Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Edmundo rebate Romero e defende ‘brincadeiras’ sobre paraguaios


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

14 minutos atrás, Léo R. disse:

"Gente que mora na puta que pariu." comentário ofensivo, que muitos podem interpretar como ofensa...  Já começa por aí.

Ignorante é você que não entende o que eu digo, em momento algum disse que não existem nordestinos no Rio de Janeiro e no sudeste, apenas que é bom evitar o termo "paraíba", mas você insiste em colocar o "contexto" no meio pra justificar você chamar alguém de paraíba. Qualquer pessoa que esteja lendo o tópico consegue entender, menos vossa pessoa.

Quem está passando vergonha aqui, é você sabichão, justificando preconceito com "contexto", xenofobia é xenofobia em qualquer lugar, independete do contexto, chamar um nordestino de paraíba é errado, POR MAIS QUE VOCÊ O CONHEÇA E QUE ELE ACEITE SER CHAMADO DE PARAÍBA, você NÃO DEVE fazer isso, para não gerar constrangimentos.

Vou precisar explicar o sinônimo de "morar na puta que pariu" ou tu vai me poupar desse trabalho?

Digo o mesmo pra você cara, tu não consegue entender o que eu digo e em momento algum eu disse que xenofobia deve ser tolerada, mas você insiste em me chamar de xenófobo. Qualquer pessoa que esteja lendo o tópico consegue entender, menos vossa pessoa.

Preconceito? Xenofobia? Eu não tô sendo preconceituoso e nem xenofóbico, eu sou metade nordestino, metade da minha família é do Ceará, tenho relações estreitas com nordestinos por causa da minha família e dos amigos de trabalho do meu pai, eu estaria ofendendo a mim mesmo se eu estivesse sendo xenofóbico ou preconceituoso. Tenho mais experiência do que você pra falar sobre o assunto, afinal sangue nordestino corre em minhas veias.

E quem determina que chamar um amigo nordestino de paraíba é xenofobia? Você? Quem é você? Algum deus da verdade absoluta, acima do bem e do mal? Hauhauhauha, não fode cara, quem tem que determinar isso é quem é chamado assim. Se o cara não gosta, é só não chamar, vida que segue e respeito acima de tudo. Agora eu e toda a população do Rio de Janeiro, inclusive os próprios nordestinos daqui, vamos ter que parar de usar o termo paraíba pra não ofender gente que sequer mora aqui? Tu não consegue entender como isso é ridículo? Sério?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta
1 hora atrás, Marco.Oliveira disse:

Ai a gente entra na "formalização das relações sociais" para que ninguém tenha "intimidade" com ninguém e outro ache que também a tem.

Resumindo. A ficou ofendido por ver B chamando C de "adjetivo qualquer". Por causa do excesso de empatia (ou melindre) de A, B deve diminuir ou alterar a forma de relação estabelecida com C para que A se sinta "justiçado"/respeitado ou para que um eventual indivíduo D não ache que tem a mesma liberdade com C.

Ao meu ver, A só deveria se ofender caso B o trate da maneira em questão, e não pela relação indireta, e D não deveria subentender nada através das relações de B e C.

Velho, pelo amor de Deus.

Já são 3 Pernambucanos dizendo que chamar quem não é da paraíba de paraíba é ofensivo, você não conseguiu entender ainda?!?!?!

Cacete velho, não é por que você chama seu amigo de "neguinho" que você vai sair chamando todo negro na rua de "neguinho".

Se a pessoa diz "tá me ofendendo." é por que tá porra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

Velho, pelo amor de Deus.

Já são 3 Pernambucanos dizendo que chamar quem não é da paraíba de paraíba é ofensivo, você não conseguiu entender ainda?!?!?!

Cacete velho, não é por que você chama seu amigo de "neguinho" que você vai sair chamando todo negro na rua de "neguinho".

Se a pessoa diz "tá me ofendendo." é por que tá porra.

Não é isso, tu entendeu errado. O que está sendo discutido aqui é que se é errado ou não chamar um amigo de paraíba, sendo que o mesmo te dá intimidade para tal. É óbvio que é errado ficar forçando apelido. Se a pessoa não gosta, não te dá liberdade, não chame, simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marco.Oliveira disse:

é isso que eu to falando e eles se recusam a entender, quando eu falo de levar em consideração a "cultura e as relações sociais" antes de sair acusando xenofobismo.

CACETE BICHO! Chamar um brasileiro de BRAZUKA não é o MESMO que chamar um Brasileiro de Bolívia!!!

Chamar um Paraibano de Paraíba é NORMAL, mas chamar uma pessoa que é do nordeste e não é da paraíba de Paraíba é OFENSIVO!

Chamar Português de TUGA é diminutivo, chamar o português de "e ai espanha" é ofensivo.

Nossa, é difícil eein!? Pelo amor de Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

CACETE BICHO! Chamar um brasileiro de BRAZUKA não é o MESMO que chamar um Brasileiro de Bolívia!!!

Chamar um Paraibano de Paraíba é NORMAL, mas chamar uma pessoa que é do nordeste e não é da paraíba de Paraíba é OFENSIVO!

Chamar Português de TUGA é diminutivo, chamar o português de "e ai espanha" é ofensivo.

Nossa, é difícil eein!? Pelo amor de Deus.

Na moral, vcs se ofendem com uma parada muito nada a ver, mas respeito.

Como eu dei exemplo: Todo mundo que diz que mora nos arredores de Santos é chamado de Santista e ninguem se ofende. É apenas um ponto de referência de uma região assim como a Paraíba para quem vem do nordeste, mas se você e sente ofendido por ser chamado de paraíba, é melhor avaliar o que isso significa de inferior para você.

Não vejo motivo pra perjorar um adjetivo como estão fazendo.

Maaaaaaaaaas, respeito. Quem não conheço não trato com intimidade.

Seguindo a lógica:

Se ser chamado de paraíba me ofende, logo eu considero que "o que eu sou de fato" é melhor que ser paraíba. Ou seja, me sinto melhor que o paraíba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, raskor disse:

Não é isso, tu entendeu errado. O que está sendo discutido aqui é que se é errado ou não chamar um amigo de paraíba, sendo que o mesmo te dá intimidade para tal. É óbvio que é errado ficar forçando apelido. Se a pessoa não gosta, não te dá liberdade, não chame, simples assim.

Amigo ? quem tá falando de amigo velho? Você leu o post e o início da discussão?

No seu círculo social você pode chamar o cara até de corno, ninguém tá discutindo o apelido que tu chama teu irmão ou um conhecido, é o termo paraíba genericamente pra definir pessoas do nordeste. Isso é ofensivo. A intenção de quem falou não era ofender? Bom. Não diga mais, por que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

Amigo ? quem tá falando de amigo velho? Você leu o post e o início da discussão?

No seu círculo social você pode chamar o cara até de corno, ninguém tá discutindo o apelido que tu chama teu irmão ou um conhecido, é o termo paraíba genericamente pra definir pessoas do nordeste. Isso é ofensivo. A intenção de quem falou não era ofender? Bom. Não diga mais, por que é.

Estamos falando de "amigo" já faz umas duas páginas, tu tá meio atrasado na discussão. Qualquer coisa pode ofender qualquer um, inclusive esse termo, e aí cabem as pessoas respeitarem a vontade de quem não quer ser chamado dessa maneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Na moral, vcs se ofendem com uma parada muito nada a ver, mas respeito.

Como eu dei exemplo: Todo mundo que diz que mora nos arredores de Santos é chamado de Santista e ninguem se ofende. É apenas um ponto de referência de uma região assim como a Paraíba para quem vem do nordeste, mas se você e sente ofendido por ser chamado de paraíba, é melhor avaliar o que isso significa de inferior para você.

Não vejo motivo pra perjorar um adjetivo como estão fazendo.

Maaaaaaaaaas, respeito. Quem não conheço não trato com intimidade.

Seguindo a lógica:

Se ser chamado de paraíba me ofende, logo eu considero que "o que eu sou de fato" é melhor que ser paraíba. Ou seja, me sinto melhor que o paraíba.

Não sou MELHOR porra, sou OUTRA COISA. Nordeste não tem apenas Paraíba, você chamar todos do nordeste de paraíba diz que somos todos uma coisa só, sem distinção, sem cultura, valor e gente própria. Se você tem um amigo, um parente que gosta e te pede pra chamar assim, é problema dele, mas se você falar com alguém que não te conhece, você vai estar ofendendo na maioria esmagadora dos casos.

Tu ia gostar de ser chamado de índio na europa cara? Pelo amor de Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

Não sou MELHOR porra, sou OUTRA COISA. Nordeste não tem apenas Paraíba, você chamar todos do nordeste de paraíba diz que somos todos uma coisa só, sem distinção, sem cultura, valor e gente própria. Se você tem um amigo, um parente que gosta e te pede pra chamar assim, é problema dele, mas se você falar com alguém que não te conhece, você vai estar ofendendo na maioria esmagadora dos casos.

Tu ia gostar de ser chamado de índio na europa cara? Pelo amor de Deus.

Cara, ninguém tá discordando de você nisso, calma aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, raskor disse:

Cara, ninguém tá discordando de você nisso, calma aí.

Desculpa por me exaltar, mas isso realmente dá raiva. Não vou mais falar sobre esse assunto. Por favor se um dia for falar, não se refira a mim ou em geral como paraíba, é ofensivo. Seus amigos, é problema deles se gostam e você tem todo o direito de interagir como quiser com eles e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Desculpa por me exaltar, mas isso realmente dá raiva. Não vou mais falar sobre esse assunto. Por favor se um dia for falar, não se refira a mim ou em geral como paraíba, é ofensivo. Seus amigos, é problema deles se gostam e você tem todo o direito de interagir como quiser com eles e vice-versa.

Ninguém vai fazer isso, porque você já deixou claro que não gosta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Roman disse:

A partir dos 5:00 até mais ou menos uns 7:00.

Pelo que eu entendi, o cara tá falando de uma espécie de jocosidade compartilhada e consentida. A palavra chave é: consentimento. Se o cara não curte ser chamado de paraíba, não chame. Se o seu amigo gay não curte que você fique fazendo piadas sobre a sexualidade dele, não faça. Se a sua amiga mulher não curte as suas piadinhas machistas, não faça. Ou melhor, não faça PRA ELES. Agora, se eles revidarem, fazerem piada junto. Ok, caminhem juntos de mãos dadas e sejam felizes para sempre. É só questão de se pôr no lugar do outro, e isso tá faltando pra caralho nos dias de hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

 

Os caras fecharam essa opinião de que Paulista/Carioca se sente superior e é preconceituoso com os oriundos de outras regiões. O que eu poderia encarar como preconceituoso também, já que eu sou de São Paulo e não me entendo assim.

[...]

Eu vou continuar como estou, tendo e dando liberdade pra quem é meu amigo, e tratando formalmente quem eu não conheço.

Por isso que eu deixei bem claro que não estava generalizando. Mas se a própria mídia proveniente do Sudeste já passa essa impressão, como você quer que as pessoas daqui não vejam dessa maneira? Querendo ou não, ainda é um instrumento formador de opinião, então é natural que as pessoas do "resto do Brasil" se sintam dessa maneira. Inclusive porque eu dei um depoimento sobre uma experiencia que eu tive visitando esse local.

Se a pessoa intima sua não se sente ofendida, ótimo. Mas o que está sendo discutido aqui é se o termo é ou não preconceito regional, e esse julgamento cabe a quem recebe o termo e não a quem diz.

 

Outro exemplo: Certa vez eu li esse artigo de um jornalista estrangeiro a respeito do termo "gringo". Ele diz que as pessoas estrangeiras se sentem ofendida ao ser chamada de "gringa" e que acabam aceitando esse termo como forma de adaptação ao local onde estão vivendo. Muitas vezes termos que não nos parecem preconceituosos podem se mostrar dessa maneira justamente para a pessoa a quem se refere. Será que as pessoas nordestinas que moram no sudeste acabam aceitando o termo "paraíba" como forma de adaptação ao local? Cabe essa reflexão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, davidreisc disse:

Por isso que eu deixei bem claro que não estava generalizando. Mas se a própria mídia proveniente do Sudeste já passa essa impressão, como você quer que as pessoas daqui não vejam dessa maneira? Querendo ou não, ainda é um instrumento formador de opinião, então é natural que as pessoas do "resto do Brasil" se sintam dessa maneira. Inclusive porque eu dei um depoimento sobre uma experiencia que eu tive visitando esse local.

Se a pessoa intima sua não se sente ofendida, ótimo. Mas o que está sendo discutido aqui é se o termo é ou não preconceito regional, e esse julgamento cabe a quem recebe o termo e não a quem diz.

 

Outro exemplo: Certa vez eu li esse artigo de um jornalista estrangeiro a respeito do termo "gringo". Ele diz que as pessoas estrangeiras se sentem ofendida ao ser chamada de "gringa" e que acabam aceitando esse termo como forma de adaptação ao local onde estão vivendo. Muitas vezes termos que não nos parecem preconceituosos podem se mostrar dessa maneira justamente para a pessoa a quem se refere. Será que as pessoas nordestinas que moram no sudeste acabam aceitando o termo "paraíba" como forma de adaptação ao local? Cabe essa reflexão...

Isso eu também já me perguntei.

O que eu acho é que o debate é justo e totalmente válido, mas não podemos chegar aqui e falar: Ah o carioca fala "x coisa" do nordestino, por isso é preconceituoso. Chamar alguém de preconceituoso é uma acusação muito forte e deve estar pautada de N elementos para não se cometer uma injúria.

Cada região (e suas sociedades) enxergam as demais regiões de sua própria forma, sua própria concepção. O Paulista, o Carioca, o Paraíba, o Gaúcho, o Mineiro, ... todos tem um "estereótipo" formado ao longo dos anos nas mais diversas regiões do país e dizer que é "xenofobia" assim, seco, só por que um indivíduo que não está inserido na cultura/sociedade do lugar, se sente ofendido graças ao que ele sabe/vê/escuta a distância é de uma irresponsabilidade sem tamanho.

Irresponsabilidade essa que acaba gerando discussão sem profundidade, sem acréscimo de entendimento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marco.Oliveira disse:

Isso eu também já me perguntei.

O que eu acho é que o debate é justo e totalmente válido, mas não podemos chegar aqui e falar: Ah o carioca fala "x coisa" do nordestino, por isso é preconceituoso. Chamar alguém de preconceituoso é uma acusação muito forte e deve estar pautada de N elementos para não se cometer uma injúria.

Cada região (e suas sociedades) enxergam as demais regiões de sua própria forma, sua própria concepção. O Paulista, o Carioca, o Paraíba, o Gaúcho, o Mineiro, ... todos tem um "estereótipo" formado ao longo dos anos nas mais diversas regiões do país e dizer que é "xenofobia" assim, seco, só por que um indivíduo que não está inserido na cultura/sociedade do lugar, se sente ofendido graças ao que ele sabe/vê/escuta a distância é de uma irresponsabilidade sem tamanho.

Irresponsabilidade essa que acaba gerando discussão sem profundidade, sem acréscimo de entendimento...

O brasileiro em geral se acostumou a usar essas coisas em tom de brincadeira, mas isso também ajuda a mascarar um pouco preconceitos reais que alguns indivíduos acabam tendo. A própria sátira é uma forma de criticar sem ofender diretamente, e nossa cultura, independente do estado de origem, tem muito disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Douglas. disse:

O brasileiro em geral se acostumou a usar essas coisas em tom de brincadeira, mas isso também ajuda a mascarar um pouco preconceitos reais que alguns indivíduos acabam tendo. A própria sátira é uma forma de criticar sem ofender diretamente, e nossa cultura, independente do estado de origem, tem muito disso.

Eu diria que o ofensor se acostumou a usar em tom de brincadeira. O ofendido ficava quieto porque ou era preto ou tinha menos dinheiro e precisava ouvir muita merda pra sobreviver. Hoje em dia a situação mudou um pouco porque o ofendido consegue ter um pouco mais de voz ativa, o que logo chamam de "mimimi".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa molecada do "AIN PORQUE O MUNDO TÁ MUITO CHATO!!! NA MINHA ÉPOCA EU CHAMAVA TODO MUNDO DE PRETO, PARAÍBA E O CARALHO A QUATRO E NINGUÉM LIGAVA!!!" tá enlouquecendo tanto que já já vão achar normal tirar onda com Romero por causa da Guerra do Paraguai...

 

O cara não gosta de ser chamado de contrabandeador, vendedor de droga, falsificador, por causa simples e somente da NACIONALIDADE dele (acho que a maioria daqui tbm n gostaria de ser né), é difícil respeitar o cara e parar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SilveiraGOD. disse:

Eu diria que o ofensor se acostumou a usar em tom de brincadeira. O ofendido ficava quieto porque ou era preto ou tinha menos dinheiro e precisava ouvir muita merda pra sobreviver. Hoje em dia a situação mudou um pouco porque o ofendido consegue ter um pouco mais de voz ativa, o que logo chamam de "mimimi".

Mas muitas vezes a gente usa isso desde pequeno, frequentemente sem nem saber ao certo o significado. É essa parte do "estranhamento" que eu entendo, porque é uma coisa daquelas que às vezes está tão entranhado que o real significado passa despercebido.

Mas eu concordo na parte de que antes todo mundo era mais condicionado a "ter que aceitar brincadeira". Só não sei se é questão de mudança de status social. Eu acho mais parecido com o que eu lembro de ter discutido lá no início do MeToo, só de tomar consciência de que existem outras pessoas na mesma situação as pessoas se sentem encorajadas pra enfrentar situações que antes elas sofriam caladas pra não "criar caso". Pode ter relação com a mudança no status social quando falamos de comunicações, acesso à informação, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe o que é engraçado? Se por um acaso algum jogador alemão, francês ou de qualquer outra nacionalidade quiser dar uma zoada no Brasil ou em algum jogador brasileiro de forma pública, eu tenho 100% de certeza que o Edmundo vai chegar no dia seguinte e falar: "NOSSA, ISSO É UM ABSURDO. NÓS SOMOS PENTACAMPEÕES, TEM QUE RESPEITAR O BRAZIUUUUU". Assim como fizeram um estardalhaço do caralho com as zoações que os Simpsons fizeram nos episódios onde eles vinham pra cá (que não era nada diferente do que eles fizeram com inúmeros outros, inclusive). A hipocrisia aqui é uma parada absurda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...