Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Henrique M.

O8xxBzA.jpg

O mercado de transferências é sempre a primeira opção quando precisamos reforçar o elenco, contudo, o Football Manager nos dá outra ferramenta para aprofundar e melhorar nosso elenco sem a necessidade de mover mundos e fundos por um reforço. Além disso, serve para redirecionar um jogador que está perto de seu potencial, mas não tem espaço na atual posição, mas poderia ser útil em outro lugar. E quando aquele jovem jogador da fornada chega com uma posição que quase nunca mais se vê no futebol atual? E por fim, talvez um redirecionamento no desenvolvimento de um jovem jogador pode acabar lhe dando uma nova opção num lugar onde você não esperava ter. 

Como retreinar um jogador?

Essa é a parte mais fácil do processo. Acesso o perfil do jogador que você quer retreinar, procure a aba Desenvolvimento, na janelinha que vai aparecer, escolha Treino. Uma nova tela irá aparecer e nessa tela, você irá na parte que está escrito Posição/Papel, irá clicar na parte onde está o atual treino de posição/função de seu jogador e um novo menu irá aparecer na sua tela, ali, é só escolher a posição em que você quer retreinar, mover seu mouse até lá e escolher a função que deseja fazer o retreinamento de seu jogador.

Giovani-Lo-Celso_-Desenvolvimento-Treino

O que devo levar em consideração quando estou retreinando um jogador?

Existem diversos fatores que pesam no retreinamento de um jogador e se ele será capaz de atuar ou não na nova função de maneira efetiva ou natural.

  1. O percentual do treino individual do jogador dedicado ao desenvolvimento do novo posicionamento em campo. Normalmente, um jogador tem três tipos de treinos que podem ocorrer simultaneamente, o de posição/papel, melhoria de um atributo através do foco adicional e adição/remoção de Movimento Preferido do Jogador (MPJ) através de Nova característica do jogador. O ideal é que ele se concentre apenas no treino de posição/papel ou apenas divida a carga com um dos outros dois treinos. De preferência, o foco adicional, para melhorar algum atributo que pode estar em baixa e que é necessário na nova função;
  2. A quantidade de partidas na nova posição enquanto ele está aprendendo;
  3. O quão familiar ele é com a nova posição quando está começando um treino (indicado pelas cores no mapa de posição vermelho é o pior e verde claro é o melhor);
  4. A sua idade, quanto mais jovem, melhor;
  5. O seu atributo Versatilidade, que é um atributo oculto.

Mesmo tendo tudo isso ao seu favor, ainda pode demorar algum tempo para que o novo jogador aprenda a atuar adequadamente na nova posição. E caso ele pare de atuar ou treinar nessa posição, ele pode acabar perdendo efetividade e até mesmo se "esquecer" de como jogar por ali.

Identificando uma nova posição para o seu jogador

No atual save, em que me encontro comandando o Werder Bremen, Giovani Lo Celso está no meu elenco. O meia-atacante argentino é capaz de atuar como meia-central e meia-lateral esquerdo, além da sua posição natural. O fato de Lo Celso ser capaz de atuar efetivamente como meia-lateral por um dos lados do campo, já me indica que o jogador pode ter atributos que o fazem uma opção ideal para um retreinamento pelas pontas, sendo assim, o jogador aumentaria sua versatilidade e utilidade dentro do elenco, sendo capaz de atuar em pelo menos quatro posições. Por isso, conferi se os atributos do jogador o fazem ideias para a nova posição.

Giovani-Lo-Celso_-Geral-Perfil85287116c3

Como podem perceber nos atributos do jogador, o atributos mais baixo é o Índice de Trabalho com valor 11. Portanto, Lo Celso é um excelente candidato para se aprofundar no treinamento de uma nova posição, fazendo com que ele ajude com uma nova posição no seu atual leque. Contudo, será que se eu decidisse treinar Giovani Lo Celso como ponta-direita, levando em conta que seu pé-preferido é o Esquerdo, será que o jogador se sairia bem como Avançado Interior?

Giovani-Lo-Celso_-Desenvolvimento-Treino

Nesse caso, Lo Celso tem como pior atributo, Finalização, o que faria com que o jogador pudesse ser descartado como uma boa opção para a ponta-direita, contudo, com o treinamento do MPJ Procura o passe em vez de tentar o golo, o jogador pode virar uma força perigosa ao cortar para dentro e servir seus companheiros, graças à sua habilidade criativa e capacidade de encontrar companheiros bem posicionados.

Dando uma nova utilidade para quem estava descartado

Nicklas Schmidt tem 22 anos e é fruto da base do Werder Bremen, inclusive, teve uma temporada regular anteriormente, mas acabou sendo relegado pela chegada de um jogador de maior impacto (Giovani Lo Celso). O jogador saiu de opção no time titular, como reserva do meia-atacante titular para atuar no time B do Werder Bremen. Contudo, segundo seu relatório, o jovem jogador ainda tem espaço para evoluir e talvez seja a hora de lhe dar uma nova utilidade, já que ele ainda pode ganhar uma boa evolução em novos atributos.

LEIA MAIS: CA e PA no desenvolvimento de jogadores

Às vezes acho que meu atual esquema se beneficiaria de um bom Falso Nove no comando de ataque, ao invés do atual Atacante Completo, mas não tenho nenhum jogador capaz de fazer essa função no elenco. Por isso, uma procura nos meus outros times poderia revelar algum meia-atacante ou ponta capaz de fazer essa nova função. Encontrei em Schmidt uma boa opção para que eu pudesse adicionar essa carta na manga quando necessitasse de mudar a função dos meus dois atacantes atuais. 

Niklas-Schmidt_-Desenvolvimento-Treino.p

Com um leve trabalho em sua ResistênciaDecisões e Trabalho em Equipa, o jogador pode virar um opção muito boa para a função, por isso, aproveitando que o jogador já tem certa familiaridade com a posição de atacante, eu ganharia em tempo e dinheiro, pois ao invés de procurar um Falso Nove no mercado que pudesse servir como opção tática ao meu atual comando de ataque, eu posso adaptar um jogador que está encostado e tem potencial para evolução e retreiná-lo para algo que eu pode ser útil dentro do arsenal tático da minha equipe.

O jovem jogador com uma posição inusitada

As fornadas de jovens costumam nos pregar surpresas, trazendo uma joia inesperada ou aquela baciada de perebas quando estávamos confiantes que descobriríamos o próximo Lionel Messi. Contudo, em algumas raras ocasiões, um jovem jogador pode acabar surgindo somente com as posições de Ala e Líbero, que são posições pouco utilizadas no futebol moderno e quando são usadas, o jogador geralmente é proficiente na zaga ou na lateral/ponta.

Esse é o caso de Burak Sarica, um jovem que surgiu recentemente que chamou a atenção até do Bayern de Munique. Contudo, o jovem turco atua somente como ala pela direita, o que não é muito interessante quando não utilizamos um esquema baseado nesse tipo de jogador. As duas posições mais tradicionais a serem escolhidas são a Lateral ou Ponta. Como lateral, o jogador precisaria de uma gama maior de desenvolvimento em certos atributos técnicos.

Burak-Sarica_-Desenvolvimento-Treino-2.p

Apesar de fisicamente muito evoluído, Sarica deixa a desejar em outros departamentos, mas ele ainda tem apenas 15 anos, tempo suficiente para retreiná-lo em uma nova posição. Como podem observar, o jogador já tem certa familiaridade com as posições de Meia-Lateral e Ponta. Isso me indica que talvez seja melhor investir em um treinamento mais à frente, com o jogador atuando como Extremo. Será que é isso mesmo?

Burak-Sarica_-Desenvolvimento-Treino.png

Os atributos CruzamentoFintaPasse e Primeiro Toque são comuns à ambas posições, enquanto a carga psicológica de atributos é infinitamente menor para a posição de Ponta. Essa é uma decisão puramente do treinador, como o jogador ainda é um diamante que ainda tem muito tempo para ser lapidado, qualquer direção que se resolva tomar nessa idade, provavelmente resultará num jogador muito bom. Se sua necessidade for um jogador na linha defensiva, é só treiná-lo como lateral, se for o inverso, como ponta. Entretanto, antes de tomar uma decisão, é importante ver se o jogador tem um tutor mais adequado como lateral ou ponta, pois o ganho em atributos técnicos e mentais que a tutoria pode trazer ao jogador, podem acabar lhe fazendo decidir por vê-lo atuar em determinada posição.

LEIA MAIS: O Desenvolvimento de uma categoria de base

Identificando uma nova posição para um jovem jogador

Talvez sua fornada de jovens tenha lhe trago um excesso de jogadores promissores em uma posição que você se considera bem servido por algumas temporadas e talvez seja ideal que alguma dessas promessas mude de posição para ganhar espaço. Talvez esse seja o caso de Angelos Pappas, o grego-germânico é meia-central por natureza, com aptidões para atuar como volante. Contudo, com um titular tendo apenas 23 anos e um excelente reserva apenas esperando a passagem de bastão de um jogador mais experiente também com essa idade, Pappas pode acabar não tendo espaço no Werder Bremen. Com isso, talvez foi mais útil achar um novo lugar para o jogador atuar. Investigando as opções, ele se mostrou um interessante Avançado Defensivo.

Angelos-Pappas_-Desenvolvimento-Treino.p

Com uma Compostura muito boa para quem tem apenas 16 anos e com diversos atributos psicológicos com margem clara para melhora, o único atributo técnico que o jogador precisaria desenvolver seria sua Finalização. Com seu bom porte físico e certa agilidade, o jogador pode acabar tendo um futuro em uma posição diferente da sua natural.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Compartilhar este post


Link para o post
bieleao

Se meu jogador começar reclamar da quantidade de treinamento, devo ouvi-lo e diminuir a carga de treino?

Compartilhar este post


Link para o post
Henrique M.
2 horas atrás, bieleao disse:

Se meu jogador começar reclamar da quantidade de treinamento, devo ouvi-lo e diminuir a carga de treino?

Diminuir.

Compartilhar este post


Link para o post
EduardoSofiate

Henrique, você é um monstro cara!
Jogo FM desde a primeira versão, antes disso jogava CM e entendo a maioria das funções do jogo.
Porém você coloca de uma forma muito didática e completa sobre essas funções do jogo.

Sou fã de seus tutoriais! Parabéns!

Compartilhar este post


Link para o post
Leonardo Moreno

Gostei. Vou pensar 2x agora antes de dispensar um jogador ou de buscar alguém pra suprir carência no mercado. Valeu por trazer esse conhecimento!

Obs.: algumas imagens aparentemente estão indisponíveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Ademare

eu só vim aqui elogia o banner!

Compartilhar este post


Link para o post
Henrique M.
Em 13/03/2018 at 21:57, Leonardo Moreno disse:

Gostei. Vou pensar 2x agora antes de dispensar um jogador ou de buscar alguém pra suprir carência no mercado. Valeu por trazer esse conhecimento!

Obs.: algumas imagens aparentemente estão indisponíveis.

Quais imagens? Aqui aparenta estar tudo certo

Compartilhar este post


Link para o post
Leonardo Moreno
5 hours ago, Henrique M. said:

Quais imagens? Aqui aparenta estar tudo certo

Tá tudo OK também agora. No outro dia que abri, tinha umas imagens que aparecia só o nome do arquivo, algo tipo "treino.png". 

Compartilhar este post


Link para o post
senna889091
Em 12/03/2018 at 12:13, Henrique M. disse:

Diminuir.

E se reclamar constantemente, mesmo o time tendo carga leve na semana? Pois tinha um jovem que só aguentava um tipo de treino, se eu botasse foco ele chiava 

Alias valeu o post, ja vou olhar com mais carinho meus elencos daqui pra frente, apesar que ja fazia um pouco disso de retreinar jogador, pois no FM e devido disputar campeonatos com limite de jogador, ter um versatil é fundamental 

 

Compartilhar este post


Link para o post
_Matheus_
14 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Tá tudo OK também agora. No outro dia que abri, tinha umas imagens que aparecia só o nome do arquivo, algo tipo "treino.png". 

Era bug do fórum, provavelmente.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

    • mark_valley
      Por mark_valley
      Fala galera, tudo bom?
      Nesses dias eu fiz um teste com um save na série A do brasileiro: entrei no sub-20 de vários clubes da série D e fui adicionando todos os jogadores em uma shortlist só de jovens.
      Para minha surpresa descobri que o mercado de regens é extremamente aquecido. Ocorrem várias trocas entre times pequenos e é comum ver times grandes vindo tirar os jovens dos clubes menores. Não sei se é um bug da IA mas vários times aceitam deixar seus jovens partirem de graça (!!!). Eu consegui até trazer três caras de 15 anos excepcionais porque vi vários times da série A fazendo propostas por eles e entrei no meio da briga às cegas mesmo. Os caras são destaques do meu time sub-20.
      Eu imagino que se meus olheiros focarem nas categorias de base de times pequenos eu posso garimpar umas jóias raras e me antecipar ao outros times grandes. O problema é que não sei como fazer isso sem ter que ficar entrando em cada time e mandando o olheiro gerar um relatório para todos os jogadores. 
      Eu geralmente deixo o chefe dos olheiros gerenciar os outros e as vezes eu tomo controle da situação. Mesmo assim eu ainda não consigo fazer com que eles me indiquem jogadores mais jovens e nem das divisões mais baixas. Será que estou deixando passar algo? Preciso comprar um pacote mais caro para jogadores jovens ou coisa parecida?
       
       
    • Lohan
      Por Lohan
      BRASIL MUNDI UP  (16\08\2018)  
      ✔️ Séries A, B, C e D (formato original) 
      ✔️ Série Regional, equivalente a uma 5a divisão fictícia, que faz com que os Estaduais fiquem mais realistas e disputados (grupos verdadeiramente regionalizados)
      ✔️ Segundonas, Terceiras e Quartas Estaduais
       ✔️ Copa SP de Futebol Júnior, Copa BH, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17
       ✔️ Copas Estaduais (detalhe: quando os times sobem pra Séries A e B, deixam de participar pra não inflar o calendário)
      ✔️ Novidade! Todos os Campeonatos Estaduais Sub-20
       
      Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica em: "documentos / Sports Interactive / Football Manager 2018 / editor data",
      e depois selecioná-lo antes de criar o Save.
      Testado 3 vezes até 2030 sem bugs! (protegido contra cópia)
      DOWNLOAD:  
                        Brasil Mundi Up (16-08) Unificado ao Pr0 Update gringo
                      4Shared: 
      MEDIAFIRE: http://www.mediafire.com/file/bm8qhjx10x2128e/Brasil+Mundi+UP+(16-08)+FM18.rar
       
       
      Ligas fundamentais que não vem no FM18 e fazem muita diferença, principalmente pra quem joga no Brasil (só funciona se deixar setado como "Jogáveis", não adianta nada ativar essas ligas ao criar o save e deixar setado em "Ver apenas").
      Libertadores mais difícil e realista
      Deixando as primeiras divisões de todas as ligas Sulamericanas ativadas, a Libertadores e a Copa Sulamericana ficam mais difícil
      Mercado de transferências bastante ativo
      Ativando Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar, Portugal, China e Itália você vai ver bastante transferências realistas, e vai conseguir vender ou emprestar facilmente até jogadores encostados sugando a folha salarial
       
      DOWNLOAD:  https://www.fmscout.com/a-fm18-leagues-megapack-by-claassen.html
       
      Após fazer o download extraia o arquivo na pasta editor data, vá na pasta dos continentes e retire somente os países recomendados, delete o restante que não for usar para não bugar o save, depois coloque os países escolhidos na mesma pasta em que fica o update do Brasil Mundi UP
       
    • Lanko
      Por Lanko
      E aê galera, tudo bom? Descobri o fórum recentemente há uns dias atrás, especificamente a área de histórias. Li algumas e adorei o formato e o fato que a galera resolveu postar suas jornadas e challenges interesantíssimos. 
      Enquanto jogava o FM18 fiquei pensando nas várias coisas que aconteceram e que dificilmente conseguiria guardar pra lembrar depois, especialmente as coisas memoráveis.
      Deixei quieto e segui em frente, mas como disse, encontrei essa área aqui e me arrependo de não ter pesquisado e encontrado antes.
      Mas antes tarde do que nunca, né! O save não tem tanto tempo e muitas dos principais eventos estão frescas na memória.
      Esse save não tem objetivos específicos a serem alcançados, simplesmente criei um perfil de treinador (sem escolher clube, comecei desempregado) e saí pro mundo pra ver no que vai dar. Então aí vai o perfil do treinador:
       
      PERFIL DO TREINADOR:
      Lanko Askarian sempre teve interesse por futebol, principalmente na parte tática, já que jogando ele é um grande perna de pau. Decidiu ir adiante com esse pensamento e resolveu estudar para ser técnico e dirigir uma equipe.
      Diante dos vários fracassos do Brasil na área, decidiu, corretamente ou não, ir estudar e fazer cursos na Europa. Escolheu a Inglaterra já que sabia inglês e nada dos outros idiomas. Depois de algum tempo, adquiriu profundo conhecimento tático, de treinamentos, de filosofias de jogo.
      Agora só faltava botar tudo isso em prática, e é aí que morava o problema. Lanko entrou determinado a começar 2018 como técnico, mas passou o primeiro semestre desempregado. Nem clubes brasileiros da 3a divisão quiseram sequer conceder uma entrevista.
      No fim da temporada europeia, Lanko voltou a Inglaterra, disposto a aceitar propostas da 5a ou 6a divisão inglesas só pra começar a trabalhar, mas mesmo dessa vez conseguindo entrevistas, não foi o escolhido em nenhum dos oito clubes em que bateu a porta.
      Jovem (30 anos, muito menos que muitos jogadores em atividade), sem ter comandado vestiário antes e ainda por cima estrangeiro, esses foram os principais motivos das recusas.
      Até que viu um anúncio de um clube de Portugal (o único), a Mondinense, da terceira divisão portuguesa, e decidiu entrar em contato com eles.
       
      O presidente foi surpreendido pelo contato. Ele acabou gostando do perfil. Avisou que o clube era pequeno, mas gostaria de ver o clube crescer e talvez tentar algo inusitado seria o primeiro passo ideal. O presidente convidou Lanko para a cidade de Mondim de Basto para assinarem o contrato.
      Lanko aceitou, muito feliz. Portugal não estava nos planos iniciais, mas quem sabe, caindo do céu, seria o melhor lugar para começar a carreira. O idioma não seria problema e Portugal era um bom país, além de ter certa história no futebol e um cenário respeitável.
      Ele sabia que o começo ia ser difícil, mas até chegar em Portugal e ver a sede da Mondinense de perto, ele não fazia ideia do quão difícil…
    • juca_fuca
      Por juca_fuca
      As vezes qnd vou VENDER um jogador, na hora de finalizar o negocio, aparece a seguinte frase: "A direçao concordou em adicionar $$ ao orçamento de transferencias para concluir o negocio!

      Ou seja, eu estou vendendo um jogador e ainda meu clube tem que pagar para que o negocio seja concluido? Como tira isso ??
    • Diego Santos - PSL
      Por Diego Santos - PSL
      PARA A GALERA QUE NÃO CONHECE FICA UM PEQUENO RESUMO SOBRE O PS.
      CONCEITO - Juntar os maiores clubes de vários países dando poder econômico parecido para todos para que possam ir com o tempo se igualando em reputação.
      JOGABILIDADE – Neste formato o jogo deve ficar mais atrativo, interessante e menos enjoativo, será muito comum no jogo ver times top como Barça, Man Utd entre outros caindo de divisão e sofrendo declínios, enquanto verão times saindo de divisões de baixo e alcançando o topo.  Para quem gosta de fazer carreira começando a jogar desempregado ou em equipes inferiores para ir subindo este jogo é ideal.
      PAÍS – Foi editado em cima do País de Gales que agora se chama País Supremo, que também foi removido do Reino Unido, foi adicionada línguas nativas como Espanhol, Português, Italiano e Francês além do inglês já existente.
      CIDADES -  Foram criadas cidades e regiões para abrigar estes clubes, e dividindo por línguas faladas, quando não era de uma das línguas acima citadas, eram incluídos em inglês.
      FINANÇAS – Todos os times iniciam com R$ 250 M em caixa e R$ 100 M para transferência, foi removido todos os contratos de patrocínios e inseridos novos de forma 100% igual a todos os clubes, acordos individual de TV todos removidos os clubes receberam a verba da liga apenas que varia entre  260 M na 1ª div à R$ 80 M 5ª div.
      REPUTAÇÃO – Não foi alterada a reputação de nenhum time.


      TRANSFERÊNCIAS ATUALIZADAS ATÉ 01/08 COM BASE NA DB Pr0 e FMTU
       
×