Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Governo Jair Bolsonaro (2019-2022)


Aleef

Posts Recomendados

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/01/sob-bolsonaro-brasil-repete-pior-nota-em-ranking-de-percepcao-do-combate-a-corrupcao.shtml

Me parece que a coisa mais direta da qual Bolsonaro tem culpa é a interferência política nas instituições, ou tentativa de. De resto, é só um presidente fraco, sem capacidade política, que se cercou de corruptos e tenta governar sem deixar transparecer que, pra governar o mínimo, precisou do establishment, de forma a manter o único capital político que sempre teve: a revolta da população.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/01/sob-bolsonaro-brasil-repete-pior-nota-em-ranking-de-percepcao-do-combate-a-corrupcao.shtml

Me parece que a coisa mais direta da qual Bolsonaro tem culpa é a interferência política nas instituições, ou tentativa de. De resto, é só um presidente fraco, sem capacidade política, que se cercou de corruptos e tenta governar sem deixar transparecer que, pra governar o mínimo, precisou do establishment, de forma a manter o único capital político que sempre teve: a revolta da população.

106/180.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/01/sob-bolsonaro-brasil-repete-pior-nota-em-ranking-de-percepcao-do-combate-a-corrupcao.shtml

Me parece que a coisa mais direta da qual Bolsonaro tem culpa é a interferência política nas instituições, ou tentativa de. De resto, é só um presidente fraco, sem capacidade política, que se cercou de corruptos e tenta governar sem deixar transparecer que, pra governar o mínimo, precisou do establishment, de forma a manter o único capital político que sempre teve: a revolta da população.

Concordo com tudo, só acrescento que ele não tem capacidade cognitiva para exercer qualquer cargo político. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MPF acabou de pedir a suspensão no primeiro semestre do Sisu, Fies e ProUni, em virtude dos erros relatados pedindo uma nova correção. Tá uma confusão absurda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2020 em 18:38, Mantrax disse:

MPF acabou de pedir a suspensão no primeiro semestre do Sisu, Fies e ProUni, em virtude dos erros relatados pedindo uma nova correção. Tá uma confusão absurda.

No mínimo, o ministro da educação deveria ser demitido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Dr.Thales said:

Alguém resume o que é esse problema aí do Enem, Sisu?

 

Não acompanhei a thread (um tanto de falta de tempo aliado a falta de interesse, confesso)

Um monte de gente teve sua prova do ENEM corrigida errado. Tem quatro cadernos diferentes (mesmas questões, mas ordem de perguntas e de alternativas trocada, pra evitar a cola). Pra um monte de gente, eles rodaram o gabarito na máquina de correção como se fosse de um caderno, mas era de outro. Aí a pessoa obviamente ganha uma nota toda zoada.

Confirmado o erro, o MEC primeiro disse que afetava um número muito pequeno de pessoas. Depois começou a se ver que o número era significativamente maior. Abriram um e-mail para se enviar solicitação de nova correção, mas fizeram isso num domingo dizendo que teria que solicitar a correção até segunda. Aí receberam muito e-mail, viram que ia ficar complicado cumprir o prazo pra divulgação do resultado se tivessem que revisar tantas correções, e domingo de noite decidiram que só iam corrigir novamente de quem enviasse o e-mail até as 10h da manhã de segunda.

Pra completar o caldo ainda tem nosso ministro da deseducação atendendo pedido de revisão de prova feito por apoiador via Twitter uns dias depois.

 

-----------------

Outra questão, bem mais grave do que essa do ENEM no longo prazo: a partir do ano que vem vai mudar como são distribuídas as bolsas de mestrado/doutorado. Basicamente hoje em dia as bolsas são distribuídas para as universidades com base em critérios de qualidade das instituições, e aí a própria instituição define o processo seletivo para ganhar as bolsas.

A partir dessa mudança, a definição das bolsas vai ser feita diretamente pelo governo federal. Basicamente, só vai ganhar bolsa quem tiver projeto que o governo federal queira. Se alguém não acha isso terrível, pense como seria um governo de ideologia oposta à sua definindo unilateralmente quem leva bolsa no país e quem não leva. É o maior aparelhamento da pesquisa já feito na história (democrática, ao menos) desse país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danut disse:

Um monte de gente teve sua prova do ENEM corrigida errado. Tem quatro cadernos diferentes (mesmas questões, mas ordem de perguntas e de alternativas trocada, pra evitar a cola). Pra um monte de gente, eles rodaram o gabarito na máquina de correção como se fosse de um caderno, mas era de outro. Aí a pessoa obviamente ganha uma nota toda zoada.

Confirmado o erro, o MEC primeiro disse que afetava um número muito pequeno de pessoas. Depois começou a se ver que o número era significativamente maior. Abriram um e-mail para se enviar solicitação de nova correção, mas fizeram isso num domingo dizendo que teria que solicitar a correção até segunda. Aí receberam muito e-mail, viram que ia ficar complicado cumprir o prazo pra divulgação do resultado se tivessem que revisar tantas correções, e domingo de noite decidiram que só iam corrigir novamente de quem enviasse o e-mail até as 10h da manhã de segunda.

Pra completar o caldo ainda tem nosso ministro da deseducação atendendo pedido de revisão de prova feito por apoiador via Twitter uns dias depois.

 

-----------------

Outra questão, bem mais grave do que essa do ENEM no longo prazo: a partir do ano que vem vai mudar como são distribuídas as bolsas de mestrado/doutorado. Basicamente hoje em dia as bolsas são distribuídas para as universidades com base em critérios de qualidade das instituições, e aí a própria instituição define o processo seletivo para ganhar as bolsas.

A partir dessa mudança, a definição das bolsas vai ser feita diretamente pelo governo federal. Basicamente, só vai ganhar bolsa quem tiver projeto que o governo federal queira. Se alguém não acha isso terrível, pense como seria um governo de ideologia oposta à sua definindo unilateralmente quem leva bolsa no país e quem não leva. É o maior aparelhamento da pesquisa já feito na história (democrática, ao menos) desse país.

Entendi a primeira parte. Medida arbitrária, principalmente em relação aos prazos. Pedindo pra dar merda judicial isso aí.

 

Sobre a segunda parte: concentração de poder no governo federal, sobre qualquer assunto, eu sou contra. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Dr.Thales disse:

Entendi a primeira parte. Medida arbitrária, principalmente em relação aos prazos. Pedindo pra dar merda judicial isso aí.

 

Sobre a segunda parte: concentração de poder no governo federal, sobre qualquer assunto, eu sou contra. 

O Enem "única porta para universidades" foi uma péssima ideia do governo PT. E creio que  deveria voltar a ser teste de quem sai do Ensino Médio, com as Universidades fazendo exames próprios (o vestibular da Instituição pode ser uma fonte de renda). Vagas destinadas a boas notas do Enem poderia ser o máximo que este Exame deveria oferecer como oportunidade para quem o faz. O sistema do Sisu é uma lambança que pode jogar qualquer um com nota mediana para longe da família e da terra de origem, e creio que o contrário, de gente que vive distante conseguindo vaga em Universidades das capitais, devem ser situações mais raras. E centralizar a entrada no Ensino Superior a um exame único me parece ruim até para o governo, que tem de arcar com todas as responsabilidade em relação a isso: a inscrição, o exame e seus funcionários de prova, a correção e as notas.

Acho que selecionariam melhor para o Ensiso Superior tirando do Enem toda essa importância como exame para conseguir vaga em Universidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Dr.Thales disse:

Entendi a primeira parte. Medida arbitrária, principalmente em relação aos prazos. Pedindo pra dar merda judicial isso aí.

 

Sobre a segunda parte: concentração de poder no governo federal, sobre qualquer assunto, eu sou contra. 

E deu mesmo, por isso o Governo está impedido de anunciar as notas e estão pedindo provas de que os erros foram corrigidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Head Coche Z disse:

O Enem "única porta para universidades" foi uma péssima ideia do governo PT. E creio que  deveria voltar a ser teste de quem sai do Ensino Médio, com as Universidades fazendo exames próprios (o vestibular da Instituição pode ser uma fonte de renda). Vagas destinadas a boas notas do Enem poderia ser o máximo que este Exame deveria oferecer como oportunidade para quem o faz. O sistema do Sisu é uma lambança que pode jogar qualquer um com nota mediana para longe da família e da terra de origem, e creio que o contrário, de gente que vive distante conseguindo vaga em Universidades das capitais, devem ser situações mais raras. E centralizar a entrada no Ensino Superior a um exame único me parece ruim até para o governo, que tem de arcar com todas as responsabilidade em relação a isso: a inscrição, o exame e seus funcionários de prova, a correção e as notas.

Acho que selecionariam melhor para o Ensiso Superior tirando do Enem toda essa importância como exame para conseguir vaga em Universidade.

Me internem: tô concordando com o Zoroastro.
 

Não pode ser possível isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo nem um pouco com isso. É graças ao Enem ser a porta de entrada de várias universidades que pessoas que moram longe de grandes centros conseguem concorrer a vagas e ingressar no Ensino Superior.

Apenas quem não conhece a realidade de pessoas que moram longe de grandes centros ou em locais sem opções, usa uma desculpa esfarrapada de "separar famílias" como argumento contra o Enem.

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Mantrax disse:

Não concordo nem um pouco com isso. É graças ao Enem ser a porta de entrada de várias universidades que pessoas que moram longe de grandes centros conseguem concorrer a vagas e ingressar no Ensino Superior.

Apenas quem não conhece a realidade de pessoas que moram longe de grandes centros ou em locais sem opções, usa uma desculpa esfarrapada de "separar famílias" como argumento contra o Enem.

Sinto muito, mas é a competência intelectual que deve ser a porta de entrada das universidades. Quem prova uma vez, pode provar outras. E não estou dizendo que todas as vagas deveriam ser destinadas aos vestibulares das próprias Universidades, estou dizendo que "A porta de entrada (...)" não deve ser apenas com o resultado de Enem. Ou seja, peço que derrubem o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O argumento da migração é um mero detalhe, embora eu acredite que não faz muito sentido ir estudar longe da família e correr risco de ter problemas com depressão, igual eu vi outros sofrerem por estudarem longe demais da família. Creio que não devemos subestimar os problemas de ir morar e estudar longe de família, isso pode ser muito pessoal e subjetivo. Mas ainda sim um risco para quem vai a algum lugar distante.

O principal problema do Enem como "A (única) porta de entrada em muitas universidades" eu já citei no post acima. Vamos analisar isso novamente, para ver se perdi algo:

1. A responsabilidade do Governo Federal com todo o processo de classificação. É um martírio ter que depender de resultado por meio de UM processo de seleção tão grande e extensivo. Abdicar disso faria bem a qualquer governo.

2. Vários processos de seleção proporcionam vários resultados. Quem é bom, normalmente teria vários bons resultados. E ninguém impede de alguém longe conseguir passar em uma grande Universidade com as vagas que aquela Universidade separa para o Enem. O ponto negativo é de alguém nos rincões do Brasil ter que arranjar uma forma de dar os próprios pulos para concorrer no vestibular da Instituição.

3. O problema de ficar longe da família, ter problemas com depressão e abandonar o curso gera despesas que correm para o lixo. Investimento jogado fora, infelizmente. A evasão escolar é maior quando jovens maiores de idade estão desmotivados e estar alguns milhares de quilômetros de casa ajuda nesse sentido, levando em conta que sanidade mental e seriedade sejam exceção no ambiente acadêmico (jovens são jovens). EDIT: me refiro ao contexto que gera insegurança por estar do lado e à mercê de pessoas desconhecidas, por vezes fazendo "brincadeiras" com calouros e também ao ambiente de festas e distrações. Considere que pode haver muitos outros motivos. Ex.: Uma vez conheci um goiano aqui em MG, olha que ele não estava muito longe, e ele simplesmente não conseguiu continuar o curso dele. Teve que abandonar o curso e voltou. Ele sentia falta de ver a mãe (acho que esse foi o aparente motivo dele surtar, mas deveria ter outros).

 

Bom, eu fiz o Enem desse ano e consegui uma nota razoável. Fiquei inscrito em uma instituição de Foz do Iguaçu, parece que eu ia passar, como opção nº 2 de curso, acontece que eu deveria ter retirado a minha inscrição, porque eu não posso ir para lá. Parece que o site travou ou minha internet é ruim, o site não carregou e não consegui retirar a inscrição, se minha nota ainda estava acima da nota de corte. Facilmente eu poderia ter ido pro oeste do Paraná, ou para a Amazônia, ou para qualquer outro estado ou cidade da Federação, desde que minha nota mediana estivesse acima da nota de corte.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não iria me meter nessa discussão, mas é sério que tem gente que acha Vestibular a melhor forma de ingressar em uma universidade pública?

Primeiro, uma prova não avalia capacidade intelectual. Segundo, vestibular é um mecanismo que privilegia quem faz cursinho e/ou estuda em colégio particular que na maioria das vezes consiste em um ensino médio totalmente VOLTADO para o vestibular.

O Enem, embora seja uma prova, vem para tentar EQUILIBRAR essa situação. Simples assim.

Editado por Léo R.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Léo R. disse:

Não iria me meter nessa discussão, mas é sério que tem gente que acha Vestibular a melhor forma de ingressar em uma universidade pública?

Primeiro, uma prova não avalia capacidade intelectual. Segundo, vestibular é um mecanismo que privilegia quem faz cursinho e/ou estuda em colégio particular que na maioria das vezes consiste em um ensino médio totalmente VOLTADO para o vestibular.

O Enem, embora seja uma prova, vem para tentar EQUILIBRAR essa situação. Simples assim.

Com certeza, Grilo.

O Enem pode ser uma prova, mas o SiSU poderia até ter notas de outras provas que as COPEVEs organizassem.

Só acho que é radical demais ceder todas as vagas dos cursos para o Enem.

P.S.: aliás, o cursinho acaba sendo algo vantajoso justamente por causa do conteúdo objetivo que ele propõe, mas ele não deveria ser necessário.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A seleção pelo ENEM é democrática até pra quem não tem condições de pagar custo de viagem e várias inscrições de vestibular, além de evitar o choque de datas de prova. Você faz uma só prova, a universidade define os pesos de acordo com interesse próprio e economiza recursos ao não precisar fazer um processo seletivo. A meu ver, é muito melhor, mais democrático e mais prático do que o vestibular comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, David Reis disse:

A seleção pelo ENEM é democrática até pra quem não tem condições de pagar custo de viagem e várias inscrições de vestibular, além de evitar o choque de datas de prova. Você faz uma só prova, a universidade define os pesos de acordo com interesse próprio e economiza recursos ao não precisar fazer um processo seletivo. A meu ver, é muito melhor, mais democrático e mais prático do que o vestibular comum.

É claro que é democrática. E democrática deve significar "iniciativa exclusiva do Governo Federal" ?

Choque de datas de provas? Pode ser que haja, embora eu sempre tivesse visto provas das grandes universidades acontecendo em finais de semana diferentes.

Para economizar recursos, vestibulares poderiam ser feitos à distância em computadores pessoais e todos os concorrentes responderiam a questões aleatórias. Será mesmo que aquele antigo vestibular era despesa e não renda para as Instituições? Eu não sei, posso até procurar a respeito.

O brasileiro gosta é de praticidade né? É o nosso problema. Queremos tudo simples demais. Sem esforços deveríamos almejar algo? Ou será que deveríamos aceitar que semianalfabetos (funcionais) cheguem ao Ensino Superior?

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro que eu acho EXTREMAMENTE DIFÍCIL um semianalfabeto conseguir ingressar no Ensino Superior. E qual o grande problema com a praticidade? Você tem noção do tamanho do nosso país? Sabe das dificuldades que as pessoas enfrentam pra SIMPLESMENTE FAZER UMA PORRA DE UMA PROVA? Se existe um meio ágil, fácil, prático, e menos burocrático, que favorece toda a população, porque vamos ficar utilizando um método menos eficaz?

Como se estudar e se preparar pra uma prova não fosse esforço suficiente. Você tem que se foder ainda mais pra entrar na universidade hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Head Coche Z disse:

É claro que é democrática. E democrática deve significar "iniciativa exclusiva do Governo Federal" ?

Choque de datas de provas? Pode ser que haja, embora eu sempre tivesse visto provas das grandes universidades acontecendo em finais de semana diferentes.

Para economizar recursos, vestibulares poderiam ser feitos à distância em computadores pessoais e todos os concorrentes responderiam a questões aleatórias. Será mesmo que aquele antigo vestibular era despesa e não renda para as Instituições? Eu não sei, posso até procurar a respeito.

O brasileiro gosta é de praticidade né? É o nosso problema. Queremos tudo simples demais. Sem esforços deveríamos almejar algo? Ou será que deveríamos aceitar que semianalfabetos (funcionais) cheguem ao Ensino Superior?

1. Se 90% das universidades que aderiram 100% ao SISU são federais, por que não deveria ser iniciativa do governo federal?

2. Claro que haverá choque, é inviável que cada universidade tenha um final de semana exclusivo para o seu vestibular. O único local que realmente nunca choca é nas estaduais paulistas, que é combinado entre elas. Eu mesmo tive que deixar de fazer uma prova na época que estava prestando vestibular.

3. O custo de um processo seletivo é altíssimo, falar que isso gera renda pra uma universidade é loucura e se você aumentar o valor da inscrição, pode acabar segregando ainda mais quem tem menos condição de pagar. Reclamam tanto de elitização das universidades públicas, propor uma forma que gera ainda mais custo para quem deseja fazer uma prova é só mais uma forma de privilegiar quem tem melhor condição de vida.

4a. Praticidade nesse caso significa tentar pelo menos dar uma chance maior de todos competirem pela mesma vaga, falar em "meritocracia ou esforço" não faz sentido quando quem está concorrendo não possuem condições iguais de disputa. Ex.: Vamos supor que um aluno de Goiania deseje concorrer a uma vaga na Bahia ou na UFMG, imagina o custo para esse individuo realizar esse processo seletivo tendo que viajar para fazer uma prova. Você está segregando antes mesmo de realizar a prova.

4b. Agora a culpa dos "semianalfabetos funcionais" entrarem no ensino superior é do processo seletivo? Fatalmente alguém ocupará aquela vaga, você não vai resolver isso aumentando o nível de dificuldade da prova. O problema está nas condições de ensino que o aluno teve nos anos anteriores. Além disso, o ENEM parece ter se consolidado, pelo que eu vejo nos principais veículos, não há mais tantas criticas assim em relação ao nível de dificuldade das provas...tanto que até a USP disponibilizou algumas vagas pelo SiSU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele claramente não sabia do q estava falando, ao citar que: as provas eram em dias diferentes, que separa famílias como um argumento, que gera lucros a instituição, falando de semi analfabetos no ensino superior, como se isso tivesse alguma relação com Enem, q precisa de MUUUITA leitura e interpretação de texto e, ainda por cima, criticar a praticidade.

Parece crítica por raiva e sem algo que realmente desabone o Enem. 

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, David Reis disse:

 

Você quase me convence.

1. na verdade, se trata de não direcionar todas as vagas das federais para a prova do Enem. Eu acho positiva a opção dela fazer um vestibular por conta própria, cada uma com as características que deseja em seus estudantes.

2. e daí que pode chocar? Isso não impede de uma Instituição de Ensino Superior querer fazer um Processo Seletivo independente.

3. Sinto muito, mas eu preciso de dados e informações para você alegar que "O custo de um processo seletivo é altíssimo, falar que isso gera renda pra uma universidade é loucura". Já que eu ainda não apresentei um estudo de caso de pelo menos três COPEVEs das principais universidades, então não posso afirmar nada sobre, apenas poder opinar e dizer o que acho. Eu sempre vi oportunidades de submeter o pedido de isenção das taxas de inscrição. Então não acho que defender o Enem "apenas" por ele dar a todos a mesma oportunidade seja uma justificativa forte. Todos que querem e levam a sério correm atrás e podem fazer milagres. Mas se alguém que é carente não lê edital e não pede isenção da taxa de inscrição, é uma pessoa realmente tola e se dá por si só um escorregão para a inércia.

4a. Muito bem, então em nome do combate à segregação, você defende que todas as vagas sejam destinadas às notas do Enem. Ainda bem que tem ainda algumas universidades que pensam isso de forma mais equilibrada.

4b. Tudo bem, se você não percebe a gravidade de ter analfabetos funcionais fazendo um Curso Superior, então desejo apenas ficar calado diante disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mantrax disse:

Ele claramente não sabia do q estava falando, ao citar que: as provas eram em dias diferentes, que separa famílias como um argumento, que gera lucros a instituição, falando de semi analfabetos no ensino superior, como se isso tivesse alguma relação com Enem, q precisa de MUUUITA leitura e interpretação de texto e, ainda por cima, criticar a praticidade.

Parece crítica por raiva e sem algo que realmente desabone o Enem. 

Sim, você está coberto de razão e nunca está equivocado. Está sempre falando do que não sabe e continua ignorando o cerne da questão apenas para fazer um statement preconceituoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando com as loucuras desse Governo:

O novo diretor da CAPES, é um cara que defende a teoria do criacionismo através do design inteligente. Parece meme mas não é.

Essa nomeação e, levando em conta, a notícia que o Governo pretende pegar pra si a responsabilidade de definir que tipo de pesquisa irá apoiar (retirando a autonomia das universidades), é algo tão retrógrado e que vai causar tantos problemas a já defasada pesquisa brasileira que não consigo sequer pensar nas consequências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Head Coche Z disse:

.

3. Sinto muito, mas eu preciso de dados e informações para você alegar que "O custo de um processo seletivo é altíssimo, falar que isso gera renda pra uma universidade é loucura". Já que eu ainda não apresentei um estudo de caso de pelo menos três COPEVEs das principais universidades, então não posso afirmar nada sobre, apenas poder opinar e dizer o que acho. Eu sempre vi oportunidades de submeter o pedido de isenção das taxas de inscrição. Então não acho que defender o Enem "apenas" por ele dar a todos a mesma oportunidade seja uma justificativa forte. Todos que querem e levam a sério correm atrás e podem fazer milagres. Mas se alguém que é carente não lê edital e não pede isenção da taxa de inscrição, é uma pessoa realmente tola e se dá por si só um escorregão para a inércia.

 

4b. Tudo bem, se você não percebe a gravidade de ter analfabetos funcionais fazendo um Curso Superior, então desejo apenas ficar calado diante disso.

Eu nem sei porque to respondendo isso ainda, mas enfim...

Que discurso lindo, pena que não condiz com a realidade. Quer dizer então que o cara que não tinha condição de fazer uma viagem para prestar vestibular longe de sua cidade natal, só não consegue fazer esse esforço porque “não quer correr atrás ou não leva a sério”? A isenção acontece apenas no custo de inscrição, todos os outros custos que alguém tem para se deslocar e fazer uma prova é pago pelo candidato e é nessa hora que o tal “esforço” pende para quem tem mais condição. Coisa linda a meritocracia né e o curioso é que são os mesmos que reclamam da “elitização” das universidades públicas.

Sobre o “analfabetismo funcional” nos cursos superiores: qual a relação disso com o ENEM? Quer dizer que antes do ENEM não existiam os tais analfabetos funcionais nos cursos universitários? 
 

40 minutos atrás, Mantrax disse:

Continuando com as loucuras desse Governo:

O novo diretor da CAPES, é um cara que defende a teoria do criacionismo através do design inteligente. Parece meme mas não é.

Essa nomeação e, levando em conta, a notícia que o Governo pretende pegar pra si a responsabilidade de definir que tipo de pesquisa irá apoiar (retirando a autonomia das universidades), é algo tão retrógrado e que vai causar tantos problemas a já defasada pesquisa brasileira que não consigo sequer pensar nas consequências.

As consequências já estão evidentes: fuga de cérebros e desinteresse pela carreira científica. Eu estive olhando a concorrência em alguns PS para cursos de mestrado e de um ano para o outro, caiu drasticamente. Quanto a fuga de cérebros, não é algo mensurável..mas existe e está cada vez maior:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51110626

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, David Reis disse:

 

Sobre o “analfabetismo funcional” nos cursos superiores: qual a relação disso com o ENEM? Quer dizer que antes do ENEM não existiam os tais analfabetos funcionais nos cursos universitários?

Eu encerrei a discussão. Você ignora que existiriam pedidos de isenção de taxas (ou não sabia que existem) e usa qualquer invenção sua para justificar o motivo de você estar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Governo Jair Bolsonaro (2019-2022)
  • Leho. featured this tópico
  • Leho. unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...