Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

Entrou uma grana boa no caixa do clube e mesmo com um orçamento bom, você prezou por não gastar tanto. Fez um trabalho muito bom de pesquisa reforçando bem a equipe gastando muito pouco. Com tantos reforços nessa janela, não teme que a equipe sofra com a falta de entrosamento no inicio da temporada? Terá que fazer uma pré-temporada bem planejada para conseguir dar tempo de jogo para um elenco grande como o seu. Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta

Pelo pouco que conheço a liga portuguesa acho que trouxe reforços bem interessantes! Tem tudo para fazer uma temporada ainda melhor na liga nacional!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Messias Götze disse:

Entrou uma grana boa no caixa do clube e mesmo com um orçamento bom, você prezou por não gastar tanto. Fez um trabalho muito bom de pesquisa reforçando bem a equipe gastando muito pouco. Com tantos reforços nessa janela, não teme que a equipe sofra com a falta de entrosamento no inicio da temporada? Terá que fazer uma pré-temporada bem planejada para conseguir dar tempo de jogo para um elenco grande como o seu. Boa Sorte

De fato, o objetivo era não gastar tudo e, ao mesmo tempo, montar um bom elenco. Deu um trabalhão, foram quase duas semanas jogando só a pré-temporada e pesquisando bastante, mas valeu a pena. A montagem do elenco é minha parte favorita do FM, então também é algo que gosto de fazer.

Concordo com você sobre o entrosamento, é o que está me preocupando mais. Até as peças se encaixarem, vai levar um tempinho e não sei o quanto isso vai influenciar no desempenho do time. Eu espero que a qualidade dos jogadores seja suficiente para levar a equipe enquanto ela vai se encaixando.

Curiosamente, em termos táticos as contratações parecem não ter afetado a compreensão das formações, conforme falarei no próximo post.

Obrigado Götze!

2 horas atrás, Ademare disse:

Pelo pouco que conheço a liga portuguesa acho que trouxe reforços bem interessantes! Tem tudo para fazer uma temporada ainda melhor na liga nacional!

Assim espero! Vamos ver se consigo encaixar os jogadores em termos táticos para as coisas correrem bem.

Obrigado Ademar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu fazer uma boa limonada com os limões a disposição, aparentemente. Vamos ver se a galera se adapta logo e sobe o nível de desempenho do Nacional. 

Curioso pela próxima temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vinny_dp disse:

Conseguiu fazer uma boa limonada com os limões a disposição, aparentemente. Vamos ver se a galera se adapta logo e sobe o nível de desempenho do Nacional. 

Curioso pela próxima temporada!

Também fiquei bem satisfeito com o resultado desse trabalho. Agora é torcer pro time se entrosar logo e ver se a limonada não azeda ;)

Estou tão ansioso/curioso quanto, mais ainda porque essa semana não consegui jogar nenhuma partidazinha hehehe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
Uma pré-temporada bem movimentada
Temporada 2 - Junho/Julho 2017
 
Como vimos, na segunda temporada sob o comando de Rafael Pessoa o Nacional passou por muitas mudanças, com muitos jogadores saindo - inclusive os "tranqueiras" - e muitas caras novas chegando. Vamos ver agora como ficou o elenco, em termos de avaliação do adjunto, bem como as táticas e os amistosos de pré-temporada.
 
GJ9XaON.png
 
Além dos tradicionais amistosos, decidi organizar a "Taça Cidade do Funchal", e a ideia era disputá-la com Marítimo e União da Madeira, trazendo a nostalgia dos antigos Campeonatos da Madeira. Como mais um participante era necessário, convidei o AD Camacha - sem querer, acabei escolhendo a equipe do bairro onde aconteceu o primeiro jogo de futebol em Portugal.
 
O que não reparei é que o Marítimo que havia sido convidado não era o time principal, mas a equipe C deles. E também não notei que a taça estava marcada para três dias seguidos. Tentei corrigir as duas coisas, mas não consegui, simplesmente não havia opção de cancelar.
 
ADoOJSK.png
 
A Taça Cidade do Funchal e os amistosos seguintes me deixaram preocupado com a defesa, mas acho que nos últimos amistosos a coisa melhorou um pouco.
 
Como não foi possível marcar jogos contra equipes grandes (o custo era maior do que o lucro), optei por enfrentar equipes menores mesmo, à exceção do Guingamp (velho conhecido do @vinny_dp). Foi uma pré-temporada para entrosamento, condicionamento e ajustes táticos, os resultados nem importam tanto.
 
Na próxima temporada tentarei organizar direitinho a Taça Cidade do Funchal, em dias mais espaçados e com o time principal do Marítimo como convidado.
 
elQP39C.png
 
Para essa temporada, escolhi três táticas: 4-2-3-1, 4-4-1-1 e 4-4-2. Todo o elenco foi montado com base nelas, e os jogadores já estão sendo treinados para atuarem em mais de uma posição dentro desses esquemas. A distribuição das tarefas segue o princípio 3-2-3, sendo a das imagens abaixo a formação "padrão" (mentalidade normal), podendo variar se o esquema for mais defensivo ou mais ofensivo.
 
pKp2ORj.pngJGjQMfj.pngaFIK5wV.png
 
Como instruções, coloquei a linha defensiva um pouco mais alta e a defesa em linha de impedimento e ordenei que a equipe jogasse de maneira "flexível", variando as outras instruções conforme a partida. A linha de impedimento deu problemas em alguns jogos e, se continuar assim, vai ser o primeiro ajuste a ser feito.
 
Também observei que tenho vários jogadores que caem bem em papéis especializados, com funções como Construtor de Jogo, Médio Recuperador de Bolas, etc., e vejo o Nacional hoje com um perfil muito mais "trabalhador" do que "criativo". Por isso, já considero mudar para uma filosofia mais estruturada. 
 
Meu único receio é que essa mudança dê origem a um time com linhas mais espaçadas, mais estático e que dê mais espaços ao adversário, em vez de uma equipe em bloco, que marque em cima (que é muito mais o meu estilo).
 
Por falar em funções especializadas, descobri porque os pontas estavam ficando tão isolados: eles não tinham para quem tocar a bola. Transformando os laterais em "alas", a coisa melhorou sensivelmente.
 
Estou experimentando também utilizar um "Ponta de Lança Fixo" como função para o atacante único porque, em um esquema com cinco no meio, quero que ele seja aquele que empurra a bola para a rede, e ao mesmo tempo, que não fique ocupando o espaço do MAC. Até agora, porém, não deu muito certo.
 
O principal objetivo desta temporada na parte tática é evitar a bagunça que aconteceu em 16-17, quando tivemos que mudar formação e tática no meio do caminho e isso prejudicou demais a equipe. Ou seja, independente dos ajustes, quero terminar os campeonatos utilizando essas mesmas três formações.
 
rIEhup4.png
 
O resultado de todo o trabalho da pré-temporada foi um elenco onde a maioria dos jogadores é considerado de "bom" para cima. As exceções são o lateral direito Varga e as jovens promessas Emanuel e André, bem como os goleiros reservas.
 
VhMul8P.pnglvkV2UY.png
 
Com essa base bem montada, espero fazer um campeonato ainda melhor e ir aos poucos subindo o nível da equipe, sem precisar trocar o time todo a cada temporada.
 
Lembrando ainda que o elenco não está fechado: continuo em busca de jogadores para o meio campo e de mais um lateral direito. Para não comprometer o caixa do clube, essas contratações deverão ser por empréstimo ou de jogadores sem contrato.
 
eEmfRla.png
 
Pedi à diretoria para melhorar as condições de treino para jovens jogadores, e para minha surpresa eles aceitaram prontamente. O investimento vai aumentar o endividamento do clube, mas é por uma boa causa.
 
zGhWCrC.png
 
TcF3oaZ.png
 
MLr3L2O.png
 
Nossas finanças não estão lá essa maravilha toda, com um prejuízo de R$ 200 mil no mês. Espero que a arrecadação dos jogos melhore esses números.
 
A projeção futura também não é muito boa, mas com a estratégia de comprar jogadores baratos para revender por um valor maior, pode ser que no futuro seja possível equilibrar as coisas.
 
6aZ0Cgu.png
 
bQLrUX2.png
 
Esse será nosso calendário de jogos inicial, que achei melhor do que o do ano passado. Ao menos os confrontos contra Porto e Braga serão no fim do bimestre, e não no começo.
 
Vg9sMBX.png
 
Ao contrário do ano passado, quando éramos cotados para o rebaixamento, agora a imprensa nos coloca em 6º lugar, inclusive como possíveis candidatos ao título. 
 
BOjsPOj.png
 
Isso é fruto da nossa evolução, considerada pela mídia a maior do futebol português no último ano.
 
zNzssoV.png
 
Apesar da empolgação da imprensa, tanto eu quanto a diretoria somos mais realistas: um meio de tabela está de bom tamanho.
 
FjmdzuV.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ver que está desenvolvendo as infraestruturas do clube. A situação financeira, porém, preocupa um pouco. Vai precisar conseguir fazer algum dinheiro com vendas de jogadores de forma a equilibrar as coisas. 

Em relação às expectativas, qual é tua expectativa pessoal? Não aquela que tu dá para a direção, mas a que tu mesmo considera como o ponto que te daria uma temporada satisfatória (nas três competições). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Danut disse:

Bom ver que está desenvolvendo as infraestruturas do clube. A situação financeira, porém, preocupa um pouco. Vai precisar conseguir fazer algum dinheiro com vendas de jogadores de forma a equilibrar as coisas. 

Em relação às expectativas, qual é tua expectativa pessoal? Não aquela que tu dá para a direção, mas a que tu mesmo considera como o ponto que te daria uma temporada satisfatória (nas três competições). 

De fato, temos que lucrar com vendas ou obter uma classificação europeia de forma a melhorar as finanças. Avançar nas copas regionais também ajudará os cofres do clube. Eu espero que o investimento em infra ajude bastante a formar jovens promessas que ajudem o clube em campo e fora dele.

Eu estou alinhado com a diretoria sobre as expectativas na Primeira Liga - pra mim, um meio de tabela tá ótimo, quem sabe beliscando um 8º ou até 7º lugar, já que na temporada passada fomos 10º. E na Taça de Portugal também concordo com a quinta eliminatória.

Agora, sobre a Taça da Liga já discordo. A fase de grupos é complicadíssima (com um dos grandes de Portugal sempre em cada grupo), então não sei realmente se conseguiríamos ir para as semifinais. Passando pelas duas eliminatórias iniciais e chegando na fase de grupos eu já ficaria muito feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

As taças amistosas são isso aí mesmo, são 3 dias consecutivos de partida. É desgastante, mas interessante financeiramente, dependendo dos adversários.

Bom ver que está cuidando do clube, mas isso era esperado, dentro da proposta do save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Henrique M. disse:

As taças amistosas são isso aí mesmo, são 3 dias consecutivos de partida. É desgastante, mas interessante financeiramente, dependendo dos adversários.

Bom ver que está cuidando do clube, mas isso era esperado, dentro da proposta do save.

Nossa, achei uma loucura...se o elenco fosse um pouco mais curto não teria aguentado. Ainda bem que consegui jogadores para todas as posições. E se conseguir fazer ano que vem com o Marítimo e o União será mais interessante.

E sim, vou procurar investir no clube, mesmo que isso aperte um pouco as finanças. Até porque acho que, se não for assim, não vamos crescer.

Obrigado Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Henrique já disse, as taças são em dias consecutivos. Vai ter que se virar se quiser jogá-las.

Espero que uma temporada tranquila pelo que disse e com uma pequena melhoria. 

Uma dúvida. Em Portugal, o elenco fica todo junto mesmo, com equipe reserva misturada ao time principal? Ou realmente esse é seu elenco para a temporada? Com cinco goleiros, quatro pontas-direita, etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, ggpofm disse:

Como o Henrique já disse, as taças são em dias consecutivos. Vai ter que se virar se quiser jogá-las.

Espero que uma temporada tranquila pelo que disse e com uma pequena melhoria. 

Uma dúvida. Em Portugal, o elenco fica todo junto mesmo, com equipe reserva misturada ao time principal? Ou realmente esse é seu elenco para a temporada? Com cinco goleiros, quatro pontas-direita, etc?

Rapaz...achei uma loucura. Mas acho que a nostalgia compensa o cansaço ;)

Se fizermos uma temporada mais sólida já ficarei feliz...desde que isso não signifique passar todas as rodadas brigando pra não cair, hehe

Sobre o elenco, em Portugal isso é bagunçado. Algumas equipes têm times B, C e Sub-23 (como é o caso do Marítimo), enquanto outras têm apenas o Sub-23 (caso do Nacional). Então eu basicamente não tenho equipe reserva, e os jogadores inúteis acabam ficando misturados ao elenco principal. E se você rebaixa eles pro Sub-23 sem idade pra jogarem por lá, eles começam a gritar e acabam prejudicando o ambiente do clube.  

São os casos por exemplo de Zequinha (o meia mais inútil que já vi), Bonilla e dos goleiros reservas. Tentei de todas as formas me livrar deles, mas ninguém os quer nem de graça. O Adriano, por exemplo, é outro grande estorvo, porque tem 34 anos, é um goleiro sem muito nível e ainda ocupa uma das vagas para brasileiros. A única exceção nessa lista é o Willyan, que apesar de ter como origem a ponta direita é capaz de jogar em qualquer função do meio e do ataque - é um curinga importante, principalmente para compor o banco de reservas.

Obrigado gg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou viajando a trabalho essa semana, e por isso o save deve ficar sem atualizações até semana que vem.

Obrigado a todos e até a volta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tu me coloca um "comunicado" assim e eu já pensei que tinha dado algo errado e encerrado o save. Não faz isso com os leitores, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Danut disse:

Rapaz, tu me coloca um "comunicado" assim e eu já pensei que tinha dado algo errado e encerrado o save. Não faz isso com os leitores, não.

Nossa, foi tão forte assim? Vou até tirar.

Ao contrário, estou bastante empolgado, só essa semana que vai ser complicada mesmo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Tsuru disse:

Nossa, foi tão forte assim? Vou até tirar.

Ao contrário, estou bastante empolgado, só essa semana que vai ser complicada mesmo :)

hahaha, mais ou menos. É que geralmente quando o pessoal coloca no título do tópico o "comunicado" é algo mais complicado, muitas vezes envolvendo o final do save. Aí eu entrei logo para ver o que era, mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A preparação pelo visto já deu um norte do que precisa ser revisto antes da temporada começar a sério. Agora me chama a atenção é que em todos os esquemas táticos você alinhou dois (ou três, contando com o CJA) construtores de jogo, ainda que em funções diferentes.

O que você tirou do desempenho e posicionamento dos jogadores que atuaram por ali? 

Outro ponto que me chamou a atenção foi o custo para infraestrutura. R$ 22mi é uma baita grana e o impacto nas finanças de início deve ser algo interessante para você lidar, ainda que no futuro seja benéfico fica um belo problema para administrar agora.

Boa sorte!

P.s.: A palavra comunicado me deu um baita susto por aqui também, que isso não se repita hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, vinny_dp disse:

A preparação pelo visto já deu um norte do que precisa ser revisto antes da temporada começar a sério. Agora me chama a atenção é que em todos os esquemas táticos você alinhou dois (ou três, contando com o CJA) construtores de jogo, ainda que em funções diferentes.

O que você tirou do desempenho e posicionamento dos jogadores que atuaram por ali? 

Outro ponto que me chamou a atenção foi o custo para infraestrutura. R$ 22mi é uma baita grana e o impacto nas finanças de início deve ser algo interessante para você lidar, ainda que no futuro seja benéfico fica um belo problema para administrar agora.

Boa sorte!

P.s.: A palavra comunicado me deu um baita susto por aqui também, que isso não se repita hahaha

Hahahahaha não usarei mais comunicados ;)

Sobre os CJs, eu escolhi essas funções dentro do que cada jogador faz de melhor. Mas notei que, com exceção do Recuado, os outros dois estão meio "apagados": em todos os esquemas, quem brilha mesmo são os pontas e os laterais. Ainda não sei, porém, se isso é questão de entrosamento, problema de sobreposição de funções ou algo relacionado à própria tática mesmo, que privilegia o jogo pelas beiradas.

Pela observação do jogo e as notas de cada meia, a tendência é que dependendo da escalação eu passe a usar ou dois CAs (um recuado e um avançado) e um Médio Centro em apoiar, ou um Médio Recuperador de Bolas, um Construtor Recuado e um Avançado.

E eu fiquei assustado também quando a diretoria revelou o valor do investimento, até porque nem esperava que eles fossem aceitar. As obras não vão durar muito, e espero que o impacto nas finanças também não.

Obrigado Vinny!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
Tempos sombrios: as primeiras taças
Histórias da terrinha

Iniciado em 1933, o Estado Novo português cortou os financiamentos das viagens dos clubes de fora do continente para participar dos campeonatos nacionais, o que atingia diretamente os times da Madeira e dos Açores. Além disso, proibiu a profissionalização dos jogadores lusos, que em plena década de 40 ainda eram amadores. 

A atitude de Salazar não era muito comum entre as ditaduras europeias. Hitler, por exemplo, usou o esporte como propaganda do regime. Na Espanha, Franco (foto abaixo) fez o mesmo com o Real Madrid, que com seu apoio conseguiria se tornar a potência que é hoje.

RvquH.png

Já na Itália, Mussolini (foto abaixo) investiu bastante no futebol, impulsionando por exemplo o Lazio e o Roma, e fechando outros clubes que não lhe interessavam. Ele também exigia títulos da seleção italiana, que recebia recados ameaçadores, e em seguida, presentes caríssimos, como forma de estimular e de ameaçar os atletas ao mesmo tempo.

Rv8vk.png

Não quero dizer, de modo algum, que admiro esses ditadores ou coisa assim. Mas todos investiram alto no esporte porque entendiam que distraía o povo e fazia propaganda do regime, algo que Salazar (abaixo) não fez. E por quê?

RvKic.png

Não temos como saber exatamente, mas há algumas teorias. Dizem que o ditador português não tinha toda essa paixão por futebol; além disso, seu regime era muito fechado, pouco popular. Como resultado, houve atrasos no desenvolvimento do esporte, mesmo com a enorme paixão que desperta no país. E, em um ponto de vista pessoal, acredito que essa é uma das explicações para os problemas que o futebol luso enfrenta até hoje.

Sem ter como bancar as viagens para disputar o Campeonato Português, os madeirenses se voltaram para seu campeonato interno. Nessa época o Marítimo vivia uma grave crise financeira, que se arrastou por toda a década de 30, e isso abriu espaço para o Nacional. Na temporada 34-35, o alvinegro nacionalista conquistou seu primeiro Campeonato da Madeira. A equipe levantaria novamente a taça nas temporadas de 36-37 e 38-39, além de um tricampeonato (41-42, 42-43 e 43-44).

Em 1938 foi criada a Taça de Portugal mas, para participar dela, o vencedor do Campeonato da Madeira precisava vencer uma eliminatória contra o ganhador dos Açores, o que tornava o acesso muito complicado. Foi também nesse mesmo ano que o Campeonato Português passou a ser disputado em pontos corridos, em ida e volta, como é até hoje.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Marítimo iniciaria sua recuperação, conquistando doze títulos seguidos até 55-56. Até o final da década de 60, quando voltou a levantar a taça, o Nacional assistiu seus dois maiores rivais, Marítimo e União, brigarem sozinhos pela hegemonia na ilha.

E por falar nos anos 50 e 60, seria nesse período que três estrangeiros mudariam para sempre o futebol português: um brasileiro, um moçambicano e um húngaro.

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve um tempo aí, que o Marítimo mandou na ilha, hein? 12 títulos consecutivos não é para qualquer um.

Não sabia desses atitudes com relação ao esporte por conta do Salazar. Realmente, faltou visão para perceber como o esporte poderia impulsionar o regime dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

Teve um tempo aí, que o Marítimo mandou na ilha, hein? 12 títulos consecutivos não é para qualquer um.

Não sabia desses atitudes com relação ao esporte por conta do Salazar. Realmente, faltou visão para perceber como o esporte poderia impulsionar o regime dele.

Pois é, o Maritimo sobrava mesmo. Até hoje é o principal time da ilha, inclusive em número de torcida, acredito que muito em função dessa hegemonia no passado.

Sobre o Salazar, ele não tinha de fato um projeto popular e não gostava de futebol, por isso entendia que investir no esporte não traria benefícios ao regime. Mas nem por isso ele deixou de colher os louros de algumas importantes vitórias dentro de campo, conforme veremos nos próximos capítulos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DZeofDD.png
 
O início da segunda temporada 
Temporada 2 - Agosto e setembro de 2017
 
Depois de duas semanas bem movimentadas estou de volta, pronto para contar como o Nacional iniciou sua segunda temporada sob o comando de Rafael Pessoa.
 
Antes de a equipe entrar em campo, porém, tivemos (mais!) duas caras novas no elenco: o meia italiano Bryan Crisante, emprestado pelo Benfica, e o lateral direito Sérgio Velazquez, que estava sem clube. 
 
RY5AA.png
 
RYc57.png
 
Com isso, ficamos com três laterais direitos no elenco (Varga, Arrondel e Velazquez). Eles vão se revezar na posição, e o que menos me agradar vai sair assim que possível, de preferência já na próxima janela de transferências. Já Crisante deve se revezar com João Graça, Landinho e Tengarrinha na função de meia central.
 
OkEo8m1.png
 
Nosso início na Primeira Liga não foi dos melhores. Estreando diante de nossa torcida, fomos derrotados pelo Chaves (1 a 0) - perdemos chances atrás de chances e eles não tiveram paciência conosco. Na rodada seguinte, visitamos o Guimarães e perdemos também por 1 a 0. Enfrentar o time deles é sempre bem difícil, e considerei o resultado normal. 
 
O jogo seguinte seria contra o Marítimo no Estádio dos Barreiros, campo deles. Eu estava preocupado pois uma derrota para o rival acenderia um sinal amarelo na equipe. 
 
Entramos em campo no 4-2-3-1, ao contrário do 4-4-1-1 dos dois jogos anteriores, e o resultado foi um massacre. Dominamos a partida inteira, criamos várias chances e a bola teimava em não entrar. Quando já estava conformado com o empate, Ivan Perez em jogada individual (chute da entrada da área) e Ivan Varga (em um chutaço de longe após escanteio) garantiram a vitória para o Nacional. Terceiro jogo contra o rival e terceira vitória seguida.
 
RYPR0.png
 
O cenário "domina mas não vence" se repetiu contra o Arouca, na Choupana, e o resultado foi um murcho 0 a 0. Depois vencemos o Paços de Ferreira por 1 a 0, também em casa, graças a um gol de Facundo Silva - um excelente resultado, visto que o Paços é o atual vice-líder.
 
A campanha até aqui não era ruim em termos de resultados, mas eu sentia que o time ainda não tinha deslanchado. Se estávamos dominando as partidas, porque tanta dificuldade para fazer gols? Foi quando, lendo outra história do fórum, percebi que pelo menos três jogadores do Nacional estavam atuando com funções muito específicas (Construtor de Jogo, Médio Recuperador de Bolas...) dentro de um esquema fluido. Então pensei...seria esse o problema? E se fosse um time mais estruturado?
 
Fiz o ajuste de "Fluido" para "Estruturado" e, para compensar a menor movimentação das linhas, passei a usar um dos laterais como "Ala-Atacar", e no mesmo lado dele, o Extremo passou a atuar como "Apoiar". Do outro lado, coloquei um Ala-Apoiar e o Extremo como Atacar. No segundo tempo de cada jogo ou mesmo entre uma partida e outra, normalmente troco as funções de lado: se em um momento Noblejas é o ala que ataca e Varga, o que apoia, num segundo momento isso se inverte. E a mesma coisa se aplica aos extremos.
 
E foi assim que viajamos para enfrentar o Braga. Fizemos uma partida muito boa, fechados na defesa e explorando os contra-ataques, nos segurando como era possível. Faltando 15 minutos para o final, decidi arriscar e mandei o time atacar. A ousadia deu certo e, após ótimo contra-ataque, Witi cruzou na medida para Peralta marcar o gol da vitória. 
 
RYMwH.png
 
O penúltimo jogo do bimestre foi contra o Porto, também fora de casa, em mais uma derrota normal (4 a 1). O Dragão, assim como Benfica e Sporting, está alguns degraus acima da gente e vamos precisar trabalhar bastante para alcançá-los.
 
RYXe1.png
 
Ocupamos um ótimo sétimo lugar, que está dentro da nossa expectativa para a temporada. O trabalho nos próximos jogos será de nos manter nessa posição. 
 
A tabela tem várias surpresas nesse início de competição: Paços na vice-liderança, Sporting apenas na oitava colocação e o Marítimo segurando a lanterninha.
 
RYgak.png
 
Faltou uma partida do bimestre, contra o Vitória de Setúbal, mas esqueci de tirar print da classificação após esse jogo. Por isso, ele ficará junto com os do próximo mês, em que teremos também a estreia nas duas copas de Portugal e o sempre difícil jogo contra o Benfica.
 
RY7Mc.png
 
A partir da próxima semana, quero trazer os resultados mês a mês, atualizando o tópico duas vezes por semana (em vez de um bimestre por semana). Já as estatísticas dos jogadores, avaliação do elenco e a situação financeira do clube passarão a ser postadas sempre ao final de cada turno da Primeira Liga, de forma a poder me organizar melhor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A liga portuguesa não é das mais longas com 34 rodadas, então é preciso ficar atento desde o início. O começo está dentro do esperado, mas é irregular com vitórias e derrotas na mesma proporção. Até o final do turno vai dar para saber se o Nacional conseguirá ficar na metade de cima ou de baixo da tabela. Por enquanto, eu não arrisco nenhum palpite, pois as mudanças táticas ainda terão que ser provadas nas próximas rodadas. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ggpofm disse:

A liga portuguesa não é das mais longas com 34 rodadas, então é preciso ficar atento desde o início. O começo está dentro do esperado, mas é irregular com vitórias e derrotas na mesma proporção. Até o final do turno vai dar para saber se o Nacional conseguirá ficar na metade de cima ou de baixo da tabela. Por enquanto, eu não arrisco nenhum palpite, pois as mudanças táticas ainda terão que ser provadas nas próximas rodadas. Boa sorte.

De fato, estamos apenas começando e na última temporada, mais ou menos nessa altura do campeonato, estávamos mais ou menos na mesma posição. A grande diferença é que tenho visto um time bem mais sólido em campo, conseguindo fazer boas partidas com variações táticas e um repertório razoavelmente variado de jogadas, o que me deixa mais animado para a sequência do campeonato. O fato de ter conseguido ajustar a defesa também me deixa um pouco mais tranquilo - sofremos seis gols em sete jogos, sendo quatro contra o Porto, ou seja, nos outros seis jogos foram apenas dois gols contra.

Agora precisaremos manter essa pegada e ver se as mudanças táticas de fato dão resultado nas próximas rodadas.

Obrigado gg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante o texto anterior, falando sobre o período Salazar. Realmente é curioso ver que o caminho seguido foi o contrário daquele que costuma ser seguido em regimes autoritários. 

Quanto aos jogos, achei curioso tu mencionar que a mudança era "o ajuste que faltava", sendo que jogou apenas duas partidas nesse formato - e só venceu uma delas, pelo placar mínimo. Acho que foi um julgamento um pouco precipitado. Vou aguardar os próximos resultados para comentar mais sobre essa questão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...