Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crise nos Emirados: Qatar tem fronteiras fechadas!


Marco.Oliveira

Posts Recomendados

Citar

Arábia Saudita, Emirados, Bahrein, Egito, Iêmen e Líbia cortam vínculos com o Qatar

Medida foi tomada após o país demonstrar apoio a atividades terroristas. Qatar diz que o rompimento é injustificado.

Por G1

05/06/2017 02h37 Atualizado há 47 minutos

 

Seis nações árabes anunciaram nesta segunda-feira (5) que cortaram as relações diplomáticas com o Qatar, acusado de criar instabilidade na região do Golfo Pérsico, ao apoiar grupos terroristas. O Qatar diz que o rompimento é injustificado.

Líbia, Iêmen, Egito, Arábia Saudita, Bahrein e os Emirados Árabes Unidos quebraram os vínculos com a península dias após a visita do presidente dos EUA, Donald Trump, à região. Já os governos do Irã e da Turquia defenderam a abertura de diálogo o Qatar e seus vizinhos.

Segundo as agências de notícias, cidadãos do Qatar têm 14 dias para deixar o Egito, a Arábia Saudita, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos, que anunciaram o fechamento das fronteiras nas próximas 24 horas.

Os Emirados Árabes deram prazo de 48 horas para que diplomatas do país deixem o Qatar. Abu Dahbi acusa Doha de dar suporte ao terrorismo, ao extremismo e dar voz a organizações sectárias.

Todos os portos de entrada entre a Arábia Saudita e o Qatar foram fechados, segundo uma agência de notícias estatal da Arábia Saudita. Segundo o comunicado, a atitude foi tomada para "proteger a segurança nacional dos perigos do terrorismo e do extremismo".

Após o anúncio do rompimento das relações diplomáticas, a Qatar Airways suspendeu todos os voos para a Arábia Saudita, segundo a France Presse.

No final do mês passado, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito já haviam bloqueado vários meios de comunicação do Qatar, incluindo a rede Al Jazeera, após comentários feitos pelo emir Sheikh Tamim Al Hamad Al Thani.

Al Thani saudou o Irã como um "poder islâmico" e criticou a política do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação à Teerã.

As mudanças ocorrem apenas alguns dias depois da vista de Trump à capital da Arábia Saudita, onde se dirigiu a 55 líderes muçulmanos em um discurso histórico, influenciando-os a duplicar os esforços para combater o terrorismo.

Reações

O ministro do exterior do Qatar afirmou que a decisão dos países em cortar laços diplomáticos é 'injustificada', segundo a agência Reuters. "São baseadas em alegações que não têm base de fato", disse o ministro.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse em Sidney, na Austrália, onde está em visita oficial, que a decisão dos países árabes pode ter um efeito significativo para a luta contra o terrorismo.

Um alto funcionário iraniano disse que a decisão de alguns estados árabes do Golfo e do Egito de separar os laços diplomáticos com o Qatar não ajudaria a acabar com a crise no Oriente Médio.

Os governos do Irã e da Turquia defenderam o diálogo, segundo a France Presse.

"A solução às divergências entre Estados na região, incluindo o atual problema entre o Qatar e seus três vizinhos (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein), só é possível com métodos políticos e pacíficos e com o diálogo entre as partes", afirmou o porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Bahram Ghasemi.

A Turquia, que mantém relações estreitas com as monarquias do Golfo, disse que está disposta a ajudar na questão.

"Podem existir problemas entre os países (...) mas é necessário que o diálogo continue. Certamente nós daremos todo o tipo de apoio para que a situação volte à normalidade", declarou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu.

Fonte: G1

Eu nunca tinha me ligado nessa aproximação do Qatar com o Irã e outros "happy friends", sempre achei que o Qatar fazia parte da galerinha mais liberal, mesmo que mantendo seus costumes e talz...

O negócio pelo visto ficou bem tenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BobJJ disse:

Engraçado é a Arabia Saudita acusar outros países de apoio ao terrorismo.

ia postar exatamente isso. 

Mais doido ainda é o Iemen se meter em algo sendo que eles tão numa puta guerra civil e ja estão com fronteiras fechadas a mando da Arabia Saudita. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, BobJJ disse:

Engraçado é a Arabia Saudita acusar outros países de apoio ao terrorismo.

Em relação a isso, acho que têm poucos "santos" ali. Têm acusações ligando alguns emirados e o Kuwait a grupos correligionários também.

Se bobear, é só que não tem dinheiro/armas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fazem mais de 10 anos desde a última guerra entre nações ali né. Já está na hora... =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turquia e Irã juntos pelo Catar? Os sauditas não vão meter a mão ali, a não ser com grandíssimo apoio americano por trás, e eu digo apoio material.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Henrique M.
    • Bruno Caetano.
    • SilveiraGOD.
      Por SilveiraGOD.
      https://g1.globo.com/mundo/noticia/policia-investiga-relatos-de-atirador-em-casino-em-las-vegas.ghtml
      https://g1.globo.com/mundo/noticia/estado-islamico-reivindica-ataque-em-las-vegas.ghtml
       
       
    • Ariel'
      Por Ariel'
      Quantas bombas os EUA lançaram durante 2016?
      POR DIOGO BERCITO O mandato do presidente americano Barack Obama chega ao fim neste dia 20, quando o republicano Donald Trump assume o cargo. Vocês vão se deparar, neste meio-tempo, com diversas análises sobre o legado de Obama. Uma pesquisa recente mostra, por exemplo, que menos de metade dos americanos acreditam estar melhor hoje do que há oito anos, quando ele foi eleito.
      Do ponto de vista militar, as análises desse período vão se lembrar de que Obama — que recebeu um prêmio Nobel da Paz — esteve por trás de diversas intervenções ao redor do mundo, em especial no Oriente Médio. Apenas em 2016 os EUA despejaram 26.171 bombas em sete países, de acordo com um relatório publicado pelo Council on Foreign Relations.
      A estimativa é, segundo o autor Micah Zenko, “sem dúvida bastante baixa”. Não há informações disponíveis sobre todos os países e o Pentágono conta ataques múltiplos como apenas um só. Mesmo assim os EUA lançaram 3.027 bombas a mais em 2016 do que no ano anterior.
      A maior parte das bombas foi utilizada em apenas dois países: a Síria e o Iraque, região em que o Exército norte-americano combate a organização terrorista Estado Islâmico. O número apresentado pelo relatório do Council on Foreign Relations é um cálculo a partir do total de bombas lançadas ali e da participação, em porcentagem, dos EUA dentro da coalizão internacional contra a milícia radical.

      Protesto contra drones em 2013. Crédito Jonathan Ernst/Reuters
      É difícil entender o que esse número significa e qual é a diferença entre lançar uma e mil bombas. Mas, quando estive no Iêmen para relatar os efeitos dos bombardeios americanos, pude ter uma ideia melhor das consequências da intervenção militar. Àquela época, um iemenita me mostrou fotos de corpos destroçados e resumiu: Este é o presente dos EUA para o Iêmen. Os constantes ataques ali, no combate ao terrorismo, levaram a uma maior radicalização.
      Segundo uma análise publicada pelo jornal britânico “Guardian”:
      O que [o governo Obama] tem a mostrar após oito anos de combates em tantas frentes? O terrorismo espalhou-se, nenhuma guerra foi ganha e o Oriente Médio está consumido por mais caos e divisões do que quando o candidato Barack Obama declarou sua oposição à invasão do Iraque.
       
      FOLHA
       
      Prêmio Nobel da Paz, hahahahaha.
    • Visitante João Gilberto
      Por Visitante João Gilberto
×
×
  • Criar Novo...