By
LC
Quadra da Portela - Madureira - Rio de Janeiro - Março de 2020
Meu nome é Wilkerson Improtta e sou filho de Wilker Improtta. Apesar da carra fechada ele é uma excelente pessoa. Meu pai nasceu na Sicília, Itália e não, ele não é mafioso ou mesmo contraventor.Ainda criança ele veio junto com meus avós para o Brasil Wilker Improtta é apenas um comerciante da área funerária, possui 15 funerárias espalhadas pelo Município do Rio de Janeiro e hoje está aqui na quadra da Portela para ser homenageado. Existem 3 coisas que o Vecchio italiano ama: Minha mãe, o Fluminense e a Portela. Por diversas vezes ele ajudou monetariamente a escola de samba do seu coração. E por diversas vezes ele tentou me fazer mudar de clube, sou Flamengo igual a minha mãe, e por diversas vezes ele teve que encarar minha mãe. Ela não admitia que ele obrigasse os seus filhos a serem tricolores, mesmo meu irmão mais novo e minha irmã optando em ser. E se tem alguém que o Vecchio italiano tem medo era da minha mãe. Perguntei uma vez se ele tinha medo da minha mãe e ele me disse que não e que não era medo, era respeito por alguém que ele amava. Principalmente quando ela estava com uma panela na mão. Rimos muito disso. Éramos uma família feliz...Éramos. Em Março de 2020 veio a pandemia de Covid-19 e muitos amigos e familiares vieram a falecer. O governo não fez a sua parte e a população também não. Meu irmão mais novo participou de uma festividade na Barra da Tijuca e pelo menos 30 pessoas que estavam na festa se contaminaram, Ele foi entubado e antes contaminou a minha mãe. Na época eu estava na Argentina numa convenção de Profissionais de Educação Física. Eu havia me formado em 2018 e estava me preparando para o mercado de trabalho.Queria seguir na área esportiva e até cheguei a fazer o Curso Nacional C pela Confederação Brasileira de Futebol(CBF). Minha irmã me ligou e peguei o primeiro avião para o Brasil. Comprei uma máscara na farmácia do aeroporto e fui direto para o Hospital. Meu irmão faleceu dois dias depois e minha mãe lutou bravamente por 45 dias. O nosso mundo veio a baixo, pois nossa Matriarca havia nos deixado e junto com meu irmão caçula.Meu pai demorou um pouco a se curar da dor, mas como um bom carcamano nos disse, a mim e a minha irmã, que a vida deveria seguir seu rumo. Nunca mais vi meu pai sorrir e por este motivo ele esta com a cara amarrada na foto.
Outubro de 2020
- Olha isso Wilkerson! Olha isso filho! Esse é um problema de extrema gravidez!
- Pai é gravidade. De extrema gravidade!
- Cáspita! Gravidade é aquele negócio de astronauta moleque. O que importa é que alguém pixou a placa da Funerária. Nossa funerária se Chama: Funerária Vai com Deus. E picharam em baixo aquele ou não. Vamos servir de piada.
- Mas pai, até que ficou legal. Kkkkkkkkk.
- Você fica rindo, mas esse é o negócio da nossa família. Sua irmã está aprendendo tudo e você? Quer ser treinador de futebol.
- Mas isso sempre foi o meu sonho. Já enviei meu currículo a todos os clubes do Brasil e também de alguns da Argentina, Uruguai e Paraguai.
- Como diria o açogueiro… vamos por partes! Você já assinou algum contrato?
- Não, mas...
- Então fica o dito pelo não dito, o não dito pelo dito e, como sempre, vale o que está escrito e nesse caso não tem nada escrito ou assinado.
- Mesmo o senhor não querendo eu vou tentar e espero que se aparecer uma proposta o senhor entenda. É a minha vida.
- Eu entendo filho, mas imagina o que a sua mãe iria dizer disso?
- Ela iria olhar para o senhor e de panela na mão diria: Carcamano que amo é melhor deixar nosso menino seguir com sua vida.
- Você tinha que lembrar dela com a panela na mão? Isso foi golpe nas partes baixa.
- O senhor que tocou no nome dela.
- Está bem! Vou falar com o Buda. Ele me deve uns favores.
- Que Buda pai?
- O presidente do Madureira. Elias Buda.
- É Elias Duba!
- Buda, Duba, Tuba é tudo igual!
- Não quero que o senhor fale com ninguém. Quero conquistar o meu espaço sem ter que ouvir alguém dizer que sou apadrinhado ou por ser seu filho.
- Tem vergonha do seu pai moleque?
- Jamais meu pai!Mas quero trabalhar por merecimento.
- Tá bom, tá bom. Agora vamos entrar porque está um calor "Felomenal".
Esse era o meu pai. Uma figura, mas eu o amava e muito. Passou alguns meses e recebi uma proposta de entrevista da Portuguesa de Desporto.Eles queriam alguém jovem e com Curso da CBF. Fui com meu carro para São Paulo e cheguei as 11 horas no Estádio da Portuguesa. Conheci o Canindé e toda a infraestrutura e no final tivemos uma conversa séria sobre o projeto. No dia seguinte estava voltando ao Rio e na altura de Itatiaia o meu telefone toca. Parei num posto de gasolina, aonde diversos caminhões estavam estacionados. Uma coisa que aprendi é que local aonde caminhoneiro para é porque tem boa comida. Enquanto me dirigia para o restaurante do posto eu liguei para o número e do outro lado da linha era o Diretor Esportivo do Bangu Atlético Clube interessado em me entrevistar. Marcamos para a quinta-feira as 9 horas. Novamente eu cumpri o mesmo ritual da entrevista com a Portuguesa. Conheci as infraestrutura, o Estádio Moça Bonita e fui para a sala do diretor aonde respondi algumas perguntas, etc.Estava radiante com a possibilidade de treinar o Bangu AC, pois era do Rio de Janeiro e ficaria perto da minha família. A noite estava em casa me arrumando para ir a casa da minha namorada quando o celular toca:
- Alô? Eu gostaria de falar com o Wilkerson Improtta?
- É ele.Quem fala?
- Aqui é o Zinho.
- Fala moleque. Rapaz eu voltei ontem de Sampa. Fui a uma entrevista de emprego na Portuguesa e hoje fui no Bangu AC. Seu primo logo vai ser o melhor treinador do mundo. Melhor que Guardiola, Klopp e Mourinho.
- Fico feliz em saber, mas não seu seu primo. Aqui é o Crizam César de Oliveira Filho, O Zinho. Ex-jogador do Flamengo e atualmente comentarista da ESPN.
- Caraca que vacilo. Desculpe. Pensei que era o meu primo Zinho. Quero dizer o meu primo e...Putz que fora que eu dei.
- Rapaz não se preocupe. Vou ser breve. Como sabe eu sou um dos fundadores do Nova Iguaçu FC e recebemos o seu currículo, além disso você foi recomendado pelo Parreira. Ele foi seu professor no curso da CBF. Correto?
- Sim, é verdade.
- Muito bem meu jovem. O Nova Iguaçu FC gostaria de entrevista-lo. Amanha na Sede do Laranjinha da baixada as 9 horas. Combinado?
- Estarei lá as 8.
Sede do Nova Iguaçu FC - Dezembro de 2020
- Seja bem vindo ao Nova Iguaçu FC Wilkerson.
- Obrigado.Posso conhecer o clube?
- Não. Vamos primeiro conversar e quando for 12 hs comer uma bela feijoada. Aqui no nosso pequeno e aconchegante restaurante nós servimos peixes as segundas, churrasco na terça, costelinha no bafo as quartas, rabadas as quintas e a nossa famosa feijoada na sexta.
E fui sabatinado pelo Zinho, pelo diretor de futebol e pelo presidente do clube. Depois comemos a famosa feijoada. A tarde eu visitei as dependências do clube e fiquei muito feliz pelo que tinha visto. Mas a minha cabeça estava voltada para a entrevista no Bangu. Se passaram algumas semanas e recebi a informação que a Portuguesa optou pelo Fernando Marchiori e o Bangu pelo Marcelo Mareli. Fiquei chateado, pois queria o emprego no Bangu, mas a vida seguiu seu rumo. Mandei currículo para o Campo Grande-RJ, América-RJ, Olaria, Serrano e Americano.Em São Paulo para o Noroeste, Grêmio Barueri, Paulista de Jundiaí e Ferroviária. Para Minas Gerais eu mandei para o Tupi FC, Boston City, América Esporte Clube (Monte Santo) e até mesmo para o Araxá Esporte Clube. Estava aguardando passar o natal e o ano novo e tentar outros clubes quando no dia 23 de Dezembro de 2020 o Zinho me ligou:
- Wilkerson?
- Oi Senhor Crisan!
- Agora sabe que sou eu né? O Zinho.
- Sei, pois salvei o seu número.Kkkkkk.
- Garoto esperto. Estou te ligando para dar uma boa notícia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------