Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Histórias de um treinador na estrada


Lanko

Posts Recomendados

solo-trips.jpg

                                                                                                                                                                                    Próxima>>>                 

 

ATUALIZAÇÃO MAIS RECENTE!

ÍNDICE

Spoiler

TEMPORADA 2018/2019

TEMPORADA 2019/2020

TEMPORADA 2020/2021

TEMPORADA 2021/2022

TEMPORADA 2022/2023

TEMPORADA 2023/2024

TEMPORADA 2024/2025

TEMPORADA 2025/2026

TEMPORADA 2026/2027

TEMPORADA 2027/2028

TEMPORADA 2028/2029

TEMPORADA 2029/2030

TEMPORADA 2030/2031

TEMPORADA 2031/2032

TEMPORADA 2032/2033

TEMPORADA 2033/2034

TEMPORADA 2034/2035

TEMPORADA 2035/2036

TEMPORADA 2036/2037

TEMPORADA 2037-2038

TEMPORADA 2038-2039

TEMPORADA 2039-2040

TEMPORADA 2040-2041

TEMPORADA 2041-2042

TEMPORADA 2042-2043

TEMPORADA 2043-2044

TEMPORADA 2044-2045

TEMPORADA 2045-2046

TEMPORADA 2046-2047

 

 

E aê galera, tudo bom? Descobri o fórum recentemente há uns dias atrás, especificamente a área de histórias. Li algumas e adorei o formato e o fato que a galera resolveu postar suas jornadas e challenges interessantíssimos. 

Enquanto jogava o FM18 fiquei pensando nas várias coisas que aconteceram e que dificilmente conseguiria guardar pra lembrar depois, especialmente as coisas memoráveis.

Deixei quieto e segui em frente, mas como disse, encontrei essa área aqui e me arrependo de não ter pesquisado e encontrado antes. Mas antes tarde do que nunca, né! O save não tem tanto tempo e muitas dos principais eventos estão frescas na memória.

Esse save não tem objetivos específicos a serem alcançados, simplesmente criei um perfil de treinador (sem escolher clube, comecei desempregado) e saí pro mundo pra ver no que vai dar. 

PERFIL DO TREINADOR:

 

Lanko Askarian sempre teve interesse por futebol, principalmente na parte tática, já que jogando ele é um grande perna de pau. Decidiu ir adiante com esse pensamento e resolveu estudar para ser técnico e dirigir uma equipe.

Diante dos vários fracassos do Brasil na área, decidiu, corretamente ou não, ir estudar e fazer cursos na Europa. Escolheu a Inglaterra já que sabia inglês e nada dos outros idiomas. Depois de algum tempo, adquiriu profundo conhecimento tático, de treinamentos, de filosofias de jogo.

fa_int_course_2.ashx?as=0&dmc=0&thn=0  treinador-de-futebol.jpg

 

Agora só faltava botar tudo isso em prática, e é aí que morava o problema. Lanko entrou determinado a começar 2018 como técnico, mas passou o primeiro semestre desempregado. Nem clubes brasileiros da 3a divisão quiseram sequer conceder uma entrevista.

No fim da temporada europeia, Lanko voltou a Inglaterra, disposto a aceitar propostas da 5a ou 6a divisão inglesas só pra começar a trabalhar, mas mesmo dessa vez conseguindo entrevistas, não foi o escolhido em nenhum dos oito clubes em que bateu a porta.

 

x5JnZnh.jpg

 

Jovem (30 anos, muito menos que muitos jogadores em atividade), sem ter comandado vestiário antes e ainda por cima estrangeiro, esses foram os principais motivos das recusas.

Até que viu um anúncio de um clube de Portugal (o único), a Mondinense, da terceira divisão portuguesa, e decidiu entrar em contato com eles.

O presidente foi surpreendido pelo contato. Ele acabou gostando do perfil. Avisou que o clube era pequeno, mas gostaria de ver o clube crescer e talvez tentar algo inusitado seria o primeiro passo ideal. O presidente convidou Lanko para a cidade de Mondim de Basto para assinarem o contrato.

 

images?q=tbn:ANd9GcS6E4W9sKx6epbXbWVwYKv

 

Lanko aceitou, muito feliz. Portugal não estava nos planos iniciais, mas quem sabe, caindo do céu, seria o melhor lugar para começar a carreira. O idioma não seria problema e Portugal era um bom país, além de ter certa história no futebol e um cenário respeitável.

tumblr_ni42rsbwLx1scdby6o1_400.jpg

Ele sabia que o começo ia ser difícil, mas até chegar em Portugal e ver a sede da Mondinense de perto, ele não fazia ideia do quão difícil…

 

Próxima>>>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2018/2019

s9KhyGF.png

                                                                                                                                   <<<Índice>>>                                                             Próxima>>>

                                                                           

A Mondinense é um clube de Portugal fundado em 1924. Não possui títulos. A sede do clube é em Mondim de Basto.

Fiquei em dúvida e até um pouco assustado quando conheci o clube e a cidade que o abriga. Mondim de Basto não é sequer uma cidade – é uma vila com pouco mais de 3.000 habitantes.

As principais “atrações” da cidade são dois santuários religiosos medievais, uma capela e uma ponte da era romana. Mas é um lugar muito bonito e muito provavelmente muito tranquilo de se viver.

 

zkNTYA8.png

 

 

wv5xpgM.png

 

ZxH1dB7.png

W5CuedM.png

 

O estádio do clube (municipal) tem capacidade para 1.000 pessoas - 30% da população local – mas no jogo colocaram com 2.200 (70% da população) e recentemente a diretoria colocou cadeiras com as cores do time em todos os lugares. O gramado está em boas condições.

 

SYhF3Nj.png

2OK23DJ.png

 

As instalações de treino e das categorias de base são pobres. O balanço do clube é de 26 mil euros. A folha salarial não pode passar de 7,6k por mês (e já está gastando 7,2k). Dinheiro disponível para transferências é zero.

Mesmo assim decidi aceitar o cargo (por uns 600 euros por mês se me lembro bem), tanto pela intriga do desafio como pelo fato que ficaria outro ano sem trabalho se não aceitasse. O acordo foi fechado e fui apresentado numa coletiva de imprensa de 1 jornalista local.

No dia seguinte lá fui eu dar o treino (de social, terno aberto, como se tivesse indo pra Premier League) e descubro só então que o clube é semi-profissional e os jogadores não tem contrato pleno (muitos tem contratos amadores) e por isso só treinam no máximo duas vezes por semana.

Muito tempo ouvindo e estudando compactação, counterpressing, transições de defesa e ataque, funções como Ramdeteur, Mezzalla, Trequartista, 4-2-3-1, 4-1-4-1, 4-1-2-3 e etc, mas depois de ter visto as instalações (ou falta delas), observar uns treinos e fazer uma rápida avaliação dos jogadores, decido mesmo é tacar um 4-4-2, que é a tática mais arroz com feijão que existe. Duas linhas de quatro garante uma boa solidez defensiva e as outras tarefas podem ser perfeitamente cumpridas com funções simples. Também com jogadores desse nível sem muitos atributos físicos,evitamos o desgaste da correria do 4-2-3-1 onde os cinco meias ficam muito a frente e precisam voltar demais pra ajudar defensivamente. Fora os atributos mentais baixos pros jogadores decidirem o que precisa ser feito e quando.

Pra minha "sorte" o maior salário do time era o goleiro de 38 anos que ganhava sozinho quase 20% do orçamento e ele se aposentou. Outros não quiseram continuar e isso deu mais uma aliviada no orçamento. Uns outros poucos dispensei.

Tínhamos que procurar goleiro, lateral-esquerdo e meias. Os dois atacantes que o time tinha eram bem razoáveis.

tYpN4Pe.png

Tive que contratar uma comissão técnica inteira, de preparadores a fisioterapeutas. Consegui fazer sete contratações, sendo que três delas eram mais pra ter opções caso alguém se machucasse. Queria dar chance pros que ficaram (e também pra não jogar ninguém contra mim dispensando vários jogadores logo na minha chegada).

E como a vila é bem pequena, poderia ser bem chato topar na rua com um ou mais jogadores dispensados tão rapidamente.

Pra serem titulares chegam o goleiro Pedro Duarte, o lateral esquerdo Mango, o zagueiro colombiano Miguel Almeida (que também sabe jogar na lateral esquerda), o meia guineano Morlaye Sylla e o atacante Vlad da Guinpe-Bissau. O lateral direito brasileiro Paulinho (também joga de volante) e o volante Zé Luís (também joga de zagueiro) chegam pra completar o elenco.

Dei prioridade pra jogadores versáteis que joguem em mais de uma posição, assim como posso treinar alguns que já estão em novas posições ou funções, cortando assim gastos.

oxqWPkd.png

Em relação ao time, eu até tentei um 4-2-3-1 mas acho essa tática muito dependente de ter jogadores bem razoáveis. Aquele buraco que fica entre os meias e os zagueiros, ainda mais com a marcação alta, torna isso ainda pior já que os defensores precisam de muita velocidade e atributos mentais pra antecipar e se posicionar, se não é bola longa e perigo de gol o dia inteiro.

Então foi mesmo um 4-4-2 arroz com feijão sem firulas pra começar.

Dos jogadores, o lateral direito colombiano Olger Venecia é o melhor jogador do time, surpreendentemente técnico. O guineano Sylla foi um achado de ouro.

A defesa é composta de três colombianos na linha. O goleiro Pedro Duarte, o lateral direito Olger Venecia, os zagueiros colombianos Jeffrey Oliveros e Miguel Almeida, e o lateral esquerdo Mango.

O meio-campo são dois meias centrais, em Dany e Rui Jorge (capitão do time). Pelo lado esquerdo o garoto Nuno Arada e aberto pelo lado direito o guineano Morlaye Sylla.

No ataque o tanque Vlad (o cara tem muita força e atributos físicos, embora peque na finalização) e o jovem Rooney, que tem 13 de finalização e 11 em atributos de velocidade. E se tiver 1% do desempenho do xará famoso, já vou ficar muito feliz.

Outros jogadores importantes pro elenco são Zé Luís, que é volante e também joga na zaga, o atacante João Padi que é bem rápido mas muito baixo e franzino, e o lateral direito Paulinho já que se o Olger Venecia se contundir, ele é quem tem que entrar pra vaga.

Os outros compõe grupo e raramente devem entrar ou se tornarem importantes, mas se isso acontecer, será relatado.

uJs6pKW.png

As expectativas mínimas do clube condizem com sua estrutura: Na copa já estará excelente ganhar o primeiro jogo.

E no campeonato nacional…. Não cair pra quarta divisão. Se as coisas já pareciam difíceis, a previsão da temporada nos coloca em último do grupo com chances de 1000-1.

O Campeonato Português da 3a divisão (simplesmente chamado de Campeonato de Portugal) é bem longo e complicado.

Tem quatro grupos com 18 ou 20 times cada, em turno e returno, onde os dois primeiros de cada grupo se classificam pra playoffs (gerados por sorteio) e o campeão e vice sobem pra segundona. É, de uns 70 ou mais times, só dois vão subir.

A Taça de Portugal é a Copa do Brasil deles, com uma exceção à regra muito visível: não tem jogo de volta, exceto na semi-final. Enquanto isso nas outras fases só tem um jogo, onde o mando é garantido por sorteio (a final é em campo neutro). Então jogou fora e perdeu, abraço.

O terceiro torneio é a Taça da Liga, que é ainda mais estranha. Ela tem duas ou três fases iniciais similares a Taça de Portugal – uma partida eliminatória, que começa com clubes da segunda divisão. Aí ela ganha uma fase de grupos. Os quatro primeiros do Campeonato Português são cabeças de chave, normalmente Porto, Sporting, Benfica e Braga.

E aí que fica mais estranho: são quatro grupos com quatro times cada, mas novamente não tem jogo de volta. Não sei se é possível ter os três jogos fora de cada, mas como só há três partidas, um ou dois times do grupo terão a maioria de suas partidas fora de casa.

Depois disso, só o primeiro de cada grupo se classifica pra semi-final, que é gerada por sorteio. E diferente da Taça de Portugal, na Taça da Liga a semi-final é jogo único em campo neutro, assim como na final.

 

O dia do primeiro jogo como treinador se aproxima...

 

 <<<Índice>>>                                                             Próxima>>>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lanko disse:

A Mondinense é um clube de Portugal fundado em 1924. Não possui títulos. A sede do clube é em Mondim de Basto.

Fiquei em dúvida e até um pouco assustado quando conheci o clube e a cidade que o abriga. Mondim de Basto não é sequer uma cidade – é uma vila com pouco mais de 3.000 habitantes.

As principais “atrações” da cidade são dois santuários religiosos medievais, uma capela e uma ponte da era romana. Mas é um lugar muito bonito e muito provavelmente muito tranquilo de se viver.

Acho muito daora essa imersão em tudo que cerca o clube. Espero mais atualizações dessa série, às vezes empolga um torneio assim. 

 

6 horas atrás, Lanko disse:

Pra minha sorte o maior salário do time era o goleiro de 38 anos que ganhava sozinho quase 20% do orçamento e ele se aposentou. Outros não quiseram continuar e isso deu mais uma aliviada no orçamento. Uns outros poucos dispensei.

Agora isso aqui era sacanagem kkkkk 20% da Folha em goleiro não dá. Pode ser o Manuel Neuer que se o time for um lixo e ele for bombardeado não vai adiantar muita coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As divisões inferiores Portuguesas são muito legais, é uma reunião de clubes bem pequenos e super simpáticos. Boa sorte.

Recomendo pesquisar sobre o programa "Liga dos últimos" (tem vários videos no youtube) que mostrava a vida dos pequeninos clubes portugueses sob o olhar de torcedores super caricatos e icônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2018/2019

s9KhyGF.png

     <<<Anterior                                                                      <<<Índice>>>                                                             Próxima>>>

 

Primeiramente, muito obrigado pelo suporte e boas-vindas! Espero que gostem da história. 

É, realmente o goleiro que ganhava 20% do orçamento (e nem era bom) não dava não! E vou assistir esses vídeos do último da Liga, vamos ver se encontro rivais familiares por lá.

oxqWPkd.png

A pré-temporada foi realizada exclusivamente contra o time sub-19 da Mondinense, tanto pra ganhar moral, testar táticas e pra dar uma observada nos garotos. Nenhum subiu pro time principal.

Na minha estreia como treinador perdemos pro Freamunde, em casa.  Já começaram os questionamentos da imprensa local (1 jornalista). Mas três dias depois derrotamos o Mirandela fora de casa com um gol aos 47 do segundo tempo. Vlad já chega ao clube marcando todos os três gols do time.

Outubro foi um mês sensacional pro time. Ganhamos todos os jogos, inclusive as duas partidas fora de casa. 

Dmu0h0E.png

 

Também aplicamos uma senhora goleada no Vilaverdense pra calar os críticos.

 

FYmXWXz.png

 

Vlad e Rooney sendo decisivos nos jogos e o time funcionando praticamente como eu tinha envisionado. Todos os adversários vem pra cima já que somos considerados ridicularmente fracos. Tomamos a bola, bico pra frente pro tanque Vlad fazer o pivô e escorar pro Rooney, que vai correr na velocidade e chutar ou devolver pro Vlad marcar. As vezes o próprio Vlad protege, ganha no corpo e sai na cara do gol. Vários gols dessa maneira.

Continuamos excepcionais no torneio nacional.

whld787.png

 

Dos últimos 11 jogos Vlad marcou em 10 e Rooney em 7, fora as assistências entre os dois. Sylla também vem sendo fantástico pela direita.

A tática ganhou mais forma num 4-1-3-2 com Olger como volante em vez de lateral. Estava tomando gols demais de bola cruzada da direita no segundo pau e Olger, com 1,64m, sempre perdendo a jogada. Paulinho entrou e Olger passou a ser volante.

Outro mês muito bom, inclusive ganhando do rival local Montalegre. A derrota pro Bragança encerrou 12 jogos, quase quatro meses sem perder no campeonato. Mesmo assim encerramos o primeiro turno do torneio em primeiro com 11 pontos de vantagem pro segundo colocado (por motivos técnicos, eu perdi acesso a tabela e não vou poder postá-la...desculpem-me).

Na Taça de Portugal perdemos o jogo justamente pro Montalegre, que é um rival local da Mondinense. Mas pelas regras estranhas do torneio, fomos um dos "melhores derrotados" e por isso mesmo assim avançamos pra fase seguinte, ironicamente cumprindo as expectativas da diretoria mesmo perdendo. Na fase seguinte o sorteio nos colocou em casa e batemos o adversário, avançando assim para a terceira fase. 

Acabamos eliminados antes das oitavas-de-final num jogo doido contra um time da segunda divisão. Não teria sido nada mal ter topado com algum grande e ganhando grana de TV, mas por outro lado a derrota nos permitiu focar totalmente na liga nacional. Mas doeu tomar uma virada de 3x2 pra 3x4 nos 4 minutos finais.

 

nOVR4Vw.png

OwIkqYw.png

 

uJs6pKW.png

 

Vlad artilheiro do torneio, Rooney seguindo de perto, time entrosado, quase todos com um tempo razoável de participação pra não ter reclamações, time líder do grupo na divisão...tudo perfeito.

Até que explode a primeira bomba no meu colo.

O colombiano Olger Venecia, o melhor do time e aproveitando a boa fase do time, exige ser negociado pra um clube melhor. Pra ficar de boa ele exige um salário absurdo (de quase 3 mil euros, quase metade do orçamento) e então digo que ele será negociado caso surjam propostas com valor ideal ao clube. Quando tentamos acertar qual valor seria esse, nova divergência e o colombiano saiu furioso do encontro. Pior, espalhou tudo pro resto do elenco. Metade do elenco ficou a meu favor, não querendo liberar Olger de qualquer jeito e a outra metade do lado do colombiano, provavelmente imaginando que caso propostas surgissem por eles, eu faria o mesmo, e todos obviamente aspirando voôs maiores.

Curiosamente os dois compatriotas de Olger, Oliveros e Miguel Almeida, ficaram do meu lado, assim como Vlad e o guineano Sylla. Por outro lado, o goleiro Pedro Duarte, Rooney, Dany e o capitão Rui Jorge ficaram do lado do lateral colombiano. 

Então quando tudo estava indo de vento em popa, o elenco racha.

 

   <<<Anterior                                                                      <<<Índice>>>                                                             Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideia interessante de save. Tá tudo bem organizado e claro também.

O time começou bem e parece que os primeiros títulos de sua história não estão longe. Pena que jogador no FM é tudo mimado...

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2018/2019

s9KhyGF.png

                                          <<<Anterior                                                                      <<<Índice>>>                                                                            Próxima>>>

 

Primeiramente agradeço novamente os comentários e apoio.

oxqWPkd.png

Olger rachando o elenco foi apenas um dos problemas na virado ano e começo do segundo turno. Éramos destaques na competição e os adversários agora não nos viam mais como o saco de pancadas do campeonato e seria muito mais difícil surpreendê-los como fizemos até agora. O clima no vestiário estava piorando a cada dia. O pior é que se eu tivesse aceitado vender Olger caso surgissem propostas teria evitado todo o problema, já que de qualquer maneira fui forçado a oferecê-lo aos clubes (a um preço barato - de graça ele não sairia) e... ninguém quis.

rhgD6tX.png

 

Pra meu alívio, os resultados em Janeiro foram bons, especialmente com a goleada com gol de Olger. Mantive o colombiano pra tentar apaziguá-lo.

Em Fevereiro as coisas mudaram. Apenas uma vitória sofrida em casa contra o penúltimo colocado, tomamos uma goleada e escapamos de perder outros dois jogos com gols no fim do jogo. O ambiente interno piorou mais e decidi realmente me livrar de Olger (que já não estava mais no time) e liberá-lo de graça pra quem quisesse. Não surgiram interessados em levá-lo nem de graça nem ao fim da temporada.

Todos esses tropeços em Fevereiro nos fizeram perder uma liderança que chegou a ter 11 pontos de vantagem. E vimos outros times começarem a colar.

Em Março a derrota em casa foi desastrosa, mas mas remediamos isso com duas vitórias fora de casa. Dos últimos 5 jogos em casa, vencemos só dois. E perdemos uma, quase perdendo outra, novamente salvo com um gol aos 80 minutos.

Chegamos na última rodada ameaçados de não nos classificarmos pros playoffs mesmo tendo no primeiro turno obtido uma liderança com 11 pontos de vantagem.

0IiNTtH.png

 

 Na última rodada tínhamos apenas um ponto de vantagem graças a outra derrota, o quinto tropeço em casa dos últimos sete jogos. Só nos classificamos pros playoffs porque a última partida foi contra o Pedra Salgadas, que tava perto do rebaixamento.

O sorteio dos playoffs nos colocou contra a Cova da Piedade, que era simplesmente o melhor time do torneio, sendo o melhor primeiro colocado de todos os grupos.

N49XHA0.png

 

Conseguimos realizar o milagre, considerando as circumstâncias. Inclusive saímos ganhando no primeiro jogo e tomamos a virada. Ganhamos pelo mesmo placar e o goleiro Pedro Duarte foi o herói nos pênaltis.

Estávamos na semi final contra a Vilaverdense, adversário que goleamos por 5x0 na primeira fase.

Essa era a verdadeira final, já que quem vencesse, além de disputar o título, subiria pra segunda divisão portuguesa, a LigaPro. 

Spoiler

UpikhuD.png

 

Conseguimos a promoção pra segunda divisão! Incrivelmente ganhamos o jogo fora (de virada).

O jogo de volta contra a Vilaverdense foi extremamente tenso. Estávamos perdendo e empatamos aos 78, e aí aos 91 o zagueiro Miguel Almeida comete pênalti. 3x2 pra eles nos eliminava pelos gols fora. Eu já tava xingando, puto, e de fato, resignado. Mas o goleiro Pedro Duarte defendeu e garantimos a promoção pra segundona portuguesa!

 

Só restava então a decisão do título, contra o União de Leiria:

Spoiler

iaUq1vi.png

ovnfcv2.png

 

Na final, novamente jogo tenso contra o Leiria. Eles tinham o melhor ataque da competição, e não só um, mas os dois artilheiros do torneio. Fizemos 1x0 e estávamos garantindo o título e prontos pra comemorar quando outra bobagem da defesa deu o empate pra eles aos 51 do segundo tempo.

DICA IMPORTANTE: No FM fazer substituição nos acréscimos ou no final do jogo não adianta NADA pra gastar tempo. O juiz automaticamente acrescenta mais tempo (o jogo ia acabar uns 2 minutos antes). Lição aprendida a duras penas com consequências quase fatais.

O jogo então foi pros pênaltis e de novo Pedro Duarte foi o herói pegando dois e fomos campeões da terceirona de Portugal!! O cara pegou nada menos que cinco pênaltis em três jogos diferentes. Dois contra o Cova da Piedade, o pênalti aos 46 do segundo tempo contra a Vilaverdense e mais dois contra o Leiria.

Viva São Pedro!

 

rh3ad26.png

 

Como dito, quase perdemos a vaga nos playoffs na reta final. No fim conseguimos até recuperar a liderança, mas mesmo assim foi tenso a queda de rendimento do time, que incrivelmente voltou a toda vapor nos jogos mata-mata.

 

Udxhf3A.png

 

Essa temporada foi surpreendente no final. Eu comecei muito bem, chegando a abrir 11 pontos pro segundo colocado. Na virada do ano os times passaram a nos respeitar mais e a dificultar o jogo. Aliado isso ao chilique do Olger Venecia que rachou o elenco e ferrou o ambiente, somado a pressão dos resultados ruins darem a impressão que todo aquele trabalho no começo estava sendo por nada, quase não nos classificamos pros playoffs. 

Eu já estava até resignado a continuar na terceirona, tanto se não se classificasse quanto quando o sorteio nos deu o Cova da Piedade, que era o melhor time do torneio. Também desisti naquele pênalti aos 46 do segundo tempo pro Vilaverdense na semifinal. Depois daquela nem importava ser campeão, já estávamos promovidos, que era o que realmente importante. Mas o título deu um sabor especial porque na hora do mata-mata o time se reencontrou e jogou.

uMoBY4i.png

Mais importante ainda: o prêmio pela conquista do título deu 800 mil euros ao clube. A Mondinense como eu disse no começo tinha folha salarial de 7,5k por mês (que eu baixei pra uns 5,5k mantendo o elenco enxuto, mas versátil). Tinha 26k de balanço e só os salários davam uns 70k por ano fora outras despesas. Sim, estávamos com uns 40 mil estourados e agora o clube está praticamente nadando en dinheiro (considerando a situação, óbvio). Dinheiro da torcida não dava quase nada, especialmente com uma média de 200 torcedores por jogo (quase 10% da população local). 

 

36avFjJ.png  NMH33jP.png

Esses são os números do time. A tática foi um 4-1-3-2 que parece um 4-2-4 visto assim, mas em boa parte do tempo os alas eram recuados pro meio campo.

Pedro Duarte, herói. Paulinho entrou muito bem na lateral direita que era de Olger. Com 1,80, ajudou muito mais na cobertura aérea do que Olger (1,64). Miguel Almeida e Zé Luís formaram a zaga. Oliveros era o zagueiro, mas quando o Olger deu o chilique, passou a ser o volante. Dany foi o dono do meio, tirando do time o capitão Rui Jorge (que por isso se juntou a Olger na rebelião).

Sylla foi um achado, além dos gols teve 19 assistências. Embora os fãs tenham colocado Santos na ala esquerda, foi o garoto Nuno Arada que jogou. Rooney com 23 gols e 9 assistências e Vlad, com 26 gols e 10 assistências carregaram o time (e outros garantiram quando precisou).

Agora que venha a segundona portuguesa!

 

  <<<Anterior                                                                      <<<Índice>>>                                                                            Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo e parabéns pelo acesso.

Uma sugestão: você poderia por mais telas da classificação, imagem do elenco mais detalhadas.

Até agora está bem legal. Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita. Save em time português? Vou acompanhar só por isso.

Cuidado agora na 2º Liga, vi ser osso e vai ter que se reforçar bem. É uma liga muito parelha, e com as equipas B e o extenso campeonato, exige ter um plantel capaz de suportar as diferentes fases da época. É muito dificil dominar a liga por completo.

Os resultados foram bons, ainda que tenha demonstrado algum desleixo no fim ao ceder uma vantagem pontual grande e contra o União de Leiria ter quase mandado a subida ao lixo. Curioso para ver como vai-se adaptar ao campeonato luso profissional agora, vai ser um bom desafio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2019/2020

s9KhyGF.png

<<<Anterior                                                                 <<<Índice>>>                                                                    Próxima>>>

 

On 8/16/2018 at 2:02 PM, Inner Logic said:

Bem vindo e parabéns pelo acesso.

Uma sugestão: você poderia por mais telas da classificação, imagem do elenco mais detalhadas.

Até agora está bem legal. Boa sorte na continuação.

Obrigado novamente pelo apoio e sugestões. Eu queria colocar as tabelas de classificação mas perdi o acesso a elas, por isso que não coloquei. A partir de agora serão colocadas, assim como algumas imagens do elenco.

tYpN4Pe.png

Eu trouxe apenas cinco reforços antes do começo do torneio. Parece pouco, mas foi extremamente difícil achar jogadores e mais ainda quando achava tentar convencê-los a vir pra Mondinense, que tem uma reputação baixíssima no jogo e ainda num contrato semi-profissional.

Trouxe o ala esquerdo Gazela, o meia Rui Cardoso, o lateral esquerdo brasileiro Itto, o meia Quiroga e o empréstimo do ponta direita brasileiro. Valdinho, da Ponte Preta.

Rui Cardoso foi um belo achado considerando que todos vieram de graça.

egIQnIE.png?1

 

Outra grande mudança no elenco foi que o novo capitão é o guineano Morlaye Sylla, um dos destaques do ano passado. E também pra punir Rui Jorge, que era capitão mas ficou do lado do Olger Venecia durante o racha do elenco, que ainda não foi resolvido nessa janela de transferência. Clubes não estão interessados, ele não aceita rescisão mútua, ou seja, o clube teria que rescindir, mas ele tem contrato até 2023 e receberia um fortuna. Vou é mesmo esperar propostas.

Aqui estão os stats do Morlaye Sylla (eu não tenho facepacks, então espero que não se importem com a "falta de rosto":

PlDIEnQ.png?1

 

oxqWPkd.png

Bom, eu sabia que as coisas iam ser difíceis, subir direto pra primeira divisão vindo da terceirona muito improvável, que os times B dos grandes clubes eram provavelmente mais fortes que os clubes comuns, mas eu certamente não estava esperando ser o saco de pancadas do torneio:

3JsnKgv.png

 

Antes de comentar os péssimos resultados, eu preciso relatar  o que aconteceu no jogo contra o Chaves, o terceiro jogo.

Estávamos ganhando de 1x0 quando o lateral direito Paulinho se contundiu e coloquei o Olger Venecia. Em 15 minutos ele conseguiu errar o passe que originou o gol de empate e no finalzinho cometeu um pênalti e ainda foi EXPULSO. Inacreditável. Eu não sei se isso foi de propósito por causa das dinâmicas que a SI implementou no FM18 (se foi tão de parabéns) ou se foi pura coincidência, mas uma coisa é certa, eu nunca fiquei tão puto da vida numa partida de Football Manager. Desnecessário dizer que o pau comeu no vestiário e Olger não passou a ser relacionado nem pro banco.

Enfim, demorou três meses, quase quatro pra conseguirmos a primeira vitória na LigaPro, contra o Santa Clara. Falando assim parece algo terrível, mas olhando agora eu acho que dei azar com a tabela também. De agosto a setembro, em cinco jogos, em três deles enfrentei os times B do Sporting, do Benfica e do Porto um atrás do outro logo de cara. Até que não fiz feio contra eles, consegui empatar com o Benfica B.

Decidi ir ao mercado de novo e contratei o goleiro Pedro Freitas de 32 anos (embora tenha sido herói, Pedro Duarte tava fraco pra LigaPro) e esse novo era bem melhor, o zagueiro Fábio Baldé (precisei prometer mundos e pagar um alto salário pra esse vir) e o atacante Wesley (Vlad não estava funcionando na LigaPro. Tinha força física e altura, mas não tinha domínio de bola ou velocidade, e só fazer pivô não tava funcionando).

Também mudei a tática, que de 4-4-2 passou a ser 4-5-1. Nada de 4231, 4123 ou coisa do tipo. Cinco no meio campo mesmo pra brigar e fechar espaço. Foi com esses novos jogadores e formação que vencemos o Santa Clara.

Mesmo assim ainda éramos os últimos. A mídia falou que era necessário 37 pontos pra escapar do rebaixamento. Dos primeiros 30 pontos disputados ganhamos 3. Excelente, né? Mas ainda tinha muito campeonato pra recuperar.

Como estamos na segunda divisão, agora podemos disputar a Taça da Liga. Fomos eliminados logo de cara. Na Taça de Portugal pegamos um time da Liga NOS muito cedo e fomos despachados facilmente.

Stats do Wesley:

OYr2imL.png?1

 

O 4-5-1 funcionou. Minha primeira preocupação era parar de tomar gol e funcionou.Os resultados começaram a aparecer. Vencemos 3 partidas e empatamos outras três bem difíceis em 0x0. Tomamos só 1 gol nas últimas 8 partidas. Também só fizemos 8. Mas essa recuperação nos tirou da zona do rebaixamento, embora continuemos muito próximos dela. E disputando com vários concorrentes a permanência na LigaPro.

k4VktTI.png

 

rh3ad26.png

E assim se encerrou o primeiro turno e o primeiro semestre da temporada 2019/2020. Veja que mesmo perdendo durante três meses seguidos, nossa recuperação nos deixou com apenas 6 pontos de distância pro Benfica B que é o sexto e 3 do Leiria, que é o sétimo.

Vn0h3Ty.png?1

 

uJs6pKW.png

Nova temporada, novas expectativas. A primeira é financeira. Com os 800 mil recebidos pela conquista do Campeonato de Portugal, ganhamos entre 1,2 ou 1,5 milhão pelos direitos de TV da LigaPro. Isso deixou nosso balanço com mais de 2 milhões. Muito bom pra um clube que começou a temporada passada com 26k no banco e tava terminando com -43k.

A folha salarial foi duplicada pela diretoria. Agora ela é de até 15,5k por mês. Ganhei até 60k pra transferências.

Porém, isso foi ofuscado quando a diretoria começou obras pra ampliar a capacidade do estádio, que passou de 2.200 pra 4.000 (sendo que a população de Mondim de Basto é de 3.000 pessoas). Acredito que foi por causa das regras de capacidade mínima do estádio. Com um custo de 30k mensais ao longo de dez anos, as obras custaram nada menos que uns 4 milhões no total.

30k ao longo do ano daria 360k no total e a folha salarial cerca de uns 150k no total (quando incluímos bônus e etc), o que deixa o clube com 510k de despesas fixas por ano, fora as outras despesas como transporte, manuntenção do campo e etc.

A prioridade absoluta é não cair de volta pra terceira divisão. Mesmo que continuemos na LigaPro, o fato de receber 1,5 milhão a cada ano já cobre todas as despesas e ainda sobra grana. Bem, na verdade mesmo que caísse não seria um desastre. Com 2 milhões em caixa sobraria fácil mais de 1 milhão no ano seguinte, o que daria sozinho pra pagar as despesas por dois anos praticamente. Mas no mínimo continuar na LigaPro faria o cluber continuar avançando e não tendo que se preocupar.

 

A novela Olger Venecia também ganhou novo capítulo nesse período. Surgiram clubes da Colômbia interessados em levá-lo. Porém, sabendo da situação, eles só aceitavam levar ele com uma cláusula que EU teria que pagar os salários dele. Era uma cláusula que fazia isso durante o tempo de contrato original do atleta. 

Como ele tinha contrato até 2023, eu teria que pagar o salário dele (os clubes colombianos queriam 100% pra mim) por mais 4 anos. Pra piorar, ele pediu os colombianos pra receber 6k por mês (recebe 1k atualmente). Ou seja, ele queria que EU pagasse 6k por mês pra ele (quase metade da folha salarial da Mondinense) durante QUATRO anos pra ele jogar em OUTRO clube. Que filha da putagem. Mesmo com o colombiano esperneando e tumultuando o vestiário não aceitei de jeito algum as propostas. Obviamente era mais barato mantê-lo, mesmo que não jogasse durante quatro anos.

Por fim eu também convenci a diretoria a profissionalizar o clube. Contratos semi-profissionais estava tornando difícil adquirir jogadores além de que treinar só 2x por semana era absurdo. Porém, devido a burocracia necessária, o clube só estaria profissionalizado na temporada seguinte. O que poderia ser tarde demais, mas vamos ver.

 

<<<Anterior                                                                 <<<Índice>>>                                                                    Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que cidadezinha bacana. Ser o treinador do clube da cidade deve ser o máximo hahahah

Muito louco o seu esquema tático, mas o que importa é bola na rede.

Boa sorte no segundo turno.

Editado por Neynaocai
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tive a oportunidade de ler seu save, faço uma sugestão: não deixe de responder individualmente todos que postam em seu tópico, afinal elas gastaram parte do tempo deles para ler seu tópico e comentá-lo.? 

Sugiro também a leitura do "Guia para Novatos no "Profissão: Manager" na Central de Informações. Reforçando o que o @Inner Logic disse, não deixe de posta algumas imagens de partidas, estatísticas de seu elenco, imagens da finanças e tudo mais que possa ilustrar seu tópico.

No Campeonato de Portugal achei sua equipe muito mais forte do que a previsão dos apostadores, mesmo com as dificuldades que você teve na 2ª parte da temporada. Para quem estava cotado em último lugar, o título geral da competição ou mostra que a equipe não era tão fraca ou que o nível entre as equipes era muito semelhante. Qual sua opinião?

Espero que continue na 2ª divisão por mais um temporada para evitar que a equipe chegue tão facilmente à 1ª Divisão. ?

Boa sorte na continuação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lanko disse:

A novela Olger Venecia ganhou novo capítulo nesse período. Surgiram clubes da Colômbia interessados em levá-lo. Porém, sabendo da situação, eles só aceitavam levar ele com uma cláusula que EU teria que pagar os salários dele. Era uma cláusula que fazia isso durante o tempo de contrato original do atleta. 

Como ele tinha contrato até 2023, eu teria que pagar o salário dele (os clubes colombianos queriam 100% pra mim) por mais 4 anos. Pra piorar, ele pediu os colombianos pra receber 6k por mês (recebe 1k atualmente). Ou seja, ele queria que EU pagasse 6k por mês pra ele (quase metade da folha salarial da Mondinense) durante QUATRO anos pra ele jogar em OUTRO clube. Que filha da putagem. Mesmo com o colombiano esperneando e tumultuando o vestiário não aceitei de jeito algum as propostas. Obviamente era mais barato mantê-lo, mesmo que não jogasse durante quatro anos.

Que parasita meu irmão hahahahahahahaha. Não topa uma rescisão amigável não?

 

Agora assim, acho um erro contratos tão longos em divisões inferiores. Se você consegue uma ascensão rápida o jogador se torna um qualquer noutra divisão e às vezes se torna mais difícil de se livrar de um peso.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 hours ago, Neynaocai said:

Que cidadezinha bacana. Ser o treinador do clube da cidade deve ser o máximo hahahah

Muito louco o seu esquema tático, mas o que importa é bola na rede.

Boa sorte no segundo turno.

Haha sim! Até evitei dispensar (muitos) jogadores que já estavam no clube. Imagina ir comprar pão na padaria e topar na fila com uns três ou quatro que tavam no clube e foram dispensados.

8 hours ago, ggpofm said:

Como tive a oportunidade de ler seu save, faço uma sugestão: não deixe de responder individualmente todos que postam em seu tópico, afinal elas gastaram parte do tempo deles para ler seu tópico e comentá-lo.? 

Sugiro também a leitura do "Guia para Novatos no "Profissão: Manager" na Central de Informações. Reforçando o que o @Inner Logic disse, não deixe de posta algumas imagens de partidas, estatísticas de seu elenco, imagens da finanças e tudo mais que possa ilustrar seu tópico.

No Campeonato de Portugal achei sua equipe muito mais forte do que a previsão dos apostadores, mesmo com as dificuldades que você teve na 2ª parte da temporada. Para quem estava cotado em último lugar, o título geral da competição ou mostra que a equipe não era tão fraca ou que o nível entre as equipes era muito semelhante. Qual sua opinião?

Espero que continue na 2ª divisão por mais um temporada para evitar que a equipe chegue tão facilmente à 1ª Divisão. ?

Boa sorte na continuação.

 

Obrigado pelas sugestões! Algumas dessas imagens eu não tenho mais acesso no jogo (porque estou um pouco mais avançado do que aqui e o acesso a essas informações foram perdidas naturalmente).

Eu sabia que o time era razoável o suficiente pra não ser o último, mas definitivamente não esperava o ótimo início que possibilitou ir pros playoffs mesmo com a queda de desempenho no segundo semestre, e aí nos jogos de mata-mata fomos melhores contra times mais fortes.

8 hours ago, osorio_fla10 said:

Que parasita meu irmão hahahahahahahaha. Não topa uma rescisão amigável não?

 

Agora assim, acho um erro contratos tão longos em divisões inferiores. Se você consegue uma ascensão rápida o jogador se torna um qualquer noutra divisão e às vezes se torna mais difícil de se livrar de um peso.  

Não, eu tentei. Ele só aceita a rescisão unilateral - no qual eu teria que pagar uma nota preta pelo contrato longo dele.

Não fui eu que fiz o contrato com ele. Ele e mais uns 4 do elenco já tinham contrato até 2023 quando eu assumi o clube. Ele, o Rooney, o Nuno Arada, o João Padi e Dany. Acho que é porque são jogadores muito jovens e com potencial, por isso o clube os amarrou a contratos longos bem cedo. No caso do Olger, acabou sendo um tiro no pé. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2019/2020

s9KhyGF.png

     <<<Anterior                                                                      <<<Índice>>>                                                                            Próxima>>>

oxqWPkd.png

Nenhuma contratação foi realizada na janela de transferências de janeiro. O time já estava engrenado e as novas chegadas já deram uma boa aumentada na folha salarial. 

Primeiro, as ótimas notícias. Finalmente consegui me livrar do Olger Venecia, em fevereiro. Ele saiu pro Chaves (de graça, mas sem nada amarrado comigo) e os problemas no vestiário desapareceram por completo.

Na parte tática, o 4-5-1 conseguiu mais resultados, mas eu estava empatando demais e vencendo muito pouco. E tinha mais de meia dúzia de times que tavam na luta pra não cair. Em janeiro empatei as três partidas e consegui o quarto 0x0 em 2 meses. Se eu tivesse ganho uma e perdido as duas, ia dar no mesmo.

O moral estava elevadíssimo pelos vários resultados positivos, e decidi voltar as raízes com o 4-4-2 em fevereiro. Com várias mudanças de instruções, lógico. Não tinha mais função de pivô pra ser alvo de bicos ou bolas longas. Pelo contrário, o segundo atacante agora vinha buscar jogo no meio pro time sair tocando. Eu instruí o time a reter a posse de bola, o que parece contraprodutivo quando você quer ganhar os jogos e retê-la significa que quase sempre o adversário recompõe a defesa, mas a maioria dos times ainda tava insistindo com 4-2-3-1 e marcação alta com pressão. Pensando bem antes de passar a bola dava pra atrair marcadores e abrir espaços, o que não aconteceria num estilo de passo mais rápido. Também ajudava defensivamente, já que obviamente quanto mais você mantém a bola, menos é atacado. Foram bem poucos os gols que tomei porque algum perna de pau perdeu a bola de besteira.

Os resultados obtidos entre Janeiro e Março:

cSrffq0.png

 

A derrota pro Tondela em Março (que era o líder do campeonato) encerrou mais de 4 meses sem derrota, que vinha desde 23 de outubro (no post anterior). Estabelecemos até um novo recorde de jogos seguidos sem perder na LigaPro (de 16). Wesley entrou no time muito bem fazendo quase todos os gols do time. 

Conseguimos dois resultados históricos pra Mondinense ao bater Sporting B e Porto B e novamente não perdemos pro Benfica B.

 

t8itS5r.png  U7eeQ1p.png

 

Chegamos a estar na sexta colocação. O Tondela tava muito disparado na frente pra alguém conseguir realisticamente alcançá-los, mas tinha vários times disputando o quarto lugar, que dava a promoção (já que Benfica e  Sporting B eram segundo e terceiro e não podiam subir). 

De Abril a Maio aconteceriam os sete últimos jogos e a tabela até estava nos ajudando bastante porque os adversário estavam mal das pernas. As esperanças eram reais de lutar pela segunda vaga pra Liga NOS.

bUmtH1i.png

 

Mas infelizmente nós ultimos sete jogos perdemos 5 e só ganhamos 1. De 21 pontos em disputa ganhamos 4. Da sexta posição disputando a última vaga de promoção acabamos em décimo segundo.

rh3ad26.png

Foi bem frustrante, especialmente considerando os adversários. Analisando a tabela isso foi na verdade muito estranho. Ganhamos dos times mais fortes e que estavam acima (do Porto, do Sporting, do Leiria (que subiu), do Nacional da Madeira e etc) e perdemos pra todos os outros que estavam abaixo. Empatamos com os dois rebaixados (quase perdemos pro Viseu), perdemos pro Académica e tomamos 5 do Varzim (antepenúltimo). 

hE8U7Lq.png?1

 

Destaque pro Tondela, que liderou o campeonato pela maior parte do tempo e só perdeu a liderança perdendo justamente pros grandes nas rodadas finais, e ainda terminou na frente do Sporting. Vendo agora o Porto e o Braga fizeram péssimas campanhas.

Outro destaque também foi o Leiria, que conseguiu o segundo acesso consecutivo.

Curiosamente, do meio da tabela pra baixo, sou o único clube com saldo positivo (de 1). Se não fosse o péssimo começo (3 meses de derrotas) e outro péssimo final poderíamos ter ido mais longe. Mas fomos mal demais nos extremos do torneio.

 

FZvYkNn.png    Pgmr60U.png

 

O goleiro Pedro Duarte é ídolo, mas no final de outubro pra cá quem jogou mesmo foi o novo Pedro, o Freitas que assumiu a vaga de titular. Zé Luís ano passado foi reserva, terminou como titular absoluto. Fabio Baldé uma das revelações do ano. Itto começou na reserva e virou titular também. Rui Cardoso e Wesley foram excelentes e carregaram o time. É muito satisfatório quando suas contratações funcionam.

Digo isso porque a decepção foi o Gazela (meia esquerda). Salário alto pro clube, mas se contundiu e ficou uns 4 meses fora. Quando voltou só fazia péssimas partidas. Quem jogou mesmo foi o garoto Nuno Arada, que mesmo muito inferior nos atributos, foi muito melhor. No fim acabei não renovando com ele.

Pra temporada seguinte já teremos uma diferença massiva: o clube estará profissionalizado. Isso significa que poderemos finalmente treinar a semana inteira em vez de só duas vezes. Vendo agora um dos motivos pelo meu péssimo começo foi provavelmente a falta de treino físico, que não dava pra realizar com frequência. Vamos ver se isso vai mudar agora.

Algo que hesitei em fazer no começo e fiz só agora foi pedir a diretoria pra melhorar o centro de treinamento. Custou 250k e pra minha surpresa, vai ficar pronto em setembro.

Os contratos também terão que ser alterados e os jogadores receberão mais e vai ser preciso mais cuidado com o orçamento. Por outro lado,  permanecer na LigaPro já vai garantir mais $1,5 milhão pela participação. Os patrocínios também melhoraram. Isso é animador a longo prazo.

 

 <<<Anterior                                                                      <<<Índice>>>                                                                            Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a ideia de um save em Portugal, especialmente a um clube pequeno de uma cidade pequena. Mas creio que mesmo assim, com uma população pequena até, você pode chegar a elite(o Guimgamp da França, por exemplo, é de uma cidade de 7k de habitantes). Sem falar no fato de que as camadas jovens nos times das divisões inferiores de Portugal são muito boas aqui no Fm, pena que alguns vão pra outros clubes a preço de banana.

Sobre o momento do clube, foi até boa a permanência na Segunda divisão e terminar no meio de tabela, isso mostra que a equipe tem potencial pra se solidificar na divisão, ainda mais com a profissionalização do clube.

Gostei muito do seu formato de escrever, e se possível, tenta acompanhar alguns saves da área e dar aquela moral, pô! Com certeza pode dar uma inspiração pro seu também, e se eu não me engano tem 2/3 saves na área que se passam em Portugal.

Vou tentar acompanhar. Boa Sorte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo à área! Mesmo iniciante, tua história já é muito bem contada. Parabéns por isso! ?

Quanto ao save, tem uma história muito promissora com tudo pra se tornar muito interessante. Pegou um time pequeno e já demonstrou competitividade. Vamos ver nos próximos capítulo até onde esse time pode ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico ausente uma semana e já aparece save novo na área hahaha

Cara, muito boa a forma como vem contando, tirei um tempo do meu sábado só pra ler todas as atualizações. Realmente a questão da falta de imagens ilustrativas nas primeiras postagens incomodou um pouco, mas logo depois você corrigiu, e inclusive os gráficos do time que vc criou estão muito legais, assim como a forma como escreve, muito descritivo mesmo, foi bem legal ler, nem vi a hora passar. Vi que alguns leitores já sugeriram algumas coisas gráficas então vou me ater a comentar sobre o save em si. A escolha foi muito interessante, já subiu pra segundona e tem tudo pra ser competitivo por lá durante algumas temporadas, até pegar cancha para subir. Pretende ficar no time direto e fazer esse um save de time ou pretende mudar de time caso consiga contratos de times melhores?

Boa sorte desde já, estarei acompanhando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/18/2018 at 12:16 PM, MitoMitológico said:

Legal a ideia de um save em Portugal, especialmente a um clube pequeno de uma cidade pequena. Mas creio que mesmo assim, com uma população pequena até, você pode chegar a elite(o Guimgamp da França, por exemplo, é de uma cidade de 7k de habitantes). Sem falar no fato de que as camadas jovens nos times das divisões inferiores de Portugal são muito boas aqui no Fm, pena que alguns vão pra outros clubes a preço de banana.

Sobre o momento do clube, foi até boa a permanência na Segunda divisão e terminar no meio de tabela, isso mostra que a equipe tem potencial pra se solidificar na divisão, ainda mais com a profissionalização do clube.

Gostei muito do seu formato de escrever, e se possível, tenta acompanhar alguns saves da área e dar aquela moral, pô! Com certeza pode dar uma inspiração pro seu também, e se eu não me engano tem 2/3 saves na área que se passam em Portugal.

Vou tentar acompanhar. Boa Sorte. 

Que bom que gostou do formato e estilo. Muito obrigado! Estou muito interessado em outras histórias que vi, com certeza irei dar as caras em outros tópicos.

 

On 8/18/2018 at 4:11 PM, Leonardo Moreno said:

Bem-vindo à área! Mesmo iniciante, tua história já é muito bem contada. Parabéns por isso! ?

Quanto ao save, tem uma história muito promissora com tudo pra se tornar muito interessante. Pegou um time pequeno e já demonstrou competitividade. Vamos ver nos próximos capítulo até onde esse time pode ir.

Obrigado! Peguei o time sem pesquisar a história dele. Só conforme fui avançando no jogo que bateu aquele interesse e simpatia pelo clube e fui pesquisar. Acabei até me interessando pela cidade (vila) do clube. Se algum dia eu conseguir, pretendo até dar uma passada por lá, assistir um jogo da terceirona portuguesa também. Infelizmente eles são mesmo bem pequenos, o site deles da última vez que visitei tava com o domínio expirado. Vamos ver até onde levo eles aqui.

 

On 8/18/2018 at 9:38 PM, marciof89 said:

Fico ausente uma semana e já aparece save novo na área hahaha

Cara, muito boa a forma como vem contando, tirei um tempo do meu sábado só pra ler todas as atualizações. Realmente a questão da falta de imagens ilustrativas nas primeiras postagens incomodou um pouco, mas logo depois você corrigiu, e inclusive os gráficos do time que vc criou estão muito legais, assim como a forma como escreve, muito descritivo mesmo, foi bem legal ler, nem vi a hora passar. Vi que alguns leitores já sugeriram algumas coisas gráficas então vou me ater a comentar sobre o save em si. A escolha foi muito interessante, já subiu pra segundona e tem tudo pra ser competitivo por lá durante algumas temporadas, até pegar cancha para subir. Pretende ficar no time direto e fazer esse um save de time ou pretende mudar de time caso consiga contratos de times melhores?

Boa sorte desde já, estarei acompanhando!

 Muito obrigado pelos elogios! Saber que o estilo está agradando (ou não) vocês ajuda bastante tanto como incentivo como pra preparar o material pra novos posts, que leva um belo tempo haha.

Não iniciei o save com nenhum objetivo específico, não sei se vou acabar o save inteiro aqui ou até sair na próxima temporada, vai depender do que acontecer mesmo. 

Editado por Lanko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2020/2021

s9KhyGF.png

                                            <<<Anterior                                                                      <<<Índice>>>                                                                            Próxima>>>

 

tYpN4Pe.png

Mais $1,5 milhão pelos direitos de TV da LigaPro e mais ~450k pela participação na LigaPro elevaram o balanço do clube a mais de 4 milhões. Pedi e consegui que a diretoria aceitasse mais do que triplicar a folha salarial (de 15,5k pra 80k mensais). Ganhei até 400k pra transferências.

E fui buscar reforços, principalmente no meio campo. E consegui um jogador excelente, João Mendes. Os stats do meia são excelentes:

P6zzfVC.png

16 de Técnica, 14 de Passe, 16 de domínio de bola, 14 de drible. Ainda tem 15 de Frieza, Determinação, Visão e Ginga. Bem decente nos atributos físicos também. Só tem 25 anos. Veio por apenas 140k e nem pediu muito de salário. Achado de ouro e com certeza titular absoluto.

Consegui outra pérola: Vinícius Ferreira, ponta-direita:

4n0J83X.png

Canhoto que joga pela direito, estilo Douglas Costa. Ele tava pra ser dispensado do Benfica e consegui obtê-lo por apenas 24k. Tem 22 anos. 

Também consegui Rúben Nunes, um excelente lateral-direito que também joga como zagueiro, volante e até na meia-direita. Valorizo muito os atributos mentais pra defensores, e ele tava muito bem. Veio de graça do Leiria. 

yDgau8w.png

E a última contratação de peso foi do guineano Djenepo, compatriota do capitão Sylla:

wp9oOCT.png

14 e 15 nos atributos de velocidade. Ótimo drible, técnica e trabalho em equipe. O problema dele é que é daqueles que correm com a cabeça baixa, dado seu 5 em Visão. Mas ainda assim era mundos melhores que o jogador que eu tinha pra meia-esquerda. Veio de graça também e outro estilo Douglas Costa, destro que joga na esquerda.

Ainda contratei um garoto nigeriano meia e um volante russo como opções pra banco. 

De saídas, ninguém que jogou ano passado saiu. O time manteve ótima coerência e coesão com isso.

Ou quase isso, já que a chegada de tantas opções pro meio campo deixaram Dany e Rui Cardoso inseguros, o que poderia causar outra bola de neve no vestiário igual o Olger Venecia nas duas últimas temporadas.

Com o garoto Dany fui firme. Ele teria que lutar pra disputar posição e não ganharia ela no grito. Ele entendeu e aceitou. Se não aceitasse teria tido o contrato rescindido e seria dispensado imediatamente. Eu não pude fazer isso com o Olger Venecia, que ganhava uma nota e quando eu mal tinha caixa no banco. Agora com 4 milhões de balanço financeiro a faca e o queijo estavam na minha mão.

Com Rui Carodoso, que foi um dos meus melhores jogadores ano passado, disse que eu pretendia era fazer com que ele jogasse junto com os outros, o que tranquilizou bastante o meia. E de fato, era essa minha intenção mesmo: ele e João Mendes no meio. 

oxqWPkd.png

A primeira ótima mudança em relação ao ano passado foi termos um pré-temporada muito boa graças a profissionalização do clube. Antes só treinávamos 2x por semana, e como todo mundo voltava baleado das férias, demorava MUITO pra eles recuperarem condição física pra jogar, o que resultava em pouquíssimos amistosos, o que fazia com que começássemos os torneios sem ritmo de jogo.

Agora as coisas foram muito diferentes. Treino físico pesado durante 10 dias, treinos variados entre defesa, ataque, tático e uma meia dúzia de amistosos (contra times locais) onde tanto titulares e reservas jogaram.

Ao começar a temporada de fato, estávamos em condições físicas superbas e todos, incluindo reservas, com excelente nível de ritmo de jogo. Algo completamente diferente das últimas duas temporadas.

Na parte tática, finalmente me senti disposto a usar um 4-2-3-1. Achei que agora tinha meias e um time decente pra usar essa tática, que na minha opinião, é muito dependente dos atributos. 

A diferença é que no jogo o 4-2-3-1, os 2 meias centrais estão centralizados e tem aquele buraco entre o meio e a defesa. Na vida real o 4-2-3-1 ataca em bloco com jogadores atuando alto no campo adversário com marcação forte, mas sem a bola se defende entre 4-1-4-1 ou 4-5-1 e a defesa pode até defender em profundidade, perto da sua área. Mas no jogo não da pra emular isso muito bem. Não dá pra instruir o time a "marcar alto e sob pressão quando perde a bola no campo adversário, mas se eles avançarem pra nossa intermediária, defender na própria área e não fazer pressão pra manter as posições e linhas compactas". 

Puxei os dois meias centrais pra volantes na frente dos zagueiros. Um mais defensivo e outro como Segundo Volante pra atacar. Essa função é basicamente "Paulinho quando ele jogava bola". Vai defender e disputar bola na defesa e no ataque vai tá aparecendo na grande área de surpresa. Basicamente no jogo é mais fácil fazer os volantes participarem do ataque do que os meias da defesa. As instruções individuais (como Ir pra Frente, etc) com e sem a bola refletem isso. Muitas opções pra transição de ataque, mas nada pra defesa. Os pontas marcavam os laterais inimigos homem a homem (o famoso atacante que corre atrás de lateral).

Os resultados na pré-temporada foram animadores. Aliado a nova tática com uma pré-temporada de clube profissional,  os resultados vieram, na verdade muito melhores do que eu poderia imaginar:

9XzVryT.png 

 

De 21 jogos vencemos 17 e perdemos apenas 4, sendo um deles contra um time tradicional da primeira divisão.

Na Taça da Liga batemos o Nacional de Madeira (time na mesma divisão e potencial rival pra subida) e goleamos o Leixões, que era da primeira divisão. Conseguimos nos classificar pra fase de grupos da Taça da Liga.

Na fase de grupos, caímos com Porto, Paços Ferreira e Acadêmica. Aprontamos e fizemos história ao bater o Porto em pleno Estádio do Dragão, de virada ainda:

70Z4SLf.png

Sim, o Porto tava com time reserva, mas o problema não era meu!

dlVYPoy.png

 

Na Taça de Portugal perdemos pro Vitória de Guimarães. Azar de ter pego um adversário tão forte tão cedo (ainda tinham vários times da terceira e segunda divisão no sorteio). Por outro lado também evitamos o desgaste.

XMwUJ6F.png

 

O mais importante foi que na LigaPro vencemos 14 e perdemos apenas 3. Conseguimos mais resultados históricos pra Mondinense ao conseguirmos bater os times B dos cinco grandes, com mais uma virada pra cima do Porto fora de casa:

wcMMQ4Y.png  g78Ymgt.png  lCqbmhV.png

 

4gQWm0o.png  LS7rLgw.png 

 

rh3ad26.png

No começo da temporada disseram, pela terceira vez seguida, que seríamos os últimos com chance de 1000 em 1 de ganhar o torneio.

xtFkNEM.png

Terminamos o primeiro turno como líderes, a 6 pontos do Famalicão. Mais importante é a diferença de 10 pontos pro Acadêmica (já que o Benfica B não pode subir).

Wesley fazendo muitos gols, os pontas trabalhando muito bem. Meio campo forte. Time unido, sem problemas de vestiário e nem mesmo outros clubes tentando buscá-los (o que poderia ser muito ruim). Estávamos a caminho de fazer história.

uJs6pKW.png

Mas o sucesso do clube não passou despercebido, inclusive fora do país. O Ipswich Town e o Middlesbrough, da terceira divisão inglesa, me procuraram oferecendo o cargo de treinador. E as propostas são MUITO boas. A estrutura deles é excelente, tanto centros de treinamento como na questão financeira. Na terceira divisão e eles tinham condições de manter uma folha salarial de mais de 1,5 milhão por mês. O Middlesbrough já chegou até a atuar na Premier League nos anos 90, se não me engano. 

E eu aceitei conversar com eles.

 

<<<Anterior                                                                      <<<Índice>>>                                                                            Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Lanko disse:

Ipswich Town e o Middlesbrough, da terceira divisão inglesa, me procuraram oferecendo o cargo de treinador. E as propostas são MUITO boas.

 

37 minutos atrás, Lanko disse:

E eu aceitei conversar com eles.

Rapaz, esperaria subir primeiro, concluir um bom trabalho, deixando seu clube atual na elite. Se as propostas são boas agora, talvez apareçam oportunidades ainda maiores ao concretizar o acesso. (Mas isso sou eu que não tenho interesse nenhum pelo futebol inglês tirando o lado vermelho de Liverpool. De resto normalmente eu não troco treinar um Livorno por ninguém da PL. )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você se deu bem na 2º Liga pelo menos na 1º parte da temporada. Se bem que acho que deve ter sentido algumas dificuldades como comprovam a maioria das vitórias por um gol de diferença.

Veremos se têm time para aguentar bem a segunda rodada e garantir essa subida ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, muito legal a proposta do save.

Tirei um tempo pra ler tudo, parabéns pelos feitos, o clube cresceu demais. Tenho certeza que quando sair irão sentir muita falta, farão até msm uma estátua na cidade pra vc. ^^

Agora nessa temporada o time tá bem demais, certamente deve conseguir a promoção.

Vamos ver o que acontece. Vou continuar acompanhando aqui.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Histórias de um treinador na estrada
  • #Vini featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • AllMight locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...