Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

unduTg0.jpg

A temporada terminou, todas as decisões foram tomadas. Sua equipe atingiu um dos seguintes destinos: se superou e foi além ou decepcionou e foi abaixo ou conquistou tudo aquilo que você queria. Não importe qual deles, agora é hora de avaliar a temporada que passou e tomar as decisões que construíram o futuro.

Uma parte do time que pode ser muito complicado de se avaliar é a defesa. Existem diversas razões para isso. Antes de tudo, até parâmetros da vida real tem dificuldade de avaliar adequadamente a performance de jogadores defensivos. Existe alguns parâmetros decentes como Expected Goals (quantidade de gols que se espera que uma equipe sofra e faça em uma partida) que podem de alguma maneira avaliar coletivamente as performances defensivas, mas ela ainda não existe no Football Manager. Miles Jacobsen disse que era algo interessante mas que existem diversos modelos em volta disso que é complicado que venha a estar presente num futuro próximo.

Entretanto, existe maneiras de se avaliar a sua defesa, seja de uma forma quantitativa, através dos números ou qualitativa através dos dados que o jogo fornece. Primeiro, falaremos da análise quantitativa.

Gols sofridos

Essa é meio óbvia, mas observando a quantidade de gols sofridos e comparando com as dos outros times da sua divisão deve ser sempre seu ponto de partida. Esse é um bom parâmetro, mas obviamente que o número de gols sofridos não contam a história inteira.

Oportunidades claras e meias oportunidades concedidas

Se existe algo que deve mudar para as próximas edições do FM, é uma pequena revisão da seção de estatísticas nas abas de competições e relatórios da equipe. Existem muitos dados como Oportunidades claras, meias oportunidades e chutes de longa distância que deveriam existir nas opções de estatísticas de jogos, mas nenhum desses valores são mostrados de forma geral ou em valores divididos por 90 minutos. A forma como o FM determina esses valores é meio dúbia, portanto, é importante que você as utilize em conjunto. Os dados a seguir são de uma temporada com 34 jogos:

  • Oportunidades claras concedidas: 51
  • Meias Oportunidades concedidas: 82
  • Gols sofridos: 41

É justo dizer que foi uma temporada razoavelmente boa. Assumindo que em média, uma oportunidade clara tem uma chance de 55% a 60% de terminarem no fundo das redes e meias oportunidades tem uma chance de cerca de 20% (valores derivados de experiências pessoais), nós terminaríamos com 40,5 gols sofridos se olhássemos apenas para as oportunidades concedidas ao adversário. A previsão advinda desse modelo básico está no ponto certo, no caso avaliado (e para 34 jogos, 41 gols sofridos não é tão ruim, se pensarmos que a temporada inteira teve uma média de 3 gols por jogo) mas ela pode estar errada, então vale sempre a pena dar uma olhada. Isso obviamente ignora as outras chances mas olhando as estatísticas de três temporadas, é uma opção melhorar do Chutes no gol concedidos. Vale a pena notar que das 51 oportunidades claras concedidas, dez foram num mesmo jogo, diante do melhor time da liga. Outra coisa interessante de notar é a proporção de chutes de longa distância nos chutes concedidos, se a proporção for alta, sua defesa estão provavelmente fazendo algo de correto.

O restante dos números que o FM fornece não são bons. Se você olhar o que o jogo define como Estatísticas Defensivas do Time, você verá coisas como faltas cometidas e desarmes ganhos e esses não são valores conclusivos quando se trata do esforço defensivo coletivo. Portanto, vamos passar para a análise qualitativa.

Contra quem você sofreu gols e concedeu oportunidades de gol?

Você pode ter sofrido muitos gols diante de equipes muito boas ou muito melhores que a sua, o que é normal e esperado, principalmente se você não for uma equipe muito boa ou se existe um Bayern, um Real Madrid e um Barcelona na sua liga. Nesse caso, vale a pena observas suas táticas: você joga com táticas diferentes contra esse tipo de time? Se a resposta for afirmativa, vale a penar olhar como você pode explorar certos padrões do adversário em jogos futuros.

Como você planeja defender?

Existem diferentes tipos de filosofias que geram diferentes resultados em termos de defesa. Você joga com uma linha alta e muita posse de bola? Nesse caso, você provavelmente vai tomar muitos gols em lançamentos de longa distância sobre a sua defesa, que resultaram em muitas oportunidades claras para o adversário. Ou você prefere se fechar lá atrás e esperar por um contra-ataque? Nesse caso, você irá conceder mais meias oportunidades e chutes de longa distância já que os times estão buscando furar seu defesa de qualquer maneira possível. Obviamente, que seu planejamento nesse sentido tem implicação na sua política de transferências, no primeiro caso mencionado, você vai querer zagueiros velozes e goleiros que são bons em saída do gol e no um contra um, já no segundo caso, você vai querer zagueiros mais frios e dedicados ao esforço coletivo e um goleiro com bons reflexos e boas capacidades para lidar com bolas aéreas.

De onde você está tomando gols?

A análise de final de temporada geralmente é ligada a suas decisões de transferências, renovação contratual e táticas para o ano seguinte. Por isso, é importante olhar de onde que estão vindo as assistências para os gols que você sofre. Você pode fazer isso indo no painel de táticas, aba de análise, gols e clicar em local de assistência. Se você observar esse lado e relembrar quais são os cenários mais comuns que seu time toma gols, você pode chegar a certas conclusões. A maioria das assistências vem das laterais? Pode ser que seus laterais estão deixando um corredor a ser explorador ou sua defesa está em uma largura mais estreita, forçando seus adversários a jogarem mais abertos ou por fim, que seus laterais são ruins. 

Infelizmente não existe nenhuma ferramenta que demonstra Passes Chaves concedidos por uma temporada inteira mas é algo a ser observado jogo a jogo para descobrir seus pontos fracos durante a temporada e talvez corrigir na janela de meio do ano ou mudando de tática. Também pode ser útil olhar em que minutos do jogo você está sofrendo muitos gols, e ajustar sua mentalidade nesses momentos.

Texto traduzido e adaptado para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol por Henrique M.
Fonte: http://www.thehighertempopress.com/2017/04/evaluate-defence-fm17/
Banner: @_Matheus_

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Diretor Geral
Em 24/10/2017 at 08:43, Henrique M. disse:

(...), no primeiro caso mencionado, você vai querer zagueiros velozes e goleiros que são bons em saída do gol e no um contra um, já no segundo caso, você vai querer zagueiros mais frios e dedicados ao esforço coletivo e um goleiro com bons reflexos e boas capacidades para lidar com bolas aéreas.

Caraca, sabe que eu nunca havia me atentado pra isso? Hahahahah, faz todo o sentido.

Sempre procurei contratar os melhores jogadores no CxB, mas nunca fui tão específico, pensando na forma como iria jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...