Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

IUUR5e9.jpg

 

Esse guia tático para o Football Manager 2018 é dividido em 12 passos que vão te ajudar a compreender melhor o motor do jogo. Além disso, vão te dar uma compreensão muito maior sobre o que significam certas nomenclaturas que utilizamos frequentemente. Como sempre, utilizamos as nomenclaturas da versão PT-PT do jogo, já que não temos tradução em PT-BR.

1) Entender o que Mentalidade, formação da equipe, funções e tarefas fazem pelo seu time

  • A mentalidade afeta como um time joga. Seu time está disposta a se arriscar mais? Você quer que esse seja mais agressivo na transição ofensiva ou você prefere o controle através da posse de bola? A mentalidade afeta a pressão, largura, caráter direto dos passes e linha defensiva.
  • A formação da equipa afeta a forma do seu time jogar durante as transições. Em uma formação da equipa mais baixa (altamente estruturada é o menor nível) os jogadores irão ficar mais presos as suas tarefas, enquanto em formações da equipe mais alta (muito fluida é o maior nível) seu time tem mais chances de se comportar como uma unidade. Portanto, se você quer que seu time mantenha a estrutura da formação tática, você deve utilizar uma formação da equipe mais baixa.
  • Funções e tarefas servem para criar distinções individuais na mentalidade e estrutura, agindo na distribuição delas pelo time.

Por exemplo:

  • Defensivo - Altamente estruturado: As tarefas atacar estarão mais afastadas, e as chances deles se arriscarem são maiores, portanto é imprescindível que eles sejam capazes de fazer bom uso da bola sozinhos ou em inferioridade numérica. Pode demorar para que o restante do time alcance terços mais altos do ataque para fornecer apoio. Se você não utiliza a instrução Jogar a Partir da defesa, você poderá ver contra-ataques rápidos.
  • Defensivo - Muito fluida: a maioria do time vai jogar na mesma mentalidade e seu time será mais compacto, movendo em um bloco coeso. Como seu movimento é bastante calculado (pela mentalidade defensiva) ao avançar pelo campo, você pode encontrar um oponente bem postado na defesa quando seu time chegar ao ataque.

Um Oportunista em um time Defensivo - Altamente Estruturado sempre terá uma mentalidade mais alta e correrá mais riscos que em um time Defensivo - Muito fluida.

A medida que você aumenta a mentalidade, o estilo de passe, pressão, linha defensiva e temporização do seu time mudaram. A forma como o time joga se estrutura se manterá. Ou seja, em uma estrutura baixa, seu time se moverá em blocos separados respeitando a formação tática, mesmo que a mentalidade seja ofensiva e enquanto em uma estrutura alta, seu time se moverá em um bloco só, de forma coesa, mesmo em uma mentalidade ofensiva.

2) Analise seu elenco

  1. Vá na tela da divisão do campeonato nacional que você disputa e cheque a Previsão da Época, dessa forma, você identificará como você está ranqueado com relação aos outros times.
  2. Estude seu elenco e identifique pontos fortes e fracos. A tela de Relatório da Equipa te indicará boa parte dessas informações, mas você pode usar as abas de Profundidade do Plantel e Comparação. 
  3. Depois de analisar seu time, faça uma lista de posições e dê notas para cada jogador que você tiver, com base no que você aprendeu na fase de identificação de pontos fortes e fracos.

O jogo é sobre defender espaços, controlar espaços e atacar espaços. Para isso, precisamos entender como os jogadores podem desenvolver tarefas defensivas e ofensivas no campo. Dê as notas de acordo em como eles desempenham as seguintes tarefas:

Tarefas Defensivas

  1. O quão bom um zagueiro central é em lidar com cruzamentos? Observe Impulsão, Cabeceamento, Posicionamento e Antecipação;
  2. Quantos jogadores capazes de retornar rapidamente e apoiar nos trabalhos defensivos? Observe Concentração, Aceleração, Resistência, Determinação e Índice de Trabalho;
  3. O quão bons seus jogadores são em marcar apertado um oponente? Observe Concentração, Aceleração, Marcação e Força;
  4. Quantos jogadores capazes de identificar uma situação de perigo antes que ela ocorra? Observe Antecipação, Concentração Posicionamento;
  5. Quantos jogadores você tem que são capazes de chegar junto e na bola se necessário? Observe Bravura, Força Desarme;

Se você tem zagueiros que são fortes no jogo aéreo e com boa capacidade de posicionamento, então você pode jogar em diversas mentalidades. Seu time pode adotar posturas defensivas e permitir que o adversário cruze bolas na área. Entretanto, se os atributos dos seus jogadores estão apenas na média da divisão, então você tem que adaptar dinamicamente e decidir de acordo com cada adversário se é muito arriscado retrancar e permitir que o outro time fique tenha tempo e espaço para cruzar.

Quando seu time tem baixa aceleração e péssimo posicionamento eles terão de dificuldades em jogar em uma Formação da Equipa mais alta. Determine se seus jogadores tem boa Aceleração, determinação e Índice de Trabalho também, já que isso também influenciará se você pode jogar em uma estrutura e/ou mentalidade mais alta. É necessário verificar isso porque as tarefas Defender e Apoiar podem ter que recompor rapidamente quando a posse de bola passar para o outro time.

Se seu time está na média ou abaixo da média em tarefas defensivas, então é recomendado atuar ao menos com um volante, já que sua linha defensiva terá mais apoio. Essa é a hora de reconhecer seus prontos fracos e preparar para lidar com eles, caso necessário.

Tarefas ofensivas

Criar chances no FM é sobre controlar os espaços e usá-los. Nós sabemos quais os jogadores temos a nossa disposição e quais são suas capacidades.

  1. Quantos jogadores são capazes de atacar os espaços (por exemplo, jogadores atuando em funções Atacar ou Apoiar pelos lados do campo ou aqueles que você espera que irá se mover pelos espaços centralmente)? Observe Aceleração, Sem Bola, Antecipação, Determinação e Índice de Trabalho.
  2. Quem são os jogadores que podem controlar a bola? Observe Primeiro Toque, Equilíbrio Agilidade;
  3. Quantos jogadores são capazes de controlar e trabalhar nos espaços (jogadores com tarefa Apoiar e que devem recuar para buscar a bola ou segurar a bola)? Observe Força, Equilíbrio, Decisões, Sem Bola, Determinação, Índice de Trabalho e Compostura;
  4. Quem são os jogadores capazes de encontrar jogadores nos espaços (jogadores que costumam fazer passes mais arriscados)? Observe Primeiro Toque, Decisões, Passe Visão;

Entender do que seus jogadores são capazes irá influenciar suas decisões e que tipo de formações táticas você pode usar e como você irá aproveitar os espaços. Se você escolher uma Formação da Equipe estruturada, então seus jogadores nas tarefas Atacar terão que ou atacar os espaços ou controlá-los, dependendo da função. Se suas funções demandam que eles driblem ou se movam por espaços, então você tem que ter certeza que ele tem atributos para desempenhar aquilo. Atributos técnicos como Cruzamento, Drible Finalização devem ser levados em conta para tarefas específicas que você desejar implementar.

Por exemplo, você quer usar um Ponta em uma Formação da Equipe estruturada e quer que ele aproveite os espaços pelos lados, para isso você precisa que ele seja capaz de atacar os espaços, controlar a bola e que ele seja capaz de driblar e cruzar para tentar criar alguma oportunidade.

No começo pode ser assustador ou maçante. Mas quando você adota uma maneira sistemática de analisar se um jogador é capaz de realizar um papel dentro de uma determinada Formação da Equipa as coisas ficam mais fáceis.

Em formações estruturadas, jogadores com tarefa Atacar precisam esperar por apoio, portanto, precisam saber atacar os espaços e controlar a bola. Em estruturas fluidas, eles precisarão se movimentar, controlar a bola e atacar os espaços.

Independentemente da Formação da Equipa você sempre precisará de jogadores para achar quem está nesses espaços, provavelmente seus armadores, ou qualquer função assinalada para tentar passes mais arriscados.

E por que considerar tudo isso é importante?

Você já deve ter ouvido os seguintes conselhos: "dar opções de passe", "defender contra cruzamentos", mas como fazer isso efetivamente? Entender como uma jogada ocorre nos dá uma visão de quais ações podem ter dado errado. Algum jogador foi pressionado rapidamente e perdeu a bola porque o apoio não chegou rápido o suficiente? Seu controle de bola deixou a desejar? Com isso, você sabe o que precisa melhorar para que a forma que você deseja jogar ocorra.

Ao saber se seus defensores podem lidar com cruzamentos permite utilizar estratégias defensivas com mais tranquilidade. Saber se você tem jogadores que podem recuperar a bola dentro da área e limpar a jogada permite que você adote uma estratégia mais conservadora, e tudo isso sabendo que em táticas defensivas, você entrega os lados do campo para o adversário. Ao entender como os atributos encaixam dentro da fases ofensivas e defensivas irá te ajudar. O FM 2018 também fez com que comparar jogadores através de funções específicas e atributos-chaves para essas funções ficasse mais fácil. Clique em uma posição na sua tática, pegue um jogador no elenco e arraste (mas não solte) para essa posição e estude a comparação que irá aparecer à direita.

3) Crie uma tática equilibrada com mais de uma rota para o gol

Um tática não precisa ter dez tarefas Atacar para marcar gols, um tática sem essas funções também pode ter sucesso, desde que você tenha considerado cuidadosamente do que seus jogadores são capazes.

Sempre pense como você irá defender os espaços deixados por suas tarefas ofensivas. Se você estiver usando um Ala Completo, ele irá avançar agressivamente se estiver com a tarefa Atacar selecionada. Como você irá defender esse espaço em sua ausência?

Sua tática é capaz de criar mais de um tipo de gol? Não enxergue suas táticas de maneiras unidimensional. Você pode criar táticas em que um lado cruze muito enquanto em outro lado você trabalha a bola com passes curtos para atrair a marcação adversária e gerar espaços.

Uma tática equilibrada é tudo sobre controlar espaços. Preocupe-se primeiro em não tomar gols, decidindo primeiro sua estrutura defensiva para depois pensar na ofensiva. Observe os diagramas de passe nos relatórios da equipe e veja quais são as combinações de passes chaves e analise se elas estão usando o espaço eficientemente.

Quando você criar uma tática considere suas tarefas primeiro. Quando estiver definindo-as, olhe as tarefas ofensivas e tenha certeza de ter o apoio defensivo necessário para cobrir aqueles espaços quando seu time partir para o ataque. Quando criamos uma tática balanceada, nós sempre estamos tentando equilibrar tarefas para ter certeza que existe cobertura para as ofensivas.

Por exemplo, você decide usar um tarefa Atacar em um meio-campista lateral em uma tática com três homens no meio-campo, considere usar uma tarefa Apoiar no jogador que estiver atrás dele. Dessa forma, durante uma transição do ataque para a defesa, você terá cobertura naquela lado do campo. Depois que você tiver distribuído as tarefas, você pode pensar nas funções que sua tática pode precisar.

Lembre-se que você tem a opção de usar os Planos de Jogo no Football Manager 2018, e essa poderosa ferramenta lhe dá a oportunidade de criar cenários para fazer mudanças sutis no seu sistema de jogo em certas circunstâncias, lhe permitindo bastante flexibilidade tática.

4) Adapte as funções ao jogador

Muitas funções no jogo podem não ser adequadas para as características de um jogador. Use as Instruções ao Jogador para otimizar as habilidades do jogador para os requisitos da posição. Se um jogador não consegue driblar, escolha uma função onde ele drible menos. Se ele tem baixa VisãoDecisões, então não lhe dê uma função onde ele tenha que arriscar passes. Você pode até fazer uso da opção de travar certas funções em uma tática de acordo com o jogador.

5) Foque em como as funções e tarefas trabalham em conjunto na sua tática

Funções e tarefas podem trabalhar de forma a criar triângulos ou losangos para trocas de passes dentro de um jogo. As tarefas podem ser combinadas em conjunto para garantir que diversos jogadores estejam bem divididos em diversas partes do campo. Por exemplo, você tem algum jogador na defesa com uma tarefa Defender e um lateral com a tarefa Apoiar.

Juntos eles foram designados a dar apoio um ao outro. O mesmo vale para dois atacantes em um 4-4-2. Um atacante pode trabalhar pelo outro, com um deles atuando mais recuado e segurando para o outro que está mais avançado no campo. Quando você pensa em funções e tarefas, você precisa pensar em combinações efetivas que trabalhem a bola perfeitamente durante as transições.

6) Use as Instruções à Equipe sabiamente

As Instruções à Equipe permitem que você crie estilos de jogo, mas não entender o que elas fazem é muito pior. Quando estiver em dúvida, não use nenhuma instrução. Se você não tiver certeza do que elas fazem, escolha uma de cada vez e observe os efeitos. A maioria delas são auto-explicativas.

E não existe nenhum guia definitivo sobre quais instruções usar no jogo. Enquanto você pensar logicamente e manter as coisas de forma simples, se sairá bem.

Sempre que você jogar com uma estrutura mais fluida sempre lembre que usar linhas defensivas muito altas combinadas com uma defesa em linha pode ser arriscado, já que você está comprimindo ainda mais seu time. Portanto, a melhor opção quando se trata dessas instruções é observar como isso modifica seu time observando mais livremente na pré-temporada.

7) Analise o time adversário

Antes de cada partida, cheque as condições climáticas e os relatórios pré-jogo do olheiro e do analista tático sobre o time adversário. Preste bastante atenção às combinações-chave de passes e tente identificar como eles movem a bola e quem são seus jogadores criativos.

Você pode optar por usar uma estratégia de cortar o fornecimento na fonte ou se defender contra essa ameaça. Para quem buscar ser mais agressivo e cortar a linha de passes entre esses jogadores, o importante é isolar onde a maior parte do jogo apoiado está ocorrendo, e essa é a área que você vai atrapalhar, seja sobrecarregando ou diminuindo a influência de seus jogadores criativos.

Se você planeja recuar e se defender contra essa ameaça, então você precisa focar nas funções e tarefas de seu time que podem realizar esse trabalho sendo bons de posicionamento e de jogo aéreo. Por exemplo, você pode recuar e defender dando liberdade pelas laterais e absorvendo os ataques sem a necessidade de contra-atacar. Uma forma interessante seria Defensivo - Fluida, já que é uma boa maneira de jogar se você é aprendiz de Mourinho.

8 ) Entenda as transições

Você analisou seus jogadores, agora como você sabe quando uma tática não está funcionando? É necessário olhar nas transições da bola da defesa para o ataque e nas transições da bola do ataque para a defesa.

Quando atacamos deseja-se uma movimentação perfeita da defesa para o ataque. Sempre que um movimento falha, é preciso entender o que aconteceu. Assim que o evento acontece, é preciso observar atentamente e voltar a jogada uns passos para trás. Você pode ter sofrido um gol, mas não porque seu zagueiro falhou em desarmar um adversário a tempo, mas porque um meio-campista a cinco movimentos atrás não estava na posição certa e permitiu que a bola fosse interceptada.

Quando você identificar as falhas nessas transições, talvez seja interessante revisitar o segundo passo para entender como e porque essas transições falharam.

9) Não seja rígido na sua abordagem, prepare-se para adaptar

Isso significa que você pode ter que mudar sua abordagem para um jogo. Se o time adversário está te atacando pela esquerda, talvez seja necessário mudar as tarefas para compensar. Ou talvez você percebeu que o adversário está retrancado e pode precisar pressionar mais, abrir o jogo ou aumentar os jogadores nas tarefas de apoio.

Quando o time adversário marca um gol, ele já está preparado para mudar de mentalidade, formação da equipa e até funções e tarefas para manter a vantagem. Quando ele espera vencer pode até decidir ir Atacar - Fluida para cima de você. O treinador adversário joga dinamicamente para obter um resultado, e você precisa estar preparado para fazer o mesmo, não importando se é um pequena mudança ou uma grande mudança.

Adquira a prática de tentar estratégias onde você pressiona absurdamente para marcar um gol e depois recua para defender. Você pode fazer mudanças táticas para jogar mais defensivamente ao dizer para seus jogadores segurarem a posse de bola e levar a bola até a área. Ou você pode mudar para Contra-Atacar - Estruturado e buscar passar no espaço se o adversário ir para cima pelos lados.

10) Aprenda a usar Instruções sobre o Adversário

As Instruções sobre o Adversário agem sobre um jogador específico do adversário ao contrário de Instruções ao Jogador como marcação apertada e pressionar mais. Considere utilizá-las para pressionar a linha defensiva do adversário. Você também pode usar elas para dar entradas mais fortes em bons cruzadores, colocar mais pressão em jogadores que estão fora de forma ou até mesmo chegar mais duro em quem estiver lesionado, mas em campo. Quem disse que você tem que ser bonzinho?

11) Tenha uma estratégia de banco de reserva

Os jogadores no banco de reservas podem representar uma efetiva mudança de estratégia para você. Não é vergonhoso ter alguém alto e forte para segurar os defensores e a bola no campo de ataque. Não tenha medo de escolher jogadores diferentes que podem realizar funções diferentes para criar variados estilos de jogo.

12) Não deixe suas bolas paradas de lado

Se você tem um jogador que chuta bem de longe, coloque ele para Aparecer vindo de Trás e mande cruzar as bolas na região da marca do pênalti para que ele possa chegar chutando. Você também pode preparar rotinas que te ajudem a manter a posse de bola. E não se esqueça de se preparar defensivamente para evitar tomar gols no contra-ataque.

Guia traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: https://teaandbusquets.com/12-step-guide-tactics
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Muito bom, acrescentaria movimento preferencias do jogador com algo muito importante na sua tática, as vezes olhamos só a movimentação dos atacantes, mas a movimentação preferenciais do jogador ta fazendo um diferença danada nesse FM18. 

   Um MC com movimento de entra na grande área do adversário faz uma diferença enorme no jogo,  MC com correr com a bola, jogar pelo flanco dir/esqu. Muito usar esses movimentos de acordo com a tática que esteja montando! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Lindo artigo, @Henrique M.. Curto e rico em informações.

Sobre a parte de análise do time adversário, como você sugere, na prática, cortar as linhas de passe e diminuir a influência de jogadores criativos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por Jack 722
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/564256-cautious-low-block-football/
      Tradução e adaptação: Tsuru

      Nota do tradutor:
      Bloco alto: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos entre o meio-campo e o gol do adversário. Bloco médio: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos na altura do meio campo. Bloco baixo: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola entre o próprio gol e o meio-campo.
        1. Introdução
      Acho que o futebol defensivo 'real' está sub-representado no Football Manager, bem como muitas vezes deturpado. Não só é uma ocorrência comum para os jogadores de FM dizer que jogar com bloco baixo é inútil, o que é tão ruim quanto muita gente usando mentalidades de ataque, pressão mais alta e deixando de lado os sistemas com bloco baixo ou defensivos para se destacar mais.
      Como um usuário regular nesses fóruns, ainda estou para ver uma 'verdadeira' tática de bloqueio / cautelosa que seja 'verdadeira' e bem-sucedida. Espero que neste tópico eu possa mudar isso.
       
      2. Futebol Defensivo
      Acho que o que mais influencia se uma tática é 'defensiva' ou não, é a mentalidade. A maioria dos usuários descreve a mentalidade como um indicador de risco. Acho que essa é uma maneira decente de pensar sobre isso, mas prefiro imaginar em termos de intenção e me colocar no lugar de um jogador da vida real, em vez de um gerente virtual. Então, imagino como eu naturalmente esperaria jogar quando somos grandes favoritos (atacante) ou grandes azarões (defensiva). 
      Abaixo está como o mesmo cenário ficaria em uma mentalidade atacante e depois defensiva.

      Atacante
       

       
      Defensivo
       

       
      Quando queremos atacar, podemos esperar por decisões de maior risco. É mais provável que um ala cruze uma bola quando estiver aberto no flanco, os zagueiros correrão para a frente para apoiar o ataque e os jogadores do meio-campo jogarão mais encostados no ataque, bem como pontas avançados irão buscar sobrecarregar a área, diferente do que podemos ver no quadro de mentalidade defensiva. Aqui a prioridade é a segurança na defesa no caso de contra-ataque, e opções seguras para o portador da bola manter a posse. O ponta com posse de bola neste cenário verá que há apenas dois atacantes na área e provavelmente jogará a opção segura, passando de volta para seu zagueiro, em vez de correr mais riscos.
      Coisas semelhantes podem ser ditas para situações diferentes. Quando em posse da bola em seu próprio terço final, uma equipe atacante tentará subir as linhas para quebrar o sistema defensivo adversário, enquanto se concentra em reter a bola quando estiver sob pressão. Uma equipe defensiva provavelmente limpará a bola quando estiver sob pressão e manterá a posse quando não estiver.
      Por último, imagine ser um atacante quando seu time está na defesa contra um time muito mais forte, em vez de estar contra um time muito mais fraco. Contra o time mais forte, você vai voltar mais e ajudar seus defensores; já contra o time mais fraco você ficará mais feliz em avançar no campo. Dessa forma, você pode economizar energia para a fase de ataque e estar em uma boa posição para um contra-ataque, enquanto acredita que seus companheiros de equipe podem lidar com a pressão defensivamente e conseguir encontrá-lo quando finalmente ganharem a bola.
       
      3. O bloco baixo
      A característica padrão de quase qualquer bloco baixo é a compactação. Essa estratégia deve ser a mais compacta possível, convergindo principalmente para a área em frente à sua própria área de pênalti. Mais alto que isso, e você estará vulnerável a uma bola por cima, qualquer mais baixo que isso, e um jogador que receber a bola estará a uma boa distância de finalizar a gol. Um bom exemplo pode ser visto abaixo:
       

       
      As três características principais são que: 
      A equipe mantém sua forma em vez de perseguir o portador da bola O espaço é deixado sem marcação para inundar mais o meio A pressão só começa bem dentro de sua própria metade defensiva.
        Outro ponto interessante é o posicionamento dos atacantes. Eles não estão posicionados no alto do campo antecipando uma virada, eles são a primeira linha para ajudar na defesa. Isso significa que os contra-ataques são realmente mais difíceis nessa estrutura do que comumente se acredita. O contra-ataque é muito mais fácil com uma defesa de “bloco médio”, onde você tenta ganhar a bola mais ou menos no centro do gramado. O mais provável de acontecer quando este time recupera a bola é que os atacantes tentem segurar a bola para ajudar todo o time a avançar e ganhar território. Uma bola de contra-ataque ambiciosa no espaço será difícil tanto para o doador quanto para o receptor. Um defensor que recupera a bola estará sob pressão imediata de um contra-ataque (provavelmente em seu próprio meio-campo), o que significa que terá dificuldade para levantar a cabeça para ver o espaço. Os zagueiros adversários também têm uma grande vantagem sobre qualquer atacante que queira correr atrás, além de ter acabado de sair de um período de descanso.
       
      4. Expectativas realistas, limitações do mecanismo de jogo
      Você não pode jogar futebol defensivo por 90 minutos/jogo, 38 jogos/temporada, e esperar ter sucesso como qualquer time que não esteja lutando contra o rebaixamento. No futebol defensivo, você confiará demais em momentos individuais de brilhantismo, erros da oposição e comprometimento para marcar gols, especialmente quando uma vitória vale três pontos. Assista ao jogo completo de qualquer time ou gerente que tenha reputação de futebol defensivo ou estacione o ônibus e você descobrirá que eles ainda avançam e pressionam bem no campo de oposição com bastante regularidade; a diferença é que eles escolhem seus momentos. O futebol defensivo é útil para:
      Jogar uma partida como o azarão.  Planos de jogo: Mudar para uma tática defensiva para segurar uma vitória Usar futebol defensivo até ~75 minutos para manter um placar baixo antes de atacar tarde para uma vitória súbita ou arrancar um empate no final. Com uma tática ofensiva, você pode basicamente jogar uma temporada inteira usando uma mesma tática: desta forma, você terá uma estratégia de 'nós marcaremos mais do que vocês' e está tudo certo. Isso não funcionará com o futebol defensivo: se o outro time marcar o gol primeiro, eles podem reconhecer que você não está avançando - e podem facilmente assumir uma postura de futebol defensivo para segurar o placar. 
      Também acredito que, embora o futebol defensivo seja possível, o futebol de ataque no FM é muito eficaz. É fácil conectar seus melhores jogadores a um template como gegenpress e ganhar tudo. Isso significa que eu não tentaria a estratégia deste tópico se você está apenas buscando resultados: este método para mim é satisfatório porque posso obter resultados decentes e realistas jogando de maneira realista. Não tenho interesse em ganhar a liga com o Burnley jogando gegenpress desde o dia 1. 
       
      5. Análise FM
      No FM, levei o West Ham (previsto para terminar em 9º) para o 5º lugar, normalmente usando minha estratégia de bloco baixo. Ao fazer isso, também conseguimos números de posse ultra baixos, um alto número de bloqueios e bolas rifadas e um rótulo de 'catenaccio' da mídia.
       

       

       

       

       

       
      6. Táticas
       

       
      A tática acima é a mais defensiva das três que utilizo. Seguindo o que já foi dito na Seção 4, usamos essa estratégia contra todos os 'seis grandes' times da Premier League, bem como quando queremos segurar um placar favorável.
      Traduzimos os pontos feitos no bloco baixo da vida real na Seção 3, em FM:
      Linha defensiva mais baixa; Posicionar nossa linha defensiva um pouco fora da nossa própria área; Pressionar com menos frequência; Manter Formação para evitar aberturas de brechas; Linha de engajamento muito mais baixa; Pressionar o adversário apenas no nosso próprio campo; Manter nossas linhas as mais próximas possíveis para compactação vertical; Defender mais estreito; Deixar o lado de fora sem marcação para manter a compactação lateral; Formação 4411DM: Manter compactação vertical (mais compacta que uma 4231 / 433 que deixa lacunas na frente dos zagueiros)
        7. O estilo em campo
       
      Manchester United (F) Aqui jogamos com bloco defensivo os 90 minutos. Infelizmente perdemos por 1 a 0 devido a uma vitória aos 85 minutos mas, olhando para as estatísticas, você pode ver facilmente como em outro dia poderíamos ter roubado um empate. Apesar de dominar a posse e terem 20 chutes, conseguimos restringi-los a nenhuma chance clara (CCC's - clear cut chances, em inglês) enquanto tiveram apenas 2 meias-oportunidades, o mesmo que nós.
       

       
       
      Brighton (F) Em Brighton, por ser um jogo mais equilibrado, usamos estratégias diferentes como parte de um plano de jogo. Começando com um 4231DM positivo de bloco médio, jogamos um pouco no ataque até marcarmos um gol aos 18 minutos. Em seguida, mudamos para um contra-ataque de bloco médio no 4411DM até o intervalo, antes de mudar para a mesma tática defensiva de bloco baixo vista contra o Manchester United até o final.
       

       

       

       
      Como padrão geral na maioria dos nossos jogos nesta temporada, conseguimos vencer por um gol com menos posse de bola e menos chutes. Mas o mais importante, criamos mais chances claras do que eles.
    • bronoti
      Por bronoti
      Alguém tem a tradução do Football Manager 2012?
×
×
  • Criar Novo...