Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Filosofia espaço-tempo, Barcelona e Copa: a entrevista de Xavi é uma grande visão de futebol


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

12 minutos atrás, Tehh disse:

Já o Mourinho foi campeão da UCL com o Porto. Não sou fã do Mou, mas fazer isso é muito mais difícil que fazer o que o Guardiola fez.

Nesse caso já entramos em outra discussão. É muito mais fácil jogar da forma que o Mourinho joga.

Implementar um estilo de jogo baseado em retranca e jogar por uma bola é infinitamente mais simples do que tentar fazer um time buscar o ataque o tempo todo, controlando a posse de bola e pressionando a defesa adversária. O primeiro, é possível fazer sem ter muita qualidade técnica, o segundo não, é necessário um mínimo de capacidade técnica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, EduFernandes disse:

Nesse caso já entramos em outra discussão. É muito mais fácil jogar da forma que o Mourinho joga.

Implementar um estilo de jogo baseado em retranca e jogar por uma bola é infinitamente mais simples do que tentar fazer um time buscar o ataque o tempo todo, controlando a posse de bola e pressionando a defesa adversária. O primeiro, é possível fazer sem ter muita qualidade técnica, o segundo não, é necessário um mínimo de capacidade técnica. 

Você está avaliando o Mourinho do começo da carreira com o Mourinho atual? 

Um não tem nada haver com o outro. Ele ficou assim depois que derrotou o Barcelona do Pep com a Inter e foi para o Real Madrid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EduFernandes disse:

Nesse caso já entramos em outra discussão. É muito mais fácil jogar da forma que o Mourinho joga.

Implementar um estilo de jogo baseado em retranca e jogar por uma bola é infinitamente mais simples do que tentar fazer um time buscar o ataque o tempo todo, controlando a posse de bola e pressionando a defesa adversária. O primeiro, é possível fazer sem ter muita qualidade técnica, o segundo não, é necessário um mínimo de capacidade técnica. 

Pra ser sincero, nem falei da forma como o Mourinho arma seus times. E como o Henrique falou aí em cima, duvido que ele tenha jogado assim a carreira toda - não o acompanhei no Porto, em todo o seu período no Chelsea etc. O cara foi campeão da UCL com o Porto, talvez tenha sido uma das últimas grandes zebras no campeonato de futebol mais endinheirado do planeta.

Você concorda comigo quando eu digo que o estilo de jogo do Pep requer jogadores capazes para tal, não só com um mínimo de capacidade técnica, eu diria com uma capacidade técnica bem acima da média. Até o goleiro tem que sair jogando bem. Para isso, você tem que gastar. E depois que gastar, tem que ter tempo e deixar o trabalho amadurecer. Nem todo técnico já teve ou terá isso na carreira. Aqui no Brasil vejo dois caras tentando seguir ele, ao menos em alguns conceitos: o Roger e o Diniz. Os dois só conseguiram fazer um trabalho bom até hoje. O Roger poderá emular o Pep agora, com um elenco vasto, de qualidade para os nossos padrões e com respaldo. Não sei se o Diniz terá a mesma sorte. Vamos ver no que vai dar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Tehh disse:

Já eu acho perfeitamente possível de se reconhecer que o cara teve totais condições de montar grandes times para ganhar o que ele ganhou. Ganhou e encantou, mas não fez isso com uma Chapecoense. O que não tira as medalhas que ele teve, não

Leia o texto que postei acima, @Tehh leia-o ali em cima tbm. O primeiro time do Guardiola foi o Barcelona B na quarta divisão. Depois de 1 ano, todos dentro do clube sabiam que o futebol praticado pelo Barcelona B era melhor do que o futebol A. Depois de uma temporada, o Barcelona B liderava o campeonato.  Alguns jogadores treinados por ele; Dimas Salgado, Gai Assulin, Manresa, 

Você citando o Porto campeão, me recordo que depois de ser campeão, eles foram contra o Sporting e todo mundo pintar a cara. Saudades daquele Mourinho :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa relação Guardiola x dinheiro é bem equiparável à você pensar no maior chefe de cozinha do mundo: ele vai fazer o prato mais sinistro do mundo sim. Mas não vai fazer isso comprando miojo, ovos e sal.

Ele vai te entregar o produto, mas precisa sim daquelas peças. A questão é: existe outro cozinheiro que consegue fazer uma receita com as mesmas características que o Guardiola faz? Eu chutaria que não. Até agora, no presente do futebol, só ele fez um time jogar da maneira que ele faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
16 minutos atrás, pedrobello disse:

Acho que essa relação Guardiola x dinheiro é bem equiparável à você pensar no maior chefe de cozinha do mundo: ele vai fazer o prato mais sinistro do mundo sim. Mas não vai fazer isso comprando miojo, ovos e sal.

Ele vai te entregar o produto, mas precisa sim daquelas peças. A questão é: existe outro cozinheiro que consegue fazer uma receita com as mesmas características que o Guardiola faz? Eu chutaria que não. Até agora, no presente do futebol, só ele fez um time jogar da maneira que ele faz.

Então você está precisando assistir mais futebol. Sem pensar, já sei de 2 ou 3 equipes que fazem o mesmo tendo menos recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aleef disse:

Leia o texto que postei acima, @Tehh leia-o ali em cima tbm. O primeiro time do Guardiola foi o Barcelona B na quarta divisão. Depois de 1 ano, todos dentro do clube sabiam que o futebol praticado pelo Barcelona B era melhor do que o futebol A. Depois de uma temporada, o Barcelona B liderava o campeonato.  Alguns jogadores treinados por ele; Dimas Salgado, Gai Assulin, Manresa, 

Você citando o Porto campeão, me recordo que depois de ser campeão, eles foram contra o Sporting e todo mundo pintar a cara. Saudades daquele Mourinho :( 

Tudo bem, mas você citou só um time. E ele ficou mesmo só um ano lá? Aliás, o Barça B mal conta, né. Lá ele não tinha pressão nenhuma, assim como o Zidane não teve no Castilla/Real Madrid B. 

Inclusive, ambos os treinadores já começaram a carreira por cima. E fizeram bonito, ganhando tudo. Possuem muitos méritos, é óbvio, mas é aquela analogia que o @pedrobello fez ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Então você está precisando assistir mais futebol. Sem pensar, já sei de 2 ou 3 equipes que fazem o mesmo tendo menos recurso.

Pô, pode ser parecido, mas não é a nesma coisa não. Obviamente tem alguns treinadores e times que buscam um jogo parecido, mas não são tão eficientes. Até porque são técnicos diferentes, com cabeças diferentes e com jogadores diferentes. Os próprios trabalhos do Guardiola possuem diferenças bem significativas de acordo com os jogadores disponíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tehh disse:

Tudo bem, mas você citou só um time. E ele ficou mesmo só um ano lá? Aliás, o Barça B mal conta, né. Lá ele não tinha pressão nenhuma, assim como o Zidane não teve no Castilla/Real Madrid B. 

Foi apenas uma temporada mesmo, atuando em apenas 38 partidas. Concordo que ele não possui pressão no Barcelona B, mas ele conseguiu agir de uma forma bem rápida com um elenco de qualidade baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
3 horas atrás, pedrobello disse:

Pô, pode ser parecido, mas não é a nesma coisa não. Obviamente tem alguns treinadores e times que buscam um jogo parecido, mas não são tão eficientes. Até porque são técnicos diferentes, com cabeças diferentes e com jogadores diferentes. Os próprios trabalhos do Guardiola possuem diferenças bem significativas de acordo com os jogadores disponíveis.

Você disse fazer o que o Guardiola faz. Eu te disse que sem forçar, tem 2 ou 3 treinadores que fazem o que o Guardiola faz. Aí vai da sua definição pessoal do que você acha que o Guardiola faz. Futebolisticamente, existem equipes com outros treinadores realizando o mesmo tipo de trabalho. Focado em futebol ofensivo e interessante, com base nos conceitos da Escola do Cruyff.

Quanto a ele, é um grande treinador e acho injusto essa perseguição em cima dele por causa do dinheiro gasto. Li um thread no twitter recentemente, do cara contando a história da elevação do patamar de gastos na Premier League e mostrando que durante a história da PL, boa parte dos treinadores que tiveram sucesso, investiam pesado em contratações. O foco é esse, investimento, mas agem como se ele estivesse comprando títulos.

A única ressalva que tenho quanto ao Guardiola é que tratam ele como o inventor do futebol moderno, sendo que tudo que ele fez e faz, foi reutilizar e aplicar conceitos já existente, ele não inventou nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
21 horas atrás, Henrique M. disse:

Na verdade, é arrogância mesmo. Outros comentários dele a respeito das outras maneiras de jogo futebol no passado e durante o auge do Barça e da Espanha demonstram que ele acredita que a escola espanhola e barcelonista como a única possível. O Guardiola acredita nas ideias dele, mas nunca diminuiu as outras.

Eu não vejo como arrogância.
Nunca vi o Xavi diminuir outras filosofias de jogo, sempre o vi traçando paralelos e elogiando a sua própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Leho. disse:

Eu não vejo como arrogância.
Nunca vi o Xavi diminuir outras filosofias de jogo, sempre o vi traçando paralelos e elogiando a sua própria.

Eu não sei se o Xavi é arrogante, só sei que ele não parecia gostar pessoalmente do Neymar numa certa vez que estavam comemorando um título. Poderia ser apenas um desentendimento de bêbados no desfile de campeões, contudo.

Com relação se há arrogância ao defender um ponto de vista, concordo com eles que não há. Provavelmente ele deve ser bem ciente de que existem métodos diferentes e eficazes de atingir o mesmo objetivo. Se forem bem executados, embora distintos e contrários, conseguem.

Mas creio que é preciso de mais sorte para ser bem sucedido se depender da competência defensiva. Seria o caso da conquista de Portugal na Euro 2016? Arrastar a Copa inteira para conseguir ganhar uma taça aos trancos e barrancos. Simeone que o diga, pois ele não foi tão bem sucedido, mas conseguiu uma margem menor de sucesso.

É o método de times inferiores ganharem. Possível, porém muito batalhado. Xavi também teve insucesso, inclusive com Ronaldinho em campo contra o Internacional. Equipes melhores tecnicamente possibilita ganhar utilizando o método do qual Guardiola é adepto, mas isso não é uma garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2018 at 14:34, Tehh disse:

Poderia me dar outros exemplos de jogadores que ele tirou o máximo? Confesso que não lembro de muitos casos não

Ele tira o máximo de todos os jogadores, acredito que ele pense assim, buscar a maneira mais eficiente de usar cada jogador do time, levando uma ideologia e não um treinamento apenas...

Tem vários caras que ele treinou que já falaram que ele é realmente diferente... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, on/offfernando disse:

Ele tira o máximo de todos os jogadores, acredito que ele pense assim, buscar a maneira mais eficiente de usar cada jogador do time, levando uma ideologia e não um treinamento apenas...

Tem vários caras que ele treinou que já falaram que ele é realmente diferente... 

Tudo bem, acredito que ele realmente seja um grande treinador. Mas eu falei mais no sentido de fazer um jogador atingir um nível de futebol que ele não havia atingido antes, ter mostrado mais qualidade que já mostrou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Tehh disse:

Tudo bem, acredito que ele realmente seja um grande treinador. Mas eu falei mais no sentido de fazer um jogador atingir um nível de futebol que ele não havia atingido antes, ter mostrado mais qualidade que já mostrou.

Alaba, Neuer, Messi, Xavi, Busquets, Daniel Alves, Boateng, Villa, Pedro... Isso porque eu tô postando pelo celular e não parei pra lembrar de outros ou explicar a evolução de cada um. Negar a evolução que Guardiola causou (até em jogadores consagrados) é ser cego. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 09/01/2018 at 10:47, Léo R. disse:

Vou sim, existe muita negligência dos pais no que diz respeito a cuidar do que o filho assiste e tem acesso na internet. Há formas de lidar com isso sim. E vou levar ele em todos os jogos da varzea, pra aprender o que é futebol de verdade. Na europa os jogadores nem cospem no campo.

Então vai ser daora quando você levar seu filho pra presenciar a primeira briga entre torcidas, vai ser um momento único pai e filho.

cospem sim amigo, até o Guardiola e Zidane com toda aquela classe cospem no campo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zetta-fmng disse:

Então vai ser daora quando você levar seu filho pra presenciar a primeira briga entre torcidas, vai ser um momento único pai e filho.

cospem sim amigo, até o Guardiola e Zidane com toda aquela classe cospem no campo.

 

Ah tá, é culpa de todos os torcedores a negligência de clubes, orgãos de segurança pública e governo para com a segurança.

Sendo assim, então vamos parar de ter campeonatos em nosso país, porque né.

Dentre uma vasta gama e argumentos, esse é o mais BUNDA MOLE de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideias incríveis tem o Xavi. Uma mente que poucos possuem no futebol. Cravo que será um treinador bem-sucedido daqui a uns 6-8 anos, caso se dedique ao ofício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico para a discussão das transferências na janela europeia de meio de ano.
      Algumas das principais transferências até agora foram:
       
      Jude Bellingham - Real Madrid Ilkay Gundogan - Barcelona Kai Havertz - Arsenal Mateo Kovačić - Manchester City Mason Mount - Manchester United James Maddison - Tottenham Marco Asensio - PSG Brahim Diaz - Real Madrid Alexis Mac Allister - Liverpool Moise Kean - Juventus Dominik Szoboszlai - Liverpool Sandro Tonali - Newcastle Iñigo Martinez - Barcelona Joselu - Real Madrid Timothy Weah - Juventus Houssem Aouar - Roma Raphaël Guerreiro - Bayern Konrad Laimer - Bayern Marcus Thuram - Internazionale Christopher Nkunku - Chelsea Kim Min-jae - Bayern Milan Skriniar - PSG Ángel Di María- Benfica Dejan Kulusevski- Tottenham Lucas Hernández - PSG Granit Xhaka - Bayer Leverkusen Manuel Ugarte - PSG Caglar Söyünkü - Atlético de Madrid Arda Güler - Real Madrid César Azpilicueta - Atlético de Madrid Vitor Roque - Barcelona
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Daqui a pouco, transmissão no SBT e no TNT.

    • Leho.
      Por Leho.
      🗓️ Hoje, 20/03
      🕔 17h (Brasília)
      📺 Star+ (exclusivo!)
      🏟️ Santiago Bernabéu
      ---
      Parece que o Karim tá fora de jogo por conta de lesão muscular. Mendy também. Desfalque pesado pros merengues.
      Primeiro clássico no Bernabéu desde 2020. E o Real vai estrear sua 3ª camisa, toda preta, em alusão aos 120 anos do clube. Barça vai de third também, amarelo. No mínimo estranho, hahahaha.
       
      Palpites?
    • Leho.
      Por Leho.
      🗣️ José Martínez
      🏟️ Camp Nou
      ---
      Saudades dos tempos em que o @Bruno Caetano. criava tópicos primorosos desse "El Clásico", cheios de informações e infográficos hahahaha. Tempo bom!
      Senti falta de uma repercussão maior sobre o jogo de hoje, só fui descobrir ontem à noite que teria a partida haha! É o primeiro clássico sem Lionel, o primeiro a ser disputado pelo Agüero, e teremos Ansu Fati com a lendária camisa 10 blaugrana.
       
×
×
  • Criar Novo...