Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O papo é... empreender!


rerre

Posts Recomendados

Fala galera. Dei uma pesquisada e não vi nada sobre, apesar do papo de economia ter a presença de uma galera que procura autonomia financeira. 

Vou contextualizar o por quê de criar esse tópico. Estou vivendo um momento difícil financeiro. Ganho 1600 de estágio e meu pai acabou de ser mandado embora, com pouco menos de dois anos pra aposentar. Não estávamos preparados nem fodendo. Temos uma grana legal e eu queria começar a estudar algo pra investir. Infelizmente, mesmo sendo estágio eu tô praticamente como supervisor, então meu trabalho toma MUITO meu tempo e minha energia. Em contrapartida, meus pais nunca precisaram correr atrás disso, então sinto eles totalmente dependentes de mim pra arriscar algo. Isso é pressão pra cacete em cima de mim, mas sei que uma hora vou ter que assumir. Enfim, tirando esse contexto emocional, acho que a maioria dos brasileiros (infelizmente) acaba empreendendo nos momentos de crise particular. 

Daí resolvi criar esse espaço pra debatermos sobre e postar conteúdo, matérias interessantes, livros que julgam legais. Enfim, acho que boa parte da minha geração pensa em empreender e eu não sou diferente. Obviamente quero efetivar na empresa onde estou, ainda mais pra poder ajudar meu pai, mas não me imagino a vida inteira trampando com o que faço. Queria muito ter meu negócio e encaro meus próximos dez anos como um preparatório, seja financeiro como intelectual.

Comento bastante com @EsRibeiro® que gosto da parte criativa e acho que até deveria ter forçado isso na facul. Gosto muito de produzir conteúdo, seja vídeo, texto, imagem...etc. É uma das coisas que eu investiria mais pra frente com certeza. 

Enfim galera, acho que vai ser um tópico bacana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico bacana. Também tenho interesse em empreender, mas confesso que ainda tenho alguns objetivos primários, como aumentar minha renda mensal para conseguir levantar um bom capital.

Não sei se entra na acepção de "empreendedorismo", mas tenho uma puta vontade de tentar algo no ramo agrícola, voltado para exportações. O Governo Brasileiro praticamente te convida a produzir neste ramo, são tantos incentivos, benefícios fiscais e créditos facilitados que fica difícil não crescer o olho, rsrs. Tenho um amigo que começou, há pouco tempo, a produzir folhas de fumo. Arrendou uma (pequena) terra com outro parceiro, foi no RS atrás de técnicas, plantios, colheita, produção; enfim, informações para que possa produzir de forma melhor e mais eficiente do que seus concorrentes (em Goiás). Como ele é engenheiro agrícola, está apostando em uma nova forma de plantio que deixará as folhas maiores e mais sadias do que seus concorrentes locais. Em 5 meses já conseguiu um comprador para toda sua futura "produção", caso cumpra com o que prometeu. 

Enfim, acho que seria a área que mais me adequaria, rsrs. Não tenho aqueeele tino comercial, o dom para vendas, acho que não me adequaria neste ramo. Mas tenho minha noiva que é uma vendedora nata e gosta demais do ramo, apesar de ser engenheira civil, ultimamente. Ela tem uma puta vontade de tentar algo comercial em cidades turísticas ainda em desenvolvimento à beira mar, mas acho a ideia ainda mais utópica do que a minha, hahaha.

Enfim, deem seus relatos aí também, este tópico promete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da ideia dela. Mas seria com o quê exatamente? (Ex: franquia de lanchonetes ã beira-mar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipevalle disse:

Gostei da ideia dela. Mas seria com o quê exatamente? (Ex: franquia de lanchonetes ã beira-mar)

Sim. A ideia dela seria algo relacionado a comida nordestina, a princípio (claro, dependendo do local). Ela é de Pernambuco, mas morou em Alagoas por 3 anos e no Rio por 10 anos e acredita que uma lanchonete/restaurante neste sentido seria interessante, dependendo do local e da demanda. Claro que aí entra o local (que ela prefere cidades turísticas ainda em desenvolvimento, com bom potencial de crescimento; Ex: Arraial do Cabo, no Rio), ponto, clientela, concorrentes. Enfim, demanda uma análise beeeem mais complexa do que parece.

Mas é como falei, pelo menos para mim ainda é uma ideia para o futuro, rsrs. Não tenho ainda capital suficiente para nenhuma das nossas aspirações para empreender, hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dan_Cunha disse:

 

Legal Dan! Realmente esse ramo é muito interessante e o fato dele ter formação relacionada a área deve ajudar muito! 
Em relação a tino ou talento eu acho meio bobeira cara. Obviamente pessoas tem mais facilidade pra empreender, vender, divulgar. Mas acho que estudando, todos são capazes. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer ajudar seu pai a empreender agora ou ajudar ele durante a aposentadoria, quando você for empreender daqui a 10 anos?

Obviamente você não vai conseguir fazer tudo. Tem sempre o cara que sonha (longo prazo) com o que põe em prática (curto prazo) e muitas vezes pode ter um terceiro que ajude na parte marketeira.

Se for começar devagar, entendo que talvez seja interessante pegar cursos aí dos Coursera da vida diversificados, parte financeira, parte de marketing, etc. Pra pelo menos você ter uma noção das áreas que não tem noção. A ideia não é "dominar a teoria", mas saber um pouco a fazer umas contas de padaria que possam pelo menos te mostrar algumas informações úteis, custos fixos e variáveis, fluxo de caixa, vpl (npv), etc. Sinto que há muito empreendedor pequeno que não sabe empreender e que não tem noção nem dos próprios custos mensais, isso é loucura. Saber um pouco de marketing pra não ficar divulgando de formas comprovadamente ruins. Vai ter muito empirismo, mas é bom saber alguma coisinha antes de começar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/4/2017 at 20:31, _Matheus_ disse:

Você quer ajudar seu pai a empreender agora ou ajudar ele durante a aposentadoria, quando você for empreender daqui a 10 anos?

Obviamente você não vai conseguir fazer tudo. Tem sempre o cara que sonha (longo prazo) com o que põe em prática (curto prazo) e muitas vezes pode ter um terceiro que ajude na parte marketeira.

Se for começar devagar, entendo que talvez seja interessante pegar cursos aí dos Coursera da vida diversificados, parte financeira, parte de marketing, etc. Pra pelo menos você ter uma noção das áreas que não tem noção. A ideia não é "dominar a teoria", mas saber um pouco a fazer umas contas de padaria que possam pelo menos te mostrar algumas informações úteis, custos fixos e variáveis, fluxo de caixa, vpl (npv), etc. Sinto que há muito empreendedor pequeno que não sabe empreender e que não tem noção nem dos próprios custos mensais, isso é loucura. Saber um pouco de marketing pra não ficar divulgando de formas comprovadamente ruins. Vai ter muito empirismo, mas é bom saber alguma coisinha antes de começar.

 

Eu queria poder empurrá-lo agora, mas não tenho conhecimento pra isso e estou totalmente dedicado a ser efetivado na empresa onde estou (que é enorme). Dessa forma eu passaria a ganhar uns 4k, me manteria tranquilo e aliviaria a barra dele, acho que já seria uma puta ajuda e me cobro demais por isso. 

Nunca vi os cursos que vc citou, vou dar uma olhada. Acho que quando criei o tópico, a finalidade era exatamente essa. Pra uma pessoa que quer empreender, onde começar? Sempre tive a ideia e cada vez reforço mais isso, que todos deveriam empreender e trocar experiências aqui vai ser benéfico pra todos. Valeu pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rerre disse:

Eu queria poder empurrá-lo agora, mas não tenho conhecimento pra isso e estou totalmente dedicado a ser efetivado na empresa onde estou (que é enorme). Dessa forma eu passaria a ganhar uns 4k, me manteria tranquilo e aliviaria a barra dele, acho que já seria uma puta ajuda e me cobro demais por isso. 

Nunca vi os cursos que vc citou, vou dar uma olhada. Acho que quando criei o tópico, a finalidade era exatamente essa. Pra uma pessoa que quer empreender, onde começar? Sempre tive a ideia e cada vez reforço mais isso, que todos deveriam empreender e trocar experiências aqui vai ser benéfico pra todos. Valeu pela dica.

 
 

Recomendo dar uma olhada em:

http://www.hardmob.com.br/dinheiro-and-negocios/533270-empreender-que-te-vou-a-empreender-que-te-impede.html

http://www.hardmob.com.br/dinheiro-and-negocios/617785-subway-experiencia-de-franqueado.html

https://www.quora.com/topic/Entrepreneurship

Certeza que aprenderá com relatos úteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa é fazer pesquisa de mercado. E aí quando falam esse termo geral desanima, mas relaxa, não precisa ter uma puta metodologia científica. Faz um questionário no docs do Google com questões que você ache pertinente saber sobre um potencial consumidor e o relacionamento dele com a categoria que você quer entrar e espalha pela internet (Facebook, Twitter, FManager, etc.). Por forçamento de barra isso é uma amostra aleatória. Se quiser, seria ótimo se você agendasse entrevistas em profundidade com potenciais consumidores (preferencialmente presencial, mas Skype também serve) pra conversar sobre como ele se relaciona com produtos/serviços iguais ou parecidos aos que você quer propor. É a partir daí que você vai validar o negócio que você quer criar, vai ter novas ideias, vai jogar suas ideias anteriores no lixo, vai voltar a elas, enfim, é aí que você vai entender quem realmente importa: quem vai pagar pelo que você oferece. Normalmente o ciclo das ideias é esse: primeiro é do caralho, depois parece meio comum, depois é uma bosta e você se sente um lixo por um dia ter pensado que podia abrir uma empresa sobre tal coisa (mesmo que não seja tão inovador assim), depois você se liga que pode ser comum e bom, e começa a trabalhar com a realidade. Não esquecer de perguntar o perfil da pessoa que respondeu o questionário (sexo, idade, renda mensal, localização geográfica), isso gera diversos insights e segmentações que você pode ir trabalhando ao longo do tempo.

Acho que o passo principal é esse.

Um ensinamento interessante que demorei a receber e só me falaram claramente num curso de empreendedorismo da UC Berkeley é que preço não é custo e o consumidor não sabe o quanto está disposto a pagar pelas coisas. Lógico que você vai perguntar no seu questionário o intervalo de preço que o consumidor estaria disposto a pagar pelas suas coisas, mas isso não define nada. Às vezes (frequentemente eu diria) o consumidor pagaria mais e nem sabe. Achei muito valioso e esclarecedor por ser um dos aspectos mais importantes de um negócio (seja de posicionamento ou viabilidade financeira). Não fica calculando quanto tá custando o produto ou serviço que você tá oferecendo para basear a criação do seu preço. É importante saber o custo do que você oferece, mas isso não pode ser o principal norteamento de preço. Preço é decisão de posicionamento e de quanto as pessoas realmente estão dispostas a pagar pela sua solução.

Um bom exemplo que junta meio que tudo que eu falei é: a calça jeans que custa R$ 50,00 na C&A é exatamente a mesma (e quando eu digo a mesma, é literalmente A MESMA, feita pela mesma empresa têxtil) que custa R$ 400,00 na John John. Isso resume algumas lições:

1. Ninguém jamais responderia uma pesquisa dizendo que paga 400 reais numa calça jeans. Mas pagam.

2. Preço não tem nada a ver com custo. Se fosse, a John John não cobraria os 400 reais. Eles botam uma margem enorme porque sabem que tem gente que paga.

3. Faça Branding. hahaha

Tem muito motivacional apelativo por aí, pra mim empreender é bem mais técnico e a melhor pessoa para esclarecer a justificativa filosófica ou psicológica do seu empreendedorismo é você mesmo. Os bons relatos de empreendedores são aqueles que erros são ensinados, esses valem a pena ser vistos. Também acho que vale a pena fazer um BM Canvas quando você estiver modelando o que você quer fazer, mas depois se aprofunde porque o Canvas é simplista demais.

Se você tiver interesse, te mandei um livro chamado Talking to Humans por MP, mostra um pouco como conversar com potenciais consumidores pra validar a sua ideia. E mandei também uma classificação de proposta de valor que a Bain & Co. utiliza pra negócios em geral, acho que é legal pra ter noção de onde seu negócio se encaixa, onde pode se encaixar, e o tamanho da sua importância pro consumidor (se você resolve um problema, se você supre uma necessidade, se você realiza um desejo).

Acho que é um bom começo pra esses seus 10 anos de estudos. hahaha Abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Roman disse:

Não fica calculando quanto tá custando o produto ou serviço que você tá oferecendo para basear a criação do seu preço.

Isso ficou parecendo mais com: não precupe com os custos, seu preço pode ser menor que os custos. E eu vejo que muito empreendedor pequeno não sabe nem precificar o próprio produto. Já conversei com cara simples, faturamento de 30k/mês, lanchonete bem meia boca e o cara não sabia quanto pagava pra máquina de cartão. Cara, CARA... como um cara desses vai saber precificar a prateleira de produto dele se não bate nem os custos?

Mas acho que o seu exemplo da C&A exemplificou melhor o que você quis dizer. Apesar de que uma calça na C&A não custa 50 pilas e ter o mesmo fabricante não quer dizer que a linha é a mesma (um Palio nunca foi igual um Bravo por ter o mesmo fabricante), mas sim, tem vezes que é só uma marca em cima (cuecas Mash e Colcci).

22 horas atrás, Roman disse:

também uma classificação de proposta de valor que a Bain & Co. utiliza pra negócios em geral

Eu também quero! :*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to O papo é... empreender!
4 horas atrás, _Matheus_ disse:

Isso ficou parecendo mais com: não precupe com os custos, seu preço pode ser menor que os custos. E eu vejo que muito empreendedor pequeno não sabe nem precificar o próprio produto. Já conversei com cara simples, faturamento de 30k/mês, lanchonete bem meia boca e o cara não sabia quanto pagava pra máquina de cartão. Cara, CARA... como um cara desses vai saber precificar a prateleira de produto dele se não bate nem os custos?

Mas acho que o seu exemplo da C&A exemplificou melhor o que você quis dizer. Apesar de que uma calça na C&A não custa 50 pilas e ter o mesmo fabricante não quer dizer que a linha é a mesma (um Palio nunca foi igual um Bravo por ter o mesmo fabricante), mas sim, tem vezes que é só uma marca em cima (cuecas Mash e Colcci).

Eu também quero! :*

Mas o preço pode ser menor mesmo, depende de estratégia. (logicamente o tiozinho da lanchonete não tem a menor ideia disso e está fazendo cagada) Enfim, sabia que poderia dar essa confusão e tentei frisar ali que "É importante saber o custo do que você oferece, mas isso não pode ser o principal norteamento de preço.", falhei. hahaha

Na verdade não existe linha de calça, eles que fazem você pensar que existe. O que existem são especificações diferentes de fabricação. O que eu disse ali eu não fazia a menor ideia, quem me falou foi um diretor dessa empresa em uma reunião que tive lá. Pode ver que as calças dentro de uma mesma loja que têm variação de preço significativa são aquelas que exigiram maior tempo de produção, maior emprego de mão de obra ou utilização de mais matéria-prima. (tipo as rasgadas, tingidas ou desbotadas)

Já lhe mando, mas não é nada demais. Só um chart em formato de pirâmide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tópico, a troca de experiências nessas área é fundamental. Vou compartilhar um pouco da minha experiência

Eu decidi me aventurar por esse caminho a 2 anos... Resolvi abrir um negócio e fui atrás de algo que eu fosse familiarizado, abri um Quiosque na praia, estou em funcionamento a um ano e meio. Consegui criar um ambiente diferente de todos os meus concorrentes, alternativa a mesmisse.

Pra quem não tem formação nenhuma na área é um aprendizado a cada dia. Vc pode e deve decorar todas as literaturas sobre gestão mas o diferencial sempre vai ser oferecer um serviço que o seu público alvo realmente queira e de uma maneira respeitosa. Hoje eu ganho menos dinheiro do que poderia mas em compensação o meu público se sente respeitado e acaba sendo fiel por achar o custo x benefício do meu serviço vantajoso. E nisso além do preço, entra atendimento, qualidade e conforto. 

Na área que escolhi, comércio, descobri que umas das principais maneiras de fidelizar um cliente é ele se sentir bem, sentir que aquele lugar que ele tem privilégios, mesmo que o privilégio seja o seu padrão de atendimento. Todo mundo se sente bem em ir a um lugar em que é "amigo do dono". Eu sento, converso, fala dá minha vida, pergunto sobre a vida do cliente, mostro interesse nele, isso acaba criando uma relação, e ao mesmo tempo respeito o espaço dá pessoa. Ao mesmo tempo que o cliente é meu amigo ele não está lá para me visitar, ele está lá para usufruir do ambiente.

Falando de gestão, com o tempo você vai vendo que não pode controlar tudo, vc tem q aprender a confiar nas suas escolhas e consequentemente nas pessoas que você confiou as tarefas. Certas coisas você vai terceirizar e o seu ganho seja indireto.

No meu exemplo, eu consegui um ponto em uma praia muito bonito porém meio deserta, lugar de gente local, minha solução foi movimentar o ambiente, tirei dinheiro do bolso e construir arena frescol, traves de vôlei, chamei profissionais de funcional, massoterapia, professores de dança, e hoje dentro ou em volta do meu estabelecimento tem gente ganhando dinheiro com a estrutura q eu montei e o meu ganho é indireto, é no público que vem atrás dessas pessoas. 

O post já tá grande.. depois continuo, mas o principal conselho que eu dou é se você tem vontade e oportunidade, acredita , acredita e se orgulha do que vc tá construindo, as vezes você vai querer desistir, vai desistir até, mas nunca deixa de acreditar naquilo que você sonhou no início.

Quem puder/quiser dá uma moral aí nas mídias sociais Secreto Beach Club no face e @secretobeachclub no insta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2017 at 10:08, _Matheus_ disse:

Estou acompanhando! Relatos muito bons!

Em 26/04/2017 at 13:12, Roman disse:

 

Muito obrigado pela resposta cara. E irei ler os anexos!
O exemplo da C&A acontece demais mesmo! Óbvio que saber os custos é fundamental, mas aliado com o quanto o consumidor está disposto a pagar. E no exemplo também envolve muito como "criar" a necessidade no consumidor. O branding faz com que um cara ache necessário gastar 400 reais em uma calça.

38 minutos atrás, Lewiks disse:

 

Muito legal a parte do envolvimento com os consumidores e com certeza isso é ideal, ainda mais pro seu tipo de negócio.
Acho que vai ser natural os posts desse tópico ficarem grandes haha

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sempre fica aquela dúvida entre ter conhecimento no negócio ou ser apenas um investidor. Eu sempre fico pendendo pra algo que vivo muito pra pensar em algo. Eu amo sair pra comer e comer bem. Sou "frecso" pra isso e reparo em tudo. Acabo pensando nesse tipo de negócio por ser algo que faz parte do meu cotidiano. Sinto que n tenho "conhecimento empresarial" pra investir em algo "nada a ver". Tipo Flamini que investiu em pesquisa científica. Ele deve ter se informado, mas obviamente n é o cérebro por trás disso. Mas com certeza ele estudou muito sobre investir e o mundo de negócios. Quero atingir esse nível, mas acho que preciso de um tempo e muito estudo pra isso. Pra curto prazo, acho que seria mais fácil investir em algo que tenho interesse, como comida por exemplo.

 

Óbvio que investir em comida tem o ponto negativo da forte concorrência. Tem que apresentar um diferencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tópico muito bacana! Estou pensando em abrir uma startup de direito eleitoral. Faço Direito e, o que se percebe no mercado, é que as portas do "caminho tradicional" estão completamente fechadas. Galera competente e formada em universidade de ponta ganhando R$1.500 pra ser escravo de escritório grande, ou então tentando montar um na raça e tomando no cu. O jeito é ou estudar pra concurso público (local em que as oportunidades também vem diminuindo cada vez mais) ou empreender de forma ~disruptiva~.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
21 minutos atrás, Bernardo13 disse:

Tópico muito bacana! Estou pensando em abrir uma startup de direito eleitoral. Faço Direito e, o que se percebe no mercado, é que as portas do "caminho tradicional" estão completamente fechadas. Galera competente e formada em universidade de ponta ganhando R$1.500 pra ser escravo de escritório grande, ou então tentando montar um na raça e tomando no cu. O jeito é ou estudar pra concurso público (local em que as oportunidades também vem diminuindo cada vez mais) ou empreender de forma ~disruptiva~.

Eu entendo o lance, mas na prática, qual seria a diferença de abrir uma startup ou um escritório? Vai ter que ser na raça e tomando no cu nos dois casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Henrique M. disse:

Eu entendo o lance, mas na prática, qual seria a diferença de abrir uma startup ou um escritório? Vai ter que ser na raça e tomando no cu nos dois casos.

Pq o mercado tradicional já tá completamente saturado - mesmo se vc for muito, muito bom, dificulmente vc vai prosperar. Já o mercado de startups é dificil de entrar pq é dificil ter uma ideia boa e construir um modelo de negócios rentável, mas, se vc conseguir atingir isso, vc vai longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Bernardo13 disse:

Tópico muito bacana! Estou pensando em abrir uma startup de direito eleitoral. Faço Direito e, o que se percebe no mercado, é que as portas do "caminho tradicional" estão completamente fechadas. Galera competente e formada em universidade de ponta ganhando R$1.500 pra ser escravo de escritório grande, ou então tentando montar um na raça e tomando no cu. O jeito é ou estudar pra concurso público (local em que as oportunidades também vem diminuindo cada vez mais) ou empreender de forma ~disruptiva~.

Alguma semelhança entre sua ideia e o Politize?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Roman disse:

Alguma semelhança entre sua ideia e o Politize?

Não conhecia esse projeto, mas pelo o que vi do site deles, não. O propósito deles é de conscientizar o cidadão por meio do "mastigamento de informações" e transparência, certo? É importante e necessário, mas como eles ganham dinheiro? Quem é a clientela?

A minha ideia é fazer com que seja possível que pessoas da sociedade civil consigam se eleger à mandatos parlamentares. A ideia ainda é embrionária, mas eu consigo enxergar algumas possibilidades de viabilizar isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Lowko é Powko
      Por Lowko é Powko
      Post Original:
       
       
      Edições da moderação (Links Úteis)
      Steam - http://store.steampowered.com/ Origin - https://www.origin.com/pt-br/store/ Humble Bundle - https://www.humblebundle.com/?aug1914 Nuuvem - http://www.nuuvem.com.br/ Uplay - http://shop.ubi.com/store/ubibr/pt_BR/home/ThemeID.36933300 (não ativa na steam) Green Man Gaming - http://www.greenmangaming.com/ CustoGamer - Site para histórico de preços e aviso de promoções. Recomendações de Jogos (Indies e Mainstream) Quer saber se os jogos da Steam estão no preço mais baixo de todos os tempos?
      https://isthereanydeal.com/ https://steamdb.info/ https://www.steamprices.com/br/
    • Léo R.
      Por Léo R.
      Seguinte, preciso comprar um Note/Ultra novo no valor de no máximo uns 2300~2400 reais, gostaria de indicações, e pergunto se os notes da lenovo são bons, só não quero HP, já tive 2.
      Obrigado.
      Note, pra programação/edição de imagens leves, alguns jogos como o FM, e internet/edição de textos.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      De forma a trazer alguma coisas diferentes, e observando o movimento do pessoal nos tópicos nostálgicos, achamos que seria uma boa ideia criar algo para que os membros possam conhecer um ao outro, interagir e se divertir. Para isso, pensamos num joguinho bobo de perguntas e respostas.
      Funcionará assim:
      Alguém posta, o próximo que postar, faz uma pergunta para quem postou (aqui mesmo no tópico) e a pessoa responde, a próxima pergunta vai para quem perguntou por último e assim por diante. Não vale fugir da raia, tem que dar uma resposta honesta. Não vale mandar um "não sei", ou qualquer coisa do gênero. O objetivo aqui é iniciar uma interação entre nós e se você não quiser receber nenhuma pergunta, não faça nenhuma pergunta, é simples.
      Só para exemplificar: Eu fiz o post, o @Leho. vem e faz uma pergunta, eu respondo, daí, o @ZaMBiA vem e faz uma pergunta, o Leho responde e assim por diante.
      Podem perguntar qualquer coisa, desde que dentro dos limites das regras do fórum e do bom senso. Perguntas que sirvam apenas para ofender e denegrir algum outro membro, estão veemente proibidas. Contamos com a colaboração dos membros. Pensem nisso como uma mesa de boteco, não precisam perguntar apenas coisas sérias.
      Portanto, eu já inicio a brincadeira, quem quiser perguntar qualquer coisa, pode perguntar.
      ------------------------------------
      O tópico também serve pra quem quiser contar qualquer coisa da vida, ter ajuda nos problemas pessoais, desabafar, falar de mulher, dos planos e por aí vai. É mesa de boteco mesmo.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Estava lendo uns comentários no reddit sobre o pessoal que veio depois de Seinfeld falando dos clichês da série, sendo que na época, era algo inovador. Daí tive essa ideia para batermos um papinho. Quais os clichês vocês menos gostam nos seus filmes e séries?
      Os meus dois mais odiados tem a ver com relacionamentos, principalmente em séries.
      O primeiro é o famoso "eles vão ficar juntos?", nós sabemos que eles vão ficar juntos, todo mundo sabe que eles vão ficar juntos, mas os roteiristas ficam arrastando até a última temporada ou até o season finale. Um exemplo clássico seria Ross e Rachel de Friends. Não tem problema nenhum os protagonistas ficarem juntos, mas façam de uma maneira orgânica, tipo Bones fez. Enrolaram, tradicionalmente, mas depois da enrolação, criaram um relacionamento novo e utilizaram os dilemas da nova etapa da vida para adicionar drama sem ficar esticando o mistério.
      O segundo é a necessidade inerente de em uma série que tem dois protagonistas de sexos opostos ficarem juntos. Em algumas séries faz sentido, em outras não. Mas normalmente numa série que está faltando algo nesse departamento, forçam situações que nem sempre fazem sentido. Aí fica uma coisa forçada que acaba depois caindo no clichê de cima. Um exemplo recente de que lidaram bem com isso foi Elementary, outro que lidaram muito mal foi The Big Bang Theory, já que o casal principal não passava de uma fantasia nerd e não tinha lá muita química quando as coisas foram evoluindo.
      E os de vocês?
    • Visitante
      Por Visitante
      É ainda um tipo de jogo para um nicho de usuários, imagine 20 anos atrás, 15 anos atrás?
      Os jogos Manager não tinham tanta notoriedade naquela época. Hoje tem uma gama de diversidade muito maior, com um número de gamers muito maior.
      Mas afinal, como vocês vieram parar neste tipo de jogo?
      Enquanto estava todo mundo jogando outros tipos de games em que você tinha que movimentar os seus comandados, em uma época que não tinha esse conceito de "gerenciador", e somente havia as partidas, o play e as manetes. Eis então você conheceu este tipo de jogo peculiar, que você gerencia os comandados, mas não os controla por si próprio. Como você chegou a esse tipo de jogo? Foi um jogo de futebol ou foi com jogo de outro esporte? Fale para nós como descobriu que existe esse tipo de jogo.
       
      Eu conheci o Championship Manager 4 por idos anos 2005 ou 2006 na casa dos meus primos. Depois que voltei das férias, eu fiquei com vontade e obtive o CM4, depois o CM 03/04 até descobrir que havia um tal de Football Manager 2005, que depois foi logo superado pelos FMs posteriores. Mas sempre ouvi falar de gente que começou no CM 01/02 bem antes de mim.
×
×
  • Criar Novo...