Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fernando Diniz avisa que dá mais trabalho ter a bola, elogia a PL e quer lado humano mais valorizado


MitoMitológico

Posts Recomendados

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...

Pra começar o ano bem, mais uma entrevista zicadora:

https://blogdomaurocezar.blogosfera.uol.com.br/2019/02/16/fernando-diniz-cre-na-recuperacao-de-ganso-e-ve-futebol-defasado-no-pais/

Citar

Por que no Brasil times que rejeitam a bola são bem sucedidos?

É aritmético, se dos 20 uns 18 ou 19 jogam dessa forma, vai ganhar entre esses quem tem os melhores jogadores. O fluxo de caixa determina muitas vezes quem vai ganhar. Se todo mundo joga de maneira parecida, quase sempre vai dar o time que tem os melhores. Quem tem os melhores jogadores, os que decidem jogos, na frente e atrás, goleiro bom, zagueiros altos e rápidos, atletas na frente velozes e que fazem gols. Sua chance de ganhar as partidas aumenta muito, como a maioria joga de forma parecida, vence quem tem os melhores atletas.

Não que seja uma resposta revolucionária, mas acho que é a primeira vez que vejo alguém indo além da crítica aos times que jogam dessa forma e dizendo que "é mais fácil". Não tinha pensado nessa ideia absurdamente simples de que quantos mais times jogarem assim, maiores as chances de um deles ganhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou colocar aqui mesmo porque não achei tópico do fluminense e estou no celular. 

Única coisa que separa o Diniz de um bom trabalho são os jogadores. Tá 0x0 esse jogo contra um time aí que eu nunca vi na vida, mas o futebol do fluminense é muito redondo, cara. O toque de bola, a movimentação da bola pra abrir  espaço, os jogadores de frente descendo no espaço vazio, alguém de trás subindo pra ficar livre na triangulação e por aí vai. Tem tudo, só falta jogadores melhores. É muito bem treinado esse time. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nem tem tópico do Fluminense haha

Mas eu acho que falta a objetividade na hora de concluir, o time tem muito volume mas não conclui, faz uma pressão quando tem o controle absoluto da partida (aqueles tipo 3 ou 4 ataques seguidos contra a meta adversária) e etc. Pelo menos foi a impressão que eu tive nos dois jogos contra o Vasco: Foram derrotados por um time que embora não tenha controlado as ações ofensivas da partida e foi inferior em boa parte dos jogos, foi efetivo quando teve oportunidade (mesmo tendo perdido alguns gols claros como o do Ribamar em Brasília). 

Acho que é algo que o Diniz como tempo de trabalho pode consertar e já deu algumas amostras disso: o gol contra o Flamengo do Luciano em uma jogada que surgiu com 4 toques na bola é um exemplo claro, toque de bola com objetividade. Mesmo que naquelas circunstâncias com o time sendo eliminado e o jogo indo para os acréscimos, a postura obviamente seria diferente do habitual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, davidreisc disse:

Acho que nem tem tópico do Fluminense haha

Mas eu acho que falta a objetividade na hora de concluir, o time tem muito volume mas não conclui, faz uma pressão quando tem o controle absoluto da partida (aqueles tipo 3 ou 4 ataques seguidos contra a meta adversária) e etc. Pelo menos foi a impressão que eu tive nos dois jogos contra o Vasco: Foram derrotados por um time que embora não tenha controlado as ações ofensivas da partida e foi inferior em boa parte dos jogos, foi efetivo quando teve oportunidade (mesmo tendo perdido alguns gols claros como o do Ribamar em Brasília). 

Acho que é algo que o Diniz como tempo de trabalho pode consertar e já deu algumas amostras disso: o gol contra o Flamengo do Luciano em uma jogada que surgiu com 4 toques na bola é um exemplo claro, toque de bola com objetividade. Mesmo que naquelas circunstâncias com o time sendo eliminado e o jogo indo para os acréscimos, a postura obviamente seria diferente do habitual.

Construir jogo até o último terço da pra treinar, mas na hora de definir é que falta qualidade, Ali que aparece, que é quando precisa ser um pouco mais inventivo, mais diferente. 

Fluminense cria superioridade numérica na ponta e cruza a bola, é basicamente isso que acontece na parte final do campo. Não tem um jogador diferente pra enfiar a bola, pra dar um drible. O mais próximo disso parece ser o Everaldo. Ainda que pobre no último terço, criou várias chances de gol. 

Quero muito ver o Diniz num time com mais qualidade. Ele pode fazer muita coisa boa ainda. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, John the Baptist. disse:

Hahahahahahahahahaha

Eles nem disfarçam o bairrismo deles, para eles só existem os 3 da capital paulista e o Flamengo no Brasil. Não sabem nem a escalação dos outros clubes do Brasil , quem dirá assistem aos jogos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Como eu comentei no tuíte, estou acostumado com o pessoal da Gaúcha/Grenal/whateva, negada aqui do sul comentando sobre times/jogadores que eles basicamente não assistem (especialmente os europeus), mas pessoal do eixo dando essa mitada ai sobre um jogador do eixo é a primeira vez UASFIAHFUIsaHFuisaFIsA!

Esses dias um comentarista "sabedor" aqui do sul (e outros que estavam na mesa) disseram que o Neymar é ponta esquerda no PSG, sendo que a maior parte da temporada ele tem jogado como camisa 10. É muita burrice pra pouca gente. Ser comentarista hoje é fácil demais, tá louco. Se pegar um pessoal aqui do fórum a galera vai se sair melhor do que eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

 

Como eu comentei no tuíte, estou acostumado com o pessoal da Gaúcha/Grenal/whateva, negada aqui do sul comentando sobre times/jogadores que eles basicamente não assistem (especialmente os europeus), mas pessoal do eixo dando essa mitada ai sobre um jogador do eixo é a primeira vez UASFIAHFUIsaHFuisaFIsA!

Esses dias um comentarista "sabedor" aqui do sul (e outros que estavam na mesa) disseram que o Neymar é ponta esquerda no PSG, sendo que a maior parte da temporada ele tem jogado como camisa 10. É muita burrice pra pouca gente. Ser comentarista hoje é fácil demais, tá louco. Se pegar um pessoal aqui do fórum a galera vai se sair melhor do que eles.

Na ESPN não é nem eixo, é Paulistas (da capital, nem inclui o Santos) + Flamengo. Fora esses, no máximo o Atlético-MG porque é time de uns 3 comentaristas de lá. O Fluminense só virou pauta agora por causa do Diniz/Ganso, Santos com o Sampaoli...assim como Gremio foi pauta em anos anteriores pelas boas campanhas, Vasco pelo Eurico e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, SilveiraGOD. disse:

mas pessoal do eixo dando essa mitada ai sobre um jogador do eixo é a primeira vez

Eu tenho família no Sul e sei como vocês pensam: que a mídia do EIXO baba os times do EIXO.

Errado, bicho. A mídia Carioca é Flamenguista e está CAGANDO para os outro três do Rio. A Paulista então, parece que Vasco, Flu e Botafogo nem existem.

Só um dos três estando realmente BEM para entrar em pauta, e mesmo assim é pouca. Lembro em 2011/2012 o Vasco e Fluminense significativamente bem tinha menos pauta na ESPN que o Palmeiras por exemplo que estava na merda.

E aqui no Rio, nem se fala. É Flamengo 70% do tempo e 30% dividido entre os outros 3.

Tu vai ler o Jornal, 2 páginas para cada time e 5 ou 6 páginas falando do Mengaum. É assim, fazer oq.

Editado por bernardog
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, davidreisc disse:

Ser comentarista hoje é fácil demais, tá louco

Dinheiro mais fácil que se ganha atualmente no Brasil: comentarista esportivo.Os caras só falam merda e ganham bem para cacete, principalmente ex-jogador. O que tem de ex-jogador que fala merda na TV, pqp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2019 at 16:33, bernardog disse:

Dinheiro mais fácil que se ganha atualmente no Brasil: comentarista esportivo.Os caras só falam merda e ganham bem para cacete, principalmente ex-jogador. O que tem de ex-jogador que fala merda na TV, pqp.

Verdade mais pura. Acho que dessa vez é uma opinião unânime

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2019 at 16:33, bernardog disse:

Dinheiro mais fácil que se ganha atualmente no Brasil: comentarista esportivo.Os caras só falam merda e ganham bem para cacete, principalmente ex-jogador. O que tem de ex-jogador que fala merda na TV, pqp.

1 hora atrás, Zicogalinho disse:

Verdade mais pura. Acho que dessa vez é uma opinião unânime

Não só ex jogador... Tem muito jornalista aí que presta um desserviço a classe e ao esporte. Os caras não sabem porra nenhuma , tática, posição, característica dos jogadores. Sentam ali, falam um monte de merda, inventam notícias (isso é o que me dá mais raiva) e vão pra casa com um salário gordo no bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

O ponto fraco do Diniz é que ele se perde em time fraco. Não dá pra impor estilo de jogo inteligente quando o plantel é cheio de jogador burro tipo o do Fluminense.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que ele tem azar, como no último jogo.

Mas realmente não tem como manter uma filosofia como a dele por aqui, a torcida não tem paciência. O time perde peças importantes, tenta continuar jogando bem mas não consegue e dá nisso aí.

Eu nem sou tão defensor do Diniz assim, acho que o trabalho dele têm problemas, como os que teve no Athletico, e também não concordo com a escolha dele de tentar fazer times ruins propor o jogo, mas não tem outro caminho pra carreira dele, nenhum time com jogadores de qualidade vai contratar ele se ele não conseguir fazer um ótimo trabalho em algum momento, e ele não vai conseguir fazer um ótimo trabalho se não tiver jogadores de qualidade. É um círculo vicioso.

Agora eu só acho que treinadores com filosofia de jogo parecida com a dele, que demanda jogadores técnicos e inteligentes, devem focar em um trabalho longe do Brasil, precisam aprender inglês, espanhol ou seja lá a língua que for e tentar a sorte na Europa, treinar a base de algum time e ir subindo, por aí vai. No Brasil vai ser sempre isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hour ago, EduFernandes said:

[...], nenhum time com jogadores de qualidade vai contratar ele se ele não conseguir fazer um ótimo trabalho em algum momento, e ele não vai conseguir fazer um ótimo trabalho se não tiver jogadores de qualidade. É um círculo vicioso.

[...]

Porra, perfeito. Você foi cirúrgico nessa hahahahahah.

Pra mim tá mt claro que, se o Diniz quiser realmente "salvar sua carreira" ainda em tempo, vai ter que adaptar sua filosofia e implementar outros conceitos mesmo que a contragosto. Ser completamente radical no estilo Tiki-Taka só tá levando ele pro buraco aqui no Brasil, e os números deixam isso bem nítido.

Pra pegar um exemplo de treinador em começo de carreira: o Rogério é um cara que partilha de conceitos parecidos com o Diniz, mas aparenta saber até onde seu time pode ir tecnicamente, alterando algumas ações para que o coletivo não seja sacrificado em prol da filosofia. Esse é o ponto-chave que o Fernando, pra mim, não entendeu ainda.

 

É uma pena porque eu sempre vou preferir times que propõem e/ou gostam da posse, em detrimento ao inverso disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Leho. disse:

Porra, perfeito. Você foi cirúrgico nessa hahahahahah.

Pra mim tá mt claro que, se o Diniz quiser realmente "salvar sua carreira" ainda em tempo, vai ter que adaptar sua filosofia e implementar outros conceitos mesmo que a contragosto. Ser completamente radical no estilo Tiki-Taka só tá levando ele pro buraco aqui no Brasil, e os números deixam isso bem nítido.

Pra pegar um exemplo de treinador em começo de carreira: o Rogério é um cara que partilha de conceitos parecidos com o Diniz, mas aparenta saber até onde seu time pode ir tecnicamente, alterando algumas ações para que o coletivo não seja sacrificado em prol da filosofia. Esse é o ponto-chave que o Fernando, pra mim, não entendeu ainda.

 

É uma pena porque eu sempre vou preferir times que propõem e/ou gostam da posse, em detrimento ao inverso disso.

Exato, do jeito que ele tá fazendo vai continuar assim, chega num time mediano, implementa o estilo de jogo, o time tenta a trancos e barrancos propor jogo, as vezes funciona e as vezes não e no final com a falta de qualidade pra ser competitivo jogando assim vai acabar caindo sobre ele e a torcida vai criticar até ser demitido.

O exemplo do Rogério é muito bom, ele parecia ser esse cara radical nas ideias também, mas parece que aprendeu que precisa ter equilíbrio, principalmente se você não estiver em um time top.

Diniz precisa agora deixar todo esse radicalismo de lado e equilibrar o estilo de jogo, tentar propor o jogo mas ao mesmo tempo estar preparado pra quando não conseguir. O Tiago Nunes que é o sucessor do Diniz no Athletico é um cara que manja disso de equilibrar o estilo de jogo, o time dele sabe tanto propor quanto contra-atacar, ele faz um ótimo trabalho inclusive melhor do que o que o Diniz fez lá.

E droga, até o Guardiola mudou o estilo de jogo dele, nem o Bayern e nem o City reproduziram o estilo de jogo do Barcelona, a única semelhança é gostar de ter a bola, o resto é bem diferente. O Diniz insistir no que dá errado com o tempo é burrice e só vai afundar a carreira dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
8 hours ago, 17octavius said:

Deveria ser feita uma troca: Diniz vai pro Corinthians, Carille vai pro Fluminense.

Pior que seria uma troca pra lá de interessante, hein? Hahahaha... sei lá, mas acho que os dois (clubes) ganhariam. Só o Carille é quem sairia perdendo, na verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leho. disse:

Pior que seria uma troca pra lá de interessante, hein? Hahahaha... sei lá, mas acho que os dois (clubes) ganhariam. Só o Carille é quem sairia perdendo, na verdade.

O Carille ia sair perdendo mesmo. Mas se o Flu terminasse na frente do SCCP, aí não teria mais desculpa. Mesmo o SCCP sendo ruim, é mais ajeitadinho que o Fluminense. Talvez o estilo de jogo do Diniz só dê certo em Barcelona, Real Madrid, Bayern... se flopar nos europeus, talvez em equipes intergalácticas. Tem que dar uma oportunidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu se fosse dirigente de um Flamengo (antes do JJ ser contratado) tentaria o Diniz. Time já tava fracassando, mas tava cheio de jogador com qualidade, seria uma boa arriscar num cara que pudesse usar bem a técnica dos jogadores. O Palmeiras, caso não ganhe nada esse ano e demita o Felipão seria um time interessante pra ver um estilo de jogo mais ofensivo.

Mas é aquilo, caso o Diniz consiga uma chance de ouro dessas (o que atualmente eu acho muito impossível), ele precisa mostrar resultado. Se tiver problemas do mesmo tipo que os que teve em Athletico e Fluminense, afunda totalmente a carreira.

Com o Róger Machado foi quase assim, ele teve problemas em 3 times bons, e a carreira tava indo pro ralo. Sorte que parece que se encontrou no Bahia, se continuar bem pode algum dia voltar a treinar um time top e ter sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinizola rumo ao título da Sul-americana e rebaixamento no mesmo ano haha.

Acho que é o único técnico que tem um tópico oficial nesse fórum kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...