Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

eossvsD.png

Depois de muito tempo sem jogar um save no Brasil, decidi que era hora de retornar ao nosso país e começar uma nova aventura. Com o recém-lançamento do patch 19.2 do Football Manager 2019 e o final da temporada brasileira, e consequentemente atualização da database que irei utilizar para adicionar a Série D ao jogo, é hora do anúncio. Para o meu retorno ao Brasil, escolhi um clube mineiro, a Associação Atlética Caldense, também conhecida como A veterana.

Coincidentemente ou não, é meu terceiro save consecutivo aqui com uma equipe alviverde (Shamrock Rovers em Uma Só Nação e Werder Bremen). E se não fosse a Caldense, aparentemente, a outra opção também seria alviverde. Acaba sendo uma curiosidade, apesar de não ter muita relevância, achei interessante mencionar. O clube é de Poços de Caldas, cidade do interior de Minas Gerais. Poços de Caldas conta com quase 170 mil habitantes, portanto, é uma cidade com potencial para um clube de futebol.

A Caldense foi fundada em 1925, logo, a ideia é estarmos ao menos na Série A no ano do centenário. Como entre a temporada 2019 e 2025 ocorrem cinco temporadas, seria uma meta plausível, entretanto, algumas ideias surgiram para tornar esse save diferente do tradicional. Não via muito sentido em fazer uma jogatina tradicional, tal qual fiz com o Werder Bremen no FM 2018, por isso, decidi pensar algumas estratégias para tornar o desafio de levar uma equipe brasileira do anonimato ao estrelato.

Categoria de base ou Diretor de Futebol?

Existem alguns desafios tradicionais no Football Manager, como o desafio de San Marino, o Desafio do Sir Alex Ferguson, o Desafio da Base, o Desafio do Diretor de Futebol e muitos outros. Os dois primeiros são específicos da liga italiana e inglesa, respectivamente, enquanto a aplicação dos outros dois é universal. Eu já realizei um save da base, nos moldes idealizados no FM 2016, mas não fui muito além. Assumi o Concarneaux, na última divisão francesa e apesar de ter jogado seis temporadas, não foi de muito sucesso. Consegui subir e jogar a Ligue 2 na quinta temporada, mas caímos na primeira participação de volta à National, mas encerramos a sexta temporada com o retorno a Ligue 2 e título da divisão.

O desafio do Diretor de Futebol eu nunca tentei e por isso, ficava o desejo. E temos que lembrar que a liga brasileira é uma das mais recomendadas para esse tipo de abordagem, já que simula bem a realidade dos treinadores brasileiros. Esse desafio consiste em delegar todas as contratações ao seu Diretor de Futebol, com o treinador podendo apenas realizar indicações.

Até pensei em mesclar as duas coisas em uma só, mas o fato de poder recomendar contratações, tiraria todo o sentido de fazer um save de categoria de base. Por isso, para o save com a Caldense, retirando o atual elenco, eu apenas utilizarei jogadores oriundos da base nesse save. Logo, A Veterana será a busca de fazer com que a base da Caldense leve a equipe até o ápice do futebol continental e mundial.

Apresentação do save sem FM

Meu tempo está meio curto nesse final de ano, mas deve melhorar a partir da próxima semana, mas eu quis utilizar um pouco do tempo que tenho para fazer o anúncio e apresentar o save. Desde que o FM 2019 foi lançado, meu tempo passou a ser dividido entre FM 2017, recentemente o 2018 e The Witcher 3. Ao optar por fazer isso, terei tempo para fazer uma apresentação mais detalhada e não algo apressado apenas para jogar o FM 2019.

Por isso, essa apresentação veio assim, sem muito FM, entretanto, para compensar resolvi trazer algumas informações para que vocês possam conhecer melhor o clube.

Informações sobre a Caldense

Como já mencionamos, as cores da equipe são verde e branco e o mascote da veterana é um periquito. A sua grande rivalidade futebolística é o Rio Branco de Andradas Futebol Clube. A equipe joga no Estádio Dr. Ronaldo Junqueira, carinhosamente apelidado de Ronaldão. O estádio tem capacidade para 7600 pessoas (vida real), e sua maior lotação foi de 14200 pessoas. Infelizmente, o proprietário não é o clube. Felizmente, algumas dessas informações divergem do que está na base de dados do Football Manager. O estádio é maior e do clube no jogo.

mascote da caldense
Periquitão, o mascote da Caldense

Principais conquistas

Em termos de título, a equipe ganhou o Campeonato Mineiro em 2002. Entretanto, nesse ano, o campeonato foi uma espécie de Campeonato do Interior, já que os grandes da capital não participaram. Enquanto em 2015, a Caldense fez uma brilhante campanha, chegou até a final contra o Atlético-MG e foi prejudicada pela arbitragem no jogo decisivo, onde o mando de campo era seu. Infelizmente, esses são os maiores momentos de glória da Veterana.

estádio da Caldense
Estádio Dr. Ronaldo Junqueiro, o Ronaldão, a casa da Caldense

caldense campeã mineira de 2002
Elenco da equipe na conquista do Campeonato Mineiro de 2002

A equipe participa do Campeonato Mineiro desde 1960, são 43 participações ao longo desses anos todos. A equipe esteve na elite mineira em 36 delas, e desde 1986 foi rebaixada apenas uma vez. A queda em 2007 levou a equipe ao Módulo II, onde levou duas temporadas para retornar. E desde 2009, a equipe está ininterruptamente no Módulo I do Campeonato Mineiro, apesar de ter flertado com o rebaixamento nesse ano.

11847656_905616676179169_1457684866_o.jp
Elenco da Caldense que foi vice-campeão do Campeonato Mineiro em 2015

Participações em competições nacionais

A equipe participou apenas uma vez da elite do futebol brasileiro, em 1979. Além disso, também só tem uma participação na Série B e Série C. Mas em termos de Série D, ela é uma das equipes que mais representou Minas Gerais. São cinco participações em 10 anos de competição, e apenas o Villa Nova tem mais participações que a Veterana.

A equipe de Nova Lima participou por seis vezes do último escalão nacional. Curiosamente, nenhuma das duas conquistou a promoção para a Série C, mesmo com uma participação enorme na divisão. Em Minas Gerais, apenas Tombense e Tupi já conquistaram o acesso, com a equipe de Juiz de Fora sendo a equipe que mais vezes subiu para a Série C na história da competição, com dois acessos.

Curiosidades e ídolos do clube

No site oficial da Caldense, a equipe cita algumas curiosidades como ter sido a última equipe que Garrincha enfrentou, a primeira equipe que Ronaldo Fenômeno enfrentou, ter recebido um prêmio das mãos de Galvão Bueno e ter disputado uma partida com a seleção brasileira.

Os ídolos são o goleiro Paulão (jogador que mais vezes vestiu a camisa do clube), o goleiro Gilberto Voador (considerado o melhor goleiro da história do clube), o zagueiro Fábio Paulista (que chegou ao clube no último rebaixamento ao módulo II e ajudou na transformação da Veterana em uma das forças do interior mineiro), o zagueiro Buzuca (considerado o maior zagueiro da história do clube), o lateral-direito Orlando (um dos quatro jogadores que vestiram a camisa da seleção brasileira na história do clube), o também lateral-direito Arnaldo, o ponta-direita Augusto (um dos maiores artilheiros da história do clube), o atacante Mirandinha (o maior artilheiro da história da Caldense e não é o ex-São Paulo), e o atacante Walderi. Além disso, Walter Casagrande já passou pelo clube e é o jogador de maior renome a vestir a camisa da veterana.

Objetivos do save

  • Conquistar o Mundial de Clubes;
  • Conquistar a Libertadores da América;
  • Conquistar o Campeonato Brasileiro - Série A;
  • Conquistar a Copa do Brasil;
  • Conquistar o Campeonato Mineiro;
  • Ser o clube mineiro com a maior quantidade de campeonatos brasileiros (Cruzeiro possui 4);
  • Ser o clube brasileiro com a maior quantidade de Libertadores (Grêmio, São Paulo e Santos possuem 3);
  • Ser o clube mineiro com a maior quantidade de Copas do Brasil (Cruzeiro possui 6);
  • Ser o clube do interior com a maior quantidade de estaduais (Villa Nova possui 5);
  • Ter, simultaneamente, 11 jogadores da base da Caldense na seleção brasileira;
  • Ser o clube brasileiro com a maior quantidade de jogadores formados no clube na Série A;
  • Ser o clube brasileiro com a maior quantidade de jogadores formados no clube nas principais ligas europeias;
  • Ter superioridade de vitórias no confronto direto contra as grandes equipes do Estado;
  • Estar na Série A no ano do centenário do clube;
  • Mais objetivos podem ser adicionados, caso eu julgue necessário;

Continuidade de Uma Só Nação

O save Uma Só Nação continuará a todo vapor. Não tenho intenção de pará-lo.

Histórico da Caldense

  • 2019: 7º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado nas quartas-de-final, 4º lugar no Grupo M da Série D;
  • 2020: 7º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado nas quartas-de-final, 4º lugar no Grupo N da Série D;
  • 2021: 5º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado nas quartas-de-final, 3º lugar no Grupo M da Série D;
  • 2022: 6º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado nas quartas-de-final, 3º lugar no Grupo M da Série D;
  • 2023: 4º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado nas semi-finais, 1º lugar no Grupo M da Série D, eliminado nas quartas-de-final;
  • 2024: 5º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado nas semi-finais, 1º lugar no Grupo M da Série D, eliminado na 1ª Eliminatória;
  • 2025: 8º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado nas quartas-de-final, 1º lugar no Grupo M da Série D, eliminado nas oitavas-de-final;
  • 2026: 6º lugar no Campeonato Mineiro, eliminados nas quartas-de-final, 2º lugar no Grupo M da Série D, eliminado na 1ª Eliminatória;
  • 2027: 4º lugar no Campeonato Mineiro, eliminado nas semi-finais, vice-campeão da Série D;
  • 2028: 9º lugar no Campeonato Mineiro, 6º lugar no Grupo B da Série C;

Índice da história

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 428
  • Criado
  • Última resposta

Henrique, cumprir esses objetivos será acima de tudo uma aula de como jogar FM. Eu não me atrevo a tanto, rsrs, principalmente porque além dos desafios em si, você criou regras para cumpri-las. Acompanharei a nova saga sem dúvida, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ter um grande desafio pela frente, mas isso faz com que o save seja prazeroso. Como sempre estarei acompanhando e claro, comentando. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte, esses desafios no futebol Brasileiro sempre chamam a atenção, principalmente quando se assume uma equipe de divisão inferior.

Tem alguma ligação com a equipe ou só escolheu no aleatório mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que desafio. Ousado, obstinado e com umas das equipes mais bem conhecidas no interior de Minas.

Ainda mais utilizando a base, não sei você, mas vi outros utilizando o desafio da base aqui no BR e passaram muito sufoco, pois os jogadores bons os times da elite logo pegam kkk

E que dureza deve ser jogar vários saves simultâneos. Lhe admiro por isso.

Boa Sorte Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Caldense, primeiro lar de um dos maiores goleadores do meu Tupi, Rodrigo Grieger. Espero que sua base veja um cara que nem ele surgindo.

Estarei atento, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 16/12/2018 at 10:22, Vannces disse:

Henrique, cumprir esses objetivos será acima de tudo uma aula de como jogar FM. Eu não me atrevo a tanto, rsrs, principalmente porque além dos desafios em si, você criou regras para cumpri-las. Acompanharei a nova saga sem dúvida, boa sorte!

Menos, Vannces, menos. hahaha

Acho importante ir além de ser só um save de ganhar algo com a base, é importante lembrar que além de ser um save de base, é um save de clube e não faz sentido ganhar um título e encerrar o projeto. Não é o mesmo caso do Shamrock Rovers, onde estamos indo atrás de algo extremamente improvável.

Em 16/12/2018 at 12:57, Thiago Snitram disse:

bacana save com a caldense..sorte.. 

Valeu, Thiago.

Em 16/12/2018 at 13:04, LC disse:

Vai ter um grande desafio pela frente, mas isso faz com que o save seja prazeroso. Como sempre estarei acompanhando e claro, comentando. Boa sorte.

Valeu, LC. Espero que acima de tudo, o desafio seja divertido de jogar e narrar.

Em 16/12/2018 at 13:57, ggpofm disse:

Legal seu retorno ao Brasil. Sorte na continuação dos saves. 

Qual o motivo para se chamar a Veterana, se existem clubes mais antigos em MInas Gerais?

Obrigado, Gilson.

É o único clube de Poços de Caldas que sobrou da época em que foi fundado, portanto, é a Veterana de Poços de Caldas.

Em 16/12/2018 at 17:51, PedroJr14 disse:

Boa sorte, Henrique. Mais um clube verde e branco na sua vida rs

Sim, mais um. Valeu, Pedro.

Em 17/12/2018 at 22:08, Lucas Matías disse:

Boa sorte, esses desafios no futebol Brasileiro sempre chamam a atenção, principalmente quando se assume uma equipe de divisão inferior.

Tem alguma ligação com a equipe ou só escolheu no aleatório mesmo?

Valeu, Lucas.

A única ligação seria o fato de ser mineiro.

Em 18/12/2018 at 15:03, Johann Duwe disse:

Objetivos ousados em um save de base,

Boa Sorte.

Valeu, Johann.

Em 19/12/2018 at 00:22, MitoMitológico disse:

Que desafio. Ousado, obstinado e com umas das equipes mais bem conhecidas no interior de Minas.

Ainda mais utilizando a base, não sei você, mas vi outros utilizando o desafio da base aqui no BR e passaram muito sufoco, pois os jogadores bons os times da elite logo pegam kkk

E que dureza deve ser jogar vários saves simultâneos. Lhe admiro por isso.

Boa Sorte Henrique.

A Caldense ganhou certo destaque recentemente, normalmente era equipe que figurava do meio para baixo no Estadual.

Cada lugar tem suas peculiaridades, por isso, é interessante utilizar esse tipo de desafio, num ambiente inóspito para a base como o Brasil.

É questão de organização e tempo. Se você tem o segundo, basta se organizar que dá.

Em 20/12/2018 at 16:57, Danut disse:

Boa sorte no novo save ?

Valeu, Danut.

Em 20/12/2018 at 17:01, marciof89 disse:

Grande Caldense, primeiro lar de um dos maiores goleadores do meu Tupi, Rodrigo Grieger. Espero que sua base veja um cara que nem ele surgindo.

Estarei atento, boa sorte.

Espero que surjam diversos craques como ele. hahaha

Valeu, Marcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante seu retorno ao Brasil. Confesso que, desde que cheguei ao fórum, acho que ainda não o vi jogar em terras tupiniquins.

Enfim, boa sorte, principalmente para cumprir o desafio de chegar rapidamente à Série A. Estarei acompanhando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ser um desafio bem interessante, vai trabalhar com a base, vou acompanhar e aprender para aplicar essa idéia no meu que um dos objetivos primários é valorizar a base, um coisa é você trabalhar com a base no Brasil, num time com certa tradição, outra coisa é você querer aplicar essa mesma idéia num país como Gibraltar, com tradição 0 no futebol, com certeza vem coisa boa por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 21/12/2018 at 18:02, Perissé disse:

Interessante seu retorno ao Brasil. Confesso que, desde que cheguei ao fórum, acho que ainda não o vi jogar em terras tupiniquins.

Enfim, boa sorte, principalmente para cumprir o desafio de chegar rapidamente à Série A. Estarei acompanhando!

A última vez que me recordo de ter feito um save no Brasil foi quando fiz um save carreira com o Sorín e acabei indo parar no Cruzeiro.

Acho que é o desafio mais complicado de todos, já que não vou poder contratar e terei que contar com as fornadas para chegar até lá.

21 horas atrás, DiegoCosta7 disse:

Vai ser um desafio bem interessante, vai trabalhar com a base, vou acompanhar e aprender para aplicar essa idéia no meu que um dos objetivos primários é valorizar a base, um coisa é você trabalhar com a base no Brasil, num time com certa tradição, outra coisa é você querer aplicar essa mesma idéia num país como Gibraltar, com tradição 0 no futebol, com certeza vem coisa boa por aí.

Mas a Caldense tem 0 tradição, a única diferença é que um bom trabalho de base pode trazer bons jogadores, ao invés de Gibraltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Henrique M. disse:

Mas a Caldense tem 0 tradição, a única diferença é que um bom trabalho de base pode trazer bons jogadores, ao invés de Gibraltar.

Discordo, acho que a Caldense tem POUCA tradição, mas tem. O Rating do Brasil nesse aspecto de base pode te ajudar, agora, em Gibraltar é esperar pra surgir algum fora de série lá, e consequentemente fazer um bom trabalho de base para que isso ocorra. Até criei uma solução pra dar um viés mais realista no meu Save, que depois quando eu postar a atualização lá vai constar lá o que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, DiegoCosta7 disse:

Discordo, acho que a Caldense tem POUCA tradição, mas tem. O Rating do Brasil nesse aspecto de base pode te ajudar, agora, em Gibraltar é esperar pra surgir algum fora de série lá, e consequentemente fazer um bom trabalho de base para que isso ocorra. Até criei uma solução pra dar um viés mais realista no meu Save, que depois quando eu postar a atualização lá vai constar lá o que é.

Você por ser mineiro, acaba por conhecer a Caldense e no nosso estado, ela tem uma certa tradição, principalmente por causa dos últimos anos, mas em termos gerais de Brasil, não é uma equipe tradicional como o América-RJ, Bangu, Juventude, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

eossvsD.png&key=03d301ef4e2a84c2dbabc359

Apresentação do save

Como eu havia mencionado anteriormente, a apresentação viria logo em sequência ao anúncio. Dessa forma, eu pude dar uma analisada em como proceder com o save e decidir como lidar com alguns desafios que surgiram da forma como eu gosto de criar um save de FM, para buscar uma similaridade com a realidade e ter a melhor experiência possível dentro do jogo.

Dados do save

Meu plano sempre foi não utilizar nenhuma base de dados, apenas a adição da Série D Real do Brasil através do update do MRT90. Como é um save de base, não fazia sentido pegar um update que atualiza o elenco da Caldense para a temporada 2019. Teoricamente, o meu treinador está assumindo a equipe e irá começar um novo projeto, portanto, é natural que seja melhor dessa forma. Por isso, estou usando a base de dados média do jogo e o update.

Na questão das ligas, a única coisa que tinha certeza é que iria carregar todas as ligas sul-americanas presentes no FM. A ideia é ter uma Libertadores mais difícil e termos um mercado sudaca mais realista. A outra decisão que normalmente se toma nesse caso é colocar ou não ligas europeias. Pensei em colocar apenas as principais ligas europeias, e apenas suas primeiras divisões, mas isso aumentava em quase 20 mil jogadores o meu save. Como esse é um save de longo prazo, tive que buscar uma maneira de equilibrar as coisas. Por isso, optei por colocar algumas ligas que considero essenciais para o futebol brasileiro como Ver Apenas. Perco bastante na dinâmica de mercado, mas é melhor do que não ter as ligas. Além disso, bloqueei a primeira janela do mercado de transferências.

 Football-Manager-2019_-Novo-jogo-Escolhe

O treinador

Na hora de adicionar o treinador, me veio a dúvida, vou com os perfis fictícios que costumo criar ou escolher algum ex-jogador com uma forte ligação à Caldense? Como esse ponto é meio questão de ficção ou imersão, aproveitei o meu retorno para o Brasil para fazer algo que normalmente não faço. Decidi que o treinador não seria um perfil fictício e sim o meu próprio, que normalmente só existe para saves testes que realizo. Portanto, Henrique Melo irá assumir o comando da Veterana.

Na hora de montar o estilo do treinador, utilizei a opção de costume, utilizar a qualificação e experiência equivalentes à equipe. Como não é um save carreira e a ideia é ter uma certa estabilidade, a melhor forma de termos isso, é com as recomendações do jogo. Na hora de balancear os atributos, dei destaque para aquilo que considero essencial que um perfil de treinador do FM deva ter, além, é claro, de adicionar Trabalho com Jovens, já que a base é o grande mote desse save.

Jogo_-_Sem-Titulo__-Jogo-Adicionar-Novo-

A recepção de Henrique Melo

O dia 24 de Dezembro de 2018 marca a contratação de Henrique Melo como novo técnico da Caldense. Como a minha reputação e a da Caldense são equivalentes, não houve muita contestação quanto ao meu anúncio.

Henrique-Melo_-Recebidas17b565b03d3210d8

Entretanto, uma coisa me surpreendeu: o alto salário oferecido. Com um estipêndio de quase 30 mil reais, achei o valor muito irreal (tanto em euros como em reais). Acredito que nunca na história da Caldense, algum treinador (quiça, algum jogador) tenha recebido um salário tão alto assim. O contrato vai até o final de 2019, portanto, uma boa temporada é necessária para que o trabalho ganhe continuidade.

Henrique-Melo_-Recebidas-26431dabcf1afdb

A Caldense no FM

Normalmente, o anúncio do treinador é seguido de uma coletiva e de um breve histórico da equipe. Irei me aprofundar mais na questão das infraestruturas posteriormente, mas é importante deixar essa informação aqui, pois ela nos mostra exatamente o caminho que temos que percorrer em termos de infraestrutura.

Henrique-Melo_-Recebidas-3e5769850661031

Depois disso, é hora de conhecer o elenco. Sinceramente, não sabia o que me aguardava e quase considerei buscar um update que atualizasse melhor as divisões inferiores do Brasil. Entretanto, resolvi abraçar o desafio que as minhas escolhas trouxeram e levar o save dessa maneira. Com a ausência de uma base de dados especializada, o elenco da Caldense veio praticamente vazio (optei por não obrigar o jogo a preencher equipes jogáveis com staff e jogadores). A Veterana conta com apenas 5 jogadores na base de dados do jogo, portanto, o resto da equipe, até o surgimento da primeira fornada, será composta por esses jogadores e por jogadores cinzas.

AA-Caldense_-Jogadores-Jogadores307dbdc3

Como é um save de base, e o orçamento salarial da equipe já está definido e não tem nenhum centavo além do que já está sendo pago a esses jogadores, não vou propor contrato aos jogadores cinza. Minha escolha tática, obviamente vai se basear no que esses jogadores cinzas tem para me oferecer, entretanto, decidi manter um pouco mais de mistério.

A etapa seguinte era entrar em contato com a equipe técnica da Caldense. E assim como o elenco do clube, o staff também é bem minguado. Além do treinador, existem apenas mais dois integrantes, o treinador de goleiros e um preparador físico. A primeira preocupação é encontrar um Diretor de Futebol Jovem e preencher as outras vagas. Para ser uma experiência mais realista, apenas contratarei membros para a equipe técnica utilizando os anúncios na Central de Empregos.

AA-Caldense_-Vista-Geral-Todosb63d3fec0d

Depois de vermos a situação esmirrada do elenco e do staff da Caldense, é hora de falarmos das infraestruturas. Como mencionei anteriormente, a equipe joga no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão. Infelizmente, no FM, o estádio pertence ao clube e tem uma capacidade muito maior do que a atual. Já solicitei a pesquisa que corrigisse essas informações, mas só viram no próximo patch, logo, teremos que lidar com essas questões no save.

Em termos de infraestrutura, estamos no quarto nível no que tange as condições de treino, ou seja, precisaremos de seis reformas para chegarmos até o nível máximo. Quanto as instalações das categorias de base, estamos um nível pior, ou seja, no terceiro escalão. Logo, serão necessárias sete reformas para atingirmos o topo desse nível de infraestrutura. Em termos dos níveis de treino das categorias de base, estamos no terceiro nível e precisaremos de quatro investimentos nesse setor para atingirmos o nível máximo. Em termos de recrutamento das camadas jovens, também estamos no terceiro nível, entretanto, são necessário ao menos cinco investimento para termos o nível máximo nesse quesito.

AA-Caldense_-Infraestruturas135bc7f0aeea

É sempre bom lembrar que as infraestruturas de treino e das categorias de base controlam a qualidade e velocidade do desenvolvimento dos jogadores do clube, ou seja, se eles vão surgir com uma habilidade atual mais próxima da habilidade potencial e quanto tempo eles irão demorar para atingí-la estando no clube. Por fim, o nível de treino das amadas jovens controla a qualidade da Capacidade Atual nas fornadas, ou seja, quanto maior o nível, maior a CA dos jogadores. Por fim, a qualidade do recrutamento controla a Capacidade Potencial, ou seja, quanto maior o nível, maior a PA dos jogadores. As infraestruturas são moleza de alcançar os níveis mais alto, entretanto, precisamos sempre de muito CA e PA para alcançarmos os objetivos em um save que só utiliza a base.

Outras informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A Veterana - Apresentação do save [22/12]

Tá feio esse elenco. Por um segundo eu vi os jogadores com um monte de estrelas e pensei que tu tinha selecionado os melhores, pra dizer que o time tem craques. Mas daí me dei conta do que é a situação real.

O salário do técnico ficou bem irreal mesmo. Esquisito isso. Time gasta 3/5 do orçamento só com o treinador...

Sobre as ligas escolhidas, vou confessar uma coisa: apesar de jogar FM tem quase 15 anos, eu não faço ideia do que exatamente faz o "ver apenas". Sabe me explicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o trabalho vai ser árduo (ênfase no árduo).

Vai precisar de uma boa dose de sorte pra poder fazer uma boa temporada com um clube cheio de jogadores cinzas. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, tenho que dizer que começar um desafio como você começou, não está a minha altura, ou seja, está muito acima do que eu poderia conseguir. Esses jogadores cinzas são um tiro no pé. há algum coelho na cartola para tirar nesse momento ou será só muito trabalho mesmo? Se o salário é muito bom, o trabalho não pode ser diferente, rs. Boa sorte na sequência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 22/12/2018 at 23:50, Danut disse:

Tá feio esse elenco. Por um segundo eu vi os jogadores com um monte de estrelas e pensei que tu tinha selecionado os melhores, pra dizer que o time tem craques. Mas daí me dei conta do que é a situação real.

O salário do técnico ficou bem irreal mesmo. Esquisito isso. Time gasta 3/5 do orçamento só com o treinador...

Sobre as ligas escolhidas, vou confessar uma coisa: apesar de jogar FM tem quase 15 anos, eu não faço ideia do que exatamente faz o "ver apenas". Sabe me explicar?

São os únicos jogadores reais do time. Conversei com o @PMLF sobre essa questão e ele disse que isso é comum, porque os times brasileiros que não estão na Série A ou B mandam todo mundo embora antes do fechamento da DB para o lançamento do jogo. Então, querendo ou não, é um reflexo da realidade do nosso futebol.

O salário do treinador e do staff foi separado do orçamento salarial da equipe tem algum tempo, acho que no FM17, então, não é como se eu estivesse roubando dinheiro de reforço do elenco. Entretanto, o valor é realmente absurdamente alto.

Vou deixar um link aqui para você tirar suas próprias conclusões, vai ser melhor que qualquer explicação resumida que eu te der: https://community.sigames.com/topic/422150-playable-vs-view-only-leagues/

Em 23/12/2018 at 14:48, marciof89 disse:

Rapaz, o trabalho vai ser árduo (ênfase no árduo).

Vai precisar de uma boa dose de sorte pra poder fazer uma boa temporada com um clube cheio de jogadores cinzas. Boa sorte!

Será, principalmente porque as outras equipes ao menos vão buscar reforços, mesmo que nunca velocidade inferior ao treinador humano.

A questão é que como disse ali pro Danut, quase todos os clubes da Série D tem jogadores cinzas nesse momento. Vamos ver o que fatora na decisão dos resultados quando todo mundo está em condições de igualdade.

Em 23/12/2018 at 23:27, Vannces disse:

Olha, tenho que dizer que começar um desafio como você começou, não está a minha altura, ou seja, está muito acima do que eu poderia conseguir. Esses jogadores cinzas são um tiro no pé. há algum coelho na cartola para tirar nesse momento ou será só muito trabalho mesmo? Se o salário é muito bom, o trabalho não pode ser diferente, rs. Boa sorte na sequência

É a primeira vez que estou testando isso, então, não é como se eu tivesse certeza de alguma coisa também. No momento, a única alternativa é continuar jogando e esperar a primeira fornada do save, que deve vir em setembro, provavelmente após o fim da Série D.

Em 24/12/2018 at 14:06, Thiago Snitram disse:

É.. jogar só com 5 jogadores e o resto cinza será meio chato até que venha os jogadores da base.

Já dei uma iniciada no save e está sendo até bem mais interessante do que imaginei que seria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

São os únicos jogadores reais do time. Conversei com o @PMLF sobre essa questão e ele disse que isso é comum, porque os times brasileiros que não estão na Série A ou B mandam todo mundo embora antes do fechamento da DB para o lançamento do jogo. Então, querendo ou não, é um reflexo da realidade do nosso futebol.

É, os clubes no mundo real fazem contrato só até o fim da Série C ou D, que é mais ou menos quando a database é fechada, aí liberam (quase) todo mundo quando são eliminados destes torneios.

Depois (entre outubro e janeiro) eles refazem os elencos para os estaduais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to A Veterana
  • AllMight featured this tópico
  • AllMight unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Masca
      Por Masca
      Copa do Nordeste começa no próximo final de semana e de cara já tem um Bahia x Sport.

      As duas partidas da final com apenas 4 dias de intervalo desvaloriza demais a competição. 
    • Johnny furacão
      Por Johnny furacão
      Coloquem seus times históricos para um mano a mano pra fazermos uma comparação entre eles , gostaria de iniciar o tópico com o seguinte confronto, Atlético PR 2001 vs Santos 2002
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      58ª rodada
       
      SÁB - 12/11
      Flamengo x Avaí ***
       
      DOM - 13/11
      América x Atlético-GO **
      Athletico x Botafogo **
      Ceará x Juventude
      Corinthians x Atlético-MG **
      Cuiabá x Coritiba
      Goiás x São Paulo
      Internacional x Palmeiras 
      RB Bragantino x Fluminense
      Santos x Fortaleza **
       
      ** América x Atlético-GO | Athletico x Botafogo | Corinthians x Atlético-MG | Santos x Fortaleza: TODAS as apostas valerão (x2). Jogos onde ainda há disputa por vaga na Libertadores na rodada final.
      *** Flamengo x Avaí: apostas em EMPATE valerão (x2). Apostas em VITÓRIA do Avaí valerão (x3). 
       
      - Apostas abertas até SÁBADO (12/11) - 16H00
       - Planilha de pontuação AQUI
       
      Convocação:
       
      @Bigode.
      @bstrelow
      @Darknite
       
      @Jonathan'
       
      @Andreh68
      @PedroLuis
      @twitch.tvstayheavy87
      @TicianoB
      @ZMB
      @André Honorato
      @dantenetocosta 
      @BabudneyII
      @Peepe
      @fabioaraujo89
       
       
      @CaioRodrigues
       
       
      @LC
       
      @StrongAxe
       
      @tod
       
       
      @maiconandrade
      @Dan_Cunha
      @Rayo
      @Moura Edu
       
      @Van Derek
       
      @Jonas Nunes
      @#Vini
       
       
      @Herrer4
       
       
      @Fujarra
      @Nismotoquinha
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      57ª rodada
       
      TER - 08/11
      São Paulo x Internacional
       
      QUA - 09/11
      Avaí x Ceará 
      Coritiba x Corinthians
      Fluminense x Goiás ***
      Atlético-GO x Athletico
      Fortaleza x RB Bragantino ***
      Juventude x Flamengo ***
      Palmeiras x América
       
      QUI -  10/11
      Atlético-MG x Cuiabá ***
      Botafogo x Santos
       
      *** Fluminense x Goiás, Fortaleza x RB Bragantino, Juventude x Flamengo, Atlético-MG x Cuiabá: apostas em EMPATE valerão (x2). Apostas em VITÓRIA de Goiás, RB Bragantino, Juventude, Cuiabá  valerão (x3). 
       
      - Apostas abertas até TERÇA (08/11) - 21H30
       - Planilha de pontuação AQUI
       
      Convocação:
       
      @Bigode.
      @bstrelow
      @Darknite
       
      @Jonathan'
       
      @Andreh68
      @PedroLuis
      @twitch.tvstayheavy87
      @TicianoB
      @ZMB
      @André Honorato
      @dantenetocosta 
      @BabudneyII
      @Peepe
      @fabioaraujo89
       
       
      @CaioRodrigues
       
       
      @LC
       
      @StrongAxe
       
      @tod
       
       
      @maiconandrade
      @Dan_Cunha
      @Rayo
      @Moura Edu
       
      @Van Derek
       
      @Jonas Nunes
      @#Vini
       
       
      @Herrer4
       
       
      @Fujarra
      @Nismotoquinha
    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
×
×
  • Criar Novo...