Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alterações para meu 4-1-2-3


Danut

Posts Recomendados

1 hora atrás, Danut disse:

@Tsuru, só pra falar que tentei de novo aqui o 4-3-1-2, usando passes mais longos que nem tu falou. Realmente o time abre um pouco mais. Mas não resolveu a situação dos cruzamentos não, levamos de dois a quatro gols por jogo de cruzamento da intermediária. Acho que esse tipo de tática é inviável no FM16 mesmo.

É, eu imagino que seja um problema do FM 16 mesmo. No 17 eu passei a usar time mais largo e laterais com tarefa "Atacar", pra marcarem mais em cima, e deu uma melhorada.

Outra coisa, no FM 16 tem instruções à oposição na tela de táticas? Elas são um pouco diferentes daquelas instruções de oposição que você escolhe antes de cada jogo. As que estou falando marcam a posição do adversário independente de quem seja o jogador.

Outro dia vi em um guia algumas sugestões pra marcar pontas e laterais rivais quando seu time só usa laterais, e venho usando aqui, mal até agora não fez. De repente pode te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Bem pessoal, voltei aqui para pedir mais algumas sugestões para minha equipe.

Depois de muito tempo sofrendo, conseguimos bons resultados com um 4-3-3. Esse aqui:

4hMDz9dl2gnpD5I5LtRObWMgR0bXOVDVf7yjyktB

Por um tempo, a tática funcionou muito bem. Meus laterais fizeram chover assistências. O problema é que os adversários parecem ter notado que a força da equipe eram os laterais. Agora cada vez que eles pegam a bola eles são imediatamente pressionados - geralmente pelo lateral adversário, mas as vezes é por um volante mesmo. O meu lateral pode estar lá no meio de campo, que o lateral adversário sai correndo desembestado e vai marcar ele.

A pergunta, portanto, é o que fazer em relação a isso. Minha primeira ideia foi trocar a instrução dos laterais para driblar mais - para tentar aproveitar essa saída do lateral e ganhar espaço - e manter-se aberto - para tentar pegar a bola com um pouco mais de tempo. Ajudou um pouco, mas não muito. Quase nunca vejo meus laterais ganharem no drible. E meu titular da lateral esquerda ainda se lesionou no último jogo, o reserva é bem fraco tecnicamente.

A outra coisa que pensei é tentar dar mais apoio ao lateral - no geral eles acabam meio isolados ali pelo lado, um outro jogador de apoio poderia contribuir. Mas não sei como fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Por um tempo, a tática funcionou muito bem. Meus laterais fizeram chover assistências. O problema é que os adversários parecem ter notado que a força da equipe eram os laterais. Agora cada vez que eles pegam a bola eles são imediatamente pressionados - geralmente pelo lateral adversário, mas as vezes é por um volante mesmo. O meu lateral pode estar lá no meio de campo, que o lateral adversário sai correndo desembestado e vai marcar ele.

Bem, olhando sua tática assim de fora, eu imagino que essa "dependência" seja porque seus laterais são, de fato, os únicos jogadores que avançam do meio em direção ao ataque. Apesar de você ter dois Armadores Avançados, eles estão com tarefa Apoiar, o que faz com que mantenham a posição, e lá na frente tem o Jogador Alvo, que apesar de recuar, não recua tanto quanto um Atacante Recuado ou Falso Nove. Então me parece que há um buraco grande entre meio e ataque, e quem tem feito essa ligação são os laterais mesmo.

Tem outro detalhe: a instrução "Com Pontas" acaba fazendo com que seu time explore mais as laterais mesmo. Dessa forma, me parece que a rota em direção ao gol tem sido meio que "única", exatamente pelas pontas. Você colocou também outras instruções que incentivam o jogo pelas laterais, como antecipar cruzamentos e aliviar pelos flancos, que acabam forçando demais essa forma de jogo. Eu tenho obtido bons rendimentos dos laterais aqui, eles jogando com essa mesma função e tarefa, sem pontas na frente, mas sem usar essas instruções. 

Ou então, pode ser outra coisa: os adversários começaram a notar o sucesso da sua equipe e passaram a jogar com pressão mais baixa, marcando em bloco na frente da área. Com isso fica mais difícil explorar o meio, e aí seus laterais começam a ser mais acionados. Funciona bem pra abrir as defesas adversárias, mas se for rota única, pode acabar parando de funcionar depois de algum tempo.

Acho que vale você observar os jogos anteriores e ver se algum dos meus comentários faz sentido. Se o lateral consegue tabelar com alguém em vez de correr desembestado pra linha de fundo ou toca a bola quando a marcação aperta, normalmente é sinal que ele está com apoio suficiente pelos lados. 

Se for isso mesmo, eu tentaria colocar um dos seus meio-campistas com tarefa Atacar, pra ajudar nessa transição meio-ataque, e/ou pensaria em usar esse atacante central com uma função mais pivotal - Atacante Recuado ou Falso Nove - pra que ele volte um pouco mais e ajude o meio campo. Dessa forma seu time ganha uma rota de ataque pelo meio e fica menos dependente das jogadas pelas pontas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Coloque o atacante que está do lado de quem está tendo dificuldades como Atacante Completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Henrique M. disse:

Coloque o atacante que está do lado de quem está tendo dificuldades como Atacante Completo.

Olha, em tese acho que isso faz todo sentido - como Atacante Completo o homem de frente deve apoiar mais pelos lados, ajudando o lateral ou explorando os espaços abertos na defesa adversária quando esta sai pra pressionar meu lateral. O problema com essa ideia é um só: tô jogando na quarta divisão, os caras são burros que nem uma porta. Não acha que é pedir demais de um jogador desse nível? Na única tentativa que fiz de usar um jogador como Atacante Completo, foi um desastre total.

 

19 horas atrás, Tsuru disse:

Bem, olhando sua tática assim de fora, eu imagino que essa "dependência" seja porque seus laterais são, de fato, os únicos jogadores que avançam do meio em direção ao ataque. Apesar de você ter dois Armadores Avançados, eles estão com tarefa Apoiar, o que faz com que mantenham a posição, e lá na frente tem o Jogador Alvo, que apesar de recuar, não recua tanto quanto um Atacante Recuado ou Falso Nove. Então me parece que há um buraco grande entre meio e ataque, e quem tem feito essa ligação são os laterais mesmo.

Rapaz, acertou em cheio. Meu assistente vive torrando minha paciência com a história da distância entre a linha de meio e de ataque. Até aqui eu não tava dando bola pra isso, porque a ideia era mesmo jogar forçando a bola para os laterais e tava dando certo. Mas agora parou de funcionar, então acho que preciso atacar essa questão.

 

19 horas atrás, Tsuru disse:

Tem outro detalhe: a instrução "Com Pontas" acaba fazendo com que seu time explore mais as laterais mesmo. Dessa forma, me parece que a rota em direção ao gol tem sido meio que "única", exatamente pelas pontas. Você colocou também outras instruções que incentivam o jogo pelas laterais, como antecipar cruzamentos e aliviar pelos flancos, que acabam forçando demais essa forma de jogo. Eu tenho obtido bons rendimentos dos laterais aqui, eles jogando com essa mesma função e tarefa, sem pontas na frente, mas sem usar essas instruções. 

A ideia dessas instruções era mesmo forçar essa rota única, para tentar explorar os cruzamentos do FM16 (o que funcionou muito bem na última temporada - só meu lateral direito fez 26 assistências, quase uma por jogo). Mas diante da situação atual acho que é preciso dar uma diversificada mesmo - até para forçar o adversário a se preocupar com outras coisas, o que pode ajudar a dar espaço aos laterais de novo.

Falando especificamente sobre cada as instruções que tu mencionou, porém, tenho algumas questões:

a) Jogar pelas laterais: acho que faz sentido tirar. Só que eu já testei isso antes de postar aqui, e se mostrou bem ineficiente. Acho que é algo que para mudar precisa vir acompanhado de outras mudanças, se não não resolve. Mas aí é questão mais de saber quais mudanças.

b) Com pontas: também vejo sentido no que tu falou. Meu problema aqui é se tirar essa instrução não vai fazer minha equipe ficar muito fechada, especialmente quando sem a bola, deixando muito espaço pelos lados do campo para o adversário. Como não temos pontas, a lógica é que ela ajude a espalhar o meio de campo na hora de marcar o adversário. Tu tem alguma sugestão quanto a isso? Como fazer para evitar que minha equipe deixe espaço demais nos lados?

c) Incentivar cruzamentos: essa eu não gostaria de mudar. FM16 tem gol demais de cruzamento. Mesmo que a equipe passe menos jogo pelos laterais, eu quero sim que eles peguem a bola e cruzem pra área sempre. A não ser que tenha uma razão muito boa para não fazer isso (por exemplo, já pensei se a instrução de procurar sobreposições não poderia acabar sendo uma forma de ajudar o lateral a chegar com mais espaço para o cruzamento - aí nesse caso eu poderia mudar a instrução, mas só pra tentar ter mais cruzamentos, eu quero ter tantos cruzamentos quanto possível).

 

19 horas atrás, Tsuru disse:

Ou então, pode ser outra coisa: os adversários começaram a notar o sucesso da sua equipe e passaram a jogar com pressão mais baixa, marcando em bloco na frente da área. Com isso fica mais difícil explorar o meio, e aí seus laterais começam a ser mais acionados. Funciona bem pra abrir as defesas adversárias, mas se for rota única, pode acabar parando de funcionar depois de algum tempo.

Não é o caso. Sofri com linha baixa quando jogava em mentalidade ofensiva. Agora não vejo isso acontecendo.

 

19 horas atrás, Tsuru disse:

Acho que vale você observar os jogos anteriores e ver se algum dos meus comentários faz sentido. Se o lateral consegue tabelar com alguém em vez de correr desembestado pra linha de fundo ou toca a bola quando a marcação aperta, normalmente é sinal que ele está com apoio suficiente pelos lados. 

Tu descreveu exatamente o que não acontece - meu lateral raramente tabela ou tem pra quem tocar. Como eu disse, isso foi até certo ponto intencional de minha parte, já que eu queria mesmo que eles pegassem a bola e cruzassem pra área - ter muita gente perto poderia fazer com que ele decidisse por reciclar a posse de bola, e não era isso que eu queria. Mas agora se tornou um problema, então preciso ver como resolver isso.

 

19 horas atrás, Tsuru disse:

Se for isso mesmo, eu tentaria colocar um dos seus meio-campistas com tarefa Atacar, pra ajudar nessa transição meio-ataque, e/ou pensaria em usar esse atacante central com uma função mais pivotal - Atacante Recuado ou Falso Nove - pra que ele volte um pouco mais e ajude o meio campo. Dessa forma seu time ganha uma rota de ataque pelo meio e fica menos dependente das jogadas pelas pontas.

Tu acha que eu deixo ele como Armador Avançado - Atacar ou com outra função? E acho que isso faz bastante sentido do ponto de vista do ataque, mas tenho um pouco de medo de perder a defesa com mais um homem em função de ataque, ainda mais que o meio só tem três homens... Mas é algo que preciso testar, já que o sistema atual claramente tá com problemas.

Falso nove é algo que já testei e não rola. Meus jogadores não sabem fazer a função, ela é complexa demais. Atacante recuado eu testei no passado e não gostei também, mas vou colocar na lista de coisas a testar agora de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danut disse:

Rapaz, acertou em cheio. Meu assistente vive torrando minha paciência com a história da distância entre a linha de meio e de ataque. Até aqui eu não tava dando bola pra isso, porque a ideia era mesmo jogar forçando a bola para os laterais e tava dando certo. Mas agora parou de funcionar, então acho que preciso atacar essa questão.

Nossa, primeira vez que vejo o assistente falar alguma coisa que parece fazer sentido. Aqui eu até desativei os comentários táticos, ele só dizia bobagem.

2 horas atrás, Danut disse:

Falando especificamente sobre cada as instruções que tu mencionou, porém, tenho algumas questões:

a) Jogar pelas laterais: acho que faz sentido tirar. Só que eu já testei isso antes de postar aqui, e se mostrou bem ineficiente. Acho que é algo que para mudar precisa vir acompanhado de outras mudanças, se não não resolve. Mas aí é questão mais de saber quais mudanças.

b) Com pontas: também vejo sentido no que tu falou. Meu problema aqui é se tirar essa instrução não vai fazer minha equipe ficar muito fechada, especialmente quando sem a bola, deixando muito espaço pelos lados do campo para o adversário. Como não temos pontas, a lógica é que ela ajude a espalhar o meio de campo na hora de marcar o adversário. Tu tem alguma sugestão quanto a isso? Como fazer para evitar que minha equipe deixe espaço demais nos lados?

c) Incentivar cruzamentos: essa eu não gostaria de mudar. FM16 tem gol demais de cruzamento. Mesmo que a equipe passe menos jogo pelos laterais, eu quero sim que eles peguem a bola e cruzem pra área sempre. A não ser que tenha uma razão muito boa para não fazer isso (por exemplo, já pensei se a instrução de procurar sobreposições não poderia acabar sendo uma forma de ajudar o lateral a chegar com mais espaço para o cruzamento - aí nesse caso eu poderia mudar a instrução, mas só pra tentar ter mais cruzamentos, eu quero ter tantos cruzamentos quanto possível).

Bom, acho que isso vai muito de cada um, mas ao menos comigo, tem funcionado mais fácil deixar as instruções de equipe no padrão da mentalidade, e ir ajustando aos poucos, conforme o que vejo no campo. Eu também tenho atuado com mentalidade Defensiva, minha formação também não tem pontas, então tipo, a situação é razoavelmente parecida.

Meus laterais aparecem para cruzar, tabelam com os homens de meio, recebem de volta na frente e de vez em quando aparecem até como elemento surpresa, fazendo gols. Pra você ter ideia, eu inclusive vou precisar ajustar o time porque, da mesma forma que o seu, os adversários já perceberam como os meus laterais têm sido perigosos e apertaram a marcação em cima deles. E aqui o time tem ido bem com a largura padrão do jogo e Defesa Lateral - Atacar, sem instruções específicas sobre jogo pelas laterais. O número de gols de cruzamento adversários inclusive caiu barbaramente, o que eu achava que não era possível atuando sem pontas e sem instruções específicas.

De qualquer forma, acho que vale dar uma olhada no que as instruções fazem, porque fica mais fácil de entender o efeito sobre a sua equipe. Nesse sentido eu sugiro a abordagem do Lines and Diamonds. Começando por "Aliviar para os Flancos":

Aliviar para os flancos: Outra instrução útil para situações tardias de jogo em que você quer matar o tempo. Ele instrui os jogadores defensivos a lançar a bola nos flancos com a intenção de forçar os defensores da oposição a persegui-la enquanto sua defesa se reorganiza. Aumenta o espectro de passes de todos os jogadores com tarefa defender, médios defensivos e zagueiros centrais com tarefa defender ao máximo. Ele também diz a cada um desses jogadores para jogar largo e fazer menos passes de risco.

Você atua com mentalidade defensiva, portanto por padrão de mentalidade seus jogadores de defesa fazem passes "Muito Mais Diretos". Aplicando essa instrução, eles passam a fazer passes "Longos" e para as laterais, ou seja, pegam a bola e dão um chutão pros lados, tentando se livrar dela o mais rápido e simples possível. Pra mim parece mesmo uma tática de fim de jogo, não sei se é o estilo que você está buscando, mas eu acho perigoso pedir por padrão para que seus zagueiros, laterais e MRB basicamente se livrem da bola assim que possível.

Jogar mais Largoencoraja os jogadores a criar mais largura no ataque e puxar a defesa rival para os flancos. Se a instrução de largura da equipe for equilibrada ou mais alta, ela aumentará em uma configuração. Se a instrução de largura da equipe for menor que a equilibrada, ela aumentará para equilibrada. 

A largura padrão da mentalidade Defensiva é "Permanecer Muito Mais Compacto". Quando você ativa a instrução "Com Pontas", está jogando ela dois espectros para cima, ou seja, a largura do seu time ficará "Equilibrada" - nem muito alta, nem muito baixa. A gente fica achando que o time vai usar todo o campo, mas na verdade isso não acontece.

A ideia dessa instrução é justamente puxar a defesa rival para os lados. Pode funcionar muito bem, no sentido de abrí-la, mas se só seus laterais atacam, não tem jogada pelo meio, não vai adiantar, concorda? Se você não quiser tirar a instrução, tenta corrigir o problema da rota de ataque pelo meio e vê se a ideia de abrir mais espaço funciona bem.

Sobre a tua preocupação, a largura em si afeta muito pouco a fase defensiva, portanto a questão de espaço atrás não vejo como um problema. Se a função e tarefa dos laterais estiver certinha, você provavelmente não deixará espaço nas costas deles. Falo por experiência própria.

E por fim:

Incentivar Cruzamentos: instrui todos os jogadores de lado de campo a fazer cruzamentos com mais rapidez e frequência. Também os instrui a evitar driblar. Isso é útil se você está lutando para passar pelos laterais adversários e apenas quer jogar uma bola na área para um atacante habilidoso.

Como comentei, consegui bons resultados de cruzamento sem precisar dessa instrução, tanto que os rivais mudaram até a forma de marcar. Então não vejo como muito necessário, a não ser pra quem joga em contra-ataque ou contra defesas fechadas demais, em que é impossível passar pelos laterais adversários. O mais importante, pra mim, é essa questão do drible. Isso faz com que seus laterais meio que tentem se livrar da bola caso não consigam driblar, e daí pode vir um cruzamento torto, um chutão, enfim, eu acho isso meio perigoso. Tem que ver se isso não afeta sua equipe.

2 horas atrás, Danut disse:

Tu descreveu exatamente o que não acontece - meu lateral raramente tabela ou tem pra quem tocar. Como eu disse, isso foi até certo ponto intencional de minha parte, já que eu queria mesmo que eles pegassem a bola e cruzassem pra área - ter muita gente perto poderia fazer com que ele decidisse por reciclar a posse de bola, e não era isso que eu queria. Mas agora se tornou um problema, então preciso ver como resolver isso.

Então, melhorando a questão da ligação do meio campo com o ataque - recuando atacante e adiantando um meia - teoricamente as tabelas devem aumentar, e elas são essenciais para a jogada de linha de fundo não ficar previsível. Se seu lateral pega a bola e sai driblando desembestado, acaba ficando fácil de marcar, só botar dois ou três em cima dele e pronto. Agora, se tiver tabelinhas, ele recebendo na frente pra chegar rápido na linha de fundo, os cruzamentos ficam ainda mais mortais e é difícilimo de marcar, porque não é previsível.

Do tipo: seu lateral recebe a bola, tem um marcador na frente dele (ou dois), ele devolve pro meia. O meia recebe, vai um dos marcadores em cima dele. Seu lateral se desloca no overlapping, saindo nas costas do marcador, e recebe de volta, dá dois toques na bola e cruza. Como eu disse, é mortal. E dá pra fazer esse overlapping só com funções e tarefas.

Se você usasse um estilo de jogo de passes mais diretos e longos - que no FM envolvem mais risco - o lateral pegando a bola e saindo correndo pra cruzar faria sentido. Mas sua estratégia é de baixo risco, o que no FM equivale a um jogo de posse de bola e passes curtos, portanto é melhor que aconteçam as tabelinhas pro jogo aéreo funcionar legal.

2 horas atrás, Danut disse:

Tu acha que eu deixo ele como Armador Avançado - Atacar ou com outra função? E acho que isso faz bastante sentido do ponto de vista do ataque, mas tenho um pouco de medo de perder a defesa com mais um homem em função de ataque, ainda mais que o meio só tem três homens... Mas é algo que preciso testar, já que o sistema atual claramente tá com problemas.

Falso nove é algo que já testei e não rola. Meus jogadores não sabem fazer a função, ela é complexa demais. Atacante recuado eu testei no passado e não gostei também, mas vou colocar na lista de coisas a testar agora de novo.

Pense por outro lado: normalmente o jogador com tarefa Atacar marca mais em cima no campo, o que no caso do meia significa que ele "aperta" mais a posse de bola do adversário na intermediária dele. Isso não ajuda sua defesa? De repente ajuda mais do que o AA - Apoiar, que fica ali pelo meio do campo mesmo, não colaborando nem adiante, nem atrás.

Sobre a função/tarefa, a minha preferida é o MC - Atacar, porque é um cara que ajuda a armar e chega na área pra finalizar, e faz isso decentemente. Os testes que fiz com AA - Atacar partindo do meio campo não foram bons. Mas precisa testar, porque nunca usei um 4-3-3 com três atacantes, não sei como se encaixaria nesse caso.

Se sua opção for o AA - Atacar, eu trocaria o AA - Apoiar, de repente pra um MC - Apoiar mesmo, evitando assim que fiquem dois AAs. Dois deles tendem a enroscar um pouco o jogo, com seus jogadores sem saber pra qual dos dois tocar a bola. Por outro lado, se você optar pelo MC - Atacar, o AA - Apoiar costuma casar bem, então nesse caso eu manteria.

E pensaria também em mudar o Recuperador de Bolas porque ele é um cara que se mexe demais, portanto tende a deixar sua defesa muito exposta, e entendo que é melhor só usá-lo quando você tem um outro meia mais estático ajudando a zaga. De repente uma função mais fixa - ou Armador Recuado Defender ou MC Defender, de repente, protegem mais e melhor.

Sobre o atacante que recua, outro teste que você pode fazer é o Atacante Defensivo. Ele recua bastante, busca envolver os demais jogadores no jogo e, de todos, é o atacante recuado que joga mais simples, sem inventar. Me parece encaixar bem com sua equipe. Tem inclusive um mito que ele precisa de atributos como desarme e tal, mas não é nada disso, normalmente as exigências pra atuar nessa função não são muito altas. 

Mais uma dica: se sua opção for pelo AD, coloca o jogador em questão pra treinar como Oportunista e bota ele pra melhorar o Passe. Isso o torna um AD mortal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

Você atua com mentalidade defensiva, portanto por padrão de mentalidade seus jogadores de defesa fazem passes "Muito Mais Diretos". Aplicando essa instrução, eles passam a fazer passes "Longos" e para as laterais, ou seja, pegam a bola e dão um chutão pros lados, tentando se livrar dela o mais rápido e simples possível. Pra mim parece mesmo uma tática de fim de jogo, não sei se é o estilo que você está buscando, mas eu acho perigoso pedir por padrão para que seus zagueiros, laterais e MRB basicamente se livrem da bola assim que possível.

Na real é sim. Meu time é o pior passador da liga, o menos técnico, então a ideia é jogar forçando o kick and rush mesmo. Mas esse estilo tá fazendo menos efeito agora, então tenho que buscar outra coisa - só explicando que até agora vinha usando a instrução por ser exatamente isso que eu queria dos meus jogadores.

 

Citar

Sobre a tua preocupação, a largura em si afeta muito pouco a fase defensiva, portanto a questão de espaço atrás não vejo como um problema. Se a função e tarefa dos laterais estiver certinha, você provavelmente não deixará espaço nas costas deles. Falo por experiência própria.

Hmm, isso eu não sabia. Vou tirar a instrução aqui e ver como fica.

 

Citar

Então, melhorando a questão da ligação do meio campo com o ataque - recuando atacante e adiantando um meia - teoricamente as tabelas devem aumentar, e elas são essenciais para a jogada de linha de fundo não ficar previsível. Se seu lateral pega a bola e sai driblando desembestado, acaba ficando fácil de marcar, só botar dois ou três em cima dele e pronto. Agora, se tiver tabelinhas, ele recebendo na frente pra chegar rápido na linha de fundo, os cruzamentos ficam ainda mais mortais e é difícilimo de marcar, porque não é previsível.

Aí é que vem o problema do FM16. Gol de cruzamento da linha de fundo é uma raridade. Gol de cruzamento da intermediária acontece todo jogo. Por isso eu sou bem relutante em tirar essa instrução, porque a diferença de efetividade entre o cara cruzar de qualquer jeito quando pega a bola na intermediária e ele fazer a jogada pra chegar no que na vida real é uma posição muito melhor pra cruzar é brutal.

 

Citar

Pense por outro lado: normalmente o jogador com tarefa Atacar marca mais em cima no campo, o que no caso do meia significa que ele "aperta" mais a posse de bola do adversário na intermediária dele. Isso não ajuda sua defesa? De repente ajuda mais do que o AA - Apoiar, que fica ali pelo meio do campo mesmo, não colaborando nem adiante, nem atrás.

Sobre a função/tarefa, a minha preferida é o MC - Atacar, porque é um cara que ajuda a armar e chega na área pra finalizar, e faz isso decentemente. Os testes que fiz com AA - Atacar partindo do meio campo não foram bons. Mas precisa testar, porque nunca usei um 4-3-3 com três atacantes, não sei como se encaixaria nesse caso.

Ok, vou testar aqui e ver o que acho. Qualquer coisa volto pra comentar o resultado.

 

Citar

Se sua opção for o AA - Atacar, eu trocaria o AA - Apoiar, de repente pra um MC - Apoiar mesmo, evitando assim que fiquem dois AAs. Dois deles tendem a enroscar um pouco o jogo, com seus jogadores sem saber pra qual dos dois tocar a bola. Por outro lado, se você optar pelo MC - Atacar, o AA - Apoiar costuma casar bem, então nesse caso eu manteria.

Não tive sucesso com a dupla AA - Atacar e MC - Apoiar, mas já tive sucesso com AA - Apoiar e MC - Atacar. Vou começar por essa dupla, portanto.

 

Citar

E pensaria também em mudar o Recuperador de Bolas porque ele é um cara que se mexe demais, portanto tende a deixar sua defesa muito exposta, e entendo que é melhor só usá-lo quando você tem um outro meia mais estático ajudando a zaga. De repente uma função mais fixa - ou Armador Recuado Defender ou MC Defender, de repente, protegem mais e melhor.

Então... Em tese, eu acho que deveria ter um MC - defender ali, realmente. Só que quando testei os resultados foram bem ruins. Já da outra vez que usei o 4-3-3 aconteceu isso, e agora de novo. Não sei explicar porque, já que concordo com a tua teoria. Mas o MC - defender sempre acabava o jogo com nota muito baixa. Talvez seja porque os caras que tenho pra fazer a função são ruins de posicionamento e tal, mas tem capacidade atlética alta. Daí uma função mais "corre atrás da bola" acaba sendo melhor.

EDIT: Por outro lado, acabei de começar uma partida aqui com as mudanças, e tá bem claro que com um MC - Atacar o MRB não funciona. 20 minutos e meu MC foi marcar sei lá eu quem lá no ataque, o MRB saiu até quase a junção da linha lateral com a de fundo pra ir no cara da bola, o AA teve que vir pro meio tapar o buraco, levamos o gol na inversão de bola pra esquerda, onde não ficou ninguém. Foi só um gol até agora, mas teve mais jogadas assim. Então vou ter que dar um jeito nisso - ao mesmo tempo em que não consigo fazer o MC - defender funcionar, realmente parece inviável jogar com um homem em ataque ali e o MRB do lado dele.

 

Citar

Sobre o atacante que recua, outro teste que você pode fazer é o Atacante Defensivo. Ele recua bastante, busca envolver os demais jogadores no jogo e, de todos, é o atacante recuado que joga mais simples, sem inventar. Me parece encaixar bem com sua equipe. Tem inclusive um mito que ele precisa de atributos como desarme e tal, mas não é nada disso, normalmente as exigências pra atuar nessa função não são muito altas. 

Mais uma dica: se sua opção for pelo AD, coloca o jogador em questão pra treinar como Oportunista e bota ele pra melhorar o Passe. Isso o torna um AD mortal.

Boa sugestão. Vou testar também.

Aliás, muito obrigado por toda ajuda, Tsuru ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Danut disse:

Na real é sim. Meu time é o pior passador da liga, o menos técnico, então a ideia é jogar forçando o kick and rush mesmo. Mas esse estilo tá fazendo menos efeito agora, então tenho que buscar outra coisa - só explicando que até agora vinha usando a instrução por ser exatamente isso que eu queria dos meus jogadores.

Então, eu acho isso um grande mito. Se seu time é ruim de passe, ele vai errar o curto ou o longo. Na real, acho que pode funcionar e pode falhar das duas maneiras. 

35 minutos atrás, Danut disse:

Então... Em tese, eu acho que deveria ter um MC - defender ali, realmente. Só que quando testei os resultados foram bem ruins. Já da outra vez que usei o 4-3-3 aconteceu isso, e agora de novo. Não sei explicar porque, já que concordo com a tua teoria. Mas o MC - defender sempre acabava o jogo com nota muito baixa. Talvez seja porque os caras que tenho pra fazer a função são ruins de posicionamento e tal, mas tem capacidade atlética alta. Daí uma função mais "corre atrás da bola" acaba sendo melhor.

EDIT: Por outro lado, acabei de começar uma partida aqui com as mudanças, e tá bem claro que com um MC - Atacar o MRB não funciona. 20 minutos e meu MC foi marcar sei lá eu quem lá no ataque, o MRB saiu até quase a junção da linha lateral com a de fundo pra ir no cara da bola, o AA teve que vir pro meio tapar o buraco, levamos o gol na inversão de bola pra esquerda, onde não ficou ninguém. Foi só um gol até agora, mas teve mais jogadas assim. Então vou ter que dar um jeito nisso - ao mesmo tempo em que não consigo fazer o MC - defender funcionar, realmente parece inviável jogar com um homem em ataque ali e o MRB do lado dele.

O MC - Defender realmente marca mais em cima no campo, apesar de em tese não ser essa a ideia. Mas você pode testar um Armador Recuado - Defender, que é um cara que vai proteger mais a defesa. E se de todo você sentir que não está legal, recua ele pra posição de volante.

Eu aqui me surpreendi quando fui procurar um Armador Recuado no elenco e descobri que os Armadores Avançados também sabiam jogar armando mais atrás. Talvez aí também seja assim.

Nem tinha me ligado nisso, mas MC - Atacar e MRB realmente deixam buraco juntos, o primeiro se manda pro ataque e o segundo fica girando pra recuperar a bola. Isso pra abrir espaços é ótimo...pro seu adversário.

Outra sugestão: testa o time com a linha defensiva padrão da mentalidade, mas mantendo a instrução de Armadilha de Impedimento e os zagueiros com tarefa Defender. Isso vai fazer com que a pressão seja menor e sua equipe marque mais em bloco na frente da área, diminuindo os riscos. Comigo tem funcionado de maneira quase perfeita.

35 minutos atrás, Danut disse:

Aliás, muito obrigado por toda ajuda, Tsuru ?

De nada. Tem sido muito legal compartilhar tudo o que tenho lido sobre o jogo, a internet é mesmo fantástica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Tsuru disse:

Então, eu acho isso um grande mito. Se seu time é ruim de passe, ele vai errar o curto ou o longo. Na real, acho que pode funcionar e pode falhar das duas maneiras. 

Eu discordo. O passe longo geralmente tem uma margem maior para erro - o cara não precisa acertar no pé do companheiro, só precisa jogar ela mais ou menos na direção certa. Até porque tem tempo do jogador correr para receber o passe, enquanto no passe curto ele já tem que ir onde o cara tá. Além disso, o passe longo me dá muito mais segurança, pois a perda de bola não ocorre na defesa.

Mas enfim, concepções diferentes.

 

11 horas atrás, Tsuru disse:

O MC - Defender realmente marca mais em cima no campo, apesar de em tese não ser essa a ideia. Mas você pode testar um Armador Recuado - Defender, que é um cara que vai proteger mais a defesa. E se de todo você sentir que não está legal, recua ele pra posição de volante.

Eu aqui me surpreendi quando fui procurar um Armador Recuado no elenco e descobri que os Armadores Avançados também sabiam jogar armando mais atrás. Talvez aí também seja assim.

Segundo o FM meus armadores jogam relativamente bem de armador recuado. Na prática não curti muito o resultado. A ideia de voltar o jogador para a volância também não me agrada, já que acho que daí fecha demais meu meio de campo - com os três em linha, os dois meias dos lados são "empurrados" pra cobrir mais a lateral do campo.

Mas isso que tu falou aí somado com o que falou abaixo me deu uma ideia, e até o momento ela vem dando certo: estou jogando com o MC - defender, mas usando instrução individual para pressionar muito menos. Com isso o jogador acaba recuando mais.

 

Com base em tudo que discutimos, fiz algumas mudanças. A tática ficou assim:

F5wk1jRi30WWw7Jf-dIjKfb9YxAQqT1ZU5toBCJj

Nas funções dos jogadores, comecei por trocar meu jogador alvo por um atacante defensivo. Gostei bastante da mudança. Realmente ele faz bem a função de ligação, e ainda de quebra ajuda a marcar a saída do adversário - em especial quando ele joga com volante.

No meio, troquei todo mundo. O meia central virou MC - Defender, com instrução para pressionar muito menos. De um lado ficou um meia atacar, do outro o AA. Sinto que temos um pouco mais de chegada ao ataque dessa forma, sem comprometer tanto a defesa.

Nas laterais não troquei a função, mas tirei as instruções específicas. Deixei só a de "manter-se aberto", pra que os jogadores recebam a bola bem pelos lados, com espaço pra cruzar.

Nas instruções à equipe eu primeiro tirei o jogar pelas laterais e o incentivar cruzamentos. Só que não ficou legal. Notei que o time ganhou muito em posse de bola, mas perdeu demais em efetividade. Ficamos só no toque-toque e ninguém fazia nada. O jogar pelas laterais ajuda a ser mais efetivo, ainda que seja na base do kick and rush. Quanto ao incentivar cruzamentos, mais da metade dos gols da minha equipe saem de cruzamento. Não tem como jogar sem no FM16.

Acabou que mudei só a largura de jogo. Pensei em mudar a linha defensiva, mas por enquanto está funcionando relativamente bem assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Danut disse:

Acabou que mudei só a largura de jogo. Pensei em mudar a linha defensiva, mas por enquanto está funcionando relativamente bem assim.

Que bom que funcionou cara. É muito legal poder ajudar e ao mesmo tempo ver que nem tudo na teoria funciona. Da mesma forma, é diferente pra mim e pra você, e de uma versão do jogo pra outra. 

E essa sua ideia do MC - Defender com menos pressão é muito boa. Acho que com ele, AA Apoiar e MC Atacar o meio com três jogadores fica realmente bem equilibrado. É inclusive uma ideia para testar no futuro, porque eu adoro a ideia de usar três atacantes de ofício e nunca tinha conseguido uma formação equilibrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

Que bom que funcionou cara. É muito legal poder ajudar e ao mesmo tempo ver que nem tudo na teoria funciona. Da mesma forma, é diferente pra mim e pra você, e de uma versão do jogo pra outra. 

E essa sua ideia do MC - Defender com menos pressão é muito boa. Acho que com ele, AA Apoiar e MC Atacar o meio com três jogadores fica realmente bem equilibrado. É inclusive uma ideia para testar no futuro, porque eu adoro a ideia de usar três atacantes de ofício e nunca tinha conseguido uma formação equilibrada.

Então, acho que tá funcionando bem mesmo. Mas minha impressão (não fui conferir os números) é que tô levando bem mais gols do que levava antes. Três atacantes sempre vão deixar tua equipe com um buraco atrás, então mesmo espalhando bem é difícil não sofrer um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FM16 não tem uma quantidade exagerada de gols a partir de cruzamentos. Imagina...20180530172049_1.thumb.jpg.a005bbe276071d2a3782735ad4d0f84c.jpg

30 assistências de cruzamentos, 20 outras. Se ignorar os escanteios (que, né, tão mais perto de assistência de cruzamento que outra coisa), são 30 de cruzamento pra 12 outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...