Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

FC Andorra: Virtus Unita Fortior


Luiz A. Borel

Posts Recomendados

também achei que tivesse disputa de terceiro.

Não acho que viverei o suficiente para presenciar algo parecido na vida real!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que trabalho fantástico a frente da seleção andorrana. Uma curiosidade, não havia decisão de terceiro lugar na competição? De qualquer forma, os confrontos contra os espanhóis foram realmente muito emocionantes, vendeu caro as derrotas, mas foi bem longe na competição, parabéns. Bom trabalho na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha excelente para uma seleção em ascensão. Para o save foram boas as derrotas para a Espanha, assim não restaram muitas dúvidas sobre a qualidade do selecionado espanhol.  Parabéns pela campanha.

Se não for muita intromissão: para qual país está se mudando? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca que sensacional essa EURO, uma pena a Espanha atravancando o caminho de Andorra (pra variar hahaha).

Mas, o caminho está asfaltado agora, na próxima não terá vez pra ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Andreh68 disse:

também achei que tivesse disputa de terceiro.

Não acho que viverei o suficiente para presenciar algo parecido na vida real!

Não me lembro de ter em outra EURO, por isso nem me surpreendeu.

Também acho que não viverei, hehe. 

Valeu, Andreh. ????

15 horas atrás, Vannces disse:

Rapaz, que trabalho fantástico a frente da seleção andorrana. Uma curiosidade, não havia decisão de terceiro lugar na competição? De qualquer forma, os confrontos contra os espanhóis foram realmente muito emocionantes, vendeu caro as derrotas, mas foi bem longe na competição, parabéns. Bom trabalho na sequência.

Não há disputa do 3º na EURO. 

Fizemos ótimas partidas contra os espanhóis, quando muitos esperavam apenas que fôssemos goleados. 

Valeu, Vannces. ????

13 horas atrás, arecibo8 disse:

Esta indo incrivelmente bem com a seleção. Se continuar esta evolução deve ir muito bem na copa. 

Boa sorte nesta mudança. 

Primeiro temos que ir até a Copa. ? 

Valeu, arecibo. ????

3 horas atrás, ggpofm disse:

Campanha excelente para uma seleção em ascensão. Para o save foram boas as derrotas para a Espanha, assim não restaram muitas dúvidas sobre a qualidade do selecionado espanhol.  Parabéns pela campanha.

Se não for muita intromissão: para qual país está se mudando? 

A campanha foi bem além do que eu esperava, mesmo com a sorte que tivemos em cada sorteio, que nos emparelhou contra adversários "acessíveis". 

Vou me mudar para a Argentina.

Valeu, GG. ????

2 horas atrás, Neynaocai disse:

Caraca que sensacional essa EURO, uma pena a Espanha atravancando o caminho de Andorra (pra variar hahaha).

Mas, o caminho está asfaltado agora, na próxima não terá vez pra ninguém.

Fizemos uma campanha excelente e inapagável, mas não penso que ainda temos nenhuma condição de pensar em conquistas. Nos coloco mais como uma Turquia em 2008 ou a própria Islândia em 2016.

Valeu, Ney. ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sonejee.png

1. Marc, como você e seus companheiros se portavam nas partidas internacionais, em especial, nas partidas das eliminatórias, quando o que mais ocorriam eram derrotas dilatadas de Andorra e em raras ocasiões a equipe marcava gols ou pontos? Vocês conseguiam manter o prazer em jogar futebol, sem se abater com derrotas, estando conscientes de suas limitações perante à equipes mais fortes?

Nós somos conscientes da realidade em que a nossa seleção vive. Ainda que sofremos muitas derrotas, nosso objetivo era tentar ser o mais competitivo e nos orgulhamos do nosso trabalho e de dar tudo de nós em cada partida. 

Sofrer tantas derrotas não é do gosto de ninguém, mas lutávamos contra e isso nos fez mais fortes, e graças a todo esforço conseguimos melhores resultados.

2. Após constituir quase toda a carreira no futebol andorrano e espanhol, você rumou para a Escandinávia, atuando em ligas, teoricamente, mais competitivas e reconhecidas. Como foi a experiência na Finlândia, e como está sendo na Noruega, em termos de estrutura do futebol, qualidade de vida, etc. 

Na Finlândia tive a minha primeira experiência fora da Espanha. Foi muito difícil tomar a decisão de "sair de casa", mas é uma decisão da qual nunca me arrependerei. Encontrei uma liga mais competitiva do que eu esperava e pude ganhar títulos como a Suomen Cup. A nível de país, qualidade de vida, só posso dizer coisas boas. São países muito organizados e avançados, onde você se sente muito seguro e é muito fácil construir a vida.

Na Noruega, onde estou agora, encontrei uma liga com várias equipes históricas, como o Rosenborg e o Molde, e o nível é muito alto. Estou feliz de estar na Escandinávia e de poder desfrutar tanto do futebol profissional, quanto da qualidade de vida.

3. Você nasceu mesmo em Andorra. Como é a experiência para um jovem nacional de se tornar jogador de futebol ali, falando em termos de categorias de formação, incentivo da federação, da família, etc.

Não é fácil deixar a sua casa, família e amigos para buscar um futuro longe de tudo isso. Eu tive a sorte de jogar em bons clubes na Espanha (Real Madrid, Real Zaragoza, At. Baleares…) e isso me ajudou a crescer como futebolista e poder competir em ligas melhores. Quanto à seleção, sempre é um incentivo para todas as equipes saber que sou um futebolista internacional e a me orgulha representar meu país e poder jogar contra os melhores jogadores do mundo.

Val-s1.png

4. Você ainda é novo e tem bons anos de carreira adiante, mas és um dos líderes da atual seleção andorrana e um dos mais experientes jogadores. Acredita que, quando Ildefons Lima parar, você será o capitão e expoente da seleção nacional? Após terminar a carreira, tem em mente seguir no futebol, trabalhar na seleção, etc.?
 
Ilde tem uma longa trajetória, também jogou em grandes ligas e ainda tem alguns anos adiante na seleção. É claro que um dia, se as coisas assim forem, me encheria de orgulho poder ser o capitão.
 
Quando acabar a minha carreira, é claro que quero continuar ligado ao futebol. Atualmente tenho todas as licenças de treinador e estou cursando Ciências da Atividade Física e do Esporte. Com isso tudo, acredito que poderei me manter próximo do futebol.
 
5. Quem você considera, excluindo conquistas coletivas, o melhor jogador da história do futebol? 
 
Desfruto das duas grandes estrelas do momento: Cristiano Ronaldo e Leo Messi. Cristiano é pura ambição e um atleta incrível, Messi é puro talento.
 
6. Você não é um jogador que marca muitos gols. No entanto, tem algum que você considere o mais especial da carreira?
 
Meu primeiro gol na Segunda B, cuando estreei pelo At. Baleares. 
 
7. Qual foi a partida que você considera a principal ou a melhor da sua carreira?
 
A partida que me deixou melhores recordações foi contra a Turquia, no Estadi Comunal. 

9. Qual é a reação de um jogador andorrano ao saber que tem fãs em um país tão distante como o Brasil? Conheces algo do futebol brasileiro, algum clube ou jogador em especial?

Sempre é bonito saber que existem seguidores distantes que entendem o nosso futebol. Quando jogava em Ibiza tive um companheiro brasileiro, chamado Adriano Inácio da Matta. Éramos bons amigos e ele seguiu jogando no futebol europeu.

10. Para um jogador andorrano, como é a experiência de enfrentar grandes jogadores como você enfrentou Zinedine Zidane, Wayne Rooney, entre outros? Em 2014, um professor/jogador amador do futebol francês, em uma partida da Copa da França, lesionou Falcão García e o tirou da Copa do Mundo, entrando em depressão e deixando o futebol após o episódio. Existiu algum temor quando enfrentaste esse tipo de jogador, por exemplo, de lesioná-lo e serem falados mundialmente por algo ruim?
 
Para nós, jogar contra os melhores jogadores do mundo é um privilégio e desfrutamos como tal. Sempre poderemos nos lembrar das grandes estrelas que enfrentamos. 
 
Quanto ao temor, não existe. As lesões são parte desse esporte e não são controláveis. As partidas se jogam 100%.
 
Val-s3.png
 
11. Como é a experiência de um jogador andorrano ao enfrentar grandes seleções em estádios lotados por dezenas de milhares de torcedores? 
 
É uma experiência única e que para muitos dos meus companheiros não é tão normal. Eu joguei em estádios como o do Rosenborg ou do Brann, com mais de 20.000 pessoas.
 
12. Marc Vales é torcedor de algum ou alguns clubes em especial?
 
Sou torcedor do Real Madrid e tive a grande sorte de jogar nessa grande equipe.
 
13. Qual foi a sua maior felicidade como jogador e também a maior tristeza, quanto às realizações da profissão?
 
Minha maior felicidade foi ganhar o título da Segunda B com o At. Baleares e também a Suomen Cup com o SJK da Finlândia.
 
O pior momento foi a lesão grave que tive quando estava no Hospitalet e tive que ficar de recuperação e fora dos campos por mais de oito meses.
 
Val-s2.png
 
14. Como é a realidade do futebol de Andorra, levanto em conta a questão de estrutura, treinos, viagens e partidas? 
 
O futebol está em evolução em Andorra e pouco a pouco o nível vai aumentando. Há muitas coisas para melhorar, mas as coisas estão encarrilhadas.
 
15. Qual é o treinador mais admirado por Marc Vales? Dos que trabalhaste, qual é o que você mais gostou?
 
Tenho uma admiração especial por Carlo Ancelotti. Quanto aos que me treinaram, posso nomear vários… Emilio Larraz, Gustavo Siviero, Martí Cifuentes, Simo Valakari... com todos aprendi muito.
 
16. Qual a perspectiva de Marc Vales para o futebol andorrano? Acreditas que podem evoluir e crescer no cenário futebolístico? A compra do FC Andorra pelo Cosmos, de Gerard Piquè, pode ser um fator chave para o crescimento do futebol nacional?
 
Como comentei antes, o futebol andorrano está em evolução e a compra do FC Andorra é muito positiva. Seria fantástico ver o FC Andorra em categorias superiores e profissionais e isso ajudaria o futebol a crescer no país.
 
Spoiler

Estou pausando o save por tempo indeterminado após essa entrevista pelo motivo que citei anteriormente. Espero poder retomá-lo o mais breve possível e continuar contando a história do FC Andorra para vocês. Conto com a compreensão de todos e agradeço a cada um que está aqui. 

Luiz.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, me atualizei por aqui agora. Como fiquei bastante tempo longe e agora tu também vai dar uma pausa, não vou entrar em detalhes sobre as campanhas no campeonato espanhol ou mesmo aquelas com a seleção (que foram muito boas). O que quero mesmo é te dar os parabéns por essas entrevistas, que estão muito legais. Curti demais as duas.

Muito legal ver que os jogadores se disponibilizaram a isso também. Acho que no próximo jogo da seleção andorrana vou até acompanhar, pra ver esses caras em campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra entrevista muito bem feita, ta´melhor que muito jornalista xarope por ai kkk.

Tô com o Danut, fiquei até curioso em vê-los jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez, parabéns pela entrevista, muito boa por sinal. Dos entrevistados até aqui, ele foi quem eu achei mais simpático. Vou ter que concordar com o Danut e o Jirimias, pois estou começando a ficar curioso pra ver eles jogando na vida real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to (Em Pausa) FC Andorra: Virtus Unita Fortior

Buenas, pessoal. Como estão?

Estou passando aqui para dar uma satisfação a vocês pela pausa do save um pouco mais longa do que eu previa. Já me mudei para a Argentina, me ajeitei e comecei o estudos -me mudei para estudar Medicina na Universidad de Buenos Aires-, e eles, como vocês devem imaginar, estão consumindo uma grande parte do meu tempo, junto com o trabalho com a minha página de desenhos. O acesso ao fórum, que era diário, tornou-se quase semanal e para terem uma pequena ideia, abri o FM apenas 4 vezes durante esse mês que estou vivendo aqui. Ainda assim, consegui jogar e pretendo atualizar o save hoje, no máximo amanhã, e ir levando em um ritmo mais lento do que o que tinha antes e tentar ao máximo ler e dar um apoio na história dos companheiros de fórum.

Então é isso e muito em breve vocês terão novidades do FC Andorra, que, na vida real, conseguiu o acesso para a Tercera División e começou a sua escalada. Que tenham o mesmo êxito que venho tendo aqui no save.

Um abraço a todos,

Luiz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5H8rPOb.png

Barra2.png

Thierry Poirier é cria da UE Engordany, onde pouco atuou. Saiu do futebol andorrano com apenas 18 anos, com destino ao FC Porto. Foram quatro anos de contrato com o clube português, sendo que em um deles atuou pelo Porto B e outro cedido ao Málaga. Na temporada 2023/24, o Valencia contratou-o a custo zero. Após três regulares temporadas nos Che, foi emprestado ao Sevilla, que exerceu a opção de compra de 14,25M€. Após seis temporadas, o Sevilla não renovou o contrato do defensor, atualmente com 31 anos, e o FC Andorra aproveitou para contratá-lo a custo zero e realizar um desejo antigo de Toni Lima.

Kévin Pérez é cria do FC Andorra, mas optou por deixar o clube após fazer apenas 8 partidas, indo para o CD Varea. Chamou a atenção e acabou contratado pelo Espanyol como uma aposta de baixo risco. Após duas temporadas alternando entre o time B e o time A, se firmou na temporada 2022/23. Fez três boas temporadas e o Newcastle levou-o por 10,5M€. No futebol inglês alternou entre boas temporadas e temporadas com poucos jogos, sendo que em uma delas fez apenas 4 partidas devido a uma lesão que o tirou de campo por oito meses. Também não renovou e o FC Andorra conseguiu contratá-lo a custo zero e Kevin poderá atuar no clube do qual é torcedor. 

A pré-temporada foi mais do mesmo, com o destaque estando na realização do VIII Trofeu Ildefons Lima, que não contou com equipes tradicionais nessa edição. FC Barcelona B, Luzenac e FC Encamp foram os convidados e como seria esperado, o FC Andorra venceu as três partidas e levou o troféu.

Al-Camp.png

O FC Andorra teve um ótimo início de temporada. Na primeira partida, atropelo contra o Real Betis por 5 a 0, com um doblete do jovem Jesús Anguix. Kevin Pérez, Asensio e Eduardo Coelho (contra) completaram. Na segunda, vitória por 4 a 1 contra o Real Zaragoza em La Romareda. Marco Asensio marcou dois, enquanto Javier Miguel Díaz e Ahumada marcaram um.

Em Setembro, após derrotas contra Valencia, Atlético de Madrid e Real Madrid, o FC Andorra atropelou um Athletic Club que faz um início de temporada ruim, por 4 a 0. Kevin Pérez, duas vezes, Javier Miguel Díaz e Rubén Moreno marcaram. 

Na primeira partida de Outubro, o FC Andorra enfrentou o Deportivo Alavés, que havia perdido a seis partidas que fez. Em campo, entretanto, deram uma aula de eficiência e venceram por 3 a 1. Foi o único revés de um mês bom para o FC Andorra, que venceu o Osasuna e o Athletic (pela Copa do Rei), além de uma vitória estrondosa contra o Espanyol por 7 a 1,  de virada ainda, e de um empate por 1 a 1 contra o Villarreal. 

Em Novembro, vitória por 4 a 0 contra o Deportivo, após um empate contra o Levante e uma derrota contra o Real Oviedo.

Na sequência, o FC Andorra confirmou mais uma vez a sua presença nas quartas de final da Copa do Rei, após empatar por 0 a 0 contra o Athletic. Em La Liga, o mesmo resultado do mês anterior: uma vitória, um empate e uma derrota. O FC Andorra terminou o ano em sétimo e sonhando com uma vaga na próxima Liga Europa. 

As primeiras partidas de 2033 foram pela Copa do Rei e, mais uma vez, o Valencia foi o adversário do FC Andorra. Na primeira partida, em Andorra, o Valencia venceu por 2 a 0, com gols dos brasileiros Valinhos Bentinho, para dar um grande passo para a semifinal. Em Valencia, o placar foi o mesmo e o Valencia confirmou a qualificação. 

A eliminação não abalou o FC Andorra, que venceu as duas partidas seguintes em La Liga, contra Mallorca e Real Betis [partida adiantada]. Na conclusão do "primeiro turno", o FC Andorra enfrentou o Valencia pela terceira vez no mês e pela terceira vez perdeu: 3 a 4. Foi a 14.ª vez que as equipes se enfrentaram, com o Valencia vencendo 12 vezes. 

A campanha do FC Andorra é excelente. O FC Andorra é o 8.º colocado, com 30 pontos e com esse rendimento todos acreditam que a equipe pode acreditar em uma vaga na Liga Europa. O Villarreal, com uma partida a mais, tem 34 pontos. O rendimento é até inesperado, devido à renovação que Toni Lima se propôs a fazer nesta temporada. Nela, jogadores experientes como Diego Llorente e Saúl, além de históricos como Bernardo Guedes e José Cruzado perderam espaço e sequer jogaram, enquanto jovens como Jesus Anguix (18) e Killian Viaud (17) vem atuando com grande frequência. O primeiro, por sinal, é um dos artilheiros da equipe, com 9 gols em 21 partidas, fazendo jus as expectativas que recaíram sobre o jogador quando chegou ao clube. A personalidade de cidadão-modelo certamente influiu muito na rápida evolução do ponta-esquerda, que teve um ótimo aumento em seus atributos, chegando a ganhar até quatro pontos, como no atributo "aceleração".

La-Liga-Santander-Vis-o-Geral-Fases.png

FAF.png

Com tranquilidade, Andorra venceu o Grupo 1 da Liga das Nações C. Foram três vitórias e um empate e a Tricolor voltou ao segundo nível da competição para buscar ali continuar na próxima edição.

No fim do ano foram sorteados os grupos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2034, que será disputada na Coréia do Sul. Andorra foi sorteada em um grupo difícil, mas com o inchaço da Copa do Mundo, a ida a segunda Copa do Mundo em sequência é possível. 

  • Quinta, 24/03: vs. is.png Islândia no Estadi Nacional
  • Sexta, 03/06: vs. fo.png Ilhas Faroe, no Tórsvøllur
  • Segunda, 06/06: vs. fo.png Ilhas Faroe, no Estadi Nacional
  • Sexta, 02/09: vs. at.png Áustria, no Estadi Nacional
  • Segunda, 05/09: vs. de.png Alemanha, no Stadion im Borussia-Park
  • Sexta, 07/10: vs. is.png Islândia, no Laugardalsvöllur
  • Quinta, 10/11: vs. at.png Áustria, no Ernst-Happel-Stadion
  • Domingo, 13/11: vs. de.png Alemanha, no Estadi Nacional

Vencer as quatro partidas contra os escandinavos e vencer a Áustria em Andorra será essencial para a Tricolor pleitear a vaga na Copa do Mundo, contando com derrotas [quase] certas para a Alemanha e para a Áustria, em Vienna. Ainda assim, nenhuma seleção com menos de 16 pontos se qualificou nas edições anteriores, assim, Andorra terá que buscar ir além. 

-----------

Aproveitar a atualização para mostrar o que recebi hoje:

JbavFXh.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ter pego uma sequência bem desagradável no início do campeonato, conseguiu se recuperar bem e agora está no pelotão da parte de cima. Se apertar o passo, quem sabe não pinta uma vaguinha europeia ein?

Bom jogador esse Kevin Perez!

Com a seleção, o grupo é difícil e curiosamente dividido: 2 países que falam alemão e 2 escandinavos. Vai ter trabalho, e de fato, a ideia passa em vencer Faroe e Islândia e tentar a sorte com Áustria e (quem sabe) Alemanha.

Boa sorte para sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo desempenho do Andorra na liga das nações, não acho que seja impossível conseguir uma vaga na Copa do Mundo, não estou dizendo que será fácil, mas impossível não é. Quem sabe o presente lhe dê sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conhecendo tua carreira, esse Kevin Perez vai render uns bons anos por Andorra.

Não lembro, ta treinando a seleção também?

Boa temporada até aqui.

Baita camisa, entre com ela nos jogos hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que interessante. Conheço o Hospital Pediatrico Garrahan, muito boa equipe. Vai passar por lá?

Que legal a camisa hein!!!

Não entendi, Andorra voltar a segunda divisão. Ja teve la antes? No espanhol vem se solidificando como uma equipe do pelotão intermediário, muito bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Passando por aqui apenas para dar uma boa notícia: o FC Andorra herdou uma vaga na Segunda División B e está de volta ao terceiro nível do futebol espanhol após varios anos.

https://www.fcandorra.com/ca/2019/07/29/el-fc-andorra-nou-equip-de-segona-divisio-b/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 7/15/2019 at 8:04 PM, marciof89 said:

Apesar de ter pego uma sequência bem desagradável no início do campeonato, conseguiu se recuperar bem e agora está no pelotão da parte de cima. Se apertar o passo, quem sabe não pinta uma vaguinha europeia ein?

Bom jogador esse Kevin Perez!

Com a seleção, o grupo é difícil e curiosamente dividido: 2 países que falam alemão e 2 escandinavos. Vai ter trabalho, e de fato, a ideia passa em vencer Faroe e Islândia e tentar a sorte com Áustria e (quem sabe) Alemanha.

Boa sorte para sequência!

O time deu uma evoluída e cada vez demonstra mais qualidade. Talvez não o suficiente para uma competição europeia, mas o suficiente para não passar sustos.
O Kevin é muito bom mesmo. Vinha sendo importante na seleção e era um desejo antigo.

É verdade. Será difícil, mas é possível conquistar uma vaguinha como 2º.

Valeu, Márcio.

On 7/16/2019 at 9:38 AM, Vannces said:

Pelo desempenho do Andorra na liga das nações, não acho que seja impossível conseguir uma vaga na Copa do Mundo, não estou dizendo que será fácil, mas impossível não é. Quem sabe o presente lhe dê sorte.

Impossível realmente não é, mas teremos de dar o máximo de nós. Voltar à Copa do Mundo seria muito importante para o desenvolvimento andorrano.

On 7/17/2019 at 5:07 PM, Neynaocai said:

Conhecendo tua carreira, esse Kevin Perez vai render uns bons anos por Andorra.

Não lembro, ta treinando a seleção também?

Boa temporada até aqui.

Baita camisa, entre com ela nos jogos hahaha

Sem nenhuma dúvida. Ainda mais que é um jogador nacional.

Estou sim. 

Linda, não é? Coloquei ela no guarda-roupa e fica bem guardadinha para manter ela intacta.

Valeu, Ney.

On 7/18/2019 at 8:52 PM, Andreh68 said:

Que interessante. Conheço o Hospital Pediatrico Garrahan, muito boa equipe. Vai passar por lá?

Que legal a camisa hein!!!

Não entendi, Andorra voltar a segunda divisão. Ja teve la antes? No espanhol vem se solidificando como uma equipe do pelotão intermediário, muito bem

Estou iniciando o curso agora, então não posso dar certeza, rsrs. Estou bem motivado com o curso.

Linda, não é? Nunca pensei que ele realmente fosse enviar.

Aqui no save, sim. Eu assumi a seleção, desci para a segunda divisão e agora estou almejando a promoção. 

Valeu, André. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, quero, mais uma vez, pedir desculpas pela longa ausência. O tempo está ainda mais escasso com o início das aulas e somou-se problemas pessoais que venho tendo com adaptação, distância e relacionamentos. Então apenas nesse último fim de semana consegui adiantar um pouco o save e preparar a atualização que será postada abaixo. 

Não posso prometer um retorno ao ritmo anterior, mas farei o possível para atualizar o mais frequente possível. 

5H8rPOb.png

Mercat-de-Transfer-ncies.png

O retorno de José Cruzado ao FC Andorra não foi como o esperado e após três anos o clube aceitou o pedido do jogador de ser negociado por um valor abaixo do mercado. O FC Utrecht, da Holanda, foi o destino do atacante de 31 anos, que não atuou em nenhuma partida na temporada.

Al-Camp.png

O FC Andorra teve em fevereiro a sequência de partidas contra Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid, onde perdeu as três, mas fazendo boas apresentações e "vendendo caro" as derrotas para a tríade. Nas outras partidas do mês, vitórias contra Real Zaragoza (4 a 0), Deportivo Alavés (2 a 0) e Athletic Club (3 a 1), que serviram para alavancar de vez a equipe para lutar por uma vaga na próxima Liga Europa.

Com uma convincente vitória por 5 a 1 contra o Villarreal, rival direto na disputa das vagas europeias, o FC Andorra entrou pela primeira vez no G6. Na outra partida do curto mês de março, o FC Andorra empatou com o Osasuna por 1 a 1. 

O FC Andorra voltou a perder apenas na última partida de abril. Após vencer o Espanyol (3 a 2) e o Real Oviedo (3 a 0), e empatar com Levante (0 a 0) e Deportivo (0 a 0), a equipe viveu um daqueles dias que tudo dá errado e perdeu para o Málaga por 3 a 0 no Estadi Ildefons Lima. Naquela altura, o FC Andorra tinha 51 pontos e era o 5.º colocado, com quatro pontos a mais que o 7.º [Real Zaragoza], mas com duas partidas a mais. Faltavam seis rodadas e a vaga na Liga Europa seria objeto de disputa até o fim.

O primeiro duelo de maio foi contra a Real Sociedad, então 6.ª colocada, no Anoeta, onde os bascos venceram por 2 a 0. Após vencer o Sporting Gijón (2 a 0), o FC Andorra teve uma sequência chave de três partidas em cinco dias. A primeira foi no Camp Nou contra o Barcelona e o FC Andorra lutou, mas caiu: 2 a 1. Depois, duas partidas contra o Celta. No encardido Balaídos, o FC Andorra venceu por 1 a 0 com gol de Jesus Anguix. Em Andorra, com vários desfalques, empate por 1 a 1. 

Faltava uma rodada e o FC Andorra era o 6.º, com 58 pontos. A Real Sociedad, com uma partida a menos, era a 5.ª com 60 pontos e o Villarreal era o 7.º com 56 pontos e também uma partida a menos. Real Zaragoza (54 pontos e duas partidas a menos) e Athletic Club (53 pontos e uma partida a menos) eram as equipes que continuavam no páreo. 

A Real Sociedad venceu o Villarreal, assegurou o 5.º lugar e deu uma mão para o FC Andorra, que passou a depender apenas de vencer na última rodada para assegurar uma vaga na Liga Europa ou até mesmo um empate, dependendo da combinação de resultados. 

A última partida foi contra o Mallorca e o FC Andorra foi a campo com Bettencourt, Liébanas, Gallardo, Poirier e Rey; Lascaux e Viaud; Asensio, Díaz e Anguix; Rubén Moreno, em um 4-2-3-1. Gilles Roussel foi a única baixa do Tricolor para a partida histórica. Em campo, um 0 a 0 em uma partida sonolenta. Nas outras partidas, o Villarreal empatou com o Sporting Gijón e terminou com 57 pontos. O Athletic ainda tinha que jogar e poderia ir aos 59 pontos, mas perderia no primeiro critério de desempate [confronto direto]. Porém o Real Zaragoza tinha ainda duas partidas por fazer e poderia ir aos 60 pontos, caso conquistasse duas vitórias, contra Athletic Club e Málaga.

Contra o Athletic, um passeio: 5 a 2. Tudo continuava em aberto. Com Toni Lima na arquibancada, o Real Zaragoza recebeu o Málaga. No primeiro tempo, os donos da casa foram melhores, mas o placar não mudou. No segundo tempo, o Málaga equilibrou as ações, porém em uma sequência de erros individuais permitiu a Sergio Arribas abrir o placar para o Zaragoza. O empate do Málaga veio apenas quatro minutos depois, mas durou apenas dois minutos. Vitória do Zaragoza por 2 a 1 e a equipe da casa retornava às competições europeias. 

Após todo esse "sofrimento", entretanto, o FC Andorra descobriu que ele não seria necessário. Na Copa do Rei, Atlético de Madrid e Barcelona, qualificados para a Liga dos Campeões, fizeram a final e com isso foi aberta outra vaga via La Liga, que o FC Andorra herdou e mesmo terminando em 7.º, O FC Andorra irá disputar pela primeira vez a Liga Europa. ¡Som-hi, Andorra!

La-Liga-Santander-Vis-o-Geral-Fases.png

Antoni-Lima-Sol-Recebidas.png

INDIVIDUAL

Após uma temporada especial é sempre mais difícil destacar um único jogador, porém Jesus Anguix, de 18 anos, em sua primeira temporada como membro do plantel principal, foi muito determinante. O jogador não possui os melhores stats do mundo, porém destaca-se pelo seu foco, além, claro, de ter uma grande capacidade física. Não foi à toa que o jogador foi muito bem visto pelo Barcelona, que em dado momento ofereceu quase dez milhões de euros por seu passe. Anguix fez 34 partidas e marcou 17 gols e 8 assistências, atuando como avançado interior, na ponta esquerda. São números mais do que excelentes para um jogador que promete ser um dos ases do futebol andorrano nos próximos anos. 

Futur.png

Não foi uma fornada prolífica e o FC Andorra contratou apenas dois dos dezesseis jogadores disponíveis, ambos podem chegar a duas estrelas e meia de potencial. 

FAF.png

Após um amistoso contra a Lituânia, Andorra debutou nas Eliminatórias para a Copa do Mundo recebendo a Islândia e em uma partida que era pouco movimentada até o minuto 80, a Tricolor venceu por 4 a 2. Rubén Moreno, João Magalhães, Rafael Liébanas e Kevin Pérez marcaram os gols. 

Em junho, Andorra fez duas partidas contra as Ilhas Faroe. A primeira delas aconteceu no Tórsvøllur e Andorra precisou de apenas 45 minutos para resolver a partida, que terminou com a vitória da Tricolor por 5 a 0.  Três dias depois, andorranos e faroenses se reencontraram no Estadi Nacional e novamente a seleção andorrana atropelou: 9 a 0. Foram duas vitórias esperadas e importantes em um grupo onde o saldo de gols pode ser determinante. 

Andorra ainda realizou uma amistoso contra a seleção de Myanmar e venceu por 8 a 0. 

FIFA-World-Cup-Qualification-UEFA-Overvi

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não foi uma fornada boa, mas 2 estrelas e meia serão suficientes para que os jovens façam parte da equipe titular algum dia?

16 horas atrás, Luchín disse:

O FC Andorra irá disputar pela primeira vez a Liga Europa. ¡Som-hi, Andorra!

O que muda para o clube em termos de grana nesse momento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela qualificação inédita na história do clube! Certeza que deve ter ficado bem feliz com ela.

Legal também ver o Valência ficando em segundo, é bom ver essa hegemonia Real/Barça quebrada.

Tem um bom time em mãos, o suficiente para não fazer feio na UEL. Vai entrar em qual fase?

Seleção fez o correto até agora também, mandou bem!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to FC Andorra: Virtus Unita Fortior
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Essa é pra quem é conservador no FM e ainda gosta de jogar somente no "campo 2D Clássico", igual a mim hahahaha! Esse MOD acaba dando um acabamento melhor nos ícones, principalmente pra dar a noção pra onde os botõezinhos estão virados e "olhando".
      Eles ficam num formato como se fosse de uma gota, olha só:
      Pode parecer besteira, mas pra mim faz toda a diferença esses nuances heheh!
       
      📍Instalação
      - Inicie o FM, limpe o cache (gráfico) e feche o jogo na sequência;
      - Extraia a pasta "textures", que está dentro do arquivo de download, para a seguinte pasta:
      \Documents\Sports Interactive\Football Manager 2020 
      (É isso mesmo, NÃO é pra extrair dentro da pasta `graphics´ e sim na pasta raiz do jogo!)
      - Inicie novamente o FM.
       
      📍Créditos
      - Ao autor Valefore 
       
       
      ⬇️ DOWNLOAD
    • Nei of
      Por Nei of
      “Depois de maio de 1940, os bons tempos se acabaram: primeiro a guerra a capitulação, seguida da chegada dos alemães. Foi então que, realmente, principiaram os sofrimentos dos judeus. Decretos anti-semitas surgiam, uns após os outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham de usar, bem à vista, uma estrela amarela; os judeus tinham de entregar suas bicicletas; os judeus não podiam andar de bonde; os judeus não podiam dirigir automóveis. Só lhes era permitido fazer compras das três as cinco e, mesmo assim, apenas em lojas que tivessem uma placa com os dizeres: LOSA ISRAELIA. Os judeus eram obrigados a se recolher a suas casas às oito da noite, e, depois dessa hora, não podiam sentar-se nem mesmo em seus próprios jardins. Os judeus não podiam frequentar teatros, cinemas e outros locais de diversão. Os judeus não podiam praticar esportes publicamente. Piscinas, quadras de tênis, campos de hóquei e outros locais para a prática de esportes eram-lhes terminantemente proibidos. Os judeus não podiam visitar os cristãos. Só podiam frequentar escolas judias, sofrendo ainda uma série de restrições semelhantes.
      Assim, não podíamos fazer isto e estávamos proibidos de fazer aquilo. Mas a vida continuava, apesar de tudo Jopie costumava dizer-me: _ A gente tem medo de fazer qualquer coisa porque pode estar proibido. _ Nossa liberdade era tremendamente limitada, mas ainda assim as coisas eram suportáveis.” Diário de Anne Frank, págs. 11 e 12.
       
      Não possuo qualquer ligação com a comunidade judaica, nem ascendência ou apreço maior por algum clube com tal relação. Por outro lado, os absurdos cometidos pelos nazistas foram muito bem documentados para não deixar ninguém incauto. Nada obstante, a idiotice humana aparece com mais força em tempos e situações de escassez (econômica, política, cultural...), portanto não me surpreendem que manifestações preconceituosas se reciclem em nossa história.
      A não ser que cheguemos em um tempo de disponibilidade total de recursos (o que considero improvável), entendo que o preconceito sempre existirá, transmutando-se em mentes fracas e com medo. Sim, o preconceito é a voz do medo e faz do ódio seu fio condutor. Por isso, não consigo ver muito sentido na frase comum: “não acredito que em 2019 alguém ainda pense assim”. Pois pensamos absurdos todo santo dia e o melhor que podemos fazer é explorar nossas opiniões, amadurecê-las e buscar evoluir – a expressão preconceituosa é imatura, fechada em si mesma e irracional.
      Apesar de não ser judeu, meu nome – para quem ainda não sabe – é Israel (tambores de revelação). O livro da Anne Frank chegou agora em minha vida e a genialidade, sensibilidade e capacidade de transmitir a crueldade e dor de um período com a sutileza do olhar de uma criança de 13 anos, me tocou demais.
      Pensei, portanto, em fazer uma jornada entre Alemanha e Holanda, lugares por onde Anne passou. Mas como ficaria um tanto limitado, decidi que vou começar de baixo, trabalhando em clubes com ligações à comunidade judaica, especialmente em Alemanha, Holanda e Israel, eventualmente jogando em algum clube dos EUA. O objetivo é chegar ao topo da carreira treinando Ajax e/ou Tottenham.
      A princípio começaria em Frankfurt, mas não consegui encontrar na base de dados (German System Football League - dica muito boa do @Johann Duwe) que estou utilizando o FC Gudesding Frankfurt, um clube criado por amigos judeus em Frankfurt an Main, cidade de nascimento de Anne. Enquanto procurava, me chamou atenção o TuS Makkabi Berlin e é por lá que vamos começar. Ou melhor, por onde Pedro Van Pels vai começar sua carreira.
       
      Makkabi Berlin
      Fundado em 1898, o clube antecessor Bar Kochba Berlin era uma das maiores organizações judaicas do mundo em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países, parte do movimento geral de Bar-Kochba destinado a promover a educação física e a herança judaica. O clube organizou equipes em vários esportes, incluindo um time de futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, recordista mundial de eventos de discus, arremesso de peso e revezamento de 4 × 100 metros, treinou as mulheres. (Henoch foi assassinada pelos nazistas em um gueto próximo a Riga, Letônia, em 1942).
      Em 1929, o Bar Kochba fundiu-se com o Hakoah Berlin para formar o clube esportivo Bar Kochba-Hakoah . O lado Hakoah teve um sucesso cada vez maior, conquistando três campeonatos consecutivos na divisão inferior entre 1925 e 1927. Eles eram promovidos a cada vez até que, em 1928, jogavam futebol de primeira linha. O lado recém-combinado continuou a competir como Hakoah depois de 1929.
      A ascensão ao poder dos nazistas no início dos anos 30 levou à discriminação contra judeus e, em 1933, as equipes judias foram excluídas da competição geral e limitadas a jogar em ligas ou torneios separados. Em 1938, as equipes judaicas foram banidas imediatamente, quando a discriminação se transformou em perseguição.
      Em 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlin foi formado a partir da fusão da Bar-Kochba Berlin (ginástica e atletismo), Hakoah Berlin (futebol, restabelecido em 1945) e Makkabi Berlin (boxe).
      Aparentemente não possui quaisquer títulos, mas poderei descobrir mais sobre o clube no decorrer.
      O clube joga a Berlin Liga, que faz parte do sexto nível do futebol alemão, tendo o seguinte caminho de ascensão:

       
      Índice:
      Histórico:
      Ligas selecionadas:
       

       
    • Danilo10
      Por Danilo10
      ola amigos voltei a jogar o FM apos mto tempo porem so consigo rodar o FM 2019 no meu PC alguem por acaso poderia disponibilizar o update do Brasil mundi up 2019 por favor
       
    • samuelzeeraa
      Por samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
    • AllMight
      Por AllMight
      A REENCARNAÇÃO DO HERÓI
      Olá, aqui estou de volta, já faz algum tempo que estava planejando este save mas nos últimos meses não tinha motivação para jogar FM novamente, isso tudo voltou quando estava com um PC velho e resolvi baixar o FM13 para passar um tempo, foi baixar o game e vontade de jogar veio com tudo pra cima de mim. Isso já faz um tempo, fui me segurando para não começar o save sem um formato estabelecido e conversando com um pessoal daqui da área e especialmente o @Tsuru fui estabelecendo as diretrizes do save.
      O save será totalmente dentro da Dinamarca, embora eu tenha carregado mais algumas ligas elas estão como "ver apenas", e terá como objetivo principal treinar a Seleção Dinamarquesa e superar a melhor campanha da seleção em Copas do Mundo, mas para isso preciso percorrer um longo caminho, meu treinador começará sua jornada com 20 anos e sem qualificações anteriores e com um passado somente no futebol amador. O nome dele será Holger Dasnke, o mesmo nome do herói que segundo a lenda quando a Dinamarca passar por um perigo iminente ele levantará do seu trono e libertará a nação.

       
      DIRETRIZES DO SAVE
      Não sair dos clubes pedindo demissão ou se candidatando a outros clubes, só sair em fim de contrato ou sendo demitido. Não assumir clubes de divisões superiores ao meu antigo clube. Na primeira divisão até ganhar um título nacional, só assumir clubes que acabaram de subir ou da segunda divisão. Não assumir a seleção principal da Dinamarca sem antes ganhar um título nacional de primeira divisão. Não usar a barra de pesquisas para contratação de jogadores/staff, usar somente a base de dados fornecidas pelos olheiros do clube e pelos agentes.  
      OBJETIVOS DO SAVE
      Ganhar o Campeonato Dinamarquês Ganhar a Eurocopa Ganhar as Olimpíadas Chegar em uma Semi-Final de Copa do Mundo  
      ÍNDICE
      Temporada 1
      O primeiro emprego
      Os heróis improváveis
      Uma contratação mágica: Ibra chega ao Kolding!
      Um pistoleiro sem balas
      Temporada 2
      Seguindo os passos do mestre Fernando
      Um segundo turno complicado
      Um pouco de esperança
      Temporada 3
      Início muito promissor
      Consistência
      A primeira conquista do herói
      Temporada 4
      Novo lar
      Os verdes
      Trapalhões
      O azarado
      Temporada 5
      Começo decepcionante
      Um leve progresso
      A maldição da décima colocação
      Temporada 6
      O herói ainda resiste...
      Temporada 7
      De volta ao lar
      Os primeiros jogos
      O fim da batalha
      Temporada 8
      Lutando contra leões
      Choque de realidade
      De volta ao jogo
      Relações estremecidas
      Correnteza alviceleste
      Temporada 9
      Olá, Superliga!
      Recorde negativo
      Saco de pancadas
      Temporada para esquecer
      Temporada 10
      Convite inusitado
      Mudanças à vista
      A volta das férias
      A decisão
      Temporada 11
      O perigo amarelo
      Caos financeiro
      Engenharia financeira
      Empatadão
       
      RETROSPECTIVAS
      Retrospectiva 2018-2023
      Retrospectiva 2023-2028
       
      HISTÓRICO DE CLUBES
      Kolding BK (2019 - 2022)
      (2019/20) 15º na 2. Division / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen
      (2020/21) 7º na 2. Division / Eliminado na Segunda Eliminatória da DBU Pokalen
      (2021/22) 1º na 2. Division 🏆 / Eliminado na Segunda Eliminatória da DBU Pokalen
      Viborg FF (2022 - 2024)
      (2022/23) 3º na NordicBet Liga 🥉 / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen
      (2023/24) 5º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen 🥉
      Hobro IK (2024 - 2025)
      (2024/25) 6º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen 🥉 Assumiu na semi-final
      FC Helsingør (2026 - 2029)
      (2025/26) 3º na NordicBet Liga 🥉 Assumiu em 5º / Eliminado nas oitavas de final da DBU Pokalen Assumiu com o clube já eliminado 
      (2026/27) 1º na NordicBet Liga 🏆 / Eliminado nas quartas de final da DBU Pokalen
      (2027/28) 12º na Superliga / Eliminado na segunda eliminatória da DBU Pokalen
      (2028/29) 4º na NordicBet Liga / Eliminado na semi final da DBU Pokalen
      AC Horsens (2029 - ?)
      (2029/30) 3º na NordicBet Liga 🥉 (Assumiu em 3º) / Eliminado na terceira eliminatória da DBU Pokalen (Assumiu na 2ª eliminatória)
       
      TÍTULOS DO TREINADOR
      2. Division
      (2021/22) Kolding BK
      NordicBet Liga
      (2026/27) FC Helsingør 
       

×
×
  • Criar Novo...