Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desafios do Allejo #1 - Road to the World Cup


LuizH

Posts Recomendados

BcbdvhP8JTjvOPp-QQ_MD_zaTRxNuarr9LwsTnm5-Xg95-QRjbFZcNAGjkOLo547ZQrjubcQkxKG7sBkHJJYNjKBxMrH2CvrQG5B8oCog8DbZrigtnCoX3nCO0BmPIZWZ5_e-0WeJMc8aBSR8U5e5AdDWXhq_2nkI4H6QHV4sKy9Wi-IS-kTGZ_cz9_cqKKnPAWSxSq-RFhkIAzvS457h9Fy3Nh6oZtBVCKIZSZKM1czB0E8WyjXHc7eWkbl98PnR5l534whvxv-AvjvkHTXjRjANj2f1Lcl6cTuCOrPsxGW_yyJax4ooDjW-fPv-GziFbzkaD35fg1uLircLb5uHMF_ABpxsRPMpwGozwSeIbhIJ62nKx-tJz4t7DnOqKHzivGY2hjhfkrp0sEJkHSQDMV9Jebo03xvf5306hJvfx0fdDefWcyDiUT38aQWuTX6E2scb5LJFmoGX6z8indnIgEPUtFuQRRC3dvAh-dkGFE8cXNjL6yo2_B7MYZ5KV48nSqbWw9jVl-TVB-Fntg4HeasN0cC-9EV_DPLulhwE89biVxRlrFi183JA2W8paGjnVA3IpQJMYcsi-NM7ENhB_9p-ABLJQs2=w800-h257-no

 

1. Sobre os desafios:

Em tempos de Copa do Mundo, surge aqui uma ideia de desafio que a algum tempo tenho vontade de construir aqui no fórum. Típicos em fóruns estrangeiros, a ideia consiste em uma série de desafios previamente definidos e com prazo estipulado para obtenção dos objetivos traçados. Os desafios buscam ser oportunos àqueles que possuem dificuldade em emplacar em algum "save" específico e por longo prazo, mas também pretende motivar aqueles que facilmente constroem histórias de sucesso dentro do jogo como um desafio de curto prazo. 

As pontuações serão cumulativas e surgem como uma motivação a mais dentro dos desafios. 

---

Desafio nº1:

O primeiro desafio, como o próprio título já faz questão de ilustrar, tem a Copa do Mundo como foco principal. Pouco típica entre a maioria dos jogadores de FM, a tarefa de dirigir uma seleção nacional geralmente surge ao longo do jogo e cumulativamente à gestão de um clube. Pois bem, o desafio aqui consiste em, exclusivamente, tomares as rédeas de uma seleção nacional durante os 4 anos que abrangem o ciclo de um mundial. O objetivo final, obviamente, é classificar sua seleção para a Copa do Mundo de 2022.

---

Pontuações:

Durante o ciclo:

Classificação para o Mundial de 2022   -->  30 pontos

Conquistar uma das copas das Federações ( Copa América/ Eurocopa/ Copa Africana e etc) --> 10 pontos

Não classificar uma seleção que já foi Campeã Mundial --> ( -20 pontos)

Na Copa:

Não passar de fase com uma seleção que já foi Campeã Mundial --> (-10 pontos)

Chegar às oitavas de final --> 5 pontos

Chegar às quartas de final --> 10 pontos

Chegar às semifinais --> 20 pontos

Chegar à final --> 30 pontos

Conquistar o Mundial --> 50 pontos

Fator de multiplicação:

Atingir os objetivos com uma seleção inédita ( ou seja, uma daquelas que nunca disputaram uma copa do mundo) -- > Pontos *2

Conquistar um título com uma seleção de um continente que não seja da América do Sul ou Europa --> Pontos *2

Regras Gerais:

O desafio pode ser concluído uma única vez por cada usuário.

Para jogá-lo, o usuário deve carregar a base oficial de dados do Football Manager sem nenhum update alternativo e simular até a final da Copa do Mundo de 2018. A partir daí, criar seu próprio treinador e seguir em frente rumo à copa do mundo. 

Concluído o desafio, devem ser publicadas as screenshots que comprovem o feito. 

Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante a ideia. Não curto muito (ou, sendo mais sincero: acho um porre) jogar com seleção no FM, mas de repente eu jogo esse, já que ainda não consegui me animar no FM18 e um desafio assim jogado por mais gente pode ser legal.

Uma dúvida só sobre a pontuação: ela não é cumulativa né? Tipo, se chegar na final são 30 pontos só, não 5+10+20+30 né? Ou tô pensando errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Danut disse:

Achei interessante a ideia. Não curto muito (ou, sendo mais sincero: acho um porre) jogar com seleção no FM, mas de repente eu jogo esse, já que ainda não consegui me animar no FM18 e um desafio assim jogado por mais gente pode ser legal.

Uma dúvida só sobre a pontuação: ela não é cumulativa né? Tipo, se chegar na final são 30 pontos só, não 5+10+20+30 né? Ou tô pensando errado?

Nunca joguei com seleção também, mas essa caminhada até a Copa sempre foi algo que me animou (na vida real), então achei que seria algo animador.

Quanto a pontuação, pensaste corretamente. Não é cumulativa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adoro fazer esse tipo de save e, de tempos em tempos, encaro o desafio. Na última vez, cheguei às quartas com a Austrália. 

Acho que vou tentar dessa vez, valeu por trazer para cá ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida: como ficam as regras sobre carregar jogadores e tal? Posso carregar só os caras do país que eu for jogar? Porque isso torna as coisas mais fáceis que carregar todo mundo, não?

EDIT: Ah, e o título deveria ser "Road to the World Cup".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, vinny_dp disse:

Eu adoro fazer esse tipo de save e, de tempos em tempos, encaro o desafio. Na última vez, cheguei às quartas com a Austrália. 

Acho que vou tentar dessa vez, valeu por trazer para cá ?

Boa! Eu ainda estou me decidindo sobre a seleção que escolherei. 

2 horas atrás, Danut disse:

Outra dúvida: como ficam as regras sobre carregar jogadores e tal? Posso carregar só os caras do país que eu for jogar? Porque isso torna as coisas mais fáceis que carregar todo mundo, não?

EDIT: Ah, e o título deveria ser "Road to the World Cup".

Essa questão de regras preferi deixar em aberto Danut! Seria recomendável carregar, no mínimo, todos os jogadores do continente, mas isso fica muito a critério de cada computador. O meu, por exemplo, sendo a carroça que é, não permitirá muita coisa.

Quanto ao título, meu inglês segue sendo péssimo haha Obrigado pela correção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, comecei o desafio. Passei um bom tempo antes já olhando as seleções e pensando em qual escolher. Resolvi ir com o Mali, pois acho que eles são a seleção mais forte a nunca participar de uma copa.

Fiz um jogo só até agora, 4 a 1 em cima do Gabão. Saímos atrás porque deixamos um tiro de meta ir direto pro Aubameyang, que só precisou correr e deslocar o goleiro. Mas viramos o jogo com muita propriedade, com gols de quatro jogadores diferentes.

Devemos nos classificar sem muita dificuldade para a Copa das Nações Africanas. O grupo é Mali, Gabão, Sudão do Sul e Burundi. Estamos com seis pontos (assumi com uma partida já jogada).

 

Edit pra não fazer post duplo: 4x1 no Gabão (jogo oficial), 4x0 na Guinéa (amistoso), 4x1 no Sudão do Sul (jogo oficial), 3x0 em Gana (amistoso) e agora 7x0 no Burundi (jogo oficial), goleada recorde garantindo a classificação pra Copa das Nações Africanas com duas rodadas por disputar. Começamos bem. Quero ver quando pegar seleções de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, atualizando aqui a minha campanha com a seleção do Mali.

Peguei a seleção logo após a Copa do Mundo de 2018, vencida pela França (1x0 sobre Portugal). Curiosamente, o Brasil ficou em último no seu grupo, conquistando um mísero ponto com um empate com a Romênia - e derrotas para Espanha e África do Sul.

Mas enfim, o post é sobre Mali, que não disputou a copa. Assumi a seleção na 56ª colocação do ranking mundial, na metade de 2018. Nesse ano, só vitórias. Em quatro jogos oficiais (Gabão, Sudão do Sul, Burundi e Gabão novamente), dois gols sofridos e 17 marcados. Em dois amistosos, contra Guiné e Gana, sete gols marcados e nenhum sofrido.

2019 começou com o último jogo da qualificatória pra Copa Africana de Nações - vitória por 5 a 0 sobre o Sudão do Sul. Tivemos a melhor campanha de todas na classificatória, e eu esperava chegar com tudo na competição. Para me preparar bem, marquei três amistosos. Vencemos a Costa do Marfim no primeiro por 2 a 1. Saímos na frente também contra os EUA, e aí eu já EMPOLGUEI. Só que levamos a virada, que decretou minha primeira derrota no cargo. E no amistoso seguinte, contra a Noruega, outra derrota - 1 a 0.

Acabamos chegando para a disputa da Copa Africana meio ressabiados. Além do mau momento, ainda tivemos um problema de falta de lateral esquerdo. O titular da posição se lesionou nos treinos na véspera da estreia - só voltaria a partir das quartas de final -, e o imbecil do treinador (eu, no caso) conseguiu errar a conta de posições. Só na hora de ir pro primeiro jogo que vi que o cara lesionado era o único lateral esquerdo do elenco. Tive que improvisar o reserva da direita por ali.

Além disso, o primeiro jogo foi logo contra Camarões, atuais campeões e donos da casa. Apesar do favoritismo do adversário, entramos acelerados e com menos de 30 minutos já vencíamos por 3 a 0. Camarões descontou antes do intervalo. No segundo tempo controlamos as coisas até perto do final, quando sucumbimos à pressão adversária e tomamos dois gols nos dez minutos finais. Um resultado que deu uma boa desanimada, e nos obrigava a não perder o jogo seguinte no grupo.

O segundo jogo foi com o Gabão, que já havíamos enfrentado na fase classificatória. Só que dessa vez jogamos mal pra caramba, e por detalhe não perdemos e ficamos à beira da eliminação - acabou 0 a 0. No terceiro jogo finalmente vencemos, 2 a 0 sobre Burkina Faso e classificação sem muito brilho para a fase seguinte.

Nas oitavas, pegamos Uganda. Saímos perdendo bem cedo, mas nos recuperamos e viramos para 2 a 1. O time ainda não empolgava, mas estávamos nas quartas de final. Nessa fase, o adversário foi o Congo. E finalmente fizemos um bom jogo, vencendo por 4 a 0.

Na semifinal, o adversário foi a forte seleção da Costa do Marfim. Provavelmente o time mais forte entre os quatro ainda vivos (nós, eles, África do Sul e Egito). Abrimos o placar no final da primeira etapa, e ampliamos aos 79 minutos. Com o 2 a 0 recuei todo mundo, o que se mostrou uma decisão muito errada. Bony descontou aos 83 e o zagueiro Gagnon empatou tudo aos 90. Com o empate resolvi atacar de novo. Para minha surpresa, deu tempo de marcar dois nos acréscimos, fechando o jogo em 4 a 2.

A finalíssima nos colocou diante da África do Sul. Abrimos o placar aos 30, levamos o empate aos 31. Voltamos a marcar aos 46, em um gol onde meu jogador estava impedido PRA CARALHO mas o bandeirinha não marcou nada. E fechamos a conta aos 87, levando o título pela primeira vez na história.

a01.thumb.png.7a1103462071f67b1d959440c64e1274.png

 

Agora é ver como vamos nas eliminatórias para a Copa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa @Danut. Eu estive pensando em iniciar com Mali. Me parecia ser uma das seleções mais forte do continente africano dentre aquelas que ainda não participaram de copas do Mundo.

Já abriste os trabalhos na pontuação com essa conquista da Copa Africana. Se mantiver o ritmo, deve conseguir uma classificação nas eliminatórias, apesar de provavelmente ter de encarar uma boa seleção dentro do grupo final. 

Eu vou analisar aqui com qual seleção começarei. Como escolheste o continente africano, acho que vou migrar para outro continente. Quem sabe Ásia ou América Central. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LuizH disse:

Boa @Danut. Eu estive pensando em iniciar com Mali. Me parecia ser uma das seleções mais forte do continente africano dentre aquelas que ainda não participaram de copas do Mundo.

Já abriste os trabalhos na pontuação com essa conquista da Copa Africana. Se mantiver o ritmo, deve conseguir uma classificação nas eliminatórias, apesar de provavelmente ter de encarar uma boa seleção dentro do grupo final. 

Eu vou analisar aqui com qual seleção começarei. Como escolheste o continente africano, acho que vou migrar para outro continente. Quem sabe Ásia ou América Central. 

Eles são uma seleção bastante forte mesmo. Acho que é a mais forte a nunca disputar a Copa, pois tem jogadores de qualidade em todas as posições. Algumas outras tem estrelas melhores, tipo o Gabão que tem o Aubameyang, mas daí o resto do time acaba não correspondendo. Mali é bem equilibrada.

Mas não deixa de jogar com eles só porque eu joguei, oras. Não coloquei tática utilizada nem nada que pudesse afetar o teu jogo de alguma forma. Comparar desempenhos usando uma mesma seleção também pode ser interessante ?

Pode jogar com quem tu quiser, por óbvio. Só dizendo que não precisa deixar de jogar com alguém só porque já apareceu. Figurinha repetida também vale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, parece divertido essa parada aí. Jogo pouco com seleções, mas gosto de várias delas e vou encarar esse desafio nos próximos dias. Só decidir qual seleção escolher ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já escolhi e a pedreira vai ser com a Armênia. Me classificar pela eliminatória europeia vai ser hardcore, mas vamos ver. Em breve trago imagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, marciof89 disse:

Já escolhi e a pedreira vai ser com a Armênia. Me classificar pela eliminatória europeia vai ser hardcore, mas vamos ver. Em breve trago imagens.

Realmente acho que pegar uma seleção fraca na europa é o mais difícil, porque as chances de classificação são menores. Isso ou uma da oceania são as duas piores situações.

 

-------------

Joguei mais dois amistosos com Mali, e voltamos a não apresentar nada. Eu não sei o que acontece, nos jogos oficiais jogamos bem no ataque - a defesa foi um problema, mas quando o time atacou funcionou. Aí nos amistosos contra equipes de mesmo nível a gente não faz nada. Tô com medo de dar ruim na classificatória pra copa que começa logo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não tive tempo para abrir o FM e escolher a seleção que jogarei. Certamente a Europa é a eliminatória que mais apresenta dificuldades, principalmente por você trabalhar a seleção por apenas 4 anos, e convenhamos que a Armênia é uma baita desafio.

Já eu to pensando em diversificar os continentes e ir jogar as eliminatórias da América Central haha 

--

Não deixa a peteca cair nas eliminatórias né @Danut

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a minha saga com Armênia encarando a Liga das Nações Europeias. Fazemos parte do último escalão europeu e por isso começamos na última divisão do campeonato. A Armênia até tem bons nomes para o setor do ataque, como Yura Movsisyan e Aras Özbiliz, além do fora da curva Henrikh Mkhitaryan. O problema é a defesa. O melhor zagueiro já tem 33 anos e não tem contrato com um time a 1 ano, e pras laterais no máximo um ou outro jogador razoável. Pro gol, além dos 2 veteranos, o goleiro da seleção sub-20 é interessante e já é o titular da equipe. Consegui convencer 2 jogadores com descendência armênia a virem para a seleção, um deles um dinamarquês e o outro um alemão. Fora eles, ainda existe um jogador brasileiro naturalizado que pode nos ajudar.

Depois de pesquisar e entender bastante sobre os jogadores que temos disponíveis, começamos o primeiro desafio com a seleção, que era nos classificarmos para a divisão de cima na Liga das Nações. Pegamos um grupo razoável: Um saco de pancadas (Andorra), um time fraco (Ilhas Faroe) e a nossa vizinha e real desafio no grupo, a Geórgia.

Contra Andorra não tivemos problemas: 4x1 lá e 8x1 em casa. Já Ilhas Faroe foi 2x1 em casa, 2x0 fora. O desafio era realmente contra a Geórgia, e o equilíbrio entre as duas equipes foi tão evidente, que ambos os jogos foram 1x1. Para nossa sorte, eles não golearam tanto Andorra, e o nosso saldo foi de 2 gols a mais que o deles, nos dando o acesso logo de cara, e terminando 2018 com um saldo positivo. Porém, já dá pra perceber que a defesa da Armênia vai nos dar trabalho, já que fomos capazes de tomar gol até de Andorra.

a.jpg

E no finzinho do ano, descobrimos qual vai ser nosso grupo de qualificação para a Euro 2020: Finlândia, Suíça, Sérvia e Rússia. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse teu grupo aí tá fantástico, hahaha. Não sei a Finlândia, mas do resto é bem possível que tu não ganhe um ponto que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E olha que, considerando os outros grupos, nós caímos no mais "equilibrado", já que podia aparecer uma Alemanha, Itália, Portugal... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou pensando em tentar este desafio, alguém jogando ainda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lucas Matías disse:

Estou pensando em tentar este desafio, alguém jogando ainda?

Eu tenho jogado conforme dá. Priorizo meu save compartilhado no PM mas de vez em quando qd enjoo vou lá pra Armênia tomar uns sacodes SUDHASUDHASUd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, marciof89 disse:

Eu tenho jogado conforme dá. Priorizo meu save compartilhado no PM mas de vez em quando qd enjoo vou lá pra Armênia tomar uns sacodes SUDHASUDHASUd

Europa é um desafio e tanto não pegar os sempre favoritos hein huahuaha, preciso saber se o criador do tópico ainda está com o projeto, a ideia é bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/07/2018 at 18:29, Lucas Matías disse:

Europa é um desafio e tanto não pegar os sempre favoritos hein huahuaha, preciso saber se o criador do tópico ainda está com o projeto, a ideia é bacana.

Bora encarar o desafio Lucas! Eu estou jogando sim, mas à passos de tartaruga haha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LuizH disse:

Bora encarar o desafio Lucas! Eu estou jogando sim, mas à passos de tartaruga haha. 

Só uma duvida, eu escolho a seleção que quero no começo do save, e se por algum acaso eu conseguir me classificar para a Copa de 2018? A dica é simular até o final da Copa 2018 então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Lucas Matías disse:

Só uma duvida, eu escolho a seleção que quero no começo do save, e se por algum acaso eu conseguir me classificar para a Copa de 2018? A dica é simular até o final da Copa 2018 então?

Não, você tem que pegar uma seleção imediatamente após o término da Copa do Mundo, e levar esta seleção para a Copa 2022.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que a Copa passou, talvez seja mais interessante começar. Eu tinha começado com a Algeria mas nem terminei 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iniciei com a República Democrática do Congo, assumi um dia depois do término da Copa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • DracoSallow
      Por DracoSallow
      Basicamente o Save consiste em Jogar duas temporadas com times de cada "Nível" do Ranking da FIFA, Começando no nível 0, com times de países não filiados, até o nível 20, com times dos países top 10, confira abaixo minhas conquistas até então:
      Nível 0
      2022/23 - Campeão da Zanzibar Premier League, com o Mafunzo FC
      2023/24 - Campeão da Zanzibar Premier League, com o Mafunzo FC
    • El Piratz
      Por El Piratz
      Pessoal, não sei se alguém já jogou com a Portuguesa. Neste FM23, com o Mundi Up, iniciei com a Portuguesa, mas a questão da dívida (pagamentos de 5milões por mês) está deixando muito complicado. Alguém está jogando com a Portuguesa tem alguma ideia do que posso fazer?
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      🗓️ terça-feira, 1° de fevereiro
      ⏰ 21h30
      📺 Globo e SporTV
      🏟️ Mineirão
       
      Escalações:

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Jogo já começou. 1x0 Brasil, gol do Casemiro. Goleiro equatoriano acaba de ser expulso. 
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Escalações prováveis:

×
×
  • Criar Novo...