Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

É assim mesmo. Enaltecer os próprios pontos positivos, e tentar mascarar a todo custo os defeitos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apontaram muito que o problema do tatiquês era a falta de comunicação, e eu não discordo. Mas vejo essa turma que está entrando nas emissoras conseguindo analisar as situações com alguns termos básicos que são compreensíveis sem perder a comunicação e sem perder o que ele queria passar pro espectador.

Vejo muita gente elogiando o Renato Rodrigues da ESPN por isso. Ele aparece lá no Bate-Bola e, em cinco ou dez minutos, analisa um problema ou uma característica de uma equipe com alguns termos do tatiquês, mas sem perder a comunicação e o objetivo que ele queria chegar com a análise. O problema é que batem numa galera do Twitter que escreve pra uma bolha, sem precisar do cuidado de passar essa comunicação.

E outra: pegam no pé de termos que são bem compreensíveis só por pirraça dos nostálgicos, como entrelinha ou futebol reativo. Você entende esses termos com uma frase, bicho. Mauro Cézar é um que fica esperneando, comprou briga com os analistas uma vez por pura pirraça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
22 horas atrás, Lewiks disse:

[...] O Luxemburgo foi o primeiro cara que eu vi tentar a função de falso 9, o Ronaldinho jogou várias vezes assim no Flamengo. Aí depois veio nego chupar as bolas do Guardiola por fazer o mesmo com o Messi. [...]

Nego chupou as bolas do Guardiola porque o "falso 9" efetivamente FUNCIONOU com ele, né. O que aconteceu com o Luxa e o R10? Só porque o cara deu uma puta pardalzada lá atrás não quer dizer que ele tenha implementado porra nenhuma, me desculpa aí.

E esse tipo de "tentativa" do Vanderlei só explicita o que eu já falei aqui dele: é um cara que conhece MUITO de futebol, mas que não consegue mais implementar novas alternativas de jogo (filosofias atuais), e muito menos enfrentar equipes com esses estilos. O próprio Flamengo dele era um time coletivamente limitado, e que arrancava os resultados com bons rendimentos individuais das peças, não do todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leho. disse:

Nego chupou as bolas do Guardiola porque o "falso 9" efetivamente FUNCIONOU com ele, né. O que aconteceu com o Luxa e o R10? Só porque o cara deu uma puta pardalzada lá atrás não quer dizer que ele tenha implementado porra nenhuma, me desculpa aí.

E esse tipo de "tentativa" do Vanderlei só explicita o que eu já falei aqui dele: é um cara que conhece MUITO de futebol, mas que não consegue mais implementar novas alternativas de jogo (filosofias atuais), e muito menos enfrentar equipes com esses estilos. O próprio Flamengo dele era um time coletivamente limitado, e que arrancava os resultados com bons rendimentos individuais das peças, não do todo.

Mas aí tem uma diferença brutal entre o Messi voando com Xavi e Iniesta no meio e o Ronaldinho de ressaca, com Renato Abreu e Willians na meiuca neh... Usei o exemplo mais pra mostrar o que você disse, que o cara tem visão. 

Mas concordo com você ele possui a visão mas não consegue implementar no futebol de hoje... Por isso acho que um cargo diferente de técnico cairia bem.

Editado por Lewiks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pessoa que mais me irrita com o tatiques é de longe o técnico Roger (ex-Grêmio, Palmares e afins). Aquele ali falava difícil por gosto pra mostrar que era estudado. 

 

NAO TEM NECESSIDADE NENHUMA DISSO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2019 at 01:27, Lewiks disse:

Ronaldinho ficou 10 jogos sem receber parte dos salários por causa de tretas da Paty Parquinho e Patrocinadores... Coincidentemente ficamos os 10 jogos e sequência sem ganhar, terminamos o campeonato 10 pontos atrás do Corinthians campeão! 

Aquele campeonato era nosso, Ronaldinho e Thiago Neves jogando o fino. Isso pq o Ronaldinho era tretado com o Luxemburgo. O Luxemburgo era doido pra fuder com o Ronaldinho, mas o Ronaldinho malandro, ia pra noitada e voltava DIRETO pro treino, era o primeiro a chegar, chegava horas antes e ficava dormindo no vestiário HAhhaHahHahHaha.

O Luxemburgo foi o primeiro cara que eu vi tentar a função de falso 9, o Ronaldinho jogou várias vezes assim no Flamengo. Aí depois veio nego chupar as bolas do Guardiola por fazer o mesmo com o Messi.

PS: 2011 o Deivid perdeu gol perdeu gol pra caralho também... Ainda acho que se fosse o Souza Caverão (que chegou a ser especulado mas não voltou e naquele ano jogou pra caralho e salvou o Bahia do rebaixamento) ali na frente, R10 e Thiago Neves iam brincar de fazer gol com os pivôs dele. Sem contar que o verme do Renato Abreu matava nossa articulação do meio campo neh... A gente não podia usar ele de segundo volante pq o imbecil não sabia marcar e não podia usar ele de meia pq ele não sabia armar. Aí ficava sacrificando o R10 e TN no ataque pro paneleiro jogar.

O Ronaldinho já jogava como falso 9 no próprio Barcelona do Rijkaard que tinha aquele trio com o Giuly e o Eto'o. No segundo tempo era bastante normal o Eto'o cair pra ponta esquerda e o Ronaldinho ficar no meio. Usavam muito isso pro contra-ataque, pra aproveitar a velocidade do Eto'o pelo lado. Ele nunca começava jogando assim, mas essa movimentação em segundo tempo era muito comum. Ronaldinho ficava morcegando e andando de um lado pra outro na frente, ai quando o time saía pro contra-ataque ele descia e lançava os pontas. Claro, isso era mais por uma questão de não cansar o astro do time do que qualquer outra coisa, sem contar que ele praticamente não marcava. Mas ainda assim, acontecia já com o Rijkaard, mesmo que longe da complexidade do Guardiola.

O esquema ao meu ver não é o cara conseguir ter essa sacada, mas sim fazer ela dar certo num altíssimo nível de futebol. A mecânica de jogo do falso 9 com o Messi foi absurda, nada parecido aconteceu ao menos desde quando eu vejo futebol. Aquela maneira de jogar é única e esse ao meu ver é o grande mérito do Guardiola. Ele fez acontecer dentro de um sistema de jogo que tem uma forma que é bem complicada de executar, mas que quando acontece é difícil segurar.

Eu acredito que isso tenha acontecido várias vezes no passado, mas não com a força que aconteceu com o Messi. A função foi tão dominante que se viu uma necessidade de cunhar o tempo Falso Nove. E acho ela tão complexa que o cara precisa ser muito bom pra conseguir fazer. Tem que sacar de ocupação de espaços pra aparecer no vazio e não estar de costas, tem que ter bom domínio pra tabelar, ter uma visão de jogo grande, um ótimo passe e também requer um nível de concentração grande porque tu vira o centro do time, todas as bolas são carimbadas por ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de tatiquês, acho que é um diálogo pra quem tá afim. Futebol se consome de várias formas diferentes, acho que  não tem verdade absoluta em formas de consumir o esporte. O famoso cada um no seu quadrado. 

Mas acho legal quando uns caras que nem o Renato Rodrigues aparecem. Consegue tornar mais palatável um conhecimento que é bem complicadinho. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Diretor Geral

 

Pedrinho é uma grata surpresa em meio a tanto nego medíocre de comentário futebolístico. Gosto bastante quando ele fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

 

Pedrinho é uma grata surpresa em meio a tanto nego medíocre de comentário futebolístico. Gosto bastante quando ele fala.

Raro de ver um debate produtivo desse na TV brasileira... se o SporTV for esperto, aproveita bem essa dupla. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

 

Pedrinho é uma grata surpresa em meio a tanto nego medíocre de comentário futebolístico. Gosto bastante quando ele fala.

Muito bom. Quem dera tivesse mais debates de alto nível desses na televisão. A maioria é só show de humor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas coisas faladas ae neste vídeo são palavras ao vento e sem analisar o contexto das coisas. O que foi dito sobre preparação física sem levar em conta as mudanças dentro da ciência do esporte é no mínimo falta de responsabilidade. Na verdade falar isto é não perceber como o mundo mudou é no mínimo não analisar direito as coisas.

Em 17/01/2019 em 17:41, SilveiraGOD. disse:

O esquema ao meu ver não é o cara conseguir ter essa sacada, mas sim fazer ela dar certo num altíssimo nível de futebol.

772312327.jpg

 

🙂

Conseguiu fazer o falso nove dar certo na competição mais difícil do futebol.

 

Em 17/01/2019 em 00:01, Leho. disse:

Só porque o cara deu uma puta pardalzada lá atrás não quer dizer que ele tenha implementado porra nenhuma, me desculpa aí.

v.php?1:109745:6

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Lewiks disse:

Ele mesmo... jogava pra caralho mas era de vidro.

Lembro vagamente dele jogando, mas recordo que foi um talento subaproveitado em decorrência das reiteradas lesões.

Legal ver que tá conseguindo manter um bom nível como jornalista esportivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
4 hours ago, Leho. said:

 

Pedrinho é uma grata surpresa em meio a tanto nego medíocre de comentário futebolístico. Gosto bastante quando ele fala.

Só acho errado falarem que os treinadores portugueses foram para a academia. A maioria deles não tem diploma na área do Desporto como vivem dizendo por aí.

É um dos maiores produtores de literatura futebolística, é um dos países que realmente anda dominando o cenário de treinadores, mas, isso se dá porque houve um esforço, assim como na Itália para fornecer ferramentas para os treinadores evoluírem e aprenderem com aquilo que produzem em termos de literatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 hours ago, Aleef said:

v.php?1:109745:6

Oi? Tenho que ficar deduzindo agora?

 

28 minutes ago, Henrique M. said:

Só acho errado falarem que os treinadores portugueses foram para a academia. A maioria deles não tem diploma na área do Desporto como vivem dizendo por aí. [...]

Então virou falácia, porque vejo mt gente tomando isso como verdade, hahahaha. Eu sinceramente desconheço sobre os treineiros tugas, e essa origem teórica deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Oi? Tenho que ficar deduzindo agora?

Você escreveu que ele pardalizou e que foi só sorte. Ae eu postei a img de um atleta que executou o falso nove com ele no comando. Só de cabeça eu me lembro de três atletas que executaram a função antes do Ronaldinho com ele a  frente da instituição.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
53 minutes ago, Aleef said:

Você escreveu que ele pardalizou e que foi só sorte. Ae eu postei a img de um atleta que executou o falso nove com ele no comando. Só de cabeça eu me lembro de três atletas que executaram a função antes do Ronaldinho com ele a  frente da instituição.

Ok. Segue o baile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedrinho é um dos melhores comentaristas hoje em dia, de fato.

E você pode ver futebol de duas formas:

1) Achando que é só colocar a bola na rede e consequentemente sendo incapaz de entender o 7x1, o porquê alguns técnicos/times serem tão vitoriosos etc.

2) Entender que em um esporte simples existe um oceano de detalhes que muitos dinossauros do futebol são incapazes de entender, ficaram tão pra trás que simplesmente não conseguem mais acompanhar. Detalhes como a posição do corpo que o jogador recebe a bola pode significar um número X de ações, que ele passa uma média X de segundos com a bola e deveria ficar menos, que se ele fizer determinado movimento na diagonal vai abrir espaço para outro companheiro do time. Hoje há diversas ferramentas pra avaliar objetivamente o desempenho do time, jogador etc. Não da pra achar mais que o futebol é uma mera formação tática (acho engraçado a discussão se resumir, nesse aspecto, aqui no Brasil, há se o time jogou num 4-4-2 ou num 4-2-3-1.), como se o futebol não fosse dinâmico o suficiente hoje em dia pra mudar constantemente a formação durante o jogo.

Editado por Rodrigodm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito do 4-1-2-1-2 ou 4-losango aberto-2, nele consigo colocar até 7 jogadores atacando simultaneamente com os medios abertos e os laterais, além do volante apoiando. Para defender eu coloco os médios abertos em modo defesa e o volante como trinco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigodm disse:

Entender que em um esporte simples existe um oceano de detalhes que muitos dinossauros do futebol são incapazes de entender, ficaram tão pra trás que simplesmente não conseguem mais acompanhar. Detalhes como a posição do corpo que o jogador recebe a bola pode significar um número X de ações, que ele passa uma média X de segundos com a bola e deveria ficar menos, que se ele fizer determinado movimento na diagonal vai abrir espaço para outro companheiro do time. Hoje há diversas ferramentas pra avaliar objetivamente o desempenho do time, jogador etc. Não da pra achar mais que o futebol é uma mera formação tática (acho engraçado a discussão se resumir, nesse aspecto, aqui no Brasil, há se o time jogou num 4-4-2 ou num 4-2-3-1.), como se o futebol não fosse dinâmico o suficiente hoje em dia pra mudar constantemente a formação durante o jogo.

eles são defasados taticamente no que tange a coletivo, mas são excelentes no que tange a tatica individual.

Os novatos são defasados em tática individual e são ótimos em tática de coletivo

Hoje, os formados da nova era, só o Rogério Ceni consegue desenvolver o atleta dos que eu sei. 

https://videos.band.uol.com.br/16375025/luxemburgo-nao-usam-mais-taticas-individuais.html

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Aproveitando o tópico pra dizer que o tatiquês pode até incomodar mas o simplismo nos comentaristas incomoda muito mais. Não costumo assistir a muitos jogos mas o Edmundo nessa final da UEL tá de matar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Aproveitando o tópico pra dizer que o tatiquês pode até incomodar mas o simplismo nos comentaristas incomoda muito mais. Não costumo assistir a muitos jogos mas o Edmundo nessa final da UEL tá de matar.

Ia postar justamente isso. Acho que há um negacionismo similar ao que ocorre em outras áreas. O pior é que boas discussões de futebol não necessariamente envolvem termos complicados. Um dos únicos comentaristas na tv que se salvam do ponto de vista tático hoje em dia é o Pedrinho. Destoa completamente do resto dos comentaristas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Tem que ter um meio termo pra tudo. Não pode ser nem um Carlão e nem um Edmundo. Têm certos termos que facilitam a vida na hora de explicar alguma coisa. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Masca
      Por Masca
      Copa do Nordeste começa no próximo final de semana e de cara já tem um Bahia x Sport.

      As duas partidas da final com apenas 4 dias de intervalo desvaloriza demais a competição. 
    • Johnny furacão
      Por Johnny furacão
      Coloquem seus times históricos para um mano a mano pra fazermos uma comparação entre eles , gostaria de iniciar o tópico com o seguinte confronto, Atlético PR 2001 vs Santos 2002
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      58ª rodada
       
      SÁB - 12/11
      Flamengo x Avaí ***
       
      DOM - 13/11
      América x Atlético-GO **
      Athletico x Botafogo **
      Ceará x Juventude
      Corinthians x Atlético-MG **
      Cuiabá x Coritiba
      Goiás x São Paulo
      Internacional x Palmeiras 
      RB Bragantino x Fluminense
      Santos x Fortaleza **
       
      ** América x Atlético-GO | Athletico x Botafogo | Corinthians x Atlético-MG | Santos x Fortaleza: TODAS as apostas valerão (x2). Jogos onde ainda há disputa por vaga na Libertadores na rodada final.
      *** Flamengo x Avaí: apostas em EMPATE valerão (x2). Apostas em VITÓRIA do Avaí valerão (x3). 
       
      - Apostas abertas até SÁBADO (12/11) - 16H00
       - Planilha de pontuação AQUI
       
      Convocação:
       
      @Bigode.
      @bstrelow
      @Darknite
       
      @Jonathan'
       
      @Andreh68
      @PedroLuis
      @twitch.tvstayheavy87
      @TicianoB
      @ZMB
      @André Honorato
      @dantenetocosta 
      @BabudneyII
      @Peepe
      @fabioaraujo89
       
       
      @CaioRodrigues
       
       
      @LC
       
      @StrongAxe
       
      @tod
       
       
      @maiconandrade
      @Dan_Cunha
      @Rayo
      @Moura Edu
       
      @Van Derek
       
      @Jonas Nunes
      @#Vini
       
       
      @Herrer4
       
       
      @Fujarra
      @Nismotoquinha
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      57ª rodada
       
      TER - 08/11
      São Paulo x Internacional
       
      QUA - 09/11
      Avaí x Ceará 
      Coritiba x Corinthians
      Fluminense x Goiás ***
      Atlético-GO x Athletico
      Fortaleza x RB Bragantino ***
      Juventude x Flamengo ***
      Palmeiras x América
       
      QUI -  10/11
      Atlético-MG x Cuiabá ***
      Botafogo x Santos
       
      *** Fluminense x Goiás, Fortaleza x RB Bragantino, Juventude x Flamengo, Atlético-MG x Cuiabá: apostas em EMPATE valerão (x2). Apostas em VITÓRIA de Goiás, RB Bragantino, Juventude, Cuiabá  valerão (x3). 
       
      - Apostas abertas até TERÇA (08/11) - 21H30
       - Planilha de pontuação AQUI
       
      Convocação:
       
      @Bigode.
      @bstrelow
      @Darknite
       
      @Jonathan'
       
      @Andreh68
      @PedroLuis
      @twitch.tvstayheavy87
      @TicianoB
      @ZMB
      @André Honorato
      @dantenetocosta 
      @BabudneyII
      @Peepe
      @fabioaraujo89
       
       
      @CaioRodrigues
       
       
      @LC
       
      @StrongAxe
       
      @tod
       
       
      @maiconandrade
      @Dan_Cunha
      @Rayo
      @Moura Edu
       
      @Van Derek
       
      @Jonas Nunes
      @#Vini
       
       
      @Herrer4
       
       
      @Fujarra
      @Nismotoquinha
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      56ª rodada
       
      SÁB - 05/11
      Fluminense x São Paulo 
      Santos x Avaí ***
      RB Bragantino x América
      Corinthians x Ceará ***
      Internacional x Athletico
       
      DOM - 06/11
      Coritiba x Flamengo ***
      Fortaleza x Atlético-GO ***
      Cuiabá x Palmeiras 
      Ituano x Vasco **
       
      SEG -  07/11
      Atlético-MG x Botafogo 
       
      ** Ituano x Vasco: todas as apostas valerão (x2).
      *** Santos x Avaí, Corinthians x Ceará, Coritiba x Flamengo, Fortaleza x Atlético-GO: apostas em EMPATE valerão (x2). Apostas em VITÓRIA de Avaí, Ceará, Coritiba e Atlético-GO valerão (x3). 
       
      - Apostas abertas até sábado (05/11) - 16h30
       
       - Planilha de pontuação AQUI
       
      Convocação:
       
      @Bigode.
      @bstrelow
      @Darknite
       
      @Jonathan'
       
      @Andreh68
      @PedroLuis
      @twitch.tvstayheavy87
      @TicianoB
      @ZMB
      @André Honorato
      @dantenetocosta 
      @BabudneyII
      @Peepe
      @fabioaraujo89
       
       
      @CaioRodrigues
       
       
      @LC
       
      @StrongAxe
       
      @tod
       
       
      @maiconandrade
      @Dan_Cunha
      @Rayo
      @Moura Edu
       
      @Van Derek
       
      @Jonas Nunes
      @#Vini
       
       
      @Herrer4
       
       
      @Fujarra
      @Nismotoquinha
×
×
  • Criar Novo...