Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Associação Atlética Portuguesa


Perissé

Posts Recomendados

image.thumb.png.4fa8456656d62c2f1601f9072c80d113.png

  • Considerações iniciais:

Bom, faz tempo que desejo iniciar um save baseado no desenvolvimento de um clube e não na carreira de um treinador, mas sempre adiei essa ideia por achar que não conseguiria comandar o mesmo clube por muitos anos. No entanto, desta vez, apostei neste tipo de save e para isso, acredito que um save com um clube que eu tenha mais identificação, conheça a história e acompanhe as partidas deve render muito mais. Assim, esse foi o principal fator que me fez escolher a Associação Atlética Portuguesa neste save.

O save não será ficcional, como é de praxe nas minhas histórias, pois demanda muito tempo de dedicação e poderia me perder facilmente dentro da história por não ser algo que manejo bem. Deste modo, o save será contado na visão do treinador com atualizações em torno de dez partidas e ainda abrirei um espaço para contar alguns marcos na história do clube ao final de cada temporada.

Por fim, agradeço especialmente ao @Bigode. pela inspiração no save nas nossas conversas e ao @mfeitosa pela bela capa feita.

  • Sobre o clube:

A Associação Atlética Portuguesa, fundada em 17 de dezembro de 1924 (exatos 93 anos atrás¹), carrega o nome lusitano em simpatia com a antiga Portuguesa Santista, após os cariocas realizarem um amistoso em Santos com colegas de profissão e também torcedores da Portuguesa de Santos. O amistoso serviu de incentivo para os cariocas fundarem a Portuguesa, nascendo no mesmo ano na extinta Rua Visconde de Itaúna, no Centro do Rio.

No auge de sua história, o clube era conhecido por algumas façanhas em território europeu. Nas excursões mais marcantes temos o empate em 1956 com o Dínamo de Moscou, liderado por Lev Yashin, e a vitória em 1969 sobre o poderoso Real Madrid, detentor do título espanhol na época, em pleno Santiago Bernabéu, considerada o maior feito da história do clube. Além desses, há outras partidas marcantes que serão contadas ao longo do save.

No entanto, o histórico recente do clube lusitano está longe de tais façanhas, tendo disputado a Série C em 2003 e 2004, quando a competição possuía uma enorme quantidade de participantes. A partir disso, o clube disputou várias vezes a segunda divisão do Campeonato Carioca até a sua volta à uma competição nacional apenas em 2016 na Série D.

Apesar da identificação com a Ilha do Governador e da relação com o bairro da Portuguesa, o clube apenas se apropriou do estádio Luso-Brasileiro em 1964, quando o comprou do Jockey Club da Guanabara. Sua estrutura foi mantida até hoje e com a reforma do Flamengo o estádio possui espaço para comportar quase 20 mil torcedores. Diferente de outros clubes, antes da compra de seu estádio, a Portuguesa vagava por pequenos estádios da cidade como os extintos Morais e Silva (Tijuca) e Andaraí (Andaraí) e, principalmente, o Serafim Sofia (Cosmos).

image.png.c2b8f657716ec784ec8c171d26dc2572.png

INFRAESTRUTURAS DO CLUBE

  • Dados do save:

O save será realizado no Football Manager 2017 com uma base de dados personalizada na América do Sul, adicionando apenas a Série D em forma de liga alternativa. A escolha da liga alternativa se deu pela melhor representação da realidade na competição, haja visto que nos updates a quantidade de clubes estava diferente e as atividades de transferências e o regulamento da competição não simulavam a realidade.

Quanto às ligas, ativei todas da América do Sul, isso inclui as da Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, possibilitando uma quantidade maior de jogadores dentro do âmbito de observação, além de movimentar mais o mercado de transferências sul-americano.

  • Perfil do treinador:

O treinador criado foi com o nome do ex-jogador da Portuguesa Digão, que atuou entre 2009 e 2012 no clube e virou um dos poucos ídolos que o clube possui. Além da Portuguesa, o meia atuou no Macaé e Duque de Caxias, ambos quando estavam na Série C, porém estava sem clube após a saída do clube praiano.

Aos 32 anos, o estilo do treinador será focado no desenvolvimento de jovens jogadores para o futuro da Portuguesa, visto que planejo uma carreira longa no clube e precisará muitas vezes da força das categorias de base e da contratação de jovens jogadores. No entanto, essa filosofia funcionará melhor nas melhores divisões do futebol brasileiro, onde não terá muita mudança na qualidade do elenco. Já nas divisões inferiores, há uma mudança constante do elenco pelas promoções e rebaixamentos. Assim, jovens descobertos na Série D não serão úteis na Série B, por exemplo.

Já a montagem do elenco, em uma ocasião de estarmos na elite do futebol brasileiro, respeitará a formação de um elenco em volta de quatro a cinco jogadores jovens (até 24 anos), com o resto do elenco sendo mais móvel. Tal filosofia de trabalho a longo prazo é melhor explica neste guia. Quanto aos jogadores contratados, em qualquer divisão deverão possuir no máximo 27 anos. A ideia é utilizá-los em dois níveis seguidos (Ex: Série D e Série C, Série B e Série A ou patamares dentro de uma mesma divisão), para isso precisarão de um certo tempo em seu mais alto nível.

image.thumb.png.ef480330bee80af2a14459e60091ca94.png

 

¹A criação do tópico estava marcada para ontem, dia 17 de dezembro, mas por problemas no fórum, a criação foi remarcada para hoje, dia 18 de dezembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 275
  • Criado
  • Última resposta

 

image.thumb.png.b341ca2c903e7408c99ac19200b45683.png

image.png.9b5e1b8582bf3859a18ae3066cafd9e9.png

image.png.d559ecd6c7c8ab1d9c05d0eb967b51ec.png

image.png.5e0554df9022cd48f41b62a2e7e34c52.png

image.png.d2698604557c299c38a9a2f81dd3c369.png Campeonato Carioca:

  • Primeira Fase: 1º colocado;
  • Taça Guanabara: 3º colocado no Grupo B;
  • Taça Rio: vice-campeão.

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Campeonato Brasileiro Série D: Campeão.

image.png.c5c54e0e1c9f69b08df16c12bbf820ad.png

image.png.d2698604557c299c38a9a2f81dd3c369.png Campeonato Carioca:

  • Taça Guanabara: 3º colocado no Grupo B;
  • Taça Rio: 2º colocado no Grupo B.

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Copa do Brasil: Eliminados na 3ª eliminatória;

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Campeonato Brasileiro Série C: Campeão.

image.png.9b7cab5218b0350b178795414d124d46.png

image.png.d2698604557c299c38a9a2f81dd3c369.png Campeonato Carioca:

  • Taça Guanabara: 3º colocado no Grupo B;
  • Taça Rio: 2º colocado no Grupo B.

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Copa do Brasil: Eliminados na 2ª eliminatória;

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Campeonato Brasileiro Série B: 3º colocado.

730380310_Barra(2020).png.5330e0fd24c1286f18186405e71c82a0.png

image.png.d2698604557c299c38a9a2f81dd3c369.png Campeonato Carioca:

  • Taça Guanabara: Vice-campeão;
  • Taça Rio: 2º colocado do Grupo A.

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Copa do Brasil: Eliminados na 2ª eliminatória;

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Campeonato Brasileiro Série A: 16º colocado.

2021.png.565a28657e3b5bc179b212971fc9c94b.png

image.png.d2698604557c299c38a9a2f81dd3c369.png Campeonato Carioca:

  • Taça Guanabara: Vice-campeão;
  • Taça Rio: 2º colocado do Grupo A.

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Copa do Brasil: Eliminados na 1ª eliminatória;

image.png.099ece7daf3f526c6c2e71870cba6ef0.png Campeonato Brasileiro Série A: A disputar;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começar nas divisões inferiores do Brasil é a maneira mais legal de jogar, na minha opinião; acompanhar essas histórias também é emocionante. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ggpofm disse:

Boa, Yan.

Valeu, Gilson.

4 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Boa sorte aí jovem, vai ser um desafio e tanto!

Valeu, Lucas.

4 horas atrás, LC disse:

Rapaz que bom que voltou a área e gostei da escolha da Lusa Carioca.

Acredito que aqui no Rio de Janeiro é um clube bem querido, difícil não gostar de clubes de divisões inferiores daqui do Rio, são recheados de história. Valeu, LC.

4 horas atrás, mfeitosa disse:

Show, Yan! Boa sorte! Agora vai!

Com esse banner dá um gás pra contar. Valeu, Feitosa.

3 horas atrás, VitorSouza disse:

Muito legal. Boa sorte na empreitada.

@Joao17VMartins

Valeu, Vitor.

3 horas atrás, Tsuru disse:

Gosto muito da Lusa carioca, estarei acompanhando.

Como eu falei pro LC, é difícil não gostar de um clube de divisão inferior daqui do Rio de Janeiro. É muita história envolvida. Valeu, Tsuru.

2 horas atrás, CesarShowOff disse:

Boa sorte Yan!  

Valeu, Cesar.

9 minutos atrás, Gabriel Kanaan disse:

Começar nas divisões inferiores do Brasil é a maneira mais legal de jogar, na minha opinião; acompanhar essas histórias também é emocionante. Boa sorte!

Eu tenho um amor particular por essas divisões inferiores, apesar do calendário brasileiro ser cagado pela CBF, mas não tira a vontade de jogar. Valeu, Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2017 at 18:23, Danut disse:

Bom save pra ti :)

Valeu, Danut.

Em 18/12/2017 at 19:22, difini disse:

Boa sorte, Yan! Acompanhando.

Valeu, Difini.

Em 18/12/2017 at 21:02, Henrique M. disse:

Boa sorte.

Valeu, Henrique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.3d896edc8961cfcf59b2c393e548f4d8.png

image.png.5553503b80cf39630f52404453bda61d.png

  • Análise do elenco:

Inicialmente, o meu trabalho na Portuguesa será com um elenco reduzido a apenas 15 jogadores. Por sorte a equipe se encontra equilibrada entre jogadores do setor defensivo e ofensivo, além da presença de jogadores em todas as posições que necessito, exceto nas laterais.

Como a quantidade de jogadores no elenco é bastante abaixo do que eu considero ideal, terei que trazer alguns reforços de imediato. Inicialmente, planejo reforçar as duas laterais, o meio e a zaga. Após estes primeiros reforços, precisarei rever o elenco e definir quais setores serão reforçados de acordo com a disponibilidade de recursos no orçamento salarial e definir quais jogadores serão vendidos ou sairão por ter o contrato se encerrando em abril, mês em que encerraria o estadual.

Os jogadores Peterson e Eduardo, ambos em situação de empréstimo junto ao Itaboraí, serão devolvidos ao clube de origem por não possuírem o nível técnico que desejo na equipe de acordo com as minhas expectativas para essa temporada.

image.png.c97d3098096370ca445d38e9f644c62d.png

Passando para os destaques da equipe, possuímos como principal peça ofensiva o ponta e centroavante argentino Matías Sosa de 24 anos, que já teve passagens por Colón, Estudiantes, Nacional-URU e Sporting Gijón B. Além do hermano, temos o forte centroavante Fabiano Oliveira de 30 anos, conhecido pelas passagens por Nacional da Madeira, Goiás e, principalmente, Flamengo.

image.png.95ce517ff81e50acd53677452f262a85.png

  • Campeonato Carioca:

Como o Campeonato Carioca possui um regulamento pífio, não há como realizar uma pré-temporada de maneira alguma, visto que o início da primeira fase, que é disputada apenas pelos menores clubes da competição, está marcado para o dia 4 de janeiro e minha chegada ao clube foi em meados de dezembro. Desta maneira, querendo ou não, a fase será uma pré-temporada da equipe, arriscando a nossa vaga no restante do campeonato.

O regulamento da primeira fase funciona da seguinte forma: seis equipes participam do formato de pontos corridos com apenas cinco rodadas. Ao final da quinta rodada, apenas as duas melhores equipes se classificam para o restante do campeonato, as duas piores equipes são rebaixadas para a Série B1 do Campeonato Carioca e os restantes são eliminados da competição.

A expectativa da diretoria é pessimista quanto a nossa participação no Campeonato Carioca, isso nos ajuda bastante para usar a primeira fase como uma pré-temporada sem pressão por resultados. Já a minha expectativa sobre a nossa participação é a qualificação para o restante do campeonato, mesmo que na segunda colocação.

image.png.44a8ea3e1d1434d3e0f574a2bb8399d2.png

  • Finanças:

As finanças da Portuguesa não andam boas, estando negativas logo no começo da temporada e não há boas projeções para o restante do ano. No entanto, se passássemos para a segunda fase do Carioca seria ótimo para alavancar as nossas receitas com premiação e bilheteria, já que a Série D não oferece uma premiação.

Ao menos, ainda tenho alguma margem para investir em contratações sem custos, já que a nossa atual folha salarial é de apenas R$ 160 mil e o orçamento salarial é de R$ 181 mil, sem contar com as vendas e saídas de salários altos da equipe. Já o orçamento de transferências está zerado pois reforçarei a equipe com jogadores livres em sua maioria, com poucos jogadores sendo contratados de equipes, que devem custar pouco.

image.png.9af6a2610b733ea9a1fbef3bd46b6e24.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O elenco é bastante curto e vai ter que se desdobrar para montar uma equipe bacana e que se entrose rápido para não perder um semestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm, Brasil. Aquela bagunça clássica no calendário e um milhão de partidas para algumas equipes jogar e uma dúzia para outras.

Um desafio sempre interessante. Pouco tempo para treinar, elenco curto e poucas partidas para conseguir uma vaga na fase posterior. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ter peças interessantes, mas o elenco é muito pequeno. Terá trabalho nesse início.

Uma vez joguei com o Gonçalense e tinha o William Amendoim no elenco também,  hahhahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um elenco bem curto, mas com algumas boas peças,  uma pena as finanças estar no negativo, o que já era esperado. Terá bastante trabalho. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando aqui. Vai ter que correr atrás de reforços, montar um elenco decente pra esse início de ano. Sorte aí, acompanhando. 

PS: Fabiano Oliveira ainda dá um caldão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Henrique M. disse:

O elenco é bastante curto e vai ter que se desdobrar para montar uma equipe bacana e que se entrose rápido para não perder um semestre.

Exatamente. E se eu quiser um planejamento perfeito, só na Série D mesmo que conseguirei completar o elenco e entrosar. O que não seria uma má ideia, já que o que vier no Carioca é lucro.

12 horas atrás, ggpofm disse:

Hummm, Brasil. Aquela bagunça clássica no calendário e um milhão de partidas para algumas equipes jogar e uma dúzia para outras.

Um desafio sempre interessante. Pouco tempo para treinar, elenco curto e poucas partidas para conseguir uma vaga na fase posterior. Boa sorte.

Bom, o elenco é curto somente no início, o planejamento é dar uma fortificada até a Série D. Valeu, Gilson.

11 horas atrás, Gabriel Kanaan disse:

Parece ter peças interessantes, mas o elenco é muito pequeno. Terá trabalho nesse início.

Uma vez joguei com o Gonçalense e tinha o William Amendoim no elenco também,  hahhahaha

Sim, como disse na atualização, o Carioca será como uma pré-temporada, contratando os reforços e entrosando a equipe.

Vi aqui no histórico do William Amendoim e ele atuou no Gonçalense mesmo nos anos de 2016 e 2014. A princípio gostei dele, deve ser um dos meias titulares na Série D, mas nada além disso.

5 horas atrás, CesarShowOff disse:

Um elenco bem curto, mas com algumas boas peças,  uma pena as finanças estar no negativo, o que já era esperado. Terá bastante trabalho. Boa sorte.

Estas boas peças serão importantes no esqueleto formado pra disputar a Série D e, quem sabe, a Série C. Valeu, Cesar.

1 hora atrás, Maiiron_ disse:

Acompanhando aqui. Vai ter que correr atrás de reforços, montar um elenco decente pra esse início de ano. Sorte aí, acompanhando. 

PS: Fabiano Oliveira ainda dá um caldão.

Acredito que será difícil montar um elenco decente já no início do ano. Provavelmente completarei o elenco no final do Carioca e estarei com ele entrosado para a Série D, que começa em meados de maio. Valeu, Maiiron.

O Fabiano Oliveira ainda é bastante útil na Série D, dá um caldão mesmo. Não é sem motivo que o coloquei como um dos destaques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai precisar mesmo contratar mais alguns jogadores para ter um elenco de tamanho razoável. Mas não acho que isso seja um grande problema, te dá uma margem para procurar jogadores interessantes - ainda que o orçamento para contratações não seja lá uma maravilha.

Esse regulamento do cariocão é bizarro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que voltou como autor Yan, já fazia um tempo. 

Achei bacana a escolha do clube, que lhe dará um desafio e tanto. A começar pelo elenco, que precisa ser muito reforçado e entrosado em um curtíssimo espaço de tempo, uma vez que o calendário do Cariocão é daquelas coisas que não tem explicação.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Associação Atlética Portuguesa
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
×
×
  • Criar Novo...