Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

Em 13/01/2018 at 13:15, Herr Jones disse:

O time segue fazendo uma temporada bem sólida e, na minha opinião, tem grandes chances de subir mais na tabela. Além disso terá a oportunidade de brigar pelo título da Copa e o adversário é mais acessível do que o trio de ferro... Quem sabe esse título não fica na Madeira?

E que interessante essa história do Estádio do Marítimo, não fazia ideia. Talvez se o Nacional não tivesse forçado suas finanças para construir o estádio naquele momento, pudesse se firmar melhor no cenário português...

Eu também senti esse problema com a mentalidade "contra-atacar", o time ficava muito passivo e abria muitos espaços. Até que fui dar uma pesquisada e, pelo que eu entendi, é uma mentalidade bem ineficaz porque ela não é compatível, de fato, com os contra-ataques uma vez que o recuo da linha defensiva normal não é tão conciso e a velocidade para os contra-ataques ainda não é a melhor. Acabei percebendo que, de fato, para explorar os contra-ataques a mentalidade ideal é a "defensiva", porque a linha normal recua de forma ideal (que nem fica muito atrás, mas também não fica muito a frente), a pressão dos jogadores em busca da bola segue de uma forma bem conservadora, forçando mais quando a situação é perigosa e os ataques saem mais rápido.

Acabei adotando isso para minhas táticas próprias para contra-ataque, depois de tentar exaustivamente acertar a mentalidade "contra-atacar" e sofrer inúmeros gols por decisões ruins de combate por parte dos jogadores (às vezes os jogadores da última linha davam combate errado muito na frente e desguarnecia a defesa). Com "defensiva" eu percebi que o tempo do combate era perfeito - e executado da melhor forma possível: com dois jogadores (um mais adiantado, que dava o bote, e outro das linhas mais recuadas, que apenas cercava) - e, com essa proximidade dos jogadores, ainda mais quando o jogador que tomava a bola, muitas vezes, era habilidoso, podia puxar um contra-ataque mais cirúrgico.

A temporada está boa sim, ainda mais se você levar em conta que não gastamos praticamente nada na montagem do time, usamos jovens em várias partidas e mesmo assim conseguimos incomodar os quatro grandes. Essa filosofia de trabalho está nos colocando no rumo certo, e a conquista da Copa e da vaga na Europa seriam a cereja do bolo ;)

O Nacional passou por vários períodos de dificuldades financeiras ao longo de sua história, e mais de uma vez ficou ameaçado de fechar as portas. Acho que boa parte desses problemas foram questão de má gestão mesmo, como ficou claro no episódio do estádio. Tentaram dar um passo maior que a perna e caíram em um buraco enorme. Acabou que quem ficou com o estádio foi o arquirrival.

Sobre a mentalidade contra-atacar, os efeitos são exatamente esses que você descreveu. O que é estranho para mim, já que alguns manuais mais detalhados (como o Lines and Diamonds - quadro abaixo) dizem que ela é um exato meio-termo entre Defensiva e Normal, e não é necessariamente uma mentalidade de contragolpe como a gente está acostumado (aquele que a defesa faz um lançamento longo e pega os adversários de calça curta). Então em tese ela poderia funcionar com passe curto, por exemplo.

YEDBSx1.png

De qualquer forma farei alguns testes na próxima temporada para entender  se é possível aproveitá-la de alguma forma ou se é melhor ficar com as outras duas que venho utilizando, e nesse caso, aproveitar o terceiro slot de táticas de alguma outra forma.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta

1Lo1C.png

Quem não faz, leva
Temporada 4 - parte 6

Depois de alguns altos e baixos, o saldo da quarta temporada a frente do Nacional era positivo, mas queríamos mais: fechar com a vaga na Europa e levar a Taça de Portugal para a Ilha da Madeira.

REr74.png

Abrimos essa sequência recebendo o Benfica. Logo aos 3 minutos Ewerton abriu o placar, e 14 minutos depois Noblejas ampliou em uma linda cobrança de falta. Parecia um sonho e era mesmo, porque os Encarnados ligaram o modo “rolo compressor”, fizeram três gols e levaram a vitória para Lisboa.

benficae62bb33bfb3758ab.jpg

O Nacional sentiu a derrota e entrou em campo desligado contra o Porto, que não tinha nada com isso e fez questão de devolver a goleada sofrida pela Taça de Portugal.

portob69a2fb3f4f6a17e.jpg

A fim de evitar uma crise maior, entramos mais cautelosos contra o Acadêmica e vencemos por 1 a 0, gol de Valdu Té.

Em seguida visitamos o Moreirense e engatamos a segunda vitória seguida, com Valdu Té marcando logo aos 2 minutos de jogo e Noblejas fechando o placar no finalzinho, de falta: 2 a 0. Não jogamos bem, a pontaria (outra vez) não esteve boa e tivemos sorte de não sofrer o empate nos contra-ataques, mas o importante é que vencemos.

A partida seguinte era contra o Tondela, em casa. Jogamos melhor, pressionamos mais, mas (de novo) faltou eficiência na finalização. No fim do jogo decidi abrir mais a equipe a fim de buscarmos o resultado, escolha que se revelou um erro: o adversário aproveitou nossos espaços e, em um contra-ataque certeiro, marcou o único gol do jogo.

Tondela.jpg

O cenário do jogo contra o Tondela se repetiu contra o Aves, que resistiu bravamente a todas as nossas investidas e não soube aproveitar a única oportunidade clara que teve para abrir o placar. No finzinho, já no abafa, Brian Lozano acertou um chute fortíssimo de fora da área e garantiu a vitória por 1 a 0.

Faltando três rodadas para o fim do campeonato, recebemos o Chaves. Se sentindo bastante à vontade no Funchal, o adversário abriu o placar em boa jogada de Witi, nosso ex-jogador, e passou a tocar a bola para gastar o tempo.

Brock-Madsen conseguiu diminuir no segundo tempo, mas logo depois Boakye mostrou porque é um dos artilheiros da Primeira Liga, marcando o segundo gol e decretando a vitória chavista. Pois é, pois é, pois é.

chaves1b625e636da05e95.jpg

O penúltimo jogo era contra o Guimarães e, mesmo jogando melhor, cometemos um erro defensivo que permitiu ao adversário abrir o placar: Tengarrinha, nosso volante defensivo, saiu cedo demais para dar o combate e deixou o adversário livre para entrar na área e marcar de cabeça. Já no finalzinho, o meia Ewerton achou um gol salvador e conseguimos pelo menos o empate em 1 a 1.

O último jogo foi apenas para cumprir tabela contra o Paços de Ferreira, mas mandei a campo vários titulares pensando em mantê-los em forma (e motivados) para a final contra o Belenenses.

Nem preciso dizer que pressionamos mais, jogamos melhor, mas nosso ataque foi ineficaz, perdendo chances atrás de chances. Nenê Bonilha, de falta, e Tomás Silva, em um lindo chute de longe, marcaram os gols da nossa vitória por 2 a 0.

Na classificação final, nossa “empatite” e os tropeços em casa contra adversários mais fracos acabaram pesando: os quatro grandes e o Chaves levaram as vagas europeias, a apenas quatro pontos de distância de nós.

classificacao-final.jpg

A vaga europeia não veio pela Primeira Liga, mas ainda disputaríamos a grande final da Taça de Portugal. Era hora de enfrentar o Belenenses.

REIBJ.png

Nossa equipe começou bem, cheia de vontade, e a escolha tática nos colocou no comando do jogo, pressionando o adversário e buscando o gol o tempo todo. Lozano, jogando como trequartista, deitava e rolava. Mas de novo tivemos problemas na finalização e a bola não entrava de jeito nenhum.

No segundo tempo cometi um erro: o adversário apertou a marcação em cima de Lozano, já que ele vinha fazendo a diferença, e não fiz nada para mudar isso. Eu poderia, por exemplo, ter invertido as posições dele e de Tomás Silva, que jogava mais recuado, ou ter simplesmente invertido o lado em que ambos jogavam. Mas no calor do jogo isso não me ocorreu.

Aos poucos começamos a perder terreno, mas ao mesmo tempo o Belenenses não achava espaços para chutar a gol. Foi quando Suagher desviou errado um cruzamento bobo e a bola enganou Unsain, morrendo dentro do nosso gol.

Nossa equipe sentiu a desvantagem, enquanto os Azuis do Restelo passaram a tocar a bola até o apito final.

belenenses---final-copa.jpg

Não considerei a derrota injusta: tivemos todas as oportunidades de vencer e não o fizemos, algo que já vinha se repetindo e não conseguimos corrigir. O Belenenses foi inteligente ao anular nosso principal jogador e ganhar terreno e, se a bola não estivesse perto do nosso gol, Suagher não teria marcado o gol contra.

Saímos de cabeça erguida: somos o principal time da Madeira hoje - posto que roubamos do Marítimo -, estamos começando a incomodar os grandes e tenho certeza que nosso trabalho ainda vai render muitos títulos.

Farei algumas mudanças pontuais para tornar nosso ataque mais eficiente, e teremos também mudanças no elenco e na comissão técnica. Então, nos vemos na próxima temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou um gosto amargo esse fim de temporada? Esteve próximo de voltar à Europa, mas ficou fora das competições continentais. Esteve próximo do título e também de uma vaga continental, mas perdeu e com um gol contra, mesmo com mais volume de jogo. Uma pena. Agora é mexer em detalhes para voltar a crescer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sensação que deu foi o time ter nadado com todas as forças e acabado por morrer na praia, porque, infelizmente, por bem pouco não conseguiu a vaga continental em nenhuma das duas oportunidades que se apresentaram. Acho que o time vai sentir falta dessa Liga Europa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, ggpofm disse:

Ficou um gosto amargo esse fim de temporada? Esteve próximo de voltar à Europa, mas ficou fora das competições continentais. Esteve próximo do título e também de uma vaga continental, mas perdeu e com um gol contra, mesmo com mais volume de jogo. Uma pena. Agora é mexer em detalhes para voltar a crescer.

Oi gg.

Sabe que não fiquei? Com um time bem mais barato que a maioria dos rivais a gente fez uma boa temporada e por pouco não levou a vaga e o título. O próprio desempenho na final, jogando como quem quer vencer, também me deixou animado. Tenho certeza que a equipe ganhou "casca" e que voltará ainda melhor na próxima temporada. E pode ter certeza que o treinador também aprendeu muito ;)

Obrigado pelo comentário!

Agora, Herr Jones disse:

A sensação que deu foi o time ter nadado com todas as forças e acabado por morrer na praia, porque, infelizmente, por bem pouco não conseguiu a vaga continental em nenhuma das duas oportunidades que se apresentaram. Acho que o time vai sentir falta dessa Liga Europa...

Bem, por um lado a vaga vai fazer falta mesmo - especialmente em relação à questão financeira. Por outro, podemos nos concentrar mais nas competições domésticas, que ainda são muito importantes para um clube como o Nacional. E aí na hora certa voltaremos à Europa ;) 

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdeu 9 pontos preciosos. Ganhando de 2x0 dos encarnados e levar a virada? complicou ainda mais com derrotas para o Chaves e principalmente para o Tondela. Na taça a disputa foi acirrada e mesmo com a derrota para o Belenenses o time se portou muito bem. Vamos ver quais serão as mudanças pontuais que irá fazer. Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena esse final de temporada. Tinha duas chances de classificação continental, e acabou ficando sem nada por conta dos problemas na finalização. Agora é ver o que deu errado nessa parte final, para não começar o próximo ano nesse mesmo ritmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LC disse:

Perdeu 9 pontos preciosos. Ganhando de 2x0 dos encarnados e levar a virada? complicou ainda mais com derrotas para o Chaves e principalmente para o Tondela. Na taça a disputa foi acirrada e mesmo com a derrota para o Belenenses o time se portou muito bem. Vamos ver quais serão as mudanças pontuais que irá fazer. Boa sorte na continuação.

Perfeita a análise, eu diria que perdemos a vaga na Europa quando fomos derrotados pelo Benfica. Foi uma das poucas partidas na temporada em que nossa estratégia de segurar o jogo simplesmente não funcionou, fomos atropelados.

A partir daí eles se animaram e fizeram um bom campeonato de recuperação, enquanto nós oscilamos e acabamos ficando de fora.

No próximo post vou explicar um pouco mais sobre o que acho que ocasionou os problemas que tivemos, e como penso resolvê-los.

Obrigado pelo comentário!

1 hora atrás, Danut disse:

Que pena esse final de temporada. Tinha duas chances de classificação continental, e acabou ficando sem nada por conta dos problemas na finalização. Agora é ver o que deu errado nessa parte final, para não começar o próximo ano nesse mesmo ritmo.

Exato, o time não conseguiu aproveitar nenhuma das chances de qualificação. Agora vamos precisar trabalhar para corrigir os erros e voltar ainda mais fortes na próxima temporada.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Que final de temporada lastimável, mas serve para construir em cima dos erros e talvez abdicar a postura de time pequeno de Portugal na sua cabeça e a na formação da equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Que final de temporada lastimável, mas serve para construir em cima dos erros e talvez abdicar a postura de time pequeno de Portugal na sua cabeça e a na formação da equipe.

Exato, aprender com os erros para melhorar na próxima temporada é o ponto principal.

Sobre a montagem da equipe, vai depender bastante do que será possível fazer com o dinheiro disponível. Posso adiantar que os preços dos jogadores estão pela hora da morte, e que a estratégia para buscar reforços deve se manter em jogadores livres e em fim de contrato. Vamos ver o que consigo garimpar.

Obrigado pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 pontos para uma competição europeia! Foi por pouco =/

Parece que o time não segurou a barra nesse finalzinho ou é impressão, alguns jogos (como na final da taça) com muitas oportunidades criadas mas falha na concretização. Uma pena Tsuru mas, como você bem disse, é um plantel mais barato que a maioria dos outros, ainda tem bastante a evoluir. Impressionado com o chaves, é o time que mais tenho vontade de fazer um save em PT. Mas é eu não tenho muita paciência com ele :p

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ademare disse:

4 pontos para uma competição europeia! Foi por pouco =/

Parece que o time não segurou a barra nesse finalzinho ou é impressão, alguns jogos (como na final da taça) com muitas oportunidades criadas mas falha na concretização. Uma pena Tsuru mas, como você bem disse, é um plantel mais barato que a maioria dos outros, ainda tem bastante a evoluir. Impressionado com o chaves, é o time que mais tenho vontade de fazer um save em PT. Mas é eu não tenho muita paciência com ele :p

Batemos na trave mesmo. A "empatite" e os resultados ruins em casa, especialmente contra os pequenos, atrapalharam bastante.

Eu acho que, mais do que a pressão, o esquema tático cobrou seu preço quando os adversários aprenderam a nos enfrentar.

Explicando melhor: desde o início da temporada a dificuldade de fazer gols já estava presente. É só observar que até contra os adversários fracos e sem divisão o Nacional suou sangue para conseguir avançar. Naquele momento teve muito jogo resolvido com gol de falta, gol nos acréscimos, gol chorado, etc. Mas, como os resultados estavam aparecendo, parecia que ia tudo muito bem.

Aos poucos os rivais foram aprendendo a nos enfrentar, e a dificuldade de fazer gols, que já existia, cresceu. Com mais dificuldades a bola ficou mais longe do gol adversário e nossa sorte acabou, o que explica a "empatite" e as derrotas para as equipes mais fracas. Tentei fazer algumas mudanças dentro da própria forma de jogo, mas os resultados foram apenas pontuais e o time oscilou. O problema era um pouco mais profundo - falarei mais sobre isso na próxima atualização e explicarei o que pretendo fazer para corrigir.

Sobre o Chaves, também gosto bastante deles, uma vez até cheguei a fazer um save aqui na PM. Eu acho que você devia ter um pouco mais de paciência com eles ;) O Chaves é o único clube da região de Trás-os Montes (extremo norte de Portugal) a disputar a Primeira Liga, o que faz com que os jovens daquela área tendam a iniciar a carreira lá. Além disso, também tem uma estrutura e um estádio bons para os padrões portugueses, o que faz com que o potencial de crescimento seja grande. Não à toa estão em franca expansão no meu save e, se continuar assim, tendem a duelar com o Nacional para ver quem briga com os quatro grandes ;)

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-1NdNxAo4WXXt3YVlbDg6XJuyeVYC00bBMsRBrbn

As três surpresas da pré-temporada
Temporada 5 - parte 1

O planejamento para minha quinta temporada a frente do Nacional começou no meio do campeonato anterior. Naquele momento iniciamos uma análise dos jogadores disponíveis no mercado, dos contratos que já tínhamos em vigor, e começamos a pensar o que queríamos para o futuro da equipe. Assim, quando o campeonato acabou, a maior parte das decisões sobre o elenco já estava tomada.

Algumas delas, porém, seriam mudadas pelas surpresas do caminho. Continuem acompanhando para descobrir quais foram.

MZZ7yUQ014F8ctXiNNV9Cm3uZaGFGjwDR4qGm3dG

Comecemos pelas saídas, que não foram poucas.

SU_RQzlcdrKRkgqtBvFGen9Zjrnp6dnoFMUNxIqb

Uma série de contratos se encerrou e não foram renovados. Assim, deixaram o clube o capitão Tengarrinha (já com 31 anos e com atributos físicos em queda), Matheus e Ewerton (pouco jogaram devido a lesões), Nenê Bonilha (mais fraco que as opções do mercado), e outros jogadores que estavam fora dos planos. Vários jovens sem espaço foram emprestados, sendo três deles para o FC Vizela, nosso novo clube satélite.

Surgiu então a primeira surpresa da temporada: a saída de Jadson, que estava incluído no nosso planejamento. Recebi uma boa oferta do AEK, da Grécia e, como havia cobertura no elenco, decidi liberar o brasileiro. Ele chegou junto comigo ao Nacional e na época custou 225 mil junto ao Portimonense, sendo desde então titular absoluto e um dos meus homens de confiança. Vai fazer falta.

Outro de quem vou sentir falta é Ezequiel Unsain. O argentino já havia pedido para ser negociado caso surgisse alguma proposta; o tempo passou, nada apareceu e o camisa 1 veio me avisar que já não queria ir embora.

Foi quando tive uma segunda surpresa: o River Plate bateu à nossa porta oferecendo 1 milhão por Unsain. Pedi 2 milhões à vista, os argentinos concordaram, e decidi cumprir com a minha palavra, liberando o goleiro para voltar a seu país natal. Assim, ficou bom para o jogador e para os dois clubes.

U81CuWKGxQfRwtVS2jJXUfmP6yviu6iFzXBp1GTt

Praticamente todas as contratações foram feitas de graça, aproveitando jogadores em fim de contrato. A exceção ficou por conta do goleiro José Sá, pois não havia boas opções livres no mercado. Pagamos 900 mil por ele à vista, e o restante será depositado na conta do Aves assim que nosso novo camisa 1 completar 50 jogos pela Primeira Liga.

Z5wdRIDSe2M5Qwx6b8SGqKiBEb-JjGexiI6jd6Z-

Goleiros

b45zIhechV78VWsJTRYm9HGDGpydsqGqezQr7xY4

Mario Barra | Tiago Lemos

José Sá será o titular absoluto no gol, a princípio se revezando com Mario Barra.

JeI_EXT1IVC5BroAdkahdD5BuA9XglOrgOAWtXnX

Acho Tiago Lemos muito novo e muito fraco para ser o terceiro goleiro, e estou buscando outro jovem de potencial para essa posição. Caso não encontre, seguiremos assim mesmo.

Zagueiros

RiHOZfoW3aJWFurHl_7nDdxFCpdVIw_apKUopzlW

Suagher | Jokanovic | Silveira

O substituto de Jadson será o irlandês O´Connell, ex-Celtic, de quem nossos olheiros falaram maravilhas.

HG32xrSjQio99ixx5Te-Cu_y0qr_jphxNOI3EjLP

Suagher segue no clube, no que será provavelmente sua última temporada pelo Nacional - ele pediu o triplo do salário atual para renovar, e isso está fora de cogitação. Jokanovic, titular da seleção Sub-23 da Sérvia, já vinha merecendo uma chance no time principal, e o “miúdo” Marco Silveira completará o quarteto.

Laterais

zqHT9a95I5vZ4FafmqKF4aHwfYj7C-PDsASnVLJ_

Noblejas | Oliveira | Hugli | Riquicho

Aqui, sem novidades, até por absoluta falta de opção no mercado.

Meias centrais

hYFqwSP2enBTrLrOVzD1w8KHBtCwLeNv8Vo2_VvA

Pombo | D. Garcês | D. Gonçalo | E. Dantas | Tomás Silva

Setor mais recheado da equipe e o que mais sofreu mudanças, devido à saída de vários titulares. 

Tomás Silva, que é MAC de origem, foi recuado porque preciso dele exercendo uma determinada função no centro do meio campo. Falarei mais sobre isso na próxima atualização.

Já Pombo - que é cria da nossa base - se juntará ao elenco principal apenas para ganhar experiência e servir como alternativa mesmo, caso haja duas ou mais lesões graves.

As novidades ficam por conta de Leandrinho, Gomelt e Aboagye.

Ja7tHzmLhsEmvZXpjh-QnQtRhojnAMhsKFZcOJ-g

7iuw1-H1-Jp5uassMBgjLTitu7UyQ-hTWyEphElu

0ZoD5Uxiy743-yX3Lkq7KwX6y3iHMDIYSueoxAYl

Meias ofensivos

DF1oUgiWOzGNaFD8oWf0NbOMDyF9Tbcbave2wFl6

B. Lozano | H. Barros

Lozano e Meza (ele mexmo, ex-Independiente-ARG) se revezarão como titulares, e Honorato Barros ficará como opção no banco de reservas.

N0sS2-K-Kc1TZkBKwtO1HHidIWC4ZUsbocEndSNb

É bem provável que seja também a última temporada de Lozano no clube: assim como Suagher, o uruguaio pediu uma fortuna para renovar contrato e não aceitou entrar em acordo.

Atacantes

VdOZvY9obSezSOm7qgGMMKT05NomTcjwitiOTPIt

Valdu Té | Brock-Madsen | Facundo Silva

Foi muito difícil encontrar bons atacantes que se encaixassem na nossa realidade - o argentino Pastore, por exemplo, pediu 500 mil por mês de salário, quando nosso vencimento mais alto gira em torno de 160 mil.

Enfim achamos Zé Nuno Xavier, ex-Vitória de Guimarães. Ele veio a custo zero, tem salário ótimo para nossos nossos padrões, é jovem e boa promessa para o futuro.

VJtr8CgFT6ze5T0I4ZPZdUsGF-_uLdTdEV6A5Tzm

Tivemos também o caso de Facundo "El Loco" Silva. Ele é meia ofensivo de origem, está com 29 anos, não fez nada de muito relevante nos últimos tempos e achei que era hora de negociá-lo. Inclusive planejei a contratação dos meias ofensivos contando com a saída dele.

Foi então que surgiu a terceira surpresa da pré-temporada: El Loco se recusou a ir embora, brigou comigo, e ao mesmo tempo ninguém o quis, nem pela metade do preço, nem por empréstimo, nem de maneira nenhuma.

Decidi então mantê-lo e treiná-lo para jogar como Ponta de Lança, já que estávamos com pouca profundidade no ataque e ele tem bons atributos para isso. Vamos ver se vai dar certo, até porque a tentativa de forçar a saída dele o irritou bastante.

Já estava com o ataque praticamente fechado quando encontrei Michael Morais, português de 22 anos, originalmente um ponta. Ao observar seus atributos, percebi que ele tem todas as condições de ser um bom PL Fixo (Oportunista), e durante a negociação ele pediu um salário bem razoável para nossa realiidade. Então decidi contratá-lo e retreiná-lo aos poucos.

O interessante é que Michael já tem uma noção de como jogar na função de Falso 9. Talvez no futuro ele seja capaz de atuar nas duas funções do ataque, o que o torna um ótimo reserva e abre espaço para um jogo de troca de posições.

tQyMR7PXHC81PpF3wJvZE-QfwX26Wtd01JeyW_Pd

E o elenco completo ficou assim:

S03fjkdckBfSyUUmb9QN4Kp964vEB9ADDtw13B6K

Na próxima atualização falarei um pouco sobre a parte tática, amistosos de pré-temporada, situação financeira do clube e algumas outras informações interessantes. Até lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acha o novo zagueiro melhor ou pior do que o Jádson?

E o contrato do Suagher termina na próxima temporada? Se sim, pretende segurá-lo até o fim e deixar sair de graça, portanto? Mesma pergunta sobre o Lozano.

O Jokanovic é muito bem avaliado, mas é volante de origem. Qual sua avaliação pelo adjunto para jogar como zagueiro?

Na lateral direita, tua única opção de reserva é o Hugli? Me parece muito pouco. Qual o plano para caso o titular sofra uma lesão mais grave? Só rezar para que não aconteça e deu?

Por fim, o elenco me pareceu grande. Preguiça de contar, então vou perguntar mesmo: são quantos jogadores? Considera o número próximo do ideal ou não?

 

Te enchi de perguntas agora :P

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Danut disse:

Te enchi de perguntas agora :P

Hahahahahaha, como diria Jack O Estripador, vamos por partes! 

40 minutos atrás, Danut disse:

Acha o novo zagueiro melhor ou pior do que o Jádson?

Acho na verdade do mesmo nível, com a diferença que o Connell é quatro anos mais novo. Se ele evoluir no clube o quanto acho que pode evoluir, teremos um "Gigante Irlandês" de excelente nível muito em breve.

40 minutos atrás, Danut disse:

E o contrato do Suagher termina na próxima temporada? Se sim, pretende segurá-lo até o fim e deixar sair de graça, portanto? Mesma pergunta sobre o Lozano.

Então, fiquei nesse dilema. Eu poderia tentar vendê-los agora e ganhar algum dinheiro, mas ficaria sem dois jogadores chave para a equipe e dificilmente conseguiria peças de reposição no mesmo nível (a diretoria só libera 15% das receitas para transferências). Fora que ainda tenho alguma esperança de que seja possível renovar com eles, seja por aumento de receita, seja por chegarmos a um acordo, ou ainda por falta de propostas de outros clubes.

Então prefiro arriscar e esperar mais um pouco para ver o que acontece. Ambos vieram de graça, então o máximo que vai acontecer é ficarmos no zero a zero.

40 minutos atrás, Danut disse:

O Jokanovic é muito bem avaliado, mas é volante de origem. Qual sua avaliação pelo adjunto para jogar como zagueiro?

O adjunto diz que ele é eficiente na zaga também, opinião com a qual eu concordo - tanto com base nos atributos quanto nas atuações dele na posição. Coloquei ele para ser treinado como zagueiro e espero que em breve a adaptação esteja completa.

40 minutos atrás, Danut disse:

Na lateral direita, tua única opção de reserva é o Hugli? Me parece muito pouco. Qual o plano para caso o titular sofra uma lesão mais grave? Só rezar para que não aconteça e deu?

Na verdade o Hugli não é reserva, ele se reveza na posição com o Riquicho - se este se machucar o Hugli assume a bronca em todas as partidas. 

Quando joga o Hugli, eu coloco o Noblejas na outra lateral; quando joga o Riquicho, o Noblejas descansa e o Oliveira joga do outro lado. Em finais, jogos contra os quatro grandes ou partidas muito importantes, aí Noblejas e Riquicho são titulares. Esse sistema vale também para a zaga (Silveira e Jokanovic se revezam em uma das posições, Connell e Suagher na outra) e para o meio campo (são três meias, um deles é sempre um "miúdo"); adotei-o na temporada passada e deu bons resultados, tanto em termos financeiros quanto esportivos. por isso vou mantê-lo.

Foi a forma que eu encontrei para formar um elenco maior e com profundidade e, ao mesmo tempo, dar mais experiência aos jovens. Além da nossa folha salarial ser muito curta, impedindo por exemplo que eu tenha dois jogadores de mesmo nível para cada posição, há cinco temporadas eu não consigo encontrar um lateral direito decente por um preço que eu possa pagar. O próprio Riquicho, para mim, é apenas "bom", mas teve que ser ele por absoluta falta de opção. Mesma coisa com o Hugli: até agora não pintou ninguém melhor então vai ele mesmo.

Algo que quero fazer é, com calma, procurar um lateral direito jovem, com boa perspectiva de futuro, para que possa se revezar com o Riquicho, e aí nesse caso a gente dispensaria o Hugli.

40 minutos atrás, Danut disse:

Por fim, o elenco me pareceu grande. Preguiça de contar, então vou perguntar mesmo: são quantos jogadores? Considera o número próximo do ideal ou não?

Temos 27 jogadores: três goleiros, quatro laterais, quatro zagueiros (contando Jokanovic), oito meias centrais (contando o Pombo que espero que não precise jogar), três meias ofensivos e cinco atacantes. 

Considero o número bem próximo do ideal: temos elenco suficiente para um rodízio completo, e em algumas posições os reservas poderão ser sempre os mesmos (caso do Honorato Barros e do Michael Morais). Acho que isso vai ficar mais claro na próxima atualização, quando eu apresentar uma análise do que pretendo fazer em termos táticos.

Obrigado pelo comentário e espero ter respondido a todas as suas perguntas. Se não tiver, estamos aí ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente resposta, obrigado :)

Única coisa que eu não deixei claro foi em relação ao volante/zagueiro, que na real eu queria saber quantas estrelas ele tem de capacidade como zagueiro (no relatório do jogador, quando tu seleciona a posição de zagueiro, o que aparece). Mas não ficou claro na pergunta, mesmo. Se tiver como dar uma olhada (pode ser mais tarde se não tiver com o FM agora) eu agradeço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Danut disse:

Excelente resposta, obrigado :)

Única coisa que eu não deixei claro foi em relação ao volante/zagueiro, que na real eu queria saber quantas estrelas ele tem de capacidade como zagueiro (no relatório do jogador, quando tu seleciona a posição de zagueiro, o que aparece). Mas não ficou claro na pergunta, mesmo. Se tiver como dar uma olhada (pode ser mais tarde se não tiver com o FM agora) eu agradeço :)

Ah sim, hehe...vou ver no FM, tiro um print e posto aqui, pode deixar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo não tendo votado em seu save neste mês, ele continua sendo um dos meus preferidos da área faz alguns meses. Ele apresenta dificuldades para você e isso é bem legal. Mais legal ainda é sua insatisfação com o desempenho da equipe e a busca por melhorias.

Gostaria de ver a nacionalidade dos jogadores. Se puder incluí-la na próxima imagem do elenco que usar, seria legal.

Vamos ver como sua equipe se sairá tendo que se concentrar apenas nas competições nacionais. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, ggpofm disse:

Mesmo não tendo votado em seu save neste mês, ele continua sendo um dos meus preferidos da área faz alguns meses. Ele apresenta dificuldades para você e isso é bem legal. Mais legal ainda é sua insatisfação com o desempenho da equipe e a busca por melhorias.

Gostaria de ver a nacionalidade dos jogadores. Se puder incluí-la na próxima imagem do elenco que usar, seria legal.

Vamos ver como sua equipe se sairá tendo que se concentrar apenas nas competições nacionais. Boa sorte.

Oi gg. Obrigado pelos elogios :)

Tem sido legal buscar alternativas para superar as dificuldades, estou aprendendo bastante. A evolução tática, de gestão financeira, gestão de elenco e mesmo o planejamento melhoraram muito desde o início do save. Estou bem satisfeito com esse crescimento, ainda que considere o Nacional longe do que espero. Legal que está curtindo também. 

O fato de não disputarmos competições europeias tem um lado bom: podemos organizar a equipe aos poucos, com uma pressão menor, e dividindo menos as atenções - sem aquela coisa de jogar pela Liga Europa e três dias depois estar enfrentando o Sporting pela Primeira Divisão.

O outro lado disso é que, sem a vitrine europeia, fica mais difícil trazer jogadores de bom nível e nossas receitas diminuem. Mas...tudo a seu tempo. Sei que na hora certa voltaremos às competições continentais, e dessa vez com mais condições de chegar mais longe.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tsuru como sempre muito bem organizado seus tópicos, parabéns!

Pela leitura que fiz você tem um time bem equilibrado e pelas classificações "estrelares", bem organizado vai dar trabalho. Será que a competição continental vem nessa temporada?

Facundo silva ficou pistola! ele conseguiu influenciar negativamente a equipe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Novamente buscou melhorar a equipe sem desfavorecer as finanças, o que é uma política saudável, ainda mais agora que o time não tem as rendas de uma eventual competição continental para complementar um pouquinho nesse começo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez boas contratações e pelas estrelas dos jogadores a possibilidade de fisgar uma competição europeia será grande. Vamos ver como a equipe reagirá nos jogos a valer.Boa sorte e acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2018 at 13:51, ggpofm disse:

Gostaria de ver a nacionalidade dos jogadores. Se puder incluí-la na próxima imagem do elenco que usar, seria legal.

Oi gg, acabei esquecendo de te responder essa questão.

Houve outras contratações de jogadores, falarei mais sobre isso nas próximas atualizações. E aí quando falar sobre o fechamento da janela de transferências posto a imagem do elenco completo com a nacionalidade dos jogadores.

Em 26/01/2018 at 20:06, Ademare disse:

Tsuru como sempre muito bem organizado seus tópicos, parabéns!

Pela leitura que fiz você tem um time bem equilibrado e pelas classificações "estrelares", bem organizado vai dar trabalho. Será que a competição continental vem nessa temporada?

Facundo silva ficou pistola! ele conseguiu influenciar negativamente a equipe?

Obrigado Ademare! Achei que dessa forma seria bem interessante para vocês sentirem como está a qualidade do elenco, ao menos segundo a comissão técnica.

Eu espero que a competição continental venha sim, de preferência uma vaga na Liga dos Campeões. O time precisa dessa verba para crescer e sair do ponto onde está. Se de todo não der, ao menos precisamos ir para a Liga Europa. É o mínimo que a diretoria espera. 

El Loco ficou irritado, mas não contaminou o time. Acho que é da personalidade dos jogadores, mesmo, porque na temporada passada Witi também ficou irritado ao ser colocado à venda e os companheiros também não se abalaram.

Obrigado pelo comentário!

Em 27/01/2018 at 20:20, Henrique M. disse:

Novamente buscou melhorar a equipe sem desfavorecer as finanças, o que é uma política saudável, ainda mais agora que o time não tem as rendas de uma eventual competição continental para complementar um pouquinho nesse começo. 

Sim, fiz todos os esforços possíveis para não gastar dinheiro e ao mesmo tempo trazer alguma qualidade ao elenco. Mesmo assim é altamente improvável que as contas fiquem no azul, porque nossas receitas são muito baixas e tudo fica mais difícil sem as verbas das competições europeias. 

É o velho dilema do Nacional: se mantivermos os salários abaixo do limite estabelecido pela diretoria, mas ainda assim acima das receitas, montamos um time mais forte e competitivo e nossas chances de ir a competições europeias aumentam, ao mesmo tempo que colocamos o futuro financeiro do clube em risco.

Se o nosso teto salarial ficar abaixo das receitas, passamos a ser financeiramente saudáveis, mas o risco de terminarmos no meio da tabela ou de brigarmos contra o rebaixamento aumenta, porque teríamos que contar basicamente com jovens da base (que hoje têm mais capacidade que potencial) e com empréstimos dos quatro grandes (que basicamente só aceitam enviar jovens promessas).

Por enquanto a opção vem sendo a primeira, amortecida pelo uso de alguns jovens como alternativa aos titulares. Vamos ver onde isso vai nos levar.

Obrigado pelo comentário!

Em 28/01/2018 at 10:14, LC disse:

Fez boas contratações e pelas estrelas dos jogadores a possibilidade de fisgar uma competição europeia será grande. Vamos ver como a equipe reagirá nos jogos a valer.Boa sorte e acompanhando.

Sim, se conseguirmos organizar a equipe direitinho temos tudo para retornar à Liga Europa. Como comentei com o Ademare, acho inclusive que dá para brigar por uma vaga na Liga dos Campeões, mas vai depender muito de como a equipe se comportar em campo.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Tsuru disse:

@Danut, segue o print do Jokanovic e de suas capacidades como zagueiro:

oEc70EJIl6E9SRczqevi0-AF5tLPorgizMhatvwV

Acho que ainda não nos entendemos :P O que eu queria era essa informação aqui, da tela de relatório do jogador:20180129143850_1.thumb.png.a7c628d40d5e20d1b2a31b3e3bfda4e2.png

Ali tu pode escolher as diferentes posições, e aí ele te dá o nível do jogador, em estrelas, para aquela posição. O Bai He, por exemplo, é 2,5 estrelas, mas como Meia Defensivo ele é 1,5 estrela. Essa que eu queria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...