Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

EnKKeTH.jpg

Muitos treinadores de futebol se prendem a um esquema durante um certo período de tempo ou durante sua carreira e muitas vezes essa questão se repete com jogadores de FM, que se apegam a esquemas que já funcionaram em outras equipes ou em outras situações. É sempre interessante ter um estilo de jogo ou uma maneira preferida de jogar FM, mas muitas vezes, esse tipo de abordagem engessa e transforma o time e o treinador em uma entidade previsível que a inteligência do jogo já entende como deve marcar.

Esse guia busca trazer uma maneira rápida, simples e inteligente de decidir qual será o esquema tático de sua equipe e eventuais variações. Para efeitos de demonstração, escolhi um clube e uma liga em que nunca treinei: o Larisa, da Primeira Divisão grega. Assim, fica mais simples demonstrar que a ausência de favoritismos e conhecimentos prévios são importantes para esse tipo de abordagem e ela é uma maneira neutra e eficaz de montar sua equipe.

Trabalhe em cima das expectativas da direção e da imprensa

A primeira análise que você deve fazer é relativa ao tamanho do seu clube no país e na liga e quais são as expectativas naturais esperadas do seu trabalho. Você vai lutar pelo título? Você vai lutar por uma vaga europeia? Busca uma temporada segura ou quer escapar do rebaixamento? Essas são questões importantes e só depois que você for capaz de responder e entender essa faceta da realidade, você terá um direcionamento importante.

Ao definir quais são essas expectativas, você vai decidir um ponto crucial para qualquer formação tática que você vai utilizar, a mentalidade. Independentemente de você ser um técnico que use a mesma tática, variação do mesmo esquema ou esquemas para cada cenário que o jogo pode lhe oferecer, a mentalidade primária da sua equipe deve fomentar o processo de criação da tática.

A equipe desse guia está cotada para 12ª colocação, numa campeonato que possui 16 equipes e rebaixa 2. Qual a mentalidade que você usaria?

Defina sua abordagem tática

É importante decidir de antemão qual o perfil tático você irá adotar na temporada: vou utilizar uma mesma tática independente do adversário ou vou utilizar esquemas que variam de acordo com os cenários de jogo e o tipo de adversário? Irei mostrar como criar uma tática apenas, mas aconselhando quais outros esquemas seriam interessantes para a escolha tática feita.

Descubra quem são seus melhores jogadores

Com a introdução de telas personalizáveis, ficou muito mais fácil definir quais são os melhores jogadores do elenco, portanto, crie um filtro na tela do seu elenco que demonstre as capacidades atuais e potenciais do seu jogador e defina quem são seus 11 melhores jogadores, desprezando os goleiros dessa análise.

9EZtp.png

Na imagem acima, podemos perceber que o elenco do Larisa apresenta 13 jogadores que se destacam dos demais, de acordo com a imagens, esses jogadores se dividem entre as seguintes posições: 2 zagueiros, 1 lateral-esquerdo, 3 volantes, 2 médio-alas pela direita, 2 pontas direitas, 2 pontas esquerdas e 1 atacante.

Podemos notar uma inflação de volantes e jogadores pela direita, mas são posições adaptáveis, com os jogadores podendo exercer ao menos mais outra função com competência. Essa filtragem já deixa claro que para retirar o melhor do time, o ideal é um 4-1-2-3 com pontas ou um 4-1-4-1. Existem opções menos tradicionais como um 4-1-4-1 assimétrico, para usufruir dos médios-alas pela direita e dos pontas esquerdas, mas normalmente, em um começo de trabalho, é melhor manter as coisas da maneira mais simples possível.

Além disso, nessa filtragem, você já tem 2 esquemas para 2 situações diferentes que você queira tentar em campo e com a presença de um meia-atacante no time, você já conseguiria montar sua equipe para 3 táticas sem muito esforço.

Você deve estar pensando, mas o time tem 3 volantes entre os melhores jogadores, por que as táticas contam com apenas um? Num futebol dominado por esquemas com dois meias centrais, você claramente fica em desvantagem numérica no miolo, enquanto perde parte importante da transição defesa-ataque com um jogador que pode acabar sendo mais defensivo que ofensivo, então, é mais interessante sacrificar um dos volantes e balancear a equipe no centro do campo.

No final das contas, tudo se resume a equilíbrio dentro de campo, e caso você acredite que sua equipe irá se beneficiar mais da presença de um segundo volante, não hesite em colocá-lo no seu esquema tático.

Desenhando o esquema primário

Com a análise dos possíveis esquemas, é hora de decidir qual esquema você deve usar: o 4-1-2-3 com Pontas ou o 4-1-4-1. A resposta para essa decisão, está lá em cima, quando você decidiu qual era a mentalidade do seu time. Caso você tenha optado por uma mentalidade mais cautelosa, o 4-1-4-1 é a melhor opção, caso tenha escolhido uma abordagem mais tradicional, tentando surpreender os adversários em casa e fazer valer seu domínio, enquanto joga cautelosamente em casa, o 4-1-2-3 com pontas é a nossa estrela.

Porém, como dos 13 jogadores, 4 possuem uma avaliação de 4 estrelas e metade deles jogam como ponta-esquerda, seria uma heresia desperdiçar o talento desses jogadores-chaves, portanto, eu escolheria primariamente o 4-1-2-3 e em partidas mais complicadas, trabalharia com o 4-1-4-1.

9Em5o.png

Escolhendo as funções e tarefas

Normalmente, o ideal é buscar encaixar as funções preferidas dos jogadores dentro do esquema tático, mas muitas vezes isso pode gerar uma equipe desbalanceada, então, enquanto tentamos acomodar nossos jogadores, também temos que buscar não comprometer a nossa equipe, montando uma equipe desequilibrada e que tenha falhas claras para o treinador adversário aproveitar.

Abaixo, você pode observar qual é a melhor tática em termos de funções, tarefas e melhor posição

9EbMI.png

De cara, já existem três coisas que me incomodam nessa tática, o lateral direito em apoiar, o meio-campista recuperador de bola e o jogador alvo no ataque. Como o Larisa é uma equipe cotada para a metade inferior da tabela, o ideal é termos uma equipe coesa defensivamente e ágil no ataque. O lateral-apoiar quebraria a linha defensiva, deixando um eventual espaço pela direita que o volante não cobriria, pois sua função é caçar quem está com a bola, muitas vezes saindo de seu posicionamento padrão para isso, deixando espaços para serem aproveitados. E normalmente, o jogador-alvo é um jogador mais lento e essa lentidão pode custar na criação de oportunidades.

Com alguns acertos, monto uma equipe similar, mas mais equilibrada.

9EjeU.png

Na linha defensiva, não houve modificações, mas troquei a função de Tikito para Primeiro Volante, para que ele possa cobrir eventuais erros na linha defensiva, resguardando a equipe dessa maneira, enquanto substitui a função de Masalesa, de meia-central para armador recuado e troquei o seu companheiro na meiuca. Anastasopoulos substituiu Efmorfidis, que passou a armação para Masalesa enquanto Anastasopoulos entra como meio-campista recuperar de bolas. Infelizmente, não havia uma opção mais interessante no ataque e abriria mão de um jogador que infelizmente, só atua de maneira exemplar na sua melhor posição. Além disso, Varela deu lugar a Aganovic, ponta-esquerda de qualidade similar na ponta-direita.

Alguns de vocês podem notar a ironia entre tirar um volante meio-campista recuperador de boas e mesmo assim colocar um meia-central na mesma função. Porém, o problema não era com a função e sim com qual posição em que ela estava sendo usada. Um MRB na meia-central traz um jogador tão dinâmico quanto o Box-to-Box, adicionando uma agressividade importante para retomar a bola e iniciar contra-ataques. Abaixo, temos um comparativo entre os dois onze iniciais, com a primeira formação demonstrada no lado esquerdo.

9EA1N.png

Houve um ganho de meia-estrela na troca entre Efmorfidis e Anastasopoulos, além de mais meia-estrela na troca de Varela por Aganovic. Além de apresentar uma tática mais equilibrada defensivamente. Elementarmente, não existe nenhum jogador com a função atacar no time, porém, como minha mentalidade primária seria o contra-ataque, alternando entre o 4-1-4-1 e esse esquema, sem alterações nas funções, é importante notar que jogadores ofensivos tendem a ter menos responsabilidades ofensivas e criativas, mas nunca equipe que tem no contra-ataque sua força, nem sempre é interessante desprezar alguém na defesa ou na construção.

Portanto, em pouco tempo, você tem uma tática construída e uma esqueleto construído que irá nortear seus trabalhos. Obviamente que contratações e vendas podem afetar o elenco, caso o trabalho seja em começo de temporada, porém, você já terá uma direção com a qual seguir, podendo focar seus esforços em como melhorar a sua equipe de acordo com as diretrizes que você definiu para aquele elenco, sabendo quem comprar, quem vender e aproveitando a pré-temporada para fazer ajustes.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é de grande ajuda, mas a minha maior dificuldade são as instruções de equipe/individuais, não sei qual combinação usar e como fazer minha equipe jogar o que sabe.. E nunca vi em nenhum fórum, vivo procurando e nunca acho nada a respeito.. Seria de grande ajuda se pudessem criar um guia de instruções, não só pra mim, mas para muitos que tem essa dificuldade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hora atrás, luisfernandof disse:

Isso é de grande ajuda, mas a minha maior dificuldade são as instruções de equipe/individuais, não sei qual combinação usar e como fazer minha equipe jogar o que sabe.. E nunca vi em nenhum fórum, vivo procurando e nunca acho nada a respeito.. Seria de grande ajuda se pudessem criar um guia de instruções, não só pra mim, mas para muitos que tem essa dificuldade...

Valeu pela sugestão, Luis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Em 24/05/2017 at 04:50, luisfernandof disse:

Isso é de grande ajuda, mas a minha maior dificuldade são as instruções de equipe/individuais, não sei qual combinação usar e como fazer minha equipe jogar o que sabe.. E nunca vi em nenhum fórum, vivo procurando e nunca acho nada a respeito.. Seria de grande ajuda se pudessem criar um guia de instruções, não só pra mim, mas para muitos que tem essa dificuldade...

e já agora nas funções e tarefas. por exemplo, a troca de função do Tikito de MRB para PV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2018 at 19:45, André Fernandes disse:

e já agora nas funções e tarefas. por exemplo, a troca de função do Tikito de MRB para PV

pois é... seria muito útil um tópico resumindo as funções

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por Jack 722
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/564256-cautious-low-block-football/
      Tradução e adaptação: Tsuru

      Nota do tradutor:
      Bloco alto: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos entre o meio-campo e o gol do adversário. Bloco médio: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos na altura do meio campo. Bloco baixo: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola entre o próprio gol e o meio-campo.
        1. Introdução
      Acho que o futebol defensivo 'real' está sub-representado no Football Manager, bem como muitas vezes deturpado. Não só é uma ocorrência comum para os jogadores de FM dizer que jogar com bloco baixo é inútil, o que é tão ruim quanto muita gente usando mentalidades de ataque, pressão mais alta e deixando de lado os sistemas com bloco baixo ou defensivos para se destacar mais.
      Como um usuário regular nesses fóruns, ainda estou para ver uma 'verdadeira' tática de bloqueio / cautelosa que seja 'verdadeira' e bem-sucedida. Espero que neste tópico eu possa mudar isso.
       
      2. Futebol Defensivo
      Acho que o que mais influencia se uma tática é 'defensiva' ou não, é a mentalidade. A maioria dos usuários descreve a mentalidade como um indicador de risco. Acho que essa é uma maneira decente de pensar sobre isso, mas prefiro imaginar em termos de intenção e me colocar no lugar de um jogador da vida real, em vez de um gerente virtual. Então, imagino como eu naturalmente esperaria jogar quando somos grandes favoritos (atacante) ou grandes azarões (defensiva). 
      Abaixo está como o mesmo cenário ficaria em uma mentalidade atacante e depois defensiva.

      Atacante
       

       
      Defensivo
       

       
      Quando queremos atacar, podemos esperar por decisões de maior risco. É mais provável que um ala cruze uma bola quando estiver aberto no flanco, os zagueiros correrão para a frente para apoiar o ataque e os jogadores do meio-campo jogarão mais encostados no ataque, bem como pontas avançados irão buscar sobrecarregar a área, diferente do que podemos ver no quadro de mentalidade defensiva. Aqui a prioridade é a segurança na defesa no caso de contra-ataque, e opções seguras para o portador da bola manter a posse. O ponta com posse de bola neste cenário verá que há apenas dois atacantes na área e provavelmente jogará a opção segura, passando de volta para seu zagueiro, em vez de correr mais riscos.
      Coisas semelhantes podem ser ditas para situações diferentes. Quando em posse da bola em seu próprio terço final, uma equipe atacante tentará subir as linhas para quebrar o sistema defensivo adversário, enquanto se concentra em reter a bola quando estiver sob pressão. Uma equipe defensiva provavelmente limpará a bola quando estiver sob pressão e manterá a posse quando não estiver.
      Por último, imagine ser um atacante quando seu time está na defesa contra um time muito mais forte, em vez de estar contra um time muito mais fraco. Contra o time mais forte, você vai voltar mais e ajudar seus defensores; já contra o time mais fraco você ficará mais feliz em avançar no campo. Dessa forma, você pode economizar energia para a fase de ataque e estar em uma boa posição para um contra-ataque, enquanto acredita que seus companheiros de equipe podem lidar com a pressão defensivamente e conseguir encontrá-lo quando finalmente ganharem a bola.
       
      3. O bloco baixo
      A característica padrão de quase qualquer bloco baixo é a compactação. Essa estratégia deve ser a mais compacta possível, convergindo principalmente para a área em frente à sua própria área de pênalti. Mais alto que isso, e você estará vulnerável a uma bola por cima, qualquer mais baixo que isso, e um jogador que receber a bola estará a uma boa distância de finalizar a gol. Um bom exemplo pode ser visto abaixo:
       

       
      As três características principais são que: 
      A equipe mantém sua forma em vez de perseguir o portador da bola O espaço é deixado sem marcação para inundar mais o meio A pressão só começa bem dentro de sua própria metade defensiva.
        Outro ponto interessante é o posicionamento dos atacantes. Eles não estão posicionados no alto do campo antecipando uma virada, eles são a primeira linha para ajudar na defesa. Isso significa que os contra-ataques são realmente mais difíceis nessa estrutura do que comumente se acredita. O contra-ataque é muito mais fácil com uma defesa de “bloco médio”, onde você tenta ganhar a bola mais ou menos no centro do gramado. O mais provável de acontecer quando este time recupera a bola é que os atacantes tentem segurar a bola para ajudar todo o time a avançar e ganhar território. Uma bola de contra-ataque ambiciosa no espaço será difícil tanto para o doador quanto para o receptor. Um defensor que recupera a bola estará sob pressão imediata de um contra-ataque (provavelmente em seu próprio meio-campo), o que significa que terá dificuldade para levantar a cabeça para ver o espaço. Os zagueiros adversários também têm uma grande vantagem sobre qualquer atacante que queira correr atrás, além de ter acabado de sair de um período de descanso.
       
      4. Expectativas realistas, limitações do mecanismo de jogo
      Você não pode jogar futebol defensivo por 90 minutos/jogo, 38 jogos/temporada, e esperar ter sucesso como qualquer time que não esteja lutando contra o rebaixamento. No futebol defensivo, você confiará demais em momentos individuais de brilhantismo, erros da oposição e comprometimento para marcar gols, especialmente quando uma vitória vale três pontos. Assista ao jogo completo de qualquer time ou gerente que tenha reputação de futebol defensivo ou estacione o ônibus e você descobrirá que eles ainda avançam e pressionam bem no campo de oposição com bastante regularidade; a diferença é que eles escolhem seus momentos. O futebol defensivo é útil para:
      Jogar uma partida como o azarão.  Planos de jogo: Mudar para uma tática defensiva para segurar uma vitória Usar futebol defensivo até ~75 minutos para manter um placar baixo antes de atacar tarde para uma vitória súbita ou arrancar um empate no final. Com uma tática ofensiva, você pode basicamente jogar uma temporada inteira usando uma mesma tática: desta forma, você terá uma estratégia de 'nós marcaremos mais do que vocês' e está tudo certo. Isso não funcionará com o futebol defensivo: se o outro time marcar o gol primeiro, eles podem reconhecer que você não está avançando - e podem facilmente assumir uma postura de futebol defensivo para segurar o placar. 
      Também acredito que, embora o futebol defensivo seja possível, o futebol de ataque no FM é muito eficaz. É fácil conectar seus melhores jogadores a um template como gegenpress e ganhar tudo. Isso significa que eu não tentaria a estratégia deste tópico se você está apenas buscando resultados: este método para mim é satisfatório porque posso obter resultados decentes e realistas jogando de maneira realista. Não tenho interesse em ganhar a liga com o Burnley jogando gegenpress desde o dia 1. 
       
      5. Análise FM
      No FM, levei o West Ham (previsto para terminar em 9º) para o 5º lugar, normalmente usando minha estratégia de bloco baixo. Ao fazer isso, também conseguimos números de posse ultra baixos, um alto número de bloqueios e bolas rifadas e um rótulo de 'catenaccio' da mídia.
       

       

       

       

       

       
      6. Táticas
       

       
      A tática acima é a mais defensiva das três que utilizo. Seguindo o que já foi dito na Seção 4, usamos essa estratégia contra todos os 'seis grandes' times da Premier League, bem como quando queremos segurar um placar favorável.
      Traduzimos os pontos feitos no bloco baixo da vida real na Seção 3, em FM:
      Linha defensiva mais baixa; Posicionar nossa linha defensiva um pouco fora da nossa própria área; Pressionar com menos frequência; Manter Formação para evitar aberturas de brechas; Linha de engajamento muito mais baixa; Pressionar o adversário apenas no nosso próprio campo; Manter nossas linhas as mais próximas possíveis para compactação vertical; Defender mais estreito; Deixar o lado de fora sem marcação para manter a compactação lateral; Formação 4411DM: Manter compactação vertical (mais compacta que uma 4231 / 433 que deixa lacunas na frente dos zagueiros)
        7. O estilo em campo
       
      Manchester United (F) Aqui jogamos com bloco defensivo os 90 minutos. Infelizmente perdemos por 1 a 0 devido a uma vitória aos 85 minutos mas, olhando para as estatísticas, você pode ver facilmente como em outro dia poderíamos ter roubado um empate. Apesar de dominar a posse e terem 20 chutes, conseguimos restringi-los a nenhuma chance clara (CCC's - clear cut chances, em inglês) enquanto tiveram apenas 2 meias-oportunidades, o mesmo que nós.
       

       
       
      Brighton (F) Em Brighton, por ser um jogo mais equilibrado, usamos estratégias diferentes como parte de um plano de jogo. Começando com um 4231DM positivo de bloco médio, jogamos um pouco no ataque até marcarmos um gol aos 18 minutos. Em seguida, mudamos para um contra-ataque de bloco médio no 4411DM até o intervalo, antes de mudar para a mesma tática defensiva de bloco baixo vista contra o Manchester United até o final.
       

       

       

       
      Como padrão geral na maioria dos nossos jogos nesta temporada, conseguimos vencer por um gol com menos posse de bola e menos chutes. Mas o mais importante, criamos mais chances claras do que eles.
×
×
  • Criar Novo...