Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Edmundo rebate Romero e defende ‘brincadeiras’ sobre paraguaios


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

2 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Esse é o ponto, e eu acho que é um pensamento que os dois lados devem fazer. Não basta apenas o "ofendido" dizer que se ofendeu e querer ditar regra sobre o que o outros podem falar. Tem que analisar o contexto das duas partes. Não da pra adivinhar que o fulano A vai reagir a uma dada situação do mesmo jeito que os meus amigos, mas o fulano A também tem de levar em consideração o meu lado, de onde eu vim, como as pessoas do meu circulo social interpretam essa situação, etc...

O ser humano tem esse habito de rotular outros indivíduos ou grupos seja pelo comportamento, pela cor, pelo local de origem ou qualquer outro ponto de classificação e não necessariamente por maldade.

O "X" da questão é o estereotipo negativo que pode ser agregado ao "rótulo". Esse deve ser evitado. 

Agora, começar com esse papo de "Ahhh eu me ofendi por ser chamado de paraíba, ahhhh eu me ofendi por ser chamado de ...." sem considerar o outro lado, é absolutismo.

Cabe discussão? Cabe! Mas não cabe essa patrulha absolutista.

Cara, quem diz se foi ofendido não é quem ofende, qual a dificuldade de entender isso? Se eu tenho orelhas enormes e o cara me chama de "orelha" por não saber o meu nome, e eu digo que não gostei, o cara vai chamar de novo por que acha tudo bem rotular alguém por estereotipo que ele não acha ofensivo?

Sinceramente, eu não achei que fosse tão difícil de entender.
Paraíba é quem é da paraíba porra. Quem é do Nordeste é nordestino, quem é de Pernambuco é pernambucano, quem é da Bahia é baiano.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta
Agora, xBode disse:

Hahahahaha, com essa discussão toda eu já tinha botado na cabeça que vocês eram da Paraíba, nem me dei o trabalho de ler ali na "localização", foi mal.

Agora faz sentido, não curto que as pessoas me chamem de gaúcho.

Vei eu ia dizer EXATAMENTE esse exemplo, chamar algum paranaense ou catarinense de gaúcho e achar que ta tudo bem. Que porra é essa?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

Cara, quem diz se foi ofendido não é quem ofende, qual a dificuldade de entender isso? Se eu tenho orelhas enormes e o cara me chama de "orelha" por não saber o meu nome, e eu digo que não gostei, o cara vai chamar de novo por que acha tudo bem rotular alguém por estereotipo que ele não acha ofensivo?

Sinceramente, eu não achei que fosse tão difícil de entender.
Paraíba é quem é da paraíba porra. Quem é do Nordeste é nordestino, quem é de Pernambuco é pernambucano, quem é da Bahia é baiano.

 

É exatamente isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho, é querer passar vergonha reproduzir e concordar com uma merda dessa dita pelo Edmundo (de novo). Como já disseram, quem tem que dizer que é ofensivo uma alcunha, é quem recebe, não quem coloca. É muito mau caratismo não querer refletir sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Léo R. disse:

Não, não vejo dessa forma. Se vocẽ se ofende, não tem que considerar o outro lado, ainda mais se você falar para a pessoa que não gosta, e mesmo assim, essa pessoa continuar a te chamar do negócio que te ofendeu. Na verdade, é que nem nos tempos de escola, onde o apelido só "pega", se você não gostar dele.

Nisso eu concordo, se a pessoa não gosta, tem que parar mesmo. O problema é quando a pessoa que não gosta quer que você pare de chamar assim outras pessoas que são suas amigas (que não se incomodam com isso), só por que ele se ofende. É querer arbitrar nas relações sociais do outro.

Acho que tá mais difícil alguém aqui entender essa relação entre ofensor - ofendido - resto da sociedade.

Vou dar um exemplo:

Eu nasci em Cubatão-SP, moro em São Vicente-SP e teve uma época que eu trabalhava em São Paulo que todo mundo me chamava de Santista (Santos fica do São Vicente e Cubatão mas ninguem conhece), e eu, como muita gente aqui da Baixada Santista nem liga. Virou meio que referência. Na minha cabeça, chamar de paraíba ou nordestino é a mesma coisa... é uma denominação "regional" a respeito de onde o indivíduo veio. Se o cara não gosta, aí é respeitar, mas não vejo como ofensivo/pejorativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Marco.Oliveira disse:

Nisso eu concordo, se a pessoa não gosta, tem que parar mesmo. O problema é quando a pessoa que não gosta quer que você pare de chamar assim outras pessoas que são suas amigas (que não se incomodam com isso), só por que ele se ofende. É querer arbitrar nas relações sociais do outro.

É uma questão de bom senso, como eu falei, a pessoa pode relevar por ser sua amiga... Além disso, outra pessoa pode ver vocẽ chamando esse seu amigo pelo "apelido" e pode se achar no direito de fazê-lo. É melhor evitar, simples assim, não vai mudar em nada sua relação com esse seu amigo, ou seja, é algo desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queridos amigos xenofóbicos, eu não sou paraibano, não sou baiano, eu sou de Pernambuco, logo eu sou pernambucano. Querendo ou não, quem usa o termo "paraíba" com quem não é da Paraíba é errado, é pejorativo, então não é "choro" nosso, ou como quiserem chamar, é errado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Léo R. disse:

Sempre é bom evitar, é o que eu sempre digo, nem todo mundo reage da mesma forma ao mesmo estímulo, seja ele qual for. Talvez o colega de trabalho do @Lewiks, não se ofenda, ou não demonstre estar ofendido, mas isso varia muito, tem gente que se ofende e por aí vai. Por isso, é só usar um pouco de bom senso e evitar esse tipo de coisa, é muito fácil falar que não tem nada de ofensivo se você não sofreu nenhum tipo de preconceito por algo parecido. De qualquer forma, o @João Gilberto é uma pessoa que eu não gosto, por n motivos, mas isso não tem NADA a ver com o nascimento dele em um determinado lugar, então não justifica, ainda mais se você não tem intimidade com ele, o chamar de algo que SABIDAMENTE pode ofendê-lo.

Quando eu era jovem, eu não entendia direito esse lance de xenofobia, achava que era bobagem mesmo, precisei viajar, conhecer pessoas e amadurecer pra entender que ninguém é obrigado, e que ninguém sente as coisas da mesma forma que a gente.

 

 

Cara, a questão é que o apelido "paraíba" é algo tão comum aqui no sudeste, que nenhum nordestino leva isso a sério. Eles sabem que essa é uma forma afetuosa de chamá-los. Tem muita gente com o apelido de Pará aqui no RJ, daí tu vai ver a origem do cara e o maluco nem do Pará é. Eu já citei a Feira dos Paraíbas como exemplo, cujo o nome oficial é "Centro de Tradições Nordestinas". Meu pai trabalha com vários nordestinos e, quando eu era pequeno, ele me levava com eles pra essa Feira e eu NUNCA os ouvi chamarem a feira pelo nome oficial, sempre chamaram de Feira dos Paraíbas. O que eu acho é que pra quem é nordestino e não vive aqui, talvez possa parecer ofensivo, até porque a pessoa não tá acostumada ao apelido, mas pro nordestino que vive aqui, isso é só um apelido carinhoso. "Seu paraíba de merda", "Cabeça chata" e afins são formas de preconceito, agora "paraíba" é tipo "brazuka", "tuga", são palavras que, de certa forma, enaltecem a origem da pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Léo R. disse:

É uma questão de bom senso, como eu falei, a pessoa pode relevar por ser sua amiga... Além disso, outra pessoa pode ver vocẽ chamando esse seu amigo pelo "apelido" e pode se achar no direito de fazê-lo. É melhor evitar, simples assim, não vai mudar em nada sua relação com esse seu amigo, ou seja, é algo desnecessário.

Ai a gente entra na "formalização das relações sociais" para que ninguém tenha "intimidade" com ninguém e outro ache que também a tem.

Resumindo. A ficou ofendido por ver B chamando C de "adjetivo qualquer". Por causa do excesso de empatia (ou melindre) de A, B deve diminuir ou alterar a forma de relação estabelecida com C para que A se sinta "justiçado"/respeitado ou para que um eventual indivíduo D não ache que tem a mesma liberdade com C.

Ao meu ver, A só deveria se ofender caso B o trate da maneira em questão, e não pela relação indireta, e D não deveria subentender nada através das relações de B e C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, raskor disse:

 

Cara, a questão é que o apelido "paraíba" é algo tão comum aqui no sudeste, que nenhum nordestino leva isso a sério. Eles sabem que essa é uma forma afetuosa de chamá-los. Tem muita gente com o apelido de Pará aqui no RJ, daí tu vai ver a origem do cara e o maluco nem do Pará é. Eu já citei a Feira dos Paraíbas como exemplo, cujo o nome oficial é "Centro de Tradições Nordestinas". Meu pai trabalha com vários nordestinos e, quando eu era pequeno, ele me levava com eles pra essa Feira e eu NUNCA os ouvi chamarem a feira pelo nome oficial, sempre chamaram de Feira dos Paraíbas. O que eu acho é que pra quem é nordestino e não vive aqui, talvez possa parecer ofensivo, até porque a pessoa não tá acostumada ao apelido, mas pro nordestino que vive aqui, isso é só um apelido carinhoso. "Seu paraíba de merda", "Cabeça chata" e afins são formas de preconceito, agora "paraíba" é tipo "brazuka", "tuga", são palavras que, de certa forma, enaltecem a origem da pessoa.

é isso que eu to falando e eles se recusam a entender, quando eu falo de levar em consideração a "cultura e as relações sociais" antes de sair acusando xenofobismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu falei, é muito fácil julgar o que o outro sente, ou o que o outro passa, se você nunca sentiu algum tipo de preconceito ou se sentiu ofendido por algo do gênero. 

Não vou ficar repetindo pois vocês já tem o "conceito" formado na cabeça de vocês, e pelo visto,  nada vai muda-lo.


Mas é bem simples, pelo menos pra mim, se é desnecessário, se não AGREGA NADA na relação sua com o seu amigo, NÃO HÁ MOTIVOS para chamar ele de algum termo que possa OFENDÊ-LO, mesmo que ele DIGA OU DEMONSTRE que não o ofende.

E isso, dele não se ofender, NÃO JUSTIFICA DE FORMA ALGUMA você chamar outra pessoa, que talvez você nem conheça, pelo apelido ou termo (seja pela cor, seja pela origem, seja pelo que for), QUE VOCÊ SABE, que pode ser potencialmente ofensivo para alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Vou dar alguns exemplos (positivos e negativos) de fatos que aconteceram comigo.
I - Eu estava em um restaurante japonês, e enquanto pagava a conta, fui bater papo com o garçom, filho da proprietária do estabelecimento. A conversa ia muito tranquila, até o momento infeliz que fui perguntar de qual região do Japão eles tinham vindo. O maluco simplesmente fechou a cara, disse "vim da China, não do Japão" e não falou mais absolutamente nada (e lá eu ia adivinhar que o restaurante japonês não ia ser de japonês, mas blz).
II - Toda quarta e sábado rola um futebol maroto aqui, onde junta gente de tudo quanto é canto (já teve Brasil, Chile, EUA, Inglaterra, Angola, Moçambique, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Itália, etc.). Tinha um sul coreano RUIM PRA CARALHO jogando, e o companheiro de marcação dele, brasileiro, foi chamar a atenção dizendo "ô China, marca o fulano". O coreano fechou a cara e disse "ofensa muito grande. Sou da Coréia, não da China". Depois do jogo, explicaram pra ele que brasileiro tem o costume de chamar oriental de "china" ou "japa". Tudo certo, estávamos tomando ceva de boas, começou a zoeira. Um brother nosso de Rondônia chama ele de "China" pra encher o saco, e ele chama o guri de "índio" pra retribuir. Todo mundo deu risada e ficou numa boa.
III - Mais de um tuga já disse que "não tenho cara de brasileiro" (até em loja já aconteceu de terem vindo me atender falando em inglês, achando que sou gringo). Presumo que seja porque sou caucasiano e esses alguns acham que no Brasil só tem negro.

De qualquer forma, o modo como tu lida com isso é subjetivo e como disseram, também acho que é o ofendido que vai dizer se gostou ou não do apelido.

Aliás, como bem dito, é um apelido. Você não chega pra um desconhecido chamando-o de "carequinha", "gordão", o caralho que for. Agora, se é alguém do teu círculo social e ele aceita de boa, foda-se. Passei dez anos sendo chamado de cabeludo ou cabelo por algumas pessoas e nunca dei bola, enquanto conhecia outros cabeludos que detestavam a alcunha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se é brincadeira ou não o fato de chamar nordestino em geral de "paraíba", a pessoa pode até ter liberdade pra isso com os amigos, tá na relação interpessoal, não cabe a mim julgar. 

Mas a menos que o Edmundo, o árbitro e os jornalistas tenham ido pra balada depois como bons e velhos amigos, acho que essa mesma declaração dele sobre a mesma polêmica não foi muito de brincadeira não...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Léo R. disse:

Como eu falei, é muito fácil julgar o que o outro sente, ou o que o outro passa, se você nunca sentiu algum tipo de preconceito ou se sentiu ofendido por algo do gênero. 

Não vou ficar repetindo pois vocês já tem o "conceito" formado na cabeça de vocês, e pelo visto,  nada vai muda-lo.


Mas é bem simples, pelo menos pra mim, se é desnecessário, se não AGREGA NADA na relação sua com o seu amigo, NÃO HÁ MOTIVOS para chamar ele de algum termo que possa OFENDÊ-LO, mesmo que ele DIGA OU DEMONSTRE que não o ofende.

E isso, dele não se ofender, NÃO JUSTIFICA DE FORMA ALGUMA você chamar outra pessoa, que talvez você nem conheça, pelo apelido ou termo (seja pela cor, seja pela origem, seja pelo que for), QUE VOCÊ SABE, que pode ser potencialmente ofensivo para alguém.

Cara, você é que tá tendo um conceito errado aqui. É muito fácil gritar xenofobia por causa de um apelido sem entender como funciona as interações sociais aqui no sudeste. O que mais tem aqui no sudeste, especificamente no Rio, é nordestino e inclusive temos um Centro de Tradições Nordestinas do tamanho de um estádio de futebol no centro da cidade, tamanha a importância dos nordestinos por aqui. Gaúchos tem suas churrascarias por aqui, mineiros tem sabe se lá o que e paulista tem mais é que se foder, agora, nordestinos estão aqui em peso, tem uma centro gigante exaltando suas tradições e temos uma ótima relação com eles, até porque muitos cariocas, hoje em dia, tem pai, mãe, avô/avó do nordeste.

E na boa, não é por nada não, mas se o cara é meu amigo e ele não liga de ser chamado por algum apelido, eu é que não vou parar de fazê-lo só pra agradar gente que não tem nada a ver com a nossa amizade.

Mas aí é que tá: Ninguém chama nordestino de paraíba se não tem intimidade com a pessoa, se a pessoa não gosta do apelido ou se ninguém do ciclo de amizades da pessoa chama a pessoa assim. Meu pai é do Ceará e ninguém chama ele de paraíba, porque esse não é o apelido dele em seu ciclo de amigos. O mesmo vale pra qualquer pessoa e qualquer tipo de apelido. Só estou dizendo que, aqui no sudeste, é muito comum os amigos nordestinos serem chamados assim, porque eles sabem que isso é um jeito afetuoso de serem chamados, então eles simplesmente aceitam, porque sabem que é uma forma de carinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, raskor disse:

Cara, você é que tá tendo um conceito errado aqui. É muito fácil gritar xenofobia por causa de um apelido sem entender como funciona as interações sociais aqui no sudeste. O que mais tem aqui no sudeste, especificamente no Rio, é nordestino e inclusive temos um Centro de Tradições Nordestinas do tamanho de um estádio de futebol no centro da cidade, tamanha a importância dos nordestinos por aqui. Gaúchos tem suas churrascarias, mineiros tem sabe se lá o que e paulista tem mais é que se foder, agora, nordestinos estão aqui em peso, tem uma centro gigante exaltando suas tradições e temos uma ótima relação com eles, até porque muitos cariocas, hoje em dia, tem pai, mãe, avô/avó do nordeste.

E na boa, não é por nada não, mas se o cara é meu amigo e ele não liga de ser chamado de ser chamado por algum apelido, eu é que não vou parar de fazê-lo só pra agradar gente que não tem nada a ver com a nossa amizade.

Mas aí é que tá: Ninguém chama nordestino de paraíba se não tem intimidade com a pessoa, se a pessoa não gosta do apelido ou se ninguém do ciclo de amizades da pessoa chama a pessoa assim. Meu pai é do Ceará e ninguém chama ele de paraíba, porque esse não é o apelido dele em seu ciclo de amigos. O mesmo vale pra qualquer pessoa e qualquer tipo de apelido. Só estou dizendo que, aqui no sudeste, é muito comum os amigos nordestinos serem chamados assim, porque eles sabem que isso é um jeito afetuoso de serem chamados, então eles simplesmente aceitam, porque sabem que é uma forma de carinho.

Ah sim, as interações sociais no sudeste são diferentes né? Tá certinho. Nem vou discutir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Léo R. disse:

Ah sim, as interações sociais no sudeste são diferentes né? Tá certinho. Nem vou discutir.

Engraçado que eu expliquei a (ótima)relação dos cariocas com os nordestinos no mesmo post e tu ignorou, mas beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essa discussão é absurda, como pode a pessoa que ofende querer determinar se aquilo é ou não preconceito?  Se a pessoa se sente ofendida com determinado termo, não tem porque insistir nisso. É preconceito regional e ponto.

Tenho a impressão de que muita gente (para não generalizar) do Sudeste, principalmente no Rio e São Paulo, tem uma visão de superioridade em relação ao restante do país sem ao menos conhecer o que se passa por lá. Digo isso porque moro na região centro-oeste e vivi muito tempo no Tocantins, onde existe o esteriótipo rural ou pouco desenvolvido. Algumas vezes fui em São Paulo e conversando com algumas pessoas (motorista de Uber e etc.), cheguei a conclusão de que as pessoas não entendem NADA do que passa em outras regiões do país e tem uma visão extremamente preconceituosa a respeito disso. Talvez isso aconteça porque as pessoas daqui costumam viajar para as outras regiões do país , enquanto as pessoas dessas regiões se restringem a ficar por lá.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, davidreisc disse:

Cara, essa discussão é absurda, como pode a pessoa que ofende querer determinar se aquilo é ou não preconceito?  Se a pessoa se sente ofendida com determinado termo, não tem porque insistir nisso. É preconceito regional e ponto.

 

 

Exatamente, eu nem vou discutir mais, já que a relação no sudeste é diferente.

Citar

Tenho a impressão de que muita gente (para não generalizar) do Sudeste, principalmente no Rio e São Paulo, tem uma visão de superioridade em relação ao restante do país sem ao menos conhecer o que se passa por lá. Digo isso porque moro na região centro-oeste e vivi muito tempo no Tocantins, onde existe o esteriótipo rural ou pouco desenvolvido. Algumas vezes fui em São Paulo e conversando com algumas pessoas (motorista de Uber e etc.), cheguei a conclusão de que as pessoas não entendem NADA do que passa em outras regiões do país e tem uma visão extremamente preconceituosa a respeito disso. Talvez isso aconteça porque as pessoas daqui costumam viajar para as outras regiões do país , enquanto as pessoas dessas regiões se restringem a ficar por lá.


Aqui no Sul também rola esse tipo de pensamento, essa visão.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, davidreisc disse:

Cara, essa discussão é absurda, como pode a pessoa que ofende querer determinar se aquilo é ou não preconceito?  Se a pessoa se sente ofendida com determinado termo, não tem porque insistir nisso. É preconceito regional e ponto.

(...) cheguei a conclusão de que as pessoas não entendem NADA do que passa em outras regiões do país e tem uma visão extremamente preconceituosa a respeito disso.

 

Se a pessoa se sente ofendida, ninguém a chama de paraíba. Todo mundo tem direito de gostar ou não de um apelido, mesmo que muita gente goste ou não ligue. Cabe ao resto respeitar. O que eu acho errado é gente que sequer entende o contexto social de Rio e SP pra sair gritando por aí que TODO MUNDO QUE CHAMA AMIGO NORDESTINO DE PARAÍBA É PRECONCEITUOSO. Preconceituoso é o cara que vê um nordestino na rua e o chama de paraíba, agora, chamar amigo nordestino, que aceita o apelido, de paraíba, é tão preconceituoso quanto chamar um amigo negro, que aceita o apelido, de negão, ou seja, não tem preconceito, é forma de afeto, ponto.

 

E sim, no segundo ponto você está certo: Um bom exemplo é esse post. Gente do Sul, Centro-Oeste e Nordeste se achando donos da verdade sobre um contexto que sequer existe no lugar onde eles moram.

 

8 minutos atrás, Léo R. disse:

Exatamente, eu nem vou discutir mais, já que a relação no sudeste é diferente.

Decisão sábia. Quando não se entende sobre um assunto, é melhor ficar quieto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, raskor disse:

Decisão sábia. Quando não se entende sobre um assunto, é melhor ficar quieto mesmo.

Acho que então você deveria se calar também, porque até agora só passou pano pra xenofobia e racismo usando jargões e um conhecimento "popular" que você inventou. Dizendo que chamar da paraíba é normal na sua região, só na sua região, e que não caracteriza xenofobia porque seus "amigos" dizem que isso não os ofende.

Enquanto eu só falei pra usar de bom senso, e evitar isso pra não gerar desconfortos. Prefiro ficar quieto do que lidar com gente ignorante que não entende as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raskor, nem vale a pena continuar o debate quando a tendência é não querer entender... é fechar bloco com uma determinada opinião.

Os caras fecharam essa opinião de que Paulista/Carioca se sente superior e é preconceituoso com os oriundos de outras regiões. O que eu poderia encarar como preconceituoso também, já que eu sou de São Paulo e não me entendo assim.

Minha família é uma mistureba de gente de tudo quanto é canto, a família da minha mãe é de Sergipe, a do meu pai tem gente da Paraíba ao Rio, e dentro da minha própria família eu via meus parentes se chamando de paraíba... de cabeça chata... de N adjetivos e ninguem nunca se ofendeu de ser chamado de paraíba ou sergipano... eu cresci assim, mas o cara que nasceu e cresceu lá no nordeste e criou essa identidade "nordestina" se sente ofendido só de saber que no sudeste um conterrâneo seu é chamado de paraíba... E eu vou fazer o que agora? Mudar meu comportamento só pra não ofender indiretamente um sujeito que não interfere em nada na minha vida?

Eu vou continuar como estou, tendo e dando liberdade pra quem é meu amigo, e tratando formalmente quem eu não conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edmundo é um doente mental.

É limitado intelectualmente. Não deveria estar numa televisão dando opinião sobre nenhum assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Léo R. disse:

Acho que então você deveria se calar também, porque até agora só passou pano pra xenofobia e racismo usando jargões e um conhecimento "popular" que você inventou. Dizendo que chamar da paraíba é normal na sua região, só na sua região, e que não caracteriza xenofobia porque seus "amigos" dizem que isso não os ofende.

Enquanto eu só falei pra usar de bom senso, e evitar isso pra não gerar desconfortos. Prefiro ficar quieto do que lidar com gente ignorante que não entende as coisas.

Inventei? Tu mora aqui pra saber se eu inventei? Quer que eu repita pra você sobre a importância dos nordestinos na cidade? Quer que eu repita que sou filho de nordestino? Quer que eu repita que tem muito nordestino por aqui? Melhor, não vou repetir não, vou mostrar:

Rocinha é também um pedacinho do sertão

Link mostrando a quantidade de nordestinos no estado. Em 2013, Eram 1,228 milhão.

Mas beleza, né? Quem entende mesmo de Rio de Janeiro é um gaúcho que provavelmente nunca botou o pé aqui, auhuhauha.

Hahaha, era o que me faltava, gente que mora na puta que pariu querer que cariocas e nordestinos mudem suas amizades só pra agradá-los.

Não adianta tentar explicar isso pra gente ignorante que nem tu, que botou uma coisa na cabeça e se fechou nisso, recusando-se a entender o contexto. Aliás, próxima vez que tu for passar vergonha, me avisa se é no crédito ou no débito pra eu trazer a maquininha certa pra você. hahaha

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

@raskor, nem vale a pena continuar o debate quando a tendência é não querer entender... é fechar bloco com uma determinada opinião.

Os caras fecharam essa opinião de que Paulista/Carioca se sente superior e é preconceituoso com os oriundos de outras regiões. O que eu poderia encarar como preconceituoso também, já que eu sou de São Paulo e não me entendo assim.

Minha família é uma mistureba de gente de tudo quanto é canto, a família da minha mãe é de Sergipe, a do meu pai tem gente da Paraíba ao Rio, e dentro da minha própria família eu via meus parentes se chamando de paraíba... de cabeça chata... de N adjetivos e ninguem nunca se ofendeu de ser chamado de paraíba ou sergipano... eu cresci assim, mas o cara que nasceu e cresceu lá no nordeste e criou essa identidade "nordestina" se sente ofendido só de saber que no sudeste um conterrâneo seu é chamado de paraíba... E eu vou fazer o que agora? Mudar meu comportamento só pra não ofender indiretamente um sujeito que não interfere em nada na minha vida?

Eu vou continuar como estou, tendo e dando liberdade pra quem é meu amigo, e tratando formalmente quem eu não conheço.

Perfeito o seu post, é exatamente isso aí. Nos chamaram de arrogantes se baseando na nossa origem, isso não seria preconceito? Hahaha.

Tua última frase é perfeita também, se a pessoa dar liberdade, não tem problema, se não dá, trate formalmente. É o que acontece aqui, mas essa galera que vive fora do nosso contexto deve achar que nordestino é tratado igual judeu na Alemanha nazista auhauhauha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, raskor disse:

Inventei? Tu mora aqui pra saber se eu inventei? Quer que eu repita pra você sobre a importância dos nordestinos na cidade? Quer que eu repita que sou filho de nordestino? Quer que eu repita que tem muito nordestino por aqui? Melhor, não vou repetir não, vou mostrar:

Rocinha é também um pedacinho do sertão

Link mostrando a quantidade de nordestinos no estado. Em 2013, Eram 1,228 milhão.

Mas beleza, né? Quem entende mesmo de Rio de Janeiro é um gaúcho que provavelmente nunca botou o pé aqui, auhuhauha.

Hahaha, era o que me faltava, gente que mora na puta que pariu querer que cariocas e nordestinos mudem suas amizades só pra agradá-los.

Não adianta tentar explicar isso pra gente ignorante que nem tu, que botou uma coisa na cabeça e se fechou nisso, recusando-se a entender o contexto. Aliás, próxima vez que tu for passar vergonha, me avisa se é no crédito ou no débito pra eu trazer a maquininha certa pra você. hahaha

 

 

 

"Gente que mora na puta que pariu." comentário ofensivo, que muitos podem interpretar como ofensa...  Já começa por aí.

Ignorante é você que não entende o que eu digo, em momento algum disse que não existem nordestinos no Rio de Janeiro e no sudeste, apenas que é bom evitar o termo "paraíba", mas você insiste em colocar o "contexto" no meio pra justificar você chamar alguém de paraíba. Qualquer pessoa que esteja lendo o tópico consegue entender, menos vossa pessoa.

Quem está passando vergonha aqui, é você sabichão, justificando preconceito com "contexto", xenofobia é xenofobia em qualquer lugar, independete do contexto, chamar um nordestino (que não seja paraibano) de paraíba é errado, POR MAIS QUE VOCÊ O CONHEÇA E QUE ELE ACEITE SER CHAMADO DE PARAÍBA, você NÃO DEVE fazer isso, para não gerar constrangimentos.

Já que você gosta de links, conteúdo de ensino fundamental, aplicado nas escolas, sugiro que leia e reflita.
http://www.oieduca.com.br/artigos/convivendo-com-a-diferenca/preconceito-contra-nordestinos.html
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...