Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Luz, câmera e... Futebol: l'histoire de Devereaux


Herr Jones

Posts Recomendados

Se der mole, a bola pune. É a lei do futebol, bicho, e Damien aprendeu isso de forma bem amarga.

Mas quem chegou aos playoffs uma vez, chega de novo. Aliás, quem sabe até não sobe direto? O time não foi mal, a defesa talvez sim, mas o ataque foi bem. Ou seja: já sabe o que tem que acertar para a próxima temporada.

Boa sorte para a próxima temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 337
  • Criado
  • Última resposta

É fato que desde a última atualização, o time "melhorou" um pouquinho no que diz respeito ao setor defensivo, ou foi o ataque que impediu que a coisa fosse pior? Como dizia Telê Santana, "a melhor defesa é o ataque", mas é claro que nem tudo são flores. O que me chamou a atenção foi aquele impulso de mexer no time e na atitude dele no jogo contra o Auxerre, grande resultado ao final da partida. Enfim, a defesa precisa mesmo de uma atenção redobrada e pensando nisso, certamente que poderá comemorar a próxima temporada sem muita vontade de quebrar a cara de quem se diz jogador defensivo do Cannes, rs. Bom trabalho na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora tenha deixado um sabor amargo no final, foi uma boa temporada. Agora é reforçar a defesa e vencer a qualquer custo.

Sucesso aí pro Damienzão da massa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um enredo de Leeds do Bielsa esse aí. Mas faz parte.

Próxima temporada o time volta forte e leva a vaga direta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Que jogo maluco, eu realmente achei que viria promoção direta, mas é uma pena que o último jogo, dada a vitória na primeira partida, tenha sido tão desapontante em termos de final para o Cannes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz não dá nem para acreditar, que sofrimento. Deu pra perceber a melhora do time nos playoffs, próxima temporada é continuar nessa e arrumar o acesso direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/05/2019 at 23:38, marciof89 disse:

Se der mole, a bola pune. É a lei do futebol, bicho, e Damien aprendeu isso de forma bem amarga.

Mas quem chegou aos playoffs uma vez, chega de novo. Aliás, quem sabe até não sobe direto? O time não foi mal, a defesa talvez sim, mas o ataque foi bem. Ou seja: já sabe o que tem que acertar para a próxima temporada.

Boa sorte para a próxima temporada!

Infelizmente acabamos punidos, mesmo. O pior é que a temporada inteira deu o indicativo de que a defesa tinha claras limitações, mas nosso orçamento não permitia muita coisa para já e o receio de mexer no "time que tá ganhando" falou bem alto também, então deixei pra lá esperando que a defesa chegasse em dias iluminados para jogar esses play-offs. Pena que não deu, mas é isso aí mesmo. Próxima temporada a gente tenta de novo, agora sabendo qual setor botar ordem de vez.

Valeu, Marcio!

Em 28/05/2019 at 12:09, Vannces disse:

É fato que desde a última atualização, o time "melhorou" um pouquinho no que diz respeito ao setor defensivo, ou foi o ataque que impediu que a coisa fosse pior? Como dizia Telê Santana, "a melhor defesa é o ataque", mas é claro que nem tudo são flores. O que me chamou a atenção foi aquele impulso de mexer no time e na atitude dele no jogo contra o Auxerre, grande resultado ao final da partida. Enfim, a defesa precisa mesmo de uma atenção redobrada e pensando nisso, certamente que poderá comemorar a próxima temporada sem muita vontade de quebrar a cara de quem se diz jogador defensivo do Cannes, rs. Bom trabalho na sequência.

Eu acredito que a capacidade do nosso ataque tenha ajudado bastante a colocar panos quentes na situação defensiva, mais até do que a situação financeira que não permitia muita coisa. O foda mesmo foi esse último resultado ter sintetizado, de forma muito fiel, toda a nossa temporada: do melhor ao pior.

Ali contra o Auxerre eu me lembro bem de ter pausado o jogo umas três ou quatro vezes antes do Leautey ter se lesionado pra colocar o Sylla; em todas o que me impediu mesmo foi a condição física dele, por ter regressado de lesão... Quando o Leautey machucou, eu abri mão de vez disso e falei: vai ser isso aí mesmo, o time tá perdendo e não tem porquê mudar a estrutura tática pra algo mais defensivo só pra poupar o Sylla, já que poderia até ser o último jogo da temporada. Bom que deu certo. Valeu, Vannces!

Em 28/05/2019 at 18:25, LuisSilveira disse:

Embora tenha deixado um sabor amargo no final, foi uma boa temporada. Agora é reforçar a defesa e vencer a qualquer custo.

Sucesso aí pro Damienzão da massa!

Também achei a temporada muito boa, no final das contas. É claro que chegar até onde conseguimos e morrer na praia por causa de um desastre defensivo completo, em virtude de gols sofridos em casa e eliminado nos acréscimos dá uma baita frustração ali na hora, mas passada a emoção, é bom olhar pra trás e sentir que superamos todas as expectativas em nós depositadas. Agora é fazer um trabalho mais aprofundado no scout de defensores pra, enfim, entrar na próxima temporada tentando repetir o feito.

Valeu, Luis!

Em 29/05/2019 at 14:07, Neynaocai disse:

Um enredo de Leeds do Bielsa esse aí. Mas faz parte.

Próxima temporada o time volta forte e leva a vaga direta.

Exatamente, hahahahah! Ainda, pra coroar, que eu esqueci de mencionar na atualização. Boa parte dos jogadores defensivos que tínhamos no elenco estavam de molho ou voltando de lesão, o que piorou ainda a possibilidade de tentar consertar alguma coisa ali na defesa. Tanto que o Talai, que tava com o símbolo laranja de lesão, era o único do setor defensivo que poderia ser chamado à convocatória; mas não resolveria nada porque ele é volante de origem e o Thiam, que tava cumprindo a função, não comprometeu em nada e até ajudou bastante com desarmes providenciais.

Na próxima temporada já sabemos o que precisa reforçar, então é forçar contratação boa pra defesa.

Em 29/05/2019 at 17:52, Henrique M. disse:

Que jogo maluco, eu realmente achei que viria promoção direta, mas é uma pena que o último jogo, dada a vitória na primeira partida, tenha sido tão desapontante em termos de final para o Cannes.

Foi maluco mesmo, eles vieram pra cima e a nossa defesa não aguentou a pressão. E nosso ataque tentou de todas as formas possíveis evitar a eliminação, mas não era pra ser. O negócio é tentar de novo na próxima temporada.

Em 29/05/2019 at 21:34, Lucas Götzeus disse:

Rapaz não dá nem para acreditar, que sofrimento. Deu pra perceber a melhora do time nos playoffs, próxima temporada é continuar nessa e arrumar o acesso direto.

Pois é, Lucas... Depois de entender a forma como os play-offs de acesso funcionam na Ligue 2, tem que ter muita garra pra conseguir o acesso através dele.  Mas de qualquer forma, vamos buscar uma boa campanha na próxima temporada, venha o acesso ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sljlaq9.jpg
Festival de contratações
s07e01: reconstrução da defesa

Sinópse: em meio a uma janela de transferências atípica para os padrões do Cannes, o clube busca reformar setores deficientes.

Damien Devereaux - treinador do AS Cannes
- A última partida da temporada passada me deixou bastante satisfeito pelo esforço feito pelo pessoal que pôde se fazer presente em campo, mas é inegável que a chateação das sucessivas falhas defensivas me pôs a repensar diversas coisas. Alguns dias depois do jogo, já após ter digerido a derrota, solicitei junto ao Fauvel e ao Grégory que eu tivesse um pouco mais de liberdade na hora de contratar os atletas, pois ficar apenas o nosso diretor de futebol encarregado de reformular algumas áreas do time seria uma perda de tempo, já que cada negociação era única e demandava um esforço diferente. [...] O presidente pediu alguns dias para pensar e tinha me dado o aval para indicar a ele próprio os jogadores que me interessavam para o setor defensivo; aos poucos fui passando alguns nomes e ele encontrou dificuldades para fechar os acordos. Mas o problema maior veio quando a janela de transferências de verão estava aberta, porque nossos atletas ofensivos foram assediados com uma força que criou um atrito enorme dentro do balneário - e até meu com a diretoria. Lembro quando chegaram pra me dizer que o presidente tinha aceitado uma proposta do Stuttgart pelo Moussa Sylla e, com todo o respeito, conversei com o presidente e consegui convencê-lo de que o Sylla valia muito mais para o nosso time do que o valor proposto pelo clube alemão e, com isso, ele decidiu encerrar as negociações. [...] No dia 6 de julho, depois de vários jogadores trazidos por Grégory terem assinado contrato, o presidente conversou comigo e me deu um aval expresso para negociar outras transferências, sobretudo por conta de todo o assédio que se criou para cima de Sylla e do Valette.

Sem ter conseguido me organizar com o Grégory, eu acredito que essa janela, embora produtiva, seja capaz de gerar alguns prejuízos que estavam completamente fora de nossas previsões. Mas nada que com o tempo seja possível contornar, até porque conseguimos fazer várias contratações - inclusive de jovens para integrar as nossas categorias de base - gastando muito pouco dinheiro. Entretanto, para mim, o jogador que poderia resolver os problemas defensivos ainda não tinha sido contratado. Mesmo que todos os atletas que chegaram fossem capazes de dar aquele salto de qualidade [...] eu digo isso porque alguns dias depois do fechamento da janela, recebi no WhatsApp mensagens de um olheiro que estava na África indicando o Daouda Acka, marfinense de 19 anos, que atua como volante pelo ASEC. Pelo perfil traçado pelo olheiro, o menino tinha uma capacidade impressionante para se tornar um zagueiro fundamental em nosso time e o melhor de tudo, seu contrato venceria em janeiro do ano que vem. Fui lá eu tentar negociar com ele, mas o jovem não se interessou muito. Alguns meses depois, recebi o contato de um empresário falando que ele tinha visto na imprensa sobre nosso interesse no volante marfinense e indicou seu atleta, o esloveno Tomaz Papez, de 18 anos, que estava interessado em se juntar ao nosso time. De pronto, já resolvi pedir para o garoto passar algumas semanas em fase de testes por aqui e, mais adiante, gostando do que vi em seu desempenho, acertamos o contrato com ele, que assinará em definitivo no primeiro dia do ano que vem. Provavelmente será uma adição excelente para nosso setor defensivo, sobretudo pelos nossos planos em trabalhá-lo como zagueiro que tenha noção de saída de bola.

B3SKbgD.png

Enfim, passamos a janela de transferências praticamente inteira tentando contornar o assédio de outros times em cima do Sylla e do Valette, com nenhuma proposta minimamente aceitável; todas num patamar semelhante a outros jogadores que não tinham a mesma qualidade deles e que já foram vendidos na última temporada mas que permanecem por aqui emprestados, já que renovamos o empréstimo de Saintini (lateral esquerdo) por mais duas temporadas e do Benard (zagueiro) por mais uma. Para além deles, o Grégory trouxe algumas peças interessantes como o Michelin, para a lateral direita. Um jogador que, sem dúvidas, vai dar um salto enorme de qualidade ali no setor! Os zagueiros Zargo Touré, de 33 anos, e Giuseppe Esposito, de 24, chegaram com estatuto de assumir a titularidade e, com isso liberamos o Bakayoko por empréstimo, para ganhar mais experiência, ao Châteauroux. Para fechar a linha defensiva, o Leroy Abanda, de 23 anos, vem para dar profundidade na lateral esquerda. Trata-se de uma linha defensiva zero quilômetro, novinha em folha para o clube em que gastamos pouquíssima verba. Grégory também acertou a contratação do meia central polivalente Zaydou Youssouf, de 24 anos, que é um jogador interessante pela sua capacidade de atuar praticamente em qualquer setor da faixa média central do campo. O último jogador que ele trouxe antes de eu me meter também nas transferências foi o Hakim Abdallah, centroavante de 25 anos, para fazer sombra ao Dutournier e ao Diawara, que vem decaindo bastante por conta da idade.

De minha parte, fechamos contrato de empréstimo pelo promissor ponta-esquerda Awuah, de 19 anos, junto à Internazionale. Foi uma contratação providencial porque não imaginávamos conseguir manter o Sylla no plantel, pois eventualmente chegaria uma proposta definitivamente irrecusável e teríamos que liberá-lo. Felizmente conseguimos manter ele e ainda trazer um jovem promissor que estava bastante insatisfeito na Inter de Milão, que aceitou nos liberar o atleta sem que pagássemos seus vencimentos e com uma cláusula opcional de compra no valor de €525 mil. Também trouxemos para tentar reposição, em caráter de urgência no último dia da janela, o meia Cédric Augarreau, de 22 anos, junto ao Lyon por €46,5 mil. Ele era o jogador que esperávamos utilizar para suprir a eventual saída do Valette, que quase se juntou ao Olympique Marseille, mas teve sua transferência vetada pois não tínhamos achado nenhum atleta para suprir sua ausência. Por fim, eu trouxe o meia-direita David Moké, de 23 anos, que estava sem contrato para brigar pela posição com o Busin, que estava sem substituto à altura.

Nosso diretor de futebol juvenil, Martin, também trabalhou bastante e acertou contrato com alguns jovens. Os demais jogadores que não foram mencionados integram o plantel de reservas e acabaram assinando conosco por pura falha de comunicação entre eu, o Grégory e o Fauvel. Já tratamos disso em reunião própria e teremos que encontrar uma alternativa para esses atletas.

Christophe Fauvel - presidente do AS Cannes
- A forma conturbada na qual começamos essa janela de transferências acabou, de certa forma, contaminando o plantel. O Damien, além das atribuições que dei a ele meio que na pressa, acabou tendo que gerir, além das contratações, as crises geradas pelos bloqueios de transferência do Valette e do Sylla. Ambos os atletas demonstraram publicamente seu descontentamento, tendo o jovem sido um pouco mais efusivo na imprensa, manifestando seu desejo de sair por diversas vezes... Essa atitude irritou o Damien, que mandou ele de pronto para o time de reservas no momento em que o Augarreau chegou aqui. O Sylla, pela maior importância, teve que ter um tratamento mais específico com várias conversas e dando mais tempo de jogo. Isso tudo, durante a pré-temporada, parecia que ia trazer uma catástrofe, porque o time claramente não jogava lá tão bem e nos deixou um pouco apreensivo para a temporada.

u8Hppkb.png

Tínhamos combinado com o Damien sobre expectativas bem baixas, para fechar o campeonato no meio da tabela e fazer campanhas medianas pelas Copas, já que a temporada demonstrava que seria turbulenta. E nós da diretoria sentimos um baque forte quando a imprensa internacional passou a considerar o Damien como futuro treinador do Atalanta, na Itália, com o clube convidando ele para uma entrevista. Sobretudo porque a temporada, ao contrário do que esperávamos em função do tumulto dentro do elenco, corria de forma brilhante! Quando ele veio até mim para dizer que rejeitou a proposta, me veio o alívio. Então, perguntei a ele se tinha interesse em prosseguir sua formação de treinador e ele aceitou.

8ZibBrY.png

O tratamento de choque que ele fez com o Valette e a forma como ele conversou com o Sylla fez com que ambos acabassem deixando de ficar insatisfeitos por terem saído do time e, com isso, seus rendimentos passaram a ser mais importantes dentro de campo, fazendo com que nosso time fizesse uma campanha sensacional no campeonato, se colocando na briga pelo acesso desde muito cedo. O mais importante, pelo que Damien comentou comigo, foi o fato de que agora, finalmente, ele sentia bastante confiança no setor defensivo e isso, inclusive, se reverberou no resto do time que se mostrava um pouco mais ponderado dentro de campo, sem ir muito afoito ao ataque. Eu, particularmente, acho que nosso setor ofensivo caiu um pouco de rendimento quando comparado com a última temporada, mas o sucesso defensivo, desta vez, tem compensado bastante por isso.

Entre os principais jogos dessa primeira metade da temporada, eu acho que a vitória por 4x1 sobre o Grenoble foi uma atuação fenomenal do time em todos os aspectos e a suada vitória por 2x1 contra o Valenciennes mostra que o time evoluiu bastante até aqui.

AhqVlx0.png

A nossa força defensiva apresentada até aqui, com a defesa menos vazada do campeonato, nos coloca na segunda colocação da tabela a três pontos dos líderes e com larga vantagem contra o primeiro colocado nos play-offs. Pra mim, tanto nosso time quanto o Lens são, sem dúvidas, as equipes a serem batidas pois têm jogado um futebol muito bonito e com boa consistência defensiva. Além disso, tudo tende a melhorar bastante, já que embora tivemos algumas contratações enviesadas pela falta de comunicação entre as partes, conseguimos trazer alguns bons jovens atletas com outros a chegar mais adiante e finalizamos os projetos para melhorias das condições de treinamento tanto do time principal quanto juvenil; estamos em vias de conclusão do projeto de captação juvenil que o Damien tem redigido e esperamos iniciar sua prática na próxima temporada, pois nessa estamos com um pequeno déficit que, pelos cálculos dele, não inviabilizam o estabelecimento do projeto, mas que acaba sendo mais indicado implementá-lo quando estivermos num balanço positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, a superação (ou atenuação?) dos problemas defensivos trouxe o equilíbrio necessário ao time. Ótima campanha até aqui.

Janela complicada para o Cannes. Embora tenha conseguido manter a solidez com a permanência de Sylla e Valette, também não houve um bom aporte de dinheiro no time. Bom, pelo menos havia o suficiente para a melhoria da infraestrutura.

Agora é trabalhar para uma ótima temporada, esperar um PSG da vida trazer um caminhão de euros pelas revelações.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Geralmente quando um time faz tantas contratações assim, eu espero uma queda de nível no começo da temporada. Mas o Cannes só teve problemas naquela sequência de 3 jogos sem vencer, talvez a promoção que escapou na temporada passada, esteja vindo diretamente nessa temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2019 em 07:38, LuisSilveira disse:

Realmente, a superação (ou atenuação?) dos problemas defensivos trouxe o equilíbrio necessário ao time. Ótima campanha até aqui.

Janela complicada para o Cannes. Embora tenha conseguido manter a solidez com a permanência de Sylla e Valette, também não houve um bom aporte de dinheiro no time. Bom, pelo menos havia o suficiente para a melhoria da infraestrutura.

Agora é trabalhar para uma ótima temporada, esperar um PSG da vida trazer um caminhão de euros pelas revelações.

Boa sorte!

Pelo futebol apresentado até aqui, eu acho que conseguimos contornar muito bem o problema defensivo. Até porque notei que o problema maior era numa sobrecarga por conta do gigantesco abismo de qualidade que tínhamos na área central da defesa pras laterais (especialmente a direita). Agora, pelo menos, o time tá mais consistente lá atrás. 

Quanto às transferências foi complicado mesmo, porque acabei aceitando, sem olhar direito, algumas transferências que o diretor de futebol fez acreditando que eram jogadores que eu tinha tentado trazer hahahah! Sem contar com o apuro pra tentar arranjar substitutos pro Sylla e pro Valette, que jurava ser praticamente impossível manter no time. Felizmente conseguimos, ainda que tenha descompensado um pouco na parte financeira. Mas de qualquer forma, nessa próxima janela dá pra trabalhar com mais calma, porque os jogadores mais assediados, se tiverem boas propostas, já têm suas reposições integrando o plantel. Mas de qualquer forma, vamos tentar mantê-los no time. 

Valeu, Luis! 

Em 03/06/2019 em 15:18, Henrique M. disse:

Geralmente quando um time faz tantas contratações assim, eu espero uma queda de nível no começo da temporada. Mas o Cannes só teve problemas naquela sequência de 3 jogos sem vencer, talvez a promoção que escapou na temporada passada, esteja vindo diretamente nessa temporada.

Eu também penso nesse sentido, mas acabou que desses vários reforços, os principais vieram pra requalificar a defesa - e tem surtido efeito. Os demais, jovens, vêm pros plantéis inferiores e teve os que aceitei a transferência em vez de vetar no momento de desespero pra repor alguns jogadores. Se não me falha a memória, teve dois que eu aceitei achando que eram os que eu queria repor a saída do Sylla (que tinha proposta aceita pela diretoria); não reparei que o jogador específico tinha preferido ir pra outro time, hahahah! 

Eu achava difícil a promoção enquanto tava na janela de transferências, mas agora ela parece ser bastante possível mesmo. Só espero que essa janela de inverno não chegue pra desmontar nosso planejamento, porque estamos muito bem na tabela e apresentando um futebol bastante convincente. 

***

Eu iria postar um complemento dessa atualização antes do dia 1º, tratando melhor de alguns jogos e do plantel pra temporada, mas não tive tempo pra escrever. Nessas próximas semanas eu não poderei fazer as atualizações pois estou em viagem, mas depois do dia 15 estarei de volta com o save. Agradeço a todos pelo apoio nessa retomada. Abraços! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocando a leitura em dia. E vou aguardar o seu retorno para poder comentar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei um dia antes de você voltar ahaha

Trouxe muitos jogadores, e o que deveria ter sido uma temporada de adaptação, acabou se tornando numa temporada de muita qualidade, com poucos jogos perdidos e a melhor defesa do campeonato até aqui. Provavelmente vai subir sem precisar de playoffs, e ainda corre risco de ser campeão, se tudo der certo claro.

Bacana ver o clube crescendo estruturalmente. Vamos ver qual o limite de Damien.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensacional a postagem em que detalhou todo o trabalho na janela de transferência e principalmente a luta para trazer o jovem zagueiro marfinense após a avaliação do olheiro, mas só conseguindo para fim de contrato o Esloveno. No final deu para ver que buscou boas peças e melhorou o setor defensivo e não por acaso a campanha na sequência se mostrou muito boa com apenas duas derrotas em 20 rodadas pela Ligue 2 e só vitórias na copa.
Apesar do peque déficit citado, as melhorias a caminho vão ajudar ainda mais o clube no futuro. O acesso tem tudo para acontecer de vez. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler
Em 07/06/2019 em 18:44, LC disse:

Colocando a leitura em dia. E vou aguardar o seu retorno para poder comentar melhor.

12 minutos atrás, LC disse:

Já voltou? Novidades?

Valeu, LC. Já tô de volta, sim.

Em 14/06/2019 em 20:23, marciof89 disse:

Cheguei um dia antes de você voltar ahaha

Trouxe muitos jogadores, e o que deveria ter sido uma temporada de adaptação, acabou se tornando numa temporada de muita qualidade, com poucos jogos perdidos e a melhor defesa do campeonato até aqui. Provavelmente vai subir sem precisar de playoffs, e ainda corre risco de ser campeão, se tudo der certo claro.

Bacana ver o clube crescendo estruturalmente. Vamos ver qual o limite de Damien.

Boa sorte!

Deu pra ver que o desespero com a defesa na última temporada se refletiu excessivamente nas contratações para essa, né? Hahahaha! Veio muita gente pra tentar resolver o problema e até aqui parece ter resolvido bem, pelo menos o time tem mais confiança lá atrás e seguimos fazendo um bom campeonato. Só o que me preocupa um pouco foi o fato de ter errado a mão na gastança e que isso possa, eventualmente, vir a prejudicar alguma coisa no time e acabe forçando liberar algum dos jogadores assediados por um valor que considero abaixo do razoável por eles.

Mas seguimos crescendo. Valeu, Marcio!

Em 14/06/2019 em 21:22, Vannces disse:

Sensacional a postagem em que detalhou todo o trabalho na janela de transferência e principalmente a luta para trazer o jovem zagueiro marfinense após a avaliação do olheiro, mas só conseguindo para fim de contrato o Esloveno. No final deu para ver que buscou boas peças e melhorou o setor defensivo e não por acaso a campanha na sequência se mostrou muito boa com apenas duas derrotas em 20 rodadas pela Ligue 2 e só vitórias na copa.
Apesar do peque déficit citado, as melhorias a caminho vão ajudar ainda mais o clube no futuro. O acesso tem tudo para acontecer de vez. Boa sorte na sequência.

Dale, Vannces. Fico feliz que tenha gostado do detalhamento ali na última atualização. Era pra ter feito uma outra, antes de viajar, para comentar um pouco mais sobre a questão do rendimento do time em campo, mas a correria foi pesada e nem deu pra fazer. Aquele zagueiro marfinense quando apareceu lá nos scouts, fui correndo tentar mas não deu. Era o jogador que com certeza resolveria muitos dos problemas do time e que ainda tinha o potencial, mas felizmente um outro olheiro que tava com uma tarefa aleatória achou o guri esloveno (só vi quando ia mudar a designação de tarefa dele) e ele era bem parecido com o marfinense; a diferença é que o esloveno, se não me falha a memória, é um pouco menos versátil. Espero que ele consiga ser retreinado com sucesso para ser nosso zagueiro no futuro, porque potencial pra atuar ali ele tem de sobra.

Eu também acho que as melhorias têm tudo pra ajudar, embora me preocupe um pouco a questão do déficit, já que ele pode, eventualmente (como já aconteceu em alguma temporada anterior) acabar descontinuando com alguma melhoria nas estruturas. Espero que não seja esse o caso.

Valeu!

sljlaq9.jpg
Entendendo as mecânicas do Cannes na Ligue 2
s07e02: um time dinâmico

Sinópse: depois de observar os detalhamentos sobre as transferências do clube na primeira metade da temporada, selecionamos um bloco de um programa desportivo dedicado a falar sobre a campanha do Cannes na Ligue 2.

<aparece a vinheta do L'Équipe e desvendam-se os convidados para o programa>

JOVINEL: Estamos de volta aqui no seu diário esportivo preferido e a pauta agora é... O Cannes. Um time que tem se encontrado em ascensão já há um bom tempo e que tem o trabalho de Damien bastante reconhecido no futebol francês. O que vocês acham do rendimento do time nessa temporada? Fala aí, Patrick.
VIEIRA: Eu conheci o Damien quando o Johan ainda era presidente e mantenho bastante contato com ele ainda hoje, já tive a oportunidade de enfrentá-lo quando treinava o Metz e vi que o time dele sempre é muito guerreiro em campo, os caras chegam junto e não desistem nem quando tudo já parece perdido. Na última temporada isso tinha ficado claro como água com os resultados cheios de gols, viradas históricas nos acréscimos e tudo mais. Mas nessa temporada o time mostra uma consistência muito boa e com poucos erros defensivos. Ele manteve o mesmo esquema tático, parece, da última temporada e se reforçou muito bem nessa e o time parece imparável.
JOVINEL: Solta aí as estatísticas do elenco do Cannes no telão, produção!

seMd1Ll.png

VIEIRA: Aí dá pra ver que o time investiu bastante na reformulação do setor defensivo, que era bem carente mesmo, e ainda se esforçou pra trazer algumas peças pontuais ali do meio pra frente na tentativa de suprir as especuladas saídas de Sylla e de Valette. Dá pra ver também, claramente, que o elenco é perfeitamente moldado para o gosto de Damien, tendo peças para repor jogadores lesionados e tudo mais, coisa que na última temporada acabou faltando e tirando um pouco do gás do time...
MICOUD: Mas você não tem idéia da confusão que o Damien tem com os goleiros desde que chegou no time, hahahaha! Eu lembro que lá no começo da nossa parceira, acho que na segunda ou terceira temporada dele no time, ele tinha pedido um goleiro jovem marfinense ou senegalês lá, não me lembro, que um olheiro tinha indicado... Trouxemos o menino e o diretor de futebol na época fez um contrato de um ano só... O menino ficou aquele ano e se picou em pré contrato pra outro time, o Damien ficou revoltado demais com aquilo e meio que largou de mão o gol do time. Hahahaha! Aí veio o Caillard, depois o Juanole e o Clementia. O primeiro não estava muito bem, o segundo pediu pra sair e o terceiro tá indo bem no gol, mas comete algumas falhas em momentos importantes. O problema é que o time não tem goleiro reserva e quando o Clementia machucou, o Damien teve que subir o único goleiro da base, completamente despreparado, pra assumir a baliza.
JOVINEL: Mas aí é só contratar um goleiro reserva, né? É fácil...
MICOUD: Hahahaha! Isso é porque você não conhece o Damien, ele ficou tão revoltado com o goleiro marfinense que foi embora que praticamente todos os goleiros que alguém trazia ele mandava vetar a contratação. Nessa temporada, eu acho que ele não aceitou ninguém porque o time gastou um bom dinheiro pra reforçar a defesa e ele deve ter achado prudente não trazer ninguém...
JOVINEL: Essa do goleiro eu não sabia, mas suspeitava. Ano passado ele deu um esporro na diretoria em uma coletiva, com o presidente do lado, que foi curioso. Era a apresentação de algum jogador e perguntaram pra ele se pretendia reforçar o gol e ele respondeu "que pretendemos, pretendemos sim. O problema é quando o povo me traz uns maluco pra ganhar 50, 100 mil por mês... Tá achando que é super herói, não é possível". O Fauvel, que é presidente e tava do lado dele, deu uma gargalhada que quase estourou as caixas de som lá do Pierre de Coubertin porque o microfone dele tava ligado [...] E falando do goleiro, a gente separou aqui alguns dos jogos nessa primeira parte da temporada pra mostrar. O primeiro é a vitória do Cannes contra o Gazélec Ajaccio por 2x0, em que o goleiro Clementia estava machucado e o garoto Yoann Brunet assumiu a meta.

4GKkxZ2.png

VIEIRA: Esse jogo aí eu vi, foi uma pena eles terem vencido só por 2x0, ali cabia muito mais. O Busin jogou muito pela direita e o time parecia que marcaria o gol quando quisesse... Eles tiveram umas três ou quatro finalizações perigosíssimas cortadas em cima da linha, que não entraram nessas estatísticas. Outro jogo que foi muito bom e eu estive presente no estádio pra ver, foi o Cannes contra Metz. Os visitantes tavam mandando no jogo até a expulsão do Ballo-Touré, lateral esquerdo do Cannes, pouco tempo depois de uma alteração tática quando ele tirou o Awuah da ponta esquerda pra colocar o Youssouf na meia central e avançar o Augarreau. Com um a menos, o treinador adversário achou que Damien fecharia o time, mas ele fez o contrário, aproveitou que tava com um a menos pela esquerda e liberou mais o time e pressionou muito a saída de bola do Metz, que uma hora acabou errando a saída de bola e Augarreau, mais avançado, deu bom passe pro Busin marcar já nos acréscimos.
MICOUD: Esse jogo foi bom mesmo e mostra bem a mentalidade do Damien, que sempre surpreende. Cada vez mais ele amplia seu repertório e, em muitas vezes, antevê as mudanças do adversário pra buscar jogar num eventual erro deles. É impressionante mesmo. Teve aquele jogo contra o Auxerre também, que ele colocou os caras na roda, e neutralizou absolutamente tudo que eles tentaram no jogo. Aquelas triangulações rápidas no meio deixando o pessoal deles completamente perdidos e o Leautey, que era reserva absoluto, jantando o lateral direito deles também...
JOVINEL: E o último jogo do ano, vocês viram? Nancy e Cannes.

VkIEy4P.png

MICOUD: Esse estávamos nós dois lá... Se perdêssemos, seria uma coisa completamente injusta porque o time jogou muita bola!
VIEIRA: E o pior é que parecia que a derrota viria mesmo, ainda mais quando o Sylla errou aquele pênalti. Mas aí o Damien puxou aquele coelho da cartola, primeiro puxando a orelha do Moké que vinha bem mal substituindo o Busin, que tava machucado, e depois aumentando a intensidade do time.
MICOUD: A entrada do Youssouf no lugar do Thiam deu um melhor dinamismo pro time, porque ele consegue chegar melhor lá na frente do que o Thiam, que é um jogador mais defensivo...
VIEIRA: Verdade, o Youssouf ajudou a empurrar a linha do Nancy pra trás e deixar o Cannes povoando melhor o setor ofensivo, tanto que o empate veio com o time recuperando a bola quase na intermediária ofensiva e o Moké, lá na direita, partiu pra dentro e cruzou surpreendendo a defesa. O Awuah aproveitou a desconcentração e se antecipou pra bater forte e conseguir, finalmente, ultrapassar o Dumas, que fazia um belíssimo jogo fechando o gol.
MICOUD: E o curioso é que o gol da vitória veio da jogada que o Damien mais detesta, porque ele diz não saber montar. De bola parada. O Sylla bateu o escanteio na testa do Esposito, esse nem trabalho teve pra marcar, mas foi um gol merecidíssimo porque ele tava jogando muito bem lá atrás, com cortes importantes e providenciais.

JOVINEL: Se tivesse que apostar sobre o fim de temporada do Cannes, qual seria?
MICOUD: Pelo que o time tá jogando, é pra título. É tudo muito bem organizado, sem parecer os bandos que a gente costuma ver aqui na Ligue 2...
VIEIRA: Que tem bola pra ser campeão, eu acho que tem... Mas não sei. Eu aposto mesmo é, no mínimo, uma boa posição nos play-offs e, dependendo de quem ficar lá na zona da Ligue 1, capaz até de alcançar o acesso. Porque o Lens tá jogando muita bola também e o título vai ser difícil, mas pelo andar da carruagem e da fase dos times, com o Le Havre encontrando dificuldade pra dificultar as coisas pro Cannes na zona de acesso direto, eu não duvido nada de subir sem precisar de play-off também.
JOVINEL: Então ficamos por aqui neste bloco. O Cannes está no segundo lugar da Ligue 2 nessa primeira metade e nossos convidados, Johan Micoud e Patrick Vieira, apostam que o time estará brigando pelo título ou, ao menos pelo acesso, até o final do campeonato. E você, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal de contas é para ser Campeão ou ficar nos playoffs? Está com tantas duvidas quanto o Micoud e o Vieira? Ou um é otimista demais e o outro muito cauteloso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ver que o Cannes vai de vento em poupa, com os Rizeks franceses elogiando bastante o time.

O esquema tático é bastante incomum. A assimetria traz algum problema? Quem cobre as saídas dos alas?

Do jeito que a coisa vai, que venha a próxima divisão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2019 em 17:48, LC disse:

Afinal de contas é para ser Campeão ou ficar nos playoffs? Está com tantas duvidas quanto o Micoud e o Vieira? Ou um é otimista demais e o outro muito cauteloso?

Opa, LC. Ali era o diálogo de duas pessoas na qualidade de comentaristas esportivos, que embora tivessem passado pelo clube, não mais estão no dia-a-dia; são apenas opiniões que, embora tenham muitas coisas em comum, são divergentes. Também serviu, na minha expectativa, pra deixar o pessoal que está acompanhando avaliar com qual dos dois concordar. A minha opinião, enquanto treinador, não veio ali, porque o Damien não participou do programa. Mas pode ficar tranquilo que respondo em hora oportuna. :)

Em 16/06/2019 em 17:56, LuisSilveira disse:

Bom ver que o Cannes vai de vento em poupa, com os Rizeks franceses elogiando bastante o time.

O esquema tático é bastante incomum. A assimetria traz algum problema? Quem cobre as saídas dos alas?

Do jeito que a coisa vai, que venha a próxima divisão!

Pois é, Luis. O time vai mostrando um bom futebol, melhor até que na última temporada. Pra mim, o melhor de tudo é que pela defesa estar bem consolidada e o time sofrer menos gols, eu acabo conseguindo manter uma boa disposição física dos jogadores; porque na última temporada eu buscava sempre o resultado, aumentando pressão e intensidade, forçando muito eles. Acabava sofrendo um pouco com lesões específicas em momentos importantes, coisa que atualmente está mais tranquilo.

O esquema é incomum mesmo, mas bastante equilibrado. É uma ótima pergunta, porque eu queria tratar com maior profundidade sobre a tática. O segundo atacante pela esquerda busca se enfiar na área e o ala esquerdo dá profundidade pela lateral por conta da tarefa de atacar. No caso quem acaba cobrindo essas subidas dele é o Thiam, que é nosso volante, ainda que ele suba um pouco pra ajudar na construção das jogadas. A estratégia de deixar a tática assimétrica foi bem pensada: os nossos alas esquerdos têm capacidades físicas e ofensivas melhores do que os da direita, com isso eles podem cobrir mais campo sem deixar muito a desejar. Pela direita, o extremo acaba sendo recuado no setor central, mas pela tarefa de atacar ele acaba subindo até a linha de fundo - e o Busin tem sido extremamente importante nessa função, já desde quando chegou na última temporada. O ala direita, antes era completamente defensivo porque não julgava suas qualidades suficientes para subir muito e/ou defender com qualidade - e tinha optado por ter um jogador a mais lá no setor defensivo, porque já não era bom. A chegada do Michelin nessa temporada mudou bastante as coisas, porque ele consegue apoiar melhor, embora não suba até a linha de fundo com muita frequência. Além disso, a estrutura tática é apenas flexível, fazendo com que os alas ataquem de forma organizada, com o ala direita, que apoia, só subindo mesmo à linha de fundo quando o adversário inteiro está defendendo, para não arriscar um contra-ataque nas suas costas.

Com isso, a fase ofensiva do time tem um foco que acaba confundindo o adversário, pois parece que o time ataca pela esquerda; mas na verdade toda a força está na direita, puxando o adversário pra esse lado, enquanto o segundo atacante pela esquerda espeta na área pelas costas da defesa (assim que o Sylla marcou um caminhão de gols na última temporada) e o ala esquerda avança até o terço final do campo, completamente desmarcado, para pegar um eventual cruzamento que passe por toda a extensão da área sem ser cortado/finalizado. Além disso, a faixa central do campo acaba se impondo bem taticamente, pois o construtor de jogo fica mais próximo do flanco direito, onde os principais ataques acontecem, mas a qualidade deles (sobretudo do Valette, quando está em campo) permite tanto a jogada simples em profundidade com o ponta pela direita quanto uma jogada mais tramada, pegando a defesa desguarnecida com a investida do segundo atacante (ou do ala) lá pela esquerda com um bom lançamento, enquanto o meia área-a-área tem a função praticamente única de atrapalhar a marcação lá na frente, quando chega na área adversária, porque é mais um jogador a chamar atenção dos marcadores e que, ainda por cima, é bastante perigoso (o Neves, por exemplo, ainda finaliza bem de longa distância). Por fim, quanto à fase ofensiva, o Dutournier, que faz a função de alvo apoiando, exerce-a com maestria, porque ele tem boas capacidades físicas, uma técnica bem apurada, que lhe permite fazer bem o pivô e, ainda por cima, é bom no jogo aéreo, que cria boas dificuldades quando recebe um cruzamento (não à toa ele é o artilheiro do time nessa temporada).

A única instrução geral é a de subir as linhas ofensivas, porque é algo importante para compactar o esquema e não ser pego desguarnecido na transição ofensiva-defensiva, pelo fato dos jogadores se agruparem melhor ali dentro - e cobrir a falta de funções dedicadas à defesa, já que até nosso volante é um construtor de jogo recuado. Com isso, a única saída dos adversários é tentar jogar a bola nas costas da defesa, mas agora temos bons defensores e que têm capacidades físicas melhores, então eles aguentam mais o tranco na força e na velocidade, o que impede muito bem as investidas adversárias. Além disso, mesmo que o nosso volante não tenha uma função especificamente defensiva, mas sim de iniciar o trabalho das jogadas ofensivas, ele é um jogador que está sempre lá na composição defensiva, cercando os jogadores adversários - e, se não me falha a memória, é o único jogador que tem instrução individual além do goleiro, que é a de fazer desarmes mais leves (e, consequentemente, evitar os carrinhos para não desguarnecer a defesa e ser, sempre, um jogador que mais atrapalhe os adversários do que contribua ativamente com o desarme defensivo). Justamente porque ele foi colocado ali com esse intuito. Estatisticamente, o Thiam (cjr/def) é o jogador do time com maior índice de passes globais e certos, mas que em virtude de evitar esses desarmes indo ao chão, também é um dos que mais contribui com a fase defensiva e com a cobertura dos alas, quando sobem e são pegos com bolas nas costas.

Acaba que, no final das contas, o sistema funciona como uma engrenagem em que todos os jogadores contribuem, de alguma forma, em todas as fases.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sljlaq9.jpg
Reestruturando o setor da base
s07e03: o projeto de captação juvenil

Sinópse: em coletiva convocada pela diretoria do clube, Damien explica sobre o projeto criado para a categoria de base do Cannes.

<a câmera se volta de uma plateia para uma mesa com uns banners atrás mostrando o escudo do Cannes e as logomarcas de alguns patrocinadores, mas capta, na passagem, um breve diálogo entre Damien e um jornalista>

JORNALISTA: Míster, um minuto, por favor.
DEVEREAUX: Boa tarde, amigo, do que se trata?
JORNALISTA: Há alguns meses, o L'Équipe televisivo dedicou um bloco inteiro para tratar da boa temporada que o Cannes faz atualmente, com Micoud e Vieira concordando sobre a boa fase do clube, mas expondo visões diferentes sobre a possibilidade ou não de título da Ligue 2 nesta temporada, qual é sua expectativa?

Spoiler
Em 16/06/2019 em 17:48, LC disse:

Afinal de contas é para ser Campeão ou ficar nos playoffs? Está com tantas duvidas quanto o Micoud e o Vieira? Ou um é otimista demais e o outro muito cauteloso?

 

DEVEREAUX: Bem, a minha expectativa foi evitar o rebaixamento, como nas últimas temporadas. Fico feliz de ter conseguido com sobras, né? Acho que depois da última temporada e com nosso rendimento nessa, o time está muito bem colocado para conquistar o acesso direto. Temos uma boa distância dos adversários que brigam pelos play-offs de acesso e acredito que com nosso desempenho sem dar indicativos de queda nos colocaremos em boa posição para na próxima temporada estarmos na Ligue 1. Quanto ao título, eu não acho que seja improvável e que estaremos, certamente, no páreo com o Lens para colocarmos esse troféu na galeria. Até porque é bom pro nosso moral, estou aqui há sete temporadas e só levantamos mesmo o troféu do National 3. Só sei que temos muito trabalho pela frente ainda e que estamos desfrutando do nosso futebol, sempre nos divertindo nos treinamentos e jogando com muita seriedade nos jogos. Isso, para mim, é fundamental. Mais alguma pergunta?
JORNALISTA: Não. Muito obrigado pela resposta, míster. Uma boa tarde para você.
DEVEREAUX: Obrigado. Para você também, agora deixa eu ir lá, senão seus colegas vão acabar me matando se atrasar. Hahahaha!

<Damien se encaminha à mesa, em que se sentava o presidente Christophe Fauvel e senta ao lado dele. Alguns minutos depois de conversar brevemente com o presidente, este inicia a apresentação e passa a palavra ao treinador>

Damien Devereaux - treinador do AS Cannes
- Boa tarde a todos. Peço perdão, com antecedência, pela formalidade com a qual tratarei esta coletiva, mas em virtude de alguns problemas que tive com a imprensa anteriormente, creio que seja a forma mais adequada de tratar deste tema importante para o clube, já que do contrário poderão dizer que não estamos comprometidos com o futuro da associação. Então, como os senhores devem estar interessados em saber sobre nosso processo de reestruturação desde a base, vamos a este debate.

De antemão é fundamental explicar que parte das filosofias acordadas com a diretoria quando renovei meu contrato era de desenvolver jovens atletas aqui em nosso clube. Temos bons exemplos aqui nessas sete temporadas que estou à frente da equipe: o principal deles é nosso meia Timothée Valette, que conquistou seu espaço no time titular desde quando foi integrado à nossa categoria de base, além dele temos o exemplo de Saintini que também o fez e, embora tenha sido vendido ao Southampton, segue conosco por empréstimo. Fizemos investidas no mercado também e temos colhido bons frutos, sobretudo na última temporada quando buscamos o Benard para ser um de nossos zagueiros no futuro, mas que se destacou bastante e acabou sendo vendido ao Olympique Marseille, mas assim como nosso lateral esquerdo, segue emprestado por aqui. Enfim, exemplos deste trabalho com jogadores jovens não falta por aqui, porque esse é o melhor meio para que possamos construir um time com jogadores dentro das nossas características de jogo e, claro, evitar o gasto excessivo de verbas neste mercado inflacionado que é o atual.

FZxeQAP.png
<slide apresentado mostrando as diferenças de como era o processo e as mudanças a serem aplicadas no modelo de captação juvenil>

Com isso, passamos à estrutura atual de captação que fora desenvolvido há sete temporadas e, embora tenha sido aprimorado aos poucos neste tempo, é um modelo bastante amador. Inicialmente era quase que um boca-a-boca para buscar jogadores, com um trabalho braçal de ir até escolas da cidade e das proximidades promover um pequeno campeonato que fazemos entre os meses de fevereiro e março para, enfim, selecionarmos alguns jovens com o intuito de avaliarmos a possibilidade de iniciarmos suas trajetórias neste esporte. O problema dessa tática é que o alcance dela é muito baixo e, com o desenvolvimento de nosso time, acaba existindo uma defasagem nessa captação; isso ficou visível na última temporada, quando não trouxemos nenhum jogador que foi testado por aqui. É, sem dúvidas, legal para os jovens disputar esses campeonatos e jogarem contra atletas que futuramente serão profissionais, mas para o clube é algo que precisa ser revisto e, depois de conversar um pouco com o Christophe, indiquei a ele que eu buscaria elaborar um projeto para esse fim... Agora, após algum tempo dedicando a isso, entre treinamentos, viagens e jogos, conseguimos sistematizar tudo em conjunto com ele e o Martin, nosso diretor de futebol juvenil.

O aspecto financeiro, claro, será divulgado em momento oportuno, mas o estudo de impacto econômico foi feito e estão todos da diretoria cientes dele. E mesmo com nossas atuais limitações financeiras, já demos o primeiro passo na implementação deste projeto que será uma espécie de revolução da captação anterior, além de que, nesta temporada, a captação realizada foi um híbrido entre a antiga e a atual, coisa que explicarei mais adiante.

Esta primeira fase consiste na criação de escolinhas de futebol do clube. É algo simples e bastante óbvio, mas que exige alguns recursos - ainda que poucos - sobretudo de material humano para fornecer os treinamentos à garotada. Como nossa situação financeira não é a mais adequada de todas, e ampliamos a parceria com três escolas da cidade, que já tinham escolinhas de futebol, para criarmos as categorias sub-12, sub-14 e sub-16. Com isso, três professores dessas escolas estarão dedicados a cada uma destas categorias. Em contrapartida nós cedemos alguns dos campos de treinamento do Stade Pierre de Coubertin, em momento que estivermos treinando. A parceria, portanto, abarca a prefeitura de Cannes, a Association Sportive de Cannes e estas três escolas. Os jovens dessas escolas estarão misturados entre as categorias, mas, ainda assim, estabelecemos também no projeto alocação futura de recursos para estas instituições estruturarem seus times escolares no futebol e, posteriormente, em outros esportes. Só que como estou aqui como treinador de futebol e o projeto tem enfoque no futebol, é disto que trataremos. Outra coisa que fazemos nesta primeira fase é a cessão, em alguns dias, de preparadores do time juvenil para auxiliar os professores nos treinamentos destes jovens e, de vez em quando, preparadores da equipe de reservas e do nosso time principal.

KrBHezT.png
<slide da apresentação que mostra os dados brutos de jovens integrando as categorias das escolinhas de futebol e as previsões para os próximos dias>

A segunda fase, por sua vez, a ser implementada para o mês que vem, trata de alocar recursos específicos para ampliação do staff técnico das três equipes do Cannes, enfatizando o time juvenil, para contratação de profissionais dedicados ao auxílio destes professores no treinamento destas três categorias e, claro, a expansão delas para idades menores de 12 anos. A criação de uma categoria sub-18 na escolinha é, para nós, algo que não temos interesse, mas que faremos a cessão para que as escolas parceiras possam aproveitar, com maior ênfase, seus jovens estudantes. Atualmente estamos em conversas com outras duas escolas da cidade para ampliarmos as categorias com outros professores de educação física dedicados a cada uma delas. O sub-18, por exemplo, está prestes a ser criado e só falta a assinatura, que deve sair entre hoje e amanhã, com o diretor de uma das escolas.

A terceira fase será ampliar a rede de captação juvenil, maximizando cada vez mais os orçamentos alocados para o desenvolvimento das camadas jovens e, consequentemente, possibilitando estabelecermos parcerias com escolas em outras cidades francesas, podendo, eventualmente, expandir nossas fronteiras para além da França. Isso, evidentemente, implica cada vez mais em maiores investimentos financeiros e, portanto, será feito à medida em que nossa saúde financeira for se expandindo. Claro que isso terá de acompanhar o desenvolvimento de nossas próprias estruturas internas, aqui em Cannes, para termos a capacidade de abraçar jovens que possam vir de outras localidades. Com efeito, não descartaremos, futuramente, parcerias com clubes de outros países para que possamos ampliar cada vez mais, e com menores custos, nossas redes de observação e de captação juvenil.

Depois de fazer quase uma conferência sobre nosso projeto referente às categorias de base e ficar filosofando no campo metafísico, acho que vocês querem saber os efeitos das aplicações deste modelo. Então vamos à parte prática [...] A parte híbrida dessa primeira fase fez com que o Martin, nosso diretor de futebol juvenil, ainda tivesse que ir às escolas fazer a divulgação do torneio que habitualmente temos realizado e alguns dos integrantes das categorias sub-14 e sub-16, que compõem o espectro de avaliação para nosso elenco juvenil, ficaram de fora das equipes formadas para competir ali também, o que foi um de nossos mais grosseiros erros de avaliação nessa etapa inicial. Mas, ao final de tudo, conseguimos reunir alguns jovens atletas para colocarmos à prova contra nosso time sub-19.

DzksnZ9.png
<slide condensado do plantel de candidatos elaborado pelo staff do clube>

No slide acima, que mostra as avaliações dos olheiros e preparadores de nosso time principal, podemos ver claramente que já houve um desenvolvimento nos perfis dos atletas selecionados como candidatos a integrar nosso time sub-19. Ultrapassamos, com boa margem, os perfis considerados mais negativos, embora ainda existam alguns. Mas, mais do que isso, isso mostra de forma bastante objetiva a diferença dos modelos antigo pro atual: os dois jogadores indicados por nosso diretor juvenil como próximos de seu perfil de captação, isto é, que foram pinçados para além de nossa nova estrutura de escolinha de futebol, não estavam a nível competitivo adequado ou com potencial para que pudessem vir para o clube.

Desta leva de candidatos, foram três os selecionados para o time de juvenis, ganhando contratos de formação: Guillaume Koenig, integrante da categoria sub-16 da escolinha; Jean-Sylvain Golon, integrante do sub-14, e o Franck Priso, que compunha a categoria sub-16. O primeiro deles é um lateral esquerdo que tem um potencial interessante, mostrou ao longo dos treinamentos desde quando passou a ter acompanhamento nas categorias juvenis, uma boa aptidão física e uma capacidade defensiva bastante adequada para sua idade; tem tudo para ser uma boa revelação na lateral esquerda, como foi o Saintini em anos anteriores. O segundo, por sua vez, é um volante que se mostrou bem capacitado no processo: tem bons índices defensivos e chama a atenção por uma técnica acima interessante para alguém que tem um perfil mais de brigador, cão de guarda defensivo.

OhHnwKB.png
<Slide contendo o perfil de Franck Priso apontado pelo staff do Cannes>

Agora eu chamo atenção para o Priso. Ele é um jogador um pouco semelhante ao Golon, mas se destaca ainda mais por sua boa aptidão física e mental, além, evidentemente, de uma capacidade técnica dentro dos parâmetros adequados para sua idade. O único defeito, talvez, apontado por nossa comissão técnica foi seu perfil acomodado, que combina bastante com a pouca determinação que ele tem - e que ficou evidente, por algumas vezes, em campo quando atuava nos treinamentos e na partida contra o time sub-19. Seu peso também é algo que nos chama a atenção, mas é algo que podemos trabalhar com certa tranquilidade à base de dietas adequadas. Ele é, sem dúvida, um jogador que promete bastante e certamente agregará muito ao time no futuro.

Bom, acho que era isso que eu tinha para dizer aos senhores da imprensa. Espero que a longa explicação dada sobre uma coisa tão pouco observada possibilite alguma publicação interessante de vocês na mídia e que, claro, não os tenha feito perder tempo observando toda essa nossa trajetória feita para explicar minuciosamente as mudanças trabalhadas em nossas divisões de base. Agora, se me permitem, eu tenho que me retirar, pois meus atletas me aguardam ali atrás nos campos de treinamento, mas tenho certeza que o Christophe poderá responder a quaisquer dúvidas que venham a existir sobre o tema em um momento oportuno. Uma boa tarde a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico surpreso de ver o Damien tocando o projeto de futuro, quando parece sempre penar pra ter algum apoio da diretoria.

No mais, as boas contratações devem rechear o elenco e não ter os problemas da temporada passada.

Um problema se chama Lens. O time mais encardido dessa França.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja no time principal ou na base, parece estar fazendo um trabalho o mais minucioso possível. Claro que no que diz respeito a projeto, dinheiro parece ser um problema, a limitação faz com que o clube se reinvente e é o que está fazendo. Ao falar da base, fiquei impressionado com os atributos desse jogador de apenas 15 anos, se o crescimento dele for como promete a avaliação, terá uma espécie de Zidane nas mãos. É melhor se precaver com multa rescisória quando chegar o momento de contratá-lo. Esse Jean é uma enorme promessa também. Acho que o futuro do Cannes está fadado ao sucesso se o trabalho se mantiver nessa linha, boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Gostei de ver a dedicação para explicar algo que nem o FM faz questão de explicar. No mais, Priso é um bom atleta, talvez renda muito mais do que o atual nível do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com meu atraso de leitura acabei perdendo a decepção da não promoção no ultimo minuto da temporada, mas nem deu tempo de comentar já que parece destinado a subir.

Que venha a taça, já que no primeiro escalão essas conquistas talvez sejam minguadas, ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2019 em 14:10, Neynaocai disse:

Fico surpreso de ver o Damien tocando o projeto de futuro, quando parece sempre penar pra ter algum apoio da diretoria.

No mais, as boas contratações devem rechear o elenco e não ter os problemas da temporada passada.

Um problema se chama Lens. O time mais encardido dessa França.

A ideia é essa mesmo, Ney. Seguir ampliando e profissionalizando cada vez mais o setor de futebol no time. Nosso elenco atual tem se mostrado bem mais sólido defensivamente e isso se reflete na grande campanha que fazemos em campo. 

Em 20/06/2019 em 00:45, Vannces disse:

Seja no time principal ou na base, parece estar fazendo um trabalho o mais minucioso possível. Claro que no que diz respeito a projeto, dinheiro parece ser um problema, a limitação faz com que o clube se reinvente e é o que está fazendo. Ao falar da base, fiquei impressionado com os atributos desse jogador de apenas 15 anos, se o crescimento dele for como promete a avaliação, terá uma espécie de Zidane nas mãos. É melhor se precaver com multa rescisória quando chegar o momento de contratá-lo. Esse Jean é uma enorme promessa também. Acho que o futuro do Cannes está fadado ao sucesso se o trabalho se mantiver nessa linha, boa sorte na sequência.

O trabalho tem que ser minucioso mesmo pro investimento ser capaz de dar um retorno. Nessa temporada o erro cometido com as contratações acabou tendo um impacto acima do esperado em nossas finanças, o que atrapalhou um pouco o desenvolvimento desse projeto da base. Mas de qualquer forma, acho que estamos no caminho certo e que há, certamente, alguma possibilidade para manobrar financeiramente caso seja necessário, sobretudo por conta de jogadores que têm interessado a outros clubes e que, receosos sobre suas saídas, já temos no plantel seus próprios substitutos. 

Quanto ao Priso, já selam os um contrato profissional com ele por um longo tempo - e passível de extensão pelo clube - quando ele fizer seus 16 anos, pois é um jogador bem interessante e que atua num setor crucial do campo no nosso esquema tático. Assim que assinou seu contrato de formação já passou a ser acompanhado por um jogador do time principal (não lembro qual, acho que é o Thiam) para desenvolver um pouco sua determinação e personalidade. Já o Golon é um jovem que tratamos como alternativa ao Priso e também segue acompanhado por um jogador do time principal. Espero conseguir mantê-los no clube por um bom tempo enquanto se desenvolvem. 

Em 20/06/2019 em 12:16, Henrique M. disse:

Gostei de ver a dedicação para explicar algo que nem o FM faz questão de explicar. No mais, Priso é um bom atleta, talvez renda muito mais do que o atual nível do clube.

Valeu, Henrique. Quis tentar criar uma atmosfera que sustentasse a proposta narrativa do save. E o Priso é um ótimo jogador pro nível cru que se encontra, precisa fazer algum trabalho na personalidade e na determinação, mas já estamos acompanhando ele bem de perto para tentar desenvolvê-lo da melhor forma possível. 

Em 23/06/2019 em 11:38, Andreh68 disse:

Com meu atraso de leitura acabei perdendo a decepção da não promoção no ultimo minuto da temporada, mas nem deu tempo de comentar já que parece destinado a subir.

Que venha a taça, já que no primeiro escalão essas conquistas talvez sejam minguadas, ou não.

Opa, André! A frustração de não ter conseguido a promoção na última temporada acabou sendo mesmo momentânea e um ponto crucial para entendermos as necessidades do plantel. Nesta temporada fizemos um trabalho mais apurado nos reforços defensivos e tivemos ainda que tentar suprir as (quase) saídas de Sylla e Valette. Isso fez com que gastássemos mais do que precisávamos, sem contar com uns erros de minha parte em aceitar algumas transferências que não eram para ter acontecido, mas acontece. Felizmente estamos fazendo uma boa temporada e temos conseguido fazer exibições mais qualificadas do que na anterior, o que já dá um bom ânimo para essa reta final. 

***

Comunicado breve: nos próximos dias viajarei novamente e só devo voltar mesmo no início de agosto, que é quando acabam minhas férias. Agradeço a todos pela compreensão 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Luz, câmera e... Futebol: l'histoire de Devereaux
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
×
×
  • Criar Novo...