Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Garbarnia Cracóvia – Entre a glória, a guerra e os novos tempos


Vannces

Posts Recomendados

xwF7Z2W.png

 

O futebol não é uma questão de vida ou de morte.

É muito mais importante que isso...

“Bill Shankly”

 

Amigos do FManager Brasil, estou de volta após minha grande decepção ao ser obrigado a deixar a carreira de Steve Park no passado.

Mas falando em passado, e após ficar por quase duas semanas buscando um novo rumo dentro do Futebol Manager 2019 enquanto jogava algumas partidas em off e descobria um pouco mais a nova versão, decidi encarar uma nostálgica história num clube que teve um início de relativo sucesso, mas que foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial.

 

 Garbarnia Cracóvia – localização

 

Cidade de Cracóvia, Sul da Polônia com 765.320 habitantes (Censo 2016)

 

daxe8jk.png

 

Início

 

Robotniczy Klub Sportowy Garbarnia Kraków (Clube Desportivo dos trabalhadores do Curtume de Cracóvia)

Apelido: Garbarze (os curtidores)

Fundação: 1921

 

abplYgN.png

 

História do estádio

 

O antigo estádio ficava bem às margens do rio Vístula maravilhosamente localizado em frente ao Castelo de Wawel. Em 1924, foi tomada a decisão de construir um estádio de futebol no "estilo inglês". O gramado não tinha boa drenagem, mas uma arquibancada coberta de madeira para 2.000 espectadores foi construída, bem como um clube com vestiários equipados com chuveiros. Atrás da arquibancada havia quadras de tênis. Havia também uma pista de boliche. O conjunto foi cercado com uma cerca alta coberta com o sinal  Sports Park KS Garbarnia . O edifício foi inaugurado em 1926 e nos anos seguintes foi sistematicamente expandido. Por muitos anos, todos os jogos interestaduais realizados em Cracóvia foram realizados no estádio Garbarnia. Mas o clube saiu daquelas terras em 1973 sendo forçado pelas autoridades soviéticas que decidiram construir um enorme hotel¹ no local. O hotel ficou fechado há anos depois disso.

 

DeZe6C2.png

 

Como reparação pela perda do estádio, Garbarnia recebeu as terras que ocupam hoje², a localização não é tão ruim, mas não havia no início acesso com a mesma facilidade que a antiga sede tinha na pista Marii Konopnickiej que cortava o endereço, era um pouco mais distante no segundo terreno. Aquela vista do castelo deixou de existir, a região de valor inestimável não era mais a mesma.

 

ciNw5lX.png

 

O novo endereço é em Rydlówka St.² e tornou-se a casa oficial, mas a mudança não veio de imediato, o clube ficou desabrigado de 1973 a 1990 até que pode levar seus jogos para lá. As instalações antigas, históricas começaram a ficar para trás (não tão antigas já que foram construídas em 1990). Estas são as últimas imagens do estádio, no endereço novo, antes de sofrer sua primeira reforma.

 

YxYCnOz.png

 

Com a reforma, por volta de 2014, Garbarnia ganhou um prédio anexo com vestiários, salão de eventos, sala de diretoria etc. e uma arquibancada com quase 2 mil lugares para torcedores sentados entre cadeiras e degraus (o FM ainda credita 1000 lugares no estádio, o Wikipedia 5.000 lugares).

 

SZQ7sXi.png

 

Atualmente, com obras já começadas em 2015, há um projeto em andamento e o resultado final, com recursos do próprio clube que vende parte de suas terras no formato de condomínios ainda na planta, Garbarnia Cracóvia planeja ter um complexo que cumpra os requisitos da categoria 3 da UEFA , que incluem 4.500 lugares sentados com holofotes. Além disso, dois campos de treinamento foram planejados, os dois já prontos. A nova plataforma leste, a mais exposta, deve ter um grande prédio comercial para escritórios, lojas, hotéis etc.

 

1xkcw7q.png

 

Obs: No site oficial do clube há uma página dedicada a estádio que se refere ao estádio Municipal Henryk Reyman que pertence ao Wisla Kraków, certamente uma opção para jogos em que a federação polonesa ou até alguma federação internacional cobre certos requisitos que o Garbarnia ainda não consegue cumprir com seu estádio.

 

História do clube

 

Os melhores anos de Garbarnia foram o final dos anos de 1920 e início dos anos de 1930. Em 1928, depois de vencer as eliminatórias regionais e nacionais, a equipe foi promovida à LOTTO Ekstraklasa (1º divisão). Então, em 1929, após uma excelente campanha, eles terminaram em segundo lugar consolidando assim sua posição como um dos melhores times da Polônia.

Em 1931, Garbarnia foi o melhor, tornou-se campeão polonês. Contendo pouco talento caseiro, o time titular de Cracóvia consistia em jogadores trazidos de outros clubes. Entre os principais jogadores, estavam Otto Riesner e Karol Pazurek (nativos da cidade de Katowice), ambos jogaram pela seleção nacional polonesa.

 

 

 

Ouçam o Hino de Garbarnia Cracóvia

 

Nossas cores são marrom e branco

Para fazer as senhoras nos amarem.

Não se preocupe, não temos dinheiro.

Os garotos de Ludwinow gostam de jogar futebol.

 

O bronze é uma cor de força e dureza,

e esse branco é um símbolo de pureza.

Todos os clubes devem nos invejar,

Porque todos em Garbarnia, todo mundo é como um irmão.

 

Somos uma equipe que joga bem o futebol.

Nós jogamos bem, sinta.

A bola vai como uma corda.

Temos de vencer... vamos vencer este jogo!

Para eles, zero gols, para nós dois... três... seis.

Garbarnia olá, olá, olá!

 

cq1T3gP.png

 

Em 1937, após 9 anos na divisão de ponta, o Garbarnia foi rebaixado, mas retornaram em 1939. A temporada que parecia dar novamente vida ao clube, foi interrompida pela eclosão da Segunda Guerra Mundial (invasão da Polônia pelos Nazistas). Apesar disso, a grandeza do clube na época se mostrou mesmo no underground do futebol de Cracóvia, segundo este relato abaixo:

>>>>>>>>>>>>> D E S T A Q U E --------------------------

 ‘‘... Voltemos agora a Cracóvia, lá temos uma história interessante de Garbarnia Cracóvia. Depois da tomada da Polônia, os Nazistas ocuparam todas as instalações do clube. Eles não estavam precisando. Eles apenas queriam tomar o lugar. Os jogadores de Garbarnia não sofreram pressões ou proibições. Competições “profissionais” foram organizadas e muitos torcedores assistiam. Garbarnia jogou na competição local de Cracóvia. Em 1940 e 1943 eles terminaram em 3º. Em 1945 eles venceram o Campeonato com resultado final inacreditável. 10 vitórias, 0 empates, 0 derrotas Eles marcaram 73 gols e não sofreram nenhum gol.”

Fonte

-------------------------- D E S T A Q U E <<<<<<<<<<<<<<<

 

TkvHN0y.png

 

Após o conflito mundial e por causa dele (já que o comunismo se instalou no país por décadas seguintes), Garbarnia nunca recuperou seu status, jogando principalmente na Segunda Divisão Polonesa, ocasionalmente conseguindo ganhar a promoção para a Primeira Divisão, apenas para ser rebaixado após um ano ou dois anos depois. 1957 foi o último ano da equipe na Primeira Divisão e, desde então, Garbarnia NUNCA MAIS CONSEGUIU VOLTAR. O pior ainda estava por vir, já que, em 1971 a equipe foi rebaixada para a terceira divisão, a liga regional do distrito de Cracóvia.

 

o6LdAEH.png

 

Em 2018, Garbarnia retornou à primeira liga polonesa (2ª divisão) após 44 anos de ausência. Garbarnia garantiu a promoção após o play-off de promoção/despromoção contra o Pogon Siedlce.

 

Rivalidade

 

Em minhas pesquisas, dentro e fora do jogo, não encontrei nenhum clube que possa ser considerado o grande rival de Garbarnia Cracóvia.

No país há grandes clubes. Dentre os principais, temos:

Legia Warszawa (Cidade de Varsóvia)

Polônia Warszawa (Cidade de Varsóvia)

Lech Poznan (Cidade de Poznan)

Lechia Gdansk (Cidade de Gdansk)

Lódzki (Cidade de Lódz)

Piast Gliwice (Cidade de Gliwice)

Pogon Szczecin (cidade de Szczecin)

Slask Wroclaw (Cidade de Wrocław)

Wisla Plock (Cidade de Plock)

Zaklebie Sosnowiec (Cidade de Sosnowiec)

Arka Gdynia (Cidade de Gdynia)

Katowice (Cidade de Katowice)

Bialystok (Cidade de Bialystok)

Korona Kielce (Cidade de Kielce)

 

Na cidade de Cracóvia, há dois gigantes, o Wisla e o Cracóvia e muitos outros menores, destacando-se Hutnik Nowa Huta e Wawel Kraków pela história, mas nenhum que possa ser considerado um verdadeiro rival.

 

KS Cracovia (Cidade de Cracóvia)

Garbarnia Kraków (Cidade de Cracóvia)

Hutnik Nowa Huta (Cidade de Cracóvia)

Wawel Kraków (Cidade de Cracóvia)

Wisła Kraków (Cidade de Cracóvia)

 

Nesse caso, ao longo do save, vamos saber qual será o clube que tomará para si essa prerrogativa. Pois confrontos novos e disputas acirradas por títulos poderão acontecer e com isso acabar nascendo uma grande rivalidade, ou seja, espero fazer parte do nascimento do grande rival de Garbarnia Cracóvia.

 

Save

 

Bem, essa introdução, amigos, serve para informá-los que eu, usando o nome Galeno Fontana (nome fictício), e nacionalidade portuguesa (escolha relacionada ao idioma e à localidade continental próxima ao país do clube), me comprometo a devolver o direito de Garbarnia Cracóvia a comemorar os grandes feitos do futebol novamente e se livrar de uma vez por todas das sombras da Segunda Grande Guerra cuja tamanha covardia e atos de desumanidade serviram para condicionar um clube tradicional e vitorioso (em seu período inicial) ao ostracismo e quase esquecimento, livrando-se também das lembranças e prejuízos causados pela dominação Comunista na Guerra Fria.

Os relatos serão em primeira pessoa, tendo hora ou outra, algumas imagens ou dados fictícios para complementar a postagem (não é uma regra).

Início do save: Meu contrato foi assinado no dia 16 de junho de 2018, fui apresentado às 9 horas da manhã de uma segunda feira.

Objetivos do save:

* Voltar à elite do futebol Polonês depois de mais de 70 anos;

Fazer com que o clube ganhe o status de 5 estrelas. Os três clubes maiores da Polônia tem atualmente apenas 3 estrelas de status. Garbarnia tem 1 estrela e meia no início do save. Com isso, os objetivos abaixo, consequentemente, certamente deverão estar incluídos se as 5 estrelas forem conquistadas:

 

* Conquistar entre 10 e 20 dos mais importantes títulos (nacionais e internacionais);

Ter um estádio de futebol com no mínimo 60 mil lugares;

* Ter pelo menos 5, mais do que no período vitorioso contado acima, jogadores titulares na seleção polonesa.

Influenciar a Primeira Divisão polonesa a estar entre as 5 de maior prestígio no mundo.

 

Ligas carregadas:

Polonesa: a principal do save. (1º e 2º divisões)

Portuguesa: País natal do treinador. (1º e 2º divisões)

França – Inglaterra – Espanha e Itália. Para a possibilidade de treinar outros clubes* (todas as divisões)

 

* Caso eu seja despedido (o que espero não acontecer), vou continuar no futebol melhorando o status em outro clube até que possa me candidatar novamente ao Garbarnia, pois os objetivos e sonhos continuarão a ser o mesmo.

Histórico do clube no FM e nível do treinador (Compatível com o status de Garbarnia Cracóvia).

 

5YgbEQj.png

 

Dito isto, espero que aqueles que tiverem o interesse e a oportunidade de acompanhar, possam curtir bastante essa proposta que, para mim, já começa de forma bem diferente do que foi o save anterior. E caso queiram fazer alguma crítica ou sugestão (para que eu possa melhorar o save), fiquem a vontade.

 

Kontynuowac...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saves na Polónia começam a aparecer haha. Não conhecia o clube, apesar de já ter jogado na liga polaca há algumas versões do football manager atrás, mas o futebol da Polónia tem muitas equipas interessantes. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte com o sabe, Bro. Sei bem como você se sente, perdi meu save com o River-PI em um episódio semelhante, acho que era o melhor sabe que eu fiz na vida, espero que o atual supere e espero que o seu supere também. Já tive um save na Polônia, sei das complicações, mas com muito empenho e paciência você vai conseguir erguer esse clube à glória. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana esse post inicial, tenho certeza que será um grande save assim como o seu anterior.

Que faça backup dessa vez em, porque é tenso perder save por conta de algum erro. ^^

Boa sorte, como sempre acompanharei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Johann Duwe disse:

Boa sorte.

Valeu, Johann!

19 horas atrás, Master Darthz disse:

Saves na Polónia começam a aparecer haha. Não conhecia o clube, apesar de já ter jogado na liga polaca há algumas versões do football manager atrás, mas o futebol da Polónia tem muitas equipas interessantes. Boa sorte!

Pois é, eu também não conhecia, descobri por acaso fazendo pesquisas sobre Segunda Guerra que é um assunto que eu gosto muito, com isso acabei me envolvendo muito mais do que imaginava. Valeu, Master!

18 horas atrás, Luchín disse:

Vou acompanhar esse desde o início. Força, Vannces. 

Valeu, Luchín! Tomara que curta o save.

17 horas atrás, PedroJr14 disse:

Boa sorte com o sabe, Bro. Sei bem como você se sente, perdi meu save com o River-PI em um episódio semelhante, acho que era o melhor sabe que eu fiz na vida, espero que o atual supere e espero que o seu supere também. Já tive um save na Polônia, sei das complicações, mas com muito empenho e paciência você vai conseguir erguer esse clube à glória. Boa sorte!

Quando comecei a participar do fórum, um dos saves que acompanhei foi o River e era muito bom, pena mesmo que coisas como aquela aconteceram, pegam a gente de surpresa. Dessa vez vou tomar mais cuidado. A Polônia já é um desafio por si só, o que acaba engrandecendo a saga. Obrigado, Pedro!

12 horas atrás, baltazar disse:

Muito bacana esse post inicial, tenho certeza que será um grande save assim como o seu anterior.

Que faça backup dessa vez em, porque é tenso perder save por conta de algum erro. ^^

Boa sorte, como sempre acompanharei.

Pois é, O save anterior estava sendo uma diversão enorme para mim, pois a fase mais difícil já tinha passado e eu estava apenas colhendo os frutos, com muito desafio ainda, claro, mas sem tanta dificuldade como no início. Tudo que aconteceu me deixou muito irado, mas com o novo save, o envolvimento é inevitável, estou realmente gostando muito e claro, terei todos os cuidados que não tive antes. Valeu, Baltazar!

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

A todos que estão sempre se confraternizando através do Football Manager, um grande abraço, muita saúde e sucesso nos projetos pessoais, profissionais etc. neste ano que vai nascer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante da introdução. Não conhecia nada sobre o clube, já aprendi bastante.

Só achei teus objetivos muito ambiciosos, tenho minhas dúvidas sobre a viabilidade deles. Mas vamos ver.

Uma dúvida: alguma das outras equipes locais está na mesma divisão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Danut disse:

Gostei bastante da introdução. Não conhecia nada sobre o clube, já aprendi bastante.

Só achei teus objetivos muito ambiciosos, tenho minhas dúvidas sobre a viabilidade deles. Mas vamos ver.

Uma dúvida: alguma das outras equipes locais está na mesma divisão?

Danut, eu acabei me envolvendo bastante com a história do clube, principalmente com as histórias que descobri.

Sobre os objetivos, o que eu posso dizer é que embora concorde com você sobre serem ambiciosos, acabei tomando isso como necessidade uma vez que não gostei de ter que terminar o primeiro save na área antes do planejado. Com isso a ideia é realmente lutar, seja lá por quanto tempo for necessário, para alcançar o máximo que eu puder conseguir com uma saga no PM. Estou curtindo demais essa nova saga, muito envolvido, mas ainda muito decepcionado com o que aconteceu antes.

Sobre as equipes locais, Os dois grandes da cidade, Wisla e Cracóvia, estão na primeira divisão e certamente no futuro um deles poderá se tornar o grande rival, principalmente porque há uma certa proximidade (quase co-irmãos) do Garbarnia com o Wisla por este último ceder o estádio para o Garbarnia jogar em competições mais importantes (isso na vida real). Por outro lado as grandes conquistas, jogos decisivos e derrotas marcantes (na história antes da Segunda Guerra) foram mais citadas contra o Wisla. Então é esperar para ver. Os outros times da cidade citados não figuram nas divisões existentes no jogo.

No FM 2019 o Garbarnia joga a segunda divisão exatamente por ter vencido um confronto (promoção/despromoção entre 2º e 3º divisão) contra o time que você treina no FM 2018.

Obrigado por comentar, Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Nem sabia que tinha outro clube em Cracóvia, só conhecia o Wisla mesmo. Mais um para a lista de clubes que o FM ajuda a gente a conhecer, direta ou indiretamente. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2018 at 18:36, Henrique M. disse:

Nem sabia que tinha outro clube em Cracóvia, só conhecia o Wisla mesmo. Mais um para a lista de clubes que o FM ajuda a gente a conhecer, direta ou indiretamente. Boa sorte.

Pois é, os dois grandes conhecidos da cidade são Wisla e Cracóvia, mas esse, embora com status menor do que sua história passada mostrou, ainda é bem tradicional na cidade. Acho que a gente conhece o futebol do mundo através das nossas sagas e das sagas de todos que postam aqui. Só o FM mesmo. Obrigado, Henrique!

 

19 horas atrás, Yuki disse:

Boa sorte, estava acompanhando o save de Steve Park, pena que acabou, mas esse save tem muito futuro, boa sorte!

Obrigado, Yuki, espero ter menos dor de cabeça com esse save e tanta diversão como tive com Steve Park. Valeu mesmo!

 

17 horas atrás, LC disse:

Boa sorte. Tem um save longo e espero que dê tudo certo.

Pois é, LC. A ideia é jogar sem preocupação com o tempo que vai levar, é como se eu tivesse devendo isso ao fórum depois do que aconteceu com a saga anterior. Obrigado!

 

13 horas atrás, marciof89 disse:

Boa sorte!

Valeu, Marcio!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, El Ligero disse:

Gostei muito do clube e da história de fundo, com certeza vou acompanhar. Boa sorte!

Pois é, eu acabei me envolvendo assim que comecei a conhecer esses detalhes históricos do clube, acho que vou me divertir com a saga, tomada que curta também, Obrigado, amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho fascinante como vocês conseguem achar essas histórias que fazem o futebol ser o que é. Sensacional. Boa sorte, vou acompanhar também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2019 já começou arrebentando nessa área! Ansioso e acompanhando, gosto muito do seu jeito de contar histórias e muito legal adquirir esse conhecimento histórico. Boa sorte no save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Introdução muito bem detalhada, prendendo o leitor. Acabei de conhecer o clube e já gostei do que vi e li. Vou acompanhar o save diretamente. Sucesso nas disputadas competições polonesas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, grande desafio! Legal demais ver essa parte histórica e ver como fatos que nada tem a ver com futebol acabam por influenciar tanto (o futebol alemão é um que sofreu muito com isso) o esporte e geram histórias sempre muito boas de ler - e que acabam nos prendendo e nos fazem enveredar cada vez mais por dentro delas.

Não conhecia o clube (acho que da cidade, só o Wisla) e tô curioso pra ver. Tive a chance de conhecer a Polônia, embora numa situação não muito ideal, e acho bacana demais poder acompanhar uma saga que se passará lá. Curioso também pra ver principalmente porque os desafios não são nada modestos. Vai dar bom isso aí!

Boa sorte, cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte para o novo save que se inicia. E como disse o baltazar, tome cuidados com os backups.

Legal a escolha do clube, que eu não conhecia. Parabéns pelo trabalho em apresentar um pouco da história do clube para o pessoal da área, mostra cuidado e preocupação com o que está jogando.

As cores do clube que são incomuns, mas que acaba sendo legal por essa singularidade. Muitos clubes europeus sofreram duplamente  no Século XX, ou como vítimas do Nazismo e da 2ª Guerra Mundial e depois com o Comunismo. 

Segue o jogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

20 horas atrás, gbonanni disse:

Acho fascinante como vocês conseguem achar essas histórias que fazem o futebol ser o que é. Sensacional. Boa sorte, vou acompanhar também!

Eu que sou um apaixonado pelas histórias e detalhes ligados à Segunda Guerra Mundial, acabei descobrindo essa e muitas outras histórias, mas me interessei exatamente pelo Garbarnia por estar diretamente ligado ao conflito e por ser de um dos países que mais sofreu com ele. Às vezes eu ficava pensando se existia vida em movimento, esporte em ação num país oprimido pela guerra e essas histórias nos trás um pouco de esclarecimento quanto a isso. Espero que curta a saga, obrigado por acompanhar, Bonanni!

 

17 horas atrás, Buzzuh disse:

2019 já começou arrebentando nessa área! Ansioso e acompanhando, gosto muito do seu jeito de contar histórias e muito legal adquirir esse conhecimento histórico. Boa sorte no save!

Realmente o FM parece ter dado um gás, eu gostei (estou gostando) muito da versão e as histórias que a gente descobre, acaba nos envolvendo ainda mais no jogo. Sobre o jeito de contar história, posso dizer que a galera aqui do fórum me ajudou bastante no início quanto a algumas dicas. Esse feedback é muito bom, é o gás que todos precisamos quando a coisa fica difícil e olha que há muitos momentos difíceis nesse jogo, rsrs. Obrigado por acompanhar, Buzzuh!

 

17 horas atrás, Queiroz14 disse:

Introdução muito bem detalhada, prendendo o leitor. Acabei de conhecer o clube e já gostei do que vi e li. Vou acompanhar o save diretamente. Sucesso nas disputadas competições polonesas.

Queiroz, acho que são esses detalhes que nos faz envolver cada vez mais com o jogo e até mesmo o clube na vida real. Outro dia assisti no youtube um vídeo mostrando uma partida deles, achei fantástico por já estar envolvido, rsrs. Obrigado por acompanhar, Amigo!

 

5 horas atrás, Bigode. disse:

Opa, grande desafio! Legal demais ver essa parte histórica e ver como fatos que nada tem a ver com futebol acabam por influenciar tanto (o futebol alemão é um que sofreu muito com isso) o esporte e geram histórias sempre muito boas de ler - e que acabam nos prendendo e nos fazem enveredar cada vez mais por dentro delas.

Não conhecia o clube (acho que da cidade, só o Wisla) e tô curioso pra ver. Tive a chance de conhecer a Polônia, embora numa situação não muito ideal, e acho bacana demais poder acompanhar uma saga que se passará lá. Curioso também pra ver principalmente porque os desafios não são nada modestos. Vai dar bom isso aí!

Boa sorte, cara!

Eu acabei me envolvendo com essas histórias, acho que é o que me move também além do jogo em si.

Tive a oportunidade de conhecer o país também e minha ida foi exatamente para conhecer lugares ligados a guerra, como por exemplo Campos de concentração e Cracóvia foi um desses lugares que conheci.

O que você quis dizer em conhecer a Polônia, mas numa situação não muito ideal? O que aconteceu?

Sobre os desafios, no fundo acho que é uma cobrança minha mesmo de tentar terminar uma saga aqui no fórum com a sensação de dever cumprido, pois com a história de Steve Park não tive essa sensação. Estava curtindo bastante e não consegui terminar do jeito que queria. Obrigado por acompanhar, bigode! Dessa vez, se não acontecer nenhuma tragédia, pretendo insistir na saga independente do que tempo que levar.

 

6 minutos atrás, ggpofm disse:

Boa sorte para o novo save que se inicia. E como disse o baltazar, tome cuidados com os backups.

Legal a escolha do clube, que eu não conhecia. Parabéns pelo trabalho em apresentar um pouco da história do clube para o pessoal da área, mostra cuidado e preocupação com o que está jogando.

As cores do clube que são incomuns, mas que acaba sendo legal por essa singularidade. Muitos clubes europeus sofreram duplamente  no Século XX, ou como vítimas do Nazismo e da 2ª Guerra Mundial e depois com o Comunismo. 

Segue o jogo!

 

Sim, dessa vez estou de olho nessa questão dos backups. A gente nunca sabe o que pode acontecer.

Sobre o clube eu não sei ao certo se foi eu que o escolhi ou se foi ele, através das histórias que lia, que me escolheu, rsrsr. Sobre a apresentação da história do clube, eu queria passar um pouco da sensação que tive quando comecei a ler sobre ele, esse envolvimento com a história que nos dá mais gás para continuar, para defender as cores, e olha que são diferentes, também não conhecia algum clube com essa combinação, rsrs. O que você disse é fato, muitos clubes europeus sofreram por causa do Nazismo e do Comunismo, principalmente no período da Segunda Guerra. Obrigado por comentar, amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, lakers20 disse:

Adorei a introdução. Boa sorte no projeto.

Obrigado, amigo. Espero que curta a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Garbarnia Cracóvia – Entre a glória, a guerra e os novos tempos
  • Fujarra featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
    • AllMight
      Por AllMight
      A REENCARNAÇÃO DO HERÓI
      Olá, aqui estou de volta, já faz algum tempo que estava planejando este save mas nos últimos meses não tinha motivação para jogar FM novamente, isso tudo voltou quando estava com um PC velho e resolvi baixar o FM13 para passar um tempo, foi baixar o game e vontade de jogar veio com tudo pra cima de mim. Isso já faz um tempo, fui me segurando para não começar o save sem um formato estabelecido e conversando com um pessoal daqui da área e especialmente o @Tsuru fui estabelecendo as diretrizes do save.
      O save será totalmente dentro da Dinamarca, embora eu tenha carregado mais algumas ligas elas estão como "ver apenas", e terá como objetivo principal treinar a Seleção Dinamarquesa e superar a melhor campanha da seleção em Copas do Mundo, mas para isso preciso percorrer um longo caminho, meu treinador começará sua jornada com 20 anos e sem qualificações anteriores e com um passado somente no futebol amador. O nome dele será Holger Dasnke, o mesmo nome do herói que segundo a lenda quando a Dinamarca passar por um perigo iminente ele levantará do seu trono e libertará a nação.

       
      DIRETRIZES DO SAVE
      Não sair dos clubes pedindo demissão ou se candidatando a outros clubes, só sair em fim de contrato ou sendo demitido. Não assumir clubes de divisões superiores ao meu antigo clube. Na primeira divisão até ganhar um título nacional, só assumir clubes que acabaram de subir ou da segunda divisão. Não assumir a seleção principal da Dinamarca sem antes ganhar um título nacional de primeira divisão. Não usar a barra de pesquisas para contratação de jogadores/staff, usar somente a base de dados fornecidas pelos olheiros do clube e pelos agentes.  
      OBJETIVOS DO SAVE
      Ganhar o Campeonato Dinamarquês Ganhar a Eurocopa Ganhar as Olimpíadas Chegar em uma Semi-Final de Copa do Mundo  
      ÍNDICE
      Temporada 1
      O primeiro emprego
      Os heróis improváveis
      Uma contratação mágica: Ibra chega ao Kolding!
      Um pistoleiro sem balas
      Temporada 2
      Seguindo os passos do mestre Fernando
      Um segundo turno complicado
      Um pouco de esperança
      Temporada 3
      Início muito promissor
      Consistência
      A primeira conquista do herói
      Temporada 4
      Novo lar
      Os verdes
      Trapalhões
      O azarado
      Temporada 5
      Começo decepcionante
      Um leve progresso
      A maldição da décima colocação
      Temporada 6
      O herói ainda resiste...
      Temporada 7
      De volta ao lar
      Os primeiros jogos
      O fim da batalha
      Temporada 8
      Lutando contra leões
      Choque de realidade
      De volta ao jogo
      Relações estremecidas
      Correnteza alviceleste
      Temporada 9
      Olá, Superliga!
      Recorde negativo
      Saco de pancadas
      Temporada para esquecer
      Temporada 10
      Convite inusitado
      Mudanças à vista
      A volta das férias
      A decisão
      Temporada 11
      O perigo amarelo
      Caos financeiro
      Engenharia financeira
      Empatadão
       
      RETROSPECTIVAS
      Retrospectiva 2018-2023
      Retrospectiva 2023-2028
       
      HISTÓRICO DE CLUBES
      Kolding BK (2019 - 2022)
      (2019/20) 15º na 2. Division / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen
      (2020/21) 7º na 2. Division / Eliminado na Segunda Eliminatória da DBU Pokalen
      (2021/22) 1º na 2. Division 🏆 / Eliminado na Segunda Eliminatória da DBU Pokalen
      Viborg FF (2022 - 2024)
      (2022/23) 3º na NordicBet Liga 🥉 / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen
      (2023/24) 5º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen 🥉
      Hobro IK (2024 - 2025)
      (2024/25) 6º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen 🥉 Assumiu na semi-final
      FC Helsingør (2026 - 2029)
      (2025/26) 3º na NordicBet Liga 🥉 Assumiu em 5º / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen Assumiu com o clube já eliminado 
      (2026/27) 1º na NordicBet Liga 🏆 / Eliminado nas quartas de final da DBU Pokalen
      (2027/28) 12º na Superliga / Eliminado na segunda eliminatória da DBU Pokalen
      (2028/29) 4º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen
      AC Horsens (2029 - ?)
      (2029/30) 3º na NordicBet Liga 🥉 (Assumiu em 3º) / Eliminado na terceira eliminatória da DBU Pokalen (Assumiu na 2ª eliminatória)
       
      TÍTULOS DO TREINADOR
      2. Division
      (2021/22) Kolding BK
      NordicBet Liga
      (2026/27) FC Helsingør 
       

×
×
  • Criar Novo...