Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Firefox Quantum promete ser o navegador mais rápido de suas versões


PsychoShow

Posts Recomendados

Citar
 
Foram meses de desenvolvimento, testes e ajustes, mas o dia finalmente chegou: nesta terça-feira (14), a Mozilla lançou a versão final do Firefox 57, também chamada de Firefox Quantum. O uso de um nome especial já deixa claro que esta não é uma atualização simples: além de trazer interface renovada, o novo navegador promete menos consumo de RAM e mais velocidade.

Firefox Quantum

É verdade que, independente do navegador, quase toda atualização vem com promessas ligadas ao desempenho. Só que, no caso do Firefox Quantum, as promessas não são vazias: muita gente que testou a versão beta da versão 57 (liberada em setembro) percebeu que o navegador está mesmo mais esperto no uso de memória RAM e no processamento.

Naturalmente, a primeira mudança que a gente percebe é a interface. Não poderia ser diferente: ela tem como base o Project Photon, que deixa o navegador com ar mais minimalista e, ao mesmo tempo, funcional.

Firefox Quantum

Os efeitos dessa mudança são estes: as linhas arredondadas que por muito tempo foram padrão no Firefox cederam espaço para traços retos, os ícones agora têm alto contraste, os menus foram reorganizados, o campo de pesquisa foi integrado à barra de endereços (mas dá para trazê-lo de volta) e os efeitos de transição estão mais suaves. A integração com o Pocket está lá (o serviço foi comprado pela Mozilla no início do ano), assim como o modo de leitura.

Mas é no uso em si que o Firefox Quantum promete mostrar a que veio. Há algum tempo que a Mozilla destaca que a nova versão consome até 30% menos memória RAM do que o Chrome. Uma das razões para isso, de acordo com a organização, é o fato de o Firefox criar, desde a versão 54 (oficialmente), quatro processos (é possível aumentar esse número) e distribuir as abas abertas entre eles de modo otimizado. Já o Chrome, vale lembrar, cria um processo para cada aba.

Firefox - memória

O quesito segurança não foi esquecido. O Firefox 57 permite, por exemplo, que a proteção contra rastreamento (Tracking Protection) esteja sempre funcionando, não se limitando a abas privativas. Essa opção, porém, precisa ser ativada nas configurações do navegador.

Além de ajudar na privacidade e segurança, o Tracking Protection pode diminuir o tempo de carregamento da página em até 44% ao bloquear scripts e outros recursos usados para coleta de dados de navegação. Caso alguma página importante deixe de funcionar adequadamente por conta disso, é possível colocá-la em uma lista de exceções.

Mudanças tão expressivas costumam ter efeitos colaterais. Aqui não foi diferente. O Firefox tem um gigantesco ecossistema de extensões, mas milhares delas ainda não foram adequadas para as APIs WebExtensions, que são a base do Quantum. Isso significa que, ao migrar para a nova versão do navegador, muitas extensões podem simplesmente não funcionar. Mas é um problema a ser resolvido com o tempo. Por ora, dá para saber quais extensões são compatíveis aqui.

A versão final do Firefox 57 está disponível para Windows, Linux e macOS. Versões móveis estão sendo liberadas gradativamente.

Tecnoblog

Navegador tá VOANDO e consumindo menos RAM como o prometido. Mais leve até que o Vivaldi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

firefox_quantum_chamada.jpg

A Mozilla vai lançar a primeira versão oficial do navegador Firefox Quantum amanhã (14/11) com a promessa de radical melhora de desempenho, assim como de uso reduzido de memória RAM.

Nova versão do Firefox Quantum traz desempenho em dobro e bate Chrome em páginas da Google

O principal benefício em termos de performance é uma nova engine CSS, que foi rescrita com a linguagem de programação Rust, criada pela própria Mozilla.

Mozilla lança o Firefox 56, última atualização antes do aguardado Quantum

Ela tem, como grande vantagem, operar seus processos através de vários núcleos da CPU em paralelo. As versões anteriores do Firefox fazem isso usando apenas 1 único núcleo do processador.

O problema deste método é que ele pode levar a usos astronômicos de RAM, caso não sejam impostos limites, algo que acontece no Google Chrome.

Para evitar isso, a Mozilla decidiu priorizar as abas na ordem em que eles são utilizados. Isso faz com que o navegador Firefox Quantum use, em média, 30% menos memória RAM do que o browser da Google.

A nova versão do browser da Mozilla ainda traz a interface de usuário Proton, Ela é uma versão minimalista do design atual e se sai melhor em telas com alta densidade de pixels.

Fonte: Adrenaline

Tópico relacionado: 5 motivos para testar o navegador Vivaldi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Gilberto disse:

Velho, acabei de fazer o teste aqui com os dois navegadores com as mesmas 5 abas abertas e esse FF tá gastando em média 600 MB a mais de memória que o Chrome.

16c9zxu.png

 

De fato o Chrome aqui também tá consumindo bem menos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 15/11/2017 at 18:54, Thiago Anjo disse:

tá melhor que o Vivaldi?

Aqui pra mim, sim.

Ultimamente (coisa de uns 2 meses pra cá) o Vivaldi vinha travando bastante no meu sistema, demorando pra iniciar e tals, lento na troca de abas e etc, etc. Pode ter sido coincidência mas, esse 'FF Quantum' chegou na hora exata pra mim. Já migrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

54 minutos atrás, Leho. disse:

Aqui pra mim, sim.

Ultimamente (coisa de uns 2 meses pra cá) o Vivaldi vinha travando bastante no meu sistema, demorando pra iniciar e tals, lento na troca de abas e etc, etc. Pode ter sido coincidência mas, esse 'FF Quantum' chegou na hora exata pra mim. Já migrei.

Testei aqui e tá bem rápido mesmo, mas já voltei pro chrome por que é mesma velocidade e tá consumindo bem menos memória

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre usei o Firefox (até pq tinha todos meus favoritos lá), mas como tô compartilhando o PC com a minha velha, deixei o FF pra ela e tô usando o Chrome. Gostando bastante, muito mais leve, pqp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
3 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Eu sempre usei o Firefox (até pq tinha todos meus favoritos lá), [...]

Pô bixo, mas isso é simples de resolver, né?
Só exportar seus favoritos em um .doc HTML e depois importá-lo no navegador novo que você deseja usar. Easy peasy!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
1 minuto atrás, Leho. disse:

Pô bixo, mas isso é simples de resolver, né?
Só exportar seus favoritos em um .doc HTML e depois importá-lo no navegador novo que você deseja usar. Easy peasy!

Nem precisa isso, o próprio navegador da essa opção de você importar de outro, eu fiz quando fui testar e deu tudo ok. =)
Mas voltei pro Chrome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Leho. disse:

Pô bixo, mas isso é simples de resolver, né?
Só exportar seus favoritos em um .doc HTML e depois importá-lo no navegador novo que você deseja usar. Easy peasy!

 

45 minutos atrás, João Gilberto disse:

Nem precisa isso, o próprio navegador da essa opção de você importar de outro, eu fiz quando fui testar e deu tudo ok. =)
Mas voltei pro Chrome.

"É memo? Sabia não".

E se eu trouxer os do FF, não perco os que já tenho no Chrome?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
3 minutos atrás, ZaMBiA disse:

E se eu trouxer os do FF, não perco os que já tenho no Chrome?

Não, ele vai por em uma pasta separada de importação, dai depois você organiza como quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
3 horas atrás, João Gilberto disse:

Nem precisa isso, o próprio navegador dá essa opção de você importar de outro, eu fiz quando fui testar e deu tudo ok. =)
Mas voltei pro Chrome.

Sim, existe essa forma automática, mas nem sempre os navegadores são reconhecidos, tipo o Vivaldi.
Aí tem que ir no manual mesmo, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na questão de favoritos prefiro o Chrome disparado guardo os meus na conta e tenho ele em todos os lugares inclusive no celular

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chrome aqui é bem mais lento se comparado ao firefox, até a versão antiga. Aqui pra mim, o Firefox tá muito mais rápido, não medi a memória ainda.

Meu PC na universidade, que eu utilizo para minhas coisas, está com o quantum também, e ainda está tudo certo, e olha que a linguagem de programa que eu uso consome memória pra cacete pra executar. (Linguagem Funcional).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando as extensões que ainda não se atualizaram, está excelente. Tinha parado de atualizar no FF43 porque cada atualização só piorava o desempenho. Abrindo umas 10 abas, se tivesse YT ou página com Flash no meio era um sacrifício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2017 at 14:23, Leho. disse:

Aqui pra mim, sim.

Ultimamente (coisa de uns 2 meses pra cá) o Vivaldi vinha travando bastante no meu sistema, demorando pra iniciar e tals, lento na troca de abas e etc, etc. Pode ter sido coincidência mas, esse 'FF Quantum' chegou na hora exata pra mim. Já migrei.

Aqui tá a mesma coisa com o Vivaldi. Troquei para ele porque o Firefox era muuuuito lento, e o Chrome tá bugado no meu pc (ele não salva meus logins e senhas de jeito nenhum, já fiz de tudo e ele só salva quando quer, um saco ter que logar toda vez que uso o fórum por exemplo). No começo o Vivaldi funcionou legal, mas logo começou a incomodar um pouco. Especialmente a troca de abas. 

Vou ver qual é a dessa versão do Firefox. Talvez seja a hora de voltar a ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hora atrás, Danut disse:

(...) Vou ver qual é a dessa versão do Firefox. Talvez seja a hora de voltar a ele. 

Pois é, eu usei o FF por muuuuuito tempo, depois migrei pro Chrome, e já há pouco mais de 1 ano tinha migrado pro Vivaldi. Mas aconteceu isso que eu relatei, e coincidentemente, essa versão Quantum do FF me apareceu.

Não pensei duas vezes, hahahaha... voltei à Raposinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tive uma boa experiência com o Quantum. Uso na maior parte do tempo o Firefox, mas também utilizo outros navegadores, todos que forem possível conhecer, inclusive lynx pelo terminal de comandos do GNU+Linux.

Em um dos computadores que utilizo eu fiz a atualização pelo comando apt-get upgrade, e veio um Firefox muito diferente. Teve por duas ou três vezes ele ter que recarregar todas as abas abertas, inclusive perdendo conteúdo escrito. Só neste tópico entendi que é uma "nova versão", não apenas de atualizações "correção".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

https://gizmodo.com/mozilla-slipped-a-mr-robot-promo-plugin-into-firefox-1821332254

Mozilla sneaked a browser plugin that promotes Mr. Robot into Firefox—and managed to piss off a bunch of its privacy-conscious users in the process.

The extension, called Looking Glass, is intended to promote an augmented reality game to “further your immersion into the Mr. Robot universe,” according to Mozilla. It was automatically added to Firefox users’ browsers this week with no explanation except the cryptic message, “MY REALITY IS JUST DIFFERENT THAN YOURS,” prompting users to worry on Reddit that they’d been hit with spyware.

http://mashable.com/2017/12/16/mr-robot-looking-glass-mozilla-firefox-backlash/#6x6vcVH_biqp

 

 

 

E esse tirão no pé @Leho.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puta merda, isso aí é uma burrice sem tamanho. Como é que passa uma ideia dessas?

 

Sobre o navegador em si, minha experiência tá sendo bem dividida. No notebook ele tá bem mais rápido, me fez abandonar os outros navegadores. No celular, não notei diferença. E no PC tá uma lerdeza só, tão ruim quanto as versões anteriores do Firefox (que me fizeram abandonar o navegador). Não entendo mesmo por que essa diferença, já que outros navegadores são rápidos no meu PC. Mas parece que o Firefox não se acerta com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal estou com um problema no firefox acho que a mais de ano mesmo sempre mantendo ele atualizado.
      Quando abro pela primeira vez há sites que demoram muito pra carregar, mais de 15, 20 minutos e as vezes preciso fechar o firefox para que eles carreguem, enquanto a outros que abrem instantaneamente.
      Meus problemas recorrentes são: Gmail, twitter e whatsapp web, enquanto por exemplo o Facebook vai normal, não imagino que seja pelo fato de ser pesado senão o facebook estaria nessa lista tambem (e imagino que o gmail não), nem a velocidade da internet obviamente.
      Alguma pista do que pode ser? Ja deletei historicos e cookies e nada
    • _Matheus_
×
×
  • Criar Novo...