Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

is078K2.jpg

O objetivo desse tópico é explicar um pouco mais sobre o que são as instruções à equipe e instruções ao jogador e como utilizá-las na hora de montar uma tática. Muita gente se confunde na utilização das duas e até mesmo acha que quanto mais instruções seu time receber, melhor será sua tática. Portanto, com o intuito de clarificar toda essa situação que englobam essas ferramentas, criamos esse guia para facilitar a vida de quem está tropeçando na montagem de táticas por causa disso.

O que são as instruções à equipe?

As instruções à equipe são os comandos do Football Manager que permitem que você controle como sua equipe irá funcionar dentro da estratégia de jogo que você decide implementar. Elas estão divididas nas seguintes áreas: Ritmo, Perder Tempo, Largura, Linha Defensiva, Pressão, Desarme, Construção, Carácter directo dos passes, Liberdade criativa, Ataque, Finta e Liberdade de Movimentos.

instrucoes-a-equipe.png

LEIA MAIS:

O que fazem as instruções à equipe?

Ritmo

Controla o ritmo em que sua equipe trabalha a posse de bola e toca passes. Para quem deseja jogar com a posse de bola e construir as suas jogadas com calma e paciência, recomenda-se ritmos mais baixos. Para quem deseja que a bola chegue rapidamente até o ataque e que os jogadores troquem passes com agilidade, recomenda-se ritmos mais altos.

Perder Tempo

Em uma tradução não-literal, perder tempo significa fazer cera. Para quem deseja gastar tempo e irritar o adversário, é vital. Além disso, pode ajudar a fazer o relógio a andar ao seu favor em partidas decisivas.

Largura

Controla a distância entre o seu jogador mais centralizado para o seu jogador mais aberto e a distância entre os seus jogadores mais abertos e a linha de arremesso lateral. Ao optar jogar Com Extremos você está pedindo sua equipe para alargar o campo e tentar abrir espaço na defesa adversária. Ao jogar Sem Extremos, você está pedindo para sua equipe compactar pelo centro do campo e formar um bloco defensivo mais coeso. Normalmente, equipes ofensivas trabalham com muita largura, enquanto equipes defensivas trabalham com pouca largura.

Linha Defensiva

Controla a distância entre a sua linha de zagueiros e a linha de fundo. Quanto mais profunda, mais perto da linha de fundo e por consequência, da sua própria área a zaga estará. Quanto mais alta, mais afastado da linha de fundos e próximo do meio-campo sua linha de zagueiros estará. Além disso, você pode optar aqui por utilizar ou não uma estratégia de defesa em linha para colocar o ataque adversário em impedimento constante. Recomenda-se que utilize-se essa estratégia quando você estiver utilizando defesa mais alta.

Pressão

Controla a quantidade de pressão que seus jogadores exerceram sobre o condutor da bola no time adversário e nos jogadores que estão em suas linhas de passe. Muito menos pressão é empregado quando você quer deixar seu adversário com a posse de bola e se preocupar em fechar lá atrás. Muito mais pressão é empregado quando você quer incomodar constantemente a posse de bola do seu adversário para recuperar a bola e pegar a defesa adversária desestruturada. Também permite controlar se a equipe irá fazer Marcação Apertada e pressionar o goleiro para que ele não saia jogando curto.

Desarme

Controla a intensidade dos carrinhos da sua equipe. Aqui existe apenas a opção neutra, desarme agressivo e evitar carrinhos. Equipes que não possuem jogadores com bons índices de marcação desarme devem evitar opções mais agressivas.

Construção

Controla a forma como sua equipe irá distribuir a bola pelo campo. 

  • Jogar A Partir da Defesa envolve seus zagueiros e laterais na construção do jogo, saindo de forma mais curta para iniciar as jogadas. 
  • Explorar o meio, Explorar o flanco direito e Explorar o flanco esquerdo direcionam qual será o foco da construção da suas jogadas. Se você tiver jogadores mais perigosos no meio ou existe espaço por ali, é uma boa ideia focar seu jogo por essa direção, o mesmo vale para os dois flancos. 
  • Bombear a Bola Para a Área é a famosa ligação direta da zaga para o ataque, mas nesse caso, o foco será buscar os jogadores centralizados mais avançados. 
  • Aliviar para os Flancos é a mesma coisa, mas direcionado para seus jogadores mais abertos.

Se você utiliza dois atacantes, ao empregar a ligação direta, é melhor direcionar o fluxo para os dois atacantes e se você deseja explorar contra-ataques pelas pontas, os flancos são o melhor direcionamento.

Carácter directo dos passes

Controla a distância média que as suas equipes irão trocar passes. Equipes que querem priorizar a posse de bola devem utilizar passes mais curtos, enquanto quem prefere uma ação mais direta e expressa, passes diretos são a palavra de ordem. Aqui também é possível definir se sua equipe irá buscar manter a posse de bola.

Liberdade criativa

Funciona em linha com a questão dos desarmes, apenas três opções. Neutro e mais ou menos liberdade. Com essas opções ativas, você controla a liberdade que seus jogadores terão em campo para buscar o imprevisível e quebrar as suas instruções. É mais benéfico utilizar mais liberdade em equipes com maior fluidez, já que jogar de forma rígida com muita liberdade criativa acabam sendo ordens opostas. E o oposto vale para menos liberdade.

Ataque

Controla a forma como a sua equipe irá se movimentar no ataque e quais as instruções para fazer a bola chegar até o gol. 

  • Antecipar Cruzamentos: essa opção instrui seus jogadores a cruzar a bola da intermediária do campo de ataque, evitando chegar até a linha de fundo.
  • Sobreposição exterior: essa opção instrui aos jogadores laterais a fazer a ultrapassagem para dar opções abertas para a construção da jogada. Isso pode significar até que os jogadores centralizados podem optar por segurar a posse de bola até que essa ultrapassagem seja feita.
  • Sobreposição interior: essa opção instrui aos jogadores centrais a fazerem a ultrapassagem por dentro para dar opções em velocidade para invadir a grande área. Isso pode significar até que os jogadores mais abertos podem optar por segurar a posse de bola até que essa ultrapassagem seja feita.
  • Rematar Sempre que Possível: controla a frequência que sua equipe irá chutar a bola para o gol sempre que houver uma brecha. Essa instrução incentiva os seus jogadores a chutar a bola para o gol com mais frequência, deixando a construção da jogada de lado em detrimento de um aumento na quantidade de finalizações.
  • Levar a Bola até a Área: controla a frequência que sua equipe irá chutar a bola para o gol sempre que houver uma brecha. Essa instruções incentiva seus jogadores a construírem a jogada com mais paciência, levando ela até a área para construir oportunidades mais próximas do gol adversário.

Também é a área que controla como sua equipe deve cruzar a bola para a área.

  • Cruzamentos Largos: instrui cruzamentos mais altos, buscando o atleta de maior altura dentro da área ou aquele que está com liberdade para cabecear ou finalizar nas costas da zaga;
  • Cruzamentos Tensos: instrui cruzamentos mais longos e com curva, para dificultar o trabalho da defesa e do goleiro em se antecipar a esse tipo de jogada;
  • Cruzamentos Rasteiros: instrui cruzamentos rasteiros para aproveitar atacantes que são mais rápidos que os defensores e tem bom índice de antecipação;
  • Cruzamentos Variados: instrui cruzamentos mistos, misturando os três tipos de cruzamentos mencionados acima;

Finta

Controla a quantidade de vezes que seus jogadores irão partir para o lance individual. Normalmente, algumas instruções ao jogador já vem com as opções marcadas ou desmarcadas por padrão, mas caso você tenha jogadores com bons índices de velocidade, drible e técnica, pode ser uma boa ideia aproveitar disso para abrir espaços no time adversário.

Liberdade de Movimentos

Controla a forma como seus jogadores vão respeitar o sistema tático. Com maior liberdade de movimentos, os jogadores tendem a sair de posição, criando espaços na frente para o ataque aproveitar, mas para que isso ocorra, pode ocorrer uma desestruturação do seu sistema de jogo. Com uma menor liberdade de movimentos, sua equipe irá buscar respeitar a formação proposta e preferir manter o posicionamento a explorar e abrir espaços no sistema do time adversário.

LEIA MAIS: Como encontrar as melhores promessas no FM

O que são as instruções ao jogador?

As instruções ao jogador são os comandos do Football Manager que permitem que você controle como um jogador irá funcionar dentro da estratégia de jogo que você decide implementar, modificando seu comportamento em busca de minimizar seus defeitos ou aproveitar suas qualidades. As instruções de linha tem um painel similar que contém instruções que controlam instruções para: quando o adversário tem a bola, quando equipa tem a bola, quando jogador tem a bola, além de instruções de Finta, Finalização e Riscos no Passe. Ademais, algumas posições contém instruções ao jogador que vão de acordo com os requisitos de cada função.

Além disso, de acordo com a função e tarefa do jogador dentro de campo, algumas tarefas não podem ser removidas (em tom azul) ou não podem ser adicionadas (em tom vermelho). Por fim, você pode ver como está a mentalidade geral de um jogador através de uma barra. Quanto mais preenchida a barra, mais ofensivo é o jogador e mais dispostos a correr riscos ele estará.

instrucoes-ao-jogador-atacante.png

LEIA MAIS: O mapa das jovens promessas no FM

O que fazem as instruções ao jogador?

Existe uma diferença grande entre as instruções entre os goleiros e as dos jogadores de linha. Além disso, existem algumas outras opções que aparecem dependendo se o jogador atua de forma centralizada ou aberta. Como a maioria das instruções seguem mais ou menos o mesmo tom das instruções à equipe ou são bastante claras, optarei apenas por distinguir o que for vital.

Instruções aos goleiros

As instruções ao jogador quando aplicadas ao goleiro buscam mais definir como ele vai distribuir a bola do que controlar seu comportamento geral nas partidas. Você pode escolher como ele vai distribuir a bola, para onde vai distribuir, para quem vai distribuir, além de determinar a velocidade e riscos que ele terá ao executar essa distribuição.

instrucoes-ao-jogador-goleiro.png

Instruções aos laterais

Em comparação com uma posição central, os laterais tem instruções para quando a equipe tem a bolafechar as linhas, avançar no campo ou se manter como opção aberta. Além disso, quando ele tem a bola, você pode controlar se ele vai cortar para dentro ou buscar a linha de fundo, a frequência de cruzamentos e de onde ele irá cruzar. Também é possível que será o alvo primário de seus cruzamentos.

instrucoes-ao-jogador-lateral.png

Instruções aos zagueiros

Os zagueiros talvez sejam uma das funções mais limitadas do jogo em termos de personalização, já que não existe opção para definir o que eles normalmente irão fazer quando a equipe tem a bola ou quando o jogador está na posse da bola como em outras posições. No exemplo abaixo, quando você seleciona uma instrução ela ficará no tom verde.

instrucoes-ao-jogador-zagueiro.png

Instruções aos volantes

Em comparação com os zagueiros, os volantes já começam a ganhar um pouco mais de liberdade, mas ainda não é possível controlar o que o jogador faz quando tem a bola.

instrucoes-ao-jogador-volante.png

Instruções aos meias-centrais

Os meias-centrais ganham uma opção a mais de poder ter a liberdade de se movimentar de maneira específica quando tem a bola, podendo abrir o jogo ao se movimentar por zonas abertas. Além poderem se movimentar dessa forma também quando a equipe tem a bola.

instrucoes-ao-jogador-meia-central.png

Instruções aos meias-atacantes

Os meias-atacantes são bastante parecidos com os meias-centrais, mas quando o jogador tem a bola, a única coisa que você pode instruir de diferente para ele é segurar ou não a bola.

instrucoes-ao-jogador-meia-atacante.png

Instruções aos pontas

Os pontas tem instruções que mesclam especificidades do meia-atacante e do lateral. Porém, dependendo da função escolhida, muitas opções estarão pré-determinadas.

instrucoes-ao-jogador-ponta.png

Instruções aos atacantes

Os atacantes tem um perfil de instruções bastante similar ao dos meias-atacantes.

instrucoes-ao-jogador-atacante.png

LEIA MAIS: O manual das instruções ao adversário

Como utilizar as instruções à equipa e instruções ao jogador?

Depois de conhecermos melhor o que são as instruções à equipa e instruções ao jogador, além de buscar entender como elas funcionam e o que elas afetam no comportamento de um jogador, é hora de trabalhar como utilizá-las.

O primeiro passo na hora de se construir uma tática é decidir qual será a mentalidade da equipe e a formação da equipa. Ao definir essas duas opções, naturalmente as instruções à equipe serão ajustadas de acordo com o seu plano de jogo. E é aqui que deve ser seu foco, escolher bem a mentalidade e formação da equipe que irão retirar o melhor dos jogadores da sua equipe. As instruções à equipe servem apenas para acertar o que não está funcionando ou explorar alguma qualidade coletiva que você tiver.

Depois disso, é hora de definir quais as funções seus jogadores terão na sua tática. Antes mesmo de definir qualquer instruções, é importante ajustar as funções e tarefas de seus jogadores para que eles casem com aquilo que você decidiu que será o comportamento da sua opção. Não adianta nada ter um atacante isolado lá na frente em uma equipe que terá a prioridade será defender e fazer com que a bola não chegue nesse atacante é um pecado quando você está buscando opções mais ofensivas.

Assim que você decidiu a mentalidade, a formação da equipa e as funções e tarefas de seus jogadores chega a hora de se preocupar com instruções à equipa e instruções ao jogador. Contudo, você apenas deve utilizar essas ferramentas nos seguintes casos:

  • Se você deseja que seu time siga um estilo de jogo pré-determinado sempre;
  • Se você estiver copiando o estilo de jogo de algum treinador ou tática;
  • Para corrigir problemas pontuais da sua tática dentro de uma partida;
  • Para corrigir problemas crônicos da sua tática sem que você precise mudar de esquema;
  • Para corrigir problemas pontuais de um jogador dentro de uma partida;
  • Para corrigir problemas crônicos de um jogador sem que você precise mudar de esquema ou jogador;
  • Para fazer com que um jogador utilize todo o seu arsenal de qualidades;
  • Para evitar que os defeitos de um jogador comprometam a função que você deseja que ele realize;

Não é necessário microgerenciar se você tiver jogadores talentosos demais ou de menos. As instruções à equipa e as instruções ao jogador brilharam ao seu máximo se você souber o que estiver fazendo.

Se você tem uma preferência por equipes que joguem com passes curtos e seja intensa, você tem que utilizar as instruções à equipe para refletir isso, mas caso você não tenha os jogadores para isso, para que se preocupar em marcar instruções que seus jogadores não serão capazes de executar?

Por exemplo, na tática que é o exemplo das instruções desses jogadores, eu jogo com Passes Curtos e Jogar A partir da Defesa, mas meus zagueiros viviam buscando a ligação direta. Para diminuir isso, instrui que qualquer um dos meus Defesa Central que ele deveria tentar tocar curto (o padrão era passe direto) e Menos Passes de Riscos, dessa forma, eles passaram a focar no que eu queria: passar a bola para os laterais ou para o volante. Assim, eu assegurei que as instruções à equipe fossem seguidas à risca pelos zagueiros, mas sem precisar contratar dois Defesa com Bola para fazer isso naturalmente. Se eu utilizasse dois Defesa Central Limitado tudo isso seria impossível, pois não existe a opção de escolher passes curtos.

Dessa forma, eu utilizei as instruções ao jogador para corrigir um problema crônico da minha tática sem precisar recorrer a contratações ou mudança de esquema. Eu mantive meu time jogando do jeito que gosto, com uma simples mudança de instrução.

Outra forma interessante de se usar as instruções ao jogador é para que ele trabalhe seus Movimentos Preferidos do Jogador ou seus atributos altos. Vamos supor que minha tática precise de um Meia Central, que basicamente é um jogador sem instruções ao jogador personalizadas. Se eu tenho um jogador que se encaixa nessa função, mas ele poderia exercer uma ameaça através de chutes de longe ou através de criação de jogadas com passes mais arriscados, é só configurar as instruções para que elas reflitam isso.

Ao entender como as instruções à equipa e instruções ao jogador funciona você já será capaz de utilizá-las com maior impacto e terá menos dificuldades em criar táticas de sucesso. Foque na mentalidade, na formação da equipa e nas funções e tarefas dos jogadores e utilize essas instruções para potencializar sua tática ou corrigir defeitos, para mudar como sua equipe atua dentro de campo e até para salvar uma péssima atuação de um jogador. Se você não tem uma estratégia fixa, e quer que sua equipe jogue exatamente de determinada maneira, não faz sentido limitar o seu coletivo e o individual só para ter as instruções à equipa e instruções ao jogador ativas.

LEIA MAIS: Um guia tático em 12 passos

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por Jack 722
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/564256-cautious-low-block-football/
      Tradução e adaptação: Tsuru

      Nota do tradutor:
      Bloco alto: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos entre o meio-campo e o gol do adversário. Bloco médio: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos na altura do meio campo. Bloco baixo: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola entre o próprio gol e o meio-campo.
        1. Introdução
      Acho que o futebol defensivo 'real' está sub-representado no Football Manager, bem como muitas vezes deturpado. Não só é uma ocorrência comum para os jogadores de FM dizer que jogar com bloco baixo é inútil, o que é tão ruim quanto muita gente usando mentalidades de ataque, pressão mais alta e deixando de lado os sistemas com bloco baixo ou defensivos para se destacar mais.
      Como um usuário regular nesses fóruns, ainda estou para ver uma 'verdadeira' tática de bloqueio / cautelosa que seja 'verdadeira' e bem-sucedida. Espero que neste tópico eu possa mudar isso.
       
      2. Futebol Defensivo
      Acho que o que mais influencia se uma tática é 'defensiva' ou não, é a mentalidade. A maioria dos usuários descreve a mentalidade como um indicador de risco. Acho que essa é uma maneira decente de pensar sobre isso, mas prefiro imaginar em termos de intenção e me colocar no lugar de um jogador da vida real, em vez de um gerente virtual. Então, imagino como eu naturalmente esperaria jogar quando somos grandes favoritos (atacante) ou grandes azarões (defensiva). 
      Abaixo está como o mesmo cenário ficaria em uma mentalidade atacante e depois defensiva.

      Atacante
       

       
      Defensivo
       

       
      Quando queremos atacar, podemos esperar por decisões de maior risco. É mais provável que um ala cruze uma bola quando estiver aberto no flanco, os zagueiros correrão para a frente para apoiar o ataque e os jogadores do meio-campo jogarão mais encostados no ataque, bem como pontas avançados irão buscar sobrecarregar a área, diferente do que podemos ver no quadro de mentalidade defensiva. Aqui a prioridade é a segurança na defesa no caso de contra-ataque, e opções seguras para o portador da bola manter a posse. O ponta com posse de bola neste cenário verá que há apenas dois atacantes na área e provavelmente jogará a opção segura, passando de volta para seu zagueiro, em vez de correr mais riscos.
      Coisas semelhantes podem ser ditas para situações diferentes. Quando em posse da bola em seu próprio terço final, uma equipe atacante tentará subir as linhas para quebrar o sistema defensivo adversário, enquanto se concentra em reter a bola quando estiver sob pressão. Uma equipe defensiva provavelmente limpará a bola quando estiver sob pressão e manterá a posse quando não estiver.
      Por último, imagine ser um atacante quando seu time está na defesa contra um time muito mais forte, em vez de estar contra um time muito mais fraco. Contra o time mais forte, você vai voltar mais e ajudar seus defensores; já contra o time mais fraco você ficará mais feliz em avançar no campo. Dessa forma, você pode economizar energia para a fase de ataque e estar em uma boa posição para um contra-ataque, enquanto acredita que seus companheiros de equipe podem lidar com a pressão defensivamente e conseguir encontrá-lo quando finalmente ganharem a bola.
       
      3. O bloco baixo
      A característica padrão de quase qualquer bloco baixo é a compactação. Essa estratégia deve ser a mais compacta possível, convergindo principalmente para a área em frente à sua própria área de pênalti. Mais alto que isso, e você estará vulnerável a uma bola por cima, qualquer mais baixo que isso, e um jogador que receber a bola estará a uma boa distância de finalizar a gol. Um bom exemplo pode ser visto abaixo:
       

       
      As três características principais são que: 
      A equipe mantém sua forma em vez de perseguir o portador da bola O espaço é deixado sem marcação para inundar mais o meio A pressão só começa bem dentro de sua própria metade defensiva.
        Outro ponto interessante é o posicionamento dos atacantes. Eles não estão posicionados no alto do campo antecipando uma virada, eles são a primeira linha para ajudar na defesa. Isso significa que os contra-ataques são realmente mais difíceis nessa estrutura do que comumente se acredita. O contra-ataque é muito mais fácil com uma defesa de “bloco médio”, onde você tenta ganhar a bola mais ou menos no centro do gramado. O mais provável de acontecer quando este time recupera a bola é que os atacantes tentem segurar a bola para ajudar todo o time a avançar e ganhar território. Uma bola de contra-ataque ambiciosa no espaço será difícil tanto para o doador quanto para o receptor. Um defensor que recupera a bola estará sob pressão imediata de um contra-ataque (provavelmente em seu próprio meio-campo), o que significa que terá dificuldade para levantar a cabeça para ver o espaço. Os zagueiros adversários também têm uma grande vantagem sobre qualquer atacante que queira correr atrás, além de ter acabado de sair de um período de descanso.
       
      4. Expectativas realistas, limitações do mecanismo de jogo
      Você não pode jogar futebol defensivo por 90 minutos/jogo, 38 jogos/temporada, e esperar ter sucesso como qualquer time que não esteja lutando contra o rebaixamento. No futebol defensivo, você confiará demais em momentos individuais de brilhantismo, erros da oposição e comprometimento para marcar gols, especialmente quando uma vitória vale três pontos. Assista ao jogo completo de qualquer time ou gerente que tenha reputação de futebol defensivo ou estacione o ônibus e você descobrirá que eles ainda avançam e pressionam bem no campo de oposição com bastante regularidade; a diferença é que eles escolhem seus momentos. O futebol defensivo é útil para:
      Jogar uma partida como o azarão.  Planos de jogo: Mudar para uma tática defensiva para segurar uma vitória Usar futebol defensivo até ~75 minutos para manter um placar baixo antes de atacar tarde para uma vitória súbita ou arrancar um empate no final. Com uma tática ofensiva, você pode basicamente jogar uma temporada inteira usando uma mesma tática: desta forma, você terá uma estratégia de 'nós marcaremos mais do que vocês' e está tudo certo. Isso não funcionará com o futebol defensivo: se o outro time marcar o gol primeiro, eles podem reconhecer que você não está avançando - e podem facilmente assumir uma postura de futebol defensivo para segurar o placar. 
      Também acredito que, embora o futebol defensivo seja possível, o futebol de ataque no FM é muito eficaz. É fácil conectar seus melhores jogadores a um template como gegenpress e ganhar tudo. Isso significa que eu não tentaria a estratégia deste tópico se você está apenas buscando resultados: este método para mim é satisfatório porque posso obter resultados decentes e realistas jogando de maneira realista. Não tenho interesse em ganhar a liga com o Burnley jogando gegenpress desde o dia 1. 
       
      5. Análise FM
      No FM, levei o West Ham (previsto para terminar em 9º) para o 5º lugar, normalmente usando minha estratégia de bloco baixo. Ao fazer isso, também conseguimos números de posse ultra baixos, um alto número de bloqueios e bolas rifadas e um rótulo de 'catenaccio' da mídia.
       

       

       

       

       

       
      6. Táticas
       

       
      A tática acima é a mais defensiva das três que utilizo. Seguindo o que já foi dito na Seção 4, usamos essa estratégia contra todos os 'seis grandes' times da Premier League, bem como quando queremos segurar um placar favorável.
      Traduzimos os pontos feitos no bloco baixo da vida real na Seção 3, em FM:
      Linha defensiva mais baixa; Posicionar nossa linha defensiva um pouco fora da nossa própria área; Pressionar com menos frequência; Manter Formação para evitar aberturas de brechas; Linha de engajamento muito mais baixa; Pressionar o adversário apenas no nosso próprio campo; Manter nossas linhas as mais próximas possíveis para compactação vertical; Defender mais estreito; Deixar o lado de fora sem marcação para manter a compactação lateral; Formação 4411DM: Manter compactação vertical (mais compacta que uma 4231 / 433 que deixa lacunas na frente dos zagueiros)
        7. O estilo em campo
       
      Manchester United (F) Aqui jogamos com bloco defensivo os 90 minutos. Infelizmente perdemos por 1 a 0 devido a uma vitória aos 85 minutos mas, olhando para as estatísticas, você pode ver facilmente como em outro dia poderíamos ter roubado um empate. Apesar de dominar a posse e terem 20 chutes, conseguimos restringi-los a nenhuma chance clara (CCC's - clear cut chances, em inglês) enquanto tiveram apenas 2 meias-oportunidades, o mesmo que nós.
       

       
       
      Brighton (F) Em Brighton, por ser um jogo mais equilibrado, usamos estratégias diferentes como parte de um plano de jogo. Começando com um 4231DM positivo de bloco médio, jogamos um pouco no ataque até marcarmos um gol aos 18 minutos. Em seguida, mudamos para um contra-ataque de bloco médio no 4411DM até o intervalo, antes de mudar para a mesma tática defensiva de bloco baixo vista contra o Manchester United até o final.
       

       

       

       
      Como padrão geral na maioria dos nossos jogos nesta temporada, conseguimos vencer por um gol com menos posse de bola e menos chutes. Mas o mais importante, criamos mais chances claras do que eles.
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por herne79
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/487345-no-tactic-and-lots-of-experimental-shouting/

      Tenho feito algumas experiências e brincado com o uso dos gritos à beira do gramado sem instruções táticas. Ou seja, não uso nenhuma instrução de equipe, de jogador ou à oposição, e escolho sempre mentalidade Equilibrada.
      Tudo o que fiz foi escolher um time, uma formação e juntar algumas funções e tarefas dos jogadores. Então, durante as partidas, eu apenas uso gritos da linha lateral, sem outras alterações (além de substituições). Nunca fiz isso antes, então queria ver duas coisas:
      O efeito de não usar nenhuma instrução. Quero deixar as coisas o mais "baunilha" possível, sem sobrecarregar os jogadores com instruções táticas. Em outras palavras, eu dou a eles a estrutura (mentalidade, formação e tarefas) e, em seguida, deixo que eles prossigam com as coisas. Não tenho nenhum estilo tático em mente (uma razão primária para usar TIs, etc.) e quero remover (na medida do possível) qualquer influência externa que possa distrair meus jogadores. Quero focar nos jogadores tanto quanto possível.
        O que acontece ao usar os gritos na beira do gramado? Isso faz alguma coisa? Seria ainda mais difícil avaliar isso se eu jogasse um monte de TIs na minha equipe ou fizesse mudanças táticas constantes durante o curso de uma partida. Minha configuração:
       

      Funções:
      CD - Defesa Central
      WB - Ala
      CM - Meia Central
      T - N10
      AM - Meia Ofensivo
      IF - Atacante Interior
      AF - Ponta de Lança

      Tarefas:
      D - Defender
      Su - Apoiar
      At - Atacar

      Eu queria usar uma equipe prevista para terminar no meio da tabela. Portanto, devo esperar alguns jogos disputados contra times semelhantes, alguns (espero) jogos mais fáceis contra os candidatos ao rebaixamento e jogos mais difíceis contra os melhores times. Eu quero uma variedade de níveis diferentes de jogo, que eu não conseguiria se eu fosse com um clube superior ou inferior. É também por isso que escolhi a mentalidade equilibrada. Então, escolhi o West Ham. Sim, sou fã, mas também estou bastante familiarizado com os jogadores, o que me ajuda a definir as coisas.
      É literalmente isso. A única mudança tática leve que às vezes fazia era trocar o Ponta de Lança por um Oportunista, mas isso era raro.
      Portanto, meu objetivo era nada mais do que atingir meu objetivo de início de temporada (9º lugar). Com o West Ham, posso ganhar a primeira temporada da Premier League se estabelecer um certo estilo de jogo usando o criador tático e bagunçar as coisas durante as partidas, mas aqui não estou fazendo nada disso, então tudo que quero fazer é terminar na pior das hipóteses, 9º. Daqui para frente, o plano é melhorar gradualmente os jogadores do clube - então as melhorias na posição na liga viriam de jogadores melhores, e não do meu gênio tático (* ahem *). Veja como eu me saí no final da primeira temporada:
       

       
      Terminei em 3º, o que me surpreendeu muito para ser sincero. Eu sei que uma abordagem de "nenhuma (ou poucas) instruções táticas" ainda pode produzir bons resultados se as funções e tarefas dos jogadores forem bem definidos, mas a parte interessante aqui para mim é o impacto dos gritos da linha de lateral em jogo. Eu nunca os uso e para ser justo, é difícil decifrar o impacto que eles realmente têm - pode ser nada mais do que um placebo - mas depois de usá-los durante toda a temporada, vi as reações do jogador a eles (nem sempre positivas, para ser sincero) e o resultado, é difícil descontar seu efeito.
      Acabei de terminar a primeira temporada e estou construindo um time. Moise Kean e Donny van de Beek por 20m e 15m respectivamente lol (Juve e Ajax devem estar loucos) junto com Jack Butland no gol também por 15m farão muito bem. Assim, quando eu começar a jogar novamente, irei passar em mais detalhes (com exemplos) de como tenho usado os gritos.
      Eu tenho que dizer, a primeira temporada foi muito interessante e um pouco reveladora.
×
×
  • Criar Novo...