Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Histórias de um treinador na estrada


Lanko

Posts Recomendados

On 10/7/2018 at 12:32 AM, JFrias10 said:

Enquanto Benfiquista, adorei o facto de ter explorado a maldição de Bella Gutmann. Reza a lenda que ele terá, uns anos mais tarde, dito que a afirmação apenas tinha sido proferida por estar naturalmente zangado com a atitude da direcção do Benfica e que desejava que o Benfica fosse Campeão Europeu novamente. Lanço outro desafio, para contar a história mesmo: pesquise tudo do Feher, porque enquanto episódio é marcante na alma benfiquista e exulta aquilo que o futebol devia ser sempre.

Agora comentando o save: devo dizer que não estou surpreso com tal domínio interno. Acaba ficando fácil, pois eu também fiz um save com o Benfica e em seis temporadas fui sempre Campeão Nacional nos seis anos seguidos (juntando a 3 que já tinham sido ganhos na vida real) e uma Champions League... Cheguei a ter 500 M em dinheiro de transferências rsrs

Em todo o caso parabéns pela Champions League no primeiro ano, e por mostrar ao Porto que quem é vivo sempre aparece ?

Eu vi a história do Feher na primeira temporada, quando fui distribuir os números das camisas e o 29 tava bloqueado. Foi aí que vi que era por causa de um jogador que morreu em campo. Não entrei em detalhes mais profundos sobre o caso (fiz só um comentário) mas acho que vou dar uma pesquisada pra ver mais detalhes.

Valeu por acompanhar!

 

On 10/7/2018 at 8:01 PM, vinny_dp said:

Mais de temporada e meia no Benfica e já passou da casa dos 300 gols, absurdo!

Mesmo sofrendo com o assédio de outros clubes pelos seus jogadores, segurou a bronca e manteve a maioria do elenco. Terá o desafio de manter os nomes no final deste ano, mas a base que montou é forte e creio que, mesmo que perca atletas, será capaz de repor à altura.

Não gostei de ter largado a Albânia. Entendo a frustração, mas em uma equipe que não é bem ranqueada no continente não dava para esperar outra coisa. Tudo bem que teve a frustração pela perda na vaga para a Copa, mas achei que esse seria o combustível para continuar. Enfim, vida que segue; agora fico no aguardo da nova seleção que irá treinar.

De volta ao Benfica, gostei de saber que quer continuar no clube. Só deixo uma sugestão: como vem fazendo temporadas arrasadoras, não paute seus objetivos apenas pelos títulos, porque você pode acabar enjoando logo.

Tô gostando do save. 

Boa sorte.

Caraca, eu nem tinha me dado conta do número total huahuahua.

Quanto a Albânia, eu achei que o número de naturalizações e dispensas internacionais tava absurdo demais. Eu tive mais de uma dúzia de casos ao longo de 3-4 anos. É algo que eu duvido que passe perto da realidade do país, ainda mais com atletas de 16-18 anos. E o nosso ranking não era ruim pra acontecer tantos casos: ficamos quase 3 anos entre as 25-30 melhores seleções do mundo. Eu cheguei a considerar carregar a liga albanesa por uma database não oficial pra tentar amenizar o efeito, mas achei que não valia a pena arriscar um bug e perder o save, então decidi entregar o cargo.

Quanto ao Benfica, nem eu esperava campanhas tão avassaladoras, ainda mais no começo. 

Valeu por acompanhar!

 

20 hours ago, baltazar said:

Parabéns pelas taças, principalmente o Mundial de clubes. Benfica continua imabatível e desse jeito vai repetir a dose essa temporada ganhando tudo em, pois apesar de ter perdido pro Milan na UCL, tenho certeza que jogando em casa irá reverter tranquilamente o placar.

Quanto a Albânia, complicado isso da naturalização, mas é algo comum em seleções de países menos reputados, já que boa partes dos newgens tops vão jogar em outros países mais reputados e se naturalizam, sendo assim chamados pra defender outra seleção, e ai não pensam duas vezes em recusar jogar pelo seu país de origem.

No aguardo da próxima atualização.

Boa sorte.

Único título que o Benfica ainda não tinha haha (e a Liga Europa, mas essa não conta na situação atual). 

O problema com a Albânia é que o número tava muito alto, e nem eram newgens tops, newgens que provavelmente seriam apenas medianos estavam indo ou mesmo quando não iam não queriam ser convocados. E o nosso ranking não estava ruim, vinha há uns 2 anos entre as 25 melhores do mundo. Eu tava na frente da Áustria e mesmo assim nego tava indo pra Áustria.

Valeu por acompanhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2025/2026

bkiAZE7.png

<<<Anterior                                                                  <<<Índice>>>                                                                          Próxima>>

 

Recapitulando:

  • Na Champions League estamos nas oitavas de final. Perdemos o jogo de ida pro Milan por 1x0 na Itália.
  • Na Liga NOS estamos na liderança, invictos, 12 pontos a frente do Porto. Somando a campanha da temporada anterior, ultrapassamos 50 jogos invictos no torneio.
  • Na Taça de Portugal estamos nas semi-finais.
  • Ganhamos a Taça da Liga contra o Paços Ferreira e o Mundial de Clubes contra o Monterrey do México.
  • Entrei pro rank dos melhores treinadores brasileiros da história (em oitavo).

 

4rgWDuo.png

 

O jogo que mais importava era o retorno contra o Milan, que ocorreu após duas partidas, uma pela Liga NOS e a primeira partida da semi final da Taça de Portugal, contra o surpreendente Varzim, da segunda divisão.

k27sAQX.png

 

E então chegou o jogo decisivo. Logo antes do jogo os repórteres me relatam as provocações milanesas sobre o fato do goleiro do Milan estar a mais de 900 minutos sem tomar gol. Minha resposta foi enfática: "Quem vem jogar na Luz vem pra tomar gol."

Spoiler

Muodk4i.png

A invencibilidade de quase 1000 minutos do goleiro do Milan acabou em 3 minutos. E o primeiro tempo acabou num devastador 4x1, e a certeza que o Milan não conseguiria empatar de jeito nenhum. Ao fazermos o quinto aos 16 do segundo tempo, enterramos qualquer pretensão do Milan. É certo: quem vem na Luz vem pra tomar gol.

 

Na Liga NOS continuamos a campanha invicta ao vencermos Braga e Paços Ferreira, com time titular e reserva. 

Nesse tempo consegui a contratação (pra janela da próxima temporada) do promissor garoto Ernesto Quintela, meia-atacante canhoto que veio pela bagatela de 120k do meu afiliado Estoril. Ele vem pra no futuro substituir André Horta na posição de meia-esquerda.

Enquanto isso o sorteio da Champions nos colocou nas quartas-de-final contra um velho conhecido do ano passado: O PSG de Neymar, Mbappé e Harry Kane, com o primeiro jogo no Parque dos Príncipes.

Spoiler

7gOSQkI.png

Esse foi um jogo que me deixou tenso, depois feliz e logo em seguida puto. O personagem das duas partidas foi o zagueiro e vice-capitão Rick van Drongelen

O PSG abriu o placar bem cedo, depois seguramos eles muito bem. No segundo tempo eles abriram 2x0 e aí eu resolvi soltar mais o time pra tentar o gol fora. E conseguimos o gol fora aos 44 do segundo tempo, com Pedro Ângelo saindo do banco. 

Eu estava bem feliz, 2x1 fora era excelente. Tínhamos o gol fora e na Luz dominávamos. Aí o zagueirão resolveu aprontar. O PSG lançou uma bola lá pra lateral, perto da bandeirinha de escanteio. O nosso lateral já tava marcando o jogador do PSG, e aí inexplicavelmente o holandês saiu lá da marca de pênalti pra ir pra cima do cara prendendo bola na lateral. Resultado: cruzamento e o outro zagueiro sozinho pra marcar o centroavante e mais dois meias invadindo. Gol do PSG aos 47. 

Comi o rabo do holandês depois do jogo.

E o jogo de volta, na Luz:

Spoiler

mgCBcd8.png

Dominamos a partida com certa facilidade até. No primeiro tempo nossas finalizações estavam horrorosas e o PSG segurou o 0x0. No segundo tempo eles fazem um pênalti aos 10 minutos e botam fogo no jogo. Cristiano Ronaldo faz 2x0 aos 31 do segundo tempo. 

Esse resultado nos classificava pelos gols fora, então recuei o time. Mas João Félix e Cristiano resolveram me desobedecer e partiram pra cima de defesa. Graças a Deus eles me desobedeceram, porque na tabela entre os dois Félix marcou 3x0 aos 44 do segundo tempo.

E aí entra o zagueirão Van Drongelen de novo. Classificação na mão, PSG só mandando chuveiro e aí ele vai e comete pênalti aos 47 do segundo tempo. O PSG marca e o placar fica idêntico ao jogo da ida.

Na prorrogação ninguém faz nada e o jogo vai pros pênaltis.

Spoiler

Xllvrgk.png

E aí entrou a estrela do goleirão Fábio Ribeiro, que defendeu dois pênaltis, inclusive o primeiro do principal cobrador deles. Cristiano Ronaldo marcou a última penalidade e nos classificou para a semi final da Champions! O PSG é freguês!

 

 

Na Liga NOS continuamos a impor nossa superioridade sobre o restante dos concorrentes, com destaque pra aniquilação do Sporting no dérbi local com direito a hat-trick de Miguel Ângelo. O garoto é titular absoluto e deixou outras promessas no banco.

 

NkLNYkd.png

Y17zp3I.png

 

No meio disso derrotamos o Varzim no jogo de volta pela semi final da Taça de Portugal. Do outro lado, o Boavista passou pelo Rio Ave e vai fazer a final conosco no final de Maio. 

E o sorteio da semi final da Champions nos colocou contra o surpreendente Monaco, da França. Pela primeira vez no torneio (desde a última Champions) somos considerados favoritos na segunda fase pra uma partida, com o primeiro jogo na Luz.

Spoiler

ApXhdBs.png

O jogo começou com um massacre total. Menos de 20 minutos e já tava 4x0. Depois disso, apesar dos meus constantes gritos, mudanças táticas e substituições, o time só caminhou em campo e acho que só deu dois chutes a gol no segundo tempo. Mesmo assim não reclamei com o time que conseguiu golear numa semi final de Champions League e arriscar destruir o ambiente logo agora.

E o jogo de volta, na França:

Spoiler

wDVINf8.png

O Monaco precisava de um milagre e abriram o placar logo aos 8 minutos. Seguramos eles e num contra-ataque empatamos. O gol fora matou o ímpeto dos franceses até os 30 do segundo tempo, onde eles fizeram dois gols em rápida sucessão e começaram a sonhar. Mas três minutos depois André Horta esfria tudo de novo. O Benfica chega a segunda final seguida de Champions League, feito só realizado na década de 60, quando o clube foi bicampeão. Ótimo sinal.

 

Na NOS vencemos os últimos quatro jogos e terminamos o campeonato campeões invictos pela segunda vez consecutiva, um feito inacreditável. Nem o Porto, no Estádio do Dragão, conseguiu estragar a festa. Pelo contrário, apenas a aumentou, porque ganhamos deles mesmo lá.

rfS7RN6.png

sGL3bDh.png

 

Antes da final da Champions, tínhamos a final da Taça de Portugal. Ao contrário da temporada passada, agora a data foi diferente, e teríamos um intervalo de 6 dias até o jogo da Champions, o que me permitia usar força máxima e ainda ter um longo período de descanso.

Como já dito antes, a final seria contra o Boavista:

Spoiler

e9KVdzr.png

Com 4 gols do uruguaio Peña, o Boavista não teve chance alguma. O primeiro tempo acabou 4x0 e certeza de título. Bicampeonato da Taça de Portugal com show, estilo e beleza.

 

A final da Champions era contra o Manchester City. Não do Guardiola. Curioso, fui checar o que Pep estava fazendo e... ele tinha se aposentado. Fracassou no City em 2018, foi demitido, foi pra uma equipe pequena da Espanha, depois pra uma da segunda divisão da Itália e...se aposentou. O Pep do FM é muito ruim. Enquanto isso o Mourinho tá quase uma década no Manchester United.

Então vamos tentar igualar o feito de Bela Guttman e exorcizar completamente a maldição do húngaro.

Spoiler

ut84c5s.png   aeil8zR.png

 

E o Benfica conquista o bi da orelhuda com estilo. Atropelamos o City, com o primeiro tempo terminando 3x1 pro Benfica. Num jogo mais controlado no segundo, o holandês Van Drongelen encerra de vez o jogo num gol de cabeça numa cobrança de escanteio. Victor Yan ainda ganhou o prêmio de melhor em campo.

Impressionante foi como fomos clínicos na frente do gol. Acertamos 5 chutes no gol e marcamos 4. Nossa defesa foi muito bem, dos 16 chutes do City, só dois acertaram o gol (e eles ainda fizeram um). E um dos poucos jogos em que o time adversário fez mais faltas que o meu (que jogou até surpreendentemente limpo). Talvez explique porque Victor Yan como melhor em campo, já que ele teve 100% de desarmes na partida.

MskRcTx.png

Fábio Ribeiro terceiro melhor goleiro da Champions. A defesa teve três eleitos meus: O lateral direito Dragun, o zagueiro Van Drongelen e o lateral esquerdo Axl Toro. Cristiano Ronaldo o melhor meia. Meus garotos no ataque foram bem, mas pelo jeito não tão bem na Champions.

 

IoJLvDx.png

 

Yl34svK.png

Esse ano quebramos a marca de 200 gols marcados, tomamos menos de 50 e até conseguimos evitar ultrapassar os 3 dígitos em número de cartões amarelos! Miguel Ângelo foi visivelmente o jogador do ano pelo Benfica, o que causa perplexidade ele nem estar entre os Top 3 dos escolhidos da Champions, considerando 34 gols e 23 assistências em 36 partidas.

NKjA23R.png

 

Novamente conquistamos a Liga NOS invictos e quebrando a marca de 100 gols marcados. Tomamos 17 gols, o que dá uma média de apenas 1 gol sofrido a cada 2 partidas. 

O Sporting fez outra campanha desastrosa, não conseguindo sequer classificação continental mesmo comigo ganhando a Taça de Portugal e abrindo uma vaga extra no torneio nacional.

Destaque pro Mondinense, que conseguiu ficar em quarto e assegurou a vaga direta pra fase de grupos da Liga Europa. Ficou a apenas 1 ponto do Braga e da própria Champions League.

E ainda conseguimos um recorde inacreditável de 76 partidas seguidas sem perder no torneio, que vinha desde Março de 2024 (3 meses antes de eu assumir o clube). Também igualamos o número de gols marcados do ano passado, outro recorde, embora a tela de stats não grave recordes idênticos.

B1kb33R.png

r2v0X6S.png

De quebra, o Benfica B foi vice-campeão da segunda divisão, nosso sub-19 foi campeão nacional e chegou às semi-finais da Uefa Youth League.

A campanha da Champions aqui e aqui. A Taça de Portugal a partir das oitavas-de-final.

Nossas únicas derrotas não apenas no período, mas no ano, foram os 3 jogos fora de casa nas fases eliminatórias da Champions.

Abaixo, o calendário de jogos do período, com o primeiro aqui e o segundo aqui.

IXweJK4.pngUhMc40M.png

 

A alta rotação do elenco continuou e acredito ter sido fundamental pra evitar quedas bruscas de rendimento, seja por corpo mole ou por cansaço. Os meus quatro atacantes com fome de gol. Outros destaques incluem os reservas João Carvalho (meia-esquerda) e o garoto prata-da-casa Luís Penas que subiu essa temporada pro time principal e se revelou um craque em formação.

zRRFZ7I.pngkQnwFxQ.png

 

ircXJer.png

 

Tivemos 16 jogadores convocados pra Copa do Mundo de 2026.

WEeaTjh.png

 

Os títulos desse período final me colocaram como o segundo treinador brasileiro mais vitorioso da história, num período absurdamente rápido. Só estou atrás de Wilton Bezerra, técnico do Corinthians, que tá dominando o continente faz anos. E em Portugal já sou o terceiro, a apenas 7 pontos atrás do Sérgio Conceição e 130 atrás do Otto Glória, treinador do Benfica lá na décade de 60 ou 70.

ZYIRhGM.png

MllWvc2.png

 

As nossas finanças que na temporada passada ficaram no vermelho terminaram bem acima do verde nessa temporada, batendo na porta dos 100 milhões.

E novamente a Juventus sonda o terreno pra me contratar, aproximações que neguei terem acontecido já que pretendo ir até o fim do contrato do Benfica.

Agora é ver o quanto conseguimos manter do elenco pra próxima temporada. Já começamos com o pé direito: Cristiano Ronaldo depois da conquista da segunda Champions ficou muito feliz e aceitou finalmente renovar, e agora tínhamos grana pra pagar o que ele queria (quase 900k por mês, um aumento de 300k).

 

<<<Anterior                                                                  <<<Índice>>>                                                                          Próxima>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2025/2026

ZFgwvUh.png

<<<Anterior                                                               <<<Índice>>>                                                                          Próxima>>>

 

Recapitulando:

  • Decidi deixar a Albânia depois da Copa do Mundo, devido a diversos problemas com naturalizações, recusas em convocatórias e outros fatores, além de não poder carregar a liga do país pra amenizar o problema.

TppXhtd.png

 

Nada demais aconteceu na Albânia no período final da temporada, apenas um amistoso, em casa, contra os Emirados Árabes Unidos que serviu como minha despedida não-oficial.

IPL8BYn.png

LhtwToE.png

 

Ainda assim promovi mais nove estreias na seleção, visando motivar os jogadores a manterem suas alianças com a Albânia pro futuro.

Abaixo minhas estatísticas com a seleção albanesa:

ZyUBnX1.png

 

Foram 24 partidas, 18 vitórias, 1 empate e 5 derrotas pra um aproveitamento de 75% ao longo de 3 anos. Vendo assim, nada mal. 

Como feitos notáveis:

  • Ganhamos a "quarta divisão" da Liga das Nações na temporada passada, e a Albânia disputará a "terceira divisão" agora.
  • Nos classificamos em segundo lugar pras eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, mas como pra essa Copa não havia repescagem, não adiantou de nada, embora a campanha tenha sido histórica, ainda mais num grupo difícil.
  • Albânia estava em rank 72 quando assumi, e a deixei no rank 22.

Decidi continuar a carreira internacional paralela, e com o fim da Copa (vencida pela Inglaterra), já adianto que já consegui outra seleção pra próxima temporada.

 

<<<Anterior                                                               <<<Índice>>>                                                                          Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela campanha com o Benfica! Liga NOS, Taça de Portugal e UCL, ganhando a primeira invicto ainda por cima. Tá passando o trator e Portugal já não parece ser mais um desafio. O que me intrigou foi o quanto o Varzim vendeu caro a derrota. Intrigante também é essa trajetória melancólica do Guardiola...

Deixando a Albânia com feitos inéditos e um retrospecto interessante.

Curioso com o próximo destino do treinador. Bom jogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Mais uma temporada tranquila em terras portuguesas e ainda exorcizou de vez à maldição e com uma boa ajuda do novo CR português. Ainda pretende ficar no Benfica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece não haver mais desafios no Benfica, Eusébio está satisfeito.

Agora ja deu pro Van Droga, ta na hora de ir pastar no AZ ou coisa parecida.

Bom ver o Mondim bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, LuisSilveira said:

Bela campanha com o Benfica! Liga NOS, Taça de Portugal e UCL, ganhando a primeira invicto ainda por cima. Tá passando o trator e Portugal já não parece ser mais um desafio. O que me intrigou foi o quanto o Varzim vendeu caro a derrota. Intrigante também é essa trajetória melancólica do Guardiola...

Deixando a Albânia com feitos inéditos e um retrospecto interessante.

Curioso com o próximo destino do treinador. Bom jogo!

UCL não foi invicto =p, e a NOS é a segunda. Tô esperando a reação do Porto e do Sporting pra tentar parar o Benfica, ou se não a dominação vai ficar ainda mais cabulosa. Triste mesmo a trajetória do Guardiola, deve ser como a SI programou ele, e também reza a lenda que são torcedores do United, então né...

Valeu!

 

12 hours ago, Henrique M. said:

Mais uma temporada tranquila em terras portuguesas e ainda exorcizou de vez à maldição e com uma boa ajuda do novo CR português. Ainda pretende ficar no Benfica?

Esse CR é brasileiro =p. Sim, devo cumprir o contrato até 2029 antes de procurar novos ares. Ou seja, mais três temporadas.

 

1 hour ago, Andreh68 said:

Parece não haver mais desafios no Benfica, Eusébio está satisfeito.

Agora ja deu pro Van Droga, ta na hora de ir pastar no AZ ou coisa parecida.

Bom ver o Mondim bem!

Vamos ver, quero ver a reação que isso vai causar dos rivais, sem falar do aumento insano de expectativas pra temporada que vem.

Haha, o holandês só escorregou contra o PSG mesmo. Depois foi muito bem em todos os torneios e fez até gol na final da Champions.

Bom mesmo, significa que o trabalho que fiz lá rendeu muitos frutos e que o clube usou essa base pra caminhar sozinho muito bem. Eu até esperava que caíssem de produção e ficassem no meio da tabela, mas chegaram a disputar a vice-liderança com o Porto e por 1 ponto não ficam em terceiro. E isso depois da passagem desastrosa do Micale que parece que tá afundando o Bologna na Itália já.

Editado por Lanko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que temporada foi essa rapaz ?  Fez chover no Benfica e faturou tudo, só perdeu 3 jogos numa temporada inteira e conseguiu faturar o nacional sem dificuldade nenhuma. Qual o próximo passo ?  vencer o campeonato interplanetário ?  huaehuahehae

Curioso pra ver onde isso dai vai dar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Portugal tá ficando pequeno pro Benfica!!o Feher se não me engano morreu depois de um cartão amarelo não?Se tiver falando besteira me corrige!!Seria legal assumir a seleção portuguesa!!Pra complicar um pouco que tal jogar só com a base?hahaha!!E como vai seu "amigo"no tottenham?Sempre torço pra você enfrentá-lo em alguma partida da champions,Boa sorte na continuação!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a Leitura do Save, Deixou a Mondinense em um nível excelente, assumiu o Benfica, que vinha numa draga absurda e colocou o time no topo da europa e do mundo, interessante ver como deixou a seleção albanesa bem ranqueada, eu ficaria, deixaria  a seleção chegar a um Top 10 do ranking da Fifa, e aí isso atrairia os newgens pro time, no mais, tô de cara com o Benfica no Cenário português, papou tudo e Porto e Sporting estão comendo poeira, e a rivalidade com o Serginho, hehe como anda ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/13/2018 at 11:30 AM, marciof89 said:

Que temporada foi essa rapaz ?  Fez chover no Benfica e faturou tudo, só perdeu 3 jogos numa temporada inteira e conseguiu faturar o nacional sem dificuldade nenhuma. Qual o próximo passo ?  vencer o campeonato interplanetário ?  huaehuahehae

Curioso pra ver onde isso dai vai dar

Huahuaha o proximo passe é se manter assim, contratando mais jovens promessas pro futuro tanto pra entrar pro time ou fazer grana. Parece que não vou conseguir me livrar da venda de jogadores pra manter as contas em dia caso queira manter boa parte do time.

Eu também haha.

 

On 10/13/2018 at 4:59 PM, zk01 said:

Portugal tá ficando pequeno pro Benfica!!o Feher se não me engano morreu depois de um cartão amarelo não?Se tiver falando besteira me corrige!!Seria legal assumir a seleção portuguesa!!Pra complicar um pouco que tal jogar só com a base?hahaha!!E como vai seu "amigo"no tottenham?Sempre torço pra você enfrentá-lo em alguma partida da champions,Boa sorte na continuação!!

Vou dar uma detalhada na história do Feher no próximo post, nem eu sei. Portugal é a intenção, até por coerência com o time treinado haha. Quanto ao Sérgim, nunca mais vi ele. Do Tottenham foi pro Valencia, e dificilmente nos encontraremos na Champions, e como não devo cair na fase de grupos, também não devemos nos encontrar na Liga Europa, isso se ele tiver se classificando pra essas competições. Não conseguiu essas duas temporadas.

 

On 10/14/2018 at 1:59 AM, DiegoCosta7 said:

Atualizando a Leitura do Save, Deixou a Mondinense em um nível excelente, assumiu o Benfica, que vinha numa draga absurda e colocou o time no topo da europa e do mundo, interessante ver como deixou a seleção albanesa bem ranqueada, eu ficaria, deixaria  a seleção chegar a um Top 10 do ranking da Fifa, e aí isso atrairia os newgens pro time, no mais, tô de cara com o Benfica no Cenário português, papou tudo e Porto e Sporting estão comendo poeira, e a rivalidade com o Serginho, hehe como anda ?

 

O problema é que os newgens albaneses eram na grande maioria já gerados na Alemanha ou na Itália, onde ficava rápido pra eles adquirirem cidadania local pra livrar o clube do número de estrangeiros no time, e daí era um passo simples se declarar por eles (ou até outros países). Talvez no futuro eles viessem a jogar pela Albânia de novo, mas achei que fiquei muito surreal como tava acontecendo. É o pesar da liga albanesa não estar na database do jogo e não poder ser carregada, já que aí esses jogadores seriam gerados na Albânia mesmo.

O Benfica tá mesmo voando e os rivais não estão tendo chance alguma (curiosamente era isso que o Porto tava fazendo nas primeiras seis temporadas também). Sérgim pulou do Tottenham pro Valencia e nunca mais cruzei com ele, e parece improvável que iremos. 

 

4 hours ago, Neynaocai said:

Bela temporada. Um treinador pra história de Benfica e Albânia.

Esses 900k do Criska são em reais ou euros?

Valeu. São em... dólares huahua. Acho que era como eu tava acostumado com o 2008 (ou euros ainda não existiam ou a paridade tava parecida) e tudo na economia, importação e negócios ao meu redor são comparados/cotados em dólar então era mais fácil pra mim. Deve dar uns 700-800k em euros.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lanko disse:

O problema é que os newgens albaneses eram na grande maioria já gerados na Alemanha ou na Itália, onde ficava rápido pra eles adquirirem cidadania local pra livrar o clube do número de estrangeiros no time, e daí era um passo simples se declarar por eles (ou até outros países). Talvez no futuro eles viessem a jogar pela Albânia de novo, mas achei que fiquei muito surreal como tava acontecendo. É o pesar da liga albanesa não estar na database do jogo e não poder ser carregada, já que aí esses jogadores seriam gerados na Albânia mesmo.

O Benfica tá mesmo voando e os rivais não estão tendo chance alguma (curiosamente era isso que o Porto tava fazendo nas primeiras seis temporadas também). Sérgim pulou do Tottenham pro Valencia e nunca mais cruzei com ele, e parece improvável que iremos. 

Eu já tive uma situação parecida em um save aqui, eu controlava a seleção do Kosovo, e como eu não tinha a liga kosovar carregada, os Newgens kosovares, eram em sua maioria gerados na Suiça, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Dinamarca, e em Menor proporção na Suécia, Noruega, Finlândia, Sérvia, Montenegro, Croácia, Albânia e Macedônia. Newgens de paises menores como Montenegro, Albânia e Macedônia eu conseguia convencer eles a se naturalizarem mais facilmente, Mas de paises como Alemanha, Itália e Suiça eu conseguia, mas era muito mais difícil, nesse caso o que eu fiz, fui evoluindo a seleção, até que um belo dia um Newgen FODÃO, com os STATS MAIS OBSCENOS que eu já vi na vida, se ofereceu pra jogar pelo Kosovo. eu esperei, evolui bastante a seleção e deu isso aí, mas compreendo o porquê de ter pulado fora da Albânia, mas acho que podia ter levado a seleção muito adiante. Sobre o Serginho, espero que você cruze com ele na UCL, preferencialmente na final, e destrua o time que ele estiver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2026/2027

bkiAZE7.png

<<<Anterior                                                         <<<Índice>>>                                                                          Próxima>>>

 

Recapitulando:

  • O Benfica ganhou tudo na temporada passada (incluindo Champions com passeio pra cima do City e a Liga NOS invicto pela segunda temporada seguida, além do primeiro Mundial de Clubes em cima do Monterrey).
  • O bi da Champions igualou o feito de Bela Guttman, efetivamente exorcizando por completo sua maldição.

 

k3kzCbi.png

 

Esse ano não teve jeito. Um bi de uma Champions fez os gigantes europeus virem com voracidade pra cima da gente. Tivemos perdas significativas pro time (embora pudesse ter sido pior). Mas as propostas foram tão altas que não deu também pra negar, já que essencialmente o Benfica vive da venda de jogadores pra se sustentar. E no jogo não é diferente, embora eu trabalhe pra tentar mudar isso.

Primeiro, o zagueiro Victor Yan, que veio do Santos quando assumi foi vendido ao PSG por $105 milhões ($72 à vista!). Aqui os stats dele quando veio e quando saiu.

Depois o nosso fabuloso meia Nicão, titular da Seleção, por $101 milhões ($89 á vista!) ao Manchester City. Aqui os stats dele em 2024 e no City

Mauri, o garoto zagueiro que substituiu Victor quando ele quebrou o tornozelo, também foi vendido, por $65 milhões ($38 à vista) ao Chelsea. Nesse, apesar de muito jovem, não vi o potencial de virar craque (só 9 de Frieza), então pelo alto valor aceitei a oferta dos ingleses.

Eram perdas grandes, mas totalmente reparáveis, ou pelo menos seriam com um pouco mais de tempo com a subida de alguns jogadores. Mas aí aconteceu uma tragédia. Perdi o lateral esquerdo Axl Toro, melhor do mundo na posição, pela mixaria de $60 milhões pro Bayern porque eu não vi que quando assinei com ele anos atrás ele tinha uma cláusula mínima com esse valor. Resisti a propostas de vários times por ele, já que não queria me desfazer dele de jeito algum. Aí o Bayern cansou de negociar, pagou os $60 milhões à vista e levou. Que burrada minha. Eu não vou nem comparar a evolução dele de quando chegou com 19 anos e como saiu pro Bayern pra não me sentir pior ainda.

Pelo menos o reserva dele pode virar craque também, e subi um garoto do sub-19 pra reserva e pra dar mais experiência.

Dito isso, também não fiquei parado e fiz duas contratações de peso. O austríaco Martin Humer por míseros $9,25 milhões e vem pra disputar posição de titular no ataque bicampeão europeu. E o meia-atacante Osvaldo Talaia, que era do Porto, mas brigou com eles, veio de graça pro rival, provavelmente de sacanagem mesmo. Mas o cara era simplesmente muito bom e não pudia deixar ele passar. Esses dois craques ganham foto pra galera:

Spoiler

6qjZFUB.png

 

TG8g4Ch.png

 

Ainda subi vários garotos do time sub-19 e que estavam arrebentando no Benfica B: Fernando Sampaio pra ser um novo Nicão, João Gil pra reserva de ninguém menos que Cristiano Ronaldo e o zagueiro Diego Torres, que ano passado disputou a Champions pelo Sevilla e se revelou um craque em potencial. Mesmo assim ele seguirá como reserva, já que os dois titulares são melhores ainda. Só por ter ele que aceitei vender o Victor Yan e o Mauri. E por último, o tcheco Jiri Dvorak subiu também. Esse aqui eu tinha contratado ano passado, não dei muito bola, mas quando fui ver o cara virou um monstro e não tinha como desperdiçá-lo jogando a segunda divisão. E também pra ter um compositor clássico no elenco (pesquise Dvorak e Allegro Con Fueco no Youtube).

Com todas essas transações, vendi muito, comprei pouco, mais subindo gente mesmo, e por isso a balança do clube deu um salto gigantesco. Tínhamos ~$90 milhões ao fim da temporada passada. Estamos chegando perto dos $400 milhões agora, fora a grana que vai entrar a longo prazo, Champions por vir e etc.

2vgeSmp.png

 

4rgWDuo.png

 

Começamos o ano muito bem, atropelando o Boavista na Supertaça e o Tottenham na Supercup jogando o segundo tempo todo com um a menos.. O mais curioso é que o Tottenham, que tinha contratado nosso amado Sérgio Conceição, foi mal das pernas com ele e depois que ele saiu ganharam a Liga Europa (Sérgim tá no Valencia agora). Que pena que não encontramos ele de novo.

 

j72E7ac.png    OoRU89H.png

 

Nas competições oficiais, estreamos na NOS com um 6x0 sobre o Leiria e continuamos com mais cinco vitórias seguidas sem problema algum.

 

N2dnTU7.png

 

O jogo contra o Leiria marcou 20 vitórias consecutivas na competição, que vinha desde Janeiro. E não pararia por aí. Mesclando time titular e reserva, continuamos a vencer na Liga NOS, totalizando 12 vitórias seguidas em 12 partidas, incluindo um dérbi contra o Sporting, e com as 19 da temporada passada, chegamos a uma sequência de 31 vitórias seguidas no torneio ao fim de novembro.

Embora tenhamos vencido todos os jogos, não demos particularmente shows como no ano passado. Nicão acabou fazendo falta nesse aspecto, e cheguei até a me arrepender de tê-lo vendido, e fiquei alternando três jogadores por onde ele jogava sem nenhum me convencer de uma titularidade absoluta ainda.

 

daxbpGF.png 

fp71WLB.png

6llHRcz.png

 

Na Taça de Portugal passamos pelas duas primeiras eliminatórias e avançamos para as oitavas de final, que só ocorrerão ano que vem. Vencemos um time da terceira divisão e batemos logo contra o Aves na segunda partida, e também os derrotamos.

Batemos também recorde nesse torneio, pois entre Outubro de 2024 (quando estreei na competição) até Novembro de 2026, conseguimos o bi e vencendo todas as partidas, dando um total de 16 vitórias seguidas na competição em 2 anos.

 

3VraoXY.png

 

Restava então apenas a Champions League. Se em Portugal a diferença pros outros times é similar ao dos outros gigantes europeus em seus domínios, aqui seria o verdadeiro teste, ainda mais com uma defesa quase inteiramente nova (ambos laterais e um novo zagueiro).

A estreia era contra o Dynamo de Kiev, e teríamos também Lyon e Atlético de Madrid, ainda de Simeone, no grupo.

 

twkHGbU.png           gsfbWp5.png

 

Como o time mais fraco da chave, os ucranianos não viram a cor da bola em ambos os jogos. Mesmo com Cristiano Ronaldo expulso aos 2 minutos do primeiro tempo, goleamos eles. Mas surpreendentemente, ao olhar os stats, eles acabaram até me dando mais trabalho que o Lyon, que levou duas goleadas maiores ainda tanto em casa quanto fora.

 

EzZaHmJ.png                FPIh5EU.png

 

A maior surpresa foram os jogos contra o Atlético de Madrid. O Simeone, famoso por ser um técnico muito defensivo e difícil de jogar contra, aqui no FM ele veio que nem um trator pra cima do Benfica em duas partidas muito loucas cheias de reviravoltas que há muito eu não via. Expulsões pros dois times, jogadores de ambos saindo contundidos por entradas duras, viradas e novas viradas, e principalmente, chuva de gols.

O Atlético foi o único time até aqui que comprou a briga contra o Benfica até no Estádio da Luz, coisa que nenhum dos outros gigantes tentou nem nas fases mata-mata das duas Champions anteriores. Eles chegaram a estar ganhando por 2x1, de virada, mas no segundo tempo conseguimos virar. No jogo na Espanha Cristiano Ronaldo foi expulso de novo no primeiro tempo (o que me levou a dar instruções individuais diferentes pra ele depois) e mesmo assim chegamos a abrir 4x1 e eles foram buscar o 4x3 e tive que botar um 5-4-0 e me defender como timinho pra segurar.

Além da segunda expulsão seguida em jogos da Champions, Cristiano ainda levou porrada pra cacete no jogo na Luz (que aconteceu depois do da Espanha) e saiu contundido também, embora nada sério.

 

4mNls2V.png           LvYwP98.png

 

 

IoJLvDx.png

 

GkIozrQ.png

 

Metade dos gols sofridos foram tomados do Atlético nas duas partidas da Champions. Dois dos três vermelhos foram do CR sendo expulso no primeiro tempo. Por outro lado, com uma média superior a 8 nos jogos, nem vou reclamar muito (mas descontei metade do salário dele nas 2x e ele não reclamou). 

Com 6 vitórias em 6 partidas, fomos líderes no grupo da Champions com o dobro de pontos do Atlético. O lado bom é saber que o ataque continua afiado. O lado não tão bom é que mesmo o Atlético sendo um time de elite, a defesa não foi tão firme devido as várias saídas e contusões, que raramente me permitiram usar a mesma linha de quatro. Mas o que importa é que mesmo assim ganhamos ambas as partidas, o que na fase mata-mata não seria problema algum!

 

wCcuOaV.png

 

Na Liga NOS temos 12 vitórias em 12 partidas e estendemos nosso recorde de invencibilidade para absurdas 88 partidas sem derrota.

4GgeZ8W.png 

 

Na Liga NOS já estamos também 10 pontos na frente do Porto, com média superior a 3 gols por partida e 1 gol sofrido a cada 4 partidas. Parece que vem outro título por aí, só resta saber se será invicto pela terceira vez seguida.

A Mondinense faz campanha razoável, a 3 pontos da Liga Europa. Conseguiram inclusive se classificar pra fase mata-mata do torneio, um feito e tanto.

 

GGPiodz.png

 

Aqui o calendário de jogos, COMPLETAMENTE verde!

 

hKbpcRd.pngzgOK9LL.png

 

Quanto aos jogadores, a rotação continua, embora algumas posições estejam difíceis de contar com os reservas, como as laterais e na zaga, onde tenho efetivamente três pra quatro vagas, portanto eles jogaram bem mais do que os outros. Até o goleiro reserva jogou 9 dos 21 jogos. A meta pessoal continua a mesma, fazer todos começarem como titular pelo menos 10 partidas na temporada.

7iFR5uB.pngNbL3kXo.png

 

ircXJer.png

 

Pra essa atualização dei uma aprofundada no caso do Miklos Fehér, que morreu de maneira semelhante ao Serginho no São Caetano, e bizarramente, no mesmo ano. Eu vi de relance a história quando assumi o Benfica e vi que o número 29 tava bloqueado pra esse jogador, mas não fui muito mais a fundo.

image.aspx?brand=OJ&type=generate&name=b

 

O húngaro incrivelmente também já tinha passado pelo Porto antes de ir ao clube vermelho. Ele praticamente passou os nove anos de carreira em Portugal (desde os 15 anos). Também passou pelo Braga. Veio pro Benfica justamente por ter brigado com a diretoria do Porto.

Na noite fatídica, numa parte contra o Guimarães, Feher entrou aos 15 do segundo tempo, e deu a assistência pro único gol da partida, de um jogador que também saiu do banco, do português naturalizado canadense Fernando Aguiar.

Lá pelos 48 do segundo tempo, disputou uma bola com um jogador do Guimarães, levou amarelo, sorriu, se afastou, e então caiu no chão. Ninguém realmente percebeu a gravidade, em relatos alguns jogadores tanto do Benfica quanto do Guimarães acharam que ele tava simulando pra gastar tempo. Só então um dos jogadores percebeu a gravidade, gritou por ajuda, os médicos dos times entraram em campo e todos perceberam a gravidade.

O jogo foi encerrado, o jogador levado pro hospital, mas foi confirmada sua morte algumas horas depois. Um fato curioso é que os médicos hesitaram em usar o desfibrilador, já que chovia muito na partida e temiam eletrocutá-lo (não só ao próprio Fehér, como poderia ser fatal a os outros ao redor). Até o entubaram e ele chegou ao hospital cinco minutos depois, mas não resistiu.

Por fim, o Benfica imortalizou a camisa 29 que ele usava. 

800px-Miklos_Feher_memorial.jpg

 

<<<Anterior                                                         <<<Índice>>>                                                                          Próxima>>>

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2026/2027

Ij436bR.jpg

<<<Anterior                                                 <<<Índice>>>                                                                          Próxima>>>

 

Com o fim da Copa do Mundo de 2026 (vencida pela Inglaterra), várias seleções demitiram seus treinadores, incluindo Portugal. Mas não foi uma escolha tão simples assim. O bi da Champions me deu muita moral, e algumas seleções vieram me procurar diretamente (todas federações pagando muito mais que a de Portugal). Assinamos um contrato de quatro anos, até a próxima Copa.

Hi2rEVz.png

 

Mesmo assim, ficaria bem maneiro comandar Benfica e Portugal ao mesmo tempo, e até mais coerente (ignorando que provavelmente nenhum dos dois aceitaria tal coisa). 

Mas vamos ao que importa agora. A Seleção Portuguesa acredito que dispensa uma apresentação muito longa. 

Nunca ganhou uma Copa do Mundo, sendo sua melhor colocação o terceiro lugar em 66, com Eusébio. Participou de apenas 7 Copas, embora desde 2002 seja figurinha carimbada. Felipão ainda levaria o time até o quarto lugar em 2006 na Alemanha e ao vice da Euro de 2004.

Aquela geração possuía vários nomes de quilate como Luís Figo, Rui Costa, Deco, Nuno Gomes, Nani, etc. Em 2004, na era de Felipão, Cristiano Ronaldo marcaria seu primeiro gol na seleção portuguesa justamente na estreia contra a Grécia daquela Euro.

A derrota pra Grécia na final daquela Euro ficou conhecida como Maracanazzo Português, já que em Copas do Mundo e Eurocopas, somente quatro vezes um anfitrião foi derrotado na final, justamente o Brasil de 50, a Suécia de 58, Portugal em 2004 e mais recentemente a França, justamente pra Portugal, na Euro 2016.

Justamente nessa Euro que Portugal alcançou sua maior glória, conquistando um torneio de peso pela primeira vez, e isso sem Cristiano Ronaldo, que saiu contundido logo no começo, o que o levou a praticamente virar um segundo técnico do time.

000c85af-800.jpg

 

 

A627YV2.jpg

 

Em 2026, vários nomes que na vida real são jovens promessas ainda estão no time, como Renato Sanches, Rúben Dias, Rúben Neves, Gonçalo Guedes, Rony Lopes e etc. Aliado ainda ao fato de ter ganho uns newgens absurdos, principalmente alas e atacantes, e o time se encontra na sexta colocação no ranking mundial.

De quebra, a maior parte de tudo isso veio do Benfica. Somando o time principal, B, sub23, sub20 e sub19, o Benfica foi responsável por 25 jogadores servindo a seleção.

 

C4NvyJL.png

 

De quebra, o time convocado tem nada menos que seis benfiquistas, o goleiro Fábio Ribeiro, os zagueiros Gonçalo Mendes e Diego Torres, o meia Luís Penas e os atacantes Pedro Ângelo e Duk. Além disso, jogadores do nível de Renato Sanches, Rúben Dias e os laterais Mário Moita e Eira (vendido na primeira temporada) foram formados e revelados no Benfica. O mesmo vale pros alas e atacante titular newgens fodões, os três surgidos no Benfica. Basicamente 10 dos 11 titulares são do Benfica. Apenas Ruben Neves é do Porto.

Basicamente a seleção portuguesa é uma mescla de gerações benfiquistas, incluindo vários reservas. Que orgulho.

Em tradição a isso, vou até utilizar a tática principal que uso no Benfica, um 4-4-2 com alas recuados pro meio mas orientados a atacar por dentro.

E já na estreia, teríamos a Liga das Nações, enfrentando a arquirival Espanha, em Madrid e tendo ainda a Sérvia no grupo. Vencemos com autoridade e nada melhor que vencer um rival pra dar moral na estreia.

 

kJtUAjt.png

 

A segunda partida foi um amistoso contra o fraco Paraguai no Estádio Nacional, no qual não demos chance aos sul-americanos.

 

Vtv9Fjl.png

 

A Sérvia fez dois dois jogos duríssimos contra nós, vencidos pelo placar mínimo as duas vezes.

 

dlkXjNF.png       nMms1gn.png

 

E por o último, o jogo contra a Espanha em casa, também pelo placar mínimo. Só jogo duro até aqui, mas todos com vitória.

 

YugqlpQ.png

 

Também realizamos um amistoso contra a Arábia Saudita no meio do caminho.

 

Y69Ie7R.png

 

Por fim, as quatro vitórias em quatro jogos nos deu a classificação pras semifinais da Liga das Nações, o que era também o mínimo esperado pela Federação portuguesa.

 

J8SwaIc.png

 

Vamos pegar a Inglaterra nas semi-finais. 

De todo, estou bem satisfeito com o material que tenho em mãos. Os meus meias abertos são muito melhores do que os que tenho no Benfica (ambos titulares do Manchester United), os atacantes são bons (o titular é do Manchester City, que fez a final da Champions passada com a gente e no qual ele foi o artilheiro da competição). É provável que Pedro Ângelo e Duk não se mantenham na seleção principal e o resto do time é muito bom também. De fato, o time é tão bom que não tem espaço sequer pra convocar os bicampeões europeus André Horta e João Félix no meio campo.

Acho que agora os lusos podem sim fazer história.

E pra finalizar, só restou à federação albanesa fazer piada quando entreguei o cargo pra assumir Portugal:

 

zUOzpt1.png

"O técnico Lanko Askarian da Albânia decidiu encerrar seu reino como técnico da seleção ao entregar o cargo.

Com uma inundação de CVs de aspirantes a treinadores vindos de todos os lugares do país, o assistente técnico do Partizani Mark Iuliano é o favorito a assumir o cargo. Presumivelmente depois que a Albânia se livrar dos usuais aplicativos de Football Manager, eles poderão proceder com a visão em escolher um treinador com experiência na vida real."

 

<<<Anterior                                                 <<<Índice>>>                                                                          Próxima>>>

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que dominação! Não teve um empate pra dar uma quebrada na sequência. Selo Baltazar de supremacia. Se puder, posta mais sobre as táticas usadas. Obviamente, você tem algo pra ensinar (pelo menos pra mim).

Benfica e Portugal é mesmo mais coerente e bem legal. Acredito que você deve elevar a nação ao mais alto patamar que dê pra alcançar. A Copa ainda tá longe mas já dá pra fazer muito estrago até lá.

Vi que você começou um save com o São Caetano, que ainda não tive tempo pra ler. Então, efetivamente, você tá conduzindo três times? Dá-lhe horas de jogo aí! Espero que você consiga manter todos de boa.

Bom jogo!

 

P.S.: Football Manager engraçadénho, cheio das meta-piadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Lanko disse:

Valeu. São em... dólares huahua. Acho que era como eu tava acostumado com o 2008 (ou euros ainda não existiam ou a paridade tava parecida) e tudo na economia, importação e negócios ao meu redor são comparados/cotados em dólar então era mais fácil pra mim. Deve dar uns 700-800k em euros.

Mesmo assim é dinheiro pra caramba. É o Criska reencarnado mesmo hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/16/2018 at 8:05 AM, LuisSilveira said:

Rapaz, que dominação! Não teve um empate pra dar uma quebrada na sequência. Selo Baltazar de supremacia. Se puder, posta mais sobre as táticas usadas. Obviamente, você tem algo pra ensinar (pelo menos pra mim).

Fiquei um bom tempo pensando em como responder isso usando como as coisas ficam na minha cabeça ao invés de só postar foto das táticas. Não sei se você queria algo tão detalhado, mas vamos lá, espero que esteja satisfatório.

Primeiramente essa é a tática base que eu uso na vasta maioria das partidas:

XPYNyAK.png 0kRRKuS.png

 

Ela não começou assim, foi sendo testada e aprimorada desde o começo com o Mondinense, e cheguei nisso até aqui, que vem funcionando muito bem. A partir dessa base é que eu modifico a tática, mas durante eu jogo. Quase sempre eu entro assim.

Controle porque eu quero ficar com a bola pra atacar melhor e principalmente pra ser atacado menos (na verdade foi assim que ela começou com o Mondinense e depois fui sendo mais ousado com o Benfica). Muito Fluído pra manter os jogadores próximos e cientes do que os outros estão fazendo. Ajuda com passes curtos também.

Antes de falar mais sobre táticas e instruções, algo talvez até mais importante é ter os jogadores pra fazer o que você quer (ou precisa). O que eu quero dizer é que eu estou em Portugal praticamente sendo a Juventus do país. Tenho mais grana, mais reputação, mais jogadores do que os outros e a liga provavelmente não chega perto em termos de grana em comparação as outras pra tentar equiparar melhor (tudo bem, cheguei ao topo com o Mondinense, mas sou um técnico humano contra a IA no fim das contas).

Então eu também tenho que reconhecer isso, que tenho jogadores monstros (não que alguns outros times como o Porto ou o Sporting, e principalmente os grandes continentais não tenham) que jogariam nos clubes top do mundo todo (e são frequentemente assediados pra isso) e que talvez mesmo com uma tática diferente ou até essencialmente não muito efetiva carregariam o time na força bruta dos atributos.

Eu pensava que jogadores com atributos 13-14 estavam ótimos e tal antes, até ir pro Benfica e começar a treinar e jogar com jogadores com 17+ em zilhões de atributos e ver a diferença. 1 ponto nos atributos faz mesmo diferença. Então começamos por aí: sim, a campanha é surreal, e prova que é boa graças aos resultados continentais também, mas também tenho os caras que preciso pra fazer o que quero, e mesmo algo possa na verdade estar errado, provavelmente os atributos e entrosamento diminuam o impacto. 

Ainda mais considerando que o jogo considera bastante a reputação entre times, e a postura em jogos dentro e fora de casa.

Pra começar, vamos olhar alguns dos atributos de alguns jogadores do time. Esse são os stats do Cristiano Ronaldo no time:

xZnFcSR.png

Ele é um monstro. Pode fazer o que eu quiser, mas noto principalmente os atributos mentais. 

Na tática ele joga com meia, aberto pela direita. Não avançado como no 4-2-3-1, mas mais recuado pro meio, o que ajuda defensivamente e também não o impede de atacar como se estivesse avançado. Ele chega com costume até mesmo na pequena área com e sem a bola. 

Antes de falar mais sobre isso, por que 4-4-2? Simplesmente gosto da tática, desde os tempos em que a maioria dos times jogava assim, ou pelo menos 2 atacantes era a norma. Ou seja, eu sou saudosista dos tempos de ver duplas de ataque, como Del Piero e Vieri na Itália, Bergkamp-Kluivert na Holanda, Romário-Bebeto e Ronaldo-Bebeto, Salas-Zamorano, Klinsmann-Bierhoff, Batistuta-Crespo, etc e até nos times locais quando importava bastante a minha dupla de ataque - Luizão e Edílson - e odiava a dupla adversária - Paulo Nunes e Oseias, etc. Então sempre gostei de duplas de ataque, e o jogo mais básico, em vez de 4231, 313111, Ramdeuter, centroavante-volante, e essas porras todas de hoje.

Além disso, duas linhas de quatro é uma boa base defensiva também. O jogo não replica 4231 exatamente como na vida real, que seria uma linha de 4 e outra de 5 ou 4141. Marcação individual na minha experiência não surtiu o mesmo efeito que simplesmente recuando os meias abertos. E o meia avançado também fica muito longe. Fora o desgaste físico de tudo isso. 

Ou seja, eu vim mais pro 442 por não exatamente conseguir encaixar um 4231 (tática favorita do jogo) do jeito que gostaria. E também configurando a tática quase que tornando-a um "anti 4231". Dois atacantes também deixam ambos no mano a mano com zagueiros.

Voltando a tática, ele joga como meia na direita, com a tarefa de atacar. A descrição diz o seguinte:

chD9jYd.png

Cruzamentos rápidos a partir do último terço é o que eu quero, e como ele tem Ataque e bons chutes, também finaliza bastante.

HQgl0c8.png

O Ala vem travado em se manter aberto e cruzar frequentemente. Os outros também vem com algo travado, mas como médio-ala a posição vem praticamente numa folha em branco pra você customizar. Na tática eu jogo mais fechado (Sem Extremos) e ponho ele também pra se manter mais próximo do meio (Encurtar Linhas) e não ficar colado na linha lateral. 

Nas instruções pra explorar os lados, isso quer dizer que mesmo com o time jogando Sem Extremos, os lados do campo não serão ignorados em vez de ficar na maior parte do tempo focando pelo meio. E o jogador específico também joga com instruções pra favorecer passes curtos ficando mais próximo do meio. Se marcado pelos laterais, eles terão que subir pro meio, quase embolando com os alas do 4231. Se marcado pelo ala, ele ficará menos perigoso pois não estará tão avançado. Nas duas situações, ou o ala desce, ou o lateral sobe e espaços tendem a ser criados.

Eu faço isso com o meia da esquerda também e e uma das forças do time é o cruzamento do cara da esquerda pro da direita (sem contar 2 caras na área como alvo também e que também seguram/distraem zagueiros) e nos stats dos jogadores os que jogam nessas posições costuma ter muitos gols e assistências. Eu acho que essas duas posições carregam o time.

Outra vantagem é que ficando mais próximo do meio que da lateral, os cruzamentos vem da linha da entrada da  grande área (mesmo que eles vão até ao fundo do campo), ou seja, mais próximas da área e mais rápidos, sendo mais difíceis de defender. Os alas que normalmente cruzam lá da linha lateral resultam na maioria das vezes naqueles cruzamentos flutuados e com mais tempo de resposta da defesa. Embora cruzamentos perto da lateral mas da entrada da área e rápidos em diagonal sejam muito bons.

No meio, as coisas são mais flexíveis. Mezzala (eu tive que aprender o que era) é quase um meia atacante que joga por um dos lados (esquerda ou direita), mas vindo do meio, e embora a descrição diga que contribua pouco com a defesa, com Muito Fluído eu vejo ele dando até carrinho perto da minha área. Mas essa é a primeira posição que eu mudo quando preciso. Se acho que estou um pouco mais vulnerável, ele vira um Armador Recuado, um meia central ou até Carrilero. O Meia que vai de área-a-área eu não mudo, a menos que seja um momento que eu acho que mesmo dominando, é melhor garantir a casinha fechada e recuo pra volante.

Outras instruções da tática: se o time adversário é muito bom ou estou fora contra um competente, linha de marcação normal e sem linha de impedimento. Se o adversário é fraco, posso até mesmo mudar ambos os zagueiros pra Bloqueio e empurrar a linha mais alta. Lembrando que meus zagueiros são desse nível (Gonçalo Mendes na foto):

NYI3PgQ.png

Já que falamos fora de casa e mostrei o stats do Mendes, vamos ver o do Félix na foto:

99bYLi1.png

Marcação 6, desarme 8. Mesmo assim ele ajuda na defesa, embora não tão efetivo, mas confio demais nos atributos ofensivos dele. Tem Movimentos preferidos de fazer tabelinha (como meia area-a-area ajuda na penetração na área e isso somado com fintar o goleiro).

Nos jogos fora, como da Champions, passei a usar o Mendes no meio (que tem passe e técnica excelentes e era volante de origem), ponho Félix no banco e outro zagueiro na vaga do Mendes atrás. Mas isso só é possível porque o Mendes é um monstro.

Na parte tática, se o time adversário estiver muito fechado e o meu time num dia ruim, pode-se recuar a linha defensiva, diminuir a quantidade de pressão pra deixar eles saírem um pouco mais naturalmente. A intuição leva a colocar a mentalidade em Ataque nesses casos, mas comigo funcionou melhor quando diminuo de Controle pra Equilibrado. Faz os jogadores serem mais pacientes e arriscar um pouco menos - no caso do Ataque, muitas vezes parece que estão "forçando a jogada" demais. Posso também ativar Sobreposição Exterior pros laterais abrirem mais espaço. Aumentar um pouco a largura da equipe pra um nível acima ou dois, pra Equilibrado (nunca ponho Aberto).

Manter a Posse quando consigo a vantagem, quero ficar com a bola e na frente, mas não com muito afinco. A Posse de Bola é boa contra 4231 com ótimos jogadores, porque essa tática tem meias muito avançados, linha e marcação com pressão alta. Mantendo a posse e com ritmo lento você pode tirar vários jogadores de posição, pois o passe só ocorrerá na maioria das vezes quando o marcador se aproximar. Num ritmo mais rápido, talvez o adversário não saísse tanto da posição defensiva, o que resultaria em menos espaços sendo abertos.

Pode desativar Driblar Mais. Se quero passes um pouco mais longos, desativo a opção de sair tocando da defesa (aumenta um pouco a barrinha de passe - e manter a posse diminui).

Se precisar de mais um meia, tiro um dos atacantes e a tática pode virar 4-1-4-1. Vários jogadores atuam em mais de uma posição. Félix e CR pode até serem Centroavantes e Peña e Miguel Ângelo alas. Mendes é zagueiro, volante e meia. O outro zagueiro também tem atributos pra lateral esquerda. Durante jogos já transformei o 4-4-2 em 4141, 4222, 541, 550, 460 porque tenho uma base sólida pra modificar e jogadores com atributos pra várias posições.

Ou seja, tem muita coisa que é de cada jogo e principalmente o quão disposto você está em acompanhar tal jogo de modo mais detalhado pra analisar isso. E o mais importante: a visualização gráfica do que acontece do FM é muito ruim. Às vezes nos comentários você sabe que foi a falta de Frieza, ou Concentração, velocidade, etc, mas a presentatividade do que acontece pelo que dá pra fazer com instruções é algo muito deficiente no jogo, infelizmente. A melhor pra ver nesse caso é a 2D, e não é fácil identificar situações e posições e tarefas direito.

Então lembrando de novo: tática que encaixa os jogadores é ótima, mas tem que ter os atributos também. No fundo a engine do jogo é em cálculos usando os números dos atributos. Então os números são talvez a coisa mais importante nesse aspecto. Antes eu não me importava tanto contanto que a caixinha estivesse verde, mas depois se percebe a importância de números cada vez mais altos.

O que mais acho que demorei pra entender foi a mudança (pois fazia tempo que eu não jogava) dos sliders que usavam antes pro botão direto de mentalidade. Mentalidade não é fazer o seu time jogar conforme a descrição. É possível um time com mentalidade Ataque seja muito defensivo também e um time em mentalidade Defensiva ser altamente ofensivo. Assim como os sliders antigos, o que mais ou menos mentalidade faz é o nível de risco. Risco querendo dizer: se o jogador prefere prender a bola até ter certeza absoluta de que vai passar certo, ou arriscar aquele lançamento matador. O quanto ele vai arriscar de fora da área. 

E aí vem a forma da equipe. Muito Fluido não quer dizer que os zagueiros vão sair pra atacar ou que é uma forma pra times visando atacar. É uma mentalidade que faz as linhas jogarem mais juntas, os jogadores podem ter mais de uma função entre defesa-transição-ataque. O time fica mais compacto, ataca junto, defende junto. Na estruturada cada um ficará mais focado em seu papel. Os zagueiros não vão surgir como opção de passe, os atacantes podem ficar bem distantes dos meias, etc. Falando assim pode parecer algo ruim, mas também ajuda a criar (e deixar) espaços. Estruturada também mantém muito bem o formato da equipe, enquanto no fluido as linhas flutuam mais de posição. 

E ainda tem a mentalidade individual de cada atleta em campo. Essa é do CR:

k8nWiO2.png

Tá bem fraco, mas depois da barra verde, tem quatro barrinhas em branco. Ajustar a mentalidade e forma da equipe não afeta só o time em si, mas cada jogador individualmente. A isso ainda soma-se as posições e tarefas. Se eu colocasse o CR em Apoiar, a mentalidade dele diminuiria um pouco (mas não a do time). No fluido o time tenta balancear a mentalidade entre todos do time, no estruturado você pode ter gente com a barrinha no mínimo e outros no máximo, cada um com seu papel.

Mentalidade alta não quer dizer apenas correr mais risco ou atacar mais. Um zagueiro também ficará mais agressivo, tentando desarmar mais cedo, antecipando mais passes, enquanto um com baixa mentalidade vai manter a posição mais, ficar de pé mais, e esperando até o último momento pro bote. Ambas coisas tem prós e contras. O primeiro zagueiro pode ganhar a posse de bola rapidamente mas também errar o bote e abrir espaço pro inimigo. O segundo pode tornar mais difícil a penetração, mas pode demorar demais pra agir e permitir que o adversário avance demais, chute e até marque o gol (e você vai ficar lá vendo a imagem e perguntando porque o zagueiro só ficou olhando sem fazer nada).

É meio difícil entender isso muito bem porque o próprio jogo é péssimo em explicar direito. Incluindo o que as posições fazem realmente (muitas vezes diferente do que vemos na vida real).

Se souber inglês, recomendo vídeos desse cara, o BustTheNet. Tem outros que vai encontrar bons também, mas acho ele muito bom e mais didático, especialmente explicando algumas posições. Ele não é nativo (filipino ou indonésio) e aí pode ficar meio difícil entender... mas se der pra você, ele é muito bom e didático.

Tem um bom material escrito (algum até aqui no próprio fórum) mas no meu caso os vídeos funcionaram melhor.

 

Mentalidade e Formato do time:

Spoiler

 

Explorando espaços e meio-espaços (tem até uma análise do time do Liverpool e passando a tática (ou a intenção dela) pro FM).

Spoiler

 

 

Explicando Mezzala:

Spoiler

 

 

Explicando Carrilero:

Spoiler

 

 

Esse é quase um tutorial do jogo, mas meio longo:

Spoiler

 

Se quiser mais, pergunte!

Editado por Lanko
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Vou ter que salvar a página nos Favoritos, pra usar de referência.

Entendi que você buscou, com sucesso, uma forma do time jogar com ocupação do campo adversário e controle. Sempre tenho receio de fazer isso nos meus times por: (1) não confiar que os jogadores efetivamente acertem os passes e (2) tomar gol de contra-ataque por estar com as linhas muito avançadas.

Gosto também do 4-4-2 mas ainda não consegui fazer funcionar direito no FM, seja pelos elencos que peguei (que coincidentemente ou não, favoreciam o 4-2-3-1) ou pelo que eu sabia de táticas. Vou levar bastante em consideração as coisas postadas aqui.

Quanto à visualização dos jogos, tenho colocado no modo Jogo Completo, o que me faz perder mais ou menos 1 hora por jogo e nem sempre entender onde estão as falhas do time. Vou checar como fica com a 2D.

Os vídeos que você passou vou ver com calma depois. No pc do trabalho fica meio difícil, hehe.

'Brigadão mesmo pela aula!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2026/2027

votC0MJ.png

<<<Anterior                                                                   <<<Índice>>>                                                                         Próxima>>>

 

Antes de mais nada, é com imenso prazer que anuncio que virei membro VIP do fórum. Além dos benefícios recebidos, há também uma enorme satisfação em colaborar com a manutenção do nosso espaço. Devo admitir que jamais imaginaria que contar o que se passou no meu save de FM fosse me divertir tanto. Eu, que tive traumas com aulas de educação artística, passei até a trabalhar com afinco e prazer na criação de banners e barras.

E também as imensas surpresas, risadas e intriga ao ver as mais diversas histórias e desafios extremamente ambiciosos, muitos dos quais eu nem sabia que existiam.

Então agora o tópico tem um Índice lá na página inicial pra faciliar a navegação (não consegui pensar em títulos pros "capítulos", então só separei em partes. Também criei "botões de navegação" abaixo do banner e no fim da página, que vão ir somente de uma atualização a outra. Já fiquei perdido no oceano diversas vezes em saves mais longos por aqui. Espero que seja útil.

Também dei um tapa no visual, substituindo alguns gráficos já que agora posso editar posts, principalmente nas minhas postagens mais antigas, que foram as primeiras e sem experiência. A jornada com o Mondinense ganhou uma repaginada total, com novo banner, barras e gráficos melhores (agora que entendo o porque de algumas imagens não ficarem como eu queria), conteúdo melhor separado e distribuído. Quem se sentir nostálgico, sinta-se a vontade em me dizer o que achou!

Então, em frente e obrigado a todos!

Recapitulando:

  • Na Champions nos classificamos em primeiro do grupo.
  • Na Liga NOS estamos em primeiro com 10 pontos de vantagem sobre o Porto.
  • Vai ter Mundial de Clubes e Taça da Liga agora.
  • Perdemos quase a defesa inteira em transferências, mais o nosso meia titular da Seleção Brasileira. Mas a grana valeu a pena.

ANROQYm.png

 

O que importava em Dezembro era o Mundial de Clubes. E o nosso adversário na semi final era o Jiangsu da China. Foi o time pra quem o Morelos, nosso atacante da primeira temporada se transferiu depois de fazer o gol do título da Champions contra o Barcelona. E agora vamos reencontrá-lo. E também Jorge, o lateral esquerdo que pediu pra ser transferido e não joguei com ele, mas ele ainda tem o recorde de maior valor gasto num jogador comprado pelo Benfica.

 

tNlxTgS.png

lTXROWu.png

 

Jogo duríssimo. Quase rolou a "Lei do Ex" durante alguns momentos, mas o que me ferrou foi a expulsão do Mendes nos acréscimos do primeiro tempo. Aí tive que reconhecer que o time deles era fortíssimo e jogar cautelosamente. Nos pênaltis Morelos fez, mas Jorge, que nem quis ver como o time ficaria quando eu assumi, errou. Justiça poética.

A final seria contra... o Corinthians!

Spoiler

mTliQ6b.png

 

Nossa deu dó do meu time. Tava 3x0 com 20 minutos e aí mudei a mentalidade pra Defender e outras mudanças pra de função e tarefa parar de atacar pro Timão não sair humilhado. E mesmo assim quase fizemos mais. Mas de consolo se eles chegaram até é porque conseguiram outra Libertadores, então tá valendo.

oMub2vS.png

 

Eu fui até o jogo contra o Lyon na atualização anterior pra ter a tabela final da fase de grupos da Champions. O calendário ainda continua completamente verde na temporada. 

Em Janeiro a Taça da Liga começava e também seria decidida. Passamos sem problemas pelo nosso grupo, que ainda nos deu dois times da primeira divisão, mas não houve chance alguma pra uma zebra como nos tempos de Mondinense.

 

eDroUol.png

 

A semi final era um dérbi contra o Sporting, com possibilidade de final contra o Porto. Tudo isso logo no começo do ano!

Spoiler

voR8Gc1.png

 

Num jogo extremamente corrido e com dois times no ataque resultaram em um jogo com 8 gols, 3 deles nos acréscimos. Não dá pra dormir contra esse Benfica, não!

E do outro lado deu Porto mesmo. Eles tinham que ganhar ou pelo menos fazer um bom jogo pra no mínimo indicar que ainda poderia haver concorrência no país. E aí, será que danutamos?

Spoiler

dVL6338.png

 

?

 

 

Nisso o sorteio da Champions nos colocou contra o Borussia Dortmund, time que pegamos na fase de grupos na primeira temporada e tivemos jogos que nos deram confiança que podíamos ir mais longe. Bom sinal.

Antes dos jogos decisivos da Taça da Liga, vencemos o Cova da Piedade pelas quartas de final da Taça de Portugal e iríamos ter revanche contra o Porto logo antes do jogo de volta contra o Borussia.

Spoiler

IGluQPv.png

?

O Porto merece tudo que tá sofrendo só porque já tiveram Sérgio Conceição como treinador!

Mas ainda vai ter jogo de volta no Estádio do Dragão perto do fim do ano.

Esse jogo ocorreu depois do jogo de ida mas antes do da volta pelas oitavas, mas queria deixar os dois jogos da Champions perto um do outro.

E aqui o primeiro jogo, na Alemanha:

Spoiler

U074Gge.png

 

Caraca. Acho que tirando o jogo contra o Bayern na primeira temporada, essa foi a primeira vez que venci um jogo de mata-mata da Champions fora de casa. Sinal excelente. Fomos voando logo de cara e depois fechamos a casinha e ficaríamos contentes até com empate. Mas esse foi um resultado absolutamente fantástico.

E o jogo de volta no Estádio da Luz:

Spoiler

QfVihMo.png

 

Aos 30 minutos já tava 4x0. Time alemão é freguês do Benfica!

Na Liga NOS só uma única coisa impediu essa atualização de ser perfeita: empatamos com o Braga, com o time titular e que estávamos ganhando de 2x0, e isso interrompeu o fluxo 100% verde no calendário de jogos. Vou ficar bem triste se eu acabar o campeonato com 33 vitórias e 1 empate. Sim, esse é o nível que estamos chegando com o Benfica: se não vencer todas as partidas do Portuguesão, pode acabar a temporada! 

Gk7B5tP.pngRozksQu.png

 

TLGIa5M.png

 

fodmDLg.png

 

Será que quebramos 200 gols essa temporada também? Vou precisar ir um pouco mais longe na Champions, e a partir de agora é só pedreira. Cristiano Ronaldo com um rating absurdo de 8.34 de média.

Na NOS não tem como perder o título com 17 pontos na frente do Porto. Mas ainda quero ganhá-lo pela terceira vez seguida invicto. Seria um feito inacreditável. Vou até perguntar pros confrades com mais conhecimento se algo parecido já aconteceu em algum lugar na vida real. E meu Deus, só tomamos 5 gols em 23 partidas. Só reparei isso agora.

 

zWyCLVr.png

 

O empate com o Braga interrompeu uma sequência de mais de um ano apenas vencendo no torneio, de Janeiro a Janeiro, com 37 vitórias seguidas.

76ERjCG.png

 

E a alta rotação continua a todo vapor e colhendo muitos frutos.

zSXN2mf.pngWVphf4U.png

 

OwK0K5A.png

 

A Taça da Liga e o Mundial de Clubes me fizeram entrar no rank do continente Europeu:

 

LO9OsRt.png

 

PS: Portugal não teve jogos no período, então não receberá atualização.

 

<<<Anterior                                                                   <<<Índice>>>                                                                         Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 10/16/2018 at 11:26 AM, Neynaocai said:

Mesmo assim é dinheiro pra caramba. É o Criska reencarnado mesmo hahaha

Esperar o que, né. O cara recebeu o nome de Cristiano Ronaldo haha.

 

On 10/16/2018 at 6:52 PM, Andreh68 said:

Bizarra a supremacia.

Espera-se o mesmo da seleção agora ?

 

Dvorak me lembra Bartok ?

Só espera pra ver como continuou haha.

Da Seleção não prometo nada ?

 

On 10/17/2018 at 10:08 PM, marciof89 said:

Não cansado de humilhar com o Benfica, agora humilhará com Portugal.

Estamos de olho.

Hahaha, com o Benfica eu garanto, mas com Portugal não vou garantir nada não!

 

On 10/19/2018 at 8:05 AM, LuisSilveira said:

Muito bom! Vou ter que salvar a página nos Favoritos, pra usar de referência.

Entendi que você buscou, com sucesso, uma forma do time jogar com ocupação do campo adversário e controle. Sempre tenho receio de fazer isso nos meus times por: (1) não confiar que os jogadores efetivamente acertem os passes e (2) tomar gol de contra-ataque por estar com as linhas muito avançadas.

Gosto também do 4-4-2 mas ainda não consegui fazer funcionar direito no FM, seja pelos elencos que peguei (que coincidentemente ou não, favoreciam o 4-2-3-1) ou pelo que eu sabia de táticas. Vou levar bastante em consideração as coisas postadas aqui.

Quanto à visualização dos jogos, tenho colocado no modo Jogo Completo, o que me faz perder mais ou menos 1 hora por jogo e nem sempre entender onde estão as falhas do time. Vou checar como fica com a 2D.

Os vídeos que você passou vou ver com calma depois. No pc do trabalho fica meio difícil, hehe.

'Brigadão mesmo pela aula!

Nossa, isso eu não esperava haha. Ainda bem que foi útil.

Isso foi algo que foi sendo trabalhado, reformulado e adaptado desde o começo do save até chegar aqui.

Aqui foi o contrário: não consigo fazer 4231 me agradar.

Modo Completo eu não jogo não. Aí já acho meio exagerado. A maior parte assisto em Compreensivo. De vez em quando Extended. Talvez se a dominância continuar quando fizer 1x0 ou 2x0 contra pequenos e médios eu já chegue a mudar pra Momentos Chave direto.

Mesmo em 2D às vezes é difícil entender o que acontece. Mas é o melhor modo pra ajudar a identificar algo. O problema é que a "presentatividade" do jogo é ruim. Você pode até saber o que estaria errado se fosse na vida real, mas no jogo às vezes falta informação disponível pro jogador configurar no jogo. Às vezes você sabe o que quer ou precisa fazer, mas não sabe como configurar, ou pensa que tá configurando como queria mas não está e não sabe se configurou errado ou é por falta de entrosamento, poucas amostrar de jogos pra ter certeza, etc. 

Por exemplo, tive que assistir vídeos pra ver o que certas posições e funções faziam porque o jogo não te mostra, só tem uma descriçãozinha fuleira e nenhuma demonstração. Você tem que tentar ver o que acontece sendo batizado com fogo. Não tem como ver antes da partida como fica a linha de marcação, a aproximação ou distância entre as linhas, etc. Tem que testar às vezes no meio do campeonato. Treinadores pelo menos tem uma ideia durante os treinos. 

O 19 parece que tem um tutorial, vamos ver se algo muda em relação a isso. E depois que eu ajusto a tática como quero, assisto mesmo em 3D, raramente mudando pra 2D. É mais pra ajeitar as coisas mesmo.

De nada, ainda bem que te ajudou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Histórias de um treinador na estrada
  • #Vini featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • AllMight locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...