Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Associação Atlética Portuguesa


Perissé

Posts Recomendados

Acho que montou um bom elenco e isso se refletiu no estadual. Creio que mesmo os times reservas dos grandes cariocas devam ser bastante superiores à Lusa, mas mesmo assim conseguiu bater de frente com eles e até chegar na final da Taça Rio. 

Sendo uma campanha excelente como a que fez, o time chega animado na Serie D e, na minha opinião, deve brigar pela primeira vaga mesmo. Acho que dá pra ir longe nessa temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 275
  • Criado
  • Última resposta

Grande resultado no estadual. Terminar a fase de grupos da Taça Rio na frente dos dois favoritos só mostra que o planejamento está indo no caminho certo. No próximo ano, com o time melhor estruturado, um resultado melhor que esse não será tanta surpresa, hein!?

Já na Série D, com o apresentado no estadual, prevejo uma classificação sem sustos.

Parabéns e boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Herr Jones disse:

Acho que montou um bom elenco e isso se refletiu no estadual. Creio que mesmo os times reservas dos grandes cariocas devam ser bastante superiores à Lusa, mas mesmo assim conseguiu bater de frente com eles e até chegar na final da Taça Rio. 

Sendo uma campanha excelente como a que fez, o time chega animado na Serie D e, na minha opinião, deve brigar pela primeira vaga mesmo. Acho que dá pra ir longe nessa temporada!

Sim, os times reservas são bastante superiores ao nosso, algo perto do nível da Série B.

Acredito que essa campanha na Taça Rio trouxe uma confiança maior à equipe e brigaremos até o final contra o J. Malucelli. Sobre o restante da Série D, prefiro jogar cada partida antes de falar que dá para ir longe. O sorteio pode vir muito difícil, mas pode vir muito fácil também.

8 horas atrás, São Marcos disse:

Grande resultado no estadual. Terminar a fase de grupos da Taça Rio na frente dos dois favoritos só mostra que o planejamento está indo no caminho certo. No próximo ano, com o time melhor estruturado, um resultado melhor que esse não será tanta surpresa, hein!?

Já na Série D, com o apresentado no estadual, prevejo uma classificação sem sustos.

Parabéns e boa sorte na continuação.

Na próxima temporada, as expectativas no Carioca vão depender bastante do nosso resultado na Série D. Uma promoção para a Série C nos traria uma qualidade maior no elenco, enquanto que mais uma temporada na Série D quase não aumentaria a qualidade do elenco.

Se nada de errado acontecer, acredito que uma segunda vaga é algo certo, no mínimo. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei que passaria por aqui e tardei, mas não falhei.

Antes de mais nada: muito obrigado pela citação ali no post inicial. Porra, fico feliz demais de saber que, de alguma forma, te ajudei. Estamos aí pra isso!

A campanha no Carioca foi muito boa! Fico imaginando o que pode fazer na próxima temporada, após uma possível promoção e um elenco mais qualificado. No mais, só posso desejar boa sorte na Série D!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualificou o elenco a tempo de melhorar ainda mais o desempenho no campeonato Carioca e conquistar uma inédita vaga na final. Nela, a cota de surpresas já havia se esgotado e deu Flamengo, mas a campanha é um ótimo indicativo do que a equipe pode fazer no futuro.

Acho que pelo que apresentou até aqui o time tem plenas condições de passar a segunda fase na série D, mesmo com o J.Malucelli tendo feito um ótimo estadual.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela campanha no segundo turno do estadual. Uma pena que não deu para jogar 90 minutos com onze em campo, ter que enfrentar os grandes com um a menos é sacanagem. Mas pode sair de cabeça erguida da competição.

Na série D eu acho que o time é favorito a conquistar a vaga, mesmo com o J. Malucelli podendo incomodar. Talvez não fique com o primeiro lugar, mas a vaga de segundo não vejo escapar da Portuguesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Bigode. disse:

Falei que passaria por aqui e tardei, mas não falhei.

Antes de mais nada: muito obrigado pela citação ali no post inicial. Porra, fico feliz demais de saber que, de alguma forma, te ajudei. Estamos aí pra isso!

A campanha no Carioca foi muito boa! Fico imaginando o que pode fazer na próxima temporada, após uma possível promoção e um elenco mais qualificado. No mais, só posso desejar boa sorte na Série D!

Opa, eu que agradeço! Acabou que o seu drama com o save de Israel virou incentivo para iniciar um save com a Portuguesa.

Sobre as campanhas, eu não quero imaginar ainda, apesar da expectativa aumentar a cada temporada que o elenco for melhorado. Sem cheirinho. Valeu, Gabriel!

7 horas atrás, vinny_dp disse:

Qualificou o elenco a tempo de melhorar ainda mais o desempenho no campeonato Carioca e conquistar uma inédita vaga na final. Nela, a cota de surpresas já havia se esgotado e deu Flamengo, mas a campanha é um ótimo indicativo do que a equipe pode fazer no futuro.

Acho que pelo que apresentou até aqui o time tem plenas condições de passar a segunda fase na série D, mesmo com o J.Malucelli tendo feito um ótimo estadual.

Boa sorte.

O objetivo era melhorar o elenco visando a Série D, porém, como o planejamento foi concluído rapidamente, serviu para a Taça Rio também. E, como você disse, dá para imaginar um bom futuro na competição com esse elenco ou até melhor.

Acredito que os leitores me convenceram da fragilidade do Ceilândia, passo a concordar que o J. Malucelli é o nosso único foco. Valeu, Vinny!

4 horas atrás, Danut disse:

Bela campanha no segundo turno do estadual. Uma pena que não deu para jogar 90 minutos com onze em campo, ter que enfrentar os grandes com um a menos é sacanagem. Mas pode sair de cabeça erguida da competição.

Na série D eu acho que o time é favorito a conquistar a vaga, mesmo com o J. Malucelli podendo incomodar. Talvez não fique com o primeiro lugar, mas a vaga de segundo não vejo escapar da Portuguesa.

Se as equipes reservas dos clubes grandes já possuem um nível técnico ligeiramente melhor que o nosso, imagina com um a mais? Fica desleal mesmo. No entanto, já entramos na final da Taça Rio com a mentalidade de dever mais que cumprido, o que acontecesse a favor da Portuguesa era lucro.

Acredito que o foco passa a ser o primeiro lugar ou no mínimo uma vaga em segundo lugar com uma boa campanha, ou seja, sem precisar das eliminatórias entre os piores segundos colocados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

image.png.c689dc70e5519882d26244aec9bf27b4.png

image.png.1889a4b9ec4c850badaba18ec28832ac.png

  • Campeonato Brasileiro Série D:

A estreia na competição aconteceu com goleada de 3 a 0 sobre o Espírito Santo em seus mandos. Apesar da goleada, abrimos o placar apenas na segunda etapa e ampliamos somente nos minutos finais, aproveitando o “abafa” dos capixabas com o 4-4-2. Em seguida, recebemos o Ceilândia e aplicamos uma sonora goleada de 3 a 0, sendo que dois gols vieram da pressão alta e o terceiro veio da superioridade causada nas laterais. Por fim, fechamos o turno perdendo para o J. Malucelli, que havia perdido as duas primeiras partidas da competição, em uma partida que criamos boas chances, porém os paranaenses definiram a partida em dois lances atípicos.

No entanto, a derrota para os paranaenses não nos abalou e voltamos ao caminho das vitórias na goleada de 4 a 1 sobre o Espírito Santo. Tal goleada nos deixou em situação tranquila para o resto da fase, necessitando apenas de um empate para nos classificar. No entanto, humilhamos novamente o suposto adversário direto Ceilândia em uma goleada de 5 gols, em que três deles saíram após os candangos irem para o “abafa” com o 4-3-3, e não só nos classificamos como garantimos a liderança. Por fim, fechamos nossa campanha na fase de grupos devolvendo a derrota ao J. Malucelli após alguns titulares entrarem na segunda etapa, chegando a incríveis 15 pontos.

image.png.3cf2eb9e0921810872e99a5b2a1ea528.png

A classificação para as oitavas de final veio com uma campanha bastante além do esperado com cinco vitórias em seis partidas (aproveitamento de 83%) e também com os adversários contribuindo com campanhas aquém do esperado, principalmente o J.Malucelli, que possuía o melhor elenco do grupo e terminou em segundo colocado, posteriormente sendo eliminado na eliminatória dos piores segundos colocados.

No lado tático, a última mudança tática do ano será a retirada da instrução de desarmar de forma mais agressiva pelas estatísticas mostrarem que temos uma média de 2,5 cartões amarelos por jogo, tendo consequências nas suspensões por acúmulo de cartões, algo péssimo para um elenco curto como o nosso.

image.png.682ce8106bfcf70289bb5a2b6fccc85b.png

image.png.551fc936558b29af9f6091aae88dbf47.png

No sorteio realizado logo após o término da fase de grupos, ficou definido o São José como o nosso primeiro adversário no mata-mata. Os gaúchos atuam sob as bases do 4-2-3-1 sem pontas e possuem um elenco com qualidade um pouco abaixo da nossa. Para efeito de comparação, o Zequinha terminou a fase de grupos na segunda colocação em um grupo com Altos (PI), Sousa e Santos (AP).

Na ida, em Porto Alegre, a marcação alta com os meia-atacantes e o congestionamento do meio-campo adversário dificultou a prática do nosso estilo de jogo e abriu caminho para o adversário marcar nas costas de nossa alta linha defensiva.

Na volta, já sabendo como jogava o adversário, especialmente para essa partida, alterei a formação da equipe para o 4-4-2 com um losango formado no meio e, precisando abrir uma vantagem de dois gols, lancei a equipe no ataque. A decisão neutralizou o meio de campo adversário e abriu caminho para os dois tentos marcados por Fabiano Oliveira em um intervalo de dois minutos. No entanto, o adversário nos deu um banho de água fria e diminuiu o placar cinco minutos depois, obrigando a equipe se lançar no ataque novamente. Felizmente, alcançamos o terceiro gol em um contragolpe bem executado na segunda etapa e avançamos de forma suada para a próxima fase.

image.png.5379a0711322851eae1a3899f3cc6ec4.png

image.png.cfe4214959075a8a6e3bbfca00b09c49.png

Após a classificação alcançada contra o São José, o novo sorteio definiu o Luziânia como o nosso segundo adversário no mata-mata. Os goianos atuam sob o tradicional 4-2-3-1 e possuem um elenco com qualidade bastante abaixo da nossa. Para efeito de comparação, a equipe goiana terminou a fase de grupos na segunda colocação em um grupo com Sete de Dourados, Águia de Marabá e Maranhão e passou pelo Novo Hamburgo no mata-mata antes de nos enfrentar.

Na ida, em Luziânia, pressionamos desde o início o entrelinhas do 4-2-3-1, deixando o nosso tridente ofensivo sozinho contra a linha defensiva, o que resultou nos dois primeiros gols e inúmeras chances perdidas.

Na volta, por estarmos com uma mão na classificação, lancei uma equipe mista em campo, visando o descanso da equipe titular pelos três jogos por semana no período de mata-mata. Tal decisão pouco prejudicou nossa atuação, mas faltou uma boa concretização das oportunidades para vencer os goianos, que marcaram seu único gol em um escanteio.

image.png.87eebf7ee903bda2f6e1d38973cbfaad.png

image.png.e8129dedb5438afe63ea328dc7d589a3.png

Na última etapa do sonho de promoção à Série C, fugimos de Campinense e Grêmio Osasco Audax e fomos sorteados para enfrentar o Villa Nova (MG). Os mineiros atuam sob o 4-4-2 em losango e possuem um elenco com qualidade um pouco abaixo da nossa. Para efeito de comparação, o Leão do Bonfim terminou na liderança em um grupo com Fluminense de Feira, Linense e Sinop e passou por Globo e Altos no mata-mata antes de nos enfrentar.

Na ida, em Nova Lima (MG), concentramos a maioria das nossas jogadas nas laterais pela superioridade numérica no setor, o que explica a quantidade elevada de cruzamentos. Assim, os dois tentos saíram de duas bolas paradas oriundas desse tipo de jogada, sem contar com o pênalti perdido por Fabiano Oliveira no final da partida, e nos deixou em situação de extrema vantagem para a próxima partida.

Na volta, usamos a mesma estratégia, porém aliada aos contragolpes, já que o adversário se lançou ao ataque, para marcar em dois dos três tentos. O adversário ensaiou uma arrancada, mas já era tarde para alcançar cinco gols e a promoção, que ficou com a Portuguesa. Vem, Série C!

image.png.c78db10388d1a9e065efe040f44075fa.png

  • Análise do Elenco:

Uma boa parte do sucesso que a Portuguesa conseguiu nesta temporada pode ser atribuído à periculosidade dos atacantes, destacando principalmente Ramón, Matías Sosa, Emiliano Trovento e Fabiano Oliveira, que acabou como o artilheiro da equipe em 2017 pelos seus tentos nas partidas mais fáceis do Campeonato Carioca. Em comum entre os quatro, podemos destacar a grande participação no processo ofensivo, sendo responsáveis não só pelos gols, mas também pelas assistências.

Além dos atacantes, podemos destacar no time-base da Portuguesa a participação ofensiva dos laterais, responsáveis por boa parte dos passes completos em cada partida pelo seu posicionamento vertical próximo aos meias, o que gera uma rodagem horizontal maior da bola. No entanto, algo que eu esperava na montagem da tática era uma grande participação dos meias nos gols da equipe, mas suas estatísticas de gols e assistências não reproduzem isso.

Por fim, devo informar que dois (o volante Marcinho e o zagueiro Marcão) dos 19 jogadores presentes no elenco não aparecem na imagem abaixo por serem vendidos logo após o final da Série D.

image.png.08720aaa151c2fc19c884faa1ff4b42f.png

Nas estatísticas de cada equipe na Série D, podemos destacar a influência da pressão e do desarme agressivo nas estatísticas de desarmes com êxito e de faltas concedidas. Por ser uma faca de dois gumes, aumentando o número de desarmes, porém o número de faltas também, optei por retirar a instrução de desarmar de forma mais agressiva, como foi explicado no início da atualização. Para a próxima temporada, pensarei em outro recurso para manter o número de desarmes alto.

Por último, é importante destacar a eficiência do ataque, com uma média próxima de 2,4 gols por partida, que ficou na liderança isolada da Série D, com três gols à frente do Campinense.

image.png.4351bde8381415fc30593cdd4e17b84d.png

  • Finanças:

Após começarmos a temporada com as finanças negativas, as campanhas no Campeonato Carioca e Série D nos renderam algumas premiações interessantes, as quais eu não esperava, o que acabou deixando as nossas finanças positivas na reta final do ano de 2017. Além disso, a boa campanha no Campeonato Carioca rendeu uma qualificação para participar da Copa do Brasil na próxima temporada, conhecida por pagar boas premiações na participação de cada fase.

A diretoria, por sua vez, aumentou consideravelmente o orçamento para salários e transferências devido à promoção para a Série C, o que me permite elevar a qualidade do elenco.

image.png.5de60fece2388f2d24e184ec9ecf2258.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé changed the title to Associação Atlética Portuguesa: Vem, Série C! (09/01)

Como eu disse, anteriormente, sua avaliação sobre o grupo era equivocada e as partidas mostraram que eu não estava errado. O que eu não esperava era um desempenho tão ruim dos paranaenses.

Quartas-de-final complicada, mas com Fabiano Oliveira mostrando que ainda faz das suas no FM. Fiquei supreso com o Luziânia, que disputa o campeonato do DF, indo tão longe, mas acabou mostrando na ida que eles não fariam frente à Lusa. E na final foi melhor em todos os sentidos, só sofrendo gols quando já estava com o troféu nas mãos.

Teve uma temporada muito boa (para minha tristeza) e conseguiu a promoção com título. Como no início do save você disse que pretendia manter os jogadores nas Série D e C, você acha que eles estão preparados para os novos desafios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas campanhas, tanto no campeonato estadual quanto no nacional. Parabéns pela promoção!

No aguardo da montagem do elenco para a série C e os novos desafios. Acredita ser possível fazer campanha semelhante no estadual ou dependerá de os grandes pouparem jogadores em função das competições continentais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Yan. Adoro saves brasileiros iniciados na série D. tomara que não bug! Parabéns pelo título e acesso, acompanhando!

Fechar série D no azul é digno de troféu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2018 at 18:12, ggpofm disse:

Como eu disse, anteriormente, sua avaliação sobre o grupo era equivocada e as partidas mostraram que eu não estava errado. O que eu não esperava era um desempenho tão ruim dos paranaenses.

Quartas-de-final complicada, mas com Fabiano Oliveira mostrando que ainda faz das suas no FM. Fiquei supreso com o Luziânia, que disputa o campeonato do DF, indo tão longe, mas acabou mostrando na ida que eles não fariam frente à Lusa. E na final foi melhor em todos os sentidos, só sofrendo gols quando já estava com o troféu nas mãos.

Teve uma temporada muito boa (para minha tristeza) e conseguiu a promoção com título. Como no início do save você disse que pretendia manter os jogadores nas Série D e C, você acha que eles estão preparados para os novos desafios?

Não acredito que a avaliação estava equivocada, apenas quanto ao Ceilândia, mas concordei com os leitores após os comentários. Mas o J. Malucelli decepcionou bastante, não se espera que o melhor elenco do grupo vá tão mal assim em um grupo tranquilo de pontuar.

O Fabiano Oliveira desaparecia bastante nesta temporada até a segunda partida contra o São José, participando bem apenas nas partidas mais fáceis do Carioca. Acredito que decidiu a partida mais complicada da Série D, em que deveríamos ganhar por mais de um gol de diferença e perdíamos para o gol fora de casa do São José até a metade da segunda etapa. Fora esse adversário, admito que encaramos um caminho fácil a final.

O elenco será pouco alterado, sim. Acredito que apenas o meio e a defesa, pelas saídas do volante Marcinho e do zagueiro Marcão, serão reforçados.

Não foi desta vez, Gilson. Mas com a promoção, iremos lutar pela manutenção e eu torço para que você continue triste.

Em 10/01/2018 at 19:07, Leonardo Moreno disse:

Excelente desempenho! Tá bem bom de acompanhar. Quero só ver até onde esse time pode ir.

Valeu, Leonardo. Torço para que a Portuguesa vá longe, mas pensando sempre no presente.

2 horas atrás, Gabriel Kanaan disse:

Ótimas campanhas, tanto no campeonato estadual quanto no nacional. Parabéns pela promoção!

No aguardo da montagem do elenco para a série C e os novos desafios. Acredita ser possível fazer campanha semelhante no estadual ou dependerá de os grandes pouparem jogadores em função das competições continentais?

Valeu, Gabriel.

Dependerá disso e também do sorteio dos grupos. Deixar um clube grande que não participa da Libertadores em cada grupo pode prejudicar a nossa campanha, já que apenas uma equipe se classifica.

1 hora atrás, Ademare disse:

Fala Yan. Adoro saves brasileiros iniciados na série D. tomara que não bug! Parabéns pelo título e acesso, acompanhando!

Fechar série D no azul é digno de troféu!

A Série D já foi retirada rapidamente das ligas do save, o que tira a possibilidade do calendário bugar pelo uso da liga alternativa.

Agradeço o elogio quanto às finanças, mas não acho que fechar a Série D no azul seja tão difícil. Recebemos boas premiações no Carioca e na Série D que foram responsáveis pelo azul das finanças. Valeu, Ademare.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Foi bem no estadual, foi bem na Série D, como disse o Gilson, nada que justificasse todo o pessimismo inicial.

Parabéns pelas conquistas, agora é ver se a equipe consegue repetir o bom estadual e se dar bem na Série C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o que o time mostrou no estadual, uma boa campanha na Série D era esperada e se concretizou. O time produziu bastante ofensivamente e isso foi importante para que a Portuguesa revertesse eliminatórias.

Fecha no azul e ainda terá um bom orçamento para reforçar o elenco em 2018. Dá para sonhar com um bom desempenho no ano.

Boa sorte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2018 at 21:36, Henrique M. disse:

Foi bem no estadual, foi bem na Série D, como disse o Gilson, nada que justificasse todo o pessimismo inicial.

Parabéns pelas conquistas, agora é ver se a equipe consegue repetir o bom estadual e se dar bem na Série C.

Quanto ao Ceilândia, foi um equívoco mesmo e cheguei a concordar nas respostas dos leitores. Mas o J. Malucelli decepcionou bastante sem chegar nas oitavas com um elenco melhor que todos do grupo. Valeu, Henrique.

9 horas atrás, vinny_dp disse:

Com o que o time mostrou no estadual, uma boa campanha na Série D era esperada e se concretizou. O time produziu bastante ofensivamente e isso foi importante para que a Portuguesa revertesse eliminatórias.

Fecha no azul e ainda terá um bom orçamento para reforçar o elenco em 2018. Dá para sonhar com um bom desempenho no ano.

Boa sorte. 

Acredito que o 4-1-2-3 foi bastante útil no ataque e protagonizou 29 gols em 12 partidas, sem contar as inúmeras oportunidades produzidas. Assim, as equipes adversário não seguravam a força do nosso ataque e não possuíam bons ataques para retribuir.

Como disse ao Ademare, as premiações foram bastante generosas e, se não podemos contar com bons patrocínios ainda, precisamos nos sustentar nelas. Valeu, Vinny.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande campanha na Série D. Parabéns pela conquista!!

Espero que na temporada que vem a equipe siga evoluindo e vá em busca do acesso também. Apesar de você não precisar ter pressa para subir, acho que a qualidade dos jogadores da Série C para a D não tem uma diferença muito grande, só alguns times que destoam dos demais e que a essa altura já devem ter conseguido o acesso para a Série B.

Se puder, na resposta, deixa uma foto das equipes que estarão na Série C. tmj!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, PedroJr14 disse:

Grande campanha na Série D. Parabéns pela conquista!!

Espero que na temporada que vem a equipe siga evoluindo e vá em busca do acesso também. Apesar de você não precisar ter pressa para subir, acho que a qualidade dos jogadores da Série C para a D não tem uma diferença muito grande, só alguns times que destoam dos demais e que a essa altura já devem ter conseguido o acesso para a Série B.

Se puder, na resposta, deixa uma foto das equipes que estarão na Série C. tmj!

Não cheguei a observar os adversário que enfrentaremos na Série C, mas o nível não deve ser muito diferente do que vimos no São José, que foi o adversário mais cascudo que enfrentamos. Valeu, Pedro.

E sobre as equipes que estarão na Série C, falarei delas na atualização anterior ao começo das partidas da Série C no mesmo esquema que fiz antes da Série D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.67677cc1286abebb5e592e1ba87cd09c.png

image.png.b2f12ef884447ef8f4a600106312ecd5.png

Somos acostumados a ver o Real Madrid no topo do futebol mundial junto com algumas equipes, como Barcelona e Bayern de Munique, por exemplo. Mas será que sempre foi assim? Sim, a equipe madridista sempre foi referência no esporte. No entanto, no ano de 1969, logo após se consagrarem campeões nacionais em um jogo que era apenas para a entrega das faixas no Santiago Bernabéu, a Associação Atlética Portuguesa roubou os holofotes.

A equipe brasileira passava por uma excursão na Europa, como era normal na época que não existia competições oficiais além dos estaduais. Inclusive, a Portuguesa já era conhecida por algumas surpresas nos amistosos internacionais pelos empates contra Dínamo de Kiev e Barcelona em 1956 e a vitória contra o Besiktas no ano anterior. Assim, a equipe lusitana viajava à Espanha para um amistoso contra o Sevilla. Entretanto, a partida foi cancelada por um motivo curioso. O Real Madrid, que havia conquistado o Campeonato Espanhol, procurava um adversário para um jogo festivo de entrega de faixas e venceu a concorrência do Sevilla oferecendo um "bicho" maior.

image.png.586b5d866fbced0be735c96ef946c56a.png

Elenco da Associação Atlética Portuguesa posando para foto na década de 60

Em uma partida que era apenas para entrega das faixas, a Portuguesa não tomou conhecimento do adversário com seu elenco titular e dos 50 mil torcedores no Santiago Bernabéu, abrindo o placar aos sete minutos com o atacante Miguel. Não contente, Miguel ampliou no final da primeira etapa para os lusitanos. Já na segunda etapa, a equipe madridista foi com tudo para cima dos brasileiros, mas resultou em apenas um gol, que não foi suficiente para evitar a vitória da Portuguesa e o maior feito da história do clube.

image.png.4da27890a206517838a5fa38f6f8f5e5.png

Jornal espanhol da época critica a atuação dos merengues contra a Portuguesa

Como bicho pela vitória na partida, os jogadores da Lusa receberam cinco vezes mais do que foi combinado antes: cada um ganhou 50 dólares. O zagueiro Zeca admite terem comemorado do único modo possível nas ruas de Madrid: “Ficamos malucos. Foi só alegria, samba, pagode e felicidade.”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé changed the title to Associação Atlética Portuguesa: Derrota Madridista (16/01)

Bacana a história, especialmente para mim que nunca simpatizei com o Real Madri pela ligação com o franquismo e ainda lambo as feridas da abertura da barreira na final do mundial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada foi simplesmente espetacular. O time se portou muito bem e conseguiu o título... Na minha opinião, era até esperado face a grande campanha no estadual que mostrou um apurado nível da equipe. Porém, o que mais me surpreendeu foi fechar o ano no azul e com um saldo muito bom para os padrões das divisões inferiores brasileiras. Acho que tem tudo para montar uma equipe mais competitiva para a Série C.

E bem legal essa história da Lusa carioca contra o Real!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gabriel Kanaan disse:

Bacana a história, especialmente para mim que nunca simpatizei com o Real Madri pela ligação com o franquismo e ainda lambo as feridas da abertura da barreira na final do mundial.

Compartilho do mesmo pensamento. Nunca simpatizei com o Real Madrid e ver que um dos meus times de coração já o venceu é bacana mesmo.

5 horas atrás, ggpofm disse:

Muito legal o post histórico, ainda mais com uma vitória da Lusa Carioca contra os Merengues. 

Espero que venha mais posts históricos ao longo do save, conforme eu for pesquisando a fundo a história da Portuguesa, que por ser um clube pequeno, se torna mais difícil.

4 horas atrás, Herr Jones disse:

A temporada foi simplesmente espetacular. O time se portou muito bem e conseguiu o título... Na minha opinião, era até esperado face a grande campanha no estadual que mostrou um apurado nível da equipe. Porém, o que mais me surpreendeu foi fechar o ano no azul e com um saldo muito bom para os padrões das divisões inferiores brasileiras. Acho que tem tudo para montar uma equipe mais competitiva para a Série C.

E bem legal essa história da Lusa carioca contra o Real!

Eu só não estava tão confiante pelo sorteio do mata-mata da Série D criar uma final antes do tempo, o que nos deixaria de fora. Mas deu tudo certo e o único adversário forte que enfrentamos foi o São José, de resto mostramos que merecemos estar entre as equipes da Série C.

E sobre as finanças, compreendo que os leitores se surpreendam com um saldo azul tratando-se de uma equipe da Série D. No entanto, o FM não simula tão bem assim as finanças dos clubes brasileiros, então não é difícil crescer financeiramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junto ao jogo no Bernabéu, acho que teve também uma investida dos merengues pelo Escurinho, só que declinaram assim que viram a idade dele: 39 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve uma temporada muito boa, fiquei bastante surpreso com a ida do time para a final da Taça Rio. No geral acho que o time está jogando bem acima do que era esperado e nisso o mérito é todo do treinador. Parabéns!

No geral como o time tem se comportado taticamente? Está jogando aquilo que você imaginava ou teve que fazer mais ajustes além de retirar a instrução "levar a bola até a área"?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Associação Atlética Portuguesa
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
×
×
  • Criar Novo...