Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Convocação Brasileira para a Copa do Mundo 2018


nosredna

Posts Recomendados

É inconcebível o ALLAN não ter sido convocado; A barbaridade que o menino jogou no Napoli não tá no gibi, acho uma BLASFÊMIA absurda não ter convocado ele, e me convocam Renato Augusto que joga na China e é o queridinho do Tite, só pode ser brincadeira, ele, Fabinho, Arthur e Vanderlei ou Grohe agregariam mais que Cássio, Fagner, Taison e Renato Augusto. é imperdoável não ter convocado o Allan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o caso mais grave não são nem esses tão contestados aí ( Taison, Cássio e Fagner). Taison foi só a passeio, Fagner era esperado (não que seja justo, mas era esperado, vamos ser francos) e Cássio será o terceiro goleiro e só vai aparecer no álbum de figurinhas.

Pra mim o pior é ter Fernandinho e Paulinho de titular (não acho que o Tite vá começar com Renato Augusto). É um meio de campo, na minha opinião, engessado, sem criatividade e sem técnica. Precisaremos DEMAIS de uma boa resposta dos pontas para fazer o time funcionar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allan, Fabinho e Jorginho jogando demais e o Tite me leva um dos China Boys. Quem joga na China não devia nem ser citado. quanto mais convocado.Ainda bem que o Jorginho preferiu jogar pela Itália.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Dan_Cunha disse:

Na minha opinião o caso mais grave não são nem esses tão contestados aí ( Taison, Cássio e Fagner). Taison foi só a passeio, Fagner era esperado (não que seja justo, mas era esperado, vamos ser francos) e Cássio será o terceiro goleiro e só vai aparecer no álbum de figurinhas.

Pra mim o pior é ter Fernandinho e Paulinho de titular (não acho que o Tite vá começar com Renato Augusto). É um meio de campo, na minha opinião, engessado, sem criatividade e sem técnica. Precisaremos DEMAIS de uma boa resposta dos pontas para fazer o time funcionar.

 

Você acha que o Tite vai colocar Casemiro e Fernandinho juntos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Você acha que o Tite vai colocar Casemiro e Fernandinho juntos?

Não sei, mas pela entrevista dele pós nomes ele deu a entender que acha viável sim (não sei se Casemiro - Fernandinho - Paulinho, mas falou de Fernandinho e Paulinho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9PlHIUT.jpg

 

Chega de internet por hoje! Allan e Jorginho mereciam muito, mas Jorginho foi esperto e Preferiu a Itália... Ouvi dizer que o Allan pode jogar por Portugal... se confirmado, vai ser a burrada do século não ter convocado o garoto, e ainda ganho um negativo por dizer a verdade. Interessante.

Editado por DiegoCosta7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Dan_Cunha disse:

Não sei, mas pela entrevista dele pós nomes ele deu a entender que acha viável sim (não sei se Casemiro - Fernandinho - Paulinho, mas falou de Fernandinho e Paulinho).

Mas o meio do Tite pelo que lembro são três jogadores, então o terceiro seria pra criatividade. Acho viável por exemplo Fernandinho, Paulinho e Coutinho. Agora Fernandinho e Casemiro eu acho ruim, é menos "Brasil". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

Mas o meio do Tite pelo que lembro são três jogadores, então o terceiro seria pra criatividade. Acho viável por exemplo Fernandinho, Paulinho e Coutinho. Agora Fernandinho e Casemiro eu acho ruim, é menos "Brasil". 

Se Allan e Jorginho tivessem sido convocados, nada disso aconteceria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Trivela

Na hora do vamos ver, será Taison o escolhido pra mudar o jogo?

Não existem grandes polêmicas na lista divulgada por Tite, nesta segunda-feira, com os 23 convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. A maioria das contestações partem de preferências pessoais e, no fim, as que valem são as do treinador e de sua comissão técnica. O nome que mais causou rejeição foi o de Taison, do Shakhtar Donetsk, que tende a ser aquele reserva que mal entrará em campo. 

LEIA MAIS: Convocados têm poucas Copas no currículo, mas alta média de idade: 10 curiosidades na lista de Tite

Nem tanto pela falta de qualidade. Taison faz boa temporada na Ucrânia. Tem sete gols e sete assistências em 36 partidas pelo Shakhtar. Números sólidos. Foi titular nos jogos mais importantes. É bom jogador, com momentos ótimos, mas nada excepcional, e, aos 30 anos, não tem espaço para crescer muito mais. Sabemos tudo que pode fazer. 

A vaga de Taison foi a última ocupada na lista de Tite. A dúvida era entre levar um jogador de ataque, que poderia ser ele, ou um centroavante diferente de Roberto Firmino e Gabriel Jesus, como William José; ou do meio-campo, como Giuliano, ou outros menos testados, como Rodriguinho ou Arthur. No fim, o que pesou a favor de Taison foi a versatilidade, a experiência e a confiança do treinador. 

“Ele tem 80 jogos entre Champions e Liga Europa. Isso acaba pesando, este know-how, mentalmente forte. Além de ser campeão da Libertadores pelo Internacional e da Sul-Americana comigo (também no Colorado)”, disse Tite, na entrevista coletiva logo depois da convocação. “Ele pode atuar por dentro ou por fora. Porque também tenho a ideia de usar Coutinho na função de meia-central. Então é essa versatilidade de Coutinho, junto com a versatilidade de Taison”. 

Taison é ponta-esquerda de origem. Atacante rápido, destro, que corta para o meio e entra em diagonal. Em característica, assemelha-se a Neymar, o que pode também ter pesado na escolha de Tite. O craque brasileiro retorna de lesão e não atuará competitivamente antes da estreia na Copa do Mundo. Ter um substituto natural no elenco pode não ter sido o fator determinante, mas mais uma variável que pesou a favor do ex-jogador do Internacional. 

Contudo, nesta temporada, ele tem sido utilizado pelo técnico Paulo Fonseca por dentro, como meia-ofensivo ou segundo atacante, em uma formação 4-3-2-1. Bernard e Marlos fazem as pontas. A maioria das vezes que Taison não jogou pelo meio foi justamente entrando no decorrer das partidas na vaga dos compatriotas. 

Na seleção, sua área de atuação primordial tem sido o banco de reservas. Tem apenas seis jogos, nenhum como titular. Em dois deles, contra Venezuela e Argentina, a função exercida pelo jogador foi matar tempo: entrou já nos acréscimos e disputou apenas um minuto em cada. Tem mais cinco diante da Colômbia, entrando no lugar de Gabriel Jesus, o centroavante. Quando teve mais tempo de jogo (Australia, Japão e Rússia, nunca mais do que meia-hora) entrou nas vagas de Douglas Costa e Willian, sempre pelo lado de campo. 

Mas, pela posição em que atuou na temporada, e pelas declarações de Tite, Taison também pode ser utilizado atrás do centroavante, em um 4-2-3-1 alternativo ao 4-1-4-1 que o treinador da Seleção adota como base. Em um cenário super-ofensivo, eventualmente em busca de um empate ou virada, Coutinho recuaria para o centro, ao lado do volante, com Taison entre os pontas. Isso em tese. Na prática, empatando por 1 a 1, semifinal da Copa do Mundo contra a Argentina, 15 minutos para o fim, será ele o escolhido para mudar o rumo da partida? 

Independente da posição. Caso Neymar esteja fora de ação, Douglas Costa parece à frente para fazer a ponta esquerda. Se Tite quiser manter um jogador com pé invertido, pode por o próprio Coutinho, que jogou anos desta maneira no Liverpool, com Fred ou Renato Augusto no meio. Mesmo no 4-2-3-1 alternativo, Coutinho pode ser o meia-ofensivo. Douglas Costa foi usado ali algumas vezes por Allegri na Juventus. E ainda há Roberto Firmino, cuja área de atuação preferida é justamente recuando para essa zona do gramado, armando o jogo e se movimentando. 

É verdade que Taison pode fazer várias funções, mas não tem uma versatilidade imprescindível à seleção brasileira. Há jogadores melhores no elenco que cumprem o que ele pode oferecer. Arthur, por outro lado, traria características diferentes. Assim como William José ou qualquer outro centroavante mais fixo. E a experiência citada por Tite é relativa: 80 jogos de competição europeia, mas nunca além das oitavas de final da Champions League, valem mais do que decidir a final da Libertadores, como fez Luan, outro que também preza pela versatilidade? 

Taison tende a ser um daqueles jogadores que vai para a Copa do Mundo e, quando muito, entra em campo no final de partidas já decididas ou naquela terceira rodada com a classificação já garantida. Como Henrique, na última Copa do Mundo. Com a suspensão de Thiago Silva, Felipão mudou o lado de David Luiz para escalar Dante. Não poderia ter levado outro zagueiro que joga pela direita? Ou como Bernard deveria ter sido. Ou como um punhado de jogadores levados por Dunga para a África do Sul (Nilmar, Grafite, Kléberson), quando o treinador foi eliminado pela Holanda sem fazer todas as três substituições. Isso não deve acontecer com Tite. Ele tem várias boas opções no banco de reservas para mudar os jogos. O problema é que Taison não parece ser uma delas. 

@Bruno Bonsanti

.

Citar

Trivela

Dá até para entender, mas é uma pena não ver Arthur na lista – um talento para várias Copas

Convenhamos, a convocação da seleção brasileira era uma barbada. Quem tentou prever o que Tite faria e não acertou pelo menos 18 nomes chamados, ou não acompanhou o trabalho suficientemente, ou se iludiu achando que o treinador promoveria surpresas. Definitivamente, ele não promoveu. E naquelas que pareciam as posições incertas, o treinador manteve o evidente – seja por Cássio, Fágner, Danilo, Geromel, Filipe Luís, Fred ou Taison. Sim, Taison. A escolha do ponta do Shakhtar Donetsk é a mais movediça, por se ater mais ao nome do que a uma posição fixa. Nisso, entra o questionamento pela ausência de Arthur, do Grêmio.

Ao longo de seu tempo à frente da Seleção, Tite sempre ressaltou a importância da polivalência. De jogadores que permitissem variações táticas e atuassem em mais de uma posição, algo necessário em uma competição de tiro curto, na qual o treinador conta com opções limitadas ao elenco. E, assim, parecia sobrar um posto entre as 23 lacunas na lista de convocados. Irão três goleiros, quatro laterais e quatro zagueiros, ok. Dois homens de frente, como já definidos Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Mas para configurar a faixa central, entre meio-campistas e pontas, a multiplicidade abre um leque de opções.

Fernandinho, por exemplo, pode entrar como cabeça de área no lugar de Casemiro ou um pouco mais à frente, na posição de Renato Augusto / Paulinho. Philippe Coutinho é uma peça para a faixa central ou para a ponta. E outros nomes se tornam adaptáveis dentro desta ideia. Assim, em dez nomes restantes, haveriam cinco podendo atuar em funções primordialmente centrais (Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto e o provável Fred), enquanto outros quatro a princípio são as alternativas pelas pontas (Neymar, Coutinho, Willian e Douglas Costa). Sobraria um coringa. E aí é que entra a discussão.

Taison, como Tite indicou na entrevista coletiva desta segunda, pode atuar como ponta ou também pela faixa central – como vem fazendo no Shakhtar Donetsk. É uma opção de mais potência física e definição. Este coringa poderia ser Willian José, mais um centroavante, mas que possui um estilo físico totalmente diferente e poderia se associar com Firmino ou Gabriel Jesus. Ou poderia ser Arthur, um atleta para servir como mais uma opção aos meio-campistas, com virtudes técnicas um bocado diferente daquilo que a Seleção já teria à disposição.

A falta de rodagem de Arthur ou a lesão que o afastou dos gramados durante alguns meses podem ser consideradas empecilhos. Mas não quando se analisa o talento do garoto para conduzir o jogo e fazer o time orbitar ao seu redor. O Grêmio se encaixou rumo à conquista da Libertadores graças ao nível altíssimo apresentado pelo garoto e sentiu muito a sua falta durante o período no estaleiro, sobretudo no Mundial de Clubes. Já os atropelamentos recentes protagonizados pelos tricolores, afinal, têm muito a ver com o retorno do meio-campista, logo exibindo a melhor forma, independentemente do tempo ausente. A naturalidade com que conduz a fluidez no clube faz crer que, mesmo sendo um iniciante na seleção principal, poderia ser muito útil.

Arthur não chegaria com uma importância tão alta à Seleção, até por aquilo que Tite já realizou ao longo dos últimos meses, com raros testes para a sua base solidificada. Ainda assim, dentro do plano de jogo rumo ao Mundial, seria um acréscimo bastante interessante. Um atleta para determinar o ritmo da partida em duelos mais fechados e que acrescentasse por sua qualidade na criação, sem perder a combatividade. Seria, além de tudo, a preparação de um jovem para os próximos ciclos da equipe nacional, considerando que, aos 21 anos, tem bola e idade para render muito mais com a amarelinha.

Quando se pensa em Arthur, porém, há um detalhe importante que precisa ser analisado. O meio-campista é um jogador para que a equipe seja construída ao seu redor, mais do que uma cartada para ser usada apenas no segundo tempo. Obviamente, como já dito acima, o garoto pode oferecer variações ao próprio estilo de jogo da Seleção, por sua capacidade associativa. Mas não é necessariamente o cara que entrará em um momento de desespero, quando o time precisará de um gol. Neste sentido, a potência de Taison ou a presença de área de Willian José são mais compreensíveis. Ou mesmo a capacidade de definição de Luan. Ou ainda Giuliano, atuando de maneira mais centralizada no Fenerbahçe, e recuperando nesta reta final de temporada a fome de gols que se via no Zenit.

A diferença de Arthur para os demais jogadores convocáveis para ser este coringa é que, dentro da visão do garoto como um possível articulador, ele precisaria chegar já se encaixando um pouco mais no time titular. Poderia ser uma alternativa a Renato Augusto? Certamente, mas Tite não quebrará a confiança com um jogador que o ajudou durante toda a campanha nas Eliminatórias, que só tende a ser suplantado por alguém mais cascudo que ele, talvez Coutinho ou Fernandinho. Poderia, então, ser um concorrente a Fred – o único “reserva direto” a Paulinho e Renato Augusto? Também poderia. Entretanto, por seu estilo de jogo, Fred surge mais como um jogador de apoio direto ao ataque, não tanto de cadência – ou seja, um fator a mais para o desespero de uma mudança na pressa. Além do mais, é um atleta bem mais experimentado, por Tite ou nos clubes, o que certamente influencia.

É uma pena não ver Arthur na Seleção, porque Arthur é um jogador que não se vê todo dia no futebol – e não apenas no Brasil, como se percebe pelo próprio interesse do Barcelona. Se mantiver a sua curva de evolução e continuar atuando em alto nível, com tamanha propriedade sem sentir a pressão, o gremista será um jogador para mais de uma Copa do Mundo. Mas entre o que vê como opção e o que trata como gratidão, Tite preferiu deixá-lo de fora. O meio-campista tem qualidade para fazer o time crescer consigo e até para aprimorar o estilo de jogo da equipe nacional. Talvez o que falte seja mesmo tempo, em diferentes sentidos. Tempo que não deve ser problema ao futuro do goiano.

@Leandro Stein

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Bruno Caetano. disse:

Tem sete gols e sete assistências em 36 partidas pelo Shakhtar. Números sólidos

Só eu que não concordo que isto seja um número sólido ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do banco é muito boa. Em 2010, o Dunga precisou de banco e não teve. Olhou pro banco de reservas e não tinha um incendiador de jogo (Neymar), um craque experiente (R10), um jogador cerebral no auge da carreira (Ganso), um matador campeão brasileiro no ano anterior (Adriano). Ele iria tirar o Kaká e colocar quem? Júlio Batista? Iria tirar o LF e colocar o Grafite? E o Tite, nessa Copa? Se precisar de um jogador, vai colocar Fred, Taison e Renato Augusto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Convocação feita e agora é torcer para quem está na lista.

Também não concordei com a ausência de alternativas que realmente teriam potencial para mudar o patamar ou jeito do time ( Arthur e alguém mais talentoso e menos voluntarioso que o Taison ) mas é acreditar que o bruxismo pode dar certo e analisar o que o Tite já fez nesse pouco tempo.

Temos dois bons goleiros, zaga segura e o Marcelo. 

Casemiro, Neymar, Jesus, Firmino, Coutinho e Douglas Costa.

Toda convocação pra copa gera polêmica e lamentação. Eu queria muito alguém novo e com potencial no lugar do Taison ( Malcolm, por exemplo).

No meio campo, Fernandinho é bom jogador e não é a toa que tem moral com o Guardiola. Fabinho e Allan são ótimos nomes e caberiam tranquilamente mas o Tite não tiraria o Renato Augusto pois, quer queiremos ou não, todo grupo formado cria afinidade e o Renato Augusto exerce liderança.

É um detrimento técnico para ter um grupo mais unido. Paciência e novamente bora torcer pois estamos no páreo. Quero ver o Canarinho Putasso dando cambalhota após a vitória na final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allan, Fabinho ou Jorginho seriam bem mais úteis que RA, se fosse eu, Abriria mão de RA e Paulinho e vinha com Jorginho e Allan (isso se não tivesse feito a mancada de deixar o Jorginho ir pra Itália)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô galera, parece que esqueceram de falar do Allan e Jorginho...

Editado por Stay Heavy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Stay Heavy disse:

Pô galera, parece que esqueceram de falar do Allan e Jorginho...

Você já ouviu a palavra do Allan e Jorginho na seleção hoje?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RYUxd disse:

Você já ouviu a palavra do Allan e Jorginho na seleção hoje?

LOL. Pesada essa

 

Editado por DiegoCosta7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
2 horas atrás, DiegoCosta7 disse:

Se Allan e Jorginho tivessem sido convocados, nada disso aconteceria.

Já entendemos, cara. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, RYUxd disse:

Você já ouviu a palavra do Allan e Jorginho na seleção hoje?

05Ixgk8.jpg

A Zoeira não pode parar. 

Editado por DiegoCosta7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Henrique M. disse:

Já entendemos, cara. hahaha

Velho, exagerei, mas quem nunca defenderia um cara do seu time pra disputar uma copa do mundo, Futebol é paixão. (Il calcio è passione fratelli)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Agora, DiegoCosta7 disse:

Velho, exagerei, mas quem nunca defenderia um cara do seu time pra disputar uma copa do mundo, Futebol é paixão. (Il calcio è passione fratelli)

Eu sou totalmente contra jogador do meu time ser convocado para defender a seleção se tem jogo do meu time no período.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Henrique M. disse:

Eu sou totalmente contra jogador do meu time ser convocado para defender a seleção se tem jogo do meu time no período.

Nesse caso eu ficaria assim ksez1qX.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Convocação Brasileira para a Copa do Mundo 2018
  • Bruno Caetano. pinned this tópico
  • Deod unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...