Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

GJnjACg.jpg

Não tem nada pior que ver seu time ganhar e atropelar os adversários por rodadas a fio e de repente parar de jogar bola e entrar numa má fase interminável. Obviamente que você começa a ficar desesperado para conseguir alguma vitória, mas como conquistá-las quando parece que a cada jogo seu time joga pior? É hora de botar suas habilidades como treinador em prática, ao invés de se apoiar nos clichês da falta de sorte ou do azar com lesões.

O primeiro passo é determinar o que está causando essa má fase e ao fazer essa identificação, você já está resolvendo metade do problema, a partir daí, é só evitar cometer os mesmos erros e tentar levantar o moral do seu time. A seguir, irei dispor os cenários mais comuns, suas causas e como tentar retirar seu time deles.

Cenário 1: Meu time estava jogando bem, o moral estava alto, mas de repente, começamos a perder sem parar

  • Você elogiou demais os jogadores nas coletivas com a imprensa e utilizou palestras inadequadas, levando seus jogadores a ficarem complacentes.
  • Você começou a rotacionar demais o seu time, sem ter o costume de fazer isso frequentemente (seja por lesões, cansaço dos jogadores ou promessas feitas a algum jogador).
  • Você teve uma sequência contra adversários mais fortes ou mais complicados e as coisas foram por água abaixo após ela.
  • Você utilizou um, ou mais, jogadores inadequados para sua tática, acabando com a fluidez e organização anterior do seu time.
  • Você não reparou que o moral da equipe deu uma decaída e não se importou em observar e corrigir, elevando ela novamente.

É impossível escapar de má fase, em algum ponto ou outro da sua carreira, seu time vai passar por isso. Entretanto, em alguns casos, dá para você atrasá-la ou corrigi-la antes de uma catástrofe. Busque sempre estar atento no moral da sua equipe, seja coletivamente ou individualmente, buscando mantê-la sempre num patamar positivo. Busque pontos fracos na tática e também veja se algum jogador não está desempenhando a função que você deseja adequadamente, porém, não use de maneiras rápidas para identificar isso, utilize de uma análise mais profunda e se possível, observe um jogo com melhores momentos além dos chaves.

Cenário 2: Não consegui fazer meu time começar a temporada com moral alto ou elevá-lo quando cheguei no meio da temporada

  • Você planejou sua temporada de maneira errada, deixando de fazer jogos fáceis nos últimos jogos para elevar o moral, ou sua equipe não se adaptou ao seu novo plano de jogo, sofrendo até mesmo nas partidas que era para ganhar.
  • Seu clube tem muitos jogadores novos para a temporada (incluindo os novos jogadores que foram contratados na vida real e já vieram na nova base que você possa vir a estar usando) e seu time não se entrosou rapidamente ou adequadamente.
  • Você errou na hora de montar sua tática e seu plano de jogo e por isso, sua equipe não apresenta a eficiência necessária dentro de campo para vencer.
  • Os seus jogadores não são adequados para a sua tática

Você tem que entender que mudar a filosofia e o estilo de jogo da sua equipe demanda tempo e o desenvolvimento de coesão tática e entrosamento por parte dos seus jogadores também não é imediato. É só ver o que acontece quando um novo treinador é contratado por um clube e suas filosofias são totalmente diferentes do antecessor, demora um tempo para que os jogadores se acostumem ao novo técnico e suas ideias. Portanto, não espere consertar tudo logo no começo do seu trabalho. Além disso, planeje sua pré-temporada de maneira eficiente, marcando 3 ou 4 jogos que sua equipe com certeza irá vencer nos últimos jogos dela.

Se faça as seguintes questões

A cada versão que passa, o Football Manager se torna mais complexo e exige mais do jogador do que suas versões anteriores. Caso você esteja afastado a muito tempo de jogos manager, você encontrará diversas situações diferentes e terá que aprendê-las da maneira mais difícil, errando, assim como muitos de nós tivemos que aprender.

Experiência é um fator relevante em muitas coisas que fazemos na vida e no FM não é diferente. Portanto, caso você ainda não tenha identificado os motivos da sua má fase acima, não se desespere! As respostas das questões abaixo podem lhe ajudar.

  1. Você decidiu previamente quem é seu batedor de pênaltis? Se sim, ele é um cobrador de qualidade e eficiência?
  2. Você tem um elenco relativamente lento em comparação a liga ou até mesmo jogadores mais lentos que os do seu adversário atuando pelas laterais do campo?
  3. Seu goleiro é bom? Você se importou em checar como ele anda atuando?
  4. Você se importou em checar os relatórios do preparadores do seus jogadores antes de montar seu 11 inicial? Alguns jogadores não gostam de jogar jogos importantes e outros são bastante inconstantes
  5. Você ignorou algum jogador que queria conversar com você sobre alguma questão relevante para ele? Ações como essa, em conjunto com alguma conversa que possa vir a terminar mal, podem contaminar o vestiário e derrubar o moral do elenco e a confiança deles no seu treinador
  6. Quando o moral do seu time começou a cair, você marcou reuniões com a equipe ou procurou elevar individualmente o moral dos seus jogadores através de conversas?
  7. Você costuma cumprir a maioria das promessas que faz aos seus jogadores?
  8. Você tentou forçar a saída de um jogador muito importante do clube?
  9. Você tem defensores com o atributo Concentração baixo?
  10. Seu elenco é ambicioso ou profissional? Seus jogadores são determinados?

Medidas

Após fazer todas as mudanças que jogar necessário, é hora de aumentar o moral do seu elenco.

  • Converse com seus jogadores entre os jogos, marque reuniões da equipe e busque tirar a pressão nas coletivas e preleções.
  • Tente marcar um amistoso contra um time fraco se o calendário permitir.
  • Comece a usar jovens ou jogadores dos seus times sub-20 se o moral deles for muito mais elevado que o do seu elenco.
  • Comece a renovar contratos, se você estiver muito desesperado.
  • Evite escalar jogadores com o moral muito baixo, mesmo se eles forem os seus melhores jogadores

Outras dicas

Use táticas mais simples, reduza as instruções e escolha funções mais simples, ou então, observe quem são seus melhores jogadores e monte a tática em torno deles, distribuindo as suas melhores funções e utilizando outras funções que complementem os seus melhores craques. E no longo prazo, o ideal é que você utilize um sistema de gestão de performances do seu jogador, trocando imediatamente quem anda jogando mal pelo seus reserva imediato ou por um jovem promissor da base, isso pode evitar que o resto do time acompanhe um jogador que vem mal e manter todo mundo atento dentro de campo, pois qualquer sequência ruim, significa banco.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://theraumdeuter.com/football-manager/fm16-end-losing-streak/
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro ótimo material. Parabéns pela iniciativa de trazer essas informações para o fórum.

Nesse texto apareceram outras alternativas pra mim, que na maioria das vezes, só tentava alterar a tática, as vezes causando ainda mais problemas.

Você costuma assistir aos jogos no modo completo? Tem ideia de quanto tempo você gasta para avançar um mês no jogo, por exemplo? Pergunto pois pelo conteúdo que você trás e pelo seu save na PM parece ser um jogador que fica atento a muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, Gunner79 disse:

Você costuma assistir aos jogos no modo completo? Tem ideia de quanto tempo você gasta para avançar um mês no jogo, por exemplo? Pergunto pois pelo conteúdo que você trás e pelo seu save na PM parece ser um jogador que fica atento a muita coisa.

Não, apenas em jogos muito decisivos, onde eu acho que pode fazer diferença no resultado final, principalmente porque como você vê lá no PM, não faz sentido eu assistir dezenas de jogos do irlandês e contra equipes do país nesse modo. Eu me ligo mais na análise das coisas, se os jogadores estão funcionando em termos gerais, acho inviável, a longo prazo, jogar no modo completo.

Minha média é de 3 a 4 jogos por hora, depende do tanto de jogos que tem truncados nesse tempo. Se tiver jogo meio de semana e final de semana jogo mais por hora. Então, depende da disposição do calendário. No começo da temporada, demoro de 4 a 5 horas (se for pegar o tempo direto) para jogar o 1º turno com 11 jogos dos nacionais e uma ou outra partida de copa no meio. Como o calendário cresce a partir daí, passo a demorar mais, coisa de 2 a 3 dias, dependendo do meu espírito com o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda vez que entro no Fórum e esse texto aparece como tópico promovido, eu sinto que é uma indireta para o Sr. Brussig :P

Bem legal o material, que bom que tu trouxe isso para cá :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar a analise isso, uma coisa que eu observo nesse FM é que os jogadores são meio EMO. Por exemplo, jogando com o Liverpool encaixei 8 jogos sem derrota na PL, estava na liderança do torneio e com a moral excelente. Perdemos um jogo p/ o Chelsea, fora de casa por 1-0, jogo onde houve equilíbrio. Quando fui dar a palestra pós-jogo observei que o time tava todo com a moral mais baixa possível.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 05/10/2017 at 00:23, Danut disse:

Toda vez que entro no Fórum e esse texto aparece como tópico promovido, eu sinto que é uma indireta para o Sr. Brussig :P

Bem legal o material, que bom que tu trouxe isso para cá :)

Isso é coisa da sua cabeça. hahah

Em 05/10/2017 at 16:50, raffaelararipe disse:

Vou começar a analise isso, uma coisa que eu observo nesse FM é que os jogadores são meio EMO. Por exemplo, jogando com o Liverpool encaixei 8 jogos sem derrota na PL, estava na liderança do torneio e com a moral excelente. Perdemos um jogo p/ o Chelsea, fora de casa por 1-0, jogo onde houve equilíbrio. Quando fui dar a palestra pós-jogo observei que o time tava todo com a moral mais baixa possível.

Talvez seja mais relativo com a personalidade do seu elenco, só conferir no relatório da equipe e ver qual é. Talvez a mentalidade dos jogadores não seja das mais competitivas. Porém, é possível que o moral antes, durante e após o jogo oscile de uma forma diferente do que o moral fora da partida. Já tive atacante que terminou o jogo com o moral baixo, por causa da atuação dele ou do titular e depois do jogo tinha equilibrado normalmente na tela do elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 27/09/2017 at 11:21, Gunner79 disse:

Outro ótimo material. Parabéns pela iniciativa de trazer essas informações para o fórum.

Nesse texto apareceram outras alternativas pra mim, que na maioria das vezes, só tentava alterar a tática, as vezes causando ainda mais problemas.

Você costuma assistir aos jogos no modo completo? Tem ideia de quanto tempo você gasta para avançar um mês no jogo, por exemplo? Pergunto pois pelo conteúdo que você trás e pelo seu save na PM parece ser um jogador que fica atento a muita coisa.

Não precisa assistir todos completamente (embora eu faça muito isso e goste muitos!). Você pode fazer por 3 ou 4 jogos pra afinar a tática básica e continua no completo até ter segurança no jogo. Quando vc vê q o jogo tá como vc quer, bota em chave se ver q não tá tendo muito momento perigoso olha de novo completo e tenta identificar o q não tá dando certo. 

Uma coisa boa eh enxer sua tela de janelas com informações sobre a partida quando estiver mostrando apenas momentos chaves, para vc ter uma ideia mais real do q está acontecendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 05/10/2017 em 16:50, raffaelararipe disse:

Vou começar a analise isso, uma coisa que eu observo nesse FM é que os jogadores são meio EMO. Por exemplo, jogando com o Liverpool encaixei 8 jogos sem derrota na PL, estava na liderança do torneio e com a moral excelente. Perdemos um jogo p/ o Chelsea, fora de casa por 1-0, jogo onde houve equilíbrio. Quando fui dar a palestra pós-jogo observei que o time tava todo com a moral mais baixa possível.  

 

 

Diria que o efeito de um clássico pode ser desastroso.

Apesar dos bugs, o jogo compõe muito bem a relação expectativa-acontecimento, na minha opnião, então quebrar uma sequência de 8 jogos invicto com uma derrota em clássico pode ser bem desanimador mesmo, acho natural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   No FM18 e FM19 descobrir um jeito pratico de acabar com a má fase,  normalmente uma tática não para de funcionar ou de deixar de dar resultado se o time esta numa serie de 20/30 jogos jogando bem liderando e começa a dar tudo errado.  Repare nas estatísticas N° de chute e chutes na na baliza, quantidade de jogadas de gol criadas,  a função de um tática é produzir, mas uma tática não faz gol ou defende isso é função do jogador.  Já teve momento que meu time fazia 30/35 chutes e 20/25 na baliza e não marcava uma entrou numa má fase onde a tática continuava a produzir chances atras de chances, mas infelizmente o jogador perdia ate sem goleiro! 

         Então por 2 jogos seguidos escalei o time, mantive a tática normalmente e deixei para o adjunto ir pro jogo no meu lugar e depois eu assistir o jogo para ver o que ele faria diferente de mim, então o time ganhou de goleada os jogadores não eram os gols e não teve má fase.  Eu pensei comigo PQP o que esse maldito fez, assistir o jogo e ele não fez nada de diferente o mesmo time as mesma substituições então suponho que a má fase é minha!  Voltei a comandar o time depois de 2 jogos e pronto acabou má fase!  Todas as vezes que tentei isso funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2019 em 17:26, Rudsonnunes disse:

   No FM18 e FM19 descobrir um jeito pratico de acabar com a má fase,  normalmente uma tática não para de funcionar ou de deixar de dar resultado se o time esta numa serie de 20/30 jogos jogando bem liderando e começa a dar tudo errado.  Repare nas estatísticas N° de chute e chutes na na baliza, quantidade de jogadas de gol criadas,  a função de um tática é produzir, mas uma tática não faz gol ou defende isso é função do jogador.  Já teve momento que meu time fazia 30/35 chutes e 20/25 na baliza e não marcava uma entrou numa má fase onde a tática continuava a produzir chances atras de chances, mas infelizmente o jogador perdia ate sem goleiro! 

         Então por 2 jogos seguidos escalei o time, mantive a tática normalmente e deixei para o adjunto ir pro jogo no meu lugar e depois eu assistir o jogo para ver o que ele faria diferente de mim, então o time ganhou de goleada os jogadores não eram os gols e não teve má fase.  Eu pensei comigo PQP o que esse maldito fez, assistir o jogo e ele não fez nada de diferente o mesmo time as mesma substituições então suponho que a má fase é minha!  Voltei a comandar o time depois de 2 jogos e pronto acabou má fase!  Todas as vezes que tentei isso funcionou!

Isso ajuda as vezes mas variar a tatica (e principalmente acertá-la) ajuda ainda mais. Eu tenho jogado no 4231 ha um bom tempo no meu save mas alterei por diversas vezes a tatica inicial, as vezes até de um jogo por outro (mudanças de espaço curto entre um jogo e outro eu mudo mais tarefa/função). A minha tatica atual eu tenho os pontas, atacante e o MO no ataque e dois armadores recuados que também sabem chegar como opção de chute. Com o Controlar, o time roda mais a bola, abrindo a defesa até encontrar um buraco. Com 4 opções de finalizar, a zaga fica perdida,  quando essas estão bloqueadas, é a hora dos armadores recuados de brilharem pois geralmente eles sobem quando o ataque abre a defesa para o arremate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...