom é que a gente conseguiu acertar o carro e garantir o segundo título estadual da história do Comercial. Vamos ver o próximo estado. XD

Será que ele vai se tornar responsável? Ainda tem muita água pra rolar debaixo dessa ponte de cachaça... hahahah

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique M. disse:

Para quem entende de estadual, tem sempre que estar ganhando. O triste é que não existe aquela continuidade de trabalho, já que o objetivo são os estaduais. Talvez seja por isso que Giva não tenha ido mais alto na carreira.

O engraçado é que de fato, eu to me tornando um "expert" nesses estaduais menores, pois a fórmula apesar de diferente de um para o outro é a mesma: vários times ruins, 1 ou 2 que são soberanos e o seu time. Se contratar bem e ajustar a tática, dá pra desafiar os grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marciof89 tava aqui pensando com meus botões antes de dormir, e me bateu uma curiosidade. O save chegou agora a décima temporada e eu tava pensando naqueles jogadores lá do Vilhenense. Será que ao longo dos times que passou deu pra revelar alguém que vingou e foi jogar em algum time grande? Também seria legal saber como andam os principais clubes do Brasil. Você acha que tem como fazer um apanhado aí da última década, ver quem foi campeão, se alguém ganhou Libertadores, e compilar numa atualização futura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, StrongAxe disse:

@marciof89 tava aqui pensando com meus botões antes de dormir, e me bateu uma curiosidade. O save chegou agora a décima temporada e eu tava pensando naqueles jogadores lá do Vilhenense. Será que ao longo dos times que passou deu pra revelar alguém que vingou e foi jogar em algum time grande? Também seria legal saber como andam os principais clubes do Brasil. Você acha que tem como fazer um apanhado aí da última década, ver quem foi campeão, se alguém ganhou Libertadores, e compilar numa atualização futura?

Rapaz, por tudo que é mais sagrado, eu já tinha pensado em falar sobre 2 jogadores antigos que passaram pelas mãos de Eliiot e que vingaram, mas vou ver se faço um apanhado geral. A única coisa que já adianto é: O Palmeiras venceu todos os brasileirões, praticamente. hauahuahuah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, marciof89 disse:

Rapaz, por tudo que é mais sagrado, eu já tinha pensado em falar sobre 2 jogadores antigos que passaram pelas mãos de Eliiot e que vingaram, mas vou ver se faço um apanhado geral. A única coisa que já adianto é: O Palmeiras venceu todos os brasileirões, praticamente. hauahuahuah

Show!! E pqp, olha a espanholização do futebol Brasileiro aí hahaha

Editado por StrongAxe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

do-oiapoque-ao-chui439ec52f779ae553.jpg

Capítulo 8.1 - Dizia ele estou indo pra Brasília.

<<--- Capítulo Anterior | Próximo Capítulo --->>

De alcoolatra inveterado a pai de família. A minha vida mudou bastante nos últimos 12 anos, desde que decidi ser técnico de futebol. A vida as vezes demora pra te pegar pela coleira, mas uma hora, em algum momento, o cabresto vai cantar e você vai ter que sossegar o facho. Eu só queria casar, mas vou ganhar um melequento de lambuja. Ainda bem que eu tinha acabado de pedir demissão, pois pelo menos vou poder acompanhar a gravidez da futura senhora McNamara.

- Mãe, eu vou casar.
- Que?
- E vou ser pai?
- Oi?
- É, é isto. Aconteceu tudo muito rápido e
- Você... err... bom meu filho, eu ia brigar com você, mas só vou te dar parabéns, pois é um momento único na sua vida. Espero que pelo menos para o casamento você nos chame, já que faz tempos que não vem nos visitar. E quem é a menina?
- É a Júlia, eu vou levar ela para vocês conhecerem.
- Ok, eu e seu pai estaremos ansiosos aqui.

Meus pais já estão velhos, coroas simpáticos eu diria. E realmente, fazia tempo que não os visitava, cada vez ficava mais escassa a minha vida familiar.

- Mac, qual vai ser o nome do seu filho?
- Não sei, Digão.
- Rodrigo né?
- Não sei nem o sexo do bebê ainda cara, mal começou a gestação.
- Bota Rodriga então.

Apesar de todo esse enrolo com minha vida pessoal, a minha vida de técnico andava muito bem obrigado. Júlia agora tomava conta da minha vida profissional, e tão logo acabou minha estadia no Piauí, ela começou a receber enxurrada de ligações. Como eu já havia dito, agora meu foco é ganhar estaduais em lugares diferentes, então decidi simplesmente não aceitar propostas de estados por onde eu passei. Aliás, recebi proposta até do Vilhenense, meu primeiro clube. Eles estão muito bem obrigado: Paparam quase todos os estaduais até aqui, e estão hoje na Série C. Um feito incrível pra um time rondoniense. O São Raimundo então, está na Série B, com campanhas bem sólidas. Por fim o Serra não se firmou na C, mas sempre disputa a D, junto do Corumbaense. Os demais times, infelizmente só viram a glória comigo, pois nada mais conseguiram.

Nosso casamento foi na minha cidade natal, onde familiares e amigos estiveram presentes. Digão estava lá em espírito. Bom, literalmente em espírito. Na hora que Júlia jogou o buquê, ele passou por dentro da barriga dele, foi uma cena horrível de se ver, que infelizmente apenas eu presenciei.

- Que festão chique ein Mac, como você tá se sentindo?
- Eu to feliz, meu amigo. De verdade. Olho pra trás e lembro o tanto de coisas que aconteceram comigo, mas agora vejo Júlia com esse barrigão e sinto apenas orgulho da minha vida.
- É incrível né? Eu fico feliz por você, de verdade. E o nome do seu filho vai ser Rodrigo.
- Para com isso cara, já falei que a gente nem sabe o sexo, e não vamos saber até o dia do nascimento.
- Aí viu só, fica desfazendo da AMIZADEEEEE que a gente tem, agora vai pagar a língua.
- Ué, como assim?
- Aquele repórter incherido, tal de Lúcio, tá vindo ali...
- Ah merda.

Já fazia algum tempo que Lúcio havia me deixado em paz. Ele fez uma reportagem comigo e falou que se soubesse de algo, me contaria. Mas já fazem 4 anos, o que ele ainda quer comigo?

- Parabéns pelo casamento, Elliot. Vejo que a vida está lhe sorrindo bem, não é mesmo?
- Obrigado. Mas algo me diz que você não veio aqui para me prestar congratulações.
- É, de fato não. Vim te avisar que Thiago Vaz foi solto.
- Como? Mas ele não tinha pego 30 anos?
- É, mas sabe como é né, a justiça brasileira é uma piada. Ele moveu uns pauzinhos e conseguiu sua soltura. Fique de olho, ele vai vir feito louco em cima de você.
- Logo agora...
- Boa sorte com sua nova vida, vai precisar.

Depois dessa bomba jogada em cima de mim, não consegui pensar muito bem até o fim da festa. Após conversar sobre o que estava acontecendo, Júlia me abraçou, deu um beijo no meu nariz e disse que tudo o que eu poderia fazer agora era trabalhar.

- Mas aonde Júlia, é fim de ano e ninguém me procurou ainda.
- Bobinho, acabei de receber uma proposta pra você. E é pra disputar o campeonato brasiliense.
- Ah, perfeito. Ir pra capital da corrupção justamente agora que aquele mentecapto foi solto...
- Vai ser bom, meu querido. E é um time que nunca ganhou nada, você não gosta de desafios? Além do mais, eles não estão localizados na capital.
- Como assim?
- Você vai ver.

Para1a7cb4355b68da235.jpg

Não foi muito difícil eu aceitar o emprego, já que eles iriam disputar um estadual que eu ainda não havia vencido. O presidente Pedro Paulo foi categórico falando que não tinha muita grana à disposição nem muita qualidade no elenco, mas que eu era o cara certo para segurar essa marimba. Claro, ele contou com a sorte de nenhum outro time mais interessante me fazer uma proposta, mas isso não importa, pois eu não fujo de nenhum desafio. Mas a história do time é bem curiosa.

Fundado em 1966 como Unaí, o time em 2013 se mudou para Paracatu, cidade mineira que faz divisa com Goiás e é muito próxima de Brasília. Eles são filiados a FBF, então disputam o candangão. É estranho estar em Minas e jogar no Distrito Federal, mas são coisas que fazem parte do folclore brasileiro.

 

A01127d314785791578.jpg

O mais engraçado é que, apesar do time não ter nenhum prestígio e ter um elenco bem meia boca, o presidente já me pediu de cara semifinais do campeonato. Pouco louco.

E por falar de elenco, vamos a ele. Como eles não me disponibilizaram muita grana, eu teria que ser mais criativo do que qualquer outra coisa, contando mais com quem já estava no elenco do que com contratações. Aliás, contratei um bom jogador:

 

A09f9e1b2f0b01c816d.jpg

Rapaz com bom físico para as divisões inferiores, o cara é minha esperança de assistências para fazermos um campeonato decente.

A065978f7dfbfc6ad0f.jpg

Cérebro da equipe, Rodrigo Costa joga no meio fazendo o famoso "sai com a bola, passa a bola, chuta a bola, cruza a bola, bola a bola".

A08431d28bc4589af4a.jpg

Pedro Artur é aquele lateral que a gente não faz ideia de como está num time pequeno. O cara não é craque, mas tem atributos físicos bem interessantes e podia estar facilmente numa Série C pelo menos.

A07e4f87351cd06b36f.jpg

Esse tem nome de craque! Ou de craquinho, já que tá no diminutivozinho. Tem um primeiro toquinho bem legalzinho, uma técnicazinha interessantinha e é bem agilzinho pra carambinha.

A052b0ac50a81bb3b41.jpg

Odeio jogadores com nomes enormes. Imagina eu na beira do campo gritando:

Ô NEUTON SÉRGIO GOULART, PASSA A BOLA.

No meio da frase eu já cansei e mandei o cara pra casa do baralho. Pelo menos ele é um avançado trabalhador. Tem que trabalhar muito mesmo pra botar esse time nos holofotes, meu filho.

A0477e3e15f3e9a4f61.jpg

Esse jogador sim, nome de jogador raiz: PAULO JOYLSON. O craque que a seleção brasileira não vai descobrir jamais pois ele é pior que socar muro chapiscado após descobrir a galhada da namoradinha. Apesar da zoeira, conto com ele para... bom, jogar futebol né.

E o campeonato é uma mãe, assim como alguns que já conheci: 12 times na primeira fase, todo mundo se enfrenta uma vez e oito passam para as quartas de final. Daí até as finais são dois jogos, ida e volta. 2 rebaixados e 2 ficam no limbo temporal.

MAMATA. Pelo menos quartas de final eu sou obrigado a pegar.

- Mac, o elenco é ruim né?
- É bem fraco, mas já treinei gente pior e fui campeão. Dá pra fazer milagre em Brasília também.
- Seria você o novo João de Santo Cristo.
- Credo. Junto dele sempre tem um Jeremias, e eu to querendo distância de confusão, Digão.
- Ih, rimou. Aliás, já percebeu que Paracatu rima com...
- Cala a boca Digão.

Para3b8048d8c635ce0f7.jpg

Apesar de apreensivo por conta da qualidade do elenco, eu sabia que alguns jogadores tinham bom nível. Trouxe uma galera pra completar elenco, mas ninguém que merecesse de fato, nota. Sendo assim, fomos para nosso primeiro desafio: o time do Legião, que tem esse nome por causa da banda Legião Urbana. E bom, nem o mais otimista dos torcedores imaginaria que logo de cara eu sapecaria um 5x0. Poisé meu confrade: 5x0. O garoto NEUTON SÉRGIO GOULART meteu dois, foi craque do jogo, e eles não fizeram quase nada, no máximo uma gracinha aqui e ali.

A10e27ed486f5925b31.jpg

 

4 dias depois e a gente pegou o time do Zico, o CFZ. Outro baile: 4x1 (que podiam ser mais), e mais uma vez o menino NEUTON SÉRGIO GOULART fez dois. Muito bom de bola o menino NEUTON SÉRGIO GOULART.

A1127aa04522a8de9d5.jpg

 

Depois disso nós engatamos uma sequência bem positiva: 1x0 fora de casa no Samambaia, um empate zerado frustrante porém aceitável contra o tradicional Luziânia, uma vitória importante por 1x0 em cima do Brasília (Gol de NEUTON SÉRGIO GOULART) e mais um resultado positivo em cima do Santa Maria, dessa vez um 2x0. A moral estava claro, elevadíssima, ainda mais pelo fato de que a maioria daqueles garotos estavam no elenco na temporada passada e o time nem pras quartas de final foi. Mas uma coisa me incomodava: o time fazia faltas demais. No jogo contra o Santa Maria, Garrinchinha foi expulso e isso me deixava incomodado, odeio times faltosos.

- Meninos, cheguem mais. Olha só, vocês estão jogando muito bem, estão de parabéns. Mas preciso que sejam menos faltosos. O esquema de jogo que eu estou propondo não é de marcação tão apertada, por que raios vocês estão dando carrinho feito uns malucos?
- Ah professor, a gente chega pra tirar a bola e é mais fácil na carrinhada.
- Vamo parar com isso agora, beleza? Vão desarmar em pé.
- A gente não sabe fazer isso não, professor.
- É por isso que eu sou professor e não jogador. Vamo pro campo agora que vocês vão aprender.

Nosso próximo adversário foi o Gama, clube tradicionalíssimo no estado. Apesar de não viver as glórias do passado, é ainda sim um time temido e respeitado por muitos. Menos por nós, que sapecamos 4x0 nos caras. Viram pouco a cara da bola, na real, nós ditamos o ritmo do jogo do início ao fim. E meu pedido de que o time fosse menos faltoso deu certo, pois só vimos um amarelinho durante o jogo. Rodrigo Costa foi o garoto do jogo, marcando 2.

A12ca441d4b4cebeeab.jpg

 

E por falar em Rodrigo Costa, o garoto vinha sendo sondado por algumas equipes, e de toda forma que eu podia, eu cancelava as negociações. Comigo, nenhum jogador sai. Porém, a diretoria passando por problemas financeiros, acabou passando por cima de mim: venderam o garoto, ainda por cima pro São Raimundo, meu ex-time. Segue o diálogo:

A133b1dc28480867030.jpg

 

"Sinta-se livre para aplicar os fundos restantes em novos jogadores para substituir Rodrigo Costa". QUE FUNDOS SENHOR PRESIDENTE? O SENHOR ESTÁ DE BRINCATION UITI ME? Dá vontade de mandar o presidente enfiar os fundos no Paracatu dele.

Passada a raiva, decidi que iria ganhar esse estadual na base do puro ódio. Encarnei o Vegeta e fui esmagar os vermes insolentes que sobraram no meu caminho.

Err, nem tanto. Afinal de contas, encarei uma sequência horrível sem vitórias a partir daqui: perdi pro Sobradinho por 2x1 (com Pedro Artur sendo expulso logo no início do jogo, fica difícil mesmo ganhar), arranquei um empate heróico com o atual campeão estadual, o Ceilândia. Um 2x2 que foi beeeeeeeeeeeem suado mesmo (ainda mais que Caicedo arrumou uma expulsão), um 1x1 contra o tradicional Brasiliense (Aqui foi Joylsonnn sonn que foi expulso) e por fim, perdi para o Real por 2x1 (enfim ninguém foi expulso).

 

A14cc405a64e70ef15d.jpg

De repente uma sequência devastadora virou uma sequência negativa. Claro, a campanha foi ótima, mas ainda assim, perdemos pontos desnecessários. Destaque fica para o menino, o garoto NEUTON SÉRGIO GOULART.

 

A15232484f2ac13c841.jpg

O maior absurdo foi o Gama caindo. Não esperava por isso, de verdade. Já o Paracatu com os tropeços, acabou terminando só em quarto lugar, 5 pontos atrás do Ceilândia. Pelo chaveamento, nossa briga é contra o CFZ. Já goleamos eles uma vez, porquê não de novo?

E foi isso mesmo o que aconteceu, dificuldades zero contra o timeco do Zico. Na casa deles, 5x1, na nossa, 4x1. E claro, o nome de ambos os jogos foi NEUTON... vocês já entenderam.

- Elliot, estamos felizes por ver que você conseguiu entregar para nós o que pedimos, uma chegada às semifinais. Faz muitos anos que o Paracatu não faz uma campanha digna, é um feito incrível.
- Obrigado senhor Pedro. Nosso foco agora é conquistar o título.
- Seria ótimo, mas não estamos te julgando caso não consiga, ok? Sabemos que o Ceilândia vai ser páreo duro.
- A gente arrancou um empate contra eles na primeira fase. Dá pra buscar o resultado sim.

A minha fala era otimista, mas claro que eu tinha muito medo do Ceilândia. O time deles era muito forte, estavam nas finais da Copa Verde, chegaram até a terceira eliminatória da Copa do Brasil e vinham de muitos títulos do Candangão. Era o coração na ponta da chuteira e partir pro tudo ou nada.

O primeiro jogo foi na nossa casa. Em Paracatu, nós fizemos um jogo seguro, e matamos a partida em 2 bolas encontradas ao acaso. Eles forçaram a gente, mas saímos com um resultado que deixava a todos muito orgulhosos.

A18b6795127f2547e99.jpg

 

Se o jogo de ida já havia sido difícil na nossa casa, o que falar do jogo de volta, ainda mais sendo apenas 4 dias depois? Apesar do resultado, pro Ceilândia era muito fácil fazer 2 na gente. Pior: O empate é bom para eles. E claro que eles já começaram fazendo pressão: Logo aos 12' Izael abriu o placar pra eles. Juntei a galera, foquei o time na defensiva mas o pior aconteceu: Rodolfo fez falta dentro da pequena área. Pênalti para o Ceilândia e nem tava perto de acabar o primeiro tempo. Minhas mãos começaram a suar, eu parecia um vibrador de tanto que tremia.

- Calma Mac, vai dar. Tem que dar pô.
- Eu to apreensivo cara, faz tempo que não vejo um jogo de futebol e fico louco. Eles são muito melhores que a gente, eu sei disso. Mas é frustrante demais ver eles buscando o resultado assim, tão rápido.
- Calma que o Márcio tem estrela e ele vai pegar essa bola.

No momento que Digão falou isso, Márcio caia certinho no canto que Janderson chutou. Ele agarrou com categoria, segurança. São Márcio. Nome bonito, poderia ser melhor se não tivesse acento.

No segundo tempo eles não diminuíram a pressão não, vieram mais fortes ainda. Mas Lucas, o lateral reserva, que tava jogando só por que o titular estava cansado, marcou um gol aos 69'. Número cabalístico, do jeito que a torcida gosta. Respirei aliviado, mas mantive os caras com os pés no chão. Dava pra conseguir! Matheus Sávio, cria da base do Flamengo, ainda chegou a marcar outro pra eles, mas não deu não, a gente chegou nas finais, meu bom.

 

A19.588455cde361abdf.jpg

 

Torcida em festa, geral comemorando na pacata cidade mineira. Estávamos a 2 jogos de fazermos história. O presidente me chamou para uma conversa:

- Elliot, não creio que você conseguiu vencer o Ceilândia! Agora eu acredito que a gente vá vencer o campeonato, com você tudo é possível!!!
- Obrigado presida. Agora é descansar que semana que vem tem mais jogo.
- Que semana que vem o que rapaz, o primeiro jogo das finais é daqui a 3 dias.
- Como assim?????
- Poisé, adiaram os jogos do Ceilândia por causa da Copa Verde e da Copa do Brasil, e quem pagou o pato fomos nós que enfrentamos eles.

Exatamente. A federação brasiliense cagou para o Paracatu, talvez achando que a gente não passaria de fase. Chegamos as finais e é isso. No fim das contas, em 9 dias teríamos feito 4 jogos. Nem o mais jovem dos garotos aguentaria. E o pior: Eu não podia abrir mão de ninguém. Sendo assim, fomos pra campo. Com o time capengando, jogando mais na base da boa vontade. Mas o Brasília abriu o placar com Fernandinho Baiano logo no inicio do jogo. Balde de água fria para aqueles garotos com pernas cansadas. Mesmo assim, conseguiram segurar o resultado, e quando foram para o intervalo, fechei a casinha e botei o time pra jogar na defensiva, de forma bem calma, afim de evitar canseira. Eles, pilantras, jogavam com intensidade, só pra ver a gente capengando.

Mas quem tem NEUTON SÉRGIO GOULART não teme a derrota, e em 5 minutos o garoto marcou 2 golos para nossa guerreirinha equipe. CHUAAAAAAAAA o balde de água fria agora era do outro lado. Com o time todo na defensiva, não passava nem sinal de wifi mais, e com uma atuação superheróica, garantimos a vitória mais merecida da minha carreira.

A20924b5a381e33be54.jpg

 

E foi isso, 3 dias depois estávamos lá no mesmo estádio para fazermos o jogo de volta. O time deles fresquinho, descansadinho, e nós com jogadores quase na UTI de tão mortos. Alguns se arrastavam, pediam pela mãe, outros despertaram o sétimo sentido para ficarem de pé. Havia pernas desmontando, pessoas com soro na veia, foi horrível. Ainda sim, guerreiros do Paracatu não aceitam tomar no pé, e por isso foram para campo como homens.

E em 1 minuto de jogo já perdiam de 1x0. Como culpar eles?

Gritei do campo. Gesticulei. Falei que era o último jogo do ano, que depois disso todo mundo descansaria eternamente em berço esplendido.

E ele.

Ele.

O artilheiro do nome composto.

O garoto maravilha.

NEUTON.

SÉRGIO.

GOULART.

Marcou aos 15 minutos o gol mais cagado que eu já vi: bola ricocheteando na área, goleirão vai chutar pra frente, erra na medida e chuta na cara dele. Ainda confuso com a bolada na cara, ele chuta de qualquer forma, talvez por instinto, ou por estar puto com o chutão que levou. E ele, goleador nato, encontrou a rede. A bola voou belamente, repousando lá dentro. 1x1. Arquibancada calada, afinal de contas, a grande maioria eram torcedores do Brasília. Eu gritava, eufórico, estava a mil.

Até que eu olhei para a minha frente e estava lá, sentado na arquibancada, Thiago Vaz, bem diferente daquele homem que eu conheci, mas ainda sim, era ele. Chupando um pirulito, óculos escuros... tirou os óculos e me olhou fixamente. Bateu palmas pelo gol da minha equipe e se levantou, indo embora. Ali eu senti que ele não me deixaria em paz. Fiquei um pouco desconcertado, mas Digão me fez recobrar o juízo.

- Mac, Mac pelo amor de Deus, seu telefone tá tocando.
- Eu sei... eu sei!!! Porra, eu sei. Eu to no meio de um jogo.
- Atende isso, deve ser importante.
- Só quando acabar a partida.

Segui orientando os jogadores, pedindo empenho e força para eles. O jogo não estava morto. O Brasília conseguiu uma chance perigosíssima no meio do segundo tempo, mas Márcio garantiu o milagre espalmando pra frente. Foi difícil, mas conseguimos: O Paracatu era campeão do candangão 2029!

A2197c491597530814f.jpg

 

O calendário ilustra muito bem como foram sacanas com a gente: 13 dias das quartas pras semifinais, e apenas 9 dias pra jogar semi e finais tudo ao mesmo tempo. Mesmo assim, lutamos contra tudo e todos e garantimos o caneco. Alguns jogadores estão permanentemente lesionados, mas o que importa é o título.

A2230fa3f665a9760ab.jpg

 

A230d24188bc8d323a4.jpg

Não tem nem muita margem pra dúvidas, o Paracatu foi realmente um dos melhores times da competição. Jogamos muito e merecemos muito o título.

 

A242c0503fbd3e53731.jpg

Obviamente, o melhor jogador foi o grandiosíssimo NEUTON SÉRGIO GOULART. O cara marcou 9 gols a mais que o segundo colocado, é surreal o que esse cara fez. Vai estar pra sempre guardado em meu coração este jovem jogador.

 

A25757588f92eefe769.jpg

Aqui os números finais da equipe. Nada a reclamar dos garotos, todos muito empenhados.

Pois bem, jogo terminado, empolgação a mil, Digão gritou pra eu ver o telefone. Quando peguei ele no bolso, haviam umas 20 ligações de Júlia. Meu coração gelou, comecei a pensar no pior: Será que Thiago havia pego ela? Meu Deus, eu sou um ser humano horrível, eu não podia pensar em mais nada. Até que o presidente veio até a mim:

- Elliot, corre aqui! Vamos para o hospital!
- PELO AMOR DE DEUS O QUE FIZERAM A MINHA ESPOSA?
- Bom, o que fizeram eu não sei, mas ela está em trabalho de parto agora! Corre, eu vou te dar carona até lá.

Respirei aliviado, mas o nervosismo persistiu. Pressionei as pernas no banco, comecei a respirar rápido, estava a mil.

- Mac, vê se não infarta agora né?
- Deus me livre rapaz!
- Elliot, com quem você está falando?
- Arr, nada não seu Pedro, perdão. Pensei alto.

O pior é que a gente estava muito longe de Paracatu, então eu estava a mil. Quando cheguei lá, encontrei Júlia abraçada a uma criança adorável. Ela me perdoou, pois sabia que eu estava trabalhando, e no fim tudo correu bem. Cheguei perto daquela criança toda melecada e peguei em meu colo. Era uma sensação incrível, eu desabei no choro. Júlia então perguntou para mim:

- Então Mac, é um menino! Qual vai ser o nome dele?

Nesse momento, eu olhei para frente e vi o meu algoz do outro lado do vidro, chupando um pirulito e dando um sorriso amargo. Nesse momento, a única coisa que eu disse foi:

- THIAGO!
- Thiago? Que nome mais sem graça, Mac. Achei que você ia escolher Rodrigo...

aaa5cdaafc7e47e6825.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais - Dizia ele estou indo pra Brasília. [Att: 09/11]

Como sempre história muito boa de acompanhar, texto excelente! Está de parabens mais uma vez! E parabens também pela conquista do estadual e pelo filhão que nasceu kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vou começar falando que você escolheu o time errado. Com tantas referências a João do Santo Cristo, o time agraciado deveria ser obviamente o Legião.
Bom, pensando bem, aí não conheceríamos o prodígio NEUTON SÉRGIO GOULART, então tudo bem, mas ainda tô intrigado com o Legião. Seria um time tributo?

Maravilhosa condução do estadual, mesmo com uma diretoria motivada a atrapalhar. Um título merecido, na base da garra.

Thiago se torna duplamente perigoso agora que Mac tem o que perder. Todo cuidado é pouco nesse fórum dominado pela máfia russa.

Parabéns pelo save e bom jogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo título.

Parabéns pelo filho, mas pela foto é a cara do Digão:

 

qDgOIWg.png

 

7XsUQfa.gif7XsUQfa.gif7XsUQfa.gif

 

 

PS: Avisa ao Thiago que toda a corja da família mafiosa já foi presa.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Do Oiapoque ao Chuí: O Rei dos Estaduais
  • Fujarra featured this tópico
  • Nei of unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • FelipeRodr
      Por FelipeRodr
      Olá, estou editando as regras do Brasil, para fazer novas divisões do br, no entanto, me deparei com uma questão
      Se eu editar as regras do zero, perco todos os formatos de competições do pais, tendo q recria-los, (leva tempo mas da pra fazer) ...porem n consigo colocar o formato do paulistão que consiste em 4 grupos de 4, sendo q os do msm grupo n se enfrentam, apenas se passarem para as quartas. e se eu copiar as regras atuais, n consigo editar os estaduais e as series A,B e C...impossibilitando meu interesse de alterar qualquer coisas nestas ligas, incluindo premiações.
      Gostaria de saber se alguem ja dominou pelo menos um pouco o editor avançado pra poder fazer as regras reais dos estaduais do zero?
    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico único dedicado aos campeonatos estaduais do Nordeste para esse ano de 2022.
×
×
  • Criar Novo...