Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Central de Informações


Jirimias

Posts Recomendados

Como funcionam as "Entrevistas da Área"?

 

Em março, julho e novembro, a moderação escolherá três nomes participativos na área para serem colocados em votação. Em caso de empate na votação, o vencedor será aquele que tiver a inscrição mais antiga no FManager. O vencedor receberá as perguntas e as devolverá para a moderação publicá-las. Salientando que o entrevistado não possui a obrigação de responder a todas as perguntas.

O critério da moderação para a escolha dos três nomes será a participação recente do membro, sempre buscando, na medida do possível, um equilíbrio entre membros mais antigos e membros mais novos.

Lembrando que o critério de participação utilizado pela moderação para escolha dos candidatos à "Entrevista da Área" abrange também as interações, tais como, votações, envio de perguntas, participação nas "Comissões de Histórias Memoráveis", recomendações do "Save do Mês" e as demais atividades da área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como usar o negrito?

 

image.png.905449f2e36cf3c1ee0c1428c028df93.png

Ótimo para destacar palavras que você considera importantes no seu texto. Apesar de ser um ótimo aliado na sua postagem, o uso exagerado, como o que eu estou fazendo agora, chega a "ferir" os olhos. Então use com moderação!

Eu costumo usar o negrito aliado a um aumento na primeira letra da postagem (como fiz no início desta frase) para dar um toque mais bonito ao texto (conhecido como letra capitular) e também para destacar palavras no texto. Parece um detalhe pequeno, mas quando você destaca uma palavra em um texto que segue um padrão, você consegue atrair a atenção de um leitor, mesmo que seja naquelas frases próximas do negrito. Em um mundo em que o tempo é artigo de luxo, qualquer artimanha para segurar a atenção de um leitor é válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como usar o itálico?

 

image.png.5ff54a8a12542b80c81fe6e8dca5c6e6.png

A deitadinha na letra é interessante também para destacar palavras chaves ou dar uma diferenciada em um subtítulo na sua postagem. Já vi histórias de gente que escrevia só assim, particularmente, eu não gostaria de ficar lendo um texto desta forma. Portanto, mais uma vez recomendamos moderação no uso da ferramenta.

Particularmente, eu costumo usar para em uma ficção fazer a carta ou e-mail de alguém, ou como disse acima, para destacar um texto entre os demais. Usar em diálogos ou em explicações de um texto, enfim, ele serve para quebrar o padrão de leitura e torna esta leitura mais interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como usar o sublinhado?

 

image.png.9c93a7b6edd683ebba15275f7a7ddaf5.png

Pouco utilizo, mas para quem gosta pode ser usado para destacar palavras-chave ou até mesmo dar um capricho no seu subtítulo.

Eu não costumo usar porque uso normalmente os links para imagens em texto e quando você utiliza sublinhado neste mesmo tempo, dá a impressão de que há uma disputa entre os dois sublinhados e o texto acaba ficando estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como utilizar o subscrito1 e o sobrescrito2?

 

image.png.10ab04bc07e4b54b2c43a136c8d24116.png

Quase nunca utilizo, mas pode ser útil quando se quer fazer uma nota explicativa para uma parte do texto que se deseja explicar depois no cabeçalho1, como é normal ver em livros (abaixo)

1 você pode escrever abaixo o que você quis dizer lá no texto acima, pode ficar melhor do que explicar no próprio texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fazer e desfazer um link?

 

image.png.153dc1d85bb69e5545f3403e27a5179d.png

Sou fã confesso dos links. São eles que ajudam os saves a não ficarem lotados de imagens, fazendo com que as postagens se tornem mais leves de serem carregadas pelo navegador. É bom pensar nisso, pois quem lê o seu save, nem sempre tem tempo de esperar o carregamento de todas as imagens. Além disso, o post com muitas imagens ou mais imagens do que texto poluem a postagem. Mas como tudo, os links também possuem um lado ruim: desagradam alguns que odeiam clicá-los para abrir imagens em outras páginas, principalmente aqueles que possuem uma conexão de internet um pouco mais lenta.

Por isso é importante que o autor de um save procure colocar o máximo de informações escritas, assim permitindo que também aqueles que não gostam de clicar em links, ou que não possuem uma internet das melhores, possam estar por dentro de tudo que acontece no seu save.

Vou confessar um segredinho: quando estou com preguiça ou sem tempo para ficar recortando imagens, tratando ou colocando borda, apenas recorto aquela que acho importante e coloco no link. Visualizada em outra página, a edição de uma imagem não é tão essencial quando colocada na postagem.

Se você quiser apagar o link, basta selecionar o conteúdo "linkado" e clicar no botão do cadeado e quando uma nova janela aparecer, clicar em "Remover link".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fazer um quote (citação)?

 

image.png.70629174824011361240d176a8d6eecd.png

O "quote" é um artifício que pode ser usado para separar determinado texto que queria se dar destaque, como por exemplo, um e-mail fictício recebido pelo personagem com uma proposta de emprego, ou para fazer a conclusão, ou considerações finais de uma postagem, ou para colocar uma mídia externa no save (jornais, revistas ou sites).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como inserir uma imagem?

 

image.png.4aec922bf084cbcb13806c7fd145ef80.png

Dizem que uma imagem fala por mil palavras e isso não é diferente quando fazemos uma história, porém, o X da questão é fazer com que a imagem seja um ponto a favor do save e não uma razão para afastar leitores. Imagens mal redimensionadas, imagens em demasia ou até mesmo a falta de imagens devem ser evitadas.

Vale ressaltar que a maioria dos navegadores funcionam bem com a largura de imagem 800 pixels, então este é um padrão recomendável para o tamanho de suas imagens. A altura não interfere, no entanto há de ter o cuidado para que ao fazer o redimensionamento os textos da imagem fiquem puxados para cima ou para o lado.

Costumo usar sempre um espaço entre o texto e imagem, as vezes até mesmo o espaço de um "enter" entre a imagem e um texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fazer um recuo em um texto?

 

image.png.5869bc989fb49dcf8e87602fdf2b58ac.png

Com a ferramenta "Aumentar Recuo" permite ampliar a margem do seu texto. Qual é a utilidade disso? Bem, eu costumo usar quando tenho algum título centralizado para organizar melhor ou quando quero fazer tópicos no texto abaixo sem enumerar. Exemplo:

Objetivos do meu save:

Meu texto com recuo ficaria assim.

Conquistar a Liga Europa

Conquistar a Liga dos Campeões


O oposto pode ser feito com a ferramenta "Diminuir Recuo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como usar alinhamento centralizado, à esquerda, à direita ou justificado?

 

image.png.9dd411eba18a90fb56ea62e5644c31c0.png

Particularmente não mexo nestas ferramentas, mas tem quem gosta de usar o alinhamento centralizado. Pode parecer que não, mas há objeção no uso do alinhamento centralizado porque ele dificulta a leitura.

Veja o exemplo abaixo de um texto com alinhamento centralizado:

O texto centralizado dificulta a leitura. Parece um detalhe, mas não é. Este tipo de alinhamento não é utilizado em revistas, jornais, livros e site importantes.

E não é um mero acaso, por isso procure não utilizar deste recurso em todo texto, dependendo do tamanhos das linhas eles ficarão quebradas, por isso é mais seguro e menos trabalhoso utilizar a formatação própria do fórum.


O problema do texto centralizado pode ser visto acima. Nossa leitura segue um caminho natural da esquerda para direita até o final da linha e começa no início linha seguinte. Textos centralizados causam o desalinhamento do início das linhas. É por isso que esse alinhamento não é utilizado em revistas, jornais, livros e site importantes. É mais seguro e menos trabalhoso utilizar a formatação própria do fórum. Só utilize alinhamento centralizado em um título ou algo do gênero.

Lembre-se sempre que a formatação padrão do fórum existe é porque ela funciona corretamente, ou seja, fonte legível em um bom tamanho, na cor preta e com alinhamento à esquerda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo fazer o recuo da primeira linha de parágrafos?

 

O recuo da primeira linha de um parágrafo realmente não existe na internet e ele foi abolido. Basta visitar qualquer grande portal para ver que o uso dele foi dispensado. Agora, nos melhores sites ainda há a separação dos parágrafos com uma linha vazia em branco.

No caso específico do nosso fórum, ele não beneficia aqueles que gostam de fazer a escrita esteticamente perfeita, portanto o uso do parágrafos (espaçamento no início do texto) não tem o efeito desejado quando aplicado no fórum. Por isso, recomendo evitar o parágrafo antes de iniciar uma frase.

O espaçamento entre parágrafos e imagens é muito importante para a visualização. Quando as letras se amontoam, juntando com outras ou com imagens o resultado quase sempre é o desprezo do leitor àquela parte do texto. Um texto organizado é convidativo, não força os olhos de quem se propõe a ler; lembre-se sempre disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual fonte e o tamanho que devo utilizar nos textos do tópico do meu save?

 

image.png.0642c398abbe31ef150c1ef842c759e3.png

O uso da fonte é algo bem pessoal, varia muito do gosto de cada um, mas tem algumas que são melhor visualizadas do que outras e muitas vezes isso varia de acordo com o tamanho ou até mesmo o navegador que você ou o leitor vai utilizar, por isso, acho desnecessário prolongar muito a respeito. A fonte padrão do FManager é a Arial no tamanho 14 do editor utilizado no fórum.

Apenas uma ressalva: tente fazer com que a fonte seja padrão em todo seu save. Um save com várias fontes não fica legal, principalmente dentro de um mesmo post. Lógico, que há uma exceção quando você quer dar destaque a uma notícia, blog, enfim, um artigo externo, que neste caso pode ser diferenciado do restante do texto com o uso de uma fonte diferente da usual.

É muito importante evitar variações de tamanho dentro de um texto, exceto quando usado em títulos e subtítulos, como no exemplo abaixo:

Meu título
meu subtítulo

Aqui eu usei as ferramentas negrito, fonte tamanho 18 para o texto "Meu título" e itálico e tamanho da fonte 12 para o texto "Meu subtítulo".

 

Quando posso fazer uso da ferramenta caps lock?

Ainda sobre tamanho de fonte, nunca é demais lembrar que na internet há a etiqueta de que o uso de maiúsculas significa que você está GRITANDO. Como forma de manter a navegação pela área agradável, a utilização do caps lock no título dos tópicos só é permitida para a primeira letra de cada palavra, ou para designar abreviações, como o nome da equipe.

Exemplo de título proibido: A Saga do TREINADOR [ATUALIZADO EM 02.01]
Exemplo de título permitido: A saga do Treinador [AT. 02/01]

Para além das regras quanto ao título do tópico, há uma razão prática para se evitar o uso excessivo de caps lock. Nosso cérebro faz uso das formas diferenciadas das letras para formar as palavras. Longas frases em letras maiúsculas provocam um efeito de caixa nas letras, pois todas ficam com o mesmo tamanho, prejudicando a leitura.

Exemplos com o mesmo texto:

Normal: Falando em cor, algumas cores ficam impossíveis de ler e outras cansam os olhos do leitor. Se for utilizar cores, utilize as escuras, facilitam a leitura, não maltratam os olhos, ainda assim é bom sempre usar com moderação e bom senso. Várias cores em um post quase nunca combinam bem, um tópico colorido demais não ajuda em nada. Na dúvida de qual cor usar, aposte no preto básico.

Gritado: FALANDO EM COR, ALGUMAS CORES FICAM IMPOSSÍVEIS DE LER E OUTRAS CANSAM OS OLHOS DO LEITOR. SE FOR UTILIZAR CORES, UTILIZE AS ESCURAS, FACILITAM A LEITURA, NÃO MALTRATAM OS OLHOS, AINDA ASSIM É BOM SEMPRE USAR COM MODERAÇÃO E BOM SENSO. VÁRIAS CORES EM UM POST QUASE NUNCA COMBINAM BEM, UM TÓPICO COLORIDO DEMAIS NÃO AJUDA EM NADA. NA DÚVIDA DE QUAL COR USAR, APOSTE NO PRETO BÁSICO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo usar cores diferentes nos textos do meu tópico de save?

 

image.png.118bd37565806589039f038984096759.png

Falando em cor, algumas cores ficam impossíveis de ler e outras cansam os olhos do leitor. Sendo assim, aposte no preto básico. Não é à toa que temos o fundo branco com a fonte em preto em todos os tipos de publicação e na internet. Textos em azul escuro, marrom escuro ou outras cores escuras não substituem a combinação clássica de fundo branco e letra preta que permite a melhor legibilidade. Por isso, eu reforçaria a ideia do uso da cor preta para os textos.

Se tiver que utilizar outra cor é bom sempre usar com moderação e bom senso. Várias cores em um post quase nunca combinam bem, um tópico colorido demais não ajuda em nada. Evite também a ideia de usar as cores do clube no texto. Se quiser, no máximo, use-as em títulos e subtítulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como remover toda ou parte da formatação de um texto?

 

image.png.961b6daf9ca66fe61918744bd2044769.png

Depois que você aplicou alguma ferramenta (imagem, cor, tamanho da fonte e etc) e se arrepender, você pode desfazer a última ação ou até mesmo toda uma formatação.

Com a ferramenta marcada na imagem você apaga toda a formatação que deu ao texto, bastando apenas selecionar a parte do texto onde você quer fazer a mudança e clicar na ferramenta. Após esta ação, o texto volta à formatação inicial, ou seja, com cor, tamanho e fonte padrões.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fazer ou desfazer uma ação no editor do fórum?

 

image.png.f532757bc3ed1c0836d8cb4e75d9ad2d.png

Com a ferramenta desfazer/refazer (as duas setinhas), você desfaz ou refaz a última ação. Se você colocou uma imagem errada, pode retirá-la dali clicando nesta ferramenta. Lembrando que ela desfaz a última ação feita por você. O contrário faz a outra ferramenta que se chama refazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fazer um spoiler em um texto?

 

yefMPWztzPXMrRLQ6_9cqXQjiTqsfmmq1AL2Wto05kfpmV9QJrPvMuCkN7fRvzvydiFSJ4jkuWJGltMWJ3b_HFeSlg5XJQUn8NnRIHp1yvPqzp7Ul8GDEGT0pKC249Avgo7uwzpECEBgHD_85WzpYUBdAetDKzR7a9sHqlAGibORgpxB-Ymf-tkwO0DxFCuZsCWn3H2TpDIMVnLbLH5ki-vb970j707ki7I3ovxLvtRQryGNhl4RtQq7dRifmJqCiaMQ0gdWzvDlGlHibjbM1FJdg-91jyfz50GOyZJ5u1uJ_YU7Qza45MA1fAnHFGYVysW3qW41sRjrLAZEaqN9UP-59odHs88V0s0-tmq2jTYQts-B_OZ6hyvJImHEi5Y76zDu735xyOyYCRB35oIraxeI4GkWa1khNreq-3JLzCxPtDXgwGPNccm0hSmgWrtm3t4-mJ8QL6SILyz9VF8OyY6CWUGELgSg-PhnP-lPdA782e2v0XOMIVWbmYW7mqEiaCcQi_E2f6WjdQLmTRHb5AJM-b_CTtbHXc0Lgh-cLsXA-RRIyCtw9ljrmGZ8O_T2hIULZ-U-zEpTzdcdfkJSpDSWnRELWeJH7C-GxkqKmdTOU2Mi2-vrVjNqP45MsDPoYCAAwJw6OurDqIEfsW1ulXNKgbnDjMOmbeRSxLPpPr2cDg=w690-h87-no 

Uma ferramenta interessante para quem deseja ocultar uma imagem de sua postagem sem ter que apelar para o link, é o spoiler. Ele está localizado como na imagem acima. Ao clicar no ícone do olho, ele abrirá um espaço para digitação. Basta escrever o que deseja, ou inserir a imagem ou até um vídeo.

Um exemplo de como ficaria:

Spoiler

Teste de um spoiler com texto. Para inserir uma imagem, clique neste espaço e use a ferramenta "Inserir outra mídia".

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou contar minha primeira história na área, quais cuidados devo tomar para que ele não morra?

 

Se você estiver criando a sua primeira história no "Profissão: Manager" é preciso tomar alguns cuidados, pois essa história será o seu cartão de visitas na área e será lembrado sempre por ela.

Muitos membros chegam na área e tentam fazer uma história memorável, começando na última divisão de um país, com muitas regras, imaginando um save de 20 temporadas. Jogar um save sozinho é diferente de jogar compartilhando com outras pessoas. O ritmo será totalmente diferente, pois você precisará manter um equilíbrio entre jogar e atualizar a sua história, e atualizá-la envolve muito mais do que apenas selecionar algumas imagens e escrever alguns parágrafos.

É muito importante começar com os pés no chão, pesquisar e se for o caso interagir com membros mais experientes perguntando como foi a sua primeira história na área. Concluir a história, independente do tamanho do desafio proposto, vai render muitos leitores para a sua próxima história.

O mais recomendável é que você escolha um save igual aqueles que você já está acostumado a jogar sozinho, ou talvez um pouco mais simples. Esse será o caminho mais fácil para inciar na área com o pé direito. E antes de criar o tópico você pode jogar algumas semanas do save para ver se é esse o save que você quer jogar e compartilhar com os membros da área.

Para contar a história, escolha aquele atributo em que você acredita ser melhor, seja a escrita, as imagens, a criatividade ou apenas a organização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais cuidados devo ter com o salvamento do jogo?

 

Muitas histórias são encerradas precocemente, mas um dos motivos que mais surgem como explicação para o encerramento de uma história é a perda do save. É muito importante possuir cópias de segurança e o próprio FM oferece isso. Você pode salvar o jogo com mais de um nome, alterando conforme for jogando ou salvando sempre duas ou mais vezes. Dessa forma, caso ocorra algum problema com um dos arquivos, você ainda terá os outros e poderá seguir com o save e a história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corro algum risco ao usar ligas não oficiais (alternativas)? Elas podem encerrar prematuramente o meu save? 

 

É preciso tomar muito cuidado com a utilização de ligas não oficiais, aquelas que foram feitas por outros membros e não pela Sports Interactive (SI).

Se você utilizar ligas não oficiais da SI, é muito importante simular o save mais de uma vez antes de criar um tópico na área. Ligas não oficiais podem gerar conflitos e obrigar o autor a encerrar o tópico antes do esperado, o que já aconteceu mais de uma vez no "Profissão: Manager". O cuidado deve ser redobrado quando for utilizar mais de uma liga não oficial e quando houver o lançamento de algum patch oficial da SI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que devo comunicar o encerramento do meu save aos leitores?

 

Caso você precise encerrar a história antes do esperado, seja por algum problema no save ou por qualquer outro motivo, é muito importante você explicar o motivo do encerramento no seu tópico. É muito frustrante para os leitores verem um membro abandonando um tópico sem nenhuma explicação e aviso. Ao abandonar a sua própria história, você terá dificuldades para reconquistar aqueles leitores que você não deu atenção na primeira vez. Não tenha vergonha de falar sobre a sua desistência, seja qual for o motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o melhor momento para parar de jogar e atualizar o tópico?

 

Definir o melhor momento para atualizar o tópico é algo muito pessoal, dependendo muito do seu tempo disponível para se dedicar ao FM. Pensando em não desperdiçar tempo, o ideal seria parar de jogar antes de um momento em que você tenha um bom tempo disponível para trabalhar na produção do texto e edição das imagens.

Existem pessoas que gostam de atualizar o save a cada mês, outros gostam de atualizar o tópico a cada bimestre ou trimestre jogado e outros ainda preferem postar uma temporada em duas metades e até existem aqueles que gostam de postar uma temporada inteira. Para aproveitar melhor o seu tempo, talvez uma atualização com mais tempo jogado seja melhor, mas é preciso tomar cuidado, pois atualizar o save a cada temporada pode se tornar difícil e lento para você e cansativo para os leitores, que podem receber textos longos e sem muitos detalhes importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perco muito tempo editando imagens e produzindo textos. O que posso fazer para mudar isso?

 

Não há muito o que fazer para não perder tempo com a edição de imagens, mas uma dica importante é sempre trabalhar com as imagens após ter o texto pronto. Fazer o inverso pode te forçar a abrir programas de edição de imagens mais de uma vez, além de correr o risco de não encaixar alguma imagem na atualização. É o texto que define as imagens que serão necessárias.

A produção do texto é a tarefa que mais vai exigir a sua paciência e dedicação, por isso é importante tomar cuidado ao querer diminuir o tempo utilizado para construir o texto.

Uma ótima maneira é abrir um editor de textos e ao final de cada partida ou depois de algum evento importante (lesão, contratação, etc.) anotar algumas linhas com algumas informações relevantes, que mais tarde facilitarão a produção do texto que será postado no tópico e que não precisará conter todas as informações anteriormente registradas. Com essas anotações você não perderá tempo procurando acontecimentos dentro do jogo ou forçando a memória para lembrar do que aconteceu dois meses atrás. Pode parecer tempo perdido ao anotar cada fato importante, mas no momento de atualizar a história será um grande tempo economizado.

Outra opção é fazer uma espécie de modelo (template), no qual você colocará basicamente o mesmo tipo de informação em todos os posts de seu save. Isso agiliza a produção de posts.

Já algumas coisas podem ser evitadas. Não há nenhuma necessidade de fazer um post sobre os amistosos de pré-temporada, por exemplo. Você pode até achar legal seu pequeno clube na Espanha ganhar do Real Madrid na pré-temporada, mas eles são totalmente dispensáveis, podendo ser inseridos no tópico com as partidas oficiais.

Não é porque você contratou 20 jogadores na janela de transferências que você precisa fazer imagens de todos eles. Você pode se limitar aos mais importantes, reduzindo assim o seu trabalho. O mesmo pode ser efeito com o elenco de sua equipe.

Também não há necessidade de você tirar imagens de todas as partidas jogadas. Você pode se limitar às partidas que você julgar mais importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Central de Informações
  • AllMight featured e pinned this tópico
  • AllMight locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Perissé
      Por Perissé
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) da "Jogadores & Staffs":
      A arte do retreinamento [FM 2018] A importância de apostar em jogadores locais em ligas menores [FM 2017] Analista de Dados: como usá-lo no FM [FM 2018] A pré-temporada como ferramenta de desenvolvimento de jovens [FM 2018] A progressão da mentoria no FM 2019 [FM 2019] Aproveitando o máximo de suas substituições [FM 2017] Categorias de base: Planejando o futuro [FM 2014] Como encontrar as melhores promessas no FM? [FM 2018] Como funciona o sistema de treinos no FM 2019? [FM 2019] Como lidar com agentes? [FM 2017] Como manter seu elenco livre de lesões? [FM 2017] Como montar um time raçudo? [FM 2017] Como o treinador adjunto define os treinos no FM? [FM 2021] Como utilizar eficientemente um goleiro-líbero no FM? [FM 2018] Criando um legado - Desenvolvimento a longo prazo [FM 2014] Descobrindo suas fraquezas e construindo um time [FM 2018] Encontrando wonderkids no FM de maneira fácil [FM 2020] Engenharia de Base: CA e PA no desenvolvimento de jogadores [FM 2017] Engenharia de Base: Como Lapidar Diamantes? [FM 2015] Engenharia de Base: Como Gerar Mais Craques? [FM 2015] Gerenciando os treinamentos [FM 2017] Guia - Goleiros [FM 2016] Guia: Movimentos Preferidos do Jogador [FM 2018] Lidando com as Personalidades [FM 2014] O aumento da importância da comissão técnica no FM [FM 2018] O mapa das jovens promessas no FM [FM 2018] O Staff Perfeito [FM 2014] O status contratual e a harmonia do elenco [FM 2016] Palestras [FM 2014] Prodígios: Ciência exata? [FM 2018] Psicologia: Como elevar e manter a moral do seu elenco? [FM 2017] Psicologia: Transformando jogadores inconsistentes em jogadores decisivos [FM 2015] Qual o impacto da melhoria das camadas jovens no FM? [FM 2020] Treinamento no FM: um guia completo [FM 2018] Tutorial: Parcerias de Ataque [FM 2015] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • _Matheus_
      Por _Matheus_
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 19) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
       
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
        ★ Requisitos do Sistema e Dúvidas Gerais  ★
      FM 2019 
      FM  2018 · FM 2017 · FM 2016
      ***
       
      Perguntas Frequentes
      Como comprar o FM 2019?  Como corrigir os times brasileiros no FM 2019?  Corrigindo o nome de times e ligas não-licenciadas no FM 2019  Desbloqueando as seleções alemã e japonesa  Erros comuns do FM 2018 e como corrigi-los       Onde instalar logos, kits, facepacks, skins e outros gráficos?  Primeiras Impressões & Reviews
      Novidades [FM 2019] FM 2018 FM 2017 Primeiras Impressões [FM 2019] FM 2018 FM 2017 FM 2016 Discussão Geral [FM 2018] Review: FM 2019 Tour pelo FM 2019 Tour pelo FM 2018 FM 2017  FM 2015 Review Touch: FM Touch 2019 Informações sobre Patches
      FM 2019 19.3 FM 2018 18.0.1 [Beta] 18.1 | 18.1.2 | 18.1.3 18.2  FM 2017 17.1.0 | 17.0.2 [Beta] 17.2.0 | 17.2.1 17.3.0 FM 2016 16.3.2 Guias Gerais
      10 coisas que você aprende sendo demitido no FM [FM 2018] Adaptando o Moneyball para o FM [FM 2017] A MLS no FM [FM 2018] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015]  Botando os pingos nos IS: Passe [FM 2015]  Como jogar FM: um guia de 12 passos [FM 2014] Como melhorar no FM 2017? Dicas de Miles Jacobson [FM 2017] Como melhorar no FM 2017? Uma entrevista com o Analista de Futebol da SI [FM 2017] Como não se desmotivar com seu save? [FM 2016] Como superar a má fase? [FM 2018] Como ter saves de longa duração? [FM 2016] Como treinar equipes em divisões inferiores [FM 2017] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Como usar um teto salarial? [FM 2017] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015]  Construindo uma Liga Competitiva [FM 2016] Criando um legado: Um desenvolvimento a longo prazo [FM 2014] Dicas básicas de um novato para um novato [FM 2015] Dicas para dominar o jogo [FM 2018] Guia de Palestras [FM 2014] Guia financeiro para times pequenos [FM 2018] Guia para o Lower League Management (LLM) [FM 2016] O guia do FM 2018: 16 dicas essenciais [FM 2018] O que é LLM? (Lower League Management) [FM 2016] Sobrevivendo a sua primeira temporada em 12 passos [FM 2018] Uma Pré-Temporada Básica [FM 2016]  Treino individual, equipe e tático [FM 2016]  Guias Táticos
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Avaliando sua defesa [FM 2018] Como montar um esquema de gegenpressing no FM [FM 2016] Como se defender de escanteios? [FM 2018] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo [FM 2018] Estilo de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática [FM 2015] Guia teórico e prático sobre o Football Manager [FM 2014]  Jogadas de Bola Parada [FM 2016] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] Montagem de elenco através de atributos elementares [FM 2016][FManager TV] Montando uma tática através do elenco [FM 2016]  O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016]  O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] Parcerias de Ataque [FM 2014]  Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Uma análise da assimetria tática [FM 2019] Guias de Jogadores/Staff
      7 dicas para não perder nenhum craque [FM 2018] A arte do retreinamento [FM 2018] A importância de apostar em jogadores locais em ligas menores [FM 2017] Analista de Dados: como usá-lo no FM [FM 2018] A pré-temporada como ferramenta de desenvolvimento de jovens [FM 2018] A progressão da mentoria no FM 2019 [FM 2019] Aproveitando o máximo de suas substituições [FM 2017] Atributos-chave para cada função e tarefa [FM 2015] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com" em PT-BR  [FM 2015] Categorias de base: planejando o futuro [FM 2014] Como funciona o sistema de treinos no FM 2019? [FM 2019] Como encontrar as melhores promessas no FM? [FM 2018] Como lidar com agentes? [FM 2017] Como manter seu elenco livre de lesões? [FM 2017] Como montar um time raçudo? [FM 2017] Como utilizar eficientemente um goleiro-líbero no FM? [FM 2018] Descobrindo suas fraquezas e construindo um time [FM 2018] Engenharia de Base: CA e PA no desenvolvimento de jogadores [FM 2017] Engenharia de Base: Como Lapidar Diamantes? [FM 2015] Engenharia de Base: Como Gerar Mais Craques? [FM 2015] Engenharia de Base: Determinação realmente importa? [FM 2016] Gerenciando os treinamentos [FM 2017]  Guia - Goleiros [FM 2016] Guia: Movimentos Preferidos do Jogador [FM 2018] Lidando com as Personalidades [FM 2014] Montagem do elenco através de atributos elementares [FM 2016] O aumento da importância da comissão técnica no FM [FM 2018] O mapa das jovens promessas no FM [FM 2018] O que faz um goleador? [FM 2016] O staff perfeito [FM 2014] O status contratual e a harmonia do elenco [FM 2016] Prodígios: Ciência exata? [FM 2018] Psicologia: Como elevar e manter a moral do seu elenco? [FM 2017] Psicologia: Transformando jogadores inconsistentes em jogadores decisivos [FM 2015] Rotação do elenco através de estatísticas [FM 2018] Treinamento no FM: um guia completo [FM 2018] Tutorial: parcerias de ataque [FM 2015] Guias Gráficos
      Guia de personalização do jogo [FM 2014] Tutorial: criando kits [FM 2017] Tópicos Sugeridos
      7 dicas para aproveitar o máximo de FM quando você está sem tempo [FM 2017] Calendário das Fornadas de Jovens [FM 2017] Clube Tático Como instalar o FM em outra partição Como Usar Tal Jogador? FManager Simula: Campeonato Brasileiro 2017 - Série A, B e C [FM 2016] Manager em Tempo Real [FM 2016] Não delete seu save de FM! [FM 2018] Qual é o seu Elenco? Requisitos do Sistema [FM 2018] We are the Managers [VÍDEO] Facepacks
      Cut Out 9.0 [FM 2019] Panini Portrait 15 [FM 2018] FMSite Hexagon [FM 2019] Exclusive '10 [FM 2016] Scope [FM 2019] DF 11 [FM 2019] Carlo's Action [FM 2018] Logos
      Standard [FM 2019] TCM'18 [FM 2018] Blister'18 [FM 2018] Steel 18 [FM 2018] Metallic [FM 2019] Wizard's [FM 2017] Smooth'17 [FM 2017] ESS [FM 2017] TCM19 [FM 2019] Esalogos'19 [FM 2019] Kristal'19 [FM 2019] Kits
      CPv' Kits [FM 2018] FB' Kits [FM 2018] SS' Kits [FM 2019] FC'12 Kits [FM 2019] Skins
      Neub Skin [FM 2019] Flut Skin Dark [FM 2019] Rensie Skin [FM 2019] Andromeda Skin [FM 2019] Outras Utilidades
      Estádios e Faixas de Torcidas 3D [FM 2017] Estádios e Faixas de Torcidas [FM 2019] FMSite Stadiumpack Brasil [FM 2017] Recomendação de Jogadores
      Goleiros - Zagueiros e Laterais - Meias - Atacantes - Newgens  - Quem Devo Contratar?
      Listas Preferenciais
      Filtro para Staff [FM 2016] 50 Wonderkids para comprar no FM 2017 [FM 2017] Bons Jogadores para Times Brasileiros [FM 2016] Melhores Jogadores Livres [FM 2016] Jovens promessas - América do Sul [FM 2018]  
      Tópicos de FM's passados são válidos para versões posteriores.
      Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
       
      Obrigado.

       
       
×
×
  • Criar Novo...