Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

9 minutos atrás, Danut disse:

Achei interessante o texto anterior, falando sobre o período Salazar. Realmente é curioso ver que o caminho seguido foi o contrário daquele que costuma ser seguido em regimes autoritários. 

Quanto aos jogos, achei curioso tu mencionar que a mudança era "o ajuste que faltava", sendo que jogou apenas duas partidas nesse formato - e só venceu uma delas, pelo placar mínimo. Acho que foi um julgamento um pouco precipitado. Vou aguardar os próximos resultados para comentar mais sobre essa questão. 

Pois é, o regime português foi bem "sui generis". E ainda tem mais coisas interessantes sobre o período Salazar e o futebol. Aguarde as cenas dos próximos capítulos :)

Relendo depois, achei o título meio exagerado mesmo, vou até reformular. Vamos ver se esse ajuste era mesmo o que faltava e como o time se comporta nas próximas partidas.

Valeu Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta
  • Vice-Presidente

Começou bem, trouxe bons jogadores, agora é consertar aquele problema da equipe que largou bem e depois decaiu, se manter essa regularidade, pode fazer uma brilhante temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou patinando, fez um ajuste fino e a equipe conseguiu alguns bons resultados. Pena que logo em seguida teve que encarar o Porto, o que quebrou o ritmo e pode atrapalhar a sequência do time na competição.

A partir dos próximos jogos poderemos ver qual será a briga do Nacional nesta temporada. 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, vinny_dp disse:

Começou patinando, fez um ajuste fino e a equipe conseguiu alguns bons resultados. Pena que logo em seguida teve que encarar o Porto, o que quebrou o ritmo e pode atrapalhar a sequência do time na competição.

A partir dos próximos jogos poderemos ver qual será a briga do Nacional nesta temporada. 

Boa sorte.

Nem fala, muito complicado esse jogo com o Porto, mais ainda por ser na casa deles. Se tivéssemos enfrentado um ou dois jogos mais simples depois disso, poderia ter sido uma sequência melhor. 

E de fato estamos começando e só a partir da metade do campeonato (ali pela rodada 17) saberemos exatamente qual será a briga do Nacional. Até lá, o lance é não perder pontos bobos e tentar se manter do meio para o topo da tabela.

Obrigado Vinny!

16 horas atrás, Henrique M. disse:

Começou bem, trouxe bons jogadores, agora é consertar aquele problema da equipe que largou bem e depois decaiu, se manter essa regularidade, pode fazer uma brilhante temporada.

Nossa, seria muito frustrante ver o filme se repetir. Estou tentando evitar isso através de variações táticas, rodízio de jogadores e mudanças simples na forma do time jogar, além de maior cuidado fora de casa. Se der resultado, poderemos manter a regularidade e fazer uma temporada melhor - ficando pela 7ª posição já estaria muito feliz.

Obrigado Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Tsuru li que você tem tentado algumas variações táticas e na última atualização apenas citou no texto.Poderia colocar algumas screenshots para melhor visualização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Taurus, finalmente me atualizei aqui.

Ainda sobre o fim da temporada passada, acha que se o Porto ganha o Campeonato Português você teria vida mais fácil na final da Taça de Portugal?

Nesta temporada o time vem bem e ainda é muito cedo para qualquer prognóstico, mas onde acha que da pra chegar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, LC disse:

Olá Tsuru li que você tem tentado algumas variações táticas e na última atualização apenas citou no texto.Poderia colocar algumas screenshots para melhor visualização?

Oi LC! Vou abrir o FM e respondo por aqui. Depois vou acrescentar também no tópico, acho que fica mais completo :)

1 hora atrás, DiogoHernandes disse:

Fala Taurus, finalmente me atualizei aqui.

Ainda sobre o fim da temporada passada, acha que se o Porto ganha o Campeonato Português você teria vida mais fácil na final da Taça de Portugal?

Nesta temporada o time vem bem e ainda é muito cedo para qualquer prognóstico, mas onde acha que da pra chegar?

 

Taurus? Hahahahaha

Acho que não teria vida mais fácil não. O Porto hoje tem nível pra brigar com os grandes europeus e é o melhor time de Portugal, a frente do Benfica e do Sporting. Mesmo os reservas e jogadores encostados deles teriam nível pra jogar no Nacional sem esforço - eu tentei inclusive contratar alguns por empréstimo, sem sucesso.

Sobre a temporada atual, eu acho que dá tranquilamente pra alcançar um 7º ou 6º lugar, quem sabe beliscando uma 5ª posição. Vai depender muito do time conseguir manter a pegada atual e não tropeçar demais nos times menores, que acabam sendo os "fiéis da balança" do futebol luso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo parabéns pelo modo que como descreve os  acontecimentos, muito legal mesmo. Gostei principalmente da parte da pre temporada. Tenho muita simpatia pelo nacional... Ele sempre me dava oportunidade quando eu ferrava minha carreira no Brasil kkk  por isso tô acompanhando e torcendo por vocês. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Rafael Barros disse:

Amigo parabéns pelo modo que como descreve os  acontecimentos, muito legal mesmo. Gostei principalmente da parte da pre temporada. Tenho muita simpatia pelo nacional... Ele sempre me dava oportunidade quando eu ferrava minha carreira no Brasil kkk  por isso tô acompanhando e torcendo por vocês. 

Oi Rafael! Muito obrigado pelos elogios :)

O Nacional é um time simpático mesmo, gosto dele desde que visitei a Ilha da Madeira. Era uma ideia antiga de save no FM e enfim estou podendo colocar em prática.

Curioso isso de times de Portugal abrirem portas para treinadores demitidos de times no Brasil...não sabia que era comum no FM.

17 minutos atrás, DiogoHernandes disse:

O corretor do celular me derruba as vezes hahaha

A parte boa é que ele sempre rende boas risadas hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
As muitas glórias de Otto
Histórias da terrinha

Corria a década de 50. No Maracanã, o Brasil havia perdido o título mundial para o Uruguai por 2 a 1, no famoso Maracanazzo. No mundial seguinte, na Suíça, a mítica seleção húngara comandada por Puskas encantou o mundo, mas foi vice ao perder o título para a Alemanha.

Enquanto isso, um treinador brasileiro despontava na Europa (e talvez tenha sido o único até hoje a conseguir tal feito). Seu nome era Otaviano Martins Glória, ou simplesmente Otto Glória (foto abaixo), como ficou conhecido e marcado no universo da bola. 

RXrgU.png

Glória chegou a ser jogador de futebol e atuou por Vasco, Botafogo e Olaria, mas encerrou sua carreira de forma precoce, aos 25 anos. Daí partiu para o basquete, onde rapidamente virou treinador. 

A experiência na beira das quadras serviu para que ele pudesse implantar vários conceitos do basquete no futebol, como marcação por zona, triangulações ofensivas, posse de bola, posicionamento para buscar os rebotes e uma percepção maior do senso coletivo. São coisas que hoje parecem obrigatórias, mas que eram praticamente inexistentes em uma época onde o futebol era pouco profissional, e estudiosos no cargo de técnico eram incomuns.

RXeQj.png

A pedido de Flávio Costa, que viria a ser o comandante da seleção brasileira na Copa de 1950, Glória assumiu o time juvenil do Vasco, e em 1948 tornou-se campeão carioca pelo Botafogo. A partir de então implantou as ideias que trouxe do basquete.

O trabalho do treinador no Brasil chamou a atenção de Joaquim Ferreira Bogalho, presidente do Benfica. Foi assim que em 1954 Otto Glória desembarcou na capital portuguesa com a missão de profissionalizar os Encarnados.

RX8yD.png

E a tarefa foi cumprida com êxito. Glória criou o Lar do Jogador, implementou concentrações com regras rígidas (os jogadores eram proibidos de jogar cartas ou dados, e de falar palavrões), e proibiu o próprio presidente do clube de aparecer em público ou falar diretamente aos jogadores sem um bom motivo. Também foi criada uma rede de observação de jogadores nos arredores de Lisboa e nas colônias portuguesas na África, na qual o próprio treinador atuava como olheiro.

A primeira passagem pelo Benfica, que durou até 1959, rendeu dois títulos do Campeonato Português e três Taças de Portugal. O brasileiro seria ainda o primeiro técnico a treinar os quatro grandes de Portugal, após passar por Belenenses (onde conquistou a Taça de Portugal em 1960), Sporting e Porto (aparece com o agasalho do Dragão na foto abaixo). Nesse meio tempo, ainda comandou o Olympique de Marselha em 1962, liderando a equipe na campanha da volta à primeira divisão francesa. Glória retornaria ao Benfica em 1968, para completar sua galeria com um total de nove títulos nacionais.

RXKpI.png

Não é preciso dizer que o modelo de profissionalização do Benfica logo se espalharia pelo país, que enfim começava a deixar para trás o amadorismo do início da Era Salazar. 

Porém, a consagração definitiva do treinador brasileiro viria em meados da década de 60, por meio de uma parceria com um jogador moçambicano que chegou ao Benfica graças à estrutura montada pelo próprio Glória.

RXI1K.png

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Tsuru. A equipe começou meio cambaleante nesse inicio de temporada mas você aposta no ajuste tático para mudar a situação. Boa sorte.

Muito boa a história do Otto, não conhecia, pelo que vejo foi um ícone no Benfica e a na continuação vem u super fato da história do clube. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonita história do Otto no futebol português, porém mais bonito ainda é as ideias que ele implantou no futebol, nem me passava pela cabeça que isso foi tirado do basquete, sensacional a história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ggpofm disse:

Graaaaande Otto Glória. Com certeza o treinador brasileiro de maior sucesso na Europa.

Não é? Incrível que ele tenha feito sucesso nas décadas de 50 e 60 e até hoje permaneça como praticamente o único treinador do Brasil a fazer sucesso por lá. Curioso também que a ida dele não tenha aberto caminho para outros treinadores na mesma época - ao menos, não que seja algo muito conhecido.

3 horas atrás, Ademare disse:

Oi Tsuru. A equipe começou meio cambaleante nesse inicio de temporada mas você aposta no ajuste tático para mudar a situação. Boa sorte.

Muito boa a história do Otto, não conhecia, pelo que vejo foi um ícone no Benfica e a na continuação vem u super fato da história do clube. Parabéns!

De fato, parecia que estava faltando alguma coisa...o time jogava melhor e não ganhava. Espero que o ajuste permita uma equipe mais eficiente.

Me surpreendi também, já tinha ouvido falar em Otto Glória mas não sabia que ele basicamente profissionalizou o futebol português, foi técnico, olheiro e assessor de imprensa e ainda implantou vários conceitos vindos do basquete. E ainda tem mais - em breve vou contar qual foi o grande ápice dele, que ocorreu na década de 60.

2 horas atrás, Lucas Matías disse:

Bonita história do Otto no futebol português, porém mais bonito ainda é as ideias que ele implantou no futebol, nem me passava pela cabeça que isso foi tirado do basquete, sensacional a história.

Ele era surpreendente mesmo...como comentei com o Ademare, uma mistura de treinador, olheiro e assessor de imprensa, e ainda ajudou a profissionalizar o futebol luso em meio a uma ditadura. Imagina fazer isso na década de 50!

E ele ainda foi mais além na década de 60. Em breve vou contar mais essa história por aqui :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
Goleada de um lado, Batistuta de outro
Temporada 2 - Outubro 2017

Estamos de volta, pessoal.

Antes de vermos como foi o desempenho do Nacional no mês, vamos dar uma rápida pincelada na parte tática.
 

RE0k5.jpg

Conforme prometido ao amigo @LC, seguem abaixo as variações táticas do Nacional após os ajustes que fiz. Elas cobrem nossas duas principais formações.

Até temos um 4-4-2 inglês treinado, mas a maioria dos adversários utiliza cinco jogadores no meio, o que acaba tornando essa terceira formação pouco efetiva. 

REEsK.png REfis.png

RELKN.pngRESvj.png

Lembrando que as funções específicas podem variar de acordo com os jogadores que utilizamos. Por exemplo: quando é o Landinho quem atua como meia mais defensivo, ele é um "Construtor de Jogo Recuado - Defender". Quando é o Tengarrinha, passa a ser um "Médio Recuperador de Bolas - Defender".

A escolha normalmente é feita com base na função que o jogador consegue desempenhar melhor. Ao mesmo tempo, o elenco ficou bastante versátil e é possível trocar as funções dos dois meias - seja por opção tática ou para confundir o adversário - sem precisar fazer nenhuma substituição e sem perda de qualidade. No caso da imagem, por exemplo, Cristante - normalmente usado no apoio - está jogando como meia defensivo, enquanto Tengarrinha, que é volante, passou a assumir a missão de auxiliar o ataque.
 

REr74.png

No último jogo do mês de setembro (que fiquei devendo na última atualização), entramos em campo contra o Setúbal sem sermos favoritos, ainda que estivéssemos jogando na Choupana.

O Nacional, porém, quis contrariar as previsões. Foi uma goleada incrível - e doida, com direito a dois gols contra do mesmo jogador. Foi também a melhor partida de Gonçalo Paciência desde que chegou ao clube. 

RcOJN.png

Na sequência, recebemos empolgados o Benfica. Começamos o jogo muito bem, com gol de Witi logo aos 6 minutos, e parecia que ia se repetir o filme da partida com o Braga. Mas os Encarnados de Lisboa acordaram e conseguiram virar o jogo.

Perdemos, mas saímos de cabeça erguida.

RcX3U.png

Fechando o mês, viajamos até Coimbra para enfrentar o Acadêmica. Entramos no 4-4-2, mas o meio-campo estava sendo dominado pelo adversário, que usava cinco jogadores no setor. Trocamos para o 4-4-1-1, equilibramos o jogo e vencemos graças a um gol do zagueiro Yohan Tavares, de cabeça.

RcP7K.png

Com os resultados, ocupamos um excelente 5º lugar na Primeira Liga NOS. Devemos cair algumas posições depois que os outros times também jogarem; mas, permanecendo na metade da tabela para cima, já estou satisfeito.

RcYKo.png

 

REIBJ.png

Estreamos na competição na terceira eliminatória, encarando o Oliveirense em Santa Maria de Oliveira. É uma cidade de pouco mais de 3 mil habitantes que fica no norte de Portugal, próximo a Guimarães.

A partida aconteceu após a goleada sobre o Setúbal, portanto, viajamos eufóricos, com a moral lá em cima.

Em campo, se repetiu um problema que vem sendo enfrentado pela equipe: assumimos o controle do jogo, temos mais posse de bola, mas somos pouco "agudos", com os atacantes pouco efetivos, muito isolados e dependendo demais de cruzamentos dos extremos. E o MAC, seja ele Facundo Silva ou Ivan Perez, praticamente não tem participado do jogo. O resultado é que, quando o adversário arma uma retranca muito fechada ou marca bem nossos pontas, fica muito difícil fazer gols. 

Depois de 90 minutos sem conseguirmos furar a retranca do Oliveirense (chutamos mais de 20 vezes a gol, nenhuma delas com perigo!), fomos para a prorrogação. Mandei o time atacar e subi a linha defensiva, o que talvez tenha sido meu maior erro: se aproveitando do espaço nas costas da zaga, o jovem Batistuta fez dois gols em duas enfiadas de bola e decretou nossa eliminação.

Perder é sempre ruim, mas sinceramente? Jogando da forma como foi, não merecíamos a vaga.

RcgiI.png

Ainda nos restava, porém, a Taça da Liga, na qual estrearíamos na 2ª fase enfrentando o Moreirense.
 

REkK7.png

O Moreirense é sempre um adversário chato, e sabia que eles não facilitariam as coisas para nós mesmo estando na segunda divisão. Mas era o dia de David Depetris, que com dois gols tratou de nos colocar em vantagem no placar. O adversário diminuiu e eu esperava um sufoco no fim do jogo, mas Jadson marcou de cabeça após cobrança de escanteio e garantiu a vitória e a classificação.

RcMCD.png

Como vimos na temporada passada, a Taça da Liga é sempre complicada, porque normalmente um dos quatro grandes (Porto, Benfica, Sporting e Braga) é o cabeça de chave de um dos grupos da 3ª fase. Ano passado caímos no grupo do Sporting, e esse ano...

RcduM.png 

É claro que entendo que é melhor cair no grupo do Braga do que com os outros "três grandes", mas não vai adiantar se não fizemos nossa parte contra Feirense e Fafe. Qualquer vacilo e estaremos eliminados também dessa competição.
 

REKxt.jpg

Em novembro teremos apenas três partidas oficiais, sendo duas pela Primeira Liga e uma pela Taça da Liga. 

RcUUp.png

Entre o jogo com o Sporting e o confronto com o Rio Ave haverá um intervalo de 20 dias. Estou pensando em marcar alguns amistosos nesse período, fazendo algumas experiências táticas e observando jogadores que não têm tido muitas chances na equipe principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando o jogo pela Taça de Portugal teve um mês muito satisfatório, uma pena ter encontrado um Batistuta fazendo jus ao nome na prorrogação. Boa sorte na sequência que deve ter uma pedreira já contra o Sporting mas se aprontar ali o resto do mês tem tudo para ser bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, DiogoHernandes disse:

Tirando o jogo pela Taça de Portugal teve um mês muito satisfatório, uma pena ter encontrado um Batistuta fazendo jus ao nome na prorrogação. Boa sorte na sequência que deve ter uma pedreira já contra o Sporting mas se aprontar ali o resto do mês tem tudo para ser bom.

Foi um mês positivo mesmo, com três vitórias e duas derrotas. E parece  que o Batistuta incorporou o hermano original, foi um feito e tanto para o Oliveirense.

E na sequência ainda teremos o Sporting como você bem observou...se arrancássemos um empate eu já ficaria bem satisfeito. Os outros jogos não considero difíceis, mas...todo cuidado é pouco.

Obrigado Diogo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Vai fazendo novamente um bom returno, repetindo o que fez na temporada passada e melhorando um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Henrique M. disse:

Vai fazendo novamente um bom returno, repetindo o que fez na temporada passada e melhorando um pouco.

Tenho essa sensação também. Consegui amadurecer a parte tática, qualificar o elenco e a equipe vem respondendo em campo.

Ainda não estamos no returno, porém: ele começará na rodada 18, no jogo contra o Chaves ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal a história do treinador brasileiro. Eu nunca havia falado dele, achei muito interessante. Curioso mesmo que um brasileiro tenha feito tanto sucesso por lá, e que não tenha havido sequência. 

Também achei curioso que o treinador tenha vindo de outro esporte e feito a implementação de conceitos a partir dele. Fico imaginando se ele não teve que enfrentar muita resistência. Hoje em dia o futebol já é muito mais "sério", e ainda assim conceitos oriundos de outros esportes (um uso mais intensivo de estatísticas avançadas, que vem muitos dos esportes estado-unidenses, ou mesmo a inspiração nas formações de passe do hóquei sobre grama, algo que alguns treinadores buscam fazer) são fortemente atacados como coisas que não pertencem "ao mundo do futebol de verdade". Será que na época do Glória as coisas eram assim também?

 

Quanto ao outro post, uma pena a eliminação na copa. Mas pelo visto tua equipe não fez mesmo por merecer uma colocação melhor. Quem sabe a Taça da Liga te reserve boas surpresas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vem bem no portugesão realizando jogos parelhos contra os grandes mas precisa arrancar esses pontos para melhorar.

Batistuta eliminando time é muito copa de 90...

Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo um bom campeonato e gostei das táticas. Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Danut disse:

Muito legal a história do treinador brasileiro. Eu nunca havia falado dele, achei muito interessante. Curioso mesmo que um brasileiro tenha feito tanto sucesso por lá, e que não tenha havido sequência. 

Também achei curioso que o treinador tenha vindo de outro esporte e feito a implementação de conceitos a partir dele. Fico imaginando se ele não teve que enfrentar muita resistência. Hoje em dia o futebol já é muito mais "sério", e ainda assim conceitos oriundos de outros esportes (um uso mais intensivo de estatísticas avançadas, que vem muitos dos esportes estado-unidenses, ou mesmo a inspiração nas formações de passe do hóquei sobre grama, algo que alguns treinadores buscam fazer) são fortemente atacados como coisas que não pertencem "ao mundo do futebol de verdade". Será que na época do Glória as coisas eram assim também?

Quanto ao outro post, uma pena a eliminação na copa. Mas pelo visto tua equipe não fez mesmo por merecer uma colocação melhor. Quem sabe a Taça da Liga te reserve boas surpresas?

Então, eu já tinha ouvido falar em Otto Glória, mas não tinha ideia da importância dele para o futebol português - e francês, com a campanha do retorno do Olympique de Marselha à primeira divisão. É uma façanha para treinadores brasileiros, algo que de fato nunca mais aconteceu. Talvez porque o Glória fosse um cara que procurava estudar e se aprimorar, e isso é algo que os técnicos brasileiros nunca valorizaram muito.

Sobre a resistência, super concordo. Eu fico imaginando um técnico nos anos 50, quando os treinadores nem eram muito valorizados, tentando implementar conceitos do basquete no futebol. E imagina um brasileiro semi-desconhecido chegar em Portugal trazendo esses conceitos, impondo regras e querendo mudar a forma como as coisas eram feitas. Certamente houve sim, muita resistência. Acredito eu que ele conseguiu superá-la por ser uma figura centralizadora (ele era o "chefe", era ele que mandava), por ter carta branca do Bogalho, presidente do Benfica, e por ter trazido rapidamente resultados em campo (ganhou o título nacional logo na temporada de estreia). 

E se achou legal o post sobre o Glória, aguarde os próximos posts, como comentei aqui. Tem mais histórias dele a caminho ;)

Sobre a Taça de Portugal, de fato o Nacional não mereceu. Apesar da Taça da Liga ser legal, ela não dá vaga em competição continental, então seria mais por ser um título mesmo, e por isso estou pensando seriamente se não seria melhor priorizar o campeonato português.

Obrigado Danut!

2 horas atrás, Ademare disse:

Vem bem no portugesão realizando jogos parelhos contra os grandes mas precisa arrancar esses pontos para melhorar.

Batistuta eliminando time é muito copa de 90...

Boa sorte na continuação.

A evolução de uma temporada para outra é visível, os times grandes não estão conseguindo ganhar tão fácil da gente. Eu já ficaria feliz se, além disso, não tropeçássemos em times que estão no mesmo nível que o Nacional - mas até por isso, são resultados normais e preciso ter um pouco de paciência.

Nem fala do Batistuta...quase contratei ele "só" de raiva hehehe

Obrigado Ademar!

5 minutos atrás, LC disse:

Fazendo um bom campeonato e gostei das táticas. Boa sorte na continuação.

Obrigado LC! Acho que enfim consegui ajustar a parte tática, meu grande ponto fraco no FM. 

Valeu pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
Ajustando as engrenagens
Temporada 2 - Novembro 2017

O mês de novembro nos reservava duas pedreiras pela Primeira Liga - Sporting e Rio Ave - e nossa estreia na fase de grupos da Taça da Liga, contra o Fafe.
 

REr74.png

O primeiro compromisso do mês foi contra o Sporting, em Lisboa.

Eu esperava um jogo muito sofrido e tinha receio de uma goleada dos Leões, mas não foi isso que aconteceu. Soubemos nos defender e até criar chances (destaque para a excelente posse de bola), e eu já comemorava o placar de 0 a 0 quando, em um contra-ataque, o time da casa marcou o gol da vitória. Faltou pouco para levar um ponto na mala.

RzB6O.png

Aproveitando o intervalo de 20 dias até o jogo com o Rio Ave, marquei uma série de quatro amistosos contra times pequenos, para utilizar jogadores que não vinham tendo muitas chances. Neles, fiz uma pequena alteração nas formações: coloquei os dois alas/extremos em "Apoiar" e passei o Construtor de Jogo Avançado para a função de "Atacar". As imagens abaixo são da tática padrão, "normal" (que varia para mais atacante ou mais defensiva conforme o princípio 3-2-3).

ReY0S.png  ReUcs.png

E deu bastante certo - não digo nem pelos resultados, mas pela movimentação mesmo. O time ficou mais agudo, o CJA começou a encostar no atacante, se tornando mais decisivo, e os alas/extremos se tornaram bem mais perigosos.

Já com esses ajustes, recebemos o Rio Ave. Em uma noite inspiradíssima de Etebo, fizemos um bom jogo e somamos mais três pontos para a conta. Destaque também para Facundo Silva, que enfim rendeu o que se esperava dele e marcou até gol.

Rz1Ry.png

Estamos em sétimo lugar na classificação, uma boa campanha - dentro das expectativas e daquilo que o time pode render nesse momento.

RzuTC.png
 

REkK7.png

Às vezes eu esqueço que o Nacional tinha um elenco de segunda divisão na temporada passada - tanto que estava cotado para cair - e que hoje o elenco é apenas mediano, parecido com o da maioria das equipes da primeira divisão de Portugal. Portanto, não dá para jogar como time grande, por exemplo querendo atacar fora de casa.
 
Eu deveria ter considerado isso quando fomos enfrentar o Fafe nos domínios deles pela Taça da Liga, ainda mais depois da derrota para o Oliveirense. Mas achei que era um adversário fraco e que conseguiríamos vencer com tranquilidade mesmo atuando com o time B do Nacional.
 
Me enganei. O Fafe fez um excelente primeiro tempo, saiu na frente e não desanimou nem mesmo quando Peralta empatou. Eles chegaram ao segundo gol e conseguiram segurar o resultado durante todo o segundo tempo, mesmo com o Nacional tendo muito mais volume de jogo e pressionando até o último minuto.
 
RzNIZ.png
 
No outro jogo, Braga e Feirense empataram. Temos poucas chances agora, e será preciso torcer contra o Fafe para nos classificarmos.
 
A Taça da Liga ficou difícil, deixou de ser prioridade e vou disputá-la com o time B. O que vier daqui por diante é lucro.
 
RebVU.png
 
REeUT.jpg
 
Rz2aW.png
Rz9di.png
(As estatísticas incluem os jogos não-oficiais)

Nessa temporada, o grande número de jogadores me permitiu adotar uma rotação completa do elenco. Isso tem evitado que lesões prejudiquem demais o desempenho da equipe.

Uma observação interessante: vários jogadores que eram considerados "opções" no elenco, devido a disputarem posição com atletas teoricamente melhores, estão jogando melhor do que os companheiros de posição. São os casos de Luis Peralta, Ivan Perez, Ivan Varga, Mauro Cerqueira e Rui Correia.

Mesmo com a rotação, há alguns atletas que estão "sobrando", como por exemplo Washington e Felipe Gonçalves no meio-campo, e Arrondel na lateral. Minha ideia é que os "encostados" possam sair ainda na janela do meio do ano.

Outro que já conversou comigo sobre uma possível saída é o zagueiro Jadson, que quer ir para o Braga. Fizemos um acordo: se os bracarenses pagarem R$ 825 mil, ele está liberado. 

Há um setor em que a rotação vem gerando mais problemas que soluções: o ataque. Como usamos apenas um homem na frente, é normal que demore até que todos os nossos quatro atacantes sejam titulares. E por isso três deles - Depetris, Roberto e Peralta - estão reclamando.

Conversei com Roberto e prometi a ele que pode ser emprestado sem problemas. Sobre os outros três, pensei em adotar uma "rotação fixa" entre Depetris e Gonçalo Paciência, com Peralta sempre como opção no banco, mas penso se não seria injusto com o colombiano, que sendo titular em 3 partidas e entrando em outras 4, é o artilheiro do time no ano.
 

REzvk.jpg

As finanças não vão bem e temos um rombo no caixa.

A projeção para os próximos anos também não é nada boa.

RzDqp.png

Muitos desses gastos são devido aos investimentos de melhorias na base (que já terminaram) e ao aumento dos gastos com salários (embora eles estejam abaixo do teto estabelecido).

Se não fizemos dinheiro com venda de jogadores, reduzirmos a folha e encontrarmos novas fontes de receitas (leia-se: competições europeias e novos contratos de patrocínio), a situação vai continuar a piorar.

A situação é grave e já começa a corroer as finanças: a diretoria agora disponibiliza apenas 35% da verba de transferências para o caixa, em vez dos 50% anteriores.

REKxt.jpg

O mês de dezembro nos reserva dois confrontos contra times da parte mais baixa da tabela. Também visitaremos o surpreendente Belenenses, quarto colocado na Primeira Liga. Também teremos mais um jogo da Taça da Liga.

RejON.png

Será um mês para vermos se as mudanças táticas realmente surtiram efeito, e avaliarmos onde o Nacional poderá chegar nessa temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...