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Danut

Brazylijska magia - Uma instrução que mudou tudo? [atualizado em 13.05]

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Danut

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Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.

A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.

Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.

A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.

 

Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.

 

Introdução

Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.

P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.

B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.

P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.

B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?

P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!

B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.

P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.

B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...

P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.

B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.

P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.

B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?

P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.

 

O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.

É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.

Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.

Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.

 

Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).

Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.

Data de início: 29.05.2017

Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela

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Danut

Índice

Spoiler

 

2017/18:

  1. Apresentação do clube
  2. Os primeiros jogos
  3. Mudanças táticas
  4. Assédio inglês
  5. Acaba a Ekstraklasa

2018/19:

  1. Reforços do diretor
  2. Dez gols em cinco jogos
  3. Pogon contra Pogon?
  4. Cheirinho de...
  5. Noite mágica
  6. 25, 85, 138

2019/20:

  1. O Bressan não!
  2. Na casa do Kairat
  3. Pogon Olímpico
  4. Sai Diogo, entra Diego
  5. Dois pra cá, dois pra lá, dois troféus na galeria

2020/21:

  1. Quem precisa seguir as regras?
  2. Caindo do cavalo
  3. Pogon em crise
  4. Tira onde sobra, coloca onde falta
  5. Pogon defensivo

2021/22:

  1. Bressan de Troia
  2. Plano: marcar mais gols do que eles
  3. This is Floriana Krygiera
  4. Agito continental
  5. Mais de cem

2022/23:

  1. Sem tempo para gastar
  2. Grupo da morte
  3. Cinco
  4. Status: lenda do clube

2023/24:

  1. Dusan quem?
  2. Classificação heroica!
  3. Se não podes vencê-los, lesione-os
  4. Campeão, mas de quê?

2024/25

  1. Observando a base
  2. O embaixador do futebol
  3. Um cidadão de Szczecin
  4. Migué nas inscrições
  5. Eles de novo?
  6. Kurt bom, Kwietniewski ruim

2025/26

  1. Troca de diretor
  2. Um uruguaio do Brasil
  3. Melhor do mundo
  4. Uma partida perfeita

2026/27

  1. A disputa chega ao fim
  2. As origens do Pogon
  3. Artilheiro
  4. Tudo igual?

2027/28

  1. Contratar garotos nem sempre é fácil
  2. A maior da história
  3. Os dois erros fatais

2028/29

  1. No primeiro pote
  2. Duas vezes seguidas
  3. A bola parada

2029/30

  1. Uma geração de atletas
  2. A terceira vez seguida
  3. Tudo ou nada

2030/31

  1. Elenco inchado
  2. Um passeio em Turim, outro no Rio
  3. O Rei está morto. Vida longa ao Rei!

2031/32

  1. Jogador chato pra c*ralho
  2. De volta ao Olímpico
  3. Jogar como nunca...

2032/33

  1. Os frutos da base
  2. A primeira lenda
  3. A história se repete

2033/34

  1. Vendedor de camisetas
  2. Um empate que custou caro
  3. Três vezes nos acréscimos
  4. O grande jogo
  5. Uma instrução que mudou tudo?

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Histórico

Spoiler

 

2017/18

  • Ekstraklasa (metade superior): Campeão (20V, 10E, 7D, 64GP, 40GC, 24SG, 70 pontos)
  • Puchar Polski (4ª eliminatória): 3ª eliminatória (Bytovia Bytow [pên4]1x1[pên3] Pogon Szcezin)

2018/19

  • Ekstraklasa (metade superior): Campeão (23V, 10E, 4D, 85GP, 45GC, 40SG, 79 pontos)
  • Champions League (3ª qualificatória): 4º colocado do grupo (1V, 1E, 4D, 4GP, 17GC, -13SG, 4 pontos)
  • Puchar Polski (4ª eliminatória): Vice-campeão (Legia Warsaw 1x0 Pogon Szcezin)
  • Supercopa da Polônia (disputar): Campeão (Pogon Szcezin 1x0 Lech Poznan)

2019/20

  • Ekstraklasa (próximo ao topo): Campeão (27V, 3E, 7D, 81GP, 39GC, 42SG, 84 pontos)
  • Champions League (3ª qualificatória): 4º colocado do grupo (1V, 0E, 5D, 6GP, 16GC, -10SG, 3 pontos)
  • Puchar Polski (finalista): Campeão (Piast Gliwice 0x2 Pogon Szczecin)
  • Supercopa da Polônia (sem importância): Campeão (Pogon Szcezin 2x1 Legia Warsaw)

2020/21

  • Ekstraklasa (próximo ao topo): Campeão (24V, 8E, 5D, 86GP, 31GC, 55SG, 80 pontos)
  • Champions League (fase de grupos): 4º colocado do grupo (1V, 2E, 3D, 5GP, 11GC, -6SG, 5 pontos)
  • Puchar Polski (finalista): 3ª eliminatória (MKS Kluczbork 2x1 Pogon Szczecin)
  • Supercopa da Polônia (sem importância): Campeão (Pogon Szcezin 2x1 Legia Warsaw)

2021/22

  • Ekstraklasa (campeão): Campeão (26V, 10E, 1D, 103GP, 32GC, 71SG, 88 pontos)
  • Champions League (fase de grupos): 3º colocado do grupo (2V, 1E, 3D, 11GP, 16GC, -5SG,  7 pontos)
    • Liga Europa: Oitavas de final (Tottenham [4]2x0[4] Pogon Szczecin)
  • Puchar Polski (campeão): Campeão (Pogon Szczezin 6x1 Lech Poznan)
  • Supercopa da Polônia (sem importância): Campeão (Pogon Szcezin 8x0 Legia Warsaw II)

2022/23

  • Ekstraklasa (campeão): Campeão (33V, 2E, 2D, 104GP, 23GC, 81SG, 101 pontos)
  • Champions League (fase de grupos): 4º colocado do grupo (0V, 3E, 3D, 10GP, 15GC, -5SG, 3 pontos)
  • Puchar Polski (campeão): Campeão (Jagiellonia [prorr.1]1x1[prorr.3] Pogon Szczecin)
  • Supercopa da Polônia (sem importância): Campeão (Pogon Szcezin 2x0 Lech Poznan)

2023/24 (não está correto ainda)

  • Ekstraklasa (campeão): Campeão (24V, 8E, 5D, 86GP, 31GC, 55SG, 80 pontos)
  • Champions League (fase de grupos): 3º colocado do grupo (1V, 2E, 3D, 5GP, 11GC, -6SG, 5 pontos)
  • Puchar Polski (campeão): 3ª eliminatória (MKS Kluczbork 2x1 Pogon Szczecin)
  • Supercopa da Polônia (sem importância): Campeão (Pogon Szcezin 8x0 Legia Warsaw II)

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Equipe do Ano



Brasileiros contratados pelo clube (não atualizado no momento):

Spoiler
  • 2017/18:
    • Magnum - ME, MO (EC) / MC - 35 anos - final de contrato - 32 mil p/a - Reserva. Chamou a atenção por ser uma opção barata. Atuou em oito partidas, com uma assistência. Nota média 6.7. Aposentou-se ao final da temporada. Perfil ao deixar o clube.
  • 2018/19:
    • Daniel Fuzato - Gol - 21 anos - 31 mil euros - Palmeiras - 85 mil p/a - Reserva. Chamou a atenção por ser um goleiro jovem com capacidade para atuar na equipe principal quando necessário, ao mesmo tempo que ainda tem potencial para se desenvolver mais e qualificar a posição no futuro.
    • Aislan - DC - 30 anos - 100 mil euros - Madureira - 160 mil p/a - Reserva. Chamou a atenção por ser um jogador razoavelmente rápido e com bons fundamentos de zagueiro.
    • Diogo Vítor - MO (DC) - 21 anos - 450 mil euros - Santos - 275 mil p/a - Jogador chave. Chamou a atenção pela capacidade de drible e pela idade.
    • Sandro Lima - PL / MO (E) - 27 anos - 125 mil euros - Grêmio Anápolis - 140 mil p/a - Rotação. Chamou a atenção pela força e impulsão relativamente bons, além da velocidade razoável. Contratado pelo diretor desportivo.

 

Número de brasileiros no elenco principal por temporada:

O número de brasileiros no clube a cada temporada é contado ao final da janela de transferências de verão, e inclui aqueles para quem a nacionalidade brasileira aparece como "segunda nacionalidade", independentemente do local de nascimento.

  • 2017/18: 1 jogador
  • 2018/19: 4 jogadores
  • 2019/20: 5 jogadores
  • 2020/21: 11 jogadores
  • 2021/22: 9 jogadores
  • 2022/23: 9 jogadores
  • 2023/24: 12 jogadores
  • 2024/25: 12 jogadores
  • 2025/26: 15 jogadores
  • 2026/27: 17 jogadores
  • 2027/28: 14 jogadores
  • 2028/29: 17 jogadores
  • 2029/30: 17 jogadores
  • 2030/31: 21 jogadores
  • 2031/32: 17 jogadores
  • 2032/33: 17 jogadores

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Treinador

O treinador utilizado para o save será o mesmo da versão anterior. Cristiano Brasília foi inspirado no jogador de mesmo nome, o primeiro brasileiro a jogar pelo Pogon Szczezin (quer dizer, o primeiro que eu achei informações sobre). Como ele ficou apenas um semestre no clube, porém, considerei que não teve tempo de aprender polonês. Queria colocar ele como sabendo apenas português, mas o jogo disse que falo espanhol e inglês também, o que deve facilitar um pouco o trabalho.

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A experiência futebolística de Cristiano é baseada no jogador real, enquanto que o nível de licença de treinador foi aquele que considerei o mínimo para fazer algum sentido o cara estar em um clube desse porte. Na distribuição de pontos, considerei a ideia de jogo que quero implementar.

 

Infraestruturas

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O clube manda seus jogos no Stadion Miejski imienia Floriana Krygiera - o estádio municipal Florian Krygier. A construção original data de 1925, mas foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. A versão atual é de 1949, com reforma em 2001, e tem capacidade para 17.015 espectadores – o que fazia dele, até 2007, o maior estádio da Polônia.

Como já referido, trata-se de um estádio de propriedade municipal. O Pogon chegou a ser dono do campo por quase quarenta anos, mas dificuldades financeiras obrigaram o clube a vender o estádio em 1989. Espero conseguir recuperar a propriedade do estádio durante o save.

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As demais instalações do clube estão em bom estado. Apesar de nunca ter sido campeão da Ekstraklasa, o Pogon é uma equipe relativamente grande no cenário polonês, e suas estruturas refletem isso. Temos uma boa base para iniciar o trabalho.

 

Finanças

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Como decidi jogar com orçamentos na primeira temporada, tinha a esperança de que teria dinheiro para qualificar o elenco logo de saída. Mas a diretoria não abriu muito a mão nesse começo. Iniciamos com um orçamento salarial de pouco menos de 3,2 milhões de euros anuais (sendo que o clube já gasta quase 3,1 milhões), e apenas 116 mil euros para transferências. A situação pode mudar se vendermos alguém, mas de saída o orçamento deve ser suficiente para trazer um jogador para a equipe titular e nada mais.

 

Equipe técnica

A situação inicial do departamento de funcionários do Pogon não era muito animadora. Nossas equipes de preparadores e médica estavam abaixo da média da liga. A equipe de observação possuía apenas dois olheiros – um deles o único brasileiro do clube, Andradina, mas que também exerce função como treinador adjunto do time reserva.

Por conta disso, minha primeira ação no comando do Pogon foi buscar novos nomes para a equipe técnica. A tarefa foi facilitada pelo fato de que o jogo gerou uma série de funcionários logo de saída. Não sei bem porque isso ocorreu – na primeira versão do save estes funcionários não existiam, e a única configuração que alterei foi a dos orçamentos de transferência. Mas independentemente do motivo pelo qual o jogo resolveu gerar os funcionários, o fato é que isso me abriu a possibilidade de trazer gente nova para o clube, especialmente brasileiros.

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Assim ficou a equipe técnica do Pogon após as contratações efetuadas (na real falta um funcionário que chegou depois do print, mas é quase isso).

Ao total, trouxe 13 novos funcionários. Para a equipe principal, foram um cientista desportivo, um preparador e quatro olheiros (dois brasileiros e dois poloneses). Além disso, fiz uma "contratação" interna: passei o treinador da equipe de juniores para a função de preparador da equipe principal. Para os juniores, trouxe uma cientista desportiva, um analista de dados, três preparadores, um fisioterapeuta e um novo treinador.

 

Elenco

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Nosso elenco é relativamente bom. A expectativa é que a equipe termine a temporada na primeira metade da tabela, e sei da primeira versão do save que isso é possível. No entanto, quero dessa vez tentar uma abordagem tática diferente. Já que sofremos muito com os ataques pelos lados do campo, dessa vez pretendo jogar já de saída com homens pelos lados.

Como as pontas eram justamente a área mais fraca do elenco, decidi que nosso orçamento seria gasto nesse setor. Assim, chegaram ao clube dois jogadores sul americanos. A grande novidade é o argentino Germán Pacheco. O ponta de 26 anos assinou contrato por três anos e irá receber 160 mil euros por temporada. Além dele, trouxe também o primeiro brasileiro do save. Aos 35 anos de idade, Magnum chega para ser reserva de Pacheco pela esquerda. Seu contrato é de apenas um ano, mas prevê a extensão automática caso participe de dez partidas – o que eu sinceramente não gostaria que acontecesse. Em sua segunda passagem pelo exterior – já atuou no Japão e na Coreia entre 2006 e 2011 -, o jogador vai receber 32 mil euros por ano.

Uma curiosidade é que a Wikipedia diz que o Germán Pacheco possui nacionalidade espanhola. Isso seria muito útil para nós, mas infelizmente no FM ele tem apenas a nacionalidade argentina mesmo.

Além deles, fechamos também contrato com o jovem Andrzej Kajzer, de 16 anos. Não achei o jogador grande coisa, mas ele foi abordado pelo meu diretor de futebol e não custaria muito aos cofres do clube, então aceitei a contratação.

 

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Andreh68

Kkkk, cheio de doce, que tava enojado do FM... que bom que voltou, melhor ainda voltando com sua nêmesis. Essa p... é pior que cocaína. Quando reativei o Uralan, já tinha tentado algumas vezes ao longo do tempo, só reabri o tópico quando já tinha acabado a terceira temporada. A interação foi feita imaginando que não sabia o que aconteceu depois, usando as impressões que tinha nos momentos relatados no post. Não deu muito errado não, ruim foi esperar a história alcançar o jogado, o que acabou me enferrujando um pouco.

Quando a database tá bem montada também prefiro não ter transferências de cara, mas pela proposta do save concordo contigo. Podia trazer o Higgins para fazer a cozinha para ele ali atrás na lateral. Só não gostei de trazer um argentino, ainda mais para ficar de titular de brasileiro, mas como para Ptak a capital do Brasil deve ser Buenos Aires, tá valendo.

Boa sorte e bom divertimento.

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Vannces

Bem vindo de volta à Polônia. Pena não ter começado com o FM 2019 (para nós que acompanhamos, rs), pois pegaria o clube na segundona. Mais sorte dessa vez e principalmente diversão.

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Darthz

Primeiro que tudo, boa sorte. Acho que desta vez tem tudo para correr melhor, e acho que você fez as mudanças certas para que o save vá para a frente.

A diversão de postar é o mais importante, e sinceramente, sou da opinião que cada um deve jogar da forma que quiser, desde que se divirta.

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VitorSouza

Acompanhando e na torcida para que esse save tenha um desfecho feliz. Boa sorte com o Magnum, não lembro dele ter feito muita coisa na passagem pelo Volta Redonda.

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LC

Boa sorte Danut e espero que consiga se divertir com essa nova versão.??

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Henrique M.

Fico feliz que tenha decidido retornar, mas juízo dessa vez.

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Tsuru

Bom vê-lo de volta. O importante é você se divertir e se divertir compartilhando a história. Boa sorte e bom save!

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PedroJr14

Agora vai!! É bom ter você de volta, mais uma história interessante para se acompanhar.

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Danut
13 horas atrás, Andreh68 disse:

Kkkk, cheio de doce, que tava enojado do FM... que bom que voltou, melhor ainda voltando com sua nêmesis. Essa p... é pior que cocaína. Quando reativei o Uralan, já tinha tentado algumas vezes ao longo do tempo, só reabri o tópico quando já tinha acabado a terceira temporada. A interação foi feita imaginando que não sabia o que aconteceu depois, usando as impressões que tinha nos momentos relatados no post. Não deu muito errado não, ruim foi esperar a história alcançar o jogado, o que acabou me enferrujando um pouco.

Quando a database tá bem montada também prefiro não ter transferências de cara, mas pela proposta do save concordo contigo. Podia trazer o Higgins para fazer a cozinha para ele ali atrás na lateral. Só não gostei de trazer um argentino, ainda mais para ficar de titular de brasileiro, mas como para Ptak a capital do Brasil deve ser Buenos Aires, tá valendo.

Boa sorte e bom divertimento.

Rapaz, mas pior que eu tava bem desanimado com o FM mesmo. Mas ao mesmo tempo queria muito jogar o save. Só que daí abria o jogo e não me animava mais. No fim acho que um dos fatores para isso era porque eu não tava me dando bem com a skin do jogo. Parece um negócio muito besta (e é), mas eu sou muito chato com isso, quando a coisa não tá visualmente agradável eu não me sinto confortável jogando. E nunca gostei muito de skin escura. Ao mesmo tempo, não gostei nada das skins claras que havia encontrado na internet, e a skin padrão tinha muitas coisas que eu odiei também.

Acabei tirando um tempinho pra ir atrás ver como (e se era possível) trocar o fundo da skin padrão, troquei a cor dos atributos, baixei os painéis que alguém tinha indicado no Boteco, e melhorou demais minha experiência. Agora o jogo tá com uma cara mais próxima do que eu curto, e acho que isso contribuiu bastante pra dar vontade de jogar de novo.

Sobre a interação, eu pretendo fazer isso mesmo. Até já fiz em saves passados, porque eu algumas vezes me empolgo e jogo além do que estou contando. Mas nunca fui tão longe quanto aqui. Em todo caso, acredito que dê pra fazer funcionar. Nos próximos dias vou estar viajando e sem FM, quero ver se aproveito eles pra postar um pouco mais pra não demorar taaanto assim pra chegar no mesmo lugar que estou no jogo.

Sobre as transferências, eu acho que é bem sem sentido usar elas no começo mesmo. Mas nesse caso específico eu ia achar muito ruim jogar com exatamente os mesmos jogadores do save anterior. Ia sentir que o save só ia começar de verdade na segunda temporada. Então por isso acho que era o melhor mudar mesmo. Vai dar outra dinâmica para a história.

Sobre trazer o argentino, olha, eu juro que pensei bastante em ficar só com o brasileiro, mas a diferença de qualidade entre eles era muito grande pra isso. Justamente não quero ser tão rígido com as regras do save para situações como essa, pra não ficar limitado a um jogador ruim só porque é brasileiro. Agora, o Ptak não é presidente do clube faz um tempo já. E como o treinador é o Cristiano Brasília acho que ele deve saber qual é a capital do país ?

 

11 horas atrás, Vannces disse:

Bem vindo de volta à Polônia. Pena não ter começado com o FM 2019 (para nós que acompanhamos, rs), pois pegaria o clube na segundona. Mais sorte dessa vez e principalmente diversão.

Obrigado ? Eu tô me acostumando ainda com o FM18, o 2019 vou pular mesmo. Seria outra dinâmica começar na segundona, mas acho que pode ser interessante com o time começando mais acima de qualquer modo.

 

11 horas atrás, Master Darthz disse:

Primeiro que tudo, boa sorte. Acho que desta vez tem tudo para correr melhor, e acho que você fez as mudanças certas para que o save vá para a frente.

A diversão de postar é o mais importante, e sinceramente, sou da opinião que cada um deve jogar da forma que quiser, desde que se divirta.

Obrigado ? Também acredito que a coisa vai funcionar melhor. Eu estou mais animado. E quero priorizar a diversão ao postar. Por exemplo, resolvi tirar as barras do save, pois acho que uma das coisas que vinha me incomodando é essa obrigação de manter sempre as mesmas categorias na escrita. Acho que sem elas vou ficar mais livre para escrever da forma que eu achar interessante, e isso vai se traduzir em um save mais legal pra mim e pra quem tá lendo também.

 

8 horas atrás, VitorSouza disse:

Acompanhando e na torcida para que esse save tenha um desfecho feliz. Boa sorte com o Magnum, não lembro dele ter feito muita coisa na passagem pelo Volta Redonda.

Valeu ? O Magnum realmente não é um jogador de grande destaque. E - spoiler - não foi aos 35 que se tornou um. Mas os detalhes eu conto depois.

 

7 horas atrás, LC disse:

Boa sorte Danut e espero que consiga se divertir com essa nova versão.??

Valeu LC. Até o momento estou me divertindo bastante ?

 

7 horas atrás, Henrique M. disse:

Fico feliz que tenha decidido retornar, mas juízo dessa vez.

Pode deixar, estou bem confiante que dessa vez a coisa vai funcionar melhor ?

 

7 horas atrás, Tsuru disse:

Bom vê-lo de volta. O importante é você se divertir e se divertir compartilhando a história. Boa sorte e bom save!

Valeu. Tô me divertindo bastante com o jogo, e acho que as mudanças que fiz vão ajudar a me divertir contando a história também.

 

24 minutos atrás, PedroJr14 disse:

Agora vai!! É bom ter você de volta, mais uma história interessante para se acompanhar.

Acho que dessa vez a coisa vai funcionar melhor mesmo. Espero que a história se mostre interessante para todos.

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Danut

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Feitas as primeiras contratações, é hora de dar o pontapé inicial na temporada de abertura do save. Hoje vamos ver como foram os jogos entre julho e setembro.

 

Ekstraklasa

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Fazemos um começo de temporada oscilante. Começamos com uma vitória, um empate e uma derrota. Depois de outra vitória, engatamos uma série de três empates bastante negativos – entregamos o resultado para o Lechia no finalzinho, e empatar com Arka Gdynia e Nowy Sacz é sempre bastante ruim. Na parte final conseguimos algumas vitórias, embalados por um bom desempenho defensivo. Ironicamente, foi no meio de um período de jogos sem levar gols que levamos a sapatada do Gornik Zabrze – mostrando que regularidade não é mesmo o forte nesse início.

 

Tabela

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O campeonato polonês é bastante equilibrado, e isso se reflete nesse começo. Há alguma distância na ponta – onde o Lech Poznan faz ótima campanha, seguido de perto pelo Termalica – e na rabeira da tabela. De resto, está tudo muito equilibrado.

Quanto ao Pogon, a equipe está conseguindo uma boa temporada até o momento. Estamos na quinta colocação, e poderíamos até mesmo estar acima disso não fossem os empates contra os dois últimos colocados. O que preocupa um pouco é o ataque da equipe, que não está conseguindo ser tão efetivo quanto eu gostaria.

Por outro lado, nossa defesa está indo bem. Mesmo que os números totais não sejam tão bons assim, é preciso considerar que levamos sete gols em dois jogos. Descontados os confrontos com Gornik Zabrze e Jagiellonia a situação da defesa parece muito melhor.

 

Puchar Polski

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Tivemos um sorteio ruim, nos colocando diante de uma equipe da primeira divisão logo de cara. Felizmente conseguimos um bom jogo – nosso melhor até o momento – e passamos com soberania. Na segunda eliminatória pegamos uma equipe da segundona. Mesmo sabendo do equilíbrio entre as divisões polonesas, decidi enviar uma equipe mista – precisava descansar parte dos meus titulares. Saímos atrás, buscamos o empate e deveríamos ter vencido, mas não o fizemos. Nos pênaltis, desperdiçamos as duas primeiras cobranças e acabamos eliminados uma fase antes do esperado.

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Infraestruturas

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Após solicitação à direção, fechamos duas novas parcerias para o clube. A primeira é com o Puskas Akademia, da Hungria. Apesar de ter outras cláusulas, o objetivo real do acordo é simplesmente expandir o conhecimento de um mercado que pode ser útil para o Pogon. A segunda parceria é com o Deportivo La Coruña, e pode auxiliar a obter alguns jogadores por empréstimo.

 

Departamento médico

Não pretendo detalhar todas as lesões do save, mas vou trazer de vez em quando algumas mais importantes. Nesse momento inicial o que chamou a atenção foi que meu lateral esquerdo reserva, Hubert Matenya, rompeu os ligamentos do joelho. Com isso, o jogador irá perder o restante da temporada. A perda em si não é tão grave, pois temos opções para jogar por ali. O curioso é que, na primeira versão do save, ele sofreu a mesma lesão também nos primeiros meses de save. O joelho do rapaz é mesmo bichado.

 

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ggpofm

Parabéns, pela volta. É ruim quando planejamos um save e ele não transcorre como o planejado. Pelo jeito, o retorno ao Pogon com ajustes na proposta so save já deram os resultados iniciais, isso é muito bom.

No outro lado da dessa questão, espero que você consiga encontrar o desafio esperado, pois sei que você gosta de uma certo desafio ao jogar e se o campeonato é equilibrado, é sinal que pode surpreender desde o início, mas aí dependerá muito de você.?

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Lucas Matías

Boa sorte nesse retorno a esse desafio bem interessante. Com o já falou no post, o campeonato polonês é bem equilibrado, e essas primeiras rodadas já mostraram isso. Qual é o objetivo do time para essa primeira temporada no campeonato nacional? Gostei desse começo, se manter no bolo ali da parte de cima é importante.

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Darthz

Arranque bastante positivo, está no grupo da frente e o objectivo é manter-se por lá. Na Taça a eliminação é sempre triste, embora o equilíbrio entre as divisões seja grande, como você já disse.

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LC

Começou bem e depois de 11 jogos só perdeu duas vezes e isso é bom. Se mantiver essa regularidade vai acabar por disputar o título até o final da temporada.

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Danut

Me desculpem as respostas todas sem acentuacao, to com dificuldades com meu laptop no momento. Alias, espero conseguir resolver elas, senao vou ficar sem atualizar a historia ate voltar ao pc mesmo (em uma semana). Mas enfim, por enquanto vao as respostas assim sem acento, voces conseguem entender.

 

16 horas atrás, ggpofm disse:

Parabéns, pela volta. É ruim quando planejamos um save e ele não transcorre como o planejado. Pelo jeito, o retorno ao Pogon com ajustes na proposta so save já deram os resultados iniciais, isso é muito bom.

No outro lado da dessa questão, espero que você consiga encontrar o desafio esperado, pois sei que você gosta de uma certo desafio ao jogar e se o campeonato é equilibrado, é sinal que pode surpreender desde o início, mas aí dependerá muito de você.?

Obrigado. Aquela primeira versao nao deu nada certo mesmo, mas acho que agora a coisa vai funcionar melhor - especialmente em relacao a minha vontade de contar a historia.

Sobre o desafio, olha, eu normalmente te diria que sim, quero algo que seja desafiante e tudo mais. Mas considerando meu historico nao acho que to em posicao de desejar desafio no momento. Com uma liga equilibrada realmente da pra acontecer bastane coisa - desde o time entrar num buraco tipo no outro save ate conseguir surpreender e fazer uma boa campanha logo de cara. Sinceramente nesse momento eu ficaria feliz com uma boa campanha logo de cara, mais do que normalmente seria o caso.

 

16 horas atrás, Lucas Matías disse:

Boa sorte nesse retorno a esse desafio bem interessante. Com o já falou no post, o campeonato polonês é bem equilibrado, e essas primeiras rodadas já mostraram isso. Qual é o objetivo do time para essa primeira temporada no campeonato nacional? Gostei desse começo, se manter no bolo ali da parte de cima é importante.

Obrigado. Sobre objetivos, eu vou ser bem conservador. No save anterior empolguei na segunda temporada e tomei no cu, entao agora meu objetivo e apenas cumprir o esperado pela diretoria mesmo - ficar na primeira metade da tabela. Qualquer coisa acima disso e lucro. Ate agora estamos no lucro, mas nao tenho certeza se vamos manter com um ataque produzindo tao pouco.

 

14 horas atrás, Master Darthz disse:

Arranque bastante positivo, está no grupo da frente e o objectivo é manter-se por lá. Na Taça a eliminação é sempre triste, embora o equilíbrio entre as divisões seja grande, como você já disse.

Concordo que o comeco foi positive. Gostaria de me manter nesse grupo, mas com nosso ataque um tanto abaixo do esperado eu acho que pode ser dificil. Por isso o objetivo e apenas evitar uma queda muito grande. O resto a gente ve depois.

A taca deu azar de estar com o time muito cansado, acabei tendo que fazer uma escolha. O resto da campanha na liga vai indicar se a escolha de priorizar ela foi certa ou nao.

 

13 horas atrás, LC disse:

Começou bem e depois de 11 jogos só perdeu duas vezes e isso é bom. Se mantiver essa regularidade vai acabar por disputar o título até o final da temporada.

Verdade, perdemos pouco. Isso se deve principalmente ao bom desempenho defensive. Mas empatamos demais, o ataque esta me incomodando. Por conta dele acho que nao temos muita chance de brigar na parte de cima - quanto menos falar em titulo.

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Herr Jones

Jurava que tinha comentado, mas não. Fiz o comentário mas esqueci de postar hahahaha, mt bom.

Acho que as mudanças ficaram interessantes para corrigir alguns dos problemas que teve na versão anterior do save e, como já tá mais adiantado, acredito que conseguiu contorná-las na medida do possível sem prejudicar a experiência. Acho que isso ficou mais evidente nas contratações realizadas, que buscaram amenizar um problema identificado anteriormente.

Penso que fez um começo de campeonato bacana, dentro das expectativas, brigando ali na parte superior da tabela e o que é mais importante: tem mostrado uma defesa consistente e só sofreu mais gols de times que são mais fortes do que o seu. Acho que à medida em que a temporada vai seguindo tudo vai se organizando, principalmente o setor ofensivo que, agora, pode ser olhado com maior carinho.

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Neynaocai

Nada como a chance de refazer alguma coisa. Tá parecendo Bandersnatch hahaha

Bem, que tenha melhor sorte dessa vez. E ao que parece está tendo.

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Wancho

Que bom que não demorou a retornar com uma história que desde o início me pareceu ter potencial. Espero que as mudanças realizadas sejam determinantes para manter a sua motivação e levá-lo adiante como suas grandes histórias anteriores.

Não vou tecer um comentário maior sobre as partidas em si, pois, como você comentou, já está mais avançado no save, mas teve um bom início e espero que tenha conseguido manter o desempenho. 

 

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PedroJr14

Ótimo começo! É uma das equipes que menos perdeu no campeonato. Apesar de o ataque não ser dos mais prolíferos e da defesa ter uma média de um gol sofrido por jogo, a equipe vem se mantendo perto dos líderes e fazendo o que precisa para ganhar força. Você acha que vai ter fôlego para chegar no fim do campeonato em uma posição confortável e até poder brigar pelo título?

Boa sorte!

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Danut
8 horas atrás, Herr Jones disse:

Jurava que tinha comentado, mas não. Fiz o comentário mas esqueci de postar hahahaha, mt bom.

Acho que as mudanças ficaram interessantes para corrigir alguns dos problemas que teve na versão anterior do save e, como já tá mais adiantado, acredito que conseguiu contorná-las na medida do possível sem prejudicar a experiência. Acho que isso ficou mais evidente nas contratações realizadas, que buscaram amenizar um problema identificado anteriormente.

Penso que fez um começo de campeonato bacana, dentro das expectativas, brigando ali na parte superior da tabela e o que é mais importante: tem mostrado uma defesa consistente e só sofreu mais gols de times que são mais fortes do que o seu. Acho que à medida em que a temporada vai seguindo tudo vai se organizando, principalmente o setor ofensivo que, agora, pode ser olhado com maior carinho.

Ja fiz dessas tambem, rs

Pois e, acho que agora ficou melhor mesmo. O que posso adiantar e que estou mais animado com esse save, o anterior eu nao tinha conseguido animar nem mesmo quando as coisas estavam indo bem, e desanimei total assim que foram um pouco pior. Agora estou mais animado com jogar mesmo. Claro que dai tambem estou usando o conhecimento de antes para tentar obter resultados melhores. Nao tem como evitar, eu sei mais do que sabia antes, entao o jeito e abracar e usar esse conhecimento extra mesmo.

Tenho gostado do comeco tambem. A defesa ta bem boa, apesar dos numerous nao tao bons se for ver o total de gols. Mas como tu mesmo percebeu foram so de times fortes, e muito concentrados em poucos jogos. O que falta mesmo e resolver o setor ofensivo.

 

5 horas atrás, Neynaocai disse:

Nada como a chance de refazer alguma coisa. Tá parecendo Bandersnatch hahaha

Bem, que tenha melhor sorte dessa vez. E ao que parece está tendo.

Vantagens do FM sobre a vida real ne. Fosse de verdade e a chance da vida do treinador tinha ido pro ralo. Mas no FM podemos aprender e fazer de novo.

Obrigado. Acredito que va ter sim, ao menos em relacao ao bom funcionamento do save.

 

4 horas atrás, Luchín disse:

Que bom que não demorou a retornar com uma história que desde o início me pareceu ter potencial. Espero que as mudanças realizadas sejam determinantes para manter a sua motivação e levá-lo adiante como suas grandes histórias anteriores.

Não vou tecer um comentário maior sobre as partidas em si, pois, como você comentou, já está mais avançado no save, mas teve um bom início e espero que tenha conseguido manter o desempenho. 

 

Pois e, tambem acho que ela tem potencial. E um dos motivos pelos quais decidi refazer a mesma historia, porque na primeira versao nem deu pra comecar a explorar ela. Agora tambem espero conseguir levar ela mais adiante.

Veremos nas proximas atualizacoes se o desempenho se manteve ?

 

1 hora atrás, PedroJr14 disse:

Ótimo começo! É uma das equipes que menos perdeu no campeonato. Apesar de o ataque não ser dos mais prolíferos e da defesa ter uma média de um gol sofrido por jogo, a equipe vem se mantendo perto dos líderes e fazendo o que precisa para ganhar força. Você acha que vai ter fôlego para chegar no fim do campeonato em uma posição confortável e até poder brigar pelo título?

Boa sorte!

Pois e, o problema e apenas que empatamos muito. Se o ataque comecar a fazer sua parte, acho que da para melhorar. A defesa tem numerous que enganam, levou um gol por jogo mas so porque quando levamos gols foi goleada. Por isso acho que a defesa nao precise mudar, ta bem assim.

Nao quero fazer grandes previsoes para o restante do ano. Depois da queda no save passado, prefiro ser precavido. O objetivo e ficar na primeira metade da tabela. O resto e lucro.

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      By Henrique M.
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      Porém, o ponto aqui não é discutir o que aconteceu com La Masia e sim mostrar como você pode ter dentro do seu clube no Football Manager, a sua própria fábrica de talentos. Iremos abordar como montar uma estrutura que foque na geração de jogadores, quais os fatores você deve considerar, quais passos devem ser realizados e qual o é o curso de ação correto. No mais, é sempre uma boa ideia ter uma boa oferta de jogadores criados no clube, já que eles tendem a ser mais baratos no longo prazo e podem ajudar suas finanças continuamente.
      O que você verá aqui, já poderá ter visto em outros lugares, aqui no Engenharia do Futebol ou no FManager Brasil, contudo, a intenção é que essa seja uma espécie de bíblia do desenvolvimento de jogadores através das categorias de base. Como ainda não existe versão em PT-BR para o Football Manager 2018, o guia foi adaptado com as nomenclaturas em PT-PT do jogo.
      Por fim, vale ressaltar que o texto original tem uma abordagem mais pessoal do que o que está sendo buscado aqui, por isso, algumas adaptações foram necessárias para que houvesse mesmo esse aspecto de guia definitivo sobre o assunto.
      O conceito básico
      Quando você inicia uma pesquisa sobre como montar uma boa categoria de base no FM, você pode achar diversas informações sobre diversos tópicos: infraestrutura, o que faz um preparador bom, tutoria, etecetera. Contudo, é raro vermos um único trabalho que combina todos os elementos da equação e te mostra o que buscar quando você realmente deseja ter uma das melhores categorias de base do jogo, que funcione realmente como uma mina de talentos inesgotável.
      Se você desfragmentar o sistema inteiro e olhar para os seus elementos principais, você irá identificar uma certa quantidade de pré-requisitos que precisam ser alcançados, já que são condições vitais que não podem coexistir sozinhas. A primeira dessas condições consiste da infraestrutura do seu clube. Na sequência, o staff do seu clube. Depois, a tutoria como ferramenta de desenvolvimento de jogadores. Outros fatores que podem contribuir são: o DNA do clube que você definiu ou quer definir, identificar os tipos de jogadores que você necessita e garantir tempo de jogo para todas as promessas.

      1)      Infraestrutura do clube
      O primeiro fator que influenciará seus jogadores e melhorará a qualidade de seus jovens jogadores é a infraestrutura do clube. Existem diversas opções que a diretória oferece que ajudam a melhorar a qualidade e nível com relação as outras categorias de base. Iremos abordar essa questão primordial e ver como elas podem te ajudar a estabelecer uma das melhores categorias de base do jogo.
      1.1)  Identificando o que você tem
      Caso você ainda não saiba como identificar suas próprias infraestruturas, você pode chegar o perfil do seu clube no jogo e selecionar a aba de Infraestruturas. Você receberá a descrição apropriada do seu nível dentro do jogo em diversas categorias pertinentes ao desenvolvimento de jogadores.

      1.2)  Treino de Camadas Jovens
      Vamos começar pelo item mais importante da lista: o treino de camadas jovens. É importante estar sempre buscando maneiras de melhorar o seu treino de camadas jovem e na medida do possível, sempre que a opção de melhora-la aparecer, peça para sua diretoria. É essa parte que irá garantir que a habilidade do seu jogador cresça e desenvolva, assegurando que a Capacidade Atual (CA) inicial seja maior.
      Do menor para o maior, a seguir estão os seguintes níveis que sua equipe pode obter: Mínimo, Básico, Adequado, Mediano, Boa, Excelentes e Excepcional.
      1.3)  Condições das Camadas Jovens
      Além do Treino de Camadas Jovens, você também deve se preocupar com o nível das Condições de Camadas Jovens do seu clube, já que ela também é parte igualmente importante do processo de recrutamento de jovens jogadores. O treino de Camadas Jovens ajuda a acelerar o processo de desenvolvimento e influência a CA inicial dos seus jogadores, já as Condições das Camadas Jovens ajudam no processo de desenvolvimento, acelerando-o.
      Do menor para o maior, a seguir estão os níveis que sua equipe pode obter: Ruim, Básico, Abaixo da Média, Adequadas, Mediano, Boa, Ótima, Impressionantes, Excelentes e de última geração.
      1.4)  Recrutamento de Camadas Jovens
      Se você quer jovens com grande potencial, você tem que buscar ampliar a área de recrutamento da sua equipe, isso obviamente também se aplica aos seus olheiros. Se você comanda o Real Madrid, você tem possibilidades ilimitadas e você pode buscar jogadores por todo o globo terrestre. Isso significa que existem grandes chances de aparecer jovens de fora da Espanha, por exemplo. Entretanto, no caso de clubes menores, é basicamente o oposto e o recrutamento tende a ser quase que local.
      Do menor para o maior, a seguir estão os níveis de recrutamento que sua equipe pode atingir: Limitado, Básico, Relativamente Básico, Mediano, Acima da Média, Estabelecido, Bem Estabelecido e Extensivo.
      É importante ressaltar que ter um bom Director do Futebol Jovem ajuda bastante no recrutamento de jogadores. Além disso, existe a possibilidade de realizar um processo de recrutamento externo, o que significa que você pode recrutar jovens estrangeiros para sua fornada de jovens através de um clube estrangeiro afiliado.
      1.5)  Como usar esse conhecimento?
      Se você realmente deseja se dedicar a ter uma boa categoria de base, o primeiro passo é aumentar o nível de Treino das Camadas Jovens, já que simultaneamente aumenta a CA inicial da sua fornada de jovens anual, assim como melhora o desenvolvimento das habilidades dos jogadores presentes no clube. Isso lhe ajudará de algumas maneiras, seja vendendo seus jogadores, para aumentar o fluxo de dinheiro do clube, algo crucial para todas as melhorias que deverão ser feitas, seja lhe fornecendo jogadores para a equipe principal, ajudando na quota de jogadores formados no clube ou lhe permitindo vender jogadores mais valiosos do elenco. Como é o fator mais impactante, faz sentido que você comece por aqui.
      O segundo passo é investir nas Infraestruturas de Camadas Jovens, pois quão melhores elas forem, maior será o investimento necessário para melhora-la. Como a melhoria dessa parte apenas influencia o desenvolvimento da CA de seus jogadores, efetivamente acelerando o processo de desenvolvimento deles, não deve ser o primeiro passo. Geralmente é um processo caro e que consome bastante tempo, por um ganho bem menor do que contratar preparadores melhores. Contudo, caso você tenha dinheiro, é uma opção mais rápida, já que a diretoria considera novos pedidos para essa área em um menor espaço de tempo.
      A cereja do bolo é o recrutamento. Os efeitos aqui são mais incertos e variam de ano para ano, portanto, investir nessa área só deve ser feito quando você já tem tudo do bom e do melhor nas outras categorias e os melhores preparados possíveis. Conseguir clubes afiliados e contratando mais olheiros para o recrutamento de jovens é importante, mas bem menor do que os dois passos anteriores. Contudo, caso os outros dois passos acima não tenham o impacto necessário, um melhor recrutamento pode acabar lhe ajudando a virar a maré.

      2)      O staff do clube
      O segundo fator que influencia e ativamente melhora a qualidade dos seus jovens são os funcionários que seu clube possui, seja para as sessões diárias de treino ou para ajudar com uma nova fornada de jovens jogadores. Sessões de treino de alto nível ajudam a aumentar os atributos de seus jogadores, seja de forma mais geral ou quando você decide treinar uma posição, função ou atributos dos seus jogadores. Isso significa que você precisa encontrar o máximo de preparadores possíveis e usá-los de maneira eficiente, enquanto a qualidade da sua fornada de jovens pode ser parcialmente determinada pelo Director do Futebol Jovem. Essa última questão faz com que esse membro do staff seja um dos mais determinantes quando se quer ter uma boa categoria de base.
      2.1) O que buscar nos seus preparadores?
      Sempre que você estiver recrutando preparadores, olhe inicialmente para as sessões de treino que necessitam de melhoria, uma sessão de três estrelas deve ter prioridade sobre uma sessão de quatro estrelas. Antigamente, era necessário um esforço maior na pesquisa para saber o que era necessário para ter um preparador cinco estrelas, mas agora que o Football Manager destaca quais são os atributos necessários para cada tipo de função e treino desejado, basta apenas que você busque aqueles que possuem um valor igual ou superior a 15 nos atributos destacados pelo jogo.
      E como esse é um guia destinado para o desenvolvimento de jogadores, é importante destacar a necessidade do atributo Trabalho Com Jovens, principalmente para os preparadores das suas equipes juniores.
      2.2) Usando seus preparadores adequadamente
      O jogo possui nove tipos diferentes de categorias de treino e em uma situação ideal, você pode contar com um especialista em cada uma dessas categorias. Sendo assim, no mundo perfeito, você teria mais de nove vagas para preparadores no seu time, caso não tenha, cabe a você usá-los eficientemente ou incomodar sua diretoria até conseguir as vagas.
      Primeiro, você deve focar em ter um especialista em cada categoria, depois, caso a carga de trabalho esteja muito elevado, pode contratar opções um pouco menos qualificadas para diminuir essa carga e melhorar a qualidade geral dos seus treinos para os jogadores. Você dificilmente terá a oportunidade de contar com treinos cinco estrelas em todas suas categorias, portanto, não se sinta incomodado em ter algum preparador lhe dando um treino um pouco inferior (até quatro estrelas é um nível suficiente).
       2.3) O Director do Futebol Jovem
      Como mencionado anteriormente, o Director do Futebol Jovem jovens é um fator a se considerar no que tange ao nível das suas fornadas de jovens. Como você deseja o máximo possível de bons jovens jogadores sem que seja necessário caçá-los em outros clubes, é um cargo vital e que não pode ser subestimado. Quando você é um treinador que não liga muito para essa questão, pois não deseja microgerenciar tudo, essa função é que irá cuidar de todas as funções relativas as suas categorias de base, desde comandar os times, até determinar quem entra nas fornadas e quem será emprestado para outros. Se necessário, ele pode até ser usado como preparador na sua equipe.

      Além dos atributos destacados acima de 15, é importante que você observe o estilo de jogo, a mentalidade de jogo e se você quiser ser bastante ferrenho, as formações preferidas. Por que é importante observar essas questões? Se você estiver montando um clube que tenha uma determinada filosofia, é interessante que alguém que seja responsável por trazer os jovens para sua equipe, esteja alinhado com essa filosofia.
      Um detalhe que pode lhe passar despercebido, é que a personalidade do seu Director do Futebol Jovem pode impactar na personalidade dos jogadores da sua fornada jovem, portanto, se você precisar contratar alguém para essa função, traga alguém com uma personalidade positiva, pois facilitará bastante a evolução de seus jogadores.
      3)      O DNA do Clube
      Uma das questões mais ignoradas, porém absolutamente crucial, no Football Manager é o DNA do Clube. Esse DNA é a filosofia que você deseja empregar no seu clube. No futebol moderno, existem diversas filosofias vigorando por aí: Guardiolismo, Cholismo, Gegenpressing, Mourinho e o ônibus, etc. Basicamente, é a pedra fundamental de qualquer treinador e define a maneira como você quer jogar. Uma das características mais atraentes do futebol, e consequentemente do jogo, são as distintas e infinitas abordagens futebolísticas que podem ser empregadas. Quando executadas de maneira correta, virtualmente cada uma dessas abordagens pode colocar seu time no caminho das vitórias e da glória. Não existe uma maneira uniforme de se jogar FM e isso faz com que ele seja melhor e mais interessante por isso.
      É importantíssimo que você defina uma abordagem clara, com a qual almeja levar seu clube ao topo. Se você deseja executar seu plano com perfeição, você precisa deixar tudo claro desde o começo, ao invés de pegar uma ideia e ir trabalhando ela lentamente. O desenvolvimento de jovens é um gerenciamento de longo prazo, o que te obriga a definir suas metas, sua filosofia e as formas como você irá atingir seus objetivos.

      3.1) Criando um identidade tática
      Em uma situação ideal, seus times juniores deveriam atuar de uma maneira semelhante a equipe profissional, fazendo com que seja mais simples para um jovem jogador ingressar e solidificar sua posição no elenco principal, já que estarão acostumados as táticas e estilo de jogo. Idealmente, a categoria de base se transforma, inclusive, na guardiã da sua identidade tática, pois é um compromisso de longo prazo. Mudar frequentemente de estilos faz com que ter uma base de sucesso seja caro e dificultoso, já que você tem que retreinar ou liberar jogadores e contratar novos preparadores que se encaixam nas suas necessidades. Ter uma boa identidade tática e conectá-la a sua categoria de base mostra o seu desejo de se comprometer com aquela equipe.
      Vale lembrar que ter uma tática neutra ou que seja voltada para as necessidades atuais da equipe não ajudam muito no processo, por isso, é importante definirmos o que é uma identidade tática, já que é um tópico vasto e sem respostas corretas. Todas as ligas de futebol do mundo têm times com filosofias diferentes, um estilo de jogo diferente e subculturas diferentes. Nem todos os times terão uma cultura ou filosofia de futebol única e claramente definidas. Alguns times mudam de abordagem frequentemente, dependo bastante da filosofia e estilo de seu treinador. Outros buscam mesclar diversas táticas e estilos, tentando encontrar a sua maneira ideal de praticar futebol, seja por precisarem evoluir ou para retomar um nível anterior.
      Quando falamos de um clube com clara identidade tática, é difícil fugir do clichê de falar do Barcelona. Nos ideais catalães, o nobre esporte bretão deve ser praticado de forma a misturar habilidade e arte, ao invés de força bruta. De acordo com a diretoria do clube, essa crença está firmemente enraizada na identidade do clube. Isso significa que uma identidade tática é mais do que definir uma formação e sim como sua equipe deve se comportar em campo.
      É aqui que você define como irá jogar: ofensivamente, cautelosamente, uma mistura, uma pressão absurda ou com gerenciamento de posse de bolas, entre tantas outras opções. O que você definir aqui, norteará o restante da criação do seu DNA.
      3.2) Criando um estilo de jogo
      Pode parecer que seja a mesma coisa, contudo, o estilo aqui referido tem mais haver com os jogadores necessários para a filosofia do clube funcionar e como recrutá-los. Obviamente que uma coisa é ligada a outra, contudo, é aqui que você define quais as características que seus jogadores devem compartilhar, para que sua filosofia seja executada adequadamente dentro de campo.
      Cada estilo de jogo necessita de um tipo de jogador diferente: times ofensivos precisam de atributos físicos de velocidade e resistência maiores, além de todo um conjunto de atributos psicológicos que englobam o jogo em equipe e trabalho incessante com e sem a bola, os times defensivos vão pelo lado oposto, onde é necessário mais força, concentração e menos técnica. A partir da definição, você irá buscar os jogadores que se encaixam nos atributos que você busca. Nesse caso, não é interessante ser generalista e buscar jogadores ideais para cada posição ou função, você precisa de um plano claro e deve segui-lo.
      3.3) O recrutamento
      Por que o recrutamento faz parte do DNA de um clube? É meio simples, já que política de transferências também faz parte de uma filosofia de clube, é só ver a maneira como o Real Madrid se porta e se define. Em termos de FM, alguns gostam de manter um certo realismo, apenas contratando jogadores locais ou de países vizinhos, outros se restringem aos que os olheiros recomendam, enquanto outros usam todo e qualquer recurso à sua disposição para descobrir o máximo de joias possível.
      Isso posto, em termos de recrutamento, existem três tipos distintos de recrutamento: Recrutamento Interno (Categorias de base), Recrutamento Externo (Contratações) e Recrutamento através de clubes afiliados.
      3.3.1) Recrutamento Interno
      O recrutamento interno é a forma mais fácil de recrutar. Você contrata um bom Director de Futebol Jovem, aumenta o nível do Treino de Camadas Jovens até o máximo, melhora suas infraestruturas, ajeita seu recrutamento e contrata os melhores preparados possíveis e pronto. Você não tem o poder de selecionar os jogadores que irão ser incluídos na sua fornada de jovens, apesar de poder rejeitar alguns.
      3.3.2) Recrutamento externo
      Baseia-se em ter o máximo de olheiros que lhe é permitido. Se você pode contratar 12 olheiros, contrate, 12 olheiros. Nesse caso, quantidade ajuda bastante e você deve ocupar rapidamente as vagas disponíveis no seu staff. Também vale a pena ficar pedindo mais e mais olheiros para sua diretoria. O máximo possível geralmente é em torno de 20, tratando-se de clubes de elite.
      Obviamente que seus olheiros deverão ter atributos de observação acima de 15, já que você quer o máximo de precisão nos relatórios. Outra coisa bastante importante de se observar é o Conhecimento Mundial do staff, é aquela parte do perfil que mostra os países que o funcionário conhece e que são adicionados ao conhecimento global do clube.
      Quanto maior for o conhecimento de um olheiro em um país em especial, maior a quantidade de jogadores ele poderá encontrar. E isso é uma característica importante para descobrir alguns talentos escondidos. Nesse caso, também faz sentido espalhar seus olheiros pelo mundo, não apenas em termos de tarefas, mas também em termos de local de origem. Mandar um olheiro inglês para a América do Sul pode funcionar, já que ele irá gradualmente aumentar seu conhecimento sobre os jogadores da região, porém, isso leva tempo e significa que irá demorar até que esse olheiro esteja trabalhando com eficiência máxima. Nesse caso, contratar um olheiro sul-americano agilizaria tremendamente o processo, contudo, um olheiro com alta adaptabilidade tende a aprender rapidamente também.
      Quanto você tiver uma quantidade suficiente de olheiros, você pode designar as tarefas, espalhando pelo mundo. O ideal é começar com uma região por vez, começando perto de casa e ir afastando à medida que você contrata mais olheiros. Outra dica é ignorar algumas regiões, devido ao baixo número de jogadores disponíveis e focar em nações específicas, após ter todas as regiões mais importantes observadas adequadamente.
      3.3.3) Recrutamento através de clubes filiados
      Tal qual o recrutamento interno, mas com um pouco mais de poder de decisão quanto aos jogadores que ingressam através de afiliados estrangeiros. Para fazer o pedido, basta pedir para sua diretoria na parte de afiliados, irá aparecer uma opção que irá remeter ao recrutamento ou contratação de jovens estrangeiros.
      Após a diretoria concordar e o clube ser selecionado, basta aguardar. Na hora de selecionar o clube, vale a pena escolher um clube de um país que costume revelar bastante jogadores (ou o que mais revela entre as opções disponíveis) e que tenha bons valores para Treino de Camadas Jovens e Recrutamento de Camadas Jovens. Se você deseja ser mais ferrenho, um clube de uma cidade maior terá mais chances de produzir melhores jogadores do que uma cidade menor.
      3.4) Definindo metas e políticas de longo prazo
      Como um treinador, sua capacidade de determinar metas de longo prazo e constantemente pensar no futuro do seu elenco tem um impacto regular no sucesso de determinado elenco.  A maioria dos grandes treinadores costumam pensar no todo e no futuro. Eles projetam além do presente e pensam onde desejam estar e o que eles precisam fazer para alcançar essas metas ao longo desse período de tempo.
      Isso soa absurdamente entediante, o que não deseja de ser verdade. Mas se você quer alcançar um sucesso longo e duradouro, através do desenvolvimento de jogadores, é necessário planejar meticulosamente o futuro. Definir as metas não é muito difícil, já que o céu é o limite.
      Você pode querer conquistar o máximo de Libertadores em determinado período, se tornar o líder do quadro de honras do jogo, ganhar um torneio importante só com jogadores da base ou então, superar algum treinador. Opções não faltam e você tem dezenas de maneiras de decidir e alcançar cada uma dessas metas.
      4) Perfil dos jogadores
      Através de quatro simples passos, você poderá definir o tipo de jogador que você necessita e suprir todas as suas necessidades:
      Determinar quais as funções são necessárias; Definir seus regimes de treinamento; Trabalhar com os jogadores que já estão prontos para jogar no time principal; Monitorar a performance dos seus jogadores; 4.1) Determinar quais as funções são necessárias
      Já que determinou-se anteriormente a identidade tática e você identificou o estilo que sua equipe vai jogar, você também pode começar a agilizar o recrutamento externo e os resultados do recrutamento interno. Você pode observar determinados tipos de específicos de jogadores e estabelecer um sistema para retreinar ou filtrar os jogadores que surgem nas suas fornadas ou vem dos seus clubes afiliados. Para fazer isso efetivamente, primeiramente, é preciso saber o que procurar. Você já criou um perfil que se adeque ao seu estilo, mas é necessário olhar de perto as funções necessárias para isso ocorrer adequadamente. Para fazer isso com eficiência, você precisa saber que tipo de funções sua tática mais necessitará.
      Geralmente podemos distinguir as funções em três tipos: básicas, especialistas e substitutas. As funções básicas são padrões da sua tática, aquelas que tem instruções individuais limitadas ou inexistentes ou sem influência especial no jogo. Você pode pensar nelas em termos das funções básicas para defensores e meio-campistas. As funções especialistas são para jogadores que tem um conjunto de habilidades bastante específico. Isso inclui a maioria das funções ofensivas, mas existem algumas outras por posição. A diferença entre as funções especialistas e as substitutas são se você usa elas ou não nas suas táticas, que podem ser incluídas para adicionar variedade tática ao seu estilo de jogo, mas não essenciais para o processo inicial de recrutamento.
      4.1.1) As funções básicas
      Para defensores:
      Defesa Central; Defesa Lateral; Defesa Central Limitado; Defesa Lateral Limitado; Ala; Para meio-campistas:
      Médio Ofensivo; Médio Centro; Médio Defensivo; Médio Ala; Extremo Defensivo; Extremo; 4.1.2) As funções especialistas
      Para defensores:
      Completo; Defesa Ala Invertido; Defesa Com Bola; Para meio-campistas:
      Trinco; Médio Recuperador de Bolas; Médio Área-a-Área Construtor de Jogo Recuado; Enganche; Pivô Defensivo (Regista); Pivô Ofensivo (Enganche); Avançado Sombra; Construtor de Jogo Avançado; Organizador Móvel; Mezzala; Carrilero; Segundo Volante; Para atacantes:
      Ponta de Lança Aberto (Raumdeuter); Número 10 (Trequartista); Avançado de Referência; Avançado Interior; Todas as funções dos jogadores que atuam na posição de atacante, no campo tático do FM, são funções especialistas.
      4.1.3) As funções substitutas
      Essas funções são as que você não usa nas suas táticas, mas gosta de ter jogadores que sejam capazes de atuar nelas, para caso precise mudar o estilo de jogo da sua equipe dentro de uma partida ou para um confronto especial.
      4.2) Definir seus regimes de treinamento
      4.2.1) Definindo seus regimes de função
      Quando um jogador chega na sua categoria de base, é altamente recomendável que você determine um regime de treinamento customizado para aquele jogador, para que seu desenvolvimento seja acelerado o máximo possível. Existem dois caminhos para seguir: você pode selecionar uma função básica, que permite um treinamento mais abrangente e universal ou optar por treinar uma função especialista, sendo essa, uma abordagem mais específica.
      Quando você está utilizando um treinamento universal, você foca em diversos atributos ao mesmo tempo. Então, faz sentido que esses tipos de treinamento foquem em diversos atributos, também significa que o progresso será mais lento, mas ao menos é mais abrangente.
      Quando você está utilizando um treinamento especialista, você foca nos atributos necessários para que o jogador atue em determinada função. Se você já sabe qual função um jovem supostamente irá ocupar nas suas táticas do time principal, você já pode começar a prepara-lo desde cedo com treinos voltados para essa função. O progresso nesse tipo de treinamento é rápido para os atributos chaves que ele treina, mas a maioria dos outros atributos não evoluem da mesma maneira e até podem involuir.
      4.2.2) Definindo seus regimentos de fortalecimento
      Ao invés de focar em apenas uma função, você pode optar por um regime de fortalecimento. Todos os jogadores possuem características que lhe dão vantagens e desvantagens dentro de campo e o caminho ideal é melhorar ambas consistentemente. As vantagens devem ser fortalecidas e devem ajudar a eliminar as desvantagens. Mas é mais importante focar em uma ao invés da outra? Você pode escolher qualquer um e até ir trocando uma com a outra, depende muito do que você deseja para o desenvolvimento de determinado jogador.
      Quando você desenvolve as vantagens que um jogador pode lhe trazer, isso nos leva a uma posição única. Eles vão claramente encaixar nas suas táticas e tem grandes chances de se destacarem primeiro, quanto mais um jogador melhora, mais ele se destaca no seu nicho e tem mais chances de ser selecionado para o time titular ou ser vendido para um clube maior.
      Em termos de desenvolvimento absoluto, é mais provável que se desenvolvam as vantagens do que as desvantagens. É por isso que certas características lhe beneficiam, já que ele tem talento para certos aspectos do jogo e por causa disso, ele pode estar mais disposto a melhorar apenas suas vantagens, já que ele vê resultados imediatos desse esforço. Um jogador pode se aprofundar muito em um campo limitado, potencialmente levando ele a ser tornar o melhor em algo.
      Por outro lado, um jogador é apenas tão bom quanto sua principal desvantagem. Mesmo que melhorar suas vantagens faça com que ele se destaque dentro de um certo conjunto de habilidades necessários para sua função, melhorar suas desvantagens tende a abrir a possibilidade de mais funções e posições, transformando-o em um jogador versátil.
      4.3) Trabalhar com os jogadores que já estão prontos para jogar no time principal
      Esse é o passo mais fácil, já que quando seus jogadores estiverem desenvolvendo adequadamente, eles precisam jogar regularmente. Se eles não são bons o suficiente para o seu time, empreste-os, para que eles possam jogar. Se eles são bons o suficiente, promova-os para o time principal e comece a dar oportunidades aqui e ali. É simples assim.
      4.4) Monitorar a performance dos seus jogadores;
      Independentemente de onde o jogador esteja ganhando tempo de jogo, você precisa ficar de olho sobre eles. Se ele joga no seu time, é fácil. Afinal de contas, você o vê em campo toda vez que quer e é capaz de discernir se ele está indo bem ou mal. Se o seu jogador está emprestado, tenha certeza que seus olheiros estão observando suas atuações, e caso algum jogador não esteja jogando o suficiente ou atuando na posição desejada por você, talvez seja melhor chamá-lo de volta.
      De qualquer maneira, o tempo ideal para monitorar e avaliar a performance dos seus jogadores seria um espaço de dois a três meses. Se o desenvolvimento de um jogador estiver estagnando, pode ser uma boa ideia garantir que ele ganhe mais tempo de jogo ou mudar seus regimes de treinamento. Talvez determinado jogador não seja capaz de brigar por espaço em determinada função, mas você pode retreiná-lo em outra função ou posição para que ele possa ser capaz de brigar por esse espaço.

      5)      Tutoria
      Agora é hora de falarmos sobre uma parte bastante relevante do desenvolvimento de jovens jogadores: a tutoria de um jovem por um membro mais velho e experiente do elenco.
      5.1) O que a tutoria faz?
      A opção de tutoria permite que você pensa para um membro mais velho e importante do seu elenco, para acompanhar de perto um jovem jogador e passar suas experiências e ser seu mentor, ensinando a ele os caminhos do futebol. Quando os jogadores compartilham traços de personalidade, essa opção tende a funcionar efetivamente muito bem e provém um aumento interessante no desenvolvimento de um jogador, assim como a possibilidade do jogador aprender algum Movimento Preferido do Jogador (MPJ) e até mudar sua personalidade.
      Um dos principais atributos por trás da evolução de um jogador no jogo é o atributo oculto Profissionalismo. A tutoria é a única maneira de se influenciar esse importante atributo e evoluí-lo. Dessa forma, selecionar o tutor adequado para suas principais promessas é extremamente importante, principalmente para quem buscar maximizar e acelerar ao máximo a evolução de um jogador.

      5.2) Quando tutorar um jogador?
      Mesmo que não exista um tempo inicial ideal para tutorar um jogador, é altamente recomendado que se comece o mais cedo possível e existem boas razões para isso. Quando você começa com o jogador bem mais jovem, você tem mais tempo para trabalhar no desenvolvimento de um jogador e moldá-lo da maneira que você achar mais adequado. Além disso, quando a reputação de um jovem se torna muito alta, ele se torna indisponível para ser tutorado, portanto, você deve começar enquanto a reputação é baixa.
      5.2.1) Condições para tutoria
      Você pode iniciar uma conversa privada com algum jogador em particular, não importa se você começar pelo tutor ou pelo tutorado. Para quem um jogador esteja disponível para tutorar determinado jogador, os seguintes motivos devem ser observados:
      O tutor tem que ter uma reputação maior que o tutorado; O tutor e o tutorado devem compartilhar um certo nível de familiaridade, seja com uma posição ou função. Um defensor não pode tutorar um atacante; O tutor tem que ter mais de 24 anos (exceto se ele for o capitão do seu time); O tutorado tem que ter menos de 23 anos; O tutorado não pode ser um membro estabelecido do elenco e nem estar treinando um MPJ. Seu status contratual deve ser rotação ou inferior. O tutor tem que ter relativa importância dentro do seu elenco; Ambos não podem estar lesionados e o tutor não pode estar treinando um MPJ; Um tutor só pode tutorar um jogador por vez e apenas poderá tutorar outro jogador depois de cinco semanas do fim da tutoria anterior. 5.3) Duas formas distintas de tutoria
      Existem duas formas diferentes de tutoria, que diferem uma da outra.
      "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu gostaria que você fosse tutor de fulano, pois sinto que pode ajudá-lo a melhorar seu jogo". - Aqui será compartilhado o talento, aquilo que seu jogador sabe dentro de campo. Ele irá compartilhar seus movimentos preferidos, irá compartilhar seu estilo de jogo, ou seja, sua função dentro de campo e ajudará o jogador a desenvolver os atributos para essa função. Isso significa, que você pode ter um substituto perfeito para aquele seu defensor que joga com bola, simplesmente trabalhando essa função. Ou então aquela precioso Raumdeuter que anda fazendo estragos nos adversários poderá ressurgir através de um jovem seu. "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu penso que seria vantajoso se você tomasse conta de fulano e lhe passasse toda sua experiência". - Aqui será compartilhado a personalidade, a mentalidade, o comportamento dentro e fora de campo. Isso aqui é importantíssimo para moldar o desenvolvimento do seu jogador. Ambas as opções terão um impacto nos atributos pessoais e na determinação de um jogador. A segunda opção é útil para o jogador mais jovem, que está começando, para que você molde sua mentalidade, a primeira, é principalmente útil quando você enxerga que um jovem jogador tem tudo para substituir perfeitamente, no futuro, ou então, o jogador tem algum MPJ que lhe interessa em outro jogador.
      5.4) Escolhendo o tutor certo
      Como escolher o tutor certo pode influenciar drasticamente o desenvolvimento de um jogador, seja aumentando atributos, aprendendo MPJ ou aumentado o Profissionalismo, a escolha tem que ser bem pensada. Isso significa encontrar um tutor com a personalidade certa, já que tudo revolve em melhorar os atributos mentais do jovem jogador. Portanto, busque uma personalidade com altos valores de profissionalismo, tais quais:
      Cidadão modelo; Profissional modelo: Profissional; Perfeccionista; Resoluto; Quaisquer dessas personalidades com a adição de razoavelmente, implicam valores decentes de profissionalismo também, portanto, é um caminho que pode ser seguido. Outras personalidades ocasionalmente podem ter um alto atributo de Profissionalismo, mas essas personalidades certamente lhe garantem isso.
      Outro fator a se considerar é o atributo Determinação, mesmo que já tenha sido estabelecido que ele não é tão relevante para o desenvolvimento do jogador, é um atributo útil para um jogador ter e a tutoria também é a única maneira de aumentá-lo. Contudo, vale a pena trocar um atributo de determinação mais alto de um jovem por uma mentalidade mais profissional.
      5.5) Qual a melhor opção de tutoria?
      Foi realizado um experimento no Football Manager 2016 e checado nas versões seguintes para ver se o jogo ainda se comportava anteriormente. Nesse experimento, foram criados, com a ajuda do Editor de Tempo Real, três jogadores de mesma posição e idade. Além disso, dois jogadores mais velhos do clube foram editados para terem a personalidade Cidadão Modelo, com todos os atributos escondidos com valor 20, incluindo, obviamente, o Profissionalismo e alguns MPJs. Sendo assim, dos três jovens, um foi deixado sem ser tutorado (Jogador 1), outro com a primeira opção do Item 5.3 (Jogador 2) e outro com a segunda opção do item 5.3 (Jogador 3).
      O desenvolvimento dos jogadores foram avaliados em seis áreas: Capacidade Atual (CA), MPJs, atributos técnicos, atributos mentais, atributos físicos e atributos escondidos.
      Após seis meses, o progresso dos jogadores, apenas observando os números foi: 

      Já graficamente temos:

      Mesmo estando longe de ser estatisticamente conclusivo, podemos ver que a diferença mais espetacular pode ser vista no desenvolvimento dos atributos escondidos. O desenvolvimento regular, como esperado, é bastante similar em quase todas as áreas, porém, para o jogador 3, houve um aumento de cerca de um ou dois pontos para cada atributo escondido. O jogador 2 apenas ganhou um ponto de Profissionalismo do seu tutor, mas parou por aí. Também pudemos observar o aumento do atributo Determinação para o Jogador 3, mas por enquanto, nenhum jogador aprendeu um MPJ até o momento. Por isso, o experimento seguiu por mais seis meses de save.
      Numericamente, o progresso foi assim:
       
      Já graficamente tivemos:

       Uma temporada completa simulada acabou nos dando um pouco mais de informação. Em termos do desenvolvimento de um jogador, é seguro concluir que é extremamente benéfico tutorar um jogador. Mesmo que o jogador que não foi tutorado tenha evoluído por contra própria, seus colegas evoluíram muito mais do que ele. Obviamente que a evolução espetacular da personalidade do jogador 3 parece ter diminuído a aceleração do seu ganho de CA, mas em termos gerais, os jogadores 2 e 3 tiveram curvas de desenvolvimento bem melhores.
      Agora, se formos avaliar apenas as opções de tutoria, fica mais difícil responder quem é melhor ou pior. Por isso, observe o gráfico a seguir:

       No fim das contas, se resume mais ao que você deseja melhorar e desenvolver em seu jogador. O jogador 2 demonstra um progresso mensurável, onde você bate o olho e vê que ele claramente é um jogador melhor e fazendo com que ele tenha se tornado mais útil num futuro mais próximo. Enquanto isso, o jogador 3 teve um desenvolvimento voltado para sua personalidade, aumentando bastante seus valores para o atributo Profissionalismo, o que lhe beneficiará melhor no longo-prazo. Isso pode até um desenvolvimento inicial mais lento, mas é melhor para o jogador, caso você tenha tempo para trabalha-lo.
      Por isso, pode-se concluir que se você precisa imediatamente de um melhora técnica em um jogador, para usá-lo no seu time principal, a primeira opção do item 5.3 é o melhor caminho, mas se você está fazendo um trabalho mais lento ou então, tem tempo e não tem necessidade imediata para aquele jogador, opte pela segunda opção do item 5.3 e depois trabalhe a parte técnica com uma nova tutoria usando a outra opção.
      6)      Tempo de jogo
      Para encerrar essa bíblia do desenvolvimento de jovens jogadores, chegamos ao último dos fatores que irão lhe ajudar a desenvolver mais jogadores de qualidade. Tudo que foi visto anteriormente é a parte fácil de todo o trabalho com os jovens, já que integrá-los ao seu time principal é o que mais importa. Times como Manchester City, Chelsea, Real Madrid e ironicamente, o Barcelona atual preferem contratar talentos globais que se destacam em competições juniores, contudo, numa visão correta, o desenvolvimento de jogadores não deve ser baseado em títulos e sim na preparação desses jogadores para o futebol profissional e se observamos esses elencos, é difícil encontrar jogadores da base, que subiram nos últimos dois ou três anos, como peças fundamentais no elenco desses clubes.
      Sendo assim, iremos avaliar mais de perto a influência que o tempo de jogo possui nos jovens jogadores no Football Manager. Assim como para avaliar os efeitos da tutoria, nesse caso, também foi realizado um experimento no Football Manager 2016 e que foi checado nas versões seguintes para ver se as coisas continuavam da mesma forma.
      Foram criados cinco jovens iguais com a ajuda do Editor de tempo Real. Ambos tem idades similiares e jogam na mesma posição. Todos os atributos, incluindo os escondidos, ficaram com o valor de 10. Um desses jogadores (Jogador 1) atuará todas as semanas no time principal, outro (Jogador 2) atuará no time sub-21\reservas, dois (Jogador 3 e 4) irão ficar no sub-19, enquanto o último (Jogador 5) irá ser emprestado para um clube afiliado. Todos os jogadores, exceto um dos sub-19 (Jogador 4) terão contratos profissionais. Todos os jogadores tem 16 anos de idade e o experimento foi realizado durante seis meses (em termos de FM, obviamente).
      Assim como no experimento anterior, certas áreas do desenvolvimento foram observadas, mas ao contrário dos seis itens, serão apenas quatro:
      Capacidade Atual (CA); Atributos técnicos; Atributos mentais; Atributos físicos;  O progresso dos jogadores, em termos numéricos, foi o seguinte:

      Graficamente, temos a seguinte comparação:
       
       Era de se esperar que o Jogador 1 tivesse a melhor progressão. Essa asserção é verdadeira se observamos apenas a CA, mas em termos de atributos, os outros desenvolverão tão bem quanto ou melhor, em alguns casos. Com todos os outros fatores necessários para o desenvolvimento sendo iguais, pode se julgar que o tempo de jogo não é tão importante assim. O jogador atuando pelo time sub-21\reservas se desenvolveu tão bem quanto, enquanto os que ficaram no sub-19, ficaram um pouco atrás, mas mesmo assim, nada tão gritante. O pior jogador foi o que foi emprestado, isso ocorre pois ele estava em um clube com infraestrutura inferior, então faz sentido que ele não tenha se desenvolvido como os outros quatro.
      Como a primeira observação foi meio que inconclusiva a respeito do tempo de jogo, um mergulho nas informações era necessário. O fator lógico a se olhar seria a quantidade de partida que cada um jogou em diversos níveis. Assim, temos a tabela abaixo:

      Graficamente, a influência do tempo de jogo é a seguinte:

      Após essa consideração, certas conclusões, mesmo com que alguma cautela, podem ser feitas. Estar atuando na equipe principal é realmente um fator para o desenvolvimento da CA de um jogador, já que o Jogador 1 se desenvolveu muito melhor nesse sentido. Os resultados do jogador 5 indicam que as infraestruturas também tem um grande impacto, já que mesmo jogando mais, ele foi o que menos desenvolveu.
      Por outro lado, podemos observar que o nível do futebol praticado não é importante, já que os jovens jogadores evoluíram quase tão bem quanto quem estava jogando no time principal, o importante é que eles estejam atuando regularmente. O progresso mais estável foi realizado pelos jogadores que mesclaram partidas pelos times júniores, reserva e time principal. Portanto, já que jogadores emprestados podem perder tempo importante no desenvolvimento, talvez seja melhor reconsiderar sua política de empréstimos.
      Mas se mesmo assim, você quer realizar uma política assim para desenvolver seus jogadores, procure times que tenham boas infraestruturas e se seu time tem algum time B atuando em ligas competitivas, como os times B da Alemanha e da Espanha, talvez seja melhor deixar esses jogadores por lá.
      Com essa última informação, encerramos esse conteúdo vasto e dedicado ao desenvolvimento de jogadores do FM, com diversas dicas e um caminho certamente certeiro para você ter sua própria linha de produção de talentos, tal qual La Masia ou os Meninos da Vila.
       
      Conteúdo traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Fonte: Série Emulating La Masia do site Strikerless, combinado com conteúdos da série Engenharia de Base. As screenshots presentes são do autor e as outras imagens são traduções ou adaptações do conteúdo postado na série Emulating La Masia.
      Banner: @_Matheus_
      P.S: Em breve devo disponibilizar um arquivo PDF melhor formatado para quem desejar salvar e manter em seu computador.
      P.P.S: O conteúdo é extenso e foi feito no Word, portanto, pode ter ficado alguma falha de formatação ou até mesmo outros tipos de erros, caso encontrem alguma coisa errada, é só informar que eu corrijo.
    • Clayton_Padula
      By Clayton_Padula
      SS' Kits - Tópico Oficial FManager
      Temporada 2018/19

      Por mais uma temporada, os kits SS' continuam sendo um dos estilos preferidos dos managers brasileiros, além de ter sido usado em alguns projetos por aqui. O objetivo do tópico é de divulgar os SS' à galera que costuma apenas utilizar outros estilos de kits, como os FC'12 e os FB', bem como dar enfoque às ligas de outros países e seleções.

      Observações:
      1.º: Desde já, peço o bom senso, tanto dos usuários novatos, quanto da galera mais experiente. Portanto, não serão permitidos:

      - Postar pedidos com o mesmo conteúdo em 2 tópicos diferentes, salvo no caso de o pedido ser de kits 2D e 3D, mas se o mesmo for em tópicos de kits 2D de estilos diferentes, uma das cópias será excluída, e o usuário advertido;
      - A mesma coisa se aplicará à pedidos sucessivos de kits de uma determinada liga. De modo à evitar flood's no tópico, enviem as URL's (links) das imagens (clicando no ícone de uma corrente, na parte de cima - vide imagem abaixo);
      2.º: Caso você tenha interesse em fazer kits de determinados países ou realizar a pesquisa (colecionar imagens das camisas e patrocinadores), registre-se no FM-View ou no Sortitoutsi (no caso de não ter feito), e envie mensagem no privado com o usuário hammer9, administrador do projeto.
      3.º: Pedidos de ligas em específico, façam-o nos fóruns citados no segundo item, e deverão também fornecer a pesquisa completa dos times do certame, ou seja, imagens das camisas + patrocinadores e fornecedora + escudo do clube;
      4.º: NÃO serão permitidos xingamentos, respostas atravessadas, críticas não-construtivas, confusões e spamming no tópico. Lembrem-se que tretas de longa data com usuários do fórum deverão ser resolvidas em outra(s) área(s).
      5.º: Divirtam-se.

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