Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão Geral do FM 2018


SilveiraGOD.

Posts Recomendados

Patch 18.3 (Patch de Inverno) lançado!!

 

DATABASE
--------
- Added database 18.3 to include winter transfer & data updates

STABILITY
---------
- Fixed rare crash during processing
- Fixed game freeze when attempting to upload highlight to YouTube
- Fixed crash on continue with edited data
- Fixed rare crash when loading save game
- Fixed freeze during penalty shootout
- Fixed crash during match
- Fixed MLS crash when locking certain trade items in a trade offer

MATCH
------
- Fixed rare ball physics bug
- Improved individual team talk reactions
- Fixed team talk assistant advice when winning competition
- Fixed passing accuracy assistant feedback
- Fixed issue where stadium/players sometimes appear black
- Fixed score diverging in online matches
- Additional individual team talk button added to player’s row on team talk table 

GAMEPLAY
--------
- Fixed issue where player would become stuck in a trialist squad 
- Fixed issue where user was incorrectly being overlooked for management jobs 
- Improved AI shortlisting decisions in regards to HG players 
- Improved logic in selecting the players who will be returned in certain scouting assignments 
- Fixed issue where player attributes could be revealed too quickly 
- Fixed issue where users were able to make various promises to the board incorrectly resulting in rare sackings
- Fixed a conversation not generating following a broken promise to a player
- Fixed question incorrectly asked about chances of winning the league when already won
- Fixed player given leave of absence by club leaving national team setup
- Fixed instances where pre-match backroom advice had stopped generating
- Fixed rare instance where user is unable to play national B team match away against a club side
- Fixed instances of press and media carrying over previous manager’s pressure onto the new manager
- Fixed instances of same press conference question being asked twice
- Fixed instances of being asked about other manager’s response without seeing the response first

COMPETITIONS
------------
- Can now vote in World Player of the Year award if a national manager
- Fixed Spanish Second Division Best Goalkeeper award being awarded to outfield players
- Spanish First Division teams no longer fail to register first team players for no obvious reason
- B Team players in Spain will be correctly eligible for First Team matches if made available
- Bulgarian European Place Playoff now schedules not too late at end of season
- Updated Mexican Cup structure

IN GAME EDITOR
--------------
- Physical Condition and Match Sharpness can now be edited directly from the Profile screen via In-Game Editor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogando no Brasil, qual a média de penalties que vocês vêem? Só criei no Brasil agora e achei mais frequentes que na Europa (Alemanha, Itália, Espanha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Douglas. disse:

Jogando no Brasil, qual a média de penalties que vocês vêem? Só criei no Brasil agora e achei mais frequentes que na Europa (Alemanha, Itália, Espanha).

To na segunda temporada e tanto gols de faltas como marcações/gols de pênaltis estão perfeitos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago Anjo disse:

To na segunda temporada e tanto gols de faltas como marcações/gols de pênaltis estão perfeitos

Gols de falta eu vejo poucos mas acho mais correto comparado com a realidade.

 

Penalties que eu fiz as contas aqui, no primeiro semestre de 2017:

Mineiro 3/16

Libertadores 4/6

Sul-Minas-Rio 1/3

Brasileiro 2/8

Copa do Brasil 0/2

Total 10/35

 

A Libertadores pode ter pesado mas 6 penalties em 29 jogos meus ainda parece muito. Mantendo a média só no Brasileiro, serão pelo menos mais 7 penalties. Mesmo não sendo todos a meu favor, ainda são mais penalties que o Dourado converteu ano passado, que já foi um número alto.

Mas isso pode ser por causa dos times envolvidos, estilo de jogo, etc. Aí queria saber qual a frequência em que times têm 10+ penalties a favor no Brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A movimentação dos extremos invertidos está impecável. Quem não aguentava mais a distância absurda deles do atacante agora pode fazer a festa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

A movimentação dos extremos invertidos está impecável. Quem não aguentava mais a distância absurda deles do atacante agora pode fazer a festa.

Tem como postar um exemplo em video? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Douglas. disse:

Gols de falta eu vejo poucos mas acho mais correto comparado com a realidade.

 

Penalties que eu fiz as contas aqui, no primeiro semestre de 2017:

Mineiro 3/16

Libertadores 4/6

Sul-Minas-Rio 1/3

Brasileiro 2/8

Copa do Brasil 0/2

Total 10/35

 

A Libertadores pode ter pesado mas 6 penalties em 29 jogos meus ainda parece muito. Mantendo a média só no Brasileiro, serão pelo menos mais 7 penalties. Mesmo não sendo todos a meu favor, ainda são mais penalties que o Dourado converteu ano passado, que já foi um número alto.

Mas isso pode ser por causa dos times envolvidos, estilo de jogo, etc. Aí queria saber qual a frequência em que times têm 10+ penalties a favor no Brasileiro.

No Brasileiro do ano passado, em meados de Setembro, o Galo já tinha tido 8 pênaltis a favor e 8 contra. Coritiba, Grêmio e Palmeiras já tinham 7 a favor. Então os números que você postou são bem realistas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, senna889091 disse:

Tem como postar um exemplo em video? 

Opção de passe no meio campo para inicio da jogada

iFWuxy2.png

Quando a bola é virada para a direita o da esquerda procura infiltrar na área pra afundar a defesa adversária e abrir espaço para os centrais terem liberdade 

iLCAa06.png

No ultimo terço de campo, quando a bola vai para os centrais os 2 extremos encostam no atacante e os laterais dão largura ao time.

dVByQL6.png

 

obs: eu nao estava conseguindo fazer upload do vídeo, espero que tenha ficado claro a explicação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

Opção de passe no meio campo para inicio da jogada

iFWuxy2.png

Quando a bola é virada para a direita o da esquerda procura infiltrar na área pra afundar a defesa adversária e abrir espaço para os centrais terem liberdade 

iLCAa06.png

No ultimo terço de campo, quando a bola vai para os centrais os 2 extremos encostam no atacante e os laterais dão largura ao time.

dVByQL6.png

 

obs: eu nao estava conseguindo fazer upload do vídeo, espero que tenha ficado claro a explicação

Hummm, simula bem o Sané, Neymar, Sterling, etc?

Eu já tentei fazer os meias abertos jogarem com a bola por dentro, porém a única função que fazia isso (mas de uma forma bem fraca) era Construtor de Jogo na ponta, e mesmo assim, eles vinham buscar a bola muito atrás, ai acabava que eu fica com um buraco na MO (onde eu queria 2 jogadores), o jeito foi jogar no 4122(MO)1 e botar pros MO marcarem os laterais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Hummm, simula bem o Sané, Neymar, Sterling, etc?

Eu já tentei fazer os meias abertos jogarem com a bola por dentro, porém a única função que fazia isso (mas de uma forma bem fraca) era Construtor de Jogo na ponta, e mesmo assim, eles vinham buscar a bola muito atrás, ai acabava que eu fica com um buraco na MO (onde eu queria 2 jogadores), o jeito foi jogar no 4122(MO)1 e botar pros MO marcarem os laterais. 

Depois dessa atualização está valendo a pena dar uma chance aos extremos invertidos(avançado interior)

Editado por Leonardo Castello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Thiago Anjo disse:

No Brasileiro do ano passado, em meados de Setembro, o Galo já tinha tido 8 pênaltis a favor e 8 contra. Coritiba, Grêmio e Palmeiras já tinham 7 a favor. Então os números que você postou são bem realistas

Sim, por isso comentei do que outras pessoas observaram. Só seria exagerado se estivesse corriqueiro haverem muitos times com mais de 10 penaltis a favor ao fim das 38 rodadas.

No ano passado Atl.MG, Coritiba e Ponte Preta foram os campeões com 10 a favor cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Opção de passe no meio campo para inicio da jogada

iFWuxy2.png

Quando a bola é virada para a direita o da esquerda procura infiltrar na área pra afundar a defesa adversária e abrir espaço para os centrais terem liberdade 

iLCAa06.png

No ultimo terço de campo, quando a bola vai para os centrais os 2 extremos encostam no atacante e os laterais dão largura ao time.

dVByQL6.png

 

obs: eu nao estava conseguindo fazer upload do vídeo, espero que tenha ficado claro a explicação

deu pra entender, ja me deu uma ideia de quando usa-los qdo eu voltar pra uma formação com pontas. Por enquanto, o 433 em linhas ta me servindo muito bem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei o FM18 agora pois gosto de esperar lançar até o ultimo patch corretivo pra de fato iniciar um save sem dor de cabeça. Tenho gostado demais até o momento, o melhor FM desde o FM11 (Que ainda sou apaixonado rs).

Os fms anteriores tinham muitas informações e eu sempre me perdia nelas, nunca usava, mas nesta versão está tudo muito melhor descrito e separado, então tenho usado com frequencia tudo que o jogo oferece de informações, tem sido uma experiencia até melhor do que o FM11.

Durante o jogo tem um campinho que mostra os eventos importantes da partida que o 3D em PROLONGADO não mostra, então eu sei por exemplo que meu time fez um ataque na esquerda mesmo que eu nao tenha visto no 3D. Alias a tela de partida ta super limpa e intuitiva, muito simples e fácil de fazer alterações e mais fácil ainda de saber com muito mais exatidão o que se passa no campo mesmo sem visualizar o 3D.

Fiz 3 jogos a valer até o momento e tem sido fantástico, melhor FM EVER. Até os assistentes estão mais inteligentes. Antes do primeiro jogo deixei tudo nas mãos da comissão técnica pois estava a substituir um treinador recém demitido então nao queria mudar muito o estilo de jogo e a maneira que o antigo estava tocando a equipe, foi então que os assistentes me muniram de muita informação e montaram a equipe completa e só agora no terceiro jogo, conhecendo melhor a equipe é que estou colocando meu dedo nos treinos e nas instruções, tudo com muita calma. Nos FMS anteriores a informação confusa me deixava atordoado quando pegava um time novo e era bem cansativo olhar cada detalhe pra conseguir montar desde a primeira partida uma estratégia competitiva.

Enfim, apesar dos mais de 130 reais gastos acho que foi uma bela compra, mas devo dizer que ta ficando cada ano mais complicado comprar FM, o preço ta muito fora da realidade brasileira. Tudo bem que é mais barato que 1 jantar no japones com a namorada, mas mesmo assim sinto saudades do tempo que o jogo custava entre 70 e 90 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, just12 disse:

Peguei o FM18 agora pois gosto de esperar lançar até o ultimo patch corretivo pra de fato iniciar um save sem dor de cabeça. Tenho gostado demais até o momento, o melhor FM desde o FM11 (Que ainda sou apaixonado rs).

Os fms anteriores tinham muitas informações e eu sempre me perdia nelas, nunca usava, mas nesta versão está tudo muito melhor descrito e separado, então tenho usado com frequencia tudo que o jogo oferece de informações, tem sido uma experiencia até melhor do que o FM11.

Durante o jogo tem um campinho que mostra os eventos importantes da partida que o 3D em PROLONGADO não mostra, então eu sei por exemplo que meu time fez um ataque na esquerda mesmo que eu nao tenha visto no 3D. Alias a tela de partida ta super limpa e intuitiva, muito simples e fácil de fazer alterações e mais fácil ainda de saber com muito mais exatidão o que se passa no campo mesmo sem visualizar o 3D.

Fiz 3 jogos a valer até o momento e tem sido fantástico, melhor FM EVER. Até os assistentes estão mais inteligentes. Antes do primeiro jogo deixei tudo nas mãos da comissão técnica pois estava a substituir um treinador recém demitido então nao queria mudar muito o estilo de jogo e a maneira que o antigo estava tocando a equipe, foi então que os assistentes me muniram de muita informação e montaram a equipe completa e só agora no terceiro jogo, conhecendo melhor a equipe é que estou colocando meu dedo nos treinos e nas instruções, tudo com muita calma. Nos FMS anteriores a informação confusa me deixava atordoado quando pegava um time novo e era bem cansativo olhar cada detalhe pra conseguir montar desde a primeira partida uma estratégia competitiva.

Enfim, apesar dos mais de 130 reais gastos acho que foi uma bela compra, mas devo dizer que ta ficando cada ano mais complicado comprar FM, o preço ta muito fora da realidade brasileira. Tudo bem que é mais barato que 1 jantar no japones com a namorada, mas mesmo assim sinto saudades do tempo que o jogo custava entre 70 e 90 reais.

Pra mim tbm foi o melhor FM, apesar de umas cagadas sem noção (remoção de algumas câmeras, de alguns widgets, por exemplo).

Sobre preço, o FM não é vendido no Brasil, então eles não vão mudar o preço original dele pra Europa, pra ficar barato pro Brasil, onde eles nem têm licença.

Também não criaram o nosso idioma esse ano, acho que a tendência é que, enquanto não licencie para o Brasil, sejamos cada vez mais esquecidos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a questão da licença tem a ver com a mega desorganização que é nosso futebol. Não teve um ano sequer que o futebol brasileiro não piorou em relação ao ano anterior. Só SP que se salva com água no pescoço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, just12 disse:

Mas a questão da licença tem a ver com a mega desorganização que é nosso futebol. Não teve um ano sequer que o futebol brasileiro não piorou em relação ao ano anterior. Só SP que se salva com água no pescoço.

Concordo que nosso futebol é desorganizado e ainda acrescento corrupto. Porém o futebol alemão, um dos mais bem geridos, também não licenciou o FM, e até a seleção lá é proibida de ser reproduzida oficialmente pelo FM. Então, é algo mais profundo. Pode ser uma questão de valores, o FM não tá faturando muito ou foi cobrando um valor altíssimo, enfim, essa questão parece não ser tão simples. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de licença é uma coisa complicada, são varios fatores envolvidos nisso ai, como valores, dificuldades em licenciar a liga e etc. Hoje os ligas são muito rigorosas quanto ao aparecimento delas em jogos. Mas voltando ao assunto do post, esse FM 18 pra mim foi um dos melhores sem dúvida,  ainda mais depois do patch a movimentação dos pontas estão perfeitas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que a proxima evolução do FM seja pra parte dos treinos e, se possivel, redefinirem as cameras no modo 3D

O restante acho que nao precisa mexer muita coisa, se mexerem demais é capaz de estragarem o jogo novamente. Talvez esses novos estudios da SI, mais gente trabalhando, o jogo evolua mais ainda no FM 19. Mas qto as licencas brasileiras, pode esquecer. Acho que o caminho é sem volta, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gustavo Militão disse:

Espero que a proxima evolução do FM seja pra parte dos treinos e, se possivel, redefinirem as cameras no modo 3D

Depende das sugestões, mas não vejo nada quanto a isso no tópico de sugestões lá.

 

A única coisa que eu mudaria na parte tática seria adicionar mais opções pra bolas paradas pra termos opções de jogadas ensaiadas - idealmente com ações definidas ao invés de deixar o jogador que recebe a bola escolher o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô jogando um save com o Liverpool e contratei algumas promessas Sulamericanas, porém não consigo Licença de trabalho para nenhum. O clube parceiro que tenho nesse sentido é de 5 anos lá pra se naturalizar. Como proceder pra conseguir essas Licenças

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Douglas. disse:

Depende das sugestões, mas não vejo nada quanto a isso no tópico de sugestões lá.

 

A única coisa que eu mudaria na parte tática seria adicionar mais opções pra bolas paradas pra termos opções de jogadas ensaiadas - idealmente com ações definidas ao invés de deixar o jogador que recebe a bola escolher o que fazer.

Sim, e claro dar uma liberdade maior de posicionamento na hora de criar a tatica... nao entendo pq nao podemos mover o jogador em qualquer parte do campo na hora de criar a tatica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, raffaelararipe disse:

Tô jogando um save com o Liverpool e contratei algumas promessas Sulamericanas, porém não consigo Licença de trabalho para nenhum. O clube parceiro que tenho nesse sentido é de 5 anos lá pra se naturalizar. Como proceder pra conseguir essas Licenças

o jeito é tentar conseguir um clube parceiro na Bélgica ou na Espanha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Galford Strife disse:

o jeito é tentar conseguir um clube parceiro na Bélgica ou na Espanha

Apenas nesses dois países? Mandei o Rajkovic pro CSKA e o Lautauro Martínez pro Sassuolo =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
×
×
  • Criar Novo...