Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Luz, câmera e... Futebol: l'histoire de Devereaux


Herr Jones

Posts Recomendados

39 minutos atrás, Herr Jones disse:

Opa, GG! Espero que goste do save. Quanto aos relatos, quais seriam esses aspectos secundários? Se for sobre essa renovação, foi mais para movimentar o tópico mesmo porque praticamente nem toquei no jogo desde a atualização anterior, de final de temporada e devo ficar sem jogar por mais alguns dias. Aí, para ter uma pequena atualização, busquei essa narrativa para mostrar um pouco da preocupação do treinador. Mas se tiverem outros aspectos, gostaria de saber quais são para melhorar a forma de contar a história! :)

Na realidade, existem vários trechos deste tipo ao qual me refiro. Eles se encontram inseridos na sua narrativa. São trechos que se você for observar bem não estariam em um documentário, justamente por mostrarem situações que sabemos que ocorrem corriqueiramente (na vida de um treinador e no FM) e por não apresentarem em seus desfechos nenhuma novidade que valessem a pena serem relatados. No máximo, deveriam ser apresentados de forma sintética, tomando uma ou outra linha na narrativa.

Acima de tudo é uma questão de abordagem e já que você tem optado por relatar esse tipo de fato constantemente, creio que seja parte de seu estilo narrativo. Mesmo assim, acredito que valha sua reflexão, pois ao relatá-los com todos esses detalhes, a narrativa se torna demasiadamente didática perdendo fluidez e com o passar das temporadas isso irá cansá-lo.

Conhece aquela máxima do jornalismo? "Se o cachorro morde o dono, isso não é notícia, mas se o dono morde o cachorro, isso é notícia'"! É por aí...

Mas se achar que estou viajando, siga adiante, e não leve muito a sério o que eu disse. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 337
  • Criado
  • Última resposta

Parabéns pela promoção. Agora terá que tomar cuidado para não voltar; o desafio de uma divisão acima é sempre complicado, pois a maioria das equipes são profissionais e tem bastante dinheiro e não terá nenhum time B para te ajudar. A parte de ter pouco dinheiro e finanças no vermelho torna isso ainda mais desafiante. Ainda bem que você permaneceu na equipe para continuar esse belíssimo trabalho, mas ainda assim não ficaria de todo triste com a saída do treinador, pois facilmente ele pegaria uma vaga num time da Ligue 1 ou 2. 

E me explica um pouco o estilo do futebol francês, estou desempregado no meu save e preciso já ter uma noção se algum clube de lá me sondar. Joguei pouco nas divisões inferiores de lá(Ligue 2, National, por aí).

A próxima temporada promete. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agoooora sim! O Micoud botou ordem nessa bagunça, e fez o que tinha que ser feito. A próxima temporada terá um Damien com mais autonomia, o que deve fazer bem às aspirações do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer a todos os leitores que elegeram a história como save do mês de março, logo na estreia dele na área. Fico feliz que a narrativa esteja entretendo o pessoal e espero manter essa pegada. Além disso, aproveito para reforçar que qualquer sugestão será muito bem vinda!

Em 02/04/2018 at 10:28, ggpofm disse:

Na realidade, existem vários trechos deste tipo ao qual me refiro. Eles se encontram inseridos na sua narrativa. São trechos que se você for observar bem não estariam em um documentário, justamente por mostrarem situações que sabemos que ocorrem corriqueiramente (na vida de um treinador e no FM) e por não apresentarem em seus desfechos nenhuma novidade que valessem a pena serem relatados. No máximo, deveriam ser apresentados de forma sintética, tomando uma ou outra linha na narrativa.

Acima de tudo é uma questão de abordagem e já que você tem optado por relatar esse tipo de fato constantemente, creio que seja parte de seu estilo narrativo. Mesmo assim, acredito que valha sua reflexão, pois ao relatá-los com todos esses detalhes, a narrativa se torna demasiadamente didática perdendo fluidez e com o passar das temporadas isso irá cansá-lo.

Conhece aquela máxima do jornalismo? "Se o cachorro morde o dono, isso não é notícia, mas se o dono morde o cachorro, isso é notícia'"! É por aí...

Mas se achar que estou viajando, siga adiante, e não leve muito a sério o que eu disse. ;)

Ah, sim, gg! De fato algumas passagens eu acabei fazendo isso mesmo, foi tentando fazer como recurso para uma espécie de sequência ao final da conversa pra deixar meio subentendido que as conversas continuavam mesmo depois das informações terem sido passadas. Vou buscar uma forma melhor para fazer isso, para evitar muitas informações desnecessárias nas atualizações, já que elas acabam sendo bem longas por conta da narrativa.  Agradeço pelo toque!

15 horas atrás, MitoMitológico disse:

Parabéns pela promoção. Agora terá que tomar cuidado para não voltar; o desafio de uma divisão acima é sempre complicado, pois a maioria das equipes são profissionais e tem bastante dinheiro e não terá nenhum time B para te ajudar. A parte de ter pouco dinheiro e finanças no vermelho torna isso ainda mais desafiante. Ainda bem que você permaneceu na equipe para continuar esse belíssimo trabalho, mas ainda assim não ficaria de todo triste com a saída do treinador, pois facilmente ele pegaria uma vaga num time da Ligue 1 ou 2. 

E me explica um pouco o estilo do futebol francês, estou desempregado no meu save e preciso já ter uma noção se algum clube de lá me sondar. Joguei pouco nas divisões inferiores de lá(Ligue 2, National, por aí).

A próxima temporada promete. Boa sorte na sequência.

Valeu, MM! O cuidado com esse bate-volta é algo que será levado em consideração, ainda mais porque existem duas grandes limitações: a mais evidente, que é a financeira, e uma subjetiva a respeito da nossa reputação que ainda está manchada depois de tanta crise que o clube passou até a chegada de Damien e os acessos até o terceiro escalão francês. A busca por reforços deverá seguir a mesma linha das últimas temporadas: buscar manter os principais jogadores, trazer atletas sem contrato ou por empréstimo sem comprometer muito nosso orçamento. A melhor aposta, no momento, é justamente no entrosamento dos jogadores já que vários estão no clube há algumas temporadas. Quanto à possibilidade de Damien chegar num time da Ligue 1 ou 2, houve a especulação do Caen, que está na Ligue 1, mas acho que seria difícil porque Damien só tirou até a licença nacional B por conta da falta de verbas. O mais provável, se ele saísse, era encontrar alguma outra equipe em algum dos escalões do National e tentar a partir dali.
Quanto ao estilo do futebol francês, vou colocar por partes: (deixei no spoiler porque ficou bem grande)

Spoiler

1) nas divisões do National (acho que na db original é National e CFA): o jogo costuma ser mais físico do que técnico, ataques rápidos em poucos passes com muita verticalização. Se você tiver um setor ofensivo mais técnico, como foi o caso do Cannes, tem boa chance de conseguir bons resultados. Só precisa mesmo de uma defesa mais veloz para neutralizar os ataques adversários, coisa que o time enfrentou dificuldades no save porque a capacidade da defesa deixava a desejar na parte física e era bem mediana nos aspectos técnicos.

2) na Ligue 2, depende muito do time. Tem clubes que jogam mais rápido, outros de forma mais lenta e é um campeonato bastante nivelado. Os times com melhor potencial para se destacar são os já tradicionais que figuram na liga, porque eles têm elencos um pouco melhores e times juvenis melhores que os demais.

3) na Ligue 1, tirando o PSG e o Monaco que são potências econômicas do campeonato e conseguem contratar jogadores melhores, os tradicionais Saint-Etienne, Lyon, Marseille, Bordeaux têm boas condições de treino e bons jogadores, inclusive na base, além de serem mais fáceis para tentar um ataque contra as duas emergentes potências econômicas. Também tem o Nice, que é um time enxuto, joga um futebol bem baseado na posse de bola com algumas verticalizações rápidas quando encontra espaço e tem peças interessantes no elenco. Os demais times são mais ou menos equivalentes aos potenciais ascendentes da Ligue 2.

Eu recomendaria avaliar com carinho se chegar proposta desses times:
- Auxerre: um grande time francês que não enfrenta uma boa fase, perdido ali na Ligue 2. Tem bons valores na base e é bem capaz de subir logo de cara (então no seu save, provavelmente eles podem estar na Ligue 1) e seria interessante tentar a manutenção;
- Lens: já teve sua época de ouro, mas ultimamente não fede nem cheira. É um bom trabalho pra se projetar como treinador no cenário francês.
- Nantes: eles têm um projeto bem ousado, com o Ranieri fazendo mais uma vez o trabalho que o recolocou no radar depois do título inédito do Leicester. O time tá com um elenco bem fechado, boas peças sem grandes destaques. Vale a pena dar uma olhada.
- Paris FC: o PSG surgiu da fusão entre o Paris FC e o Stade Saint-Germain. Alguns anos depois, o Paris decidiu voltar atrás e se refundou. Agora é o "irmão pobre" do PSG, seria legal ver eles voltando à Ligue 1 para bater de frente com o PSG.
- Strasbourg: o time chegou a falir e foi relegado até as ligas de futebol amadoras francesas, depois se recompôs e voltou à elite com um time mais modesto. Seria um bom trabalho tentar qualificar o time para evitar que eles voltem a cair
- SC Bastia: na última temporada disputou a Ligue 1, mas acabou decretando falência e foi relegado até o National 3. Se seu save foi antes de lançarem o patch final, acho que eles ainda devem estar na Ligue 1. A proposta aí seria de evitar a decadência do time.

Se surgir alguma proposta de time francês aí no save, ou alguma outra dúvida, só perguntar que tamo aí pra responder! Obrigado pelo comentário, man! :)

2 horas atrás, 2sakakibara disse:

Agoooora sim! O Micoud botou ordem nessa bagunça, e fez o que tinha que ser feito. A próxima temporada terá um Damien com mais autonomia, o que deve fazer bem às aspirações do clube.

Opa, saka! Tava na hora de alguém colocar ordem na casa, né? O trabalho vai ser complicado nessa nova temporada, vamos avaliar o staff e, principalmente, o plantel. Vai precisar de algumas contratações e, quem sabe, até alguma mudança tática porque eu acho que os adversários vão ser mais complicados nesse National. Vamos ver o que rola... Obrigado pelo comentário!

*** ** * ** ***

Estou terminando de fazer a pré-temporada e, acho que o próximo post, vai englobar só ela mesmo porque tiveram algumas mudanças no clube e, para não ficar tão extenso e não demorar muito para jogar a parte oficial do calendário, vou tentar postar ela nos próximos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Herr Jones disse:

Se surgir alguma proposta de time francês aí no save, ou alguma outra dúvida, só perguntar que tamo aí pra responder! Obrigado pelo comentário, man! :)

A proposta já veio, e eu já escolhi. É um time bastante tradicional, acho que vai ser uma experiência muito boa. Mas não é nenhum dos que você citou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, MitoMitológico disse:

A proposta já veio, e eu já escolhi. É um time bastante tradicional, acho que vai ser uma experiência muito boa. Mas não é nenhum dos que você citou.

Foi uma boa escolha, MM. Eles são um time bem simpático e possuem um plantel equilibrado. No meu save eles chegaram a subir pra Ligue 1. Boa sorte lá no seu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sljlaq9.jpg
ADIEU, THIAM. ADIEU - s04e02: ajeitando a casa

Sinópse: durante a pré temporada o Cannes enfrenta algumas dificuldades extra-campo, com um desmanche inesperado de sua comissão técnica e o assédio forte a alguns jogadores que são comentados por Devereaux e Cantareil.

Damien Devereaux - treinador do AS Cannes:
- A indefinição sobre meu futuro foi enorme. Eu jurava que sairia no final do meu contrato, mas Micoud acabou bancando minha permanência. O maior problema de todo esse impasse foi que eu, de certa forma, me desliguei dos afazeres entre o tempo da minha renovação e o retorno pra temporada... A única coisa que fiz foi usar da minha nova atribuição, na gerência da equipe técnica, para dispensar o Gilles Bellec, olheiro que não estava dando muito suporte na busca por peças que se encaixassem no time. Fiz isso porque não justificava pagar seus ordenados quando ele não garantia boas peças para a gente trabalhar a contratação junto à diretoria de futebol...

Agora, imagine você a minha surpresa quando chego ao clube no dia 1º de julho e não encontro praticamente ninguém do staff? Perguntei ao Micoud o que tinha acontecido e ele me disse que quem faria essa gestão dos contratos era o Pierre e, como eu vi, não recebi nenhum aviso de que seus contratos estavam para vencer. Enfim, aí o momento me complicava, mas no final das contas quem pediu por isso fui eu mesmo. Acabei correndo contra o tempo para montar uma nova equipe técnica meio que às pressas, com o objetivo de suprir as saídas.

roHlGgx.jpg

Acabou que, no final das contas, consegui montar uma comissão muito boa. Estamos acima da média em todos os contextos de treinamento, oferecendo os melhores treinamentos físicos e um dos melhores defensivos o que, de certa forma, é importante para essa nova realidade no Championnat National afinal precisaremos manter o aspecto físico em alta e o setor defensivo mais qualificado. Acho que no longo prazo estaremos bem nesses aspectos. Os setores médico e de recrutamento acabaram sendo os melhores da liga e vamos abusar bastante deles; principalmente do departamento médico que deverá ter um impacto significativo na redução do tempo para os jogadores lesionados voltarem aos treinamentos.

Alain Cantareil - diretor de futebol do AS Cannes:
- Quando Damien voltou do recesso liberado entre a renovação do contrato e o dia 1º de julho, acho que eu fui a primeira pessoa que ele procurou pra saber o que diabos tinha acontecido com a comissão técnica dele. Fomos juntos até o Micoud pra ver o que tinha acontecido, mas passei algumas dicas para ele de alguns profissionais para integrar o staff. Não sei se ele conversou com todos, mas vários que eu indiquei acabaram chegando. [...]

Depois fui colocar minhas mãos à obra para reforçar o elenco, mas eu tenho que dizer, antes de tudo, que essa janela em particular foi bastante complicada principalmente por conta de vários clubes que chegaram junto para tentar contratar nossa estrela, o volante Thiam. Conversei bastante com Damien, que não queria liberar ele de jeito nenhum, mas pediu para avaliarmos alguns jogadores para qualificar melhor o meio-campo até que, umas duas semanas depois da abertura da janela, ele veio até mim e disse que gostaria de estar junto nas próximas negociações sobre o Thiam, porque o atleta estava causando instabilidade no vestiário querendo sair. Assim, quando chegou uma proposta do Avranches, fomos eu e Damien conversar com o clube e chegamos a um consenso para liberar o jogador por €99 mil mais algumas cláusulas que ascenderiam até €125 mil após algumas partidas pelo clube, além do direito de receber 30% da próxima transferência do atleta e acabamos fechando a negociação.

yiU0Psq.jpg

Antes mesmo da saída de Thiam, encontramos o meio-campista Serge Aka, de 23 anos, que estava sem contrato e viria para ser alternativa no setor central do campo. Depois buscamos dois zagueiros para dar profundidade ao setor, que Damien criticou bastante durante as últimas temporadas, e assim fechamos com Loris Goubelle, de 20 anos, que chegou por empréstimo junto ao Le Havre com metade de seus salários pagos por nós e o experiente Steven Paulle, de 34 anos, que é formado aqui no Cannes, em transferência livre.

Por fim, dois outros meio-campistas: o polivalente Anthony Lavigne, de 24 anos, que também atua como lateral esquerdo, chegou para ser alternativa e suprir a ausência de Thiam e o Fabien Dao Castellana, de 27 anos, que chega para aumentar o número de jogadores no setor central do campo. Ambos chegaram sem custos para nossos cofres, já que estavam sem contrato.

Damien Devereaux - treinador do AS Cannes:
- O baque de perder o Thiam nessa temporada é difícil de contornar, ele era o nosso principal jogador desde que chegou ao clube. Seria difícil repor sua ausência, principalmente porque ele encaixou como uma luva atuando na volância da equipe. Mas como o mundo não para quando a gente sofre com saídas importantes, tivemos que recompor isso e acho que conseguimos.

uvrxX7d.jpg

Na pré temporada fizemos 8 jogos, todos em casa, para avaliar o nosso time. Acabei organizando estes jogos e, como não achei uma data para enfrentarmos o Angers, acabei encontrando um dia para enfrentarmos nosso ex-clube mãe, o Le Havre, a única derrota que sofremos nessa pré temporada. Também fizemos um pequeno torneio local, chamado Coupe de Cannes, que fomos campeões marcando 15 gols em dois jogos. Acho que o melhor destaque foi a vitória no clássico contra o Fréjus Saint-Raphaël que também disputa o National e mostra que apesar de encontrarmos algumas dificuldades, a busca para evitar o rebaixamento pode ser alcançada!

Além disso, já estamos colhendo alguns frutos com nossas categorias de base porque, para essa temporada, eu subi o garoto Fabien Saintini, de 17 anos, que atua como lateral esquerdo, e ele correspondeu muito bem nos jogos. Não chegou a ser protagonista, mas teve aparições bastante sólidas tanto ofensivamente como defensivamente. Tanto que, por enquanto, ele está sendo minha primeira opção com o experiente Tibéri ficando preterido como reserva.

HYP8wfp.jpg

Com relação aos esquemas táticos planejados para essa temporada, manteremos o já funcional 4-3-2-1, que é baseado no esquema de nossa primeira temporada à frente do clube, e sofreu algumas modificações ao final da última campanha que culminou no acesso para o National. Ele busca um jogo mais rápido, baseado na posse de bola, e explorando bastante a qualidade técnica no meio-campo, sendo inspirado em um modelo de jogo mais latinoamericano, com o segundo volante, no caso Melvin Neves, chegando mais à frente e surpreendendo o adversário. O segundo esquema é um que preza mais pelo setor defensivo, com três zagueiros e dois laterais que sobem, mas não muito, tendo a trinca de meio-campistas funções predominantemente defensivas, mas que dão o suporte necessário ao ataque.

Por fim, o terceiro esquema, é uma pequena variação do segundo, um pouco mais ofensiva, e que busca circular mais a bola enquanto o time ataca em blocos. O time fica mais compactado, mais próximo e prioriza uma troca mais envolvente de passes a curta e média distâncias para, em algum momento, pegar o adversário desprevenido em seu momento defensivo o que nos favorece à possibilidade de marcar um gol. Esse, no caso, será nosso segundo padrão tático por ser um pouco mais equilibrado o que a variação anterior, que prioriza bem mais a defesa.

ILwiofN.jpg

A numeração do plantel ficou da seguinte forma <aponta para uma prancheta com as características>, em que se pode notar a presença de sete jogadores das categorias de base inscritos para o campeonato, mas que apenas o Saintini seguirá no plantel principal; os demais integrarão o grupo de reservas para enfrentarem jogos mais encorpados do que enfrentariam na categoria de base. Se analisarmos as previsões das casas de apostas, a expectativa é conseguir evitar o rebaixamento, sendo o primeiro time fora da zona; ao enxergar nosso plantel, eu acredito que a nossa maior força é o conjunto e, com ele, também imagino que conseguiremos escapar do descenso, mesmo que o campeonato se mostre mais complicado.

Por fim, nosso jogo de estreia no National será no Stade Pierre de Coubertin contra o Paris FC, que se separou do Paris Saint-Germain, e marcará o centésimo jogo meu como treinador à frente do Cannes . Espero não fazer feio contra um dos principais candidatos ao acesso e a nossa estreia nos sirva como um termômetro do que enfrentaremos ao longo dessa temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte ao Damien em mais uma temporada. O marfinense Aka tem atributos interessantes, e deve se destacar como um bom passador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quantidade de gols produzidos pelo time até o momento é muito animador e poderá se repetir, ou pelo menos se mostrar equilibrado quando pegar adversários fortes e favoritos ao título. A melhora no Staff certamente o ajudará também no desenvolvimento dos jogadores da base. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curti bastante essas variações táticas que você tem feito. A segunda, que é mais defensiva, me atraiu bastante com apenas 2 jogadores dedicados ao ataque, já imagino o INFERNO que vai ser pros seus adversários te enfrentarem se usar essa tática, mas a primeira também é muito boa. Esse garoto, o Fabien é bola e pode evoluir ainda, certeza que ajudará bastante, mas acho que o mais importante foram as contratações da equipe técnica, que assim como o Vannces disse, podem ajudar bastante no desenvolvimento dos jogadores. Por fim, fez ótimos jogos amistosos e acho que entra bem sólido para permanecer na divisão.

E antes que eu esqueça, parabéns por ter vencido o save do mês, muito merecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que os amistosos deram para dar ritmo ao time e fazer ajustes táticos. Agora nos jogos o buraco é mais embaixo e ainda bem que você está consciente do que está por vir. 

Menos mal que conseguiu resolver a questão do staff, que poderia ter se transformado em um problema muito maior no decorrer da temporada.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2018 at 14:19, 2sakakibara disse:

Boa sorte ao Damien em mais uma temporada. O marfinense Aka tem atributos interessantes, e deve se destacar como um bom passador.

Opa, saka! O trabalho teve umas complicações extras nessa pré-temporada, mas acabaram sendo contornadas. O Aka é um bom jogador e, espero, consiga fazer bem a função desempenhada pelo Melvin Neves, porque esse é o "reforço" pra vaga do Thiam.

Em 04/04/2018 at 20:15, Vannces disse:

A quantidade de gols produzidos pelo time até o momento é muito animador e poderá se repetir, ou pelo menos se mostrar equilibrado quando pegar adversários fortes e favoritos ao título. A melhora no Staff certamente o ajudará também no desenvolvimento dos jogadores da base. Boa sorte na sequência.

É mesmo, Vannces. O problema é que esses placares bem elásticos, em sua maioria, foram contra equipes amadoras (com jogadores cinzas); mas foi uma forma para avaliar o método de construção de jogo em todos os esquemas táticos propostos, ver se o time tem repertório ou se só tem um truque pra atacar. Acabei gostando bastante do repertório ofensivo e, espero, ele sirva de alguma forma no National.

Em 04/04/2018 at 22:33, marciof89 disse:

Curti bastante essas variações táticas que você tem feito. A segunda, que é mais defensiva, me atraiu bastante com apenas 2 jogadores dedicados ao ataque, já imagino o INFERNO que vai ser pros seus adversários te enfrentarem se usar essa tática, mas a primeira também é muito boa. Esse garoto, o Fabien é bola e pode evoluir ainda, certeza que ajudará bastante, mas acho que o mais importante foram as contratações da equipe técnica, que assim como o Vannces disse, podem ajudar bastante no desenvolvimento dos jogadores. Por fim, fez ótimos jogos amistosos e acho que entra bem sólido para permanecer na divisão.

E antes que eu esqueça, parabéns por ter vencido o save do mês, muito merecido!

Valeu, Marcio! Essas variações com três zagueiros são mais pela falta de confiança no setor defensivo do que qualquer outra coisa. O desempenho defensivo nas últimas temporadas deixou a desejar e busquei montar alternativas para fechar a casinha. Inicialmente, pretendo manter o 4-3-2-1 como principal, e o 3-5-2 como secundário com o 5-3-2 sendo a variação pra neutralizar melhor a nossa deficiência defensiva. O Saintini acabou aparecendo como opção na última temporada porque precisava de um jogador ali depois de uma lesão do Tibéri, que era titular no setor. O garoto mostrou competência e acabou permanecendo, acho uma boa aposta já que nem os olheiros nem o diretor de futebol encontram jogadores decentes para nenhuma posição defensiva no futebol francês. Então acaba sendo melhor manter a aposta na base mesmo.

15 horas atrás, vinny_dp disse:

Que bom que os amistosos deram para dar ritmo ao time e fazer ajustes táticos. Agora nos jogos o buraco é mais embaixo e ainda bem que você está consciente do que está por vir. 

Menos mal que conseguiu resolver a questão do staff, que poderia ter se transformado em um problema muito maior no decorrer da temporada.

Boa sorte.

Pois é, Vinny. O plano inicial é evitar o rebaixamento e vamos buscar isso evitando ao máximo perder pontos; daí a origem do esquema secundário, que tem vários jogadores dedicados à contenção dos ataques mas que também dão o suporte necessário na construção de jogadas. Quanto ao staff, foi importante resolver a situação com antecedência, mas acabamos perdendo um pouco de qualidade em alguns setores de treinamento. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Deu para perceber que a assimetria é a palavra da moda nessa temporada. Vamos ver como essas táticas vão se portar e os resultados que vão trazer quando a bola rolar para valer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique M. disse:

Deu para perceber que a assimetria é a palavra da moda nessa temporada. Vamos ver como essas táticas vão se portar e os resultados que vão trazer quando a bola rolar para valer.

Tive que apelar pra assimetria mesmo, porque o elenco ainda não está muito equilibrado em termos de jogador/posição. Eu tinha pensado, inclusive, de colocar o ala da direita como meia-direita, com um volante pra cobrir ele. Porque eu acho que o Diatta tem capacidade física e técnica melhor do que as dos meus dois laterais direitos. Só que funcionou legal a cobertura do ala, então não quis arriscar.

Pelo que eu joguei até aqui, o time tem se comportado bem. Só não postei ainda a atualização porque não estou conseguindo inserir as imagens, mas assim que resolver eu faço a atualização. Obrigado pelo comentário, Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler
Em 06/04/2018 at 23:25, thyagocda disse:

Meia atacante deslocado para fugir do volante #gostamos :D:D:D #assimetria

Pois é, a fonte de toda assimetria foi pra essa função de segundo volante e colocar um elemento surpresa dentro durante nossos ataques. Eu acho que deu certo. HAHAHAHA! Obrigado pelo comentário, Thyago!

sljlaq9.jpg
CHAMPIONNAT NATIONAL - s04e03: começando a caminhada

Sinópse: depois de uma pré temporada bastante positiva, era o momento de Damien colocar sua equipe à prova no Championnat National.

Melvin Neves - jogador e vice-capitão do AS Cannes:
- Na época em que começaram esses rumores da saída do Thiam, o mesmo Avranches tava em contato com a diretoria do Cannes para negociar meu passe. Não vou dizer que não que seria uma transferência interessante para mim, porque eles estão disputando a Ligue 2. Enquanto isso acontecia, eu conversei com Cantareil para saber a quantas andava essas negociações. Só que quando vi a bagunça causada pelo meu colega Thiam nos vestiários, eu entendi o que Damien tinha que lidar ali no vestiário e disse que eu preferia ficar por aqui já que o projeto parece estar funcionando.

Com a saída de Thiam, Damien teve uma longa conversa comigo explicando que tentaria uma formação diferente pra ter cuidado na defesa e me perguntou se eu teria algum problema em fazer a função que era do meu colega. Eu disse que seria legal, mas nossas características são um pouco diferentes. Eu prefiro subir mais, gosto de chutar de longa distância, essas coisas... E ele disse que era isso que ele esperava de mim nessa cobertura. Eu seria um jogador que daria combate na defesa e muito suporte ofensivo, na visão dele.

i8tOmKZ.jpg

Meu lugar na tática colocada era como uma espécie de volante pela direita que tinha bastante liberdade ofensiva, coisa que ele tinha colocou em prática depois de ver um jogo da Libertadores pela televisão. O conceito era de segundo volante, que a principal tarefa minha era encontrar o equilíbrio dentro do time. [...] Nos jogos eu senti que me adaptei bem à função, fiz alguns ótimos jogos e outros não tive tanto destaque... Eu só não consigo tirar da minha memória o péssimo dia que tivemos no clássico contra o Fréjus Saint-Raphäel e sofremos uma goleada por 5x2, num dia horroroso do nosso setor defensivo. Damien tava completamente full pistola ali na beira do campo, porque a gente não acertava uma lá atrás! Só pra ter uma ideia de como tava a situação, ele quis tirar o Yannis, nosso goleiro, quando o jogo ainda estava em andamento porque ele falhou em quatro dos cinco gols sofridos. Acho que se ele tivesse mais zagueiros no banco, ele trocaria a defesa inteira também porque teve muita falha de cobertura. Para compensar a má atuação defensiva, nós conseguimos ir bem na frente e, inclusive, eu deixei meu gol como elemento surpresa no ataque.

Mais pra frente a gente conseguiu um bom empate contra o Chamois Niortais por 1x1, num jogo bem aceso. Infelizmente nós não conseguimos a vitória porque eles souberam parar cada uma de nossas subidas pro ataque. Mas, de qualquer forma, o balanço geral desses primeiros dois meses no National é bom. Nós estamos sentindo que realmente somos parte do campeonato, perdemos o medo que é esperado de um time que acabou de subir e não quer cair. Toda essa confiança acaba indo também pro vestiário e pro treinador, já que eu acho que boa parte do grupo está bem fechado com Damien. A gente quis que ele continuasse e eu acho que não seria justo com ele se atrapalhássemos o trabalho, então estamos todos fechados com a causa do Cannes.

Damien Devereaux - treinador do AS Cannes:
- Imagina só o frio na barriga que eu tive quando estava na preleção para o jogo contra o Paris? Era meu centésimo jogo como treinador e, também, no comando do Cannes. Marcava a reestreia do clube no Championnat National, simbolizava o poder que estávamos conquistando para nos reerguermos. E isso tudo confluía para junto da nossa torcida; a mesma que por anos eu fiz parte ali no Stade Pierre de Coubertin. Ali, nos vestiários, comentei com os jogadores que seguiríamos no esquema que funcionou na última temporada: o 4-3-2-1. Pedi a eles que jogassem com paixão, com garra, mesmo que aquele jogo não valesse muito no momento; mas no final ele poderia contar bastante como nossa salvação.

LbBnYUZ.jpg

Subimos até o gramado e me sentei no banco de reservas. Só levantei alguns minutos depois do início do jogo, quando vi os visitantes tomarem as rédeas do jogo. Já pensei comigo "me lasquei... vamos perder!". Passei os primeiros quarenta e cinco minutos gritando de um lado para o outro, ansioso pra fumar um cigarro... Mas não podia, porque já tinha tomado algumas broncas da arbitragem em temporadas anteriores. Lembrei da minha garrafinha, cheia de uísque... Tomei alguns goles, me recompus e, quando olhei para o gramado: pênalti! Comemoramos todos. Do momento que Diawara ajeitou a bola na marca e partiu pra cobrança, era tensão... Tomei uns três goles à seco, estiquei a vista e... Diawara bateu em cima do goleiro. No rebote, Bangoura soltou uma bomba antes que alguém pudesse pensar em alguma coisa e marcou! Era 1x0 pra gente!

Fomos para os vestiários e pedi para todos manterem a concentração, porque os visitantes não eram inconsequentes e sabiam muito bem o que estavam fazendo em campo. Já se mostraram perigosos e nós precisávamos neutralizar as ameaças. Mandei todo mundo voltar pro campo um pouco antes, porque queria que eles aquecessem o Yannis, porque eu esperava que os visitantes viessem pra cima... Quando a partida teve reinício, eu senti a concentração dos jogadores. Todos muito focados em acertar minuciosamente o que tínhamos planejado no começo do jogo e, logo aos nove minutos do segundo tempo, o Bangoura fez um lançamento divino para pegar o Diatta fechando dentro da grande área e, no domínio, tirou do goleiro e só fez dar um passe para o fundo do gol para ampliar o marcador. A partir daí, eu já analisei como eles se comportariam após o gol sofrido para pensar minhas modificações a partir daí. O time do Paris acabou não mudando a abordagem e eu preferi por manter a minha também, fiz modificações de jogadores sem alterar nada além disso. A sorte deles foi que um cruzamento estranho do lateral direito acabou sobrando inesperadamente com o ponta-esquerda que, de primeira, mandou um foguete e diminuiu o placar. Depois disso, nenhuma ação muito importante no jogo e saímos com uma ótima vitória por 2x1 no meu jogo de número cem.

H0beJJ8.jpg

[...] Então, no fim dessas primeiras nove rodadas nós estamos em 8º lugar, com 14 pontos conquistados, correspondendo bem às expectativas iniciais de manutenção no National, na média praticamente literal da liga: meio de tabela, saldo de gols zerado e índice de vitórias, empates e derrotas bastante equilibrado. Além de tudo, eu sinto que os jogadores estão desfrutando bem do futebol apresentado e satisfeitos com nosso rendimento no campeonato. Espero que sejamos capazes de manter essa pegada ao longo da competição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do susto de ver quase toda a  comissão técnica dispensada, acabou resolvendo esse problema. Devo ter perdido essa explicação, mas você deixou as responsabilidades do treinador distribuídas com outros profissionais?

Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, mas esse início parece dar esperança que passará uma temporada bastante tranquila com relação ao rebaixamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto vai fazendo o que se era esperado: Jogos tranquilos em busca da permanência (exceto essa derrota pesada ai contra o Fréjus Saint-Raphaël). Acho que dá liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Apesar do susto de ver quase toda a  comissão técnica dispensada, acabou resolvendo esse problema. Devo ter perdido essa explicação, mas você deixou as responsabilidades do treinador distribuídas com outros profissionais?

Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, mas esse início parece dar esperança que passará uma temporada bastante tranquila com relação ao rebaixamento.

Opa, gg. Consegui ajeitar as coisas meio na correria e fiquei satisfeito com o resultado final dentro da comissão técnica. Desde o início do save eu tinha deixado praticamente todas as responsabilidades nas mãos de terceiros; as únicas que o treinador realmente tomava conta era a parte de treinamentos (desde o principal até os juniores). Agora, afrouxei um pouco mais pra ele poder gerir a contratação e renovação do staff.

Eu gostei bastante do começo de temporada, conseguimos uma consistência bem legal e pude perceber que o time não está tão aquém dos demais. Mas ainda é cedo pra avaliar isso. Obrigado pelo comentário!

32 minutos atrás, marciof89 disse:

Por enquanto vai fazendo o que se era esperado: Jogos tranquilos em busca da permanência (exceto essa derrota pesada ai contra o Fréjus Saint-Raphaël). Acho que dá liga.

O começo anima bastante, porque mostra que o time pode conseguir a manutenção sem correr muitos riscos já que se mostrou bem capaz nos jogos realizados até aqui. O clássico contra o Fréjus Saint-Raphaël foi um ponto fora da curva, na minha opinião, porque tudo deu errado no setor defensivo e o goleiro falhou bastante. Obrigado pelo comentário, Marcio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sljlaq9.jpg
C'EST DRÔLE, N'EST PAS ? - s04e04: mantendo a regularidade

Sinópse: Caminhando para o final do ano, o Cannes se mostra um oponente bastante audaz nas competições que disputa

Damien Devereaux - treinador do AS Cannes:
- Quando eu percebi que o time fazia um começo de temporada bem consistente, fiquei ansioso para ver como o time se colocaria à prova no restante da competição e, buscando melhorar os aspectos de treinamentos, solicitei junto à diretoria um aumento no número de preparadores que foi prontamente aceito pelo Micoud. Na sequência fomos complementar a equipe técnica trazendo um preparador focado na parte ofensiva. Depois voltei meus esforços para manter o time dentro da regularidade alcançada nos primeiros meses de Championnat National.

Ktjs40o.jpg

Entre os jogos de destaque pela liga, escolhi a vitória suada por 3x0 sobre o Granville, com todos os gols marcados na parte final do jogo em uma exibição completamente dominadora de nossa parte que, por alguns momentos, esbarrou em um time bem fechado atrás. Por sorte, conseguimos aproveitar o relaxamento dos visitantes no final do jogo e, com algumas modificações para aumentar a pressão ofensiva. Escolhi o Diatta como parte do plano, colocando ele como meia-lateral pela direita, sacrificando um pouco o setor defensivo por aquele lado, e foi dele que surgiu o primeiro gol, aos 40 minutos do segundo tempo após um lançamento espetacular do Bangoura. Na sequência, o marfinense Aka descobriu Diawara entrando na área adversária e fez um passe em profundidade na medida que, no toque do centroavante, o goleiro ficou a ver navios. Já no final do jogo, Cantini, que passou a ser o ala esquerdo depois da entrada de Diatta, veio fechando e cruzou com precisão na cabeça de Diawara que ampliou o jogo no último lance. 3x0 inapelável!

O outro jogo em destaque foi a vitória por 1x0 sobre o Béziers, também em casa e com o gol da vitória marcado no final do jogo. Novamente anulávamos o adversário com bastante tranquilidade, mas tínhamos dificuldade em penetrar na área deles. O gol da vitória acabou surgindo depois de um cruzamento para trás, outro, na medida feito por Cantini que encontrou Melvin Neves na entrada da área pronto para soltar uma bomba que quase furou a rede do goleiro adversário e decretou a manutenção da nossa sequência de jogos sem perder.

AgOjldc.jpg

Já na Coupe de France, nosso primeiro adversário foi o Cabestany, um pequeno time amador que disputa as divisões de honra regionais, e eu pude escalar um time recheado de reservas e com a garotada da base para avaliar seus desempenhos. Como se esperava, a molecada acabou se divertindo bastante no jogo e mostrou que têm um bom futuro a frente do clube. O menino Petrozzi abriu o placar depois de uma assistência digna de um camisa dez clássico feita pelo garoto Bocquet aos 16 minutos e o Cardinale, já com alguma experiência nessas fases iniciais da Coupe de France, ampliou o placar depois de roubar a bola pela direita e bagunçar a defesa adversária inteira antes de tocar na saída do goleiro. Um golaço!

O próximo adversário era o Portet, outro clube amador, e eu mantive o esquema de convocar alguns meninos da base e dar ritmo a alguns jogadores reservas que estavam sem muito tempo de jogo. Abrimos o placar logo no começo do jogo, com um gol contra de Gautier que errou o cabeceio após uma cobrança de falta e acabou jogando contra seu patrimônio. O segundo gol, curiosamente, também foi contra, marcado pelo zagueiro Grolleau após uma espanada horrorosa do goleiro, a bola bateu no zagueiro e voltou para o gol. E, para não dizer que só o Portet conseguia fazer os gols, nosso atacante Merlen marcou um hat-trick com facilidade recebendo três bolas diferentes em profundidade e batendo os zagueiros.

No confronto seguinte, enfrentamos o Evreaux e conseguimos uma vitória suada após a prorrogação. O adversário disputava o National 3 e era bem mais organizado taticamente do que os anteriores, o que serviu para engrossarem o caldo na composição defensiva e dificultar ao máximo nossas investidas ofensivas. Mesmo com as dificuldades, seguimos nossa proposta de jogo e, ao longo da partida, optei por dar entrada em alguns jovens para ver se a vontade deles superava nossa dificuldade em invadir a área e... A aposta deu certo, logo no primeiro lance da prorrogação, o menino Cabezas, que havia recuado para a meia central, deu um passe espetacular para a corrida de Enjolras que dominou e bateu seco, no canto, para marcar o gol decisivo do jogo!

0WNQBGb.jpg

Para fechar essas primeiras rodadas eliminatórias da Coupe de France, fomos até Saint-Maur visitar o time dos Lusitanos que tinha roubado nosso acesso há duas temporadas e, na anterior, acabou voltando ao National 2. O jogo foi bem franco e bastante equilibrado, embora nosso setor defensivo tivesse sido o grande protagonista das ações do jogo segurando bem o adversário. A quantidade de erros produzidos por Merlen chegou ao limite do inaceitável quando, aos 20 minutos do segundo tempo, ele recebeu uma bola cara-a-cara com o goleiro e teve a audácia de chutar para fora; a minha revolta foi tão grande que na hora eu já chamei o Diawara para tomar seu lugar.
As mudanças acabaram não sendo tão produtivas quanto o esperado, já que o jogo acabou indo para a prorrogação e as ações, ali, começaram a esfriar até o apito final do tempo extra que levou às penalidades. Bicho, pênalti é bacana de assistir quando você não tem o menor compromisso com nenhum dos times ali envolvidos... Mas você estar no estádio vendo seu time ter que decidir seu futuro naquilo? O nervosismo fica à flor da pele... Nosso time batia sempre primeiro, o que nos colocava no comando das ações. O complicado era ver que a gente marcava... E eles também. Foi assim nas cinco primeiras penalidades. Quando chegou as alternadas, a história foi outra: Diatta marcou a sua e nosso paredão, Clementia, pegou a cobrança de Kibundu e decretou nossa sobrevivência na competição!

Mesmo com essa ótima sequência de resultados ao longo de outubro e novembro nós seguimos segurando a 8ª colocação, mostrando que as expectativas de dificuldade contra o rebaixamento no campeonato já podem ser diminuídas ao mínimo possível, já que cada vez mais conseguimos tomar distância da zona de rebaixamento.

Spoiler

Acabei fazendo duas atualizações no mesmo dia porque a anterior era pra ter sido ontem, mas não conseguia colocar as imagens e segui jogando. Amanhã, provavelmente, sai a outra atualização - referente ao mês de dezembro, que só tem dois jogos (além do, já postado, Lusitanos pela Coupe de France)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As primeiras rodadas da Coupe são uma maravilha pra marcar gols ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A equipe segue rendendo acima do esperado no National, e vivo na Copa. Um cenário que permite um trabalho tranquilo e mantém a moral alta.
E que drama nessa disputa de pênaltis! Que bom que os Dragões seguem em frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 pontos para o terceiro colocado não é tão ruim, até achei que devido à campanha, a colocação seria melhor. O sofrimento das penalidades do FM é igual da vida real, sendo o treinador então, a coisa parece ficar ainda mais tensa, rs. Gostei das oportunidades que dá para os jovens. O crescimento desses jogadores está diretamente relacionado às oportunidades e não por acaso me impressionei com a avaliação 9.0 dada ao Jovem Cabezas, uma criança ainda pro futebol. Ótima campanha e zona de rebaixamento deixou de ser uma preocupação há muito tempo. Parabéns pelo grande trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, felipevalle disse:

As primeiras rodadas da Coupe são uma maravilha pra marcar gols ?

São ótimas, sim. Principalmente pra dar rodagem à garotada. Sempre que possível tenho escalado eles nesses primeiros jogos da Coupe e eles têm se apresentado com um bom futebol. Obrigado pelo comentário!

7 horas atrás, 2sakakibara disse:

A equipe segue rendendo acima do esperado no National, e vivo na Copa. Um cenário que permite um trabalho tranquilo e mantém a moral alta.
E que drama nessa disputa de pênaltis! Que bom que os Dragões seguem em frente.

Pois é, Saka. Vamos cumprindo a tabela sempre mostrando um bom futebol e avançando sempre que possível na Coupe de France. A disputa de pênaltis foi loucura mesmo, eu pensei que perderia porque no tempo regulamentar eu sacrifiquei um bom batedor de pênalti (Bangoura) pra variar o esquema pro 3-5-2 colocando o zagueiro Bakayoko, que não é lá um exímio batedor. Mas deu pra levar adiante, então tá guardado. HAHAHA! Obrigado pelo comentário!

5 horas atrás, Vannces disse:

4 pontos para o terceiro colocado não é tão ruim, até achei que devido à campanha, a colocação seria melhor. O sofrimento das penalidades do FM é igual da vida real, sendo o treinador então, a coisa parece ficar ainda mais tensa, rs. Gostei das oportunidades que dá para os jovens. O crescimento desses jogadores está diretamente relacionado às oportunidades e não por acaso me impressionei com a avaliação 9.0 dada ao Jovem Cabezas, uma criança ainda pro futebol. Ótima campanha e zona de rebaixamento deixou de ser uma preocupação há muito tempo. Parabéns pelo grande trabalho.

É isso mesmo, Vannces... O time tá seguindo ali o pelotão de frente e escapando cada vez mais do rebaixamento. Eu diria que, pelo nosso índice de aproveitamento, estamos praticamente fora de perigo. Quanto às oportunidades, eu acho que é o melhor que eu posso fazer já que eles acabam sendo soluções caseiras e baratas pra compor o elenco. Porque qualquer jogador que venha pra ser reserva - e seja um pouco melhor que os meninos da base - acaba tendo uma pedida relativamente alta que, honestamente, não me parece inteligente aceitar. Por enquanto, o setor de meio campo é o que possui as melhores peças para o futuro (principalmente para a função de MAC, que tem começado a ganhar espaço comigo no 3-5-2, e no MC), o "problema" é esse, porque são várias promessas que acabam disputando a reserva pra uma vaga.

Também acho que o rebaixamento já é uma carta fora do baralho até aqui, mas precisamos descartar de vez logo pra nem sequer sonhar com isso. Hahaha! Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ih rapaz, tá desencantando ein! Apesar de estar em oitavo, tá fazendo uns jogos muito bons! Meteu um 5-1 de respeito pela Taça e segue vivo, tendo vencido o jogo seguinte. Se mantiver a média nos jogos seguintes, tem chances de até subir. Parabéns mano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Luz, câmera e... Futebol: l'histoire de Devereaux
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
×
×
  • Criar Novo...