Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

G8ixsYp.jpg

Mesmo com a inevitável chegada do Football Manager 2019 (o beta deve ser lançado na próxima semana), ainda existem conteúdos de qualidade e perenes que merecem ser divulgados. O guia a seguir, entra nesse contexto, pois ele vai além das mecânicas de uma determinada versão. Com ele, você será capaz de ler melhor o que acontece dentro do jogo e evitar desespero quando as coisas estão indo mal ou vacilos se as coisas estiverem indo bem.

Nota do tradutor: O artigo original é em inglês, por isso, as imagens demonstradas estarão nesse idioma, pois muito pode ser perdido do conteúdo sem elas. Como se trata de uma análise de uma partida específica para explicar o tema central do texto, não tem como eu simular ou repetir o que foi feito em outro save ou situação, sem perder o trabalho original realizado. Por essa razão, optei também por preservar o tempo verbal (primeira pessoa do singular) no qual o texto foi escrito.

Introdução

O contexto é tudo no Football Manager e muitas vezes não percebemos isso, por exemplo, você pode estar vencendo por dois gols e achar que está jogando bem. Ou você pode estar perdendo por dois gols e achar que está jogando mal, mas assim como tudo na vida, nem tudo é preto no branco. É possível perder jogando bem e vencer jogando mal. Existem centenas de razões para explicar o placar de final de um jogo, logo, precisamos entender como estamos jogando para entender quais mudanças precisam feitas e porquê. O quão bem você entende o que exatamente está acontecendo nos seus jogos?

Eu recentemente joguei uma partida pela Copa da Liga Inglesa, sendo que eu estava no comando do Sheffield United, que joga no equivalente à Terceira Divisão Inglesa. A partida era diante do Swansea City, da Premier League. Como dito acima, se eu não entendesse o que estava acontecendo no jogo, eu poderia ter entrado em pânico e feito mudanças apenas por causa disso. Eu vejo muitos jogadores em pânico quando marcam um gol ou saem atrás do placar e instantaneamente começam a fazer mudanças, e isso pode ser uma péssima ideia se você não sabe porquê fez ou tomou o gol. Se você está jogando bem e saiu atrás no placar, por que você faria mudanças no seu time? Certamente se você está jogando bem, provavelmente você deu azar, certo? Nenhuma quantidade de instruções táticas que definimos pode controlar erros dos jogadores, eles vão acontecer independentemente do que você fizer. Ou, ao menos é assim que eu enxergo as coisas.

O cenário

Deixe me mostrar um exemplo do que eu estou falando baseado no jogo entre Sheffield United e Swansea City. Mas antes, um pouco mais de informação para vocês entenderem o cenário. Eu estava jogando fora de casa e com 30 minutos de jogo restando, estava 3 x 0 para o adversário. Essas são as formações que ambos os times estavam usando:

1-2.png

A seguir, as estatísticas de finalizações de ambos os lados no primeiro tempo:

2-1.png

Como você pode ver, em termos de finalizações estava praticamente igual para os dois lados. E eu fui para o intervalo perdendo apenas por 2 x 0. O primeiro gol do Swansea veio de uma fantástica bola de um de seus jogadores mais abertos, e como resultado de um cruzamento no qual meu goleiro não lidou corretamente, eles marcaram um gol extremamente fácil. Eu coloco isso como um erro do goleiro pois eu espero que ele lide com cruzamentos muito melhor do que ele lidou (mesmo que seja por limitações da ME ou eventualmente, um erro de decisão dentro do jogo).

O segundo gol foi uma excelente jogada do atacante deles, apesar de ter sido um chute com uma distância maior de 18 metros e eu também espero que meu goleiro defenda mais esses chutes do que aceite. Portanto, novamente, coloquei como erro ou simplesmente azar.

Logo, apesar de eu estar perdendo por dois gols, eu não senti que os gols sofridos deveriam ter acontecido, então, podemos considerar que meu time deu azar com esse placar. Mas e sobre como eu estava jogando? Eu não achei que estávamos jogando tão mal, nós tivemos nossas chances de marcar durante o primeiro tempo e meu time defendeu bem considerando a distância que existe entre o nível de jogadores de um time da primeira e da terceira divisão. Eu gostaria de ter acertado mais chutes no gol, mas não era algo para se preocupar, já que eu senti que estávamos criando o suficiente e que os gols eventualmente sairiam.

Mudar ou não mudar? Eis a questão

Quando o intervalo chegou, eu tinha uma decisão a fazer: eu mantenho meu plano de jogo ou em mudo tudo? Considerando que eu estava jogando bem (na minha cabeça, assistindo ao jogo e não somente julgando pelas estatísticas, já que elas podem ser bastante enganosas quando olhamos exclusivamente para elas) e eu senti que os gols iriam sair, portanto, eu optei por manter meu plano de jogo. Outros treinadores provavelmente iriam mudas as coisas nesse momento, já que eles estavam perdendo por 2 x 0 e precisavam fazer gols para seguir adiante. Mas se você acha que jogou bem o suficiente e não foi esmagado pelo adversário, então, por que mudar? E sim, eu entendo que você possa pensar que precisar ser mais agressivo por estar correndo atrás de um empate ou virada, mas eu não vejo motivos para mudar algo baseado no que eu considerei ser duas falhas técnicas do meu goleiro, e isso era exatamente o que separava as duas equipes no intervalo. Se meus atacantes fossem melhores, facilmente poderia ser meu time com a vantagem de 2 x 0. Eu não gosto de decisões precipitadas, se eu faço uma mudança é porque eu quero algo que minha atual tática ou proposta não oferece, e como eu realmente acreditei que tínhamos atuado melhor, o jogo ainda estava em aberto.

Com tudo isso em mente, nenhuma mudança foi feita e eu mantive a minha confiança e proposta de jogo para a segunda etapa.

O segundo tempo

O segundo tempo seguiu da mesma forma que o primeiro mas eu não criei muitas chances e nem o Swansea. Então, por volta dos 15 minutos, o Swansea marcou seu terceiro gol no jogo. Essa tinha sido a primeira tentativa de gol no segundo tempo. Agora, novamente eu tinha uma escolha a ser feita: mudar ou não? Eu mantive meus nervos no lugar e não entrei em pânico e mantive tudo como dantes. Eu sempre tenho o grande esquema das coisas na mente e não queria precipitar nada.

Isso pode parecer estranho para muito de vocês, mas eu ainda acreditava que eu podia ver o jogo nos minutos finais quando o cansaço se torna uma questão importante. Então eu mantive tudo igual pelos próximos dez minutos. Mas com 20 minutos restando no cronômetro, eu enfim realizei minhas mudanças, já que eu precisava de quatro gols para passar de fase, e isso parece controverso, não? Eu não acho, eu sei que nós fomos melhor dentro de campo e criamos as melhores chances. O Swansea também estava cansado, mas meu time conservou melhor suas energias ao longo do jogo.

Com isso em mente, eu decidi que eu deveria mudar da minha estratégia de contra-ataque para uma estratégia ofensiva, já que meus jogadores ainda tinham condições físicas para isso e o Swansea parecia cansado e com diversos jogadores em condições inferiores aos meus. Logo, eu pensei que deveria explorar essa situação e foi para cima.

Os 20 minutos finais

Aos 30 minutos do segundo tempo, eu marquei um belo gol coletivo, que abriu a defesa do Swansea e finalmente aproveitamos bem uma chance. Dez minutos depois eu marquei o segundo gol que nos colocou de volta no jogo, restando apenas cinco minutos para o final. Dois minutos depois, marcamos o terceiro gol após uma cobrança de escanteio, empatando o jogo. Estávamos no paraíso, buscamos o empate e com três minutos de acréscimos, tudo indicava que iríamos para a prorrogação.

Nesse momento, o Swansea estava assustado e parecia perdido e cansado, já que nos últimos dez minutos eles ficaram entrincheirados no próprio campo e nas raras vezes que avançaram para o ataque, levaram pouco perigo, devido ao cansaço dos jogadores. Com um minutos de tempo normal restando, o inimaginável ocorre, eu marco o quarto gol do jogo. O Sheffield United assumia a liderança do placar depois de estar perdendo por 3 x 0. E quase que diretamente do reinício do jogo, o Swansea sobe ao ataque e empata a partida, em um jogo extremamente louco e que jogo. Mas no fim, é estranho porque vinte minutos atrás, eu teria aceitado esse resultado imediatamente, mas agora estou um pouco desapontado, já que viramos o placar. O apito final chega e terminou 4 x 4 no tempo normal, o que significa que teríamos mais meia hora de prorrogação.

As estatísticas do segundo tempo

As estatísticas de finalização no segundo tempo foram essas:

3.png

Eu tive sete chutes e marquei quatro gols, o que não é uma péssima média. Eu mencionei que durante o primeiro tempo o time tinha jogado bem e que os gols viriam. Eu acredito que jogamos muito melhor na segunda etapa e também fomos mais precisos na hora de finalizar.

Prorrogação

Após 90 minutos eletrizantes, o tempo extra foi bastante chato, já que ambos os times estavam cansado e não ofereceram muita coisa ofensivamente.

4.png

Como o placar continuou 4 x 4 depois de 120 minutos de bola rolando, fomos para os pênaltis e acabamos perdendo. Depois de todo aquele drama que o jogo nos trouxe, perdemos nas penalidades máximas. Entretanto, ao menos mostramos caráter, garra e disposição e não existe nada que possamos fazer para influenciar os pênaltis, é loteria no final das costas. Essas foram as estatísticas completas do jogo:

5.png

Por fim, seguem os gols do jogo.

Swansea 1 x 0 Sheffield United

Swansea 2 x 0 Sheffield United

Swansea 3 x 0 Sheffield United

Swansea 3 x 1 Sheffield United

Swansea 3 x 2 Sheffield United

Swansea 3 x 3 Sheffield United

Swansea 3 x 4 Sheffield United

Swansea 4 x 4 Sheffield United

Mas qual é o sentido desse guia?

Eu acho que a lição que devemos tirar daqui é que você deve entender como o jogo está indo e não olhar somente para as estatísticas e para o placar, contexto é tudo. Se você sabe que está jogando bem e apenas teve azar, então, não existe muito sentido em mudar as coisas para buscar algo que você não precisa buscar.

Eu não estou dizendo que todo mundo deveria fazer isso, mas funciona para mim e para a maneira como eu jogo. Além disso, se você vai fazer mudanças, então tenha certeza que é para realmente mudar alguma coisa ou tirar vantagem de situações que ocorrem dentro do jogo. Algumas pessoas entrariam em pânico no intervalo e teriam feito mudanças drásticas e eles poderiam até ter obtido um resultado melhor que o meu, mas ele também poderia ter conseguido um muito pior. Momento e compreensão são tudo em um jogo como o Football Manager, eles são as pequenas margens entre vencer e perder.

Ás vezes, podemos ser muito rápido em mudar as coisas ou ás vezes muito lento em mudar as coisas. O que devemos fazer é ver como o jogo está acontecendo e então, bolar uma estratégia. Minha estratégia foi simples, manter fiel ao que eu sei que funciona e não entrar em pânico. Então, com apenas 20 minutos de bola faltando para o apito final, ir com tudo em busca da vitória, já que eu sabia que o Swansea cansaria e teria jogadores em péssimas condições físicas. Em outra partida, talvez eu pudesse fazer essas mudanças um pouco mais cedo para vencer o jogo. Mas não importa o que eu decida, eu sempre terei um plano claro ao longo do jogo para quando eu irei fazer mudanças baseadas em como o jogo vai indo. Eu não estou dizendo que as mudanças sempre irão funcionar e o feitiço também pode virar contra o feiticeiro, mas eu acho que frequentemente eu consigo reverter situações e conseguir resultados como esse.

Traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: https://teaandbusquets.com/blog/stick-or-twist
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, valeu pelo post.

Achei bem interessante, e como você disse entender isso não vai fazer seu time virar uma máquina destruidora, mas ajuda muito a entender e estudar melhor as formas de jogar e agir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu por trazer esse artigo. O que ele fala pode parecer óbvio pra alguns, mas é algo que muitos de nós não seguimos as vezes pelo comodismo ou impaciência ou pânico. Independente de estar ganhando ou perdendo, é preciso primeiro entender se o time está jogando bem ou mal pra decidir se uma mudança é necessária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Um ótimo tópico da sua parte, me ajudou muito porque me identifiquei nele, num jogo passado de FM eu estava perdendo no placar e fiz uma séries de mudanças para tentar ter alguma reação do time que estava sofrendo demais no seu campo de defesa, mas como o time adversário era superior ao meu não tinha oque fazer, mas enfim... Se o seu adversário é superior ao seu, adotar uma estratégia de contra atacar mesmo não tendo as peças fundamentais para esse estilo de jogo é o ideal mesmo? Qual foi a tática que você usou para jogar contra o Swansea?

Agradeço de puder responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 11/12/2018 at 19:30, 49ers disse:

Um ótimo tópico da sua parte, me ajudou muito porque me identifiquei nele, num jogo passado de FM eu estava perdendo no placar e fiz uma séries de mudanças para tentar ter alguma reação do time que estava sofrendo demais no seu campo de defesa, mas como o time adversário era superior ao meu não tinha oque fazer, mas enfim... Se o seu adversário é superior ao seu, adotar uma estratégia de contra atacar mesmo não tendo as peças fundamentais para esse estilo de jogo é o ideal mesmo? Qual foi a tática que você usou para jogar contra o Swansea?

Agradeço de puder responder.

A ideia desse tópico é que o importante é ter um plano de jogo e não abdicar dele porque o placar não está favorável, e sim, analisar o jogo como um todo, antes de sair fazendo mudanças por atacado. Não importa se é contra-ataque, se é posse de bola. Obviamente que em termos gerais, adotar uma estratégia de contra-ataque sem que seu time seja capaz de executá-la não é uma boa ideia.

A tática do jogo contra o Swansea é o 4-1-2-3 como está na screenshot demonstrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  Esse pessoal gringo deve jogar outro jogo, 7 chutes a gol apenas e fez 4 gol , aqui é 30 chutes por jogo no minimo 20.  

  Fazer analise baseado em apenas 1 jogo não convence,  tem que fazer as mesma ações em no minimo 10 jogos, pegar um jogo qualquer da temporada na qual as minhas decisões foram boas não da parâmetro pra nada! 

  Ex: estou no Cuiba jogando na 1 divisão meu elenco é o mais fraco e meu time é contado pra cair,  bom meu time já ta cotado pra cair,  coloquei muito atacante  de estrategia , laterais e pontas atacar e atacante atacar, zc defender e 3 meias apoiar.   Perdi no Morumbi para o são paulo 1x0, ganhei do Palmeira em casa (palmeira é o favorito a ser campeão) e ganhei do cruzeiro no Mineirão.  Mantenho a estrategia do começo ao fim 8x80 vou fazer 38 jogos se eu ganhar 15 praticamente me salvo do rebaixamento.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por Jack 722
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/564256-cautious-low-block-football/
      Tradução e adaptação: Tsuru

      Nota do tradutor:
      Bloco alto: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos entre o meio-campo e o gol do adversário. Bloco médio: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos na altura do meio campo. Bloco baixo: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola entre o próprio gol e o meio-campo.
        1. Introdução
      Acho que o futebol defensivo 'real' está sub-representado no Football Manager, bem como muitas vezes deturpado. Não só é uma ocorrência comum para os jogadores de FM dizer que jogar com bloco baixo é inútil, o que é tão ruim quanto muita gente usando mentalidades de ataque, pressão mais alta e deixando de lado os sistemas com bloco baixo ou defensivos para se destacar mais.
      Como um usuário regular nesses fóruns, ainda estou para ver uma 'verdadeira' tática de bloqueio / cautelosa que seja 'verdadeira' e bem-sucedida. Espero que neste tópico eu possa mudar isso.
       
      2. Futebol Defensivo
      Acho que o que mais influencia se uma tática é 'defensiva' ou não, é a mentalidade. A maioria dos usuários descreve a mentalidade como um indicador de risco. Acho que essa é uma maneira decente de pensar sobre isso, mas prefiro imaginar em termos de intenção e me colocar no lugar de um jogador da vida real, em vez de um gerente virtual. Então, imagino como eu naturalmente esperaria jogar quando somos grandes favoritos (atacante) ou grandes azarões (defensiva). 
      Abaixo está como o mesmo cenário ficaria em uma mentalidade atacante e depois defensiva.

      Atacante
       

       
      Defensivo
       

       
      Quando queremos atacar, podemos esperar por decisões de maior risco. É mais provável que um ala cruze uma bola quando estiver aberto no flanco, os zagueiros correrão para a frente para apoiar o ataque e os jogadores do meio-campo jogarão mais encostados no ataque, bem como pontas avançados irão buscar sobrecarregar a área, diferente do que podemos ver no quadro de mentalidade defensiva. Aqui a prioridade é a segurança na defesa no caso de contra-ataque, e opções seguras para o portador da bola manter a posse. O ponta com posse de bola neste cenário verá que há apenas dois atacantes na área e provavelmente jogará a opção segura, passando de volta para seu zagueiro, em vez de correr mais riscos.
      Coisas semelhantes podem ser ditas para situações diferentes. Quando em posse da bola em seu próprio terço final, uma equipe atacante tentará subir as linhas para quebrar o sistema defensivo adversário, enquanto se concentra em reter a bola quando estiver sob pressão. Uma equipe defensiva provavelmente limpará a bola quando estiver sob pressão e manterá a posse quando não estiver.
      Por último, imagine ser um atacante quando seu time está na defesa contra um time muito mais forte, em vez de estar contra um time muito mais fraco. Contra o time mais forte, você vai voltar mais e ajudar seus defensores; já contra o time mais fraco você ficará mais feliz em avançar no campo. Dessa forma, você pode economizar energia para a fase de ataque e estar em uma boa posição para um contra-ataque, enquanto acredita que seus companheiros de equipe podem lidar com a pressão defensivamente e conseguir encontrá-lo quando finalmente ganharem a bola.
       
      3. O bloco baixo
      A característica padrão de quase qualquer bloco baixo é a compactação. Essa estratégia deve ser a mais compacta possível, convergindo principalmente para a área em frente à sua própria área de pênalti. Mais alto que isso, e você estará vulnerável a uma bola por cima, qualquer mais baixo que isso, e um jogador que receber a bola estará a uma boa distância de finalizar a gol. Um bom exemplo pode ser visto abaixo:
       

       
      As três características principais são que: 
      A equipe mantém sua forma em vez de perseguir o portador da bola O espaço é deixado sem marcação para inundar mais o meio A pressão só começa bem dentro de sua própria metade defensiva.
        Outro ponto interessante é o posicionamento dos atacantes. Eles não estão posicionados no alto do campo antecipando uma virada, eles são a primeira linha para ajudar na defesa. Isso significa que os contra-ataques são realmente mais difíceis nessa estrutura do que comumente se acredita. O contra-ataque é muito mais fácil com uma defesa de “bloco médio”, onde você tenta ganhar a bola mais ou menos no centro do gramado. O mais provável de acontecer quando este time recupera a bola é que os atacantes tentem segurar a bola para ajudar todo o time a avançar e ganhar território. Uma bola de contra-ataque ambiciosa no espaço será difícil tanto para o doador quanto para o receptor. Um defensor que recupera a bola estará sob pressão imediata de um contra-ataque (provavelmente em seu próprio meio-campo), o que significa que terá dificuldade para levantar a cabeça para ver o espaço. Os zagueiros adversários também têm uma grande vantagem sobre qualquer atacante que queira correr atrás, além de ter acabado de sair de um período de descanso.
       
      4. Expectativas realistas, limitações do mecanismo de jogo
      Você não pode jogar futebol defensivo por 90 minutos/jogo, 38 jogos/temporada, e esperar ter sucesso como qualquer time que não esteja lutando contra o rebaixamento. No futebol defensivo, você confiará demais em momentos individuais de brilhantismo, erros da oposição e comprometimento para marcar gols, especialmente quando uma vitória vale três pontos. Assista ao jogo completo de qualquer time ou gerente que tenha reputação de futebol defensivo ou estacione o ônibus e você descobrirá que eles ainda avançam e pressionam bem no campo de oposição com bastante regularidade; a diferença é que eles escolhem seus momentos. O futebol defensivo é útil para:
      Jogar uma partida como o azarão.  Planos de jogo: Mudar para uma tática defensiva para segurar uma vitória Usar futebol defensivo até ~75 minutos para manter um placar baixo antes de atacar tarde para uma vitória súbita ou arrancar um empate no final. Com uma tática ofensiva, você pode basicamente jogar uma temporada inteira usando uma mesma tática: desta forma, você terá uma estratégia de 'nós marcaremos mais do que vocês' e está tudo certo. Isso não funcionará com o futebol defensivo: se o outro time marcar o gol primeiro, eles podem reconhecer que você não está avançando - e podem facilmente assumir uma postura de futebol defensivo para segurar o placar. 
      Também acredito que, embora o futebol defensivo seja possível, o futebol de ataque no FM é muito eficaz. É fácil conectar seus melhores jogadores a um template como gegenpress e ganhar tudo. Isso significa que eu não tentaria a estratégia deste tópico se você está apenas buscando resultados: este método para mim é satisfatório porque posso obter resultados decentes e realistas jogando de maneira realista. Não tenho interesse em ganhar a liga com o Burnley jogando gegenpress desde o dia 1. 
       
      5. Análise FM
      No FM, levei o West Ham (previsto para terminar em 9º) para o 5º lugar, normalmente usando minha estratégia de bloco baixo. Ao fazer isso, também conseguimos números de posse ultra baixos, um alto número de bloqueios e bolas rifadas e um rótulo de 'catenaccio' da mídia.
       

       

       

       

       

       
      6. Táticas
       

       
      A tática acima é a mais defensiva das três que utilizo. Seguindo o que já foi dito na Seção 4, usamos essa estratégia contra todos os 'seis grandes' times da Premier League, bem como quando queremos segurar um placar favorável.
      Traduzimos os pontos feitos no bloco baixo da vida real na Seção 3, em FM:
      Linha defensiva mais baixa; Posicionar nossa linha defensiva um pouco fora da nossa própria área; Pressionar com menos frequência; Manter Formação para evitar aberturas de brechas; Linha de engajamento muito mais baixa; Pressionar o adversário apenas no nosso próprio campo; Manter nossas linhas as mais próximas possíveis para compactação vertical; Defender mais estreito; Deixar o lado de fora sem marcação para manter a compactação lateral; Formação 4411DM: Manter compactação vertical (mais compacta que uma 4231 / 433 que deixa lacunas na frente dos zagueiros)
        7. O estilo em campo
       
      Manchester United (F) Aqui jogamos com bloco defensivo os 90 minutos. Infelizmente perdemos por 1 a 0 devido a uma vitória aos 85 minutos mas, olhando para as estatísticas, você pode ver facilmente como em outro dia poderíamos ter roubado um empate. Apesar de dominar a posse e terem 20 chutes, conseguimos restringi-los a nenhuma chance clara (CCC's - clear cut chances, em inglês) enquanto tiveram apenas 2 meias-oportunidades, o mesmo que nós.
       

       
       
      Brighton (F) Em Brighton, por ser um jogo mais equilibrado, usamos estratégias diferentes como parte de um plano de jogo. Começando com um 4231DM positivo de bloco médio, jogamos um pouco no ataque até marcarmos um gol aos 18 minutos. Em seguida, mudamos para um contra-ataque de bloco médio no 4411DM até o intervalo, antes de mudar para a mesma tática defensiva de bloco baixo vista contra o Manchester United até o final.
       

       

       

       
      Como padrão geral na maioria dos nossos jogos nesta temporada, conseguimos vencer por um gol com menos posse de bola e menos chutes. Mas o mais importante, criamos mais chances claras do que eles.
    • bronoti
      Por bronoti
      Alguém tem a tradução do Football Manager 2012?
×
×
  • Criar Novo...