Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brazylijska magia


Danut

Posts Recomendados

Venício e Franknelis 😂🤣😂🤣 

O pessoal que colocou esses nomes na db do jogo é criativo, eu nunca ouvi falar de alguém chamado assim.

Passam os anos e o FM segue com essa maldita mania dos times sofrerem apagões depois dos 80 minutos. Os 2 gols nos 10 minutos finais foram cruciais para a eliminação do Pogon 😕

Que venha a proxima temporada e ela seja menos dolorida que a atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tensa essa eliminação. Fico bem chateado com a forma que perdeu, tomando gols no fim do primeiro jogo. Mas tenhp fé, o time ta encaixado, com mais sorte, da pra sonhar com um mata-mata na UCL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Neynaocai said:

É difícil reclamar depois de uma campanha magistral na liga. E mesmo na Champions.

Mas o vacilo na Copa e este embate com o Leipzig marcaram a temporada.

E fica até difícil determinar o que fazer em seguida, afinal foram dois jogos ruins no ano todo.

Pois é, a campanha vinha sendo bastante boa. Mas acho que quando se for lembrar dessa temporada no futuro o que vai ficar não é a campanha na liga, nem os jogos da UCL - é a eliminação pro Cracovia e a eliminação para o Leipzig.

O ruim de jogar em uma liga pouco competitiva é que o ano do time é definido em poucos jogos. É o que acontece na vida real com algumas equipes também. O Bayern, por exemplo, se perde a UCL e a Copa da Alemanha, teve um ano ruim. Ninguém se importa se levaram outro título da Bundesliga). Mas fica aquela sensação de "joguei esse tempo todo só pra isso?". E aí ainda tem mais dois meses de jogos da liga só pra completar tabela depois, é bem frustrante.

É um risco que eu sabia que ia correr ao iniciar o save, mas que espero não repetir tão cedo. Não precisa ser campeão de tudo, mas também não precisa cair logo que a coisa começa a ficar séria.

 

6 hours ago, Besouro Azul said:

Venício e Franknelis 😂🤣😂🤣 

O pessoal que colocou esses nomes na db do jogo é criativo, eu nunca ouvi falar de alguém chamado assim.

Passam os anos e o FM segue com essa maldita mania dos times sofrerem apagões depois dos 80 minutos. Os 2 gols nos 10 minutos finais foram cruciais para a eliminação do Pogon 😕

Que venha a proxima temporada e ela seja menos dolorida que a atual.

Pelo menos os dois tem nomes originais, não é que nem "Careca" por exemplo que tem uns 50 newgen com o nome 😛

Essa questão do apagão acontece na vida real também, né. Mas é frustrante quando acontece com a nossa equipe. A gente tinha condições de voltar mais vivos para o segundo jogo, esses gols do final praticamente resolveram a classificação. Aí na volta ainda levamos outros dois, não teve jeito.

Felizmente essa temporada já acabou. Foi a mais frustrante do save.

 

4 hours ago, jeanslay said:

Tensa essa eliminação. Fico bem chateado com a forma que perdeu, tomando gols no fim do primeiro jogo. Mas tenhp fé, o time ta encaixado, com mais sorte, da pra sonhar com um mata-mata na UCL.

Fiquei chateado porque acho que tinha condições de passar. Mas os jogos com o Leipzig são sempre de muitos gols. Infelizmente dessa vez foi a favor deles.

Que venha a próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após perder várias atualizações, busquei a primeira depois do meu ultimo comentário e vi que você aceitou a expectativa mais baixa na champions para manter a equipe e a direção sobre controle, exatamente como eu faria, pois qualquer escolha diferente iria desencadear uma pressão maior. Achei interessante a liberação de Diego ao Santos sendo que percebeu melhor rendimento dos jovens no lugar do atleta nos jogos importantes.
Depois vi um rendimento monstruoso da equipe conseguindo um primeiro lugar nos 19 primeiros jogos, mas apesar a campanha maravilhosa, o Legia continuava sendo a pedra no sapato. Culpar o gramado do Legia pelas contusões é meio estranho, mas faz parte do futebol, rs. A regra do confronto direto parece que não tem relação com a melhor campanha, ruim na champions.
Na postagem seguinte vi como fator importante, além da final contra Legia anunciada e os belos confrontos que o levou a final contra o Mônaco, a lesão de Carlos Antônio. chato isso, mas parece que o FM não perdoa nesses casos, Sempre que precisamos dos melhores para jogos importantes, isso acontece.
Apesar do título nacional, o Legia mais uma vez mostrou superioridade dentro de campo e no jogo final da copa, as estatísticas deixaram isso bem claro e o título escapou. Na Europa League, parece que há ainda algo a ser melhorado para decepções como essa não ser repetida.

Depois mais uma vez, iniciando uma temporada, a expectativa continuava baixa e aceita por você. Repito, isso é inteligente, pois o mantem com o controle sobre tudo. Esse Tristan é promissor, heim! Mais uma vez o Champions e dessa vez, o grupo parece ainda pior, mais difícil.
Na sequência o que vi de mais importante é o fato do jogador Andradina querer dar apenas uns chutes em campos poloneses, mas acabar se aclimatando no futebol do país e resolver ficar. Sua história no futebol do país é bem interessante.

Bem, ma retomada da temporada, o Pogon parece ter tomado algum chá de super herói, pois o time arrebentou com os adversários poloneses, inclusive o Legia, exceto no confronto pela copa diante do Cracóvia, que jogo foi aquele? Estatísticas a favor, mas placar não. A campanha na Champions não foi de grande sucesso, mas também não foi decepcionante diante dos adversários complicados. A vitória contra o time espanhol por exemplo fora de casa por 4 a 2 mostrou um poder estratégico grandioso, belíssimo jogo.
Com isso, mais um título nacional confirmado, mas o Legia lá enchendo a paciência, eles são mesmo chatos. O problema é que na Liga Europa o time passeou contra o Dinamo, mas diante do Leipzig a equipe parece ter usado de salto alto, o que foi aquele primeiro jogo? A parte final do jogo parece ter mostrado alguma atitude de desatenção da equipe do Pogon. Parece que virou tradição sair muitos gols desse confronto. 
O domínio do país é fato, mas em âmbito internacional, uma melhoria parece necessária, isso mostra o nível do futebol polonês diante dos outros países europeus de ponta no que diz respeito aos clubes do continente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que frustrante esse jogo contra o Leipzig, ainda mais depois de ver o time cometer um crime contra o Barcelona e dar trabalho pro City também...

Mas por outro lado passou dos 100 pontos no Polonesão.

Eu também fiquei com muitos desses problemas de inscrição no Lens já que herdei um time que quase não tinha francês e estou aos poucos corrigindo isso haha. E ainda no Francês só pode 4 não-europeus, ainda bem que não tem essa regra aí na Polônia 🤣

Mas essa do goleiro foi de rachar hahahah.... além do Edi, parece que o "jeitinho" tá se infiltrando na Polônia também 🤣 , mas lá os caras não são tão bobos assim hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/16/2019 at 9:29 PM, Vannces said:

Após perder várias atualizações, busquei a primeira depois do meu ultimo comentário e vi que você aceitou a expectativa mais baixa na champions para manter a equipe e a direção sobre controle, exatamente como eu faria, pois qualquer escolha diferente iria desencadear uma pressão maior. Achei interessante a liberação de Diego ao Santos sendo que percebeu melhor rendimento dos jovens no lugar do atleta nos jogos importantes.
Depois vi um rendimento monstruoso da equipe conseguindo um primeiro lugar nos 19 primeiros jogos, mas apesar a campanha maravilhosa, o Legia continuava sendo a pedra no sapato. Culpar o gramado do Legia pelas contusões é meio estranho, mas faz parte do futebol, rs. A regra do confronto direto parece que não tem relação com a melhor campanha, ruim na champions.
Na postagem seguinte vi como fator importante, além da final contra Legia anunciada e os belos confrontos que o levou a final contra o Mônaco, a lesão de Carlos Antônio. chato isso, mas parece que o FM não perdoa nesses casos, Sempre que precisamos dos melhores para jogos importantes, isso acontece.
Apesar do título nacional, o Legia mais uma vez mostrou superioridade dentro de campo e no jogo final da copa, as estatísticas deixaram isso bem claro e o título escapou. Na Europa League, parece que há ainda algo a ser melhorado para decepções como essa não ser repetida.

Depois mais uma vez, iniciando uma temporada, a expectativa continuava baixa e aceita por você. Repito, isso é inteligente, pois o mantem com o controle sobre tudo. Esse Tristan é promissor, heim! Mais uma vez o Champions e dessa vez, o grupo parece ainda pior, mais difícil.
Na sequência o que vi de mais importante é o fato do jogador Andradina querer dar apenas uns chutes em campos poloneses, mas acabar se aclimatando no futebol do país e resolver ficar. Sua história no futebol do país é bem interessante.

Bem, ma retomada da temporada, o Pogon parece ter tomado algum chá de super herói, pois o time arrebentou com os adversários poloneses, inclusive o Legia, exceto no confronto pela copa diante do Cracóvia, que jogo foi aquele? Estatísticas a favor, mas placar não. A campanha na Champions não foi de grande sucesso, mas também não foi decepcionante diante dos adversários complicados. A vitória contra o time espanhol por exemplo fora de casa por 4 a 2 mostrou um poder estratégico grandioso, belíssimo jogo.
Com isso, mais um título nacional confirmado, mas o Legia lá enchendo a paciência, eles são mesmo chatos. O problema é que na Liga Europa o time passeou contra o Dinamo, mas diante do Leipzig a equipe parece ter usado de salto alto, o que foi aquele primeiro jogo? A parte final do jogo parece ter mostrado alguma atitude de desatenção da equipe do Pogon. Parece que virou tradição sair muitos gols desse confronto. 
O domínio do país é fato, mas em âmbito internacional, uma melhoria parece necessária, isso mostra o nível do futebol polonês diante dos outros países europeus de ponta no que diz respeito aos clubes do continente.

Rapaz, esse comentário tá quase maior do que os posts, rs.

Essa questão das expectativas eu sempre deixo no mais baixo. Sou muito pão-duro, nunca acontece de chegar no orçamento que o clube oferece, então prefiro jogar com as menores expectativas possíveis. Em um save de carreira até pode fazer sentido mudar isso (tipo o save que o @ggpofm tá fazendo), mas aqui é diferente. O foco do save é o crescimento do clube no longo prazo, não os resultados de uma temporada. E se for demitido, o save acaba. Prefiro evitar isso.

Não sei se foi mesmo o gramado do Legia o culpado, mas que é estranho ver três jogadores se machucarem sozinhos no mesmo jogo, é. Ainda mais que eu rodo muito minha equipe, então ninguém tem sobrecarga de jogos. Foi bem esquisito.

Falando em lesões, a do Carlos Antônio me ferrou bastante. Infelizmente é algo que pode acontecer né. Não só no FM, tá cheio de time que chegou em jogos importantes e teve que se virar sem a estrela. É uma droga, mas é a vida.

Definitivamente ainda temos o que melhorar. Não só perdemos a final da Copa naquele ano pro Legia, como no ano seguinte agora caímos bem antes contra o Cracovia. Pelo elenco que o Pogon tem, não dá pra aceitar isso. Ganhar a liga é bom, mas perder duas copas seguidas mostra que o clube precisa corrigir o rumo.

O Tristan Boulesteix é um dos melhores jogadores do clube já. Tem muito potencial. Se conseguir segurar por aqui, acho que vai nos ajudar demais.

Realmente dormimos no confronto com o Leipzig. Minha defesa só esqueceu que ainda tinha jogo nos minutos finais, não marcaram mais ninguém. Acabou custando a temporada.

Ainda estamos bem atrás dos maiores clubes europeus. Como tu sabe bem, a distância da liga polonesa pro resto é grande. Vão ser preciso várias temporadas ainda até o time entrar de vez na briga contra os gigantes. Se é que isso é possível. Não sei se é - mas vou descobrir, espero.

Valeu pelo comentário 🙂

 

3 hours ago, Lanko said:

Que frustrante esse jogo contra o Leipzig, ainda mais depois de ver o time cometer um crime contra o Barcelona e dar trabalho pro City também...

Mas por outro lado passou dos 100 pontos no Polonesão.

Eu também fiquei com muitos desses problemas de inscrição no Lens já que herdei um time que quase não tinha francês e estou aos poucos corrigindo isso haha. E ainda no Francês só pode 4 não-europeus, ainda bem que não tem essa regra aí na Polônia 🤣

Mas essa do goleiro foi de rachar hahahah.... além do Edi, parece que o "jeitinho" tá se infiltrando na Polônia também 🤣 , mas lá os caras não são tão bobos assim hahaha.

Pois é, foi bem chato o jogo. Perdi pra um time que odeio, com umas besteiras da defesa que não precisavam ter acontecido, e ainda por cima o jogo me acabou com o ano (já que já tinha sido eliminado na copa). Não quero repetir isso, não foi legal. Os 102 pontos no Polonesão (já havíamos passado dos 100, pois fizemos 101 antes) são uma boa marca, mas é pouco pra compensar a temporada.

Sobre a regra de inscrição, realmente, isso aí inviabilizaria o save. Aqui a inscrição é liberada. Mas há limite de quantos podem estar em campo, né. E é bem rígido, são apenas apenas dois. Esse é o maior desafio do save, gerir o limite de jogadores não europeus em campo. Por exemplo, as vezes o titular da posição é europeu, mas o reserva não. Aí o titular se lesiona, e o reserva é obrigado a jogar todos os jogos. Mas isso significa que todos os outros não europeus do time tem que revezar em uma vaga, e daí alguém pode ficar descontente por não jogar (ou o time mesmo ficar limitado em opções pra um jogo importante). Por outro lado, se tenho três jogadores pra posição (dois europeus) pra garantir em caso de lesão, fica mais complicado dar tempo de jogo suficiente para os três. É algo que é bem difícil de equilibrar - mas que adiciona graça ao save.

Quando escrevi o post e tive que explicar a história do goleiro eu só fiquei pensando "caralho, como é que tu pensou que isso ia dar certo? Olha que ideia imbecil". Mas na hora eu juro que parecia uma ideia muito boa, me senti um gênio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, Danut said:

Essa questão das expectativas eu sempre deixo no mais baixo. Sou muito pão-duro, nunca acontece de chegar no orçamento que o clube oferece, então prefiro jogar com as menores expectativas possíveis. Em um save de carreira até pode fazer sentido mudar isso (tipo o save que o @ggpofm tá fazendo), mas aqui é diferente. O foco do save é o crescimento do clube no longo prazo, não os resultados de uma temporada. E se for demitido, o save acaba. Prefiro evitar isso.

Também faço como você no save de clube. Não vejo sentido em colocar pressão adicional sobre a equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lBLn17YQs4DHDdoyc6KLq8n32Vs-WgfOHXhOAPoU

S08 E06 - Kurt bom, Kwietniewski ruim

Na última atualização vimos que o Pogon teve uma temporada ruim, apesar do recorde de pontos na liga. As eliminações na segunda rodada da Copa da Polônia e nas oitavas de final da Liga Europa indicam que há ainda trabalho a ser feito. Hoje vamos fechar a temporada com uma análise dos destaques do elenco, além de falar da participação de jogadores do Pogon no Sul-Americano sub-20.

 

Elenco

8HVLCokBKuf0V3t96BRgKBH8tD-NmMafez-yV03Q

Equipe do ano

Destaques positivos:

  • Luizão (cl. 7.43): No geral, a equipe do Pogon é extremamente jovem. Longe do poder financeiro dos grandes clubes e precisando formar jogadores no próprio clube para se adequar às regras de inscrição, nossa estratégia tem sido priorizar os garotos. Os poucos jogadores mais velhos do elenco - são apenas seis com mais de 24 anos - tem uma função bastante específica: eles jogam menos do que os companheiros, pois já não podem se desenvolver de maneira significativa, mas são as peças de que mais espero quando chegamos nos jogos mais importantes da temporada. Luizão é um caso de sucesso dessa política. Ele atuou pouco na temporada - apenas 20 jogos no total. Mas esteve em seis dos oito jogos da Champions League, e em todos os quatro da Liga Europa. Teve boas atuações em todos, dando estabilidade a nosso meio de campo. É exatamente o que esperava do jogador.

  • Sinan Kurt (cl. 7.59): Eu acho que Sinan Kurt é meu jogador favorito de todo o save. Seus atributos não são nada espetaculares. Ele é rápido e tem uma técnica razoável, mas está longe de ser um grande destaque a nível mundial. Seus atributos mentais são baixos até mesmo para a liga polonesa. Mesmo assim, o atleta tem apresentado números que são dignos de um Cristiano Ronaldo. Na Champions, foram três gols e sete assistências em oito jogos. Na Liga Europa, cinco assistências e um gol em três partidas. Em ambos, terminou com nota média 7,8. Curiosamente, seus números no campeonato polonês são bem mais modestos. Mesmo assim, quebrou o recorde de assistências em uma só temporada, com 20 assistências. A marca anterior era de 19 - e, aliás, também pertencia a ele.

  • Carlos Antônio (cl. 7.78): Haverá um ano em que Carlos Antônio não estará na lista dos três melhores jogadores da temporada. Quando esse ano chegar, o mundo certamente estará muito diferente. Por enquanto, simplesmente não é possível deixar o garoto de fora. Com nove gols e duas assistências, Carlos Antônio foi vice-artilheiro da Liga dos Campeões, mesmo jogando apenas até a fase de grupos. Na Liga Europa, marcou seis gols (e deu uma assistência) em três confrontos - sendo que em um dos três jogos atuou por apenas 10 minutos. Mesmo no campeonato polonês, onde teve números mais baixos, participou de mais de um gol por partida. Com tudo isso, não é surpresa que o jogador tenha quebrado o recorde de classificação média do clube, que pertencia a Sinan Kurt. Se não fosse sua lesão no começo da eliminatória com o Leipzig, a temporada poderia ter sido diferente.

Destaques negativos:

  • Seco Encada (cl. 6.97): É muito difícil que jogadores meus fiquem com nota média abaixo de sete, já que os jogos da liga nacional tratam de elevar essa média. Seco Encada conseguiu essa façanha mesmo tendo atuado em apenas dois jogos internacionais. Um dos pilares de estabilidade da equipe em outras temporadas, o atleta teve toda sorte de dificuldades contra os fracos adversários da liga local, e jogou ainda pior quando entrou na Champions. Não sei bem explicar o que levou a isso, mas será preciso ficar de olho para ver se se repete.

  • Mikolaj Kwietniewski (cl. 7.36): Depois de temporadas disputando lado a lado com Sinan Kurt pela preferência dos torcedores, esse ano Kwietniewski esteve a quilômetros de distância do companheiro. Enquanto o alemão cresceu muito nos jogos importantes, o polonês se encolheu na hora H. Tendo entrado em quatro partidas da Liga dos Campeões, não fez qualquer gol ou assistência. Na Liga Europa jogou só uma partida, com uma assistência. Até na Copa da Polônia jogou mal, sendo um dos piores em campo no jogo da eliminação.

  • Gastón Cuevas (cl. 6.94): Segundo meus olheiros, Cuevas é um dos jogadores de mais potencial no elenco. Mas ele já está a três temporadas na Polônia (uma delas jogou emprestado ao Lech Poznan) e ainda não conseguiu mostrar a que veio. Esse ano fez apenas quatro partidas como titular, além de entrar em cinco outras. Até deu quatro assistências (e marcou um gol), mas fora isso praticamente não participou dos jogos. De todo nosso elenco, foi o atleta com menos impacto em campo.

 

Sul-Americano sub-20

Um dos meus objetivos no save é ter jogadores do Pogon representando a seleção brasileira. Já tivemos jogadores atuando na Copa América e nos Jogos Olímpicos. Dessa vez, nossos atletas foram para o Sul-Americano sub-20. Embora eu esteja trazendo o assunto apenas agora, a competição aconteceu em janeiro. Na época, três atletas do Pogon participaram: os laterais Tite e Sérgio Henrique, pela seleção brasileira, e o meia Gastón Cuevas, pela seleção Argentina. Muito embora a Argentina tenha levado o título, a participação de Cuevas acabou sendo encurtada por uma lesão logo no primeiro jogo. Já os atletas brasileiros merecem elogios: ambos entraram na seleção da competição. Sérgio Henrique ainda levou o prêmio de segundo melhor jogador.

MSLdBtQwg60g0n74vWJ-OqgxEWnAWx6KbrudUwl5

Além dos atletas que já estavam no Pogon, o torcedor polonês teve a oportunidade de observar três novos reforços do clube. Dois deles chegaram logo após a competição: Sandro Carrer e Venício Tomás - que também entrou na seleção da competição. Não fosse o bastante, o Pogon também já havia fechado contrato com outro jogador de destaque na competição: o zagueiro Fábio Gomes, de 17 anos, chegará na próxima janela de inverno.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Kurt bom, Kwietniewski ruim [atualizado em 18.10]

A temporada teria sido boa se não fosse a eliminação para o Leipzig. E uma coisa que o Ney falou é verdade, foram apenas 2 jogos ruins, mas 2 jogos importantes.

Bom, faz parte. Mas o que planeja para a próxima temporada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, marciof89 said:

A temporada teria sido boa se não fosse a eliminação para o Leipzig. E uma coisa que o Ney falou é verdade, foram apenas 2 jogos ruins, mas 2 jogos importantes.

Bom, faz parte. Mas o que planeja para a próxima temporada?

Sim, foram só dois jogos ruins, mas esse é o problema de jogar em um campeonato onde a liga tá decidida antes de começar, né? Só sobra a disputa das competições eliminatórias, e elas são decididas por um jogo.

Quanto à temporada ser boa, acho que o fator principal foi a eliminação cedo na copa. Se garantisse o título doméstico estaria bem tranquilo com a campanha da UEL. Tipo, seria bom passar do Leipzig, mas não era obrigação. Ganhar a copa era. Não cair na segunda fase pro rival mais fraco, mais ainda.

Sobre o planejamento, pode parecer um tanto estranho considerando que acabei de dizer que tivemos uma temporada ruim, mas o plano é... não mudar muita coisa. Acho que tenho um bom elenco em mãos, não vejo muitas peças que podem ser melhoradas nesse momento. O que tem a melhorar é o desenvolvimento natural dos garotos do time, meu desafio é segurar eles. De fora dificilmente vai chegar alguém novo no clube que possa ter impacto imediato e que caiba dentro do orçamento e das diretrizes do save.

Além disso, eu gastei 45 milhões em contratações na última temporada, e isso pesou nos cofres do clube. Não tenho detalhado as finanças por aqui, mas basicamente fechamos a temporada com leve prejuízo normalmente, por volta de 5-10 milhões de euros. O que compensa é que ganhamos mais vendendo jogadores. Mas daí nesse último ano gastei 45 milhões a mais do que ganhei em transferências. Até amortizei um pouquinho vendendo cláusulas de transferências anteriores, mas ainda deu uns 40 milhões de prejuízo na temporada. O time ainda tem uns 40 milhões em caixa, não tá mal, mas não dá pra ficar repetindo esse nível de gasto todo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Chegou na época do save em que dominar o país não basta mais, tem que ir mais na Europa. Mas essa é a vida nesse tipo de save e tem que se acostumar com essa dura e triste realidade do Pogon. Pode fazer 200 pontos em casa, conquistar todos os títulos, mas ainda virão traulitadas na Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q ideia de manter a base do elenco um ponto importante pra tornar o caminho na Europa mais tranquilo. Ainda mais se olharmos que o elenco fica mais experiente a cada dia, e isso pode influenciar nos jogos mais duros. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/19/2019 at 9:30 PM, Henrique M. said:

Chegou na época do save em que dominar o país não basta mais, tem que ir mais na Europa. Mas essa é a vida nesse tipo de save e tem que se acostumar com essa dura e triste realidade do Pogon. Pode fazer 200 pontos em casa, conquistar todos os títulos, mas ainda virão traulitadas na Europa.

O problema é que nem dominar o país não estamos dominando né? Na liga sim, mas já são dois anos sem título da Copa. Não diria que temos obrigação de ir mais longe do que fomos na Europa - nesse momento acho que o time tem condições de ir mais longe, mas ainda não obrigação. O que temos obrigação é vencer as competições domésticas, isso que faltou.

Mas concordo que logo mais o save vai ser basicamente a disputa das competições europeias. É algo que eu já esperava ao começar o save né. Mas não sei bem o nível de dificuldade disso, é algo que vou descobrir no caminho.

 

On 10/20/2019 at 8:38 PM, Lanko said:

Pogon fazendo a rapa nas camadas de baixo sul-americanas hahaha.

Tá certo, tem que aliciar mesmo!

Epa epa, essa acusação aí é falsa. Só buscamos jogadores no Brasil, os outros países da América do Sul estão a salvo 😛 Inclusive já deixei de contratar jogadores que pareciam bastante promissores porque eles eram argentinos.

Mas sim, estamos pegando todo mundo que dá nos clubes brasileiros. Acho que é a única forma de montar uma equipe competitiva no nível internacional (mantendo a filosofia de priorizar os brasileiros - sem ela seria mais fácil).

 

15 hours ago, jeanslay said:

Acho q ideia de manter a base do elenco um ponto importante pra tornar o caminho na Europa mais tranquilo. Ainda mais se olharmos que o elenco fica mais experiente a cada dia, e isso pode influenciar nos jogos mais duros.

Pois é, eu acho que tenho jogadores bastante interessantes no clube já. E quase todos ainda muito novos. Então quero ver até onde são capazes de ir. Parafraseando o FM, se o jogador certo estiver disponível podemos avançar com uma proposta. Mas no geral estou feliz com o time que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Henrique, o domínio no país já não é satisfatório, por outro lado, por mais que a equipe esteja jogando bem, na competição internacional o time sofre com a qualidade dos adversários. Por você não demonstrar querer mudar muita coisa, o que fazer para ir mais longe com o time em gramados internacionais? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Rapaz, o Pogon está em uma fase de dilemas. Houve o investimento no elenco e, contrariando as expectativas, o clube terminou apenas com a Ekstraklasa. Curioso que nesse mesmo período chegou à final da Liga Europa, onde um título teria mudado totalmente a avaliação do período. 

Como estamos falando de um elenco jovem que já mostrou que pode fazer bonito na Europa, acredito que esta temporada deve trazer boas notícias para a equipe, quem sabe uma vaga na segunda fase da UCL.

Boa sorte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Kurt bom, Kwietniewski ruim [atualizado em 18.10] - arquivar 18/12

rRgsuqNi9ajs6-6VWPHBAzNJY-kplnHcN0esF8Ya

S09 E01 -  Troca de diretor

Olá pessoal, hoje vamos dar início à nona temporada do save. Até aqui, o Pogon tem se mostrado extremamente dominante na liga, ganhando ela em todos os anos do save. Mas esse domínio não se repete nas demais competições. Mesmo na copa nacional o clube tem apenas três títulos em oito disputas.

 

Expectativas

vCDzN5UoG-gaX3nMC_pdnZ_EpTvOdlZKsaK7wj5S

No âmbito interno, a expectativa continua sendo vencer tudo. Concordo com a diretoria nesse aspecto. Dois anos sem vencer a copa já é tempo demais, e é hora do Pogon fazer a dobradinha novamente. Por outro lado, discordo da diretoria sobre a expectativa internacional. Acho que alcançar a fase eliminatória da UCL não é algo que pode ser considerado o mínimo aceitável para o Pogon, considerando o tamanho dos adversários que encontramos na fase de grupos. Acho que uma classificação para a Liga Europa estaria dentro do razoável. Em todo caso, foi essa a meta traçada pela diretoria, então só cabe ao treinador tentar chegar lá.

Outro ponto que me chamou a atenção é a drástica redução nos orçamentos. Eu sempre acho que as diretorias no FM são muito ruins em estimar adequadamente o tamanho do orçamento para o clube. Nos últimos dois anos, minha diretoria liberou valores extremamente altos para salários e transferências - ultrapassamos a marca de 100 milhões de euros -, ignorando que o clube só tinha muito dinheiro em caixa porque estava lucrando com as vendas. O Pogon simplesmente não tem condições de manter gastos nesse nível. 

Mesmo sabendo disso, acabei abrindo a mão e gastando cerca de 70 milhões de euros na temporada que passou. O resultado é que nosso caixa diminuiu bastante, e agora a diretoria liberou apenas metade do valor - 50 milhões de euros, somando salários e transferências.

 

Staff

Não costumo falar muito sobre as mudanças efetuadas no pessoal extracampo, pois de modo geral essa é a parte mais sem graça do FM. Esse ano, porém, o clube teve uma mudança que vale a pena detalhar: a troca do diretor de futebol. Quando comecei o save, eu tinha em mente que todas as contratações seriam feitas por mim. Afinal, uma boa atuação no mercado é fundamental para transformar o clube em uma espécie de representante brasileiro na Polônia, e isso certamente não cabe dentro da IA do jogo. Acontece que o Pogon já tinha um diretor de futebol quando cheguei. Maciej Stolarczyk não impressionava muito, mas também não queria deixar ele sem nada para fazer. Optei então por permitir que ele também fizesse propostas por jogadores, ficando a meu cargo a parte contratual e de finalização do negócio.

Para minha surpresa, essa parceria entre diretor e treinador funcionou, e muito bem. Claro que de vez em muito quando ele fazia algumas propostas absurdas que eu tinha que bloquear. Mas, ao mesmo tempo, Stolarczyk foi responsável por encontrar diversos atletas que se tornaram importante para o clube, como o atacante brasileiro Sandro Lima e, mais recentemente, o goleiro Cristiano Martins. Mesmo com atributos bastante baixos, o diretor teve uma taxa de acertos enorme. Foram onze contratados para o clube. Desses, oito foram jogadores excelentes, titulares importantes em nossa caminhada até aqui. Dois foram jogadores razoáveis, que tiveram seu papel como reservas. E apenas um realmente não teve qualquer impacto - sendo que esse um foi contratado de graça como aposta no estilo "vai que dá em algo". Não quero alongar demais o post, mas se alguém se interessar fiz uma listagem de todos os contratados pelo diretor em uma resposta ao jeanslay algum tempo atrás.

Apesar do enorme sucesso de Stolarczyk nas contratações durante o save, percebi que nas últimas duas temporadas a coisa foi mais complicada. De um lado, ele continuava a fazer propostas por jogadores de outros clubes poloneses - atletas que teriam ajudado o Pogon algumas temporadas atrás, mas que já não tinham qualidade para acompanhar nosso momento atual. De outro, procurava atletas já estabelecidos em times médios ou grandes das principais ligas europeias. Boa parte deles certamente tinham qualidade técnica para ajudar o Pogon, mas os salários pedidos eram totalmente fora da realidade polonesa.

No fim das contas, Stolarczyk foi vítima do sucesso que ele mesmo ajudou o clube a conquistar. Estava claro que o diretor não soube se adaptar às necessidades atuais do Pogon. Depois de duas temporadas bloqueando todas as negociações que ele iniciou, decidi que era hora de mudar as coisas. Não renovei seu contrato. Para o lugar, contratei o brasileiro Felipe Faro, que estava trabalhando no Figueirense. Faro tem atributos bem melhores do que Stolarczyk, então espero que possa ajudar o Pogon a dar o próximo passo - muito embora seja difícil que algum outro diretor repita a taxa de sucesso da parceria de Cristiano Brasília com Maciej Stolarczyk.

 

Transferências

zXdkpfQk2yEedDiehYew9BapYm6gLbdWeXO9-vKS

Minha intenção para essa temporada era não fazer grandes movimentações no elenco. Primeiro, porque acho que o time tem um bom nível, e desenvolver os jovens trará mais resultados do que contratar muitas caras novas. Além disso, o dinheiro estava relativamente curto no início da janela. Essa situação acabou mudando com a venda recorde de Carlos Cardoso, deixando o clube com grande lucro. A outra boa notícia é que não perdemos nenhum jogador considerado fundamental no clube, apesar do assédio dos gigantes europeus.

Encerrei a janela com 29 jogadores no elenco, um número alto. Eu gostaria de ter emprestado mais uns dois ou três jogadores para outros clubes poloneses, mas não houve interessados. Dos 29 jogadores, 15 são brasileiros. Além de ser o maior número de brasileiros que já tive no save em termos absolutos, é também a primeira vez que passamos de metade do elenco oriundo do país.

 

Goleiros

AxkNgfFna1_bXnxj8J3EIKDHWVSdVIoEubRQ5_UY

Continuamos com Cristiano Martins e Daniel Fuzato. O goleiro português assinou novo contrato até 2030 – em troca, quase dobrou seu salário.

 

Laterais direitos

MuCuNeTNwid4m-XIZvHm8iwcYfD-JmVtH5kOA8kF

Boulesteix convenceu durante a última temporada e será o titular. Sérgio Henrique, por outro lado, começa a dar sinais de que pode não atingir o potencial esperado. Ainda assim, terá tempo para mostrar o que sabe. Kudela está apenas como opção de cobertura, já que Sérgio Henrique não é cidadão europeu.

 

Laterais esquerdos

E4U3zu8l300opadpbI3wTHSgtt6tNk2C0J9AJguP

Cajú e Tite continuam como principais opções. Tite tem se desenvolvido bem, mas não possui cidadania europeia. Por conta disso, subi também um garoto da base que irá complementar o grupo.

 

Zagueiros

OF78M1mif-XBx5r9WnjYdfEzz_HepiZk_baqfv_0

O miolo de zaga foi onde ocorreram as principais mudanças. Abrimos a janela confirmando a contratação de Elézio. O garoto da base do Internacional já havia sido negociado com o Pogon há mais de uma temporada, mas só agora chegou aos 18 anos. Vale destacar que Elézio é cidadão alemão, o que me facilita bastante a vida. Sua chegada resultou na venda de Kaíque Rocha. O zagueiro de 23 anos cumpria uma importante função de reserva com cidadania europeia, mas não tinha potencial para chegar ao posto de titular. Como essa função pode ser ocupada por Elézio, que tem muito mais potencial, Kaíque acabou sem espaço. Contratado por 775 mil euros em 2020, Kaíque fez apenas 59 jogos em duas temporadas no clube (passou três outras emprestado), mas foi vendido com um bom lucro ao Cruzeiro - o clube brasileiro pagou 3 milhões de euros pelo atleta.

A alteração na reserva era a única mudança que eu pretendia fazer na defesa, já que estava satisfeito com as opções principais. Meu novo diretor de futebol, porém, parecia convencido de que a equipe precisava de mais um nome por ali, e fez uma oferta por Tomas Román. Inicialmente a transferência acabou sendo cancelada na fase de negociação contratual, pois o espanhol pediu mais de um milhão de euros anuais e eu achei o valor excessivo. Algumas semanas depois, porém, meu diretor voltou a tentar a contratação. Dessa vez o atleta aceitou baixar a pedida salarial para 700 mil euros, o que considerei razoável. Além disso, Carlos Cardoso vinha sofrendo grande assédio dos clubes alemães e estava brigando para deixar o clube.

Enxerguei então a oportunidade de fazer uma ótima troca. Como que simbolizando o fim da era Maciej Stolarczyk e o início da era Felipe Faro, vendi um dos últimos contratados pelo antigo diretor por 63 milhões de euros, substituindo o atleta pela recomendação do novo diretor - que chegou por 17 milhões. Um negócio que já valeria a pena só pelos valores envolvidos, mesmo que a qualidade da defesa caísse um pouco. Mas olhando bem a comparação entre os jogadores, desconfio que até saímos ganhando. O jogo avalia Carlos Cardoso como um pouco melhor do que Román. Só que eu vinha notando que o maior problema defensivo do Pogon era a falta de imposição física - justamente a área em que Román é bastante superior. E ainda por cima o atleta é dois anos mais novo, pelo que ainda pode se desenvolver mais.

 

Meio-campistas

L91GGY-N5Ezud6-9MJlnF-3sxHMLyvEz1XR55ulK

Seco Encada me decepcionou bastante na última temporada, mostrando-se muito pouco confiável na saída de jogo. Considerando que só tinha mais um ano de contrato, resolvi me livrar do jogador, colocando ele na lista de transferências. Os 10 milhões pagos pelo Lokomotiw Moscou estão abaixo do valor do atleta, mas são o que deu para ganhar nestas circunstâncias. Para seu lugar sonhei com a contratação de Gilles Bamba, um francês de ótima qualidade. Mas o Gladbach se atravessou no último minuto e ferrou nosso negócio – o atleta vai ganhar mais de 3 milhões de euros anuais na Alemanha, um valor que não podemos competir. A solução foi procurar alguém mais novo e menos badalado. Assim, cheguei até o suíço Xavier Fernandes. O antigo homem do Basel se destaca pela qualidade técnica, mas deixa um pouco a desejar na marcação e no jogo de equipe. Em todo caso, tem ainda bastante potencial.

 

Meias avançados

A4g4x-zLq98xOOlcU9rRGIpJxWKh6ZL1yRjDkmCt

Gastón Cuevas partiu para o Sevilla por 1,3 milhão de euros. É um valor ridículo para um jogador de enorme potencial, mas a verdade é que ele nunca conseguiu jogar nada do que promete por aqui. Mantive 30% da próxima transferência, então ao menos ainda temos receitas em potencial, caso o jogador finalmente comece a jogar o que se espera dele.

Mesmo com a saída, a posição continua um tanto inchada. Alemão, Terol e André são todos de excelente qualidade, e só um pode jogar por vez. 

 

Pontas direitos

9IzQgYSrh1R02NOkKBePHw3mGQ5ctfqtvn6cp_4X

Rodrigo Conceição deixa o clube após duas temporadas. Na primeira o atleta até jogou bem, mas se lesionou demais, deixando o clube na mão em momentos importantes. No segundo ano continuou com as lesões, mas além disso passou a jogar muito mal. Ao menos rendeu uma boa grana ao clube (contratado por 675 mil euros e vendido ao Real Sociedad por 5,5 milhões).

Na hora de contratar alguém para seu lugar, tive alguma dificuldade. Cheguei a considerar a contratação de alguém de mais qualidade, para ser estrela da equipe. Mas isso significaria gastar boa parte do orçamento de salários em um jogador não brasileiro (não encontrei nenhum brasileiro de qualidade dentro da realidade salarial do Pogon), o que eu não gostaria de fazer. Além disso, ficaria com Jozwiak e Venício Tomás um tanto sem espaço, e eles não são jogadores ruins que mereçam ficar só no banco. No fim das contas, a opção foi por contratar mais um jogador de nível mediano. Nikola Gavric tem apenas 19 anos, salário baixo e potencial para melhorar bastante. A ideia é que com três nomes razoáveis a posição possa sempre contar com alguém em bom momento de forma, compensando a falta de uma estrela.

 

Pontas esquerdos

E8x1wf7PXf5gQ9KZCrfQpL3xxHMGh5fYP_Y-YLcM

Continuamos com os mesmos três atletas que encerraram a última temporada. É importante acompanhar o desenvolvimento de Sandro Carrer de perto, pois Sinan Kurt já está ficando mais velho e logo mais deve sair da equipe.

 

Atacantes

W0yZprC_L6U8wQG_9kG1N0ONw8a5-PFI39sG00Zb

Roman Celustka foi vendido para o HSV por 3,9 milhões, pouco mais do que os 3,2 milhões que pagamos três temporadas atrás. O tcheco não era propriamente ruim, mas seu estilo de jogo mais físico não encaixou bem no ataque da equipe. Foram 79 jogos, 42 gols e 16 assistências. Quem também deixou o clube foi Franknellis, emprestado ao Piast Gliwice. Com Carlos Antônio e Anthony Silva achei que já estamos suficientemente bem servidos na posição. Se precisar, Venício Tomás também sabe jogar por ali.

 

Liga dos Campeões

yc3b0oxjct1rCj6nHaw9-XhAv7DrnZu4cGGY5y5d

O avanço esportivo do Pogon começa a dar frutos. Pela primeira vez, não tivemos que disputar a fase qualificatória da maior competição europeia. Além disso, iremos enfrentar uma equipe bastante fraca na fase de grupos, de modo que o terceiro lugar não deve ser difícil. O desafio vai ser cumprir com a expectativa da diretoria, de ficar entre os dois primeiros.

Embora não tenha tanta tradição assim na vida real, o Leverkusen é uma máquina no FM. Já são sete temporadas seguidas que o clube termina em uma das duas primeiras posições da Bundesliga, além de ter um título da UCL três temporadas atrás. O time acabou ficando de fora da última UCL (provavelmente por alguma punição da UEFA, pois se classificaram em campo), então agora devem estar com sangue no olho.

 

Notícias gerais

  • O lateral esquerdo Cajú fez sua estreia pela seleção polonesa. É o primeiro jogador brasileiro do Pogon a se naturalizar e chegar até a seleção local. Um sinal de que a influência do estilo brasileiro está ultrapassando as fronteiras do clube.
  • Carlos Antônio lidera a lista das casas de aposta para provável artilheiro da Liga dos Campeões. 
  • O atleta também ganhou o prêmio de melhor jogador das olimpíadas... do ano passado. Por algum motivo, o jogo está premiando os melhores da olimpíada duas vezes. Em todo caso, o atleta não deve ter ficado chateado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Troca de diretor [atualizado em 02.12]
On 10/27/2019 at 12:15 AM, Vannces said:

Concordo com o Henrique, o domínio no país já não é satisfatório, por outro lado, por mais que a equipe esteja jogando bem, na competição internacional o time sofre com a qualidade dos adversários. Por você não demonstrar querer mudar muita coisa, o que fazer para ir mais longe com o time em gramados internacionais? 

Dois meses depois, estou respondendo 😬

O domínio na liga é o mínimo mesmo. E pior que nem é domínio nacional propriamente dito, já que na Copa da Polônia estamos longe de ser força dominante. Quanto ao plano internacional nem se fala, tem muita distância ainda para os adversários. Mas estou confiante no elenco que temos. Acho que com um ou dois anos de desenvolvimento podemos surpreender. Por isso o plano é só manter as coisas como estão mesmo, e ter paciência.

(obs: postei atualização acima dessa resposta, avisando aqui pra tu não perder se abrir o tópico a partir desse post)

 

On 11/10/2019 at 1:04 PM, vinny_dp said:

Rapaz, o Pogon está em uma fase de dilemas. Houve o investimento no elenco e, contrariando as expectativas, o clube terminou apenas com a Ekstraklasa. Curioso que nesse mesmo período chegou à final da Liga Europa, onde um título teria mudado totalmente a avaliação do período. 

Como estamos falando de um elenco jovem que já mostrou que pode fazer bonito na Europa, acredito que esta temporada deve trazer boas notícias para a equipe, quem sabe uma vaga na segunda fase da UCL.

Boa sorte. 

Pois é, foi um período um tanto decepcionante em termos de títulos. Ao menos a copa nacional tinha que ter levado. A campanha na UEL foi muito boa, mas como terminou com o vice o que vai ficar pra história é que só ganhamos a liga. É o futebol né, um jogo e estaríamos aqui falando do sucesso internacional do clube, em vez disso estamos falando do relativo fracasso.

Espero que consiga mesmo essa vaga na UCL. Mas como dá para ver na atualização (postei acima desse post), pegamos dois adversários complicados. Não sei não.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas mudanças financeiras realmente nos pegam de surpresa, principalmente se não estivermos atentos. Outro ponto é que mesmo em crise financeira, as vezes parece que a diretoria ignora isso e libera dinheiro que não tem.
Cuidado com o passado do Faro. Inclusive, quem sabe bem disso é o @thiago_cda. Traffic é com o TO Pereira.
Meu caramba, você pagou 500 mil pelo Carlos Cardoso?!?!

O novo diretor já chega mostrando resultado. Pogon vai muito bem obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, Neynaocai said:

Essas mudanças financeiras realmente nos pegam de surpresa, principalmente se não estivermos atentos. Outro ponto é que mesmo em crise financeira, as vezes parece que a diretoria ignora isso e libera dinheiro que não tem.
Cuidado com o passado do Faro. Inclusive, quem sabe bem disso é o @thiago_cda. Traffic é com o TO Pereira.
Meu caramba, você pagou 500 mil pelo Carlos Cardoso?!?!

O novo diretor já chega mostrando resultado. Pogon vai muito bem obrigado.

Pois é, a diretoria realmente não sabe bem lidar com o fluxo financeiro. Parecem certos administradores públicos brasileiros, que confundem receita extraordinária (uma venda que acontece uma vez) com despesa corrente (pagamento de salário todo mês). Pode até ser que feche a conta no primeiro ano, mas daí sobram mais quantos anos de pagamento de salário sem ter o que vender depois? Por enquanto o Pogon ainda está bem, mas só porque eu estou cuidando. Se fosse pela diretoria ia estar falido.

Vou tomar cuidado com o Faro sim, pode deixar, rs. Mas gostei de quem ele me indicou até aqui, acho que vai ser um bom diretor. 

Pois então, eu nem tinha lembrado disso. Mas sim. Foram até menos de 500 mil na real. Pra três anos depois vender por 63 milhões. É o tipo de negócio que meu antigo diretor de futebol encontrou. Uma pena que nos últimos anos não tenha dado mais certo, porque o cara foi o melhor diretor que já vi (parecia até que tava bugado e o jogo tratando ele como 20/20 em atributos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acha mesmo difícil cumprir o objetivo da diretoria com a fase de qualificação para o mata a mata da UCL? O Leverkusen é um adversário mais preparado? Curioso para saber o resultado desses confrontos.

Você falou que o Seco Encada te decepcionou e acredito que um atributo seja um dos motivos, o sem bola de é baixíssimo e isso dificulta o seu trabalho quando precisa estar apto a receber a bola e nesse caso, embora o trabalho em equipe de Xavier seja baixo, o sem bola (particularmente considero melhor atributo entre os dois) é de boa qualidade. Acho que poderá render bem sim, sem falar que é novo e com grande potencial mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Vannces said:

Acha mesmo difícil cumprir o objetivo da diretoria com a fase de qualificação para o mata a mata da UCL? O Leverkusen é um adversário mais preparado? Curioso para saber o resultado desses confrontos.

Você falou que o Seco Encada te decepcionou e acredito que um atributo seja um dos motivos, o sem bola de é baixíssimo e isso dificulta o seu trabalho quando precisa estar apto a receber a bola e nesse caso, embora o trabalho em equipe de Xavier seja baixo, o sem bola (particularmente considero melhor atributo entre os dois) é de boa qualidade. Acho que poderá render bem sim, sem falar que é novo e com grande potencial mesmo. 

Acho difícil. Não impossível, mas difícil - o Leverkusen é o segundo melhor time da Alemanha com folga, talvez até o melhor nos últimos anos. E a Bundesliga ainda é muito maior do que a liga polonesa né.

Olha, acho que faz bastante sentido isso que tu falou do Seco Encada. Na real eu achava que esse atributo não fazia tanta diferença para alguém como ele porque a posição não exige tanto em termos de movimentação quanto, por exemplo, um construtor mais avançado. Mas é bem possível que eu esteja subestimando a influência desse atributo. Considerando que ele foi mal nos últimos tempos, essa parece uma explicação razoável.

Quanto ao Xavier, eu não acho que ele vá ser nenhum grande craque. Mas é novo, barato e serve pra fechar nosso elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vWPiAPIlizPGBtE9_ePzPBCeSyoo46NcAZnFKvvd

S09 E02 - Um uruguaio do Brasil

Oi pessoal, hoje vamos abordar a história de mais um jogador a passar pelo Pogon Szczecin. No próximo post retomarei o FM.

-------------------------------------

 

Em um post anterior, vimos a história de Edi Andradina, o brasileiro que marcou época no Pogon Szczecin. O jogador de quem vamos falar hoje não é brasileiro, mas foi no Brasil que mais se destacou. Mais especificamente, no Brasil de Pelotas.

Roberto Claudio Milar Decuadra nasceu no Uruguai em 1974. Iniciou no mundo do futebol como promessa da base do Nacional, mas acabou não se consolidando. Teve breve passagem pelo Godoy Cruz, na Argentina, e então chegou ao futebol brasileiro. Como tantos jogadores do segundo escalão, construiu carreira pulando de uma equipe para outra. Entre 97 e 2003, jogou por Juventude, Caxias, Portuguesa Santista, Santa Cruz, Náutico, Matonense, Botafogo e EC Pelotas. No meio tempo, também atuou no futebol tunisiano (Club Africain), polonês (LKS Lodz) e israelense (Hapoel Kfar Saba).

Sua primeira passagem pelo futebol polonês, aliás, não foi muito bem sucedida. Os jogadores locais do Lodz não viam com bons olhos a contratação de estrangeiros. Em campo, Milar não recebia a bola dos companheiros. Também não permitiam que ele cobrasse faltas, mesmo sendo o melhor nos treinamentos.

 

Fui tratado muito mal. E não apenas eu. Os outros estrangeiros também. No vestiário, tínhamos que ficar separados, em algum canto. Até hoje eu não sei o que os jogadores que dominavam o vestiário do Lodz queriam.

 

Em 2004, o jogador assina pelo Brasil de Pelotas. Naquela época, a equipe pelotense se encontrava há sete temporadas na segunda divisão estadual, um dos piores períodos de sua história. A série negra se encerra justamente no ano de estreia de Milar - e muito por conta das atuações do atacante uruguaio. Com 33 gols em 38 jogos, Claudio Milar tornou-se o maior artilheiro de uma única edição da divisão de acesso do estadual gaúcho, levando o Brasil de Pelotas ao título da competição.

15PbXXFLdctPGp2y1bhwqudsnVzzTnXy4jcx8bFG

Nos anos seguintes, Milar se tornou um grande ídolo da torcida xavante, e um dos símbolos do futebol gaúcho como um todo. Sua comemoração típica, imitando o disparo de um arco, tornou-se conhecida por todos os que acompanham o futebol do estado. E não foram poucas as oportunidades para comemorar: Claudio Milar marcou 111 gols com a camisa do xavante, uma marca muito impressionante para um atleta longe dos clubes de elite.

Mas se é verdade que a história de Milar com o Brasil de Pelotas é bastante conhecida, há também uma parte de sua biografia que poucos se recordam. Entre 2004 e 2005, o atacante saiu por duas vezes do clube gaúcho.

 

Estamos em 20 de agosto de 2004. Recém promovido, o Pogon Szczecin não tem o melhor dos começos de campeonato, perdendo as duas primeiras partidas – a segunda, uma humilhante goleada por 4 a 0 diante do Gornik Zabrze. O jogo seguinte era contra o rival Lech Poznan. Uma situação nada fácil, especialmente porque as estrelas do clube estavam todas no departamento médico.

Em campo, o Lech Poznan domina os acontecimentos. Apesar disso, é o Pogon quem sai na frente, com um gol aos 33 minutos. Mas a felicidade dura pouco. Aos 37, o Lech Poznan empata. E tudo fica pior quatro minutos depois, quando o zagueiro do Pogon é expulso. O empate se mantém até o intervalo, mas parecia muito pouco provável que o Pogon conseguisse segurar o resultado por mais 45 minutos.

Na segunda etapa, o treinador do Pogon toma uma atitude arriscada, tirando um de seus volantes. Para o lugar, coloca um atacante que, três dias antes, ainda estava no Brasil. Claudio Milar chegou na Polônia na quarta-feira. Treinou uma única vez com a equipe na quinta. Foi liberado pela federação na sexta, uma hora antes do jogo. E agora, no minuto 58, entrava com a responsabilidade de ajudar uma equipe com dez homens a segurar o rival.

Sua entrada muda o jogo. De repente, o Lech Poznan começa a ter dificuldades na defesa. Aos 83 minutos, Claudio dribla os defensores do Lech de maneira desconcertante e rola a bola para Tomasz Parzy marcar o segundo do Pogon. Cinco minutos depois, é o próprio Claudio quem marca o terceiro. É verdade que o gol foi quase sem querer, com a bola mais batendo no jogador do que qualquer outra coisa. Mas não importava. O Pogon Szczecin com dez em campo vencia o rival por 3 a 1. Tudo isso graças à magia do atacante uruguaio, “amado pela torcida após 30 minutos”.

O gol de estreia de Claudio Milar pelo Pogon. Na parte inicial do vídeo aparecem outros gols que ele fez pelo clube.

 

 

Claudio não ficou conosco por muito tempo. Ele tem pouco mais de trinta jogos nas nossas cores, mas foi o suficiente para deixá-lo para sempre na minha memória – e sei que também de muitos outros torcedores. A estreia com o Lech? Eu tinha 11 anos, e lembro como se fosse hoje. Primeiro ajudou no gol de Parzy, depois ele mesmo marcou o 3 a 1. Essa é uma das lembranças mais bonitas que eu tenho como torcedor do Pogon. Inegavelmente, ele é um dos ídolos da minha infância. Quando soube de sua morte, eu realmente chorei. E isso não me acontece com frequência.

Mateusz Kasprzyk, jornalista polonês

 

Lembro-me muito bem dessa partida. Não se sabia o que esperar – e se Claudio jogaria. Ele chegou no aeroporto de Berlim um ou dois dias antes do jogo. […] Mas simplesmente fez um show em campo. Foi incrível. A facilidade com que passava por defensores como Pawel Wojtala [zagueiro da seleção polonesa]. Todos nós começamos a pensar que temos um deus do futebol em Szczecin. […] Foi um dos poucos jogadores estrangeiros a se interessar pelo Pogon depois de deixar o clube. Ele escrevia para saber como estavam as coisas em Szczecin.

Krzysztof Ufland, porta-voz do Pogon Szczecin

 

O restante do período de Claudio com o Pogon não chegou a igualar o sucesso estrondoso de sua estreia, mas não deixou de ser bastante positivo. Entre 2004 e 2005, fez 37 jogos pelo clube, com uma pausa para sua segunda passagem no Brasil de Pelotas. Marcou 13 gols e deu 5 assistências, incluindo um gol na fase eliminatória da Copa Intertoto de 2005, a última competição continental disputada pelo Pogon – e a única vez que a equipe venceu um jogo internacional.

GMhGV1HfUbT8UoqRyeoTpd-1bclbGdgdMDt0uF_V

 

Embora ele tenha jogado em Szczecin por apenas duas temporadas, ele era um personagem tão característico que provavelmente posso chamá-lo de lenda. Sim. Pessoalmente, acho que lenda não é o jogador que passa anos jogando por um mesmo clube, mas aquele que é memorável por um longo tempo. A alegria expressiva de Claudio a cada gol marcado é lembrada até hoje. Sei que muitos de vocês provavelmente dirão: ‘Claudio Milar, quem era esse Milar?’. No entanto, ele é lembrado em Szczecin.

Texto publicado pelo jornalista Patryk Idasiak em 2015 no site retrofutbol.pl

 

Todo mundo gostava dele. A equipe, os torcedores, os vizinhos. É uma pena que ele tenha deixado a Polônia.

Boguslaw Baniak, ex-treinador do Pogon Szczecin

 

Mas enquanto o treinador diz que todos gostavam de Milar, há que apresente versão um pouco diferente. Edi Andradina narra que sua relação com o uruguaio não foi muito positiva nos primeiros meses:

O começo não foi tão bom. Eu vim para Pogon alguns meses depois dele. Claudio já era uma estrela aqui, os fãs o amavam. Depois das minhas primeiras partidas, ele se sentiu um pouco ameaçado. Ele mantinha distância de mim. Um dia eu chamei ele para uma conversa e disse: ‘Claudio, vim aqui para ajudar. Eu não quero seu lugar. Prometo que, se nos respeitarmos, você vai marcar ainda mais gols, porque eu vou te dar assistências. Eu consigo’. A partir desse momento nós viramos amigos.

 

A parceria entre Edi Andradina e Claudio Milar resultou em diversos gols para o Pogon. Um deles pode ser conferido no vídeo.

 

O meia brasileiro também narra uma história curiosa envolvendo seu colega uruguaio:

As falhas dele? Claudio era um pouco preguiçoso. Ele não queria correr no frio. Certa vez, nos deram uns cintos para medir nosso esforço físico. O Claudio encontrou uma solução. A esposa dele era uma ótima corredora, então ele deu o cinto pra ela. Quando o treinador fez a passagem dos dados ficou indignado: ‘Claudio, você não consegue correr tão rápido!’ […] Mas ele era um homem muito sentimental e emotivo. Sempre me escrevia ou ligava, perguntava sobre o Pogon, desejava boa sorte.

 

Claudio Milar pisou nos gramados pela última vez em 15 de janeiro de 2009. O Brasil de Pelotas disputou amistoso contra o Santa Cruz-RS – vitória por 2 a 1, com direito a gol do atacante. Na volta daquele jogo, o ônibus do clube caiu de um barranco na rodovia. Claudio Milar e mais dois outros passageiros não resistiram ao acidente. Um final trágico para a história de um dos grandes jogadores do futebol gaúcho - e, como vimos, também do futebol polonês.

V9lw0nluV4i1be1qamq8zsKH4XFVf-kN125usa1Q

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Um uruguaio do Brasil [atualizado em 03.12]
4 hours ago, Neynaocai said:

Bacana. Uma história desconhecida do Milar, que era a essência Xavante em campo.

Pois é, como gaúcho eu sempre acompanhei o Milar jogando por aqui né. Foi uma coincidência muito grande ver que ele já jogou no Pogon. Isso acho que só quem é torcedor do Brasil de Pelotas mesmo sabia (inclusive vi uma reportagem do globoesporte que alegava que era comum ver gente no Bento Freitas com a camiseta do Pogon por causa do Milar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Brazylijska magia
  • Fujarra featured this tópico
  • Danut unfeatured this tópico
  • div locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
×
×
  • Criar Novo...