Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Steve Park - da Escócia para a eternidade...


Vannces

Posts Recomendados

Ad0oA0T.png

 

Amigos do FManager Brasil, sou  novo no site (entrei em 2016), mas venho aprendendo e me divertindo com os saves postados aqui. Após algumas pesquisas e a ajuda dos responsáveis pelo site (o que agradeço imensamente), resolvi postar meu primeiro save.

Trago uma proposta um pouco diferente das apresentadas pelos amigos que são experientes no site e que postam de forma muito profissional e cativante, diga-se de passagem.

Para quem tiver a oportunidade de acompanhar, espero que possam tirar algo de positivo dessa minha abordagem. De qualquer forma, fica aqui o agradecimento a todos que, se tiverem a oportunidade de acompanhar, possam, sempre que quiserem, fazer livremente críticas no sentido de me ajudar a levar o melhor dessa minha primeira experiência.

Bem, a ideia nesse save não é dar prioridade a nenhum clube especificamente, mas contar a história de um treinador. Sei que isso não é tão diferente do que já foi postado por muitos, mas a forma como escolhi contar essa história é que difere um pouco.

Haverá um repórter que trabalha para um veículo esportivo de comunicação e que foi incumbido de fazer uma entrevista a fim de lançar uma revista especial com a carreira do treinador, ou seja: sua caminhada desde o início até sua aposentadoria, passando por momentos tristes e alegres, conquistas e fracassos, erros e aprendizagens, curiosidades engraçadas, decepções e a glória (?).

Conheçam Steve Park (Treinador escocês) e Jhonny Kodansk (repórter inglês, sobrenome Kodansk vem da mãe polonesa)

Se sentirem vontade e a curiosidade se encaixar no contexto da história, mande perguntas para o treinador, a pergunta será feita pelo repórter.

Qualquer outra dúvida, tentarei explicar da melhor forma possível. 

________________________________________________________________________________________________________________________

DADOS DO SAVE:

Treinador: Sem qualquer experiência e desempregado.

Ligas carregadas: Primeira e segunda divisão (Escócia – Espanha – Brasil) e todas as divisões da Inglaterra. (explicação dessas escolhas na própria história).

aqk2SD7.jpg

OBJETIVOS:

  • ·         Começar desempregado e chegar a clubes de primeira divisão ou seleção sem candidatura ao cargo, só com convites dos clubes ou seleções.
  • ·         Ganhar pelo menos um título de nível nacional por cada clube que passar.
  • ·         Ganhar um título continental com um clube que não o tenha em sua história.
  • ·         Ganhar um título continental ou mundial com alguma das seleções do Reino Unido.
  • ·         Transformar-se no personagem escocês mais famoso no mundo.

OBS1: Sei que os objetivos são pequenos se comparados com os que os amigos aqui do site normalmente escolhem e cumprem em suas postagens, mas como primeiro save, gostaria de poder tentar cumprir apenas esses. Talvez seja feito mais que isso, talvez menos, não sei. Mas o que sei é que pretendo me divertir e se possível, passar essa diversão a todos que tiverem a oportunidade de acompanhar.

OBS2: Reservo-me ao direito de usar prioritariamente o idioma português em algumas notícias e capas de revistas como forma de liberdade artística (já que o treinador é escocês.

________________________________________________________________________________________________________________________

nJs54lD.png

EM UMA DATA NO FUTURO:

FPxZPF2.png

 

DOIS ANOS ANTES:

A campainha toca, Steve Park abre a porta alguns segundos depois. Ele ainda estava de terno após ter chegado de um encontro organizado pela federação de futebol escocesa.

Jhonny Kodansk: Bom dia, Sr. Park! Eu sou o jornalista indicado pela BBC Sports para fazer a entrevista com o intuito de lançar uma revista especial contando toda a carreira do senhor.

Steve Park: Por favor, entre! Eu acabei de chegar. Venha à minha biblioteca, lá poderemos começar.

Alguns minutos depois.

Jhonny Kodansk: Senhor Park...

Steve Park: Meu rapaz, antes de tudo, quero que fique a vontade. A BBC não escolheu quem viria me entrevistar, eu pedi a eles que fosse você.

Jhonny Kodansk: Eu não sabia disso! Fico muito feliz e agradecido por ter esta honra.

Steve Park: Lembro-me que respondi muitas perguntas ao longo de minha carreira à sua revista e você sempre foi um repórter que me tratou com respeito e nunca interpretou de maneira falsa as minhas respostas. 

Outra coisa, eu o considero um grande profissional e, não por acaso, gostaria que me chamasse apenas de Steve, quero que se sinta a vontade.

Jhonny Kodansk: Agradeço Sr. Park...

Steve Park: O que foi que eu disse?

Após risos de descontração, Jhonny se mostra mais a vontade para iniciar sua longa e dedicada tarefa.

Alguns blocos, canetas, gravador, celular, notebook e outros utensílios de trabalho acompanham o jornalista na intenção de desvendar da forma mais detalhada e honesta a vida profissional e um pouco pessoal do escocês Steve Park.

3fyPsZt.png

Jhonny Kodansk: Steve, sabemos que você é natural daqui de Montrose, sudeste da Escócia, é casado com Lia Forbes Park desde os 19 anos, tem dois filhos, Henderson Forbes Park e Scott Forbes Park, mas sempre fiquei curioso em saber porque no início você enviou currículo de treinador, além da Escócia, para ligas do Brasil, Espanha e Inglaterra. Como foi esse início?

Steve Park: Bem, em abril de 2017 eu assistia a uma vitória do Celtic por 2 a 0 sobre o Rangers pela copa escocesa e decidi, por paixão pelo esporte, me tornar treinador.

Jhonny Kodansk: Você era torcedor do Celtic ou Rangers?

Steve Park: Nenhum dos dois, mas via muita emoção naquele confronto, a rivalidade era altíssima e apaixonante.

Jhonny Kodansk: Qual o seu time de coração, Steve?

Steve ParkDeixemos isso para um momento futuro. (risos)

Jhonny Kodansk: Voltando à sua candidatura então, você tinha alguma formação para o cargo de técnico?

Steve Park: Nenhuma! Zero! Formação nacional A apenas.  Eu era um saudosista, nada mais, sempre fui um apaixonado por esse esporte que encanta milhões. Minha família tinha uma boa reserva financeira vinda do comércio de produtos agrícolas desde meu bisavô.

Não foi uma decisão tomada de uma hora para outra, foram alguns anos avaliando, imaginando e, principalmente, sonhando com isso. Nesse dia do clássico que citei, eu falei com minha esposa para tomar conta dos negócios com os garotos que eu ia atrás do meu sonho, ia ser treinador de futebol.

Jhonny Kodansk: E ficar longe da família?

Steve Park: Só até eu me ajeitar, o Reino Unido não é tão grande, e nos veríamos sempre que possível.

Jhonny Kodansk: E se o convite viesse do Brasil?

Steve Park: Muito difícil isso acontecer naquele momento.

Jhonny Kodansk: Sua esposa aceitou de que forma?

Steve Park: Tivemos umas discussões, conversas longas, mas não parecia um absurdo levando-se em conta nossa situação financeira. No fundo, ela queria um pouco de emoção em nossas vidas também (risos). O caso é que ela sempre me apoiou, por mais que num momento inicial tudo isso parecesse loucura, não posso negar que foi um pouco louco, mas inevitável.

Jhonny Kodansk: Steve, e as ligas! O currículo para o Brasil, Espanha...

Steve Park: Olha, meu filho Henderson que me ajudava nisso, com 16 anos ele era uma espécie de agente. Eu queria aprender com os melhores e ele, sabendo disso, organizava os envios do currículo para esses países. Eu tenho aqui uma cópia de um portfólio que mostrava um pouco do meu perfil, vê-se que não é nada demais, mas  fazia com que eu me sentisse treinador.

tkomARk.jpg

Jhonny Kodansk: É, não dá para negar que você precisaria caminhar muito ainda no mundo do futebol, interessante que nessa época você usava óculos. Mas, e as Ligas de outros países, Steve!

Steve Park: É, logo depois eu coloquei lentes, era mais confortável para trabalhar, pelo menos para mim.

Jhonny Kodansk: Mas, e as Ligas de outros países, Steve!

Steve Park: Bem, as ligas. O irmão do meu bisavô foi imigrante que constituiu família no Brasil, visitei o país várias vezes antes mesmo de trabalhar como treinador. Não via problema em enviar currículo para lá, é o país do futebol, é claro que ninguém nem olhou, quem contrataria um ninguém da Escócia para ser treinador naquele país?

A Espanha é um caso particular, pois tinha o melhor futebol de clube do mundo em 2017/2018. Por que não enviar um currículo? Inútil também, eu sei.

A Inglaterra é como um lar natural para mim, é onde nasceu o futebol, queria mesmo começar lá, qualquer divisão que me quisesse eu toparia. Claro que só a mais baixa poderia me aceitar.

A Escócia é minha pátria, mas começar aqui seria um pouco estranho, a pressão da minha família poderia me atrapalhar, por isso enviei currículo apenas para a primeira e segunda divisão.

Jhonny Kodansk: E o primeiro clube, Steve!

Steve Park: Após uns 6 meses... Desde o início da temporada 2017/18, fui à 3 entrevistas, Bognor Regis, Poole Town e Truro City, todos jogando a Vanarama National League South, última divisão inglesa. Somente na terceira entrevista fui aceito. Fui contratado para comandar o Truro City.

 

uGwFfxx.png

d87CTmH.png

Arena/EstádioTreyew Road

Campeonato Vanarama National League South Division

LocalizaçãoTruro, Reino Unido

Fundação1889

Capacidade3.800 lugares

Jhonny Kodansk: E como se saiu nesse início de carreira?

Steve Park: Daquela passagem tenho poucos registros salvos em meus arquivos. A cada clube que eu comandava, guardava mais e mais documentos relacionados ao meu trabalho, estatísticas e tudo mais que envolve o gerenciamento de uma equipe. Nos três  primeiros clubes  que treinei, não tive muitos registros. No Truro guardei pouquíssimas recordações e anotações.

Quanto ao desempenho, eu parecia perdido numa jaula de leões. Primeiro, resolvi assistir a uma partida deles.

cWsVcLa.jpg

Jhonny Kodansk: Como era o time?

Steve Park: Muito fraco, havia jogadores que sabiam menos do que eu dentro de campo, mas como eu não podia jogar (risos)... Era canelada e chutão e eu perdido como cego em tiroteio, como se diz no Brasil. É fato que eu não soube lidar com nada disso naquele momento.

Acho até que tenho uma amostra aqui de uma avaliação comparativa entre  as competências do no nosso melhor jogador, o Todd, zagueiro muito aplicado e a média de competências de jogadores daquela liga para a mesma posição em campo.

fDqA6iL.jpg

Steve ParkO time se encontrava na 20ª posição quando eu cheguei.

KqJCejn.jpg

Jhonny Kodansk: Mas como vc se sentia?

Steve Park: Eu estava motivado, Henderson me acompanhava o tempo todo, mas apesar disso eu não sabia absolutamente como reverter àquela situação. Era uma derrota após a outra. O que era motivação, começava a se transformar em frustração e em alguns momentos até em desespero.

dgNeXX6.jpg

Eu não tinha moral com os jogadores, não sabia como treiná-los para enfrentar os desafios, não conseguia manter a disciplina. Havia um garoto da base, o Denver, que batia de frente comigo querendo jogar. Eu não o coloquei em nenhuma partida, por isso ele criava um problema no elenco. Não consegui nem emprestá-lo de tão ruim que ele era.

Jhonny Kodansk: Não houve nem um momento de alento na direção do Truro?

Steve Park: Uma esperança apenas. Eu usava a tática 4-1-2-3 com pontas e o time levava gols com gosto.

Depois passei a usar o 4-3-3, mas também não teve efeito, os jogadores não correspondiam a qualquer tática estabelecida, o moral deles já tinha ido para de baixo do tapete.

Por último, passei a ser mais covarde ainda, usei o 5-3-2 e, por incrível que pareça, me deu esperança.

KfvCKcs.jpg

Vencemos o jogo contra o Concord pelo placar mínimo com gol do meia Harding. Eu fiquei louco.

Jhonny Kodansk: Por quê?

Steve Park: Você não entendeu, Jhonny. Era o quinto jogo da minha carreira como treinador, o adversário era direto na luta pelo descenso. Uma jogada em que Harding lançou a bola pela direita e correu para a área, Yetton foi o jogador que conseguiu um drible, não sei como, mas conseguiu, e cruzou a bola rasteira e, então, o meia de primeira conseguiu colocar a bola no canto esquerdo do goleiro.

Eu pulava como um louco na beira do gramado, berrava com os jogadores para terem atenção, mandei todo mundo para contenção para segurar o resultado e, ainda assim, quase levamos o gol de empate nos acréscimos. Foi minha primeira vitória na carreira, não tem como esquecer aquela partida.

O presidente estava próximo de mim e ria tanto que eu não entendia. O time estava ladeira a baixo e o chefão rindo de quase rolar no chão. Sem perceber, eu acho que fui um espetáculo a parte naquele dia.

Jhonny Kodansk: Há alguma situação engraçada ou interessante que mereça ser contada que você se lembra dessa época?

Steve Park: Hum... Engraçada para o presidente foi esse jogo no final das contas, mas tirando isso... Não! Só derrotas e mais derrotas. A cada 3 jogos eu reunia a equipe, dizia umas palavras de apoio e via cumplicidade nos jogadores, pareciam entender o que eu dizia, mas era só entrar em campo e a coisa desandava.

Na regra do campeonato eu só podia ter 5 reservas. Imagina, você pensa em reestruturar uma equipe dentro da partida, mas não tem as peças que precisa. Desanimador!

Jhonny Kodansk: E os jogadores, como você os avaliou?

Steve Park: Como disse, não tenho muitos dados do time. Acabei perdendo muita coisa daquela época, até porque foi uma época muito difícil .

Do goleiro ao atacante não havia ninguém que se salvasse. Lembro que quando eu via uns bons atributos num determinado jogador, percebia que faltavam outros de essenciais importâncias.

Havia alguns que jogavam com a gente e eram emprestados de outros clubes a custo zero, mas só atrapalhavam. Queria devolvê-los, mas o contrato de empréstimo deles me impedia de fazer isso, motivo pelo qual comecei a perceber essa cláusula dali para frente. O fato é que cheguei a pensar em terminar a carreira antes mesmo de chegar ao fim daquela temporada.

Jhonny Kodansk: Nossa! Chegou e pensar em desistir?

Steve Park: Sim, o Time não rendia, meu trabalho era em vão. Em março de 2018 a direção me encostou na parede e disse: “Steve, foi lhe dada uma chance para treinar esse clube e você o está arruinando”.

Eu arregalei os olhos e disse que o time já estava na zona de rebaixamento quando cheguei. Não adiantava argumentar, o presidente disse que eu tinha sido contratado para reverter isso e não para dar continuidade ao inferno.

Jhonny Kodansk: Nossa! Quanta cobrança!

Steve Park: É, meu sonho se encontrava em pedaços.

xdHz8k3.jpg

No campo, eu usava a instrução o máximo equilibrada possível. Tempos depois, pensei no ritmo que queria que a equipe imprimisse nos jogos e acho que deveria ter sido mais leve.

Não havia técnica para jogar com tanta rapidez, com pressão alta, o time acabava se desestruturando e, como não era veloz, não recompunha a tempo para conseguir se manter firme para defender. Mas só com o tempo é que eu vi esses detalhes que no final fez grande diferença, negativamente falando.

Quanto ao pedido para ser mais disciplinado, eu acho que era o correto, um time com pouca técnica e pouca imprevisibilidade, finta e todos os atributos que os levassem a pensar por si próprios, precisavam mesmo jogar sob certas rédeas. De qualquer forma, hoje tudo não passa de história porque não tem mais a importância que tinha naquele exato momento.

E7ytUh8.png

Jhonny Kodansk: Steve, como lidou com isso? Conte-nos mais.

Depois de pensar um pouco e de cabeça baixa, Steve desabafa:

Steve Park: Não há muito o que dizer, amigo. Eu tinha em minhas mãos um time fraco, não tinha dinheiro, não tinha Staff e minha experiência era zero. Peguei um time já com o moral lá em baixo e com tantos resultados ruins.

No dia 7 de abril de 2018, depois de um empate em casa pelo placar de 1 a 1 contra o East Thurrock, e o time já sem chances de se manter na divisão, o presidente Pete Masters veio até mim, também cabisbaixo, e disse que não tinha condições de  me manter no cargo.

Foram 18 jogos com:

1 vitória - 3 empates - 14 derrotas / 38 gols sofridos  - 10 gols feitos

VcLNEKt.jpg

Jhonny Kodansk: É, Steve, início de carreira realmente difícil.

Steve Park: Muito difícil. Só para lembrar, em nenhuma partida que fizemos gol, conseguimos fazer mais que um.

 Na soma de tudo isso eu pensei em minha família, horas mais tarde após a demissão, eu liguei para minha esposa e disse que estava voltando para casa. Ela disse: “Amor, porque desistir agora? Você nunca foi de desistir fácil assim. Continue! As coisas aqui estão bem e você não tem com o que se preocupar.” Levantei a cabeça, lembrei-me daquele primeiro jogo que venci e fiquei maluco na beira do campo e, por um instante, senti a vontade de viver aquilo de novo. Não podia parar ainda, não sem tentar mais uma vez.

Jhonny Kodansk: Acha que outro treinador teria salvado o Truro do descenso?

Steve Park: Não sei, mas acho que seria difícil para qualquer um. É claro que alguém mais experiente no cargo poderia tentar algo de diferente, mas não acredito que conseguisse.

Alguns anos depois, o presidente Pete me enviou um e-mail dizendo que o time não rendia sob o comando de nenhum treinador até que fizeram mudanças radicais no elenco.

Jhonny Kodansk: Por que acha que ele se dispôs a te mandar esse e-mail?

Steve Park: Ficamos amigos depois disso. A verdade, é que o próximo clube que eu treinaria me mandou convite após consultar o Pete e ele falou bem de mim apesar do trabalho péssimo que fiz lá. Eu só fiquei sabendo disso nesse e-mail.

Enfim, o que posso dizer é que fiquei muito agradecido pelo acolhimento naquela linda cidade durante minha estadia. Mas minha carreira precisava continuar e, apesar dos péssimos momentos dentro de campo, eu decidi, com a companhia do meu filho e apoio da família, continuar em busca do meu sonho.

suSiD94.jpg

Cidade de Truno - Inglaterra

Jhonny Kodansk: Steve, você sabe que ficarei na cidade por alguns dias, né? Sabe que levaremos alguns dias para detalhar sua carreira.

Steve Park: Sim, eu sei. Só por isso vamos almoçar então.

Jhonny Kodansk: Não precisa, Steve, já me programei para almoçar no restaurante perto da ponte.

Steve Park: Não, eu insisto, há muitos documentos, lembranças e fotos que quero te mostrar após o almoço.

Jhonny Kodansk: Ok então! Agradeço imensamente pela consideração, continuaremos depois.

 

oESAP7O.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do texto longo eu gostei do que li e a parte gráfica ficou muito boa. Já fiz saves de diário e de escritores ( escrevendo a trajetória de um treinador) e devo dizer que o tema é excelente. Terás aqui um bom leitor.

 

PS: Depois coloca a TAG do jogo, tipo  FM 2016, 2017 ou 2018.  :-)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, LC disse:

Apesar do texto longo eu gostei do que li e a parte gráfica ficou muito boa. Já fiz saves de diário e de escritores ( escrevendo a trajetória de um treinador) e devo dizer que o tema é excelente. Terás aqui um bom leitor.

 

PS: Depois coloca a TAG do jogo, tipo  FM 2016, 2017 ou 2018.  :-)

 

 

Depois que confirmei a postagem, vi que ficou um pouco longo mesmo, mas acredito que tenha sido pela necessidade de detalhar e explicar o início de tudo. Quanto à TAG, eu até coloquei, aparece embaixo do título, mas não em vermelho como nos saves que outros postam. Como sou novo nessa área, acho que não fiz da forma correta ainda.

Obrigado pelas dicas, LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Vannces disse:

Depois que confirmei a postagem, vi que ficou um pouco longo mesmo, mas acredito que tenha sido pela necessidade de detalhar e explicar o início de tudo. Quanto à TAG, eu até coloquei, aparece embaixo do título, mas não em vermelho como nos saves que outros postam. Como sou novo nessa área, acho que não fiz da forma correta ainda.

Obrigado pelas dicas, LC!

Vannces, clique em Editar Post e abaixo da tag terá a opção "prefixo". Selecione a tag que você deseja deixar como prefixo e aí ela aparecerá vermelha. 

Não deixe de ler nossa Central de Informações, ela é o roteiro para os marinheiros de primeira viagem aqui do PM (;

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, vinny_dp disse:

Vannces, clique em Editar Post e abaixo da tag terá a opção "prefixo". Selecione a tag que você deseja deixar como prefixo e aí ela aparecerá vermelha. 

Não deixe de ler nossa Central de Informações, ela é o roteiro para os marinheiros de primeira viagem aqui do PM (;

Boa sorte.

Nossa, tão simples e eu não tinha entendido, rs. Obrigado, Vinny!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo! Gostei bastante dessa primeira postagem, tanto na forma de contar a história quanto na dificuldade encontrada para encaixar o time. A demissão, certamente, era o caminho mais apropriado para ambos. Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é de praxe todos os iniciantes errarem a tag quando começam a contar histórias aqui hahaha

Seja bem vindo Vannces! Gostei da sua história, gosto de histórias longas então nem reparei o texto longo. E admiro muito que já tenha começado na ralação e sendo demitido. Curioso para ver a sequência desse save. Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Herr Jones disse:

Seja bem vindo! Gostei bastante dessa primeira postagem, tanto na forma de contar a história quanto na dificuldade encontrada para encaixar o time. A demissão, certamente, era o caminho mais apropriado para ambos. Boa sorte na sequência!

Obrigado, Herr Jones! Cada passo, por mais difícil que seja, mesmo com demissão, serve como aprendizado sempre. Há muito caminho a trilhar ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, marciofujarra89 disse:

Acho que é de praxe todos os iniciantes errarem a tag quando começam a contar histórias aqui hahaha

Seja bem vindo Vannces! Gostei da sua história, gosto de histórias longas então nem reparei o texto longo. E admiro muito que já tenha começado na ralação e sendo demitido. Curioso para ver a sequência desse save. Abraços e boa sorte!

Obrigado, Marcio! Se eu soubesse disso antes de começar o save, teria colocado como objetivo tentar não ser demitido, rs. Mas é assim mesmo, a emoção está em tentar superar esses obstáculos e as enormes dificuldades. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ggpofm disse:

Bem-vindo, Vannces.

Boa sorte no save. Espero que consiga levar seu adiante e realizar o pretende. 

Obrigado, amigo! O caminho é longo e vamos tentar, só espero que demissões não sejam corriqueiras, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, EduardoSofiate disse:

Boa sorte no Save Vannces, a ideia é bem legal de criar praticamente uma biografia.
Vou acompanhar!

Obrigado, Eduardo! Minha única preocupação é em não criar algo demasiadamente chato exatamente por nunca ter feito isso, mas sempre uma dica ou outra servirá como puxão de orelha caso isso comece a acontecer, rs. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Vannces disse:

Obrigado, Eduardo! Minha única preocupação é em não criar algo demasiadamente chato exatamente por nunca ter feito isso, mas sempre uma dica ou outra servirá como puxão de orelha caso isso comece a acontecer, rs. Abraços!

Eu ando lendo muitos saves aqui, apesar de não comentar em todos para melhorar o que eu to fazendo com Del Piero.
Mas o primeiro post já impressionou, a parte gráfica tá mt legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, 2sakakibara disse:

Bem vindo Vannces! Essa história começou com tudo, emoção, drama, suspense! Vou acompanhar.
Desejo sorte nas próximas equipes.
Abraços.

Obrigado, amigo! Também espero ter mais sorte, rs. De qualquer forma com o tempo, o treinador poderá conseguir melhores capacitações, o que certamente ajudará a lidar com as dificuldades. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Henrique M. disse:

Boa sorte.

Valeu, amigo! O treinador tá precisando mesmo, rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2018 at 11:55, EduardoSofiate disse:

Eu ando lendo muitos saves aqui, apesar de não comentar em todos para melhorar o que eu to fazendo com Del Piero.
Mas o primeiro post já impressionou, a parte gráfica tá mt legal.

Tenho me inspirado exatamente no que o pessoal faz em seus saves. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

36 minutos atrás, DanieLLVip disse:

Acompanhando, parece que vai ser um save interessante, boa sorte!!

Obrigado, Daniel! Espero que Steve não nos decepcione, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fkcavas disse:

Ideia interessante Vannces. aguardando os próximos capítulos.

Obrigado, amigo! Espero que Steve não decepcione. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Tsuru disse:

Tem tudo para ser uma trajetória muito interessante. Acompanhando.

Boa sorte!

Obrigado Tsuru! Os comentários daqueles que podem acompanhar são o termômetro para melhorar cada vez mais, Valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Steve Park - da Escócia para a eternidade...
  • Fujarra locked this tópico
  • Danut unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
×
×
  • Criar Novo...