Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre o avanço do jogo e algumas frustrações


nealcaffrey

Posts Recomendados

Caros colegas, muito boa noite.

Apesar de acompanhar o fórum há muitos anos, praticamente criei o usuário exclusivamente para elaborar este tópico. Gostaria de propor uma discussão que pode lhes parecer singela, mas que teria bastante impacto para mim, especificamente, se houvesse bastante aderência. Não deixa de ser um desabafo, em justa medida. Se a área for a incorreta, peço escusas desde já e solicito que seja transferido para aquela que for a mais adequada.

Jogo, como creio que seja a maioria de vocês, FM desde a versão 2005. De lá para cá, o jogo avançou: foi reestruturada a parte tática e a vida real fatalmente ingressou, como era de se esperar. Nesse interregno, joguei as versões 2009 (pouco), 2012 (ainda menos), 2015 (talvez um pouco mais) e 2017 (mais do que todas as demais, exceto a 2005). Tenho tentado, a todo custo, me adaptar a essas alterações, mas parece-me simplesmente impossível. É neste ponto que o tópico tangencia com o seu objetivo.

A maior birra que tinha/tínhamos com as versões anteriores do FM é a clássica: monotonia, jogos de ataque contra defesa, pouca ou nenhuma dificuldade após um determinado período, enfim. Houve uma reestruturação que minha cabeça não consegue apreender de forma alguma: a tática e a experiência no dia das partidas. Das barras que deambulam para a esquerda e para a direita, fomos imergidos num sem número de dados, e a tela da partida simplesmente ficou confusa demais para mim. Raramente consigo encontrar aquilo de que preciso com alguma velocidade, o jogo transcorre sem que seja possível acompanhar o seu desenvolvimento, o auxiliar técnico sugere alterações que afetam a forma do time de jogar e o transformam em uma bagunça tática completa e absoluta, e assim sucessivamente.

Além disso, alguns padrões táticos parecem não se coadunar com coisa alguma: bombear para os flancos faz crer que o time jogará num bumba-meu-boi, rifando a bola para as laterais a todo tempo; levar a bola até a área basicamente aniquila as finalizações de fora da área; deambular das posições faz crer que os atletas terão rápida transição nas jogadas de contra-ataque, mas somente transforma a equipe num apanhado de gente correndo em direções incompreensíveis; manter a posição engessa o time, e assim vai. Não consigo listar adequadamente quantos aspectos do plano tático são incompreensíveis no meu ponto de vista, e ainda pior: reuni-los e transformá-los em uma coisa só, identidade, padrão de jogo e forma de jogo, esses são aspectos que me parecem ainda mais impossíveis.

O 4-2-3-1 clássico do Palmeiras expõe a equipe. O 4-4-2 não conta com atletas que joguem em posições o suficiente para preenchê-los. Os meias ofensivos não jogam mais sobre a meia-cancha e não é possível atribuir a eles uma posição que lhes seja natural, somente colados nos atacantes. Os laterais podem ser defesas laterais, alas, whatever, mas nunca com a função de atacar quando o time tem a bola e defender quando não tem. É primeiro volante, médio área-a-área, construtor de jogo avançado, construtor de jogo recuado, avançado interior, extremo, avançado defensivo, céus. São informações demais, e simples e puramente não sei o que fazer com elas.

E mais: que terror é a véspera de jogo e o tal do briefing tático. "são necessárias ao menos 4 ou 5 tarefas de construção para a tática", ou coisa que o valha, como se, ainda que tivesse revirado a internet do avesso, fosse ser capaz de compreender o que isso significa. Não sou tradicionalmente um jogador que gosta de variar padrões táticos - é 4-2-3-1, variando para o 4-1-4-1 e olhe lá. Quem dirá modificar a equipe inteira e escalá-la de acordo com o adversário em todo santo jogo, preterindo atletas que se encontram em melhor fase puramente porque o auxiliar recomenda uma tática para a partida na qual ele não se encaixa.

No início, por exemplo, jogando fora de casa, parece-me lógico que estruture a equipe para jogar nos contra-ataques, com estilo de passe mais direto, ritmo mais alto e jogadores mais distantes uns dos outros no plano tático. Em casa, também me parece lógico estruturar a equipe mais fechada, com passes mais curtos e mais posse de bola, agredindo mais o adversário. Não preciso nem dizer que nenhum dos dois padrões é eficiente. A equipe simplesmente não tem forma.

Por favor, alguém me dê uma luz. Não consigo me adaptar às novas versões, apesar de estar sempre ansioso para jogá-las, e gostaria de modificar isso, mas não sei nem por onde começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é tão complicado.

Resumidamente, eu te recomendaria ignorar os conselhos da equipe técnica. Ao assumir um time a gente traça aquele que acreditamos ser o melhor caminho e na grande maioria das vezes a equipe técnica não vai entender o que queremos. Você pode até procurar treinadores que compartilhem da sua maneira de gerir a equipe, entendam sua filosofia e tenham familiaridade com os esquemas táticos, mesmo assim será perda de tempo. Primeiro que vai ser muito difícil encontram um bom numero de pessoas que além disso tudo ainda tenham uma boa classificação em suas funções e segundo, e mais importante, tudo pode mudar de uma temporada para outra e duvido que vai trocar toda a equipe técnica pq mudou de tática ou resolveu ser mais ofensivo, por exemplo.

É interessante ouvir o feedback da equipe técnica em alguns casos onde realmente possam ser uteis e economizam horas de analise, como nos relatórios de equipe, onde dá para ter uma ideia concreta do nível da sua equipe com relação as outras equipes da liga (isso pode ajudar montar táticas mais defensivas, por exemplo), ou mesmo durante os jogos, já que nem sempre percebemos pq um jogador tem uma classificação baixa. Filtre as opiniões dos treinadores, mas mantenha sempre uma ideia clara do que quer, afinal, quem manda é você.

Sobre esquemas táticos, filosofias, funções dos jogadores... isso é bem mais complicado. Não chega a ser necessário uma faculdade para entender tudo, mas é quase isso. Não é algo que se entende do dia para a noite. Você não vai precisar ser um expert para jogar, mas vai precisar entender o mínimo para não meter os pé pelas mãos. E não se preocupe, você não está sozinho. Tem muito manager experiente que comete os mesmos erros. Basta dar uma olhada na maioria das reclamações aqui do fórum para entender isso. Muita gente usa funções que não se completam e insiste em esquemas táticos que não combinam com as características dos jogadores e não entende pq perdem jogos. Tem uma lógica bem clara por trás disso, se tiver humildade para procurar as respostas e bom senso para equilibrar tudo não vai ter problemas.

Falando um pouco mais, especificamente sobre as funções, você disse que jogou bastante o FM2005, então deve se lembrar dos slides. Quando a gente configurava as instruções dos jogadores, ditávamos a maneira que gostaríamos que eles se comportassem em campo, isso nada mais é que do que designar uma função para o jogador. Essas instruções agora são pré-gravadas e tem nomes, mas é como se os slides ainda estivessem lá. Dê uma olhada na descrição das funções que vai ter uma boa ideia de como o jogador vai se comportar, continue atento ao atributos, como no FM2005, para ter certeza que o jogador vai desempenhar bem o papel que deseja e complete as demais funções em campo. Se fizer tudo direitinho, ou pelo menos de forma equilibrada, você não vai ser o Guardiola, mas vai ter um esquema de jogo e seu time vai jogar.

Aqui no fórum tem muito material sobre o assunto que pode te ajudar. Não importa se for de versões antigas. Na maioria das vezes as dicas servem para todas as versões, salvo grandes alterações, como as que ocorreram nos treinamentos no FM19. Essa é a parte chata, estudar um pouco, mas garanto que será a mais gratificante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

          A mesma dor de cabeça que todos temos, vc explicou no seu tópico!  O Problema do FM é que ele nunca é entregue pronto, sempre entregue pelas beiradas, cheio de bugs, nós que compramos por um preço de jogo AAA e ficamos testando durante 6 meses para que a SI fique atualizamo e tentando acertar é um absurdo. 

         O Pessoal que joga pelo 2D vc praticamente não ver ninguém fazendo reclamação  sobre o jogo,  então problema esta na Engine 3D que a mesmo desde de 2013 com alguns remendos a cada ano.  

         O FM19 o 3D é totalmente automatizado pode jogar contra quem for é a mesma mecânica da I.A executando a programação, a marcação usada pelo adversário praticamente é sempre a mesma não faz diferença se os jogadores tem ou não tem atributos  pra executar. No 3D não vê diferença entre um zagueiro que corre 08 e um atacante que corre 16, ambos corre lado a lado.    

         Sobre os treinos -  Se deixar na mão do adjunto é de boa seus jogadores não vão reclamar dos treino, porem os treinos dele vai tornar seu time diferente do que vc quer. Deveria a comissão técnica adaptar os treinos de acordo com as instruções do treinador,  VC coloca recuado, contra ataque, passe longo, adjunto coloca para treinar TIKE TAKA e posse de bola.         Como eu resolvi isso ate agora, toda semana o adjunto me mostra o plano de treino, eu tiro tudo que não tem nada com a minha tática e coloco a que tem,  tiro posse e tike taka e coloco atacar pelas alas, treinar transição rápida,  as vezes coloco criação de oportunidades, finalização de oportunidades, os treinos em coletivo e defesa eu deixo, ate agora ta indo blz sem reclamação e bom resultado dentro de campo, da forma que o time ta jogando.     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rudsonnunes disse:

          A mesma dor de cabeça que todos temos, vc explicou no seu tópico!  O Problema do FM é que ele nunca é entregue pronto, sempre entregue pelas beiradas, cheio de bugs, nós que compramos por um preço de jogo AAA e ficamos testando durante 6 meses para que a SI fique atualizamo e tentando acertar é um absurdo. 

         O Pessoal que joga pelo 2D vc praticamente não ver ninguém fazendo reclamação  sobre o jogo,  então problema esta na Engine 3D que a mesmo desde de 2013 com alguns remendos a cada ano.  

         O FM19 o 3D é totalmente automatizado pode jogar contra quem for é a mesma mecânica da I.A executando a programação, a marcação usada pelo adversário praticamente é sempre a mesma não faz diferença se os jogadores tem ou não tem atributos  pra executar. No 3D não vê diferença entre um zagueiro que corre 08 e um atacante que corre 16, ambos corre lado a lado.    

         Sobre os treinos -  Se deixar na mão do adjunto é de boa seus jogadores não vão reclamar dos treino, porem os treinos dele vai tornar seu time diferente do que vc quer. Deveria a comissão técnica adaptar os treinos de acordo com as instruções do treinador,  VC coloca recuado, contra ataque, passe longo, adjunto coloca para treinar TIKE TAKA e posse de bola.         Como eu resolvi isso ate agora, toda semana o adjunto me mostra o plano de treino, eu tiro tudo que não tem nada com a minha tática e coloco a que tem,  tiro posse e tike taka e coloco atacar pelas alas, treinar transição rápida,  as vezes coloco criação de oportunidades, finalização de oportunidades, os treinos em coletivo e defesa eu deixo, ate agora ta indo blz sem reclamação e bom resultado dentro de campo, da forma que o time ta jogando.     

Amigo, qual jogo não sofre atualizações constantes hoje em dia? Podem ser títulos da menor das desenvolvedoras as gigantes do mercado. FIFA que é FIFA passa por isso. Infelizmente (ou felizmente) essa é praticamente uma norma de mercado.

E só para esclarecer, o engine das partidas é o mesmo para o 2D e 3D, a diferença está apenas em como os eventos são apresentados. Um jogo no 2D não é diferente no 3D, o que muda são só os gráficos. É como se fosse um texture pack, poderiam colocar dinossauros na tela que os eventos e resultado das ações seriam os mesmo.

@nealcaffrey, esse ai é um bom exemplo sobre o que estava falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2018 at 23:09, nealcaffrey disse:

A maior birra que tinha/tínhamos com as versões anteriores do FM é a clássica: monotonia, jogos de ataque contra defesa, pouca ou nenhuma dificuldade após um determinado período, enfim. Houve uma reestruturação que minha cabeça não consegue apreender de forma alguma: a tática e a experiência no dia das partidas. Das barras que deambulam para a esquerda e para a direita, fomos imergidos num sem número de dados, e a tela da partida simplesmente ficou confusa demais para mim. Raramente consigo encontrar aquilo de que preciso com alguma velocidade, o jogo transcorre sem que seja possível acompanhar o seu desenvolvimento, o auxiliar técnico sugere alterações que afetam a forma do time de jogar e o transformam em uma bagunça tática completa e absoluta, e assim sucessivamente.

Em todo jogo com muitas opções de ação em "tempo real", se você não está habituado com a interface o recomendado é diminuir a velocidade e/ou pausar com frequência. Eu me considero habituado e sempre pauso o jogo várias vezes quando acho que é necessário analisar se as coisas estão fluindo como imaginei.

As sugestões de alteração, via de regra eu não sigo. A interpretação do auxiliar gera uma solução pro estilo dele, mas eu tenho o meu, então olho o que ele está falando mas penso numa solução que case com o que eu quero.

 

 

Em 23/11/2018 at 23:09, nealcaffrey disse:

Além disso, alguns padrões táticos parecem não se coadunar com coisa alguma: bombear para os flancos faz crer que o time jogará num bumba-meu-boi, rifando a bola para as laterais a todo tempo; levar a bola até a área basicamente aniquila as finalizações de fora da área; deambular das posições faz crer que os atletas terão rápida transição nas jogadas de contra-ataque, mas somente transforma a equipe num apanhado de gente correndo em direções incompreensíveis; manter a posição engessa o time, e assim vai. Não consigo listar adequadamente quantos aspectos do plano tático são incompreensíveis no meu ponto de vista, e ainda pior: reuni-los e transformá-los em uma coisa só, identidade, padrão de jogo e forma de jogo, esses são aspectos que me parecem ainda mais impossíveis.

Tudo tem que ser observado e testado. Jogadores diferentes, familiaridade com a tática, entrosamento, época do ano, adversário, tudo pode influenciar.

 

Em 23/11/2018 at 23:09, nealcaffrey disse:

No início, por exemplo, jogando fora de casa, parece-me lógico que estruture a equipe para jogar nos contra-ataques, com estilo de passe mais direto, ritmo mais alto e jogadores mais distantes uns dos outros no plano tático. Em casa, também me parece lógico estruturar a equipe mais fechada, com passes mais curtos e mais posse de bola, agredindo mais o adversário. Não preciso nem dizer que nenhum dos dois padrões é eficiente. A equipe simplesmente não tem forma.

É uma concepção sua e você tem a possibilidade de tentar fazer funcionar, mas eu não mudo minha tática na maior parte do tempo. Como jogo com posse de bola, não vou mudar pra um estilo mais rápido, que não treino na maior parte do tempo. E se mudar de ideia terei que levar em conta a familiaridade do time com esse estilo diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2018 at 22:09, nealcaffrey disse:

Caros colegas, muito boa noite.

Apesar de acompanhar o fórum há muitos anos, praticamente criei o usuário exclusivamente para elaborar este tópico. Gostaria de propor uma discussão que pode lhes parecer singela, mas que teria bastante impacto para mim, especificamente, se houvesse bastante aderência. Não deixa de ser um desabafo, em justa medida. Se a área for a incorreta, peço escusas desde já e solicito que seja transferido para aquela que for a mais adequada.

Jogo, como creio que seja a maioria de vocês, FM desde a versão 2005. De lá para cá, o jogo avançou: foi reestruturada a parte tática e a vida real fatalmente ingressou, como era de se esperar. Nesse interregno, joguei as versões 2009 (pouco), 2012 (ainda menos), 2015 (talvez um pouco mais) e 2017 (mais do que todas as demais, exceto a 2005). Tenho tentado, a todo custo, me adaptar a essas alterações, mas parece-me simplesmente impossível. É neste ponto que o tópico tangencia com o seu objetivo.

A maior birra que tinha/tínhamos com as versões anteriores do FM é a clássica: monotonia, jogos de ataque contra defesa, pouca ou nenhuma dificuldade após um determinado período, enfim. Houve uma reestruturação que minha cabeça não consegue apreender de forma alguma: a tática e a experiência no dia das partidas. Das barras que deambulam para a esquerda e para a direita, fomos imergidos num sem número de dados, e a tela da partida simplesmente ficou confusa demais para mim. Raramente consigo encontrar aquilo de que preciso com alguma velocidade, o jogo transcorre sem que seja possível acompanhar o seu desenvolvimento, o auxiliar técnico sugere alterações que afetam a forma do time de jogar e o transformam em uma bagunça tática completa e absoluta, e assim sucessivamente.

Além disso, alguns padrões táticos parecem não se coadunar com coisa alguma: bombear para os flancos faz crer que o time jogará num bumba-meu-boi, rifando a bola para as laterais a todo tempo; levar a bola até a área basicamente aniquila as finalizações de fora da área; deambular das posições faz crer que os atletas terão rápida transição nas jogadas de contra-ataque, mas somente transforma a equipe num apanhado de gente correndo em direções incompreensíveis; manter a posição engessa o time, e assim vai. Não consigo listar adequadamente quantos aspectos do plano tático são incompreensíveis no meu ponto de vista, e ainda pior: reuni-los e transformá-los em uma coisa só, identidade, padrão de jogo e forma de jogo, esses são aspectos que me parecem ainda mais impossíveis.

O 4-2-3-1 clássico do Palmeiras expõe a equipe. O 4-4-2 não conta com atletas que joguem em posições o suficiente para preenchê-los. Os meias ofensivos não jogam mais sobre a meia-cancha e não é possível atribuir a eles uma posição que lhes seja natural, somente colados nos atacantes. Os laterais podem ser defesas laterais, alas, whatever, mas nunca com a função de atacar quando o time tem a bola e defender quando não tem. É primeiro volante, médio área-a-área, construtor de jogo avançado, construtor de jogo recuado, avançado interior, extremo, avançado defensivo, céus. São informações demais, e simples e puramente não sei o que fazer com elas.

E mais: que terror é a véspera de jogo e o tal do briefing tático. "são necessárias ao menos 4 ou 5 tarefas de construção para a tática", ou coisa que o valha, como se, ainda que tivesse revirado a internet do avesso, fosse ser capaz de compreender o que isso significa. Não sou tradicionalmente um jogador que gosta de variar padrões táticos - é 4-2-3-1, variando para o 4-1-4-1 e olhe lá. Quem dirá modificar a equipe inteira e escalá-la de acordo com o adversário em todo santo jogo, preterindo atletas que se encontram em melhor fase puramente porque o auxiliar recomenda uma tática para a partida na qual ele não se encaixa.

No início, por exemplo, jogando fora de casa, parece-me lógico que estruture a equipe para jogar nos contra-ataques, com estilo de passe mais direto, ritmo mais alto e jogadores mais distantes uns dos outros no plano tático. Em casa, também me parece lógico estruturar a equipe mais fechada, com passes mais curtos e mais posse de bola, agredindo mais o adversário. Não preciso nem dizer que nenhum dos dois padrões é eficiente. A equipe simplesmente não tem forma.

Por favor, alguém me dê uma luz. Não consigo me adaptar às novas versões, apesar de estar sempre ansioso para jogá-las, e gostaria de modificar isso, mas não sei nem por onde começar.

Tudo bom, meu caro?

Compartilho de suas dores, mas acredito que, talvez, a solução seja um pouquinho mais simples do que imaginamos.

Já tentou jogar em inglês, ao invés do PT-PT? Porque, ao menos para mim, os termos em português luso mais confundem que ajudam.

Só depois de me ter habituado com as coisas numa nova versão é que me aventuro no PT-PT, pois já sei o que significam verdadeiramente.

Enfim, não quero parecer simplório, concordo contigo que o jogo começou a ficar muito recheado de coisas, mas é preciso compreender que boa parte dessas tarefas extra podem ser terceirizadas sem tanto prejuízo da diversão.

Afinal, ao fim e ao cabo, o FM ainda é um jogo que tenta simular o ambiente de um treinador de futebol - e suas angústias, frustrações e responsabilidades fazem parte disso, inevitavelmente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Chaves disse:

Amigo, qual jogo não sofre atualizações constantes hoje em dia? Podem ser títulos da menor das desenvolvedoras as gigantes do mercado. FIFA que é FIFA passa por isso. Infelizmente (ou felizmente) essa é praticamente uma norma de mercado.

E só para esclarecer, o engine das partidas é o mesmo para o 2D e 3D, a diferença está apenas em como os eventos são apresentados. Um jogo no 2D não é diferente no 3D, o que muda são só os gráficos. É como se fosse um texture pack, poderiam colocar dinossauros na tela que os eventos e resultado das ações seriam os mesmo.

@nealcaffrey, esse ai é um bom exemplo sobre o que estava falando.

    FIfa não é parâmetro pra ninguém é uma porcaria a anos,jogos da EA são jogos lançados pela metade e tem que compra ou liber alguma coisa via cash.  

   Engine é a mesma, mas  a informação não é a mesma, no 2D vc só vê uma bola (jogador) chutando para fora de dentro da área, no 3D a informação não é só essa,  vc consegue ver a movimentação, se o jogador tava marcado, ou se chutou com o gol vazio.  Bola aérea no 2d é piada. Já bola aérea no 3D  vc claramente como ta acontecendo. 

   Jamais vc vai conseguir reparar os bugs que aparece no 3D, olhando pelo 2D, no 2D é só um log de eventos que não mostra nada.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Rudsonnunes disse:

    FIfa não é parâmetro pra ninguém é uma porcaria a anos,jogos da EA são jogos lançados pela metade e tem que compra ou liber alguma coisa via cash.  

   Engine é a mesma, mas  a informação não é a mesma, no 2D vc só vê uma bola (jogador) chutando para fora de dentro da área, no 3D a informação não é só essa,  vc consegue ver a movimentação, se o jogador tava marcado, ou se chutou com o gol vazio.  Bola aérea no 2d é piada. Já bola aérea no 3D  vc claramente como ta acontecendo. 

   Jamais vc vai conseguir reparar os bugs que aparece no 3D, olhando pelo 2D, no 2D é só um log de eventos que não mostra nada.  

Completando o seu raciocínio, da para ver uma clara diferença de analise das partidas de 3D e 2D nos desarmes, no 2D vc apenas vê a bolinha roubando a bola, mas no 3D vc tem uma noção completa de como foi o desarme e porque foi desarmado... Falta de concentração, ruindade do jogador, um belo carrinho do defensor ou pura cagada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, li todos os comentários e vou optar por não os responder individualmente pra economizar o tempo de vocês, que deve ser tão ajustado quanto o meu. Em vez disso, como transformamos o tópico numa discussão interessante e que me deu algum panorama, vou compartilhar algumas das minhas experiências mais recentes e requerer um pouco mais da boa vontade de vocês pra torná-las compreensíveis na minha ótica.

Primeiro ponto: nas versões mais recentes, costumava jogar com o motor 3D. Agora, só o 2D. Parece-me mais simples de analisar posicionamento, eventuais falhas e assim sucessivamente. Melhorou um pouco da experiência. Segui também o conselho do nosso amigo e passei a pausar o jogo mais vezes pra analisá-lo e senti alguma diferença. Já notei que o modo "lances chave" prejudica um pouco o andamento da partida - nada acontece e, quando acontece, tende a tornar impossível o ajuste nos finalmentes. Tenho jogado no modo "prolongado".

Ainda, sobre as funções que cada jogador pode desempenhar: entendi o que foi pontuado e os ajustes especialmente no que se refere ao FM 2005. Ainda assim, preocupa-me um pouco que meu ponta-esquerda somente saiba jogar intensamente na posição de "avançado interior" e eu tenha que disponibilizar um "construtor de jogo avançado" colado nos atacantes pra poder usar o que o elenco tem de melhor. A impressão que tenho é que um está sempre tentando roubar a cena do outro, e acaba havendo interferência na zona do campo de domínio de cada um. Pra mim, particularmente, que sempre inicio os novos FM com o Palmeiras pra testar, jogar com Dudu e Lucas Lima tem sido problemático. Nas versões anteriores, Dudu era um bom extremo; atualmente, ele é um bom avançado interior. Então, escalá-los juntos em suas melhores funções parece criar alguma incompatibilidade no comando de ataque.

Sobre a defesa: consegui ajustá-la. Com Luan e Dedé, Emerson Santos e Antônio Carlos, Luan e Antônio Carlos, Dedé e Emerson Santos, Dedé e Antônio Carlos, a equipe tem rendido bem defensivamente e sofre poucos gols. Rotacionando o elenco como faz o Felipão, conquistei o Paulistão e avancei na Libertadores com vitória em todos os jogos da primeira fase. A equipe ficou invicta do primeiro jogo, quando foi derrotada pelo Santos fora por 1x0, até o segundo jogo da final, quando perdi pro Corinthians por 3x1, levando a taça por ter vencido a ida por 3x0.

Agora, contudo, com o início do Brasileirão, algumas outras preocupações me acometem. Enfrentei Ceará, América-MG e São Paulo. Os resultados foram 0x0, 1x0, 1x2. O que essas partidas têm em comum é que a equipe roda a bola na entrada da área e não finaliza em gol. Ainda assim, sem a função "rematar sempre que possível", chutei a gol 26 vezes contra o São Paulo, sendo 5 na meta e 1 gol. O tento contra o América-MG foi marcado aos 49 do segundo tempo, depois de (pasmem) 36 finalizações. A melhor função do Lucas Lima (construtor de jogo avançado, apoiar) tem a predefinição de "rematar menos". Ninguém chuta quando o lance clareia; quando não, carimbam a marcação. Têm algumas burrices no motor do jogo que não consigo entender.

Outra coisa: jogo no 4-1-1-3-1, Bruno Henrique/Tchê Tchê na meia-cancha na função de médio área-a-área ou carrillero, Dudu aberto numa ponta, Willian na outra. Nada de antitradicional. Contudo, os laterais (ainda que na função "atacar") não sobem e não apoiam o ataque pelas pontas, indo no fundo pra realizar os cruzamentos. Soltam a bola na intermediária e recuam, ou cruzam antecipadamente, sem eficácia. Consigo compreender por que Dudu não vai ao fundo, afinal, ele tem a função de avançado interior, corta pra dentro e cria na diagonal. Mas Willian, que joga como extremo, também não vai na linha de fundo e sempre solta a bola curta.

Os comentários de vcs me ajudaram a criar um panorama melhor que o anterior, agradeço muito pelo apoio de todos. Se pudermos esticar a conversa aqui, estejam certos de que me ajudará muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Laterais realmente não cruzam com frequência, mas eu vejo eles participando ativamente dos ataques apoiando os Avançados Interiores (IF) quando uso na função Ala (WB) e Suporte. Ainda coloco a instrução individual de cruzar com maior frequência pra ambos.

 

Chances criadas, chutes a gol, etc. não garantem boa taxa de conversão, e nem a taxa de conversão garante vitórias se passar a criar menos. Você tem que observar os erros pra tentar ver o porquê os jogadores estão tomando aquelas decisões. Uma coisa que ainda estou testando é se posso abusar dos treinamentos de PPMs pra melhorar esse comportamento, pros jogadores ficarem mais próximos de um padrão que quero pro meu time.

 

Uma coisa que tenho feito desde o FM18 é me debruçar sobre as estatísticas pra comparar.

 

 

NQP6UWN.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que muita coisa se resolva nas instruções individuais de cada jogador/posição, mas para isso você precisa ter uma análise detalhada do jogos, dos erros, e do que você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também passei (e ainda passo, rsrs) por alguns dos teus problemas:

1) Quanto aos laterais, a melhor forma que encontrei de colocá-los como úteis foi como Alas, mesmo não sendo sua função natural. Hoje, após 1 temporada, dou preferência total no meu time para Alas, e tem funcionado bem. Meu lateral esquerdo é o líder de assistências no campeonato. Mas é ala. Como lateral não rendeu muito.

2) Essa questão dos remates x acertos é algo que já bati bastante no tópico geral. Sinceramente, ainda não consegui achar uma solução. A única forma que consegui amenizar foi utilizar de 2 a 3 táticas com o elenco, aumentar o elenco para suportar e ter opções para as mais variadas mudanças táticas. Uma das táticas que costuma diminuir este incômodo é quando jogo com 2 atacantes, principalmente um bom Jogador Alvo que consiga apoiar bem  + Ponta de Lança veloz com boa finalização. Ameniza, mas não resolve. Agora, táticas com 1 atacante centralizado e dois avançados interiores é certeza que vai acontecer muitos remates x poucos acertos. Outra função que ainda não consegui encaixar foi a do médio ofensivo. É pedir para passar raiva.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2018 at 16:53, Dan_Cunha disse:

Também passei (e ainda passo, rsrs) por alguns dos teus problemas:

1) Quanto aos laterais, a melhor forma que encontrei de colocá-los como úteis foi como Alas, mesmo não sendo sua função natural. Hoje, após 1 temporada, dou preferência total no meu time para Alas, e tem funcionado bem. Meu lateral esquerdo é o líder de assistências no campeonato. Mas é ala. Como lateral não rendeu muito.

2) Essa questão dos remates x acertos é algo que já bati bastante no tópico geral. Sinceramente, ainda não consegui achar uma solução. A única forma que consegui amenizar foi utilizar de 2 a 3 táticas com o elenco, aumentar o elenco para suportar e ter opções para as mais variadas mudanças táticas. Uma das táticas que costuma diminuir este incômodo é quando jogo com 2 atacantes, principalmente um bom Jogador Alvo que consiga apoiar bem  + Ponta de Lança veloz com boa finalização. Ameniza, mas não resolve. Agora, táticas com 1 atacante centralizado e dois avançados interiores é certeza que vai acontecer muitos remates x poucos acertos. Outra função que ainda não consegui encaixar foi a do médio ofensivo. É pedir para passar raiva.

 

 

   - Bom os laterais eu uso como alas nesse F19 pois estão rendendo mais, cruza mais OBS: Eu treino sempre estilo tático jogar pelas laterais 

   -  Os ponta eu uso normalmente 1 como avançado interior atacar, e outro como Ponta para cruzar a bola tem dado certo. Obs: tem uns ponta que demora para cruzar e fica enrolando a bola ate o marcador chegar e acaba não cruzando ou batendo no marcador.  Porem outro ponta (Pablo Mouche) esses  não enrola cruza de primeira é um blz! 

    -  Ataque eu uso hj Ponta de lança fixo, chutar mais, mover de posição, não coloca pra jogar pelos flancos deixa centralizado. Tem sido o goleador do time, jogando sozinho ou com 2 atacantes,  realmente faz gol!  

    OBS:  Praticamente em todos os jogos meu time tem 20 a 35 chutes no gol e 5 a 10 oportunidades, normalmente ganhou de 2 gols pra cima, ja o time da I.A (maquina) tem no máximo 5 a 15 chutes a gols e oportunidades varia  de 0 a 5  é certo que se o time da maquina tiver 2 oportunidades vai fazer um gol.  

      - Uma coisa que ja venho notando a tempos sobre a diferença entre quantidade de chutes a gols e oportunidades criadas, se vc for analisar todos os times do campeonato ou os times  que vc jogou contra não vai achar nenhum time controlado pela (i.A) que tenha dado 20 ou 30 chutes a gols em uma unica partida, a competição tem 20 clubes e o único clube que da 30 chutes por jogo para fazer 1 ou mais gols é o seu. Os Outros 19 time controlado pela (I.A) segue a mesma programação chuta de 0-10 e fazem de 1- 5 gols então é certo que o único time que tem um atacante cegueta é o seu, porque os outros tem pele e maradona.  

       Então acredito que seja uma roleta (RNG) quanto mais chances de gols seu time tiver 30/40/50 melhor já que seu time é o único sem um Pele! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 30/11/2018 at 00:34, Douglas. disse:

Laterais realmente não cruzam com frequência, mas eu vejo eles participando ativamente dos ataques apoiando os Avançados Interiores (IF) quando uso na função Ala (WB) e Suporte. Ainda coloco a instrução individual de cruzar com maior frequência pra ambos.

 

Chances criadas, chutes a gol, etc. não garantem boa taxa de conversão, e nem a taxa de conversão garante vitórias se passar a criar menos. Você tem que observar os erros pra tentar ver o porquê os jogadores estão tomando aquelas decisões. Uma coisa que ainda estou testando é se posso abusar dos treinamentos de PPMs pra melhorar esse comportamento, pros jogadores ficarem mais próximos de um padrão que quero pro meu time.

 

Uma coisa que tenho feito desde o FM18 é me debruçar sobre as estatísticas pra comparar.

 

 

NQP6UWN.jpg

Tem dado certo pra você? Estou treinando alguns PPMs com esse intuito e ja vi alguma melhora

Em 07/12/2018 at 17:56, Rudsonnunes disse:

  - Uma coisa que ja venho notando a tempos sobre a diferença entre quantidade de chutes a gols e oportunidades criadas, se vc for analisar todos os times do campeonato ou os times  que vc jogou contra não vai achar nenhum time controlado pela (i.A) que tenha dado 20 ou 30 chutes a gols em uma unica partida, a competição tem 20 clubes e o único clube que da 30 chutes por jogo para fazer 1 ou mais gols é o seu. Os Outros 19 time controlado pela (I.A) segue a mesma programação chuta de 0-10 e fazem de 1- 5 gols então é certo que o único time que tem um atacante cegueta é o seu, porque os outros tem pele e maradona.  

ahahahahh é por ai mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, senna889091 disse:

Tem dado certo pra você? Estou treinando alguns PPMs com esse intuito e ja vi alguma melhora

 

Sim, e os PPMs também parecem bem mais eficientes agora. Pra jogadores de meio campo (de M a MA, centro ou lados) com boa finalização e velocidade, por exemplo, o 'Gets Forward Whenever Possible' os torna bem mais ofensivos em bolas cruzadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2019 at 16:33, Douglas. disse:

 

Sim, e os PPMs também parecem bem mais eficientes agora. Pra jogadores de meio campo (de M a MA, centro ou lados) com boa finalização e velocidade, por exemplo, o 'Gets Forward Whenever Possible' os torna bem mais ofensivos em bolas cruzadas.

Isso que to buscando 
Tem dicas de PPMs a dar a outras posições? Pra zagueiros peço pra "conduzir a bola fora da area defensiva", peço pros laterais "chegar a frente possivel" e pros atacantes, quando possivel, "chutar colocado" e "chutar de primeira" 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, senna889091 disse:

Isso que to buscando 
Tem dicas de PPMs a dar a outras posições? Pra zagueiros peço pra "conduzir a bola fora da area defensiva", peço pros laterais "chegar a frente possivel" e pros atacantes, quando possivel, "chutar colocado" e "chutar de primeira" 

 

Esse dos zagueiros eu acho arriscado, principalmente pra jogadores sem Decisões e Compostura bons. Teve algum lance do zagueiro ser apertado e acabar perdendo a bola?

Chutar de Primeira, os auxiliares indicam pra quem tem boa Finalização, mas ainda não vi benefício. Vejo, sim, outros jogadores perdendo rebotes às vezes mas não vejo quem tem o PPM fazendo gols nem mais lances perigosos que quem não tem.

E qualquer jogagor com Flair (acho que é Imprevisibilidade na tradução), Visão e Passe, Tries Killer Balls continua sendo um PPM essencial. Dictates Tempo (acho que é Gere o Ritmo de Jogo) também é bom pra meio-campo. Só que eu não jogo em contra-ataques, então pode ser prejudicial pra quem quer toques rápidos e eu não consigo montar boas táticas assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
9 horas atrás, senna889091 disse:

Isso que to buscando 
Tem dicas de PPMs a dar a outras posições? Pra zagueiros peço pra "conduzir a bola fora da area defensiva", peço pros laterais "chegar a frente possivel" e pros atacantes, quando possivel, "chutar colocado" e "chutar de primeira" 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/01/2019 at 01:20, Douglas. disse:

 

Esse dos zagueiros eu acho arriscado, principalmente pra jogadores sem Decisões e Compostura bons. Teve algum lance do zagueiro ser apertado e acabar perdendo a bola?

Chutar de Primeira, os auxiliares indicam pra quem tem boa Finalização, mas ainda não vi benefício. Vejo, sim, outros jogadores perdendo rebotes às vezes mas não vejo quem tem o PPM fazendo gols nem mais lances perigosos que quem não tem.

E qualquer jogagor com Flair (acho que é Imprevisibilidade na tradução), Visão e Passe, Tries Killer Balls continua sendo um PPM essencial. Dictates Tempo (acho que é Gere o Ritmo de Jogo) também é bom pra meio-campo. Só que eu não jogo em contra-ataques, então pode ser prejudicial pra quem quer toques rápidos e eu não consigo montar boas táticas assim.

Só uma unica vez, conseguiram fazer uma blitz loca que nunca vi. Até mesmo ultimamente tenho tido problemas com a reposição do goleiro pq eu saia curto com a zaga, mas como tem time que tava subindo muito a linha de marcação, deixei ele ainda pra jogar curto, mas desmarquei a area exata de onde deve jogar a bola, ai quando nao tem jeito ele rifa mesmo. Mas sempre insisto com PPM, até pq vou pra minha terceira ou quarta temporada no time e só uma vez aconteceu do zagueiro moscar. Pior que era zagueiro q sabe sair jogando. 

Vou experimentar o Tries Killer Balls com alguem. Eu tenho um ou dois jogadores com Dictates Tempo, nao me atrapalha tanto pq soltam a bola no tempo certo em contra ataques mas vou levar isso em conta. Eu trabalho duas taticas, uma mais de posse e outra de velocidade, mas dou preferencia em jogar com a veloz (apenas contra times mais fortes ou que jogam no 451 eu uso a de posse). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Eu estou procurando conteúdos sobre traits e achei legal esse aqui de um fórum. Se alguém quiser traduzir e trazer para cá ou fazer algo inspirado, eu tenho certeza que seria de agrado para muita gente.
      Dá até pra gente discutir alguns, por exemplo: Avançado Interior eu gostaria de Remate Colocado, pois ele está vindo da Esquerda para Direita. Mas ao mesmo tempo, se ele for jogar na direita já não faz sentido. Enfim. Dá pra discutir também no tópico criado.
      Fica a sugestão aí:
      [Community Challenge] Traits/PPMs For Different Roles! | FM Base (fm-base.co.uk)
    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
       

    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
×
×
  • Criar Novo...