Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Revolução Húngara


Jirimias

Posts Recomendados

R0QaOwY.png

 

Press Hostel - Varsóvia, Polônia

- Boa noite, Timor!

- Hoje não era sua folga, Iguez?

- Sim, mas troquei com o Arid. Ele precisava descansar.

- Nada melhor do que ser novato: descansado, sempre disposto...continue assim! Bom, fique então na ala A, já que você está acostumado a fazê-la.

- Poxa, chefe, deixa eu cuidar da B, do Arid. Ele até me passou a preferência dos hóspedes, e também é bom diversificar um pouco.

- Tudo bem, se você prefere assim. Só fique atento, pois esta ala tem pessoas que tem tratamentos especiais.

- Está falando do Sr. Vaduk.

- Sim, ele é um destes.

- Já estou sabendo. Ele toma o chá das 9 e depois dorme como um anjinho.

- Isso mesmo. Mas tem que bater um papo com ele, pois ele sente só. A vantagem é que normalmente rola uma gorjeta. Aliás já está quase na hora. Confira na cozinha se o chá está pronto.

- Pode deixar.

Minutos depois

A TV no quarto estava num volume bem alto, mas não o suficiente para o velho escritor, Odoz Vaduk. Os 87 anos estavam mais pesados a cada dia, mas aquele dia parecia pior do que todos os outros. Ainda assim havia disposição para sua maior paixão depois dos livros: o futebol húngaro. Longe de sua terra natal, ele acompanhava o noticiário de esportes esboçando nítida alegria.

Citar

 

“Pela primeira vez na temporada, o MTK assume a liderança da segunda divisão após bater o Bekescsaba fora de casa por 1-0. Diante de um pouco menos de 3000 torcedores, o time da capital fez uma das suas partidas mais difíceis do campeonato. Os donos da casa dominaram a partida, porém, faltou pontaria, e isso custou caro. Pacientemente, o MTK rodou a bola e esperou o momento certo para fazer o único gol da partida, num contra-ataque que terminou em um chute rasteiro do volante Borbély.

uH7H_GIjbKVgA82Xt6gBdsUnYmLEIl2tlghUlHwpGGua0p4MXTpikf2w6-ey0ytL0ZpQjeZrGHiugN2DXrIQ0LvtVTFd6G0TpRcxyBBohnTXeBXrvnMASRe7DM_ix2iB6_Cn3jAv

Com a vitória, o MTK chegou a 49 pontos, e mantendo-se invicto após a parada de dois meses. Ao final da partida, Tòth ressaltou a união do grupo em torno do objetivo e a importância da intertemporada neste bom momento: “ Nosso grupo está focado em conseguir o acesso, e queremos que seja em primeiro lugar. Já temos vaga garantida nas quartas de final da Copa, e vamos lutar até o fim pelos dois títulos. Aproveitamos bem a intertemporada, onde testamos outras formas de jogo, o que nos tem capacitado a jogar contra qualquer tipo de adversário.”

2QSFQnd67mRYFJGvXEkEYIcQf8aepxtbWWdbzSosV9pqhUu5iQb_l2gOVUZrsw72tvxHauG-ARB6eA5j2oo-_VDhN3QaEbORuMOS8QN36oEKgmltWvqDQC1K9n6BOY3RTAWazbw3

 

Vaduk suspirou fundo e soltou um “boa,time!”. Em seguida ouviu baterem à porta. levantou-se vagarosamente arrastando os pés. Abriu a porta e deu de cara com um rapaz narigudo e com um sorriso estampado:

- Boa noite! É hora do chá, Sr. Vaduk!

- Maravilha!! Entre, vamos conversar enquanto tomo este chá. 

Iguez sorriu. Já conhecia o hábito do velho de beber chá acompanhado com algum funcionário do hotel. Era comum Vaduk pagar para ter companhia.

Os dois conversavam descontraidamente. Entre uma frase e outra Vaduk bebia seu chá, enquanto Iguez aguardava que terminasse. Terminado o chá, eles continuaram a conversar por alguns minutos, até que Vaduk começou a sentir-se mal. Iguez continuava ali imóvel. Vaduk pedia socorro. Algo estranho estava acontecendo. O teto parecia cair, o chão afundar, tudo rodava, o coração acelerava.

- Faça alguma coisa. Eu estou morrendo!

Iguez ria descontroladamente.

- Você me envenenou...

Iguez ainda gargalhava enquanto o velho se debatia. Levantou-se, encontrou sobre a TV a carteira do homem, retirou o dinheiro que ali estava. Começou a revirar o quarto, buscava algo. Sorriu quando encontrou o que queria: vários cadernos. Antes de sair , observou o velho dando espasmos sobre a cadeira e por fim deixou o quarto já sem o uniforme do hotel. Pegou o elevador e deixou o local sem muitas dificuldades  Já do lado de fora do hotel fez um telefonema.

- Está consumado! 

Dia seguinte

Era manhã ainda quando o telefone do abrigo para idosos tocou. A telefonista entregou o telefone à Florinda, que imediatamente o levou até Zsibó. Segurando um charuto na mão, o velho atendeu:

- Vancik? O que foi? Como isso aconteceu? Meu Deus! Você sabe o que isso significa? Isso mesmo. A temporada de caça está aberta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa História tá muito show. Sensacional, e já chego num momento que rola morte na trama, o que será que está reservado para Átila/Tóth ? E Zsibó, o que pode acontecer com ele ? No aguardo dos próximos capítulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, DiegoCosta7 disse:

Essa História tá muito show. Sensacional, e já chego num momento que rola morte na trama, o que será que está reservado para Átila/Tóth ? E Zsibó, o que pode acontecer com ele ? No aguardo dos próximos capítulos.

Opa, obrigado! Eh, pelo jeito uma caçada começou, ainda não sabemos quem são as caças, mas temos um caçador. Pelo jeito Zsibó está preocupado. Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, de repente eu só tenho uma coisa pra dizer: EITA. Não esperava uma morte tão cedo, apesar de que imaginava que ele morreria em algum momento.

Quanto ao time, boa sequência até aqui, apesar de estar só a 2 pontos do segundo lugar. Tem que tomar cuidado, qualquer deslize nesse momento pode ser decisivo.

No mais, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marciof89 disse:

Então, de repente eu só tenho uma coisa pra dizer: EITA. Não esperava uma morte tão cedo, apesar de que imaginava que ele morreria em algum momento.

Quanto ao time, boa sequência até aqui, apesar de estar só a 2 pontos do segundo lugar. Tem que tomar cuidado, qualquer deslize nesse momento pode ser decisivo.

No mais, boa sorte!

Campeonato está embolado, vai ser troca de posição até o fim.
Pelo que o Zsibó mencionou não deve parar por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que retorno, Jiri. Está on fire!

O MTK está mostrando sua força e se conseguir manter o ritmo, deve voltar à Primeira Divisão.

Vamos ver o desenrolar dos próximos capítulos.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, e aqui está o fragmento do roteiro que desbancou o segredo dos teus olhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time está jogando o dino da bola e parece que não poderá ser freado nessa temporada. Vamos ver ser as minhas previsões se confirmam e você acaba com o título nas mãos.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2019 at 18:00, vinny_dp disse:

Que retorno, Jiri. Está on fire!

O MTK está mostrando sua força e se conseguir manter o ritmo, deve voltar à Primeira Divisão.

Vamos ver o desenrolar dos próximos capítulos.

Boa sorte.

Opa! Tmj! Td indica que vem o acesso mas este campeonato está muito equilibrado e temos tido dificuldades em manter a regularidade. 

Tem muita coisa aí pra acontecer, a idéia é manter a ficção viva em boa parte do save. A vontade é entregar a história toda, mas tô aprendendo a segurar os acontecimentos.  

Em 13/05/2019 at 18:15, felipevalle disse:

Senhores, e aqui está o fragmento do roteiro que desbancou o segredo dos teus olhos.

Hahaha gostei. 

6 horas atrás, PedroJr14 disse:

O time está jogando o dino da bola e parece que não poderá ser freado nessa temporada. Vamos ver ser as minhas previsões se confirmam e você acaba com o título nas mãos.

Boa sorte!

Tb espero que se confirmem, mas este equilíbrio: um campeonato de vários líderes inspira cuidados.  O acesso com título seria muito bom. Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vitória sobre o Ferencvaros, a utilização do pseudômino e a liderança do MKT tem causado transformações em solo búlgaro.

O coração de Zsibó aguenta tanta emoção? Átila suportará a culpa/responsabilidade por ter girado o moinho do tempo?

Tá demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande vitória no clássico eterno! e o time ainda avançou mais uma fase na copa após este jogo, aos poucos o MTK vai retomando ao seu lugar histórico. 

Disse que ia dar uma pausa na ficção mas a história tem se desenrolado de forma bem fluída, e estou ficando bem curioso com os próximos capítulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, DiogoHernandes disse:

Grande vitória no clássico eterno! e o time ainda avançou mais uma fase na copa após este jogo, aos poucos o MTK vai retomando ao seu lugar histórico. 

Disse que ia dar uma pausa na ficção mas a história tem se desenrolado de forma bem fluída, e estou ficando bem curioso com os próximos capítulos.

Sim, aos poucos o time vai recuperando seu espaço, mas é bom lembrar que a diretoria quer promoção com título e isso é um perigo rs.

Na verdade, eu ia pausar aquela sequência de ficção e espalhar a trama aos poucos. Obrigado pelo feedback pq as vezes rola a dúvida em fazer uma história assim cheia de pontas que tem uma hora certa de se encontrar.

9 horas atrás, Neynaocai disse:

A vitória sobre o Ferencvaros, a utilização do pseudômino e a liderança do MKT tem causado transformações em solo búlgaro.

O coração de Zsibó aguenta tanta emoção? Átila suportará a culpa/responsabilidade por ter girado o moinho do tempo?

Tá demais.

Eh, parece que o garoto quer mesmo ganhar espaço. Zsibó precisa aguentar pq tem que ver o MTK campeão húngaro de novo rs. E vc tocou num ponto interessante, pois o Átila realmente moveu a história e as consequências vão do campo até fora dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2019 at 22:24, Andreh68 disse:

Cairá um escritor após o outro? Foi se esconder na Polônia, mas infelizmente não foi longe o suficiente....

Pode ser, mas este não parece ser o perfil que o assassino está em busca. Não sei se ele fugia, se realmente o fez não foi para longe o suficiente, como vc disse. Acho que ele não esperava por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

pmMTKBy.png

 

Era véspera da partida de volta contra o Vasas, pelas quartas de finais da Taça da Hungria. Tòth estava diante do presidente do MTK e de uma proposta de efetivação no cargo juntamente com uma renovação do contrato com aumento de salário. Tòth lia cuidadosamente a papelada e demonstrava alguma indiferença. Por dentro estava soltando fogos, mas não queria deixar transparecer a euforia e assim pretendia valorizar sua resposta. Lembrou de quando recebia proposta de renovação no Football Manager e resolveu aplicar a mesma estratégia:

- Não.

- Não o quê? Ficou louco, rapaz?

- Não aceito o aumento. Prefiro que faça o repasse do valor à nossa categoria de base.

- Mas isto é impossível! Além de termos hoje uma das melhores estruturas para formar jogadores.

- Minha proposta é esta.

- Não temos como aceitar.

- Não consigo entender. Estou pedindo para reverter este valor em favor de uma melhoria do clube.

- Tem pormenores administrativos que não vem ao caso tratar aqui.

- Ok. Então nós conversamos depois. Talvez até o fim da temporada o clube entenda que é mais barato aceitar meu pedido a ter que gastar com outro treinador.

Levantou-se, virou as costas e deixou o dirigente falando sozinho. Quando fechou a porta e deixou a sala sentiu-se o cara por ter desdenhado da proposta, mas um imbecil com a possibilidade de ser mandado embora. Era tarde para voltar atrás.

5TyXk94.png

 

Horas depois, Estádio do Vasas

O time da casa precisava reverter o placar de 4-2 obtido pelo MTK diante de sua torcida e conseguia quando o relógio marcava 10 minutos da segunda etapa. Os dois gols marcados eram suficientes para garantir a vaga no critério de gol qualificado. Apesar do favoritismo do adversário, o corajoso MTK se arriscava na busca de um gol que mudasse aquilo tudo. Porém, a medida em que o tempo passava, o nervosismo aumentava, enquanto ao adversário não fazia o menor esforço em ampliar o placar.  A torcida já cantava a classificação, quando nos minutos finais, Patrick Vass apareceu na esquerda e recebeu passe de Kanta e fez o gol histórico. 

xmcozq0.png

 A meta da diretoria era chegar às quartas de finais. A expectativa era que a equipe não conseguisse superar os times da Primeira Divisão, mas contrariou os prognósticos ao deixar Ferencváros e Vasas pelo meio do caminho. Agora o degrau anterior à final era o Honvéd, que ocupava a sexta colocação no Campeonato Húngaro. A má fase do adversário dava esperança, apesar de claramente ser um grupo mais qualificado.

09UwLFH.png

Mês seguinte

Às vésperas da partida de ida contra o Honved, Tòth decidiu por poupar jogadores. A decisão dividia muitos, pois o título da segunda divisão seria um consolo para o torcedor que viu seu time ser rebaixado pela segunda vez na história. O fato é que àquela altura, o MTK detinha uma boa vantagem sobre o segundo lugar, e permitia tal manobra. Foi então a vez da torcida ver Àdam Schrammel em ação. Jogador que atuava pelo lado esquerdo é cria da base e sempre esteve à sombra de Lencse, um dos principais jogadores do elenco. A oportunidade de ouro foi bem aproveitada e o jovem além de demonstrar potencial ainda marcou um dos gols contra o Moson.

kQuxKz4.png

O jovem ainda seria o responsável pelo passe para Hrepka abrir o placar fora de casa contra o Csakvari na partida que terminou em 1-1. O empate significava oito jogos sem derrotas, e tal regularidade frente à irregularidade dos adversários fez com que o clube de Budapeste abrisse incríveis 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado faltando cinco jogos para o fim, o que poderia ser o suficiente para conquista do título já na partida seguinte em caso de vitória do MTK.

EiTlQlm.png

O sucesso do MTK levou Tòth ao primeiro programa esportivo da carreira, e consequentemente, a uma exposição nacional. O jovem treinador vivia o céu, mas dentro dele havia combates que ninguém via.

Cemitério da cidade, dias depois

Era um dia de folga para o grupo do MTK, mas para Tòth aquele dia era um dia especial. Acordou bem cedo e seguiu para o cemitério da cidade como fazia a cada 16 de maio de todo ano. Levava flores e fotos. Caminhou entre jazigos até que encontrou aquele que procurava. “Ljane Rodrigues Dusdak”. Colocou flores no alto do túmulo, sentou à beira dele e começou a colocar as fotos sobre a lápide e conversava como se tivesse alguém com ele.

- Mãe, se tivesse aqui teria orgulho de mim, mesmo não sendo o médico que você queria que eu fosse. Eu não nasci para isso. De qualquer forma, acho que só o fato de eu estar indo bem seria o suficiente para arrancar um sorriso do seu rosto. Sinto muito sua falta. É estranho estar rodeado das pessoas e ainda assim sentir-me só. Eu sei que as pessoas se aproximam do personagem que eu me tornei, daquilo que posso oferecê-las e não de quem eu sou.

Respirou fundo e continuou:

- Mãe, eu não sei se te magoou buscando respostas sobre o meu pai, é que apesar dele ter-nos abandonado, ainda seria a única pessoa com o qual eu teria algum vínculo de sangue. Me perdoe. Seria demais pedir que me ajudasse a encontrá-lo?

Silenciou-se. Uma lágrima escapou dos olhos do rapaz que deitou sobre o túmulo. Perdido em seus pensamentos, olhava para o céu como quem esperava uma resposta. Naquele momento começou a chover, forçando o jovem a refugiar-se numa pequena capela próxima. Ali nas primeiras cadeiras um padre juntava algumas mensagens que costumava deixar para aqueles que perdiam os familiares. Ele interrompeu seu trabalho quando viu o jovem rapaz. Olhou para ele de longe. Não sendo o suficiente chegou bem próximo, olhou nos olhos e disse:

- Rapaz, você se parece muito com alguém que eu conheço.

Quando iria perguntar sobre a coincidência, uma mulher entrou apressada pela pequena capela.

- Frei Badu! Venha por favor! Tem um rapaz querendo tirar a própria vida ali na frente do cemitério. Ajude-o.

- Estou indo. Rapaz, aguarde. Eu estou retornando.

Já havia passado cerca de meia hora e nada do religioso retornar. O celular de Tòth tocou e viu que era de um canal de TV confirmando sua presença numa entrevista ainda naquela tarde. Decidiu então que retornaria àquela capela em outro momento.

Quando estava próximo de deixar o local pelo portão principal ouviu gritos, que reconhecer serem da mesma mulher que havia chamado o frei minutos atrás. Preocupado e curioso, Tòth caminhou até uma das alas do cemitério e deparou com a pior cena que havia visto na vida: a mulher desconsolada estava ajoelhada diante do corpo ensanguentado do frei que balançava lentamente numa corda. Notou ainda que uma pedra manchada de sangue foi usada para escrever a seguinte frase no chão:

Existe algum destino que seja mais forte

Do que essas duas quando estão unidas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um jogo épico na copa, Átila vai dando contornos de crueldade aos seus feitos hahaha

Será que eu peguei um spoiler na conversa de Tóth e sua mãe? Veremos.

Que duas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2019 at 22:16, Andreh68 disse:

Apos vencer a 2 liga, passa pelo Honved e chegar a final seria a glória.

Que duas??? ?

Seria a consagração da carreira do Tòth, e passar pelo Honved seria eliminar um dos principais candidatos ao título.

Espero não enrolar para revelar esta parte, é só uma das pontas soltas.

12 horas atrás, Neynaocai disse:

Mais um jogo épico na copa, Átila vai dando contornos de crueldade aos seus feitos hahaha

Será que eu peguei um spoiler na conversa de Tóth e sua mãe? Veremos.

Que duas?

haha destes jogos qu a gente gosta. Pode ser que tenha sim um spoiler ali, vamos ver se vc pegou um ou foi apenas uma distração necessária.  Vai pensando aí o que pode ser,.

13 minutos atrás, DiegoCosta7 disse:

Jogo histórico, o time se ajeitando e mais mistério no ar. Gostamos

Um grande jogo mesmo, do tipo que a gente curte. Eh este save tá ficando perigoso haha vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time tá muito bem obrigado ein? Calendário lotado de vitórias, classificação importante para as semifinais. Tenho quase certeza que se passar pelo Honvéd, vence. É a moral final que a equipe precisa.

Quanto a história: Os amigos já falaram, mas preciso postar de novo: Que duas? [3] hahahaha

Curioso com essa história vindo por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, marciof89 disse:

O time tá muito bem obrigado ein? Calendário lotado de vitórias, classificação importante para as semifinais. Tenho quase certeza que se passar pelo Honvéd, vence. É a moral final que a equipe precisa.

Quanto a história: Os amigos já falaram, mas preciso postar de novo: Que duas? [3] hahahaha

Curioso com essa história vindo por ai.

Bater o Honvéd seria botar uma das mãos na taça, pois era o time a ser batido. No campeonato estamos bem próximos do título,  só uma tragédia muda isso.

Que duas?? Haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

DbyjfN1.png

Delegacia de Polícia

Budapest é uma cidade segura, ou pelo menos era. Tínhamos que lidar basicamente com alguns batedores de carteira e alguns estelionatários, mas crimes de latrocínio, assassinos em série e outros crimes hediondos são mais raros. Por isso ser chefe de política nunca foi uma atividade difícil de ser realizada, até que mataram este padre semanas atrás. Meu parceiro, Goz Tovar nunca precisou fazer tantas anotações como agora, disse que a mão está doendo. É um fresco. faz parte desta geração atual de homens que se aborrecem com qualquer diarreia.

TOVAR: - Deveríamos fazer isto no computador.

FRANK: - Se você quiser fazer depois, fique á vontade. Já deveria ter acostumado com a ideia de que sou avesso a tecnologias.

TOVAR: Verdade. As vezes esqueço que você é um velho.

Tovar tem razão. Eu já deveria ter abandonado a carreira, e curtir o resto da vida na praça jogando milho aos pombos.

FRANK: Talvez eu pense em fazer isto depois deste caso.

TOVAR: - Entendo. Esta é a chance de realmente fazer algo importante na carreira.

FRANK: - Eu já te disse como era difícil ser soldado na época da revolução?

TOVAR: - Até onde contei você havia repetido isto 731 vezes. Bom, voltando aqui. Então temos uma morte por golpes de pedra e seguida de enforcamento, na verdade, o corpo só foi colocado pendurado na corda. Um trabalho inútil feito por alguém muito forte.

FRANK: - Inútil para nós, mas poderia servir de recado para alguém.

TOVAR: - O texto já seria suficiente,não?

FRANK: - Num sequestro levar a vítima seria o suficiente para saber que ela foi sequestrada? Mas mesmo assim alguns colocam o refém para falar ou enviam alguma parte do corpo ou objeto pessoal para provar que está em posse de alguém. Nosso criminoso gosta de jogos, talvez queira que mais gente jogue o jogo com ele, e não só a quem foi endereçado a mensagem.

TOVAR: - Existe um destino que seja mais forte do que estas duas quando estão unidas? Duas o que? Duas pessoas? Duas vidas?

FRANK: - Duas mortes?

TOVAR: - Sim. A morte por ação contundente e depois o enforcamento que também seria fatal se caso ainda estivesse vivo…

FRANK: - Interessante... Conseguiu autorização para intimar a mulher e o treinador que estavam no local do crime.

TOVAR: - Sim. Virão em dias diferentes para depor. Por favor, não vá pedir autógrafo para o treinador do seu time.

FRANK: - Autógrafo eu não garanto, mas que vou agradecê-lo pelo acesso, isso eu vou. Bom, vou almoçar, porque hoje vou sair mais cedo para ver a partida entre meu MTK e os fétidos do Honvéd.

Mais tarde...

Em campo, o MTK recebia o Honved pela partida de ida da semi-final da Copa da Hungria. O sentimento que avançava contra Tòth era diferente: teria que bater sua equipe do coração.

O Honved  abriu o placar aos 13 da primeira etapa e levou o placar para o vestiário. No início do segundo tempo, veio a resposta do MTK com Torghelle. Após o empate, o MTK conseguia equilibrar as ações da partida, enquanto os jogadores do Honved pareciam irritar-se com o toque de bola dos donos da casa. Os visitantes começaram a parar as jogadas com faltas, e muitas vezes exagerando na força. Nestas entradas, Lencse e Torghele deixaram a partida antes do fim. A lesão de Lencse foi a mais séria e tiraria o atleta do restante da temporada.

9W4Efhk.png

À beira do campo, Tòth batia os braços, gritava e terminou a partida tirando satisfação com o treinador adversário.

TÓTH: - Isso que vocês fizeram foi uma covardia. Vocês desfalcaram nosso time. É assim que vocês ganham títulos?

SUPKA: - Futebol, rapaz. Isso é futebol. Um esporte para homens feitos e não para garotos. Agradeça pelo empate, um grande resultado para vocês da segunda divisão. Até o jogo de volta.

TÓTH: - Idiota. O tempo passa e vocês continuam achando que são o time da pátria. Bando de imbecis!

Arrisco dizer que o amor de Tòth pelo Honvéd esfriou naquele momento.

Dias depois.

A ideia de retirar Zsibó da casa de repouso para ver a partida que poderia dar o título ao MTK foi ideia de Florinda. Zsibó ainda estava em estado choque com a notícia do antigo amigo, frei Badu. “Ele ainda estava no seminário quando o conheci. Era nosso conselheiro fiel no tempo de lutas.” dizia o velho tentando justificar a Tòth a razão de sua tristeza.

Apesar de ser uma forma de distração para o velho, esta era uma oportunidade ímpar da sudanesa encontrar-se com Dominique, um francês que trabalhava nas proximidades do estádio. Zsibó ficou em uma das cadeiras destinadas aos membros mais antigos do clube.

Foi dali que o velho Szibo viu os gols de Torghele e Schrammel na vitória por 2-1. O frenesi tomava conta da torcida, dos jogadores e até mesmo do contido treinador. Título incontestável e retorno à Primeira Divisão. Tòth falou ao final da partida para os repórteres do campo: “É uma grande emoção. O MTK é muito grande para ficar na segunda divisão e isso foi provado com a campanha que fizemos. Agora é celebrar este título e pensar nos jogos seguintes, pois o campeonato ainda não acabou.”

Bwh9qvw.png

Também o garoto Schrammel, autor do título, foi celebrado: “Muito feliz em ajudar o clube que me formou. Lamento pelo Lencse, ele construiu junto com os companheiros este dia, mas por conta da lesão não pode estar conosco. Fiz o possível para que o esforço dele e do time não fosse em vão. Muito feliz pelo gol do título.”

O preço da teimosia

De contrato renovado e não obtendo sucesso nas negociações com a diretoria em atender seus pedidos, Tòth estava disposto a marcar a passagem do MTK pela segunda divisão.Esta determinação o fez a buscar os recordes, ainda que em parte sacrificasse alguns jogadores. O apelo da diretoria era claro: poupar jogadores para o jogo da semi-final da Copa da Hungria. Apesar de fazer um rodízio com jogadores de defesa e meio-campo, o jovem treinador resistiu aos apelos da diretoria em não utilizar Torghelle, e contava com a vontade do atacante em ser artilheiro da competição para sua decisão.

A fase do atacante era mesmo primorosa. Aos 35 anos e de contrato renovado por mais dois, o atacante chegou a 20 gols marcados na temporada contra o Zalaegerszegi. Foi nesta partida também que ele marcou seus últimos gols na temporada, após uma grave lesão que o tirou definitivamente da temporada.

Não preciso dizer o quanto isso fez com que Tòth fosse perseguido nas redes sociais e dentro do clube. A aposta era em Hrepka, que até então não havia decepcionado. Foi dele um dos gols na vitória sobre o Budafok e também no jogo de volta contra o Honvéd.

Aliás, na partida que decidia um dos finalistas da Copa, o MTK apresentou um primeiro tempo corajoso, e parte de um bom segundo tempo, chegando a ter a frente do placar durante 70 minutos. Até que Eppel entrou na partida e simplesmente a resolveu. Com um gols aos 25 e outro aos 34, o atacante deu aos donos da casa a vaga para a final. Dias depois, o Honvéd seria o campeão da Copa da Hungria, compensando a torcida da vergonha de uma campanha  pífia no campeonato nacional.

EQjhACc.png

Em outro ponto de Budapeste, o MTK despedia do campeonato com recorde de gols marcados, de pontos conquistados e com vários nomes na Seleção do Campeonato. O título, que era uma obrigação, aos olhos da diretoria foi alcançado, e na Copa da Hungria, o time foi além da expectativa que era de chegar às quartas de finais.

Calendário

tzX5Iuk.png

Classificação final

O MTK cresceu na competição no segundo turno (primeira parte da tabela), tendo apenas uma derrota, enquanto os adversários mantiveram a irregularidade que gerou várias trocas de liderança até as primeiras rodadas do segundo turno.

vPUUFp0.png

Com um elenco enxuto, um time de húngaros, nenhuma transferência e com várias apostas, o MTK parecia mesmo caminhar para buscar um ressurgimento. Para a próxima temporada, Tòth teria um pouco mais de €2M para reforçar o time, um valor enorme em relação à última temporada, mas nem tanto em relação às principais equipes da Primeira Divisão.

Alguns jogadores seriam mantidos, entre eles os veteranos Kanta e Torghelle, que foram os melhores jogadores em toda a temporada.  Era certo que a estratégia de queimar etapa com os jovens não seria repetida, apesar do sucesso da última temporada, pois numa divisão de clubes mais qualificados, não seriam queimadas as etapas, mas também as carreiras dos jovens. A exceção seria Papp, que até então não tinha uma sombra no plantel.

zGGGxk5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi meio arriscado levar Zsibó pra assistir esse jogo, mas Átila não deve ter percebido o contexto hahaha

No mais, temporada sensacional do MTK, uma eficiência absurda. Vê-se que a produção de gols x tomada de gols não é tão absurda, mas colocadas no lugar certo gerou esse aproveitamento enorme.

Além disso, o desempenho na copa acaba gerando certa expectativa pra primeira divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Neynaocai disse:

Foi meio arriscado levar Zsibó pra assistir esse jogo, mas Átila não deve ter percebido o contexto hahaha

No mais, temporada sensacional do MTK, uma eficiência absurda. Vê-se que a produção de gols x tomada de gols não é tão absurda, mas colocadas no lugar certo gerou esse aproveitamento enorme.

Além disso, o desempenho na copa acaba gerando certa expectativa pra primeira divisão.

O coitado precisava distrair, se bem que um cineminha era mais tranquilo rs. O time demonstrou fragilidades defensivas pela limitação dos defensores e pela escolha pela proposta de jogo ofensivo que fizemos. Cria mesmo a expectativa de que se conseguimos baterem o Ferencváros e jogar de igual com o Honvéd pode ser que tenhamos um bom retorno à Primeira Divisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se conseguiu uma temporada magnífica assim mesmo com um time "limitado", imagina o que não vá fazer na próxima temporada.

Aliás, belissimos jogos contra o Honvéd. Me parece que esse é o início de um desgosto de Tòth com eles, agora todo jogo vai ter sabor de revanche. hahaha

Agora é ver como a história vai se desenrolar na próxima temporada. Acredito que tenha mais contornos dramáticos a partir daqui.

Boa sorte para a próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to A Revolução Húngara
  • Fujarra featured this tópico
  • Danut unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Introdução
       
      Bem amigos do Football Ménage Brasil, foi dada a largada de mais uma grande história com a marca Nei produções®, com a benção de padim Cano, fazendo o L para não sofrer dano.
      Com o ímpeto campeão do Botafogo e a volúpia de Gérson marcando, trago o inimaginável: ficção e FM com títulos. Repito, com títulos!
      Pensei muito para construir essa história, que poderia ser lançada no FM20, mas quis o destino (um amigo) conceder a oportunidade de trilhar no FM23 a jornada que proponho. Ou seja, menos desatualizado.
      Comecei o jogo já e estou gostando demais dessa versão. Experimento algo que não sentia desde o FM17 - melhor de todos -, que é o entendimento do jogo. Curiosamente, a minha inabilidade nata não é obstáculo quando tratamos das divisões mais baixas, e costumo ter mais sucesso (o Coritiba habita em mim).
      Pensei em começar sempre na segunda divisão de cada país, mas sendo ruim, era capaz de passar o save inteiro sem acesso, nem título (isso ainda é possível).
      Sendo isso, a proposta é a seguinte: passar por todas os países que compunham a antiga URSS, vencendo os campeonatos nacionais.
      Consegui quase todas as ligas desses países, com exceção do TADIQUISTÃO, que será carinhosamente substituído pelo grande país Mongólia - por motivos afetivos, ficcionais e curiosidade.
      A saga da treinadora, Larysa Glodan, ucraniana radicada nas estepes mongóis, seguirá uma escada partindo do país menos ranqueada pela FIFA (considere seleção, não liga), até chegar na Rússia (veja, a Ucrânia, hoje, é a com melhor ranking, mas eu quero terminar na Rússia e o jogo meu e eu faço o que eu quero. Hunf).
      Dei uma melhorada no youth intake. 
      Pois então, seguirei o seguinte caminho:
       
       Mongólia
       Moldávia
       Turcomenistão
       Lituânia
       Letônia    
       Azerbaijão
       Estônia    
       Bielorrússia
       Cazaquistão
       Quirguistão
       Armênia
       Geórgia
       Uzbequistão
       Ucrânia
       Rússia
       
      As atualizações sairão da seguinte forma:
       
      Protocolo: Larysa
      Trabalha a história pessoal da treinadora e os eventos que perpassam o campo de jogo. A parte ficcional está profundamente relacionada com o desempenho no campo, considerando-o como dados de um RPG.
       
      O Mapa
      Contextualiza o leitor sobre os eventos relacionados à ficção, ao país e/ou ao clube/seleção.
       
      O Campo
      Atualiza trimestralmente o desempenho de Larysa na direção técnica dos clubes que passar.
       
      Valhei-me Santo AlexVivas nessa caminhada.
       
    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Já tinha um tempo que eu havia feito a minha pós em futebol e futsal, mas eu não estava com muito saco de sair de casa. Sou filho brasileiro de dois ingleses que vieram pro Brasil a passeio, mas que decidiram ficar por aqui mesmo. Minha família tem vida boa, não tenho do que reclamar, saca? Eles me incentivaram a fazer algo relacionado a esporte e até custearam tudo, já que meu sonho era ser jogador de futebol (porém a total ausência de habilidade com a redonda me fez desistir cedo da ideia e partir pra outro foco). Só que agora depois de formado, eu só penso em desisti dessa ideia maluca de trabalhar...
      (o celular toca, era número desconhecido)

      - Alô?
      - Fala "Mac", como ce tá irmão?
      - Quem tá falando? Eu não to reconhecendo a voz não
      - Que absurdo, não tá lembrado de mim não po? Calmaí, vou te fazer lembrar: Lembra do trote na UFF? Lembra do cara que riu da sua cara por causa do seu nome ridículo, e por isso te pintou de hambúrguer do McDonald's?
      - FAAAAAALA DIGÃO. Era pra eu ter reconhecido essa sua voz de retardado.
      - Primeiramente, vai se f****, beleza? Segundamente, eu tenho uma surpresa pra tu.
      - Lá vem merda.
      - Não, fica calmo, a parada é boa. Tá afim de um trabalho diferenciado?
      - Só de falar em trabalho eu chego a me coçar...
      - Mas tu é um vagabundo mesmo, ein? Todo mundo sabe da tua paixão e do seu sonho de treinar um time de futebol. Tu não fez pós pra dar aula em colégio, né?
      - Ah Rodrigo, a real é que...
      - Real nada meu irmão. A parada é o seguinte: Meu pai é presidente de um clube e tá querendo um técnico pra treinar o time. Não paga muito bem não, mas pô, tu vai poder participar da montagem do elenco, implementar sua filosofia, vai poder fazer o que quiser. Tu vai curtir. Melhor do que essa vida de Football Manager aí que tu vive.
      - Pô... sei não.
      - Confia no Digão que a parada é boa. Não vou aceitar um não como resposta, tu ainda me deve por causa daquela parada lá que rolou em Búzios
      - Tá, não vamos falar de Búzios não. Marca uma reunião com o teu pai e eu prometo que compareço.
      A ideia era promissora mesmo, montar uma equipe do zero, implementar meu estilo de jogo, participar de forma ativa no ambiente de um clube... acho que é o sonho de qualquer técnico, mesmo que seja num time de divisão inferior. Ele só esqueceu de avisar que o time é lá de Rondônia. E eu aqui, crente crente que seria no Rio de Janeiro. Pior: depois que fiz a entrevista com o pai dele, fiquei sem graça de negar. Aonde eu fui amarrar o meu burro?
       

      Eu falei que ia esperar até junho pra começar um novo save aqui na área, mas a real é que eu já tava me coçando pra voltar, ainda mais que eu comprei o FM19. Joguei 2 temporadas com o Vasco e já me habituei com o game. Sendo assim, cá estou eu de volta. Será um save ficcional de carreira, totalmente focado no Brasil, com a intenção de vencer todos os estaduais do Brasil. A ideia surgiu de repente, eu estava lendo uma matéria no Lance e lá falaram do Givanildo de Oliveira, treinador mais raiz desse país. O cara tem 18 estaduais. Daí eu pensei: Hm, e se eu vencesse todos os estaduais do país? Acho que isso me tornaria o rei dos estaduais.
       

      O nome do personagem é Elliot McNamara. Elliot por que eu gosto de um cantor chamado Elliott Smith (mas acho mais fácil escrever só com um T) e McNamara, sobrenome do "pai" da guerra no Vietnã. E por quê um cara também com nacionalidade inglesa? Bom, por que eu acho legal homenagear os caras que trouxeram o esporte que se tornou paixão no nosso país. Ele terá 26 anos e é recém-formado. Sendo assim, status e reputação no mínimo de tudo, basicamente.
       

       
       

      - Conquistar todos os 27 estaduais espalhados pelo Brasil.
      O objetivo é esse, e só esse. Claro que se pintar a possibilidade de vencer outros torneios, eu vou tentar. Mas o foco vai ser sempre esse: Venci um estadual, parto pro próximo estado, contanto claro que isso faça sentido. Pensei em delimitar uma regra de só assumir clubes que nunca foram campeões estaduais, mas isso tornaria o save enorme e completamente irreal já que eu levaria muitos anos pra completar, e a intenção é que o técnico se aposente tal como qualquer técnico de futebol faria na vida real.
      Sendo assim, estabeleci uma pirâmide, que deve ser respeitada para que eu possa sair de um clube para outro. Enquanto eu não terminar os meus objetivos nos estados do 5º nível, eu não posso assumir clubes do 4º nível. A intenção com isso é dar um pouco mais de realidade para as escolhas do técnico. Afinal de contas, não quero pular do Ceilândia para o Flamengo. E claro, só aceitar empregos em times sem técnico ou convites de clubes que sejam do mesmo nível da pirâmide que eu me encontrar, isso claro, se eu já tiver vencido o estadual no clube atual. Decidi começar em Rondônia pois é um dos únicos estaduais do país que não tem segunda divisão no jogo.
      5º nível: Roraima - Amapá - Rondônia - Espírito Santo - Tocantins
      4º nível: Mato Grosso do Sul - Amazonas - Brasília - Piauí - Acre - Sergipe - Paraíba - Maranhão
      3º nível: Rio Grande do Norte - Mato Grosso - Pará - Alagoas - Ceará - Goiás - Bahia - Pernambuco - Paraná
      2º nível: Santa Catarina - Rio Grande do Sul - Minas Gerais
      1º nível: Rio de Janeiro - São Paulo
       

      - Versão do jogo: 2019
      - Database MRT90 Brasil, pois é o que traz a Série D mais realística possível.
      - Ligas sulamericanas ativadas, pra poder dar mais opções nas contratações.
      - Editor desativado, calendário real iniciado em 27/12/2017, sem inclusão de equipe técnica, sem inclusão de jogadores nos clubes. Primeira janela de transferências ativa normalmente
    • div
      Por div
      Olá! Tudo bem com vocês? Espero que sim. 
      Sou novo aqui, pelo menos em relação a uma participação mais ativa. Acesso o fórum há algum tempo, costumava ler sobre dicas táticas ou contratações para me atualizar no FM (tive um hiato bem longo entre edições do jogo). De um tempo pra cá, passei também a frequentar esta zona do fórum e foi aqui que mais gastei meu tempo, li diversas histórias e resolvi criar a minha própria.
      Como o próprio nome da história já fala, este save tem foco na carreira de um treinador, não em um clube específico. Assim, não terei compromisso com nenhum clube caso surja proposta que represente um avanço na carreira do treinador. Tudo dependerá da proposta e do que for mais adequado para a história. Comecei o jogo desempregado, com a menor reputação e experiência possíveis e tentarei subir na carreira de técnico, até chegar ao topo (considero que os principais objetivos seriam: Chegar num clube da Série A, ganhar a Libertadores, treinar na Europa, ganhar a Champions, treinar uma seleção e ganhar a Copa do Mundo. Muita coisa? Talvez, mas por que não?).
      Como verão abaixo, carreguei Brasil, Argentina, Uruguai e as principais ligas europeias apenas. Confesso que tentei carregar mais divisões inferiores e mais ligas sul-americanas, mas o jogo ficou com um processamento muito lento e tive que refazer o save pra retirar algumas ligas e divisões (notebook do milhão é complicado). Como a ideia é começar no Brasil, além do nosso país só carreguei a Argentina e o Uruguai, pra ver se a Libertadores não ficava uma Copa do Brasil 2.0, e as principais ligas europeias, que são uns dos objetivos finais do save.
      De antemão já peço desculpas em razão da longuíssima introdução que fiz antes de adentrar no save (vocês verão nos próximos posts), mas sinto que era necessário para que pudesse estabelecer algumas bases para a história.
      Pra terminar essa apresentação, queria dizer que espero que gostem de acompanhar essa história, e que críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
       

      Versão do Jogo: Fm 2019
      Update: Brasil MundiUp, atualizado até novembro de 2019, com algumas transferências atualizadas por mim nos times da Série A do brasileiro (já joguei outro save com esta db e não tive problemas de crash ou erro no jogo).
      Ligas: Brasil (Divisão Inferior e acima), Inglaterra (Sky Bet Championship e acima), Argentina, Uruguai, Portugal, Itália, Holanda, Alemanha, Espanha e França (somente a primeira divisão nacional).
       

      Temporada 1 - 2019
      Prólogo (07/08/2020)
      Capítulo 1 (08/08/2020)
      Capítulo 2 (08/08/2020)
      Capítulo 3 (10/08/2020)
      Capítulo 4 (16/08/2020)
      Capítulo 5 (19/08/2020)
      Capítulo 6 (22/08/2020)
       
      Temporada 2 - 2020
      Capítulo 7 (25/08/2020)
      Capítulo 8 (28/08/2020)
      Capítulo 9 (31/08/2020)
      Capítulo 10 (04/09/2020)
      Capítulo 11 (06/09/2020)
       
      Temporada 3 - 2021
      Capítulo 12 (08/09/2020)
      Capítulo 13 (11/09/2020)
      Capítulo 14 (14/09/2020)
       
      Temporada 4 - 2022
      Capítulo 15 (17/09/2020)
      Capítulo 16 (21/09/2020)
       
      Temporada 5 - 2023
      Capítulo 17 (24/09/2020)
      Capítulo 18 (27/09/2020)
      Capítulo 19 (30/09/2020)
      Capítulo 20 (03/10/2020)
       
      Temporada 6 - 2024
      Capítulo 21 (06/10/2020)
      Capítulo 22 (09/10/2020)
      Capítulo 23 (12/10/2020)
      Capítulo 24 (15/10/2020)
       
      Temporada 7 - 2025
      Capítulo 25 (18/10/2020)
      Capítulo 26 (21/10/2020)
      Capítulo 27 (24/10/2020)
      Capítulo 28 (26/10/2020)
       
      Temporada 8 - 2026
      Capítulo 29 (05/11/2020)
      Capítulo 30 (10/11/2020)
      Capítulo 31 (16/11/2020)
      Capítulo 32 (21/11/2020)
       
      Temporada 9 - 2027
      Capítulo 33 (24/11/2020)
      Capítulo 34 (28/11/2020)
      Capítulo 35 (07/12/2020)
      Capítulo 36 (12/12/2020)
      Capítulo 37 (17/12/2020)
      Capítulo 38 (22/12/2020)
       
      Temporada 10 - 2028
      Capítulo 39 (26/12/2020)
      Capítulo 40 (28/12/2020)
      Capítulo 41 (31/12/2020)
      Capítulo 42 (04/01/2021)
      Capítulo 43 (06/01/2021)
       
      Temporada 11 - 2029
      Capítulo 44 (12/01/2021)
       
      Temporada 12 - 2030-31
      Capítulo 45 (14/01/2021)
      Capítulo 46 (17/01/2021)
      Capítulo 47 (23/01/2021)
      Capítulo 48 (28/01/2021)
      Capítulo 49 (02/02/2021)
       
      Temporada 13 - 2031-32
      Capítulo 50 (04/02/2020)
      Capítulo 51 (06/02/2021)
      Capítulo 52 (09/02/2021)
      Capítulo 53 (11/02/2021)
       
      Temporada 14 - 2032-33
      Capítulo 54 (14/02/2021)
      Capítulo 55 (17/02/2021)
      Capítulo 56 (20/02/2021)
      Capítulo 57 (23/02/2021)
       
      Temporada 15 - 2033-34
      Capítulo 58 (25/02/2021)
      Capítulo 59 (28/02/2021)
      Capítulo 60 (02/03/2021)
      Capítulo 61 (05/03/2021)
       
      Temporada 16 - 2034-35
      Capítulo 62 (07/03/2021)
      Capítulo 63 (10/03/2021)
      Capítulo 64 (13/03/2021)
      Capítulo 65 (16/03/2021)
       
      Temporada 17 - 2035-36
      Capítulo 66 (17/03/2021)
      Capítulo 67 (20/03/2021)
      Capítulo 68 (23/03/2021)
      Capítulo 69 (26/03/2021)
       
      Temporada 18 - 2036-37
      Capítulo 70 (29/03/2021)
      Capítulo 71 (31/03/2021)
      Capítulo 72 (03/04/2021)
      Capítulo Final (06/04/2021)
       
      Bônus
      Capítulo Bônus (29/10/2020)
       

       
×
×
  • Criar Novo...