Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sou de Faro, Sou Farense!


Bigode.

Posts Recomendados

Na primeira parte você falou sobre as lesões, que chato é isso, a gente conta do o jogador e todo o esquema vai por água abaixo, mas como esse é parte do desafio sempre, então não há o que fazer senão achar saídas para isso. Que jogo foi esse contra o Gil Vicente? Mais finalizações na direção do gol do que todas as finalizações deles. Com a promoção assegurada, fica a pergunta: Terá elenco para lutar pela permanência? Ou dinheiro para qualificar? O que seria mais urgente mudar na equipe? Bom trabalho na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 330
  • Criado
  • Última resposta

Conseguiu o mais esperado, o acesso, se por meio de título ou não é um detalhe irrelevante, certo? Ou há uma premiação maior para o campeão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da queda de rendimento, o time conseguiu o objetivo e conquistou a promoção, pra mim já está de bom tamanho.

Agora pra vc ver como é a disparidade dos três grandes pro restante dos times de Portugal, com exceção do Porto, as equipes B deles foram bem superior aos times da 2ª divisão, e se vc não conseguiu superar 2 delas, pode ter certeza que vai levar um bom tempo pra superar o time principal. 

Boa sorte na continuação. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha que ser o Chaves de novo. hahahaha

Fim de temporada, geralmente os jogadores acabam tirando mesmo o pé do acelerador, o que é uma pena. Fez bons jogos estatisticamente falando, mas realmente faltou a pontaria, o que deixa tudo mais frustrante ainda. Mas tudo bem, nem tudo são flores, mas nem tudo está perdido, subiu e vai disputar a primeirona na próxima temporada. Também é o melhor time (sem ser um time B) no campeonato, e ainda está melhor que o time B do Porto. Que esse fim de temporada sirva para dar um ânimo a equipe, mesmo que o título (improvável) não venha. Boa sorte man!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O importante foi que conseguiu a subida. O nível do trio de ferro é tão abismal em relação às demais equipes que até os times B deles são muito superiores, então normal não ter conseguido o título. De qualquer forma a campanha foi muito boa.

Já deu para sentir um gostinho do que te espera na Primeira Liga né? É mais ou menos nesse nível de chatice do Chaves (tinha que ser!) e do Tondela. O equilíbrio entre os times médios e pequenos é muito grande, então é super normal você conseguir um ótimo resultado, sei lá, contra o Porto e no jogo seguinte perder pro Tondela fora.

Vai ter bastante trabalho mas acho que consegue se manter, e aí aos poucos é ir subindo.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time decaiu um pouco, mas o que importa é que conseguiu a promoção, apesar de não ter o Faro de gol de antes. 

Se não fosse esses times "B" roubados, provavelmente conseguiria o título. Mas realmente, eles sobram no campeonato. Se o trio de ferro já é assim com a equipe B, não quero nem ver com a principal. 

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E foi recebido com pancadas pelo Chaves ?

Fez bons jogos, mas claramente faltou um jogador com faro de gol para finalizar as chances, ainda que Ben Arfa tenha suprido parte dessa necessidade. Acho que faz bem em não falar muito sobre o elenco agora, ainda mais porque terá a Liga NOS pela frente e muitos dos destaques de hoje poderão ser os dispensados de amanhã por não terem nível para a primeira divisão. 

Acho que mesmo com a distância para os Bês tem vários pontos positivos, considerando-se que esses clubes destoam bastante do nível médio das ligas portuguesas. Então acho que dá para comemorar bastante o acesso com essa campanha, mas de olho no futuro.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

É complicado não ganhar um título quando desejamos ele, mas é notório que a equipe já fez o que se esperava dela, principalmente com a qualidade disponível na "concorrência".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2018 at 16:42, Vannces disse:

Na primeira parte você falou sobre as lesões, que chato é isso, a gente conta do o jogador e todo o esquema vai por água abaixo, mas como esse é parte do desafio sempre, então não há o que fazer senão achar saídas para isso. Que jogo foi esse contra o Gil Vicente? Mais finalizações na direção do gol do que todas as finalizações deles. Com a promoção assegurada, fica a pergunta: Terá elenco para lutar pela permanência? Ou dinheiro para qualificar? O que seria mais urgente mudar na equipe? Bom trabalho na sequência.

Pois é, essa questão das lesões é mesmo complicada, mas faz parte do processo, não é mesmo? A questão é sabermos lidar com isso e nos adaptarmos a essas situações. Contra o Gil Vicente, vale ainda citar a posse de bola, também dominante por nosso parte. Pena que não transformamos esse domínio em vitória.

Acredito que temos sim elenco pra permanência. Será necessário trazer reforços, é verdade, mas creio que a espinha dorsal - sendo mantida - é de qualidade suficiente. O ponto mesmo será melhorar as opções aos titulares. Em relação ao dinheiro: nosso orçamento será zero. Terei, portanto, que optar por jogadores livres ou, novamente, emprestados. Creio que qualificar o setor defensivo e trazer uma sombra ao Sarkic no ataque sejam minhas prioridades.

Em 25/04/2018 at 17:21, Johann Duwe disse:

Conseguiu o mais esperado, o acesso, se por meio de título ou não é um detalhe irrelevante, certo? Ou há uma premiação maior para o campeão?

Cara, pelo que pude ver, não há premiação maior, mas isso não faz ser menos relevante pra mim. Entro num campeonato sempre pra fazer meu melhor e, pra mim, seria muito bom subir com o título. Mas, financeiramente, não há diferença, pelo que pude ver.

Em 25/04/2018 at 19:30, baltazar disse:

Apesar da queda de rendimento, o time conseguiu o objetivo e conquistou a promoção, pra mim já está de bom tamanho.

Agora pra vc ver como é a disparidade dos três grandes pro restante dos times de Portugal, com exceção do Porto, as equipes B deles foram bem superior aos times da 2ª divisão, e se vc não conseguiu superar 2 delas, pode ter certeza que vai levar um bom tempo pra superar o time principal. 

Boa sorte na continuação. 

 

A promoção por si só é um excelente feito. Acabamos de subir, fizemos uma grande reformulação. Uma segunda promoção consecutiva é algo bem acima das expectativas!

Pois é, o material humano do Trio de Ferro é absurdo. Sobram jogadores de qualidade - principalmente mais novos - e aí, num nível mais baixo, eles voam. Vamos ver quanto tempo conseguimos até superar os times principais, mas o foco primeiro é na manutenção. Esse é um passo mais pra frente.

Valeu!

Em 26/04/2018 at 16:18, marciof89 disse:

Tinha que ser o Chaves de novo. hahahaha

Fim de temporada, geralmente os jogadores acabam tirando mesmo o pé do acelerador, o que é uma pena. Fez bons jogos estatisticamente falando, mas realmente faltou a pontaria, o que deixa tudo mais frustrante ainda. Mas tudo bem, nem tudo são flores, mas nem tudo está perdido, subiu e vai disputar a primeirona na próxima temporada. Também é o melhor time (sem ser um time B) no campeonato, e ainda está melhor que o time B do Porto. Que esse fim de temporada sirva para dar um ânimo a equipe, mesmo que o título (improvável) não venha. Boa sorte man!

Sempre ele! hahaha

Pois é, os jogos foram bons, mas faltou aquele algo a mais. Uma pena. Mas é isso que tu disse: conseguimos a promoção, o que é excelente por si só, e ficamos atrás somente das equipes B. É um sinal muito bom. Valeu!

Em 26/04/2018 at 18:35, Tsuru disse:

O importante foi que conseguiu a subida. O nível do trio de ferro é tão abismal em relação às demais equipes que até os times B deles são muito superiores, então normal não ter conseguido o título. De qualquer forma a campanha foi muito boa.

Já deu para sentir um gostinho do que te espera na Primeira Liga né? É mais ou menos nesse nível de chatice do Chaves (tinha que ser!) e do Tondela. O equilíbrio entre os times médios e pequenos é muito grande, então é super normal você conseguir um ótimo resultado, sei lá, contra o Porto e no jogo seguinte perder pro Tondela fora.

Vai ter bastante trabalho mas acho que consegue se manter, e aí aos poucos é ir subindo.

Boa sorte na continuação!

Sim, como falei na outra resposta ali, a qualidade que o Trio de Ferro tem é absurda e acaba sendo bem distribuída em seus respectivos times B.

Sim, felizmente a temporada nos propiciou boas doses de experiência com times da elite, então já deu pra ter uma ideia do que vem por aí. E conseguir resultado em jogo difícil e depois tropeçar em time pequeno é tão natural quanto respirar! hahaha

Valeu!

Em 27/04/2018 at 01:07, MitoMitológico disse:

O time decaiu um pouco, mas o que importa é que conseguiu a promoção, apesar de não ter o Faro de gol de antes. 

Se não fosse esses times "B" roubados, provavelmente conseguiria o título. Mas realmente, eles sobram no campeonato. Se o trio de ferro já é assim com a equipe B, não quero nem ver com a principal. 

Boa sorte na continuação!

Pois é, não fosse o lado B do Trio de Ferro, creio que sobraríamos ainda mais na competição. Mas isso é bom também, porque nos deixa com os pés no chão e mostra que nem tudo são flores e teremos muito trabalho ainda.

Valeu!

Em 28/04/2018 at 00:38, vinny_dp disse:

E foi recebido com pancadas pelo Chaves ?

Fez bons jogos, mas claramente faltou um jogador com faro de gol para finalizar as chances, ainda que Ben Arfa tenha suprido parte dessa necessidade. Acho que faz bem em não falar muito sobre o elenco agora, ainda mais porque terá a Liga NOS pela frente e muitos dos destaques de hoje poderão ser os dispensados de amanhã por não terem nível para a primeira divisão. 

Acho que mesmo com a distância para os Bês tem vários pontos positivos, considerando-se que esses clubes destoam bastante do nível médio das ligas portuguesas. Então acho que dá para comemorar bastante o acesso com essa campanha, mas de olho no futuro.

Boa sorte.

Tinha que ser o Chaves! hahaha

Ben Arfa conseguiu se virar ali na frente, mas não tem o mesmo faro do Sarkic. Além disso, senti que pesou a mudança de função. O time parece ter ficado meio perdido quando saiu o Sarkic, que atuava como Atacante Completo, e entrou o francês como Falso Nove.

De fato, tem muita coisa positiva a tirar dessa campanha e acredito que a maioria dos destaques poderá ainda nos ajudar bastante na elite, visto que eles têm qualidade e ainda potencial de evolução.

Valeu!

14 horas atrás, Henrique M. disse:

É complicado não ganhar um título quando desejamos ele, mas é notório que a equipe já fez o que se esperava dela, principalmente com a qualidade disponível na "concorrência".

Eu fico chateado, mas entendo também as circunstâncias - a diferença de qualidade pros times B, a falta de um reserva a altura do Sarkic... E, bom, acabamos de subir, éramos cotados pra ficar ali pelo meio da tabela, se muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner.png.01a9650a77bfeca657af71a27eb51540.png

12 - Que venha a elite!

E chegou ao fim a temporada e nossa (rápida) passagem pela Liga II Ledman. Infelizmente, porém, sem título dessa vez. Dessa vez, não me alongarei muito para falar das partidas. De fato, essa será uma atualização bem curta - possivelmente contrastando com a próxima, quando falarei de toda a preparação para o desafio da elite.

Iniciamos o mês de Maio contra o União de Leiria, fora de casa. Logo cedo, abrimos dois gols de vantagem, ambos de Ben Arfa. Depois disso, porém, o time parecia tudo menos... unido. Paramos de jogar e os donos da casa cresceram. Descontaram aos 27', pouco depois do nosso segundo gol e tiveram a chance de empatar aos 64', mas Gudiño defendeu pênalti cobrado por Leandro Souza. Nem isso injetou ânimo na equipe e levamos o empate quatro minutos depois.

Na sequência, recebemos o rebaixado União da Madeira e novamente abrimos dois gols de vantagem, dessa vez graças a Hagi e Matheus Pereira. Orlandic descontou no finalzinho do 1º tempo e já imaginei o cenário da última partida se repetindo. Mas desta vez, dominamos as ações e controlamos o jogo, garantindo os últimos três pontos do Farense no campeonato. Últimos porque, no encerramento, fizemos feio dentro de casa, fomos dominados pelo Santa Clara, que ainda sonhava com a promoção, e perdemos por 1x0, em partida onde tudo deu errado. A curiosidade é: Miguel Lopes foi expulso aos 52', quando o placar ainda marcava 0x0. Optei por manter só um zagueiro e o time estava se segurando. Quando mudei de ideia e reforcei a zaga... levamos o gol da derrota. Vai entender!

A derrota, somada a vitória do Sporting B fora de casa sobre o Oliveirense, acabou nos custando o vice-campeonato, infelizmente.

Maio.thumb.png.3a18beb849c9b11ea87d0b6293b19b52.png

---

| CLASSIFICAÇÃO, ESTATÍSTICAS E MAIS |

Como já falei, terminamos a competição na 3ª colocação, com 68 pontos (21 vitórias, 5 empates e 8 derrotas), muito acima de qualquer expectativa. Na 5ª colocação, com 61 pontos, o Tondela nos acompanhará na elite. Enquanto isso, Nacional (alô, @Tsuru!) e Famalicão foram rebaixados da Primeira Liga NOS.

1159618601_Classificao34Rodada.png.6d94b341a715e491e8d46103715e0bda.png

Coletivamente, vale destacar alguns pontos:

- Com 66 gols marcados, tivemos o melhor ataque (contra 61 do Benfica B e 56 do Porto B);
- Os 37 gols sofridos nos botam como a 3ª melhor defesa, ao lado do Porto B. Benfica B e Sporting B (28 gols cada) e Tondela (29 gols) foram as 1ª e 2ª melhores defesas.
- 42% foi nossa porcentagem de remates à baliza, atrás somente de Porto B (44%) e Arouca (43%);
- Tivemos a maior posse de bola média: 58,06%. Bem mais do que os 54,56% do Santa Clara, segundo no quesito;
- 83% foi nossa porcentagem de passes certos. Mesmo número de Santa Clara. Tivemos pouco mais de 18 mil passes certos, contra quase 17 mil deles.
- 78%, nossa porcentagem de desarmes ganhos. Foram 599 desarmes com êxito, 306 faltas, 44 amarelos e 1 vermelho.

individualmente, os destaques:

- Sarkic foi o vice-artilheiro, com 17 gols em 18(6) partidas. Uma média de 100.06 minutos/gol. O artilheiro foi Fábio Fortes, da Penafiel, com 18 gols em 32 partidas (156.39 minutos/gol);
- Hagi foi o segundo melhor assistente (10 em 31 partidas), ao lado de Barnes Osei (Gil Vicente, 10 em 30 partidas) e Zé Gomes (Benfica B, 10 em 29 partidas). Nelson Bonilla (Oliveirense, 12 em 25(4) partidas) liderou o quesito. Rafael Barbosa e Matheus Pereira também aparecem bem, com 9 assistências cada;
- Barnes Osei (Gil Vicente) foi o jogador com mais passes chave: 68. Rafael Barbosa foi o segundo melhor, com 60. Bem cotado aparece também Bangu, com 50 passes chave;
- Com 33 desarmes chave em 26(1) partidas, Tiago Matos foi o segundo melhor no quesito, ficando atrás de Brendon (Penafiel) e Rafael Amorim (Oliveirense), com 34 cada;
- Gudiño foi o goleiro que fez mais jogos sem sofrer gols: 12 (de 30 jogados). Foi seguido de perto por Marco (Santa Clara, 11 de 34 partidas) e Marco Pinto (Cova da Piedade, 10 de 34 partidas);
- As cinco melhores classificações médias são todas de jogadores do Farense: Oliver Sarkic (7,48), Matheus Pereira (7,41), Luzayadio Bangu (7,39), Rafael Barbosa (7,39) e Daniel Bragança (7,37). Além disso, Matheus ainda foi o jogador mais vezes eleito o melhor em campo (6 vezes), ao lado de Rafael Leão, do Sporting B.

Em relação ao elenco como um todo, deixo duas imagens que servem, de certa forma, como um resumo de tudo o que aconteceu. Primeiro, temos a famigerada Revista da Época, que "revisita" as competições que disputamos e, ainda mais importante, mostra com uma pequena nota como foi realmente uma temporada formidável. Já na segunda imagem, temos algumas "premiações" internas e estatísticas principais. Como é possível observar, Daniel Bragança chegou com tudo. Foi eleito o Jogador da Época pelos torcedores e também foi o Jovem Jogador da Época, além de ter o maior índice de passes completos.

19442975_Revistadapoca.thumb.png.80befc86fab36d44693e14a54f0dfdaa.png

573706518_PrmiosdaTemporada.thumb.png.9621b7bd8c5e36057a6936fa6c17759b.png
Ressalvas ao Time da Época: Kanú, Etienne e Ben Arfa deveriam dar lugar a Miguel Lopes, Mattiello e Hagi. Não sei bem o que o jogo pensou.

E, enfim, deixo uma imagem final do elenco, com boas notícias: já está garantida a permanência de boa parte do elenco promovido. Dos jogadores emprestados, as únicas baixas serão Kanú (opção) e Mattiello (pré-contrato com outra equipe). Todos os outros emprestados que voltariam aos seus clubes na próxima temporada, tiveram vínculo renovado - com Stulac e Sarkic, aliás, acertando em definitivo. Teremos ainda algumas baixas por fim de contrato, como Sapo e Jorginho, e já temos pelo menos mais um nome acertado. Mais sobre isso, na próxima atualização.

1742795325_EstatsticasFinaisElenco.thumb.png.32c6c41e9078ab9df75bbd6870a3a03e.png

Não tem como não destacar Oliver Sarkic. Média de participação em 1 gol a cada jogo. Foram 23 marcados e 7 assistências em 30 jogos - nem todos como titular. E ele ainda tem uma boa margem de evolução. Espero que siga assim na elite. É importante destacar também nossos monstrinhos das pontas: Ianis Hagi e Matheus Pereira. Com números MUITO parecidos, eles infernizaram as defesas adversárias. Um atuando como Avançado Interior, o outro como Extremo. 13 gols e 10 assistências para cada. Importantíssimos! E, assim como Sarkic (e boa parte do elenco), ainda com boa curva de evolução. 

Mais atrás, quem me surpreendeu mesmo foi Bangu. Quando chegou, na minha cabeça, ele seria reserva. Logo de cara, porém, acabou ganhando a vaga de titular ao lado de Rafael Barbosa e aí não saiu mais. Apesar da média ligeiramente inferior a Bragança e Barbosa, cravo ele como o jogador mais importante desse meio-campo, atuando como um Mezzala. Na zaga, Miguel Lopes e Tiago Matos nem sempre foram consistentes, mas ambos têm muita qualidade e dedico algumas falhas muito devido a idade. Kanú me surpreendeu positivamente, mas não acredito que tenha nível para a elite e não deve continuar. Este é o setor que mais reforços deve receber. No gol, Gudiño foi bem, mas tenho minhas dúvidas se está preparado pra elite. De início, será meu titular, mas alguém deve chegar para fazer sombra a ele.

---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre me divirto com os nomes dos jogadores portugueses, tipo esse seu zagueiro Sapo. Lembro do Luís Boa Morte e do Saleiro. hahaha

Atualização sem muitas surpresas, subiu em primeiro (dentre os que subiram, claro) e fez um fim de campeonato burocrático (1V 1E 1D). A boa notícia é a manutenção de grande parte dos jogadores que subiram. Provavelmente você não vai ter dinheiro pra trazer ngm comprando, vai ter que partir pras transferências livres pra reforçar o elenco né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, o acesso já tinha acontecido, então só restou terminar o campeonato mesmo. No final das contas foi um grande ano, conseguiu ser o primeiro colocado entre os times não-B

Mas melhor que a promoção foi que grande parte da equipe que subiu foi mantida, graças aos empréstimos renovados. Mas ainda assim é bom trazer nomes de nível elite para ser um time competitivo e se manter na divisão, buscando opções boas e baratas.

E o Feirense tá na Liga NOS? Tomara que não, pois tô com receio de acabar confundindo os clubes kkkk

Boa Sorte pra próxima temporada!

 

42 minutos atrás, marciof89 disse:

Sempre me divirto com os nomes dos jogadores portugueses, tipo esse seu zagueiro Sapo. Lembro do Luís Boa Morte e do Saleiro. hahaha

E quem não lembra do grande João Pica? kkkkkkkk 

E esses dias eu vi um jogador português que tinha o apelido "Banana".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, MitoMitológico disse:

E quem não lembra do grande João Pica? kkkkkkkk 

O mais curioso é que em Portugal, pica é sinônimo de injeção, já piça... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bigode!!Tudo bem?Parabéns pelo acesso!!Pelo visto tem bom faro para contratações,quem sabe não consegue se reforçar com jogadores livres só no fio do bigode?Haha boa sorte na continuação!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detestei esta atualização. União da Madeira rebaixado? Quem foi o treinador do União da Madeira? Merece umas porretadas.

Jy1jggU.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como esperado, o titulo não veio, mas não importa já que superou as expectativas com a promoção.

Agora vamos ver como irá se reforçar pra próxima temporada, certamente vai ter grandes dificuldades pra achar reforços visando se salvar do rebaixamento, mas com paciência vc consegue.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a coisa ficou séria. Chegar à elite do futebol português é um feito histórico sem dúvida para o Farense e as estatísticas mostraram que a equipe subiu com méritos. Vi que está com o elenco quase fechado para a próxima temporada. Tem algum planejamento já para a sequência no que se refere a qualificar ainda mais o elenco? E o que espera conseguir no próximo ano com a equipe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Vamos ver como a equipe vai se comportar num nível bem superior, conquistou a promoção duas vezes seguidas, e sempre teve reputação para conseguir esses feitos de acordo com o jogo. Agora é ver se na elite vai ser a mesma coisa ou se a equipe vai ter mais dificuldades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2018 at 17:21, marciof89 disse:

Sempre me divirto com os nomes dos jogadores portugueses, tipo esse seu zagueiro Sapo. Lembro do Luís Boa Morte e do Saleiro. hahaha

Atualização sem muitas surpresas, subiu em primeiro (dentre os que subiram, claro) e fez um fim de campeonato burocrático (1V 1E 1D). A boa notícia é a manutenção de grande parte dos jogadores que subiram. Provavelmente você não vai ter dinheiro pra trazer ngm comprando, vai ter que partir pras transferências livres pra reforçar o elenco né?

O que não falta é combustível pras piadas! hahaha Seja nome de jogador ou clube. Imagina o Boa Morte assinando com o Cova da Piedade? hahaha

O final foi mesmo como esperado. Fico feliz de ter sido o melhor quando se tira os times B, mas queria mais, confesso. E, sim, o foco nas transferências vai ser de jogadores livres ou por empréstimo. E nesse sentido a manutenção de boa parte do elenco é essencial, para dar mais calma pra esse planejamento - e pro entrosamento, que será chave nesse início de participação na elite.

Em 29/04/2018 at 18:12, MitoMitológico disse:

Enfim, o acesso já tinha acontecido, então só restou terminar o campeonato mesmo. No final das contas foi um grande ano, conseguiu ser o primeiro colocado entre os times não-B

Mas melhor que a promoção foi que grande parte da equipe que subiu foi mantida, graças aos empréstimos renovados. Mas ainda assim é bom trazer nomes de nível elite para ser um time competitivo e se manter na divisão, buscando opções boas e baratas.

E o Feirense tá na Liga NOS? Tomara que não, pois tô com receio de acabar confundindo os clubes kkkk

Boa Sorte pra próxima temporada!

 

E quem não lembra do grande João Pica? kkkkkkkk 

E esses dias eu vi um jogador português que tinha o apelido "Banana".

Foi um ano e tanto, principalmente se lembrarmos que tínhamos acabado de subir e as expectativas eram de meio de tabela, se muito.

A manutenção da espinha dorsal é essencial. O melhor é que a maioria dos nomes ali é jovem e ainda com boa curva de evolução, então devem evoluir junto com o clube nessa caminhada. Vejo isso até como um ponto positivo a mais, visto que cria uma maior identificação, pelo menos da minha parte. E, claro, com certeza alguns reforços serão muito bem-vindos. Temos algumas lacunas pra elite.

O Feirense está sim na Liga NOS. Foi 11º no primeiro ano e 9º na última temporada.

Valeu!

Em 29/04/2018 at 18:31, marciof89 disse:

O mais curioso é que em Portugal, pica é sinônimo de injeção, já piça... ?

Piça eu não ouço muito. O que ouço mais aqui é 'pila'.

Em 30/04/2018 at 12:34, zk01 disse:

Fala Bigode!!Tudo bem?Parabéns pelo acesso!!Pelo visto tem bom faro para contratações,quem sabe não consegue se reforçar com jogadores livres só no fio do bigode?Haha boa sorte na continuação!!

Fala, cara! Tudo certo e aí? Muito obrigado, cara! Olha, deixando a modéstia de lado, confesso que uma coisa que eu sei fazer bem é contratar. Claro, eventualmente cometo erros, ninguém é perfeito, mas acredito que tenho uma margem muito alta de acertos.

Valeu, cara!

Em 30/04/2018 at 14:42, LC disse:

Detestei esta atualização. União da Madeira rebaixado? Quem foi o treinador do União da Madeira? Merece umas porretadas.

Jy1jggU.gif

Cara, o mais bizarro foi a decadência deles. Na primeira temporada, terminaram na 5ª colocação, com 58 pontos em 38 jogos. Foram três pontos a menos do Nacional, que subiu como 4º colocado. Agora, só 27 pontos em 34 partidas.

Na 1ª temporada e até pouco mais da metade da 2ª temporada (10/02/2019), o treinador foi o José Viterbo. Depois disso, foram Duarte Correia (como interino, me parece, por 5 jogos) e aí assumiu o Jorge Costa, que aparentemente começou o save sem clube (o último foi o Arouca, em 2017, mas tá estranho porque ele entrou lá dia 01/07/2017 e saiu dia 02/07/2017; diria, então, que o último clube efetivo dele foi o CS Sfax, da Tunísia, entre 04/11/2016 e 30/06/2017).

Em 30/04/2018 at 17:56, baltazar disse:

Como esperado, o titulo não veio, mas não importa já que superou as expectativas com a promoção.

Agora vamos ver como irá se reforçar pra próxima temporada, certamente vai ter grandes dificuldades pra achar reforços visando se salvar do rebaixamento, mas com paciência vc consegue.

Boa sorte.

Superamos e muito, eu diria. Valeu muito, embora eu ainda quisesse o título. rs

Olha, agora fica fácil falar porque já estou com o elenco fechado, mas não foi assim tão difícil conseguir os reforços. Claro, essa é minha opinião hoje, mas ainda precisamos ver se estou certo quando a bola rolar pra valer. Apesar disso, estou satisfeito com o que consegui. Mas mais satisfeito ainda com o fato de que consegui manter a base dessa segunda temporada.

Valeu!

Em 01/05/2018 at 00:03, Vannces disse:

Agora a coisa ficou séria. Chegar à elite do futebol português é um feito histórico sem dúvida para o Farense e as estatísticas mostraram que a equipe subiu com méritos. Vi que está com o elenco quase fechado para a próxima temporada. Tem algum planejamento já para a sequência no que se refere a qualificar ainda mais o elenco? E o que espera conseguir no próximo ano com a equipe?

Estava mais do que na hora de botar o Farense na elite novamente. Fui feliz de conseguir isso e, como tu disse, de forma mais do que merecida. Fizemos um ótimo campeonato e acho até que merecíamos o título. Como falei ali em cima, já avancei o suficiente no jogo pra fechar o elenco. Assim que defini as renovações, já comecei a correr atrás de reforços para alguns pontos fracos, algumas lacunas que seriam deixadas - como o setor defensivo, que carecia MUITO de um upgrade.

Em relação aos objetivos: minha luta, antes de mais nada, é pela manutenção. Eu sou um cara competitivo, um cara que quer sempre vencer tudo o que for possível. Brinco, faço piada, mas não gosto de perder. Mas tento ser pé no chão. Se falar que não quero lutar lá em cima, vou estar mentindo, mas sou um cara bem pé no chão, gosto de ir por etapas. Vamos lutar pela manutenção. Objetivo alcançado? Aí a gente vê o próximo passo.

Em 01/05/2018 at 03:53, Henrique M. disse:

Vamos ver como a equipe vai se comportar num nível bem superior, conquistou a promoção duas vezes seguidas, e sempre teve reputação para conseguir esses feitos de acordo com o jogo. Agora é ver se na elite vai ser a mesma coisa ou se a equipe vai ter mais dificuldades.

Agora o panorama muda totalmente. Na primeira temporada, éramos favoritos. Na segunda, embora o favoritismo não estivesse do nosso lado, a situação também não era ruim. Agora, porém, somos definitivamente o patinho feio. Como isso vai nos afetar? Não sei. Minha ideia de jogo, por exemplo, não é algo do qual pretendo abrir mão. Acho que, levando também isso em conta, tem tudo pra ser um desafio bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner.png.8e5166f134ba36a5e710f8e5cc5f06e7.png

13 - Cheirinho de reforços!

Primeira Liga NOS. Duas promoções seguidas, um título, e cá estamos nós. O objetivo? Simples: lutar pela permanência. Para cumprir as expectativas da diretoria, que também queria a classificação para a 5ª Eliminatória da Taça de Portugal e para a 3ª Fase da Taça da Liga, teríamos um total de ZERO EUROS para contratações e uma folha salarial de pouco mais de R$300 mil euros/mês - aproximadamente o dobro do que foi estipulado no ano anterior. Resumindo: nosso foco seguiria sendo de jogadores sem contrato ou por empréstimo.

E, como pode ser visto na imagem abaixo, foi exatamente assim que fechamos com um total de 11 reforços. Em relação às saídas, foram sete nomes: Cássio acertou em fim de contrato com o Juventude, enquanto outros seis foram dispensados - Vladimir Stojkovic, Sapo, Amidu Salifu, João Cardoso, Simon Vukcevic e Jorginho (que é 'pessoal favorito' do clube, mas não tem mais nível e aí prefiro ouvir chatice quando a sua dispensa do que mantê-lo no elenco e eventualmente ter problemas de reclamação). Não foram as únicas saídas, claro. Mattiello, por exemplo, acabou acertando com outro clube em fim de contrato.

Falarei do elenco ainda nessa atualização, mas vale ressaltar os nomes de Oliver Sarkic e Leo Stulac, que já estavam atuando aqui por empréstimo, me agradam muito e acertaram em definitivo graças ao fim de seus contratos com Benfica e Veneza, respectivamente.

1741732510_Transferncias.png.5f1dc012544e302e097ec925165042bc.png

---

| O ELENCO |

> Goleiros <

| Raúl Gudiño - ele chegou como reserva, mas não demorou a tomar a vaga e hoje é meu homem de confiança, embora não seja um goleiro perfeito.
| Filipe Ferreira - veio do Braga como uma pechincha e é de nível bem inferior ao titular, mas era o melhorzinho para o papel de reserva.
| Elísio - segue como 3º goleiro, embora minha ideia seja dar mais chances a ele do que ao Filipe Ferreira caso seja necessário, visto que ele ainda tem algum potencial de evolução.

> Laterais <

| Aurélio Buta - ainda jovem, é um achado interessante e cotado como bem melhor do que Jorge Bernardo, nosso titular absoluto da posição. Chega pra meter no botãOPA PERA!
| Jorge Bernardo - deve perder a vaga de titular, antes unânime, mas a verdade é que a briga é boa. Aqui, porém, ele não terá preferência por ser "da casa" e começa no banco.
| Pedro Empis - sem Mattiello, tive que correr atrás de um substituto, já que não vejo Etienne com nível pro 11 inicial. Listado, apareceu como ótima opção e ainda tem boa curva de evolução. Agora a expectativa é que consiga empilhar assistência atrás de assistência.
| Yoann Etienne - não evoluiu muito e, na falta de melhores opções, segue no elenco como reserva.

> Zagueiros <

| Tiago Matos - chegou para lutar por uma vaga de titular ao lado de Miguel Lopes e, apesar da idade, acabou como meu zagueiro mais confiável, apesar de alguns eventuais erros. Começa, portanto, como titular.
| Rolando - para contrastar com a juventude de Tiago, fui buscar o experientíssimo e rodado zagueiro, após o fim do seu contrato com o OM. Com passagens por Porto, Napoli e Inter, além de 19 jogos pela seleção, peca na parte física, mas creio ser uma adição excelente tanto na parte psicológica quanto técnica, atuando em sua função preferida.
| César - um achado muito interessante. Não foi bem na Liga NOS nas duas primeiras temporadas, emprestado a Vitória de Setúbal e Nacional, mas creio ser um bom nome de backup pra dupla titular.
| Diogo Leite - um sonho antigo, teoricamente forma a dupla reserva com César e creio que pode nos ajudar muito.
| Miguel Lopes - iniciou a temporada passada como titular, mas acabou perdendo o posto, em especial depois de uma lesão que o deixou dois meses afastado, e começará a atual temporada apenas como opção, embora tenha potencial para crescer muito.

> Volantes <

| Daniel Bragança - dispensa comentários e apresentações. Segue sendo um dos meus homens de confiança e pilar desse time.
| Alef - vem para ser aquilo que faltou na última temporada: um reserva de qualidade a Bragança, tendo qualidade tanto para atuar em uma função diferente, como para fazer a mesma do nosso titular.

> Meias <

| Rafael Barbosa - assumiu a titularidade e não largou mais o osso. Outro que dispensa comentários.
| Filipe Oliveira - com atuações tímidas, pouco fez para ameaçar a titularidade de Rafael. Segue, portanto, como reserva imediato do mesmo.
| Luzayadio Bangu - quando o contratei, bem avisei que ele poderia atuar facilmente por aqui, mas chegaria como reserva do Bragança. Mas no decorrer da temporada, o utilizei ao lado de Rafael Barbosa e o jovem congolês simplesmente destruiu, roubando a vaga de Stulac e se firmando como uma unanimidade no 11 titular. Seguirá assim.
| Leo Stulac - o esloveno me agrada muito e apesar da clara diferença entre ele e Bangu, é um reserva de muitíssima qualidade, dando uma boa dinâmica quando entra.
| Bruno Loureiro - praticamente não entrou em campo na última temporada e isso deve se repetir nessa temporada. Não é que ele seja ruim - e acredito até ter qualidade suficiente pra Liga II Ledman - mas a concorrência é melhor.
| Ianis Hagi - mais um que dispensa comentários.
| Gustavo Furtado - nossa aposta de ouro, ainda boto muita fé no brasileiro, que agora será reserva IMEDIATO, o que deve garantir bem mais minutos ao garoto. Darei maior atenção ao seu desenvolvimento.
| Matheus Pereira - preciso dizer que dispensa comentários?
| Opa Nguette - um reforço de última hora. Quando eu já estava desistindo de procurar um reserva para as pontas, ele aparece na minha caixa de notícias. Ex-Metz, não foi exatamente brilhante pelo clube (atuando primeiro na Ligue 1 e depois na Ligue 2), mas acredito que pode nos ser muito útil. Como Furtado, pode atuar nas duas pontas, o que vejo como excelente.

> Atacantes <

| Oliver Sarkic - nosso homem-gol e meu novo xodó, agora definitivamente do clube. Seguirá sendo nosso principal atacante e espero que consiga atuar bem nesse novo nível.
| Gonçalo Paciência - os mais atentos se lembrarão que ele não teve muita paciência conosco na última temporada. Seus números nem são assim tão bons, mas algo nele me desperta atenção e aproveitei o fim do seu contrato para fazer a aposta, que pode trazer uma dinâmica diferente daquela imposta com Sarkic.
| Hatem Ben Arfa - sem Sarkic, segurou relativamente bem a bronca atuando como Falso Nove. Reserva, a ideia segue a mesma: com ele, a dinâmica muda - exatamente como muda com Paciência em campo - e creio que com mais tempo e treino, a equipe pode assimilar isso bem (e não ficar perdida, como na última temporada) e render bons frutos.

---

E assim ficou nosso elenco, praticamente fechado. Praticamente porque, como vocês sabem (ou não), eu não sou um homem de recusar boas oportunidades. Logo, se algo de interessante aparecer enquanto a janela ainda estiver aberta...

Mudando um pouco o foco, para encerrar essa atualização, deixo também aqui nossa pré-temporada, que foi muito satisfatória, e foi interrompida já pelo nosso primeiro jogo oficial: Gil Vicente, fora de casa, pela Taça da Liga CTT. Uma partida teoricamente simples e tranquila, mas que acabamos complicando - e acho até normal, já que o sistema defensivo sofreu mudanças profundas, diferente do resto do time titular, que seguiu intacto, e quatro dos três defensores são novidades. Felizmente, nosso domínio foi recompensado com a estrela de Hagi, que marcou duas vezes e garantiu o cumprimento de uma das expectativas da temporada.

1130574962_GilVicente-SCFarense_MatchRelatrio.thumb.png.bd4064820220d725d0dfa93e9ae8cf3e.png

Nos amistosos: 5x0 FC Crato (fora), 3x1 Real (fora), 3x0 Cádiz CF (casa), 2x0 Mortágua FC (fora).

---

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dos novos reforços, em especial o Rolando, que achei que cresceria mais na carreira. Puta achado.

Com dois medalhões bons como Ben Arfa e Rolando no time, tem elenco melhor que boa parte dos times fora do Trio de Ferro + Braga. Aliás, tem outros espalhados pelos times fora do Trio de Ferro + Braga?

Agora é ver se vão corresponder no campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, alguns desses nomes aí são conhecidos! No meu save Aurélio Buta joga no Vitória de Setúbal e é considerado um jogador cinco estrelas pelo olheiro, que já o recomendou para o Nacional. Mas no alviverde ele joga como ponta - de repente pode até ser uma opção interessante para você. De qualquer forma é um cara que se desenvolve muito bem, ótima contratação.

Espero que Gonçalo Paciência renda no Farense - eu o contratei por empréstimo na segunda temporada e ele pouco fez, mesmo atuando na função preferida (que aqui era Atacante Completo - Apoiar). Curioso que no FM 18 mudou para Falso Nove, que na verdade tem bem mais a ver com ele, mesmo (não é exatamente um finalizador e não acho que tenha atributos mentais pra jogar com liberdade de improvisação).

Rolando também foi uma contratação muito boa. Acho que seu time está no mesmo nível da "marola" da Primeira Liga e, se fizer bons jogos contra o trio de ferro, o Braga e pontuar contra os "medianos encardidos" (Paços, Guimarães, Moreirense, Rio Ave e Setúbal), creio que consegue a manutenção sem sustos.

Uma pena que o Nacional da Madeira caiu, tomara que consigam voltar à Primeira Liga para o aguardado confronto Nacional x Farense. Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, a julgar pelas contratações e pela equipe em si, acho que consegue não só a permanência, quanto um lugar no meio da tabela. Não sei se estou pensando grande, mas a não ser que tenha algum problema de entrosamento ou algo do tipo, acho muito difícil que fuja disso. Rolando e Buta são bem interessantes por exemplo, Alef também é bom jogador, eu achei que praticamente todos os reforços vieram bem para a equipe e tem condições de ajudar.

Agora é ver como a equipe se porta no campeonato, pois já fez uma partida razoável contra o Gil Vicente. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trouxe bons jogadores para ser competitivo na Liga NOS. As contratações de Rolando, Paciência, Buta, Alef e Nguette parecem ser as mais interessantes. No fim, está com uma boa equipe, e a permanência é possível, até porque o nível dos piores times da Liga é bem fraquinho. Veja o save do "Desafio Real", por exemplo, o @thyagocda subiu para a Elite Portuguesa e já tá em 6º, na primeira temporada na Liga NOS. No Save do Nacional, do @Tsuru, por exemplo, teve certa facilidade para se estabilizar na Elite. Creio que vai ficar no meio da tabela mesmo, por aí.

E pelo visto você é parecido comigo, gosta de contratar e qualquer oportunidade, não deixa passar e contrata.

Veremos o que a equipe demonstrará na Liga e na temporada, os primeiros jogos foram bons. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os reforços apresentados demonstram um trabalho muito bom na janela. A qualificação do elenco faz com que a nova temporada ganhe ares de mais sucesso do que preocupação e os amistosos já mostraram o resultado dessa nova fase da equipe com os novos nomes. O zagueiro Cesar por exemplo, tem grande potencial de crescimento ainda, bom físico para a posição. Aurélio e Daniel (que já estava no time) são nomes que ajudam a melhorar ainda mais o rendimento do time. Acho que teremos uma temporada com mais protagonismo por parte do Forense. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Sou de Faro, Sou Farense!
  • Fujarra locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
×
×
  • Criar Novo...