Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Lohan

BRASIL Mundi Up (23\10) --- FM 2018

Recommended Posts

Lohan

Q1846nu.png

BRASIL MUNDI UP  (23\10\2018)  

✔️ Séries A, B, C e D (formato original) 

✔️ Série Regional, equivalente a uma 5a divisão fictícia, que faz com que os Estaduais fiquem mais realistas e disputados (grupos verdadeiramente regionalizados)

✔️ Segundonas, Terceiras e Quartas Estaduais

✔️ Copa SP de Futebol Júnior, Copa BH, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17

✔️ Copas Estaduais (detalhe: quando os times sobem pra Séries A e B, deixam de participar pra não inflar o calendário)

✔️ Novidade! Todos os Campeonatos Estaduais Sub-20

Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica em: "documentos / Sports Interactive / Football Manager 2018 / editor data",
e depois selecioná-lo antes de criar o Save.

Testado 3 vezes até 2030 sem bugs! (protegido contra cópia)

DOWNLOAD:  

Brasil Mundi Up (23-10) Unificado ao Pr0 Update gringo

4Shared: 

MEDIAFIRE: http://www.mediafire.com/file/zywgpcpttsbxktr/Brasil+Mundi+UP+(23-10)+FM18.rar

Ligas fundamentais que não vem no FM18 e fazem muita diferença, principalmente pra quem joga no Brasil (só funciona se deixar setado como "Jogáveis", não adianta nada ativar essas ligas ao criar o save e deixar setado em "Ver apenas").

Libertadores mais difícil e realista

Deixando as primeiras divisões de todas as ligas Sulamericanas ativadas, a Libertadores e a Copa Sulamericana ficam mais difícil

Mercado de transferências bastante ativo

Ativando Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar, Portugal, China e Itália você vai ver bastante transferências realistas, e vai conseguir vender ou emprestar facilmente até jogadores encostados sugando a folha salarial

DOWNLOAD:  https://www.fmscout.com/a-fm18-leagues-megapack-by-claassen.html

Após fazer o download extraia o arquivo na pasta editor data, vá na pasta dos continentes e retire somente os países recomendados, delete o restante que não for usar para não bugar o save, depois coloque os países escolhidos na mesma pasta em que fica o update do Brasil Mundi UP

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
souzacruz45

sai qnd o brasil mundi up?

Compartilhar este post

Link para o post
novato
Agora, souzacruz45 disse:

Amanhã

Compartilhar este post

Link para o post
Lohan
2 minutos atrás, souzacruz45 disse:

Amigo, na boa, tudo isso é preguiça de ler ? rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
Ibu Lucas

Foi corrigido o calendário Brasileiro congestionado? Tinha um bug que o time principal apetecia inscrito em campeonatos de sub-20 estuduais

Compartilhar este post

Link para o post
LuisaStern

Inter B e Gremio B disputam a Copa RS e a terceirona gaúcha. No Mundi Up do FM 17 eles não estavam. Será que dá para incluir agora?

Compartilhar este post

Link para o post
Marlon Dantas

Desse jeito a serie D não vai ter classificação pelos estaduais né?

To só esperando o lançamento pra iniciar um save longo.

Compartilhar este post

Link para o post
Miguelvpm

Vai vir com o Brasileirão Sub-23? Podia vir como a Liga pros Reservas. No aguardo do melhor patch de FM!!

Compartilhar este post

Link para o post
Lohan
1 hora atrás, Marlon Dantas disse:

Desse jeito a serie D não vai ter classificação pelos estaduais né?

To só esperando o lançamento pra iniciar um save longo.

Nao vou entrar no merito sobre essa questao, mas tenha certeza que o jogo fica muito mais bacana com a serie Regional em muitos sentidos, do que os times se classificando pra serie D pelos estaduais

Compartilhar este post

Link para o post
deco86
2 horas atrás, Lohan disse:

Nao vou entrar no merito sobre essa questao, mas tenha certeza que o jogo fica muito mais bacana com a serie Regional em muitos sentidos, do que os times se classificando pra serie D pelos estaduais

---

Editado por deco86

Compartilhar este post

Link para o post
bieleao

Muito bom. Na espera da atualização para iniciar o save. Só uma questão, o Fortaleza EC irá iniciar já na segunda divisão?

Compartilhar este post

Link para o post
Mings

Salve Lohan,

Será que tem como modificar o regulamento da Copa do Brasil? pois lembro que foi bastante complicado na versão do FM 2017...Não sei se a CB é competição nativa igual a Libertadores no jogo, se tem a possibilidade de modificação nas regras...

no aguardo desse Update pra começar um save completo no Brasil

parabens pelo trabalho magnifico!

https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/gol-fora-de-casa-deixa-de-ser-criterio-de-desempate-da-copa-do-brasil-em-2018.ghtml

Compartilhar este post

Link para o post
Lohan
10 minutos atrás, Mings disse:

Salve Lohan,

Será que tem como modificar o regulamento da Copa do Brasil? pois lembro que foi bastante complicado na versão do FM 2017...Não sei se a CB é competição nativa igual a Libertadores no jogo, se tem a possibilidade de modificação nas regras...

no aguardo desse Update pra começar um save completo no Brasil

parabens pelo trabalho magnifico!

https://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/gol-fora-de-casa-deixa-de-ser-criterio-de-desempate-da-copa-do-brasil-em-2018.ghtml

Tem sim 

Compartilhar este post

Link para o post
migueldex28

Lohan, peço que veja o Nacional-AM e Juventus-SP para que eu possa começar meu save, agradeço é um bom trabalho!

Compartilhar este post

Link para o post
FCabral07

Opa Lohan, beleza cara? Primeiramente, sou um grande fã do seu trabalho em conjunto com o Adriano e estou só esperando o lançamento do mundi up para começar meu save com o Campinense. Segundamente, gostaria de perguntar se o Campinense já está com o seu elenco para 2018, visto que o mesmo já foi apresentado na terça. 

Abraços de um grande fã!

Compartilhar este post

Link para o post
(SPFC)Coach

Show de bola!

Sem possibilidades desse ano voltar às primeiras versões no sentido de poder setas quantas divisões jogarmos no Brasil? Pq com a divisão regional fica punk pra notebook menos potente.. 

Compartilhar este post

Link para o post
SuitaRH

Parabéns pelo trabalho, na expectativa do link. Uma dúvida: no link disponível das ligas adicionais, do claassen, o download aparece para o database do 2017, está correto?

Compartilhar este post

Link para o post
andersonasb

Lohan, tem como excluir a Primeira Liga? Visto que ela não acontecerá em 2018. 

Compartilhar este post

Link para o post
adriano roberto
1 hora atrás, andersonasb disse:

Lohan, tem como excluir a Primeira Liga? Visto que ela não acontecerá em 2018. 

Onde tem a informação que não irá ocorrer?

Compartilhar este post

Link para o post
TicianoB

Os clubes cogitaram que não tivesse pelo calendário da Copa do Mundo,mas ficou qse acertado que o campeonato role no decorrer da copa

Compartilhar este post

Link para o post
Luiz Marcos

Bom Dia, Chegamos a nova Pagina do Brasul Mund UP FM 2018, aguardando a atualização. Parabéns abrs.....

Compartilhar este post

Link para o post
Odaciso

Parabéns pela dedicação Lohan e Adriano. Mais uma vez obrigado por mais este update, ansioso pelo link :D

Abraço.

Editado por Odaciso

Compartilhar este post

Link para o post
Gremista1903

Vais mexer nos CA e PA dos jogadores como no ano passado? 

Compartilhar este post

Link para o post
irtomoreirajr

Muito bom! Parabéns e obrigado pelo trabalho de sempre.

Uma dúvida: estou usando um arquivo que reduz 50% das lesões (é a única alteração que ele faz). Sabem dizer se é possível usar ele junto com o Mundi Up? Ou, se eu quiser o mesmo efeito no Mundi Up, preciso alterar o Mundi Up no editor?

Compartilhar este post

Link para o post
MitoMitológico

Boa Loham e Adriano, parabéns pelo trabalho, estou no aguardo. Não adquiri o fm18 ainda, mas quando tiver o meu com certeza irei baixar. E o legal que vocês fazem esse bom trabalho praticamente de graça, fazendo por amor, e isso é de admirar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.

Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.

O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

Clique aqui para a próxima postagem
    • Visheuler
      Por Visheuler
      Galera, eu tava jogando fm 2018 em um save com o São Bento. Bom o estadual de sp iria começar e como sempre inscrevi os jogadores normalmente na competição, avancei as datas e quando eu ia fazer a primeira partida da competição todos os jogadores estavam como não inscritos, eu tentei até inscrever de novo mas a data limite tinha passado. Tem como resolver usando algum editor seja pra inscrever jogadores ou voltando dias sei lá?
    • MatheusBerr
      Por MatheusBerr
      Quando eu seleciono os países que irei usar em minha carreira no FM 2018 ele trava na hora de carregar os arquivos, ja reiniciei o jogo, limpei o cache e nao sei mais o que fazer
    • marciof89
      Por marciof89
      Eis que, enfim, criei coragem para postar uma história aqui no Profissão Manager. Frequento o fórum a muitos anos mas sou um completo bicho do mato, portanto interajo muito pouco, motivo pelo qual demorei a adentrar aqui. Agradeço desde já quem tiver interesse em seguir, e ouvirei todas as dicas que quiserem sugerir, sejam sobre organização, táticas, etc. Li as regras e as recomendações antes de começar, mas deslizes podem acontecer. Os gráficos foi eu mesmo quem fiz, não reparem! hahaha
      Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
      Eu tenho um carinho muito grande pelo Tupi, apesar de não ser mineiro. A torcida do Tupi, apesar de pequena como de praxe entre os times pequenos, é muito apaixonada. Não são muitos os times brasileiros sem muita relevância no cenário nacional que mantenham uma torcida apaixonada assim. E como sou da época do Elifoot 2 e 98, então sempre achei graça em pegar um time lá das divisões de baixo e levar até a glória.

O Tupi Futebol Clube é um clube da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e foi fundado no dia 26 de maio de 1912 por moradores ilustres da cidade. Durante os primeiros anos, era chamado de Tupy, já que muitos de seus fundadores eram dissidentes do Tupynambás (atualmente seu maior rival). É o maior clube da cidade, e tem como maior glória a conquista da Série D em 2011. A equipe manda seus jogos no estádio Radialista Mário Heleno (estádio da cidade), com capacidade para mais de 30 mil pessoas.
      Seu maior rival, como dito anteriormente, é o Tupynambás, time também de Juiz de Fora, com quem faz o clássico Tu-Tu. Durante um curto período de tempo na década de 90, ele se fundiu com o Tupynambás e o Sport (outro time da cidade) e formaram a Cooperativa Manchester de Futebol, inspirados no sucesso da fusão do Paraná Clube. Porém, resultados pífios e crises de ego fizeram com que a fusão não aguentasse, tendo disputado apenas 3 estaduais com o novo nome.
      O time carece de ídolos, e não revelou grandes jogadores para o futebol mundial. Apesar disso, dois nomes notáveis passaram pela equipe. Muller, campeão mundial pelo São Paulo, e Romário, que apesar de ter sido proibido pela FIFA de atuar pelo time por ter jogado por 2 equipes num período de um ano, chegou a treinar com o elenco e atraiu a atenção da mídia para o time.
      O mascote do time é o Galo-Carijó, em homenagem ao principal fundador da equipe, que tinha o apelido de carijó, e que inspira o nome da história.

Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

Vou jogar esse save com o Brasil Mundi Up, pois apesar de muita gente falar que ele pode dar uns crashs, eu sempre usei ele (com uma quantidade bacana de ligas ativadas) sem ter problema algum, inclusive passando de 2030. Gosto da organização dele, além do acréscimo de outros níveis do brasileirão e disputas de taças que costumam ajudar até mesmo no teste de táticas e jogadores.
      • Início: 18/12/17
      • Ligas adicionais ativadas: Todas as sulamericanas, China, Alemanha, EUA, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Ucrânia. (todas elas apenas as primeiras divisões, apenas para deixar a Libertadores mais realística e as transferências também).

O save vai se basear no meu nome pessoal, mas com uma idade mais elevada que a minha, até para condizer com uma experiência razoável futebolística pré-vida de treinador.

Escolhi sugestões baseadas no nível do Tupi, pra não ficar roubado nem absurdamente difícil também pois não sou o Mourinho do FM haha.
      Gosto de fazer técnicos que são mais voltados para o conhecimento do elenco em si, deixando o grosso do desenvolvimento e contratação de jovens jogadores a cargo do auxiliar e diretor desportivo. Claro que estou sempre acompanhando e impedindo algumas burradas que eles costumam cometer, mas meu foco, ao menos inicial, é me dedicar ao elenco principal.
      E aqui um panorama inicial do time:

• Subir a Série B
      • Subir a Série A
      • Ganhar a Copa do Brasil
      • Ganhar o Campeonato Brasileiro
      • Ganhar a Copa Libertadores da América
      • Ser o time do interior de Minas Gerais com o maior número de títulos do Campeonato Mineiro (Villa Nova detém 5 títulos)
      • Desenvolver a infraestrutura de treinos do time para, ao menos, 4 estrelas
      • Ser um dos times mais bem reputados do Brasil (Top 5)
      • Melhorar as finanças do clube
      Objetivos complementares:
      • Ganhar o Mundial de Clubes

• Lanko
      Por Lanko
      Atualização mais recente                                                                           Próxima>>>                    

E aê, galera, tudo bom? Gostaria de apresentar meu novo projeto de save, com o São Caetano. Inspirado por outros aqui da área, principalmente pelo @baltazar, será um save focado nas categorias de base do clube.
      Alguns podem achar estranho começar outro save quando eu ainda tenho outro rodando por aqui, mas o desafio de usar apenas as categorias de base me intrigou no momento em que o vi. E o outro save é um save de carreira, que deverá ainda demorar décadas pra ser encerrado, devido a sua própria premissa. Bem, esse também, já que é um tipo de save geralmente bem longo. Mas a questão é que se eu esperar terminar o outro, iria demorar muito pra começar esse, que tem um desafio que me deixou intrigado já faz um bom tempo e que eu já vinha cogitando fazer.
      (Agora sou VIP - Criei um índice e botões de navegação abaixo do banner e no final de cada atualização. Servem pra navegar rapidamente entre atualizações)
      ÍNDICE

Então agora irei falar sobre a história do clube e do porquê o São Caetano ter sido o escolhido.
      O São Caetano é um clube muito recente, sendo fundado em 1989, não tendo nem 30 anos de existência. É chamado de Azulão por conta de seu uniforme inteiramente azul (mesmo que no escudo tenha muito pouco azul). Fica na região do ABC do Estado de São Paulo, com o nome da cidade, que tem cerca de 150.000 habitantes. Fica muito próxima da capital do Estado, São Paulo.

Apesar de ser um clube bem novo, deixou marcas históricas no futebol brasileiro, principalmente no começo dos anos 2000.
      No ano 2000 o Campeonato Brasileiro virou a Copa João Havelange (pontos corridos só seriam introduzidos em 2003, acredito). O São Caetano estava na "segunda divisão" da tal copa, mas pra simplificar as regras, os melhores ou vencedores dessa divisão acabariam no sorteio cruzando com times da primeira no mata-mata. E aí que o São Caetano aparece no cenário nacional, eliminando o Fluminense em pleno Maracanã. O que era piada dos rivais virou logo pesadelo pra outros times. Nas quartas o São Caetano eliminaria o Palmeiras, com os jogos de ida e volta realizados no estádio adversário, o saudoso Parque Antártica (que foi emprestado pelo Palmeiras ao São Caetano durante a competição pros jogos em casa). Depois eliminaria o Grêmio em pleno Estádio Olímpico, com ninguém menos que Ronaldinho em campo.

Na final, estava empatando o jogo contra o Vasco, em São Januário, quando o alambrado cai e vários torcedores se machucam/morrem. A partida foi interormpida. Se provavelmente contra os outros grandes não haveria outro jogo, o Clube dos 13 votou em unanimidade para um novo jogo, e aí o Vasco, agora com o tetracampeão Romário recuperado de lesão, venceu o São Caetano num jogo duríssimo, só resolvido mesmo no final.
      Adhemar, principal goleador do time na época e com chutes fortíssimos (quase foi pros EUA jogar futebol americano por causa disso - só não foi por causa de burocracia) conseguiu a proeza de ser comprado pelo Stuttgart da Alemanha aos 28 anos por 2 milhões de dólares (uma fortuna na época e pela idade do jogador).
      Além disso o time possuía nomes como Daniel e Dininho (que formariam uma dupla no Palmeiras mais tarde, acho) e outros como Esquerdinha, Adãozinho, Japinha, Anaílson, Claudecir, Somália e etc que relembravam aqueles apelidos e nomes curiosos da época clássica do futebol brasileiro.
      Poderia ser o fim da história, mas não foi. A Copa João Havelange causou viradas de mesa (Fluminense que o diga) e a série A de 2001 contou com absurdos 28 clubes (apenas com partida de ida). O São Caetano estreou na série A levando 5x0 do Bahia. Parece que ia ser um dos clubes rebaixados, mas logo o clube se recuperou e de fato, chocou o Brasil de novo ao terminar o Brasileirão em primeiro lugar, com 8 pontos de vantagem pro segundo colocado.
      Nos playoffs, chegou até a final eliminando dois gigantes, e na final contra o Atlético Paranaense, outro time que nunca havia ganhou o Brasileiro, os paranaenses levaram a melhor e o São Caetano foi vice de novo. Isso porque chegou a estar vencendo o jogo de ida, no Paraná, por 2x1 e tomou a virada de 4x2, e depois perdeu em casa por 1x0.
      Em 2002 o time foi o segundo colocado nos pontos, se classificando novamente pros playoffs e fez outro feito inacreditável: chegou a final da Libertadores da América, eliminando o Peñarol e o América do México nas fases decisivas. Na final, contra o Olimpia do Paraguai, venceu fora de casa por 1x0 (e perdendo zilhões de outros gols). Em São Paulo, no Pacaembu, estava ganhando de 1x0 até os 26 do segundo tempo, quando levou a virada e perdeu nos pênaltis. Um tri vice-campeonato doloroso.
      Em 2003, com ninguém menos que o técnico Tite, o time fez outra campanha espetacular no Brasileiro, ficando em quarto lugar (agora o Brasileiro sendo por pontos corridos) e ainda montou a base do time que viria a ser campeão paulista no ano seguinte. A campanha fez Tite acabar indo para o Corinthians, onde teria sua primeira passagem.
      Quem assumiu o clube em 2004 foi ninguém menos que Muricy Ramalho, que levou o clube ao seu primeiro título de expressão: o Paulista de 2004, com um elenco titular recheado de grandes nomes como Anderson Lima (ex-Grêmio), Gilberto (lateral reserva de Roberto Carlos da Copa de 2006), o volante Mineiro (famoso na Ponte Preta e que também viria a jogar a Copa), Marcos Senna, Marcelo Mattos e Marcinho (ambos iriam para o Corinthians), Warley, Euller, e outros nomes importantes que estavam até no banco. Levou o próprio Muricy para o Inter de 2005 (vice-campeão do polêmico campeonato) e depois para o São Paulo onde conquistaria o tricampeonato brasileiro.
      Na Libertadores foi eliminado na quartas de final numa disputa de pênaltis contra o Boca Juniors.

Tite e Muricy pelo São Caetano

Quando tudo parecia que só ficaria melhor...acontece a tragédia no fim do ano no Campeonato Brasileiro: O zagueiro Serginho sofre um enfarte durante jogo contra o São Paulo, no Morumbi, e morre. 

A morte chocou o país (e o mundo), obviamente desestruturou o São Caetano, levou a uma série de mudanças em avaliações de jogadores e ainda de quebra o São Caetano foi punido com a perda de 24 pontos. Mesmo assim lutou e não caiu para a segunda divisão. Curiosamente, algo semelhante aconteceu no meu outro save, com o Benfica, com o jogador Miklos Flehér, o qual eu falarei mais da próxima vez que for postar lá. Que coincidência.  
      Logo o prefeito da cidade de São Caetano, Tortorello, deixou o poder (e também morreu), o que também afetou o clube. A cidade é sede de empresas como a Casas Bahia e da General Motors, e mesmo assim a prefeitura também ajudava financeiramente o clube, o que permitia os grandes elencos (e sua manutenção) entre 2000-2005. E acho que continuou ajudando, embora bem menos.
      Em 2006 não teve jeito e o clube caiu pra Série B. Viria ainda a cair pra Série C em 2011 e caiu pra Série D em 2013, ainda por cima pelo rival da cidade vizinha, o Santo André, e jogando em casa. Em 2007 ainda houve um sopro de esperança quando o clube chegou a final do Paulista contra o Santos, ganhando o primeiro jogo de 2x0. O técnico era Doríval Júnior, que depois iria para o próprio Santos trabalhar com Neymar e Ganso. Infelizmente no segundo jogo o time jogou completamente diferente de todos os outros jogos, se recusou a sair da retranca, tomou 2x0 de volta e o regulamento deu o título pro Santos.
      Em 2017 o time sequer disputou a Série D porque tinha sido rebaixado em 2016 pra Série A2 do Paulista. Porém, foi campeão da A2 em 2017 contra o Bragantino e em 2018 chegou até as quartas de final do Paulistão. A boa campanha acabou levando o clube a disputar a Série D novamente em 2018 (onde iremos começar).
      Só de curiosidade, até Rivaldo passou pelo São Caetano.

OBJETIVOS DO SAVE:

Recolocar o São Caetano na primeira divisão brasileira. Conquistar os títulos que o São Caetano chegou, mas não levou: o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. Quebrar a hegemonia dos 13 grandes, se infiltrando e se firmando pelo menos entre os 10 maiores clubes brasileiros em reputação. Fazer tudo isso utilizando somente as categorias de base como fonte de jogadores. Se eu for demitido, o save será encerrado.  
      Eu não vou me obrigar a coisas doidas como estádio de 80 mil pessoas, ganhar Bola de Ouro e ser a base da Seleção (ainda mais do Brasil), sendo a primeira vez que vou fazer um desafio do tipo. Mas lógico, se der, eu faço e relato! Mesmo sendo no Brasil (que aparentemente tem os melhores newgens), acredito que será algo bem desafiador, pois podemos ver vários saves brasileiros aqui na área, e mesmo sem essa restrição da base, penaram/estão penando bastante.
      Como a Série D não está disponível, estou usando a database do Múndi UP, que tem até a série A2 do estadual, algo muito bom caso aconteça alguma tragédia (ou caso o clube começasse lá, se não seria impossível jogar com o São Caetano). A base foi testada até 2030 pelo autor, e tem um save na área já chegando em 2040 com ela, então acredito que não haverão problemas. 
      De início apenas deixarei carregado o Brasil, mas se eu chegar ao ponto de disputar Libertadores, vou carregar outras ligas sul-americanas. Não faço isso no começo porque meu PC não possui o hardware pra tanta coisa. No outro save tenho 8 ligas carregadas e a lerdeza já é bem perceptível.

Por que o São Caetano?
      Simples, embora eu não tenha nascido lá, é a cidade que me mudei ainda muito pequeno (uns 4-5 anos), lá no começo dos anos 90. A cidade ainda não devia ter nem 90.000 habitantes, parecia bem interior mesmo (apesar da GM e da proximidade com São Paulo e as outras regiões industriais). Era possível sair pelas ruas brincando de esconde-esconde e até se escondendo em estabelecimentos comerciais que os donos achavam graça. Algo impensável hoje.
      O São Caetano também proporcionou a primeira vez que fui em um estádio, o time de 2001 (quando eu tinha 12-13 anos). Acompanhei simplesmente TODOS os jogos que aconteceram em São Caetano. Eu comemorei gols e jogadas de Vampeta e Ricardinho pelo Corinthians na quarta apenas para xingá-los de viados em alto e bom som no domingo com o estádio local 90% tomado pela Gaviões (de fato, como disse Adhemar esse ano, o Corinthians era simplesmente botado na caderneta. Freguês absoluto na época de ouro do São Caetano, chegou a ter umas dez vitórias pra duas corintianas no período).
      Também estava na semi final histórica contra o Atlético Mineiro debaixo de uma chuva torrencial por mais de 2 horas (voltando pra casa a pé ainda por mais uma meia hora) e estava logo atrás do gol no qual Magrão marcou os dois gols da virada por 2x1. E também de onde veria Alex Mineiro marcaria o gol que enterraria as pretensões de título pro Azulão.
      Ou seja, há muita bagagem emocional. Fora as decepções com todos os vices. É hora de botar o Azulão nas páginas da história, onde merecia estar!

Por que usar somente a base?
      Primeiro, porque no momento que descobri o desafio fiquei muito intrigado e queria realizá-lo. Mas ainda não sabia com qual clube, onde e etc. Aí lembrei do São Caetano, e com toda a história acima, as duas coisas se juntaram.
      Mas principalmente porque o clube recebia grana da prefeitura pra se manter na sua época dourada. Uma coisa é o dono das Casas Bahia doar grana pro clube pela gratidão que tem com a cidade, de ter sido a base de onde se originou seu sucesso. Outra é o prefeito usar dinheiro público pra bancar o time e por consequência, ganhar popularidade e votos. Lógico que quando eu tinha 11-15 anos isso não passava pela minha cabeça, mas imagina o absurdo hoje. Imagina a cidade de São Paulo ou Rio pagando os salários dos jogadores dos grandes clubes.
      E ainda não era pra revelar jogadores ou pro clube poder bancar os jovens locais. Era pra medalhões mesmo. Passaram pelo clube, além dos jogadores que já mencionei antes, em diversos períodos, Serginho Chulapa, Túlio Maravilha, Euller, Müller, Zinho, Augusto Recife, Douglas (ex-Corinthians), Marcos Senna (naturalizado espanhol), e vários outros.
      Então usaremos somente a base, desenvolvendo os jovens locais ou atraindo das regiões próximas e depois do país pra virar um imã de jovens talentos brasileiros. O clube se bancará com as próprias pernas, seja com patrocínios, torcida e venda de jogadores, não com o dinheiro público.

Até que pra um clube que não tem 30 anos de vida, ficou 5 anos na elite e depois ficou até fora da quarta divisão, deu bastante história, hein.
      No próximo post vou mostrar como o clube tá dentro do jogo e ver o que tenho pra fazer. 

Próxima>>>